Fernando de Noronha: Saiba como estão as obras na pista e voos no aeroporto
Fernando de Noronha: Saiba como estão as obras na pista e voos no aeroporto
Depois da problemática com a pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, fica a dúvida se vale a pena comprar passagens aéreas para o destino nesse período. Por isso, a equipe do Melhores Destinos buscou informações para atualizar a situação no arquipélago pernambucano. Veja a seguir.
Para relembrar rapidinho: em 12 de outubro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a operação dos aviões a jato na ilha, para evitar acidentes na pista precária do aeroporto. Desde então, o governo de Pernambuco tem realizado melhorias no local, para o aeroporto poder voltar a operar com todos os voos.
O governo de Pernambuco informou que a primeira etapa de recuperação da pista do aeroporto avançou e deve ser concluída até 30 de novembro. Após a conclusão dessa fase, está prevista uma nova vistoria da Anac no local.
A informação divulgada pela Anac sobre o tema é que a suspensão de parte das dos voos será mantida até que o operador aeroportuário demonstre o cumprimento dos requisitos de segurança operacional, previstos no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil. Por isso, ainda não há prazo para tudo voltar ao normal no aeroporto.
Como estão os voos para Fernando de Noronha?
A companhia aérea Azul continua operando com os aviões ATR, modelo permitido pela Anac, e a Gol suspendeu todos os voos na ilha porque operava apenas aviões a jato.
De acordo com a Azul, neste mês de novembro, a companhia começou a operar com 16 voos entre Recife (PE) e Fernando de Noronha. Os voos da Azul na ilha pernambucana são realizados com aeronaves do modelo ATR, com capacidade para transportar até 70 passageiros.
São seis voos diários entre Recife e Fernando de Noronha, além de outros dois que operam de domingo a sexta-feira. Com essas operações, é possível continuar viajando para o arquipélago. Veja a programação ao clicar nas imagens a seguir:
Já a Gol, informou que decisão da Anac impactou os dois voos diários, com aviões a jato, que ocorriam entre Recife e a ilha. Desta forma, todos os voos da companhia estão suspensos enquanto as obras estiverem em andamento. A Gol destacou ainda que, neste momento, não considera a possibilidade de operar regularmente com a aeronave da companhia parceira VoePass.
Conforme a Gol ainda, estão sendo ofertadas todas as facilidades para os passageiros, conforme as necessidades de cada caso e dentro das possibilidades de reacomodação.
A Companhia reforça aos clientes e moradores da ilha, com passagens emitidas com destino ou partida de Fernando de Noronha, desde 12 de outubro, e que compraram bilhetes diretamente com a Gol, que podem remarcar suas viagens, pedir crédito ou reembolso diretamente neste link ou ligar para a Central de Atendimento no 0300-115 2121.
Clientes que compraram os bilhetes com milhas devem acessar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro ou Diamante). Aqueles que adquiriram bilhetes com agências devem procurar a própria agência.
Andamento das obras
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), as obras preliminares na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha entraram na segunda fase de trabalho no dia 21 de outubro. Neste momento, estão sendo executados os trabalhos de revestimento asfáltico.
As obras de requalificação completa do Aeroporto de Fernando de Noronha contam com duas frentes. A primeira é a recuperação preliminar da pista de pouso e decolagem, que está em execução desde 6 de outubro e deve ser concluída em novembro, a um investimento de R$ 1,2 milhão.
A segunda trata-se da readequação de capacidade da pista; requalificação do pavimento; sistema de drenagem e implantação de sinalização, com prazo de conclusão de 12 meses. Para esta ação, o governo de Pernambuco está destinando recursos de R$ 59,9 milhões.