logo Melhores Destinos

Conheça os novos assentos ultrafinos dos aviões da GOL

Denis Carvalho
11/05/2015 às 10:47

Conheça os novos assentos ultrafinos dos aviões da GOL

Se você for voar pela GOL nas próximas semanas pode se deparar com os novos assentos, ultrafinos, que começaram a ser implantados pela empresa em sua frota mais antiga. Essas poltronas economizam até 4 centímetros em cada fileira de assentos, permitindo que as empresas aéreas aproveitem esse espaço para aumentar a capacidade do avião ou para oferecer maior conforto aos seus passageiros.

A mudança é possível com o desenvolvimento de novas tecnologias para a confecção das espumas dos assentos, tornando-os firmes e leves, mas confortáveis, apesar da espessura menor.

Novas poltronas ultrafinas da GOL (fotos: Leonardo Cassol)

Novas poltronas ultrafinas da GOL  oferecem mais espaço (fotos: Leonardo Cassol)

A GOL optou pelo mesmo acabamento em tecido cinza escuro, com detalhes em cinza claro e laranja, já utilizado em parte das novas aeronaves novas com padrão Sky Interior da Boeing. No entanto, fica evidente a menor espessura da poltrona, quando comparada às demais.

Novas poltronas foram vistas no voo de Goiânia a Congonhas

Novas poltronas foram vistas no voo GOL 1439 de Goiânia a Congonhas, no dia 05/05

Nossa avaliação dos novos assentos é positiva, primeiro porque a novidade não representa uma mudança no padrão de conforto do assento, mas principalmente porque a GOL manteve o padrão GOL+ (Selo A na ANAC), com maior espaçamento entre as poltronas [31 polegadas (78,8 cm)] e o espaço GOL+ Conforto [assentos nas primeiras fileiras que oferecem 34 polegadas (86,3 cm), e 50% mais reclinação].

O GOL+ é gratuito, mas o GOL+ Conforto é cobrado, sendo gratuito apenas para clientes cartão Smiles Diamante. Além disso, o tecido é mais bonito e agradável do que a versão implantada nos primeiros Boeings da companhia:

Poltrona GOL com acabamento antigo, que começou a ser substituída .  Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: 737-800. Data: 02/08/12.

Poltrona GOL com acabamento antigo, que começou a ser substituída. Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: 737-800. Data: 02/08/12.

A Anac estabelece uma classificação entre “A” a “E”, conforme a distância entre os assentos. “A” é o mais confortável e “E”, o mais apertado. Uma aeronave classificada como “A” tem todas as poltronas acima de 73 centímetros.

Compare a espessura das novas poltronas com as atuais, no novo padrão Sky interior:

Poltrona padrão Sky Interior com novo acabamento.  Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: 737-800. Data:

Poltrona padrão Sky Interior com novo acabamento. Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: 737-800.

A TAM e a Avianca Brasil já operam algumas aeronaves Airbus em voos domésticos no Brasil com a nova configuração ultrafina, com acabamento em couro. Na comparação com os novos assentos da GOL, a TAM perde feio no espaço entre as poltronas, com distância de 71 cm a 73 cm entre os assentos no Airbus A321 (que recebeu selo B na Anac) e entre 67 cm e 69 cm nos apertados Airbus A319 e A320 (selo C na Anac), apesar de ganhar no quesito acabamento, feito em couro escuro, com encosto para a cabeça na cor vermelha.

Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: A321 TAM. Voo 3260 GIG x FOR – 16/10/14.

Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: A321 TAM. Voo 3260 GIG x FOR – 16/10/14.

O movimento da GOL de ampliar o conforto para o passageiro está relacionado com a estratégia da companhia de aumentar a presença dos passageiros corporativos que viajam a trabalho em seus voos, bem como pelo aumento da concorrência com a Azul e Avianca, que oferecem bons produtos finais aos passageiros em suas novas aeronaves, com monitores individuais nas poltronas, bom espaço entre as poltronas e algumas exclusividades, como TV ao vivo e ausência de poltrona do meio (Azul), ou encosto para os pés e refeições quentes em voos domésticos (Avianca).

Trata-se de um alento, em meio a tantas mudanças negativas que vêm sendo promovidas mundialmente pelas empresas aéreas nos últimos anos. Afinal, parece possível conciliar preços competitivos com um bom serviço ao passageiro.

E você, já voou nos novos assentos ultrafinos da GOL ou da TAM? Compartilhe conosco a sua experiência.

Leonardo Pereira Cassol é economista e colaborador do Melhores Destinos.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção