logo Melhores Destinos

Governo italiano assumirá a Alitalia na tentativa de salvar a empresa

Rafael Castilho
17/03/2020 às 12:48

Governo italiano assumirá a Alitalia na tentativa de salvar a empresa

O governo italiano anunciou planos de estatizar a Alitalia. Esta seria a única forma encontrada pelo gabinete do primeiro-ministro Giussepe Conte de tirar da UTI a maior companhia aérea italiana.

Em comunicado, o governo prevê a constituição de uma nova empresa totalmente controlada pelo Ministério da Economia e das Finanças ou controlada por uma empresa com participação pública majoritária, mesmo que seja da forma indireta. Além disto, está prevista a criação de um fundo de € 600 milhões para ajudar todo o setor aéreo italiano.

Há muitos anos a Alitalia enfrenta graves crises financeiras. Foram alguns processos de tentativa de venda do grupo, mas todos fracassaram. Há duas semanas foi apresentado um novo projeto de venda que seria finalizado amanhã. A dívida da empresa ultrapassa os € 3 bilhões. Mas agora, com o setor aéreo mundial atingido em cheio pelo coronavírus, a Alitalia pode estar nos últimos suspiros e a ajuda financeira estatal pode ser a única chance de sobrevivência.

Vale lembrar que qualquer movimento de estatização ou de empréstimos devem ser aprovados pela União Européia, pois podem violar as regras do Bloco para auxílios estatais.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção