Governo italiano anuncia estatização da Alitalia para junho
Governo italiano anuncia estatização da Alitalia para junho
Desde 2017 a Alitalia se encontra em administração estatal, buscando interessados na sua compra. Com a recente crise causada pelo coronavírus, viu suas receitas cairem 87,6% e para evitar a falência voltará a ser uma empresa 100% estatal em junho. É o que afirma o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Stefano Patuanelli.
“A nova Alitalia irá começar com uma frota de mais de 90 aviões, o que compara com os atuais 113”, disse o ministro, negando notícias que apontavam para uma redução da frota da companhia aérea para apenas 30 aeronaves.
No início é bem provável que a frota seja reduzida, pois a demanda entrou em colapso. Segundo o jornal Corriere de la Sierra seriam entre 40 e 50 aeronaves em utilização.
A transição da configuração atual para a próxima ocorrerá através do aluguel por parte da nova empresa dos bens e funcionários da empresa antiga.
Sobre a saída da Alitalia da Skyteam o ministro também deu alguns detalhes: “o nosso acordo com a Delta e demais empresas da Skyteam expira no dia 21 de maio. Iremos avaliar uma possível mudança”.