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Air Europa confirma vazamento de dados de passageiros após ataque virtual – saiba se você foi afetado

Daniel Akstein Batista
22/03/2024 às 16:58

Air Europa confirma vazamento de dados de passageiros após ataque virtual – saiba se você foi afetado

A Air Europa está enviando um e-mail para seus clientes avisando que o ataque cibernético que sofreu no ano passado causou o vazamento de dados dos passageiros, que devem agora ligar o sinal de alerta.

Em outubro de 2023, a companhia aérea espanhola detectou um incidente de segurança no seu sistema de pagamento online, que deixou expostos os dados dos cartões de crédito dos clientes. A investigação mostrou depois que não foram apenas as informações dos cartões dos passageiros que vazaram, mas também outros dados pessoais.

“Durante as análises técnicas e de cibersegurança realizadas no âmbito das investigações relativas a este incidente, identificámos posteriormente um acesso irregular aos nossos sistemas”, diz trecho do e-mail. “As informações recolhidas sugerem que, em consequência, dados pessoais de clientes e/ou passageiros, incluindo os seus, podem ter sido divulgados”.

Segundo a empresa, foram expostos os nomes dos passageiros, carteira de identidade ou passaporte, data de nascimento, número de telefone, endereço de e-mail, nacionalidade e o código do cliente na companhia.

Medidas de segurança

Apesar do alerta, a Air Europa diz que até o momento não há provas de que os dados vazados tenham sido usados em alguma ação fraudulenta. Mas, como medida de prevenção, ela orienta os passageiros a tomarem as seguintes medidas:

  • Tomar cuidado com quaisquer comunicações suspeitas provenientes de endereços de e-mail não confiáveis ​​ou que contenham erros gramaticais e ortográficos;
  • Não clicar em links de comunicações de fontes desconhecidas;
  • Não baixar nem abrir arquivos de fontes não confiáveis;
  • Não responder mensagens suspeitas;
  • Alterar os dados de login das contas e perfis digitais, principalmente as senhas, ao menos uma vez por ano.
  • Lembrar que a companhia não pede nenhum dado sigiloso como senha ou palavra-chave por correio.

“Estamos trabalhando num processo contínuo que visa melhorar as medidas de segurança cibernética da Air Europa. Desta forma, após detectada a anomalia, tomamos as medidas necessárias para erradicar esta situação e evitar que volte a acontecer”, disse a companhia no e-mail. “Entre outras ações destacam-se: revisão e controle de acesso à informação; reforço do monitoramento; análise e verificação dos sistemas envolvidos; aumento de medidas técnicas e organizacionais e implantação de tecnologias de segurança adicionais”.

Caso algum passageiro tenha alguma dúvida sobre o incidente, a Air Europa pede para entrar em contato no e-mail dpd@aireuropa.com.


Você já viajou com a Air Europa e também recebeu esse e-mail? Diz pra gente nos comentários!

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