Empresa suíça vai administrar aeroporto de Natal após leilão
Empresa suíça vai administrar aeroporto de Natal após leilão
Em leilão realizado hoje, na sede da B3, em São Paulo, a Zurich Airport Internacional ganhou a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o Aeroporto de Natal.
A empresa suíça, que já opera os terminais de Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Macaé (RJ), além de ter o Aeroporto de Belo Horizonte com o grupo CCR, ganhou a administração do terminal de Natal após oferecer uma oferta de R$ 320 milhões, um ágio de 41% do lance mínimo do leilão, estipulado em R$ 226,9 milhões.
Além da Zurich Airport Internacional, o leilão contou com apenas um outro grupo interessado, a NK 230 Empreendimentos e Participações SA, da corretora XP, que já é responsável pelo Aeroporto de Jacarepaguá (RJ) e o Campo de Marte (SP).
Concessão de 30 anos
O Aeroporto de Natal foi o primeiro do país a ser concedido à iniciativa privada, em 2011, para a Inframerica, que anunciou a devolução da concessão em 2020. O leilão de hoje foi o primeiro no formato de relicitação realizado no Brasil.
A Zurich Airport Internacional terá direitos de ampliação, exploração e manutenção do aeroporto de Natal por 30 anos, devendo assumir a gestão no início de 2024.
Localizado no município de São Gonçalo do Amarante, o aeroporto está a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da capital. Em 2022, o terminal recebeu 2,2 milhões de passageiros (tem capacidade para receber 6 milhões de passageiros por ano) e mais de 18 mil pousos e decolagens.
*Com informações do jornal Folha de S. Paulo