logo Melhores Destinos

Aeroporto de Congonhas vai ganhar novo terminal e melhorias a partir de hoje sob gestão privada

Leonardo Cassol
17/10/2023 às 17:00

Aeroporto de Congonhas vai ganhar novo terminal e melhorias a partir de hoje sob gestão privada

A concessionária espanhola Aena, a mesma que opera os aeroportos de Madri e de Barcelona, assumiu hoje a administração do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A empresa terá a responsabilidade de construir um novo terminal de passageiros até junho de 2028, mas prometeu melhorias de curto prazo. Veja o que esperar!

A principal mudança no Aeroporto de Congonhas, que é o segundo mais movimentado do Brasil, com cerca de 20 milhões de passageiros por ano, será o novo terminal de passageiros. Serão pelo menos 20 novas pontes de embarque e pelo menos 40 mil m2 de área construída, o que significa dobrar a metragem atual. A nova estrutura vai ser construída onde hoje estão os hangares das companhias aéreas e será totalmente conectada ao atual terminal.

As atuais pontes de embarque serão desativadas após a inauguração do novo terminal, para atender a requisitos de segurança da aviação. Mas o contrato de concessão prevê que pelo menos 7 de cada 10 passageiros sejam embarcados por fingers, podendo 30% dos embarques serem remotos, com o auxílio de ônibus.

Novo painel do Aeroporto de Congonhas – Foto: Leonardo Cassol

De imediato, a mudança mais perceptível foi no painel de voos. Aliás, ele causou polêmica entre os passageiros pelo tamanho da letra, que ficou realmente pequena para ler de longe, e por apresentar instabilidade ao longo do dia. Alguns poucos voos não apareceram na tela e os passageiros precisaram ser avisados pelo sistema de som do aeroporto. Além disso, o painel nem sempre mostra os portões de embarque, deixando os viajantes confusos. A empresa informou que o problema foi pontual e que vai implementar melhorias no painel.

Quem quiser consultar na internet a situação dos voos no aeroporto de Congonhas agora tem que acessar esse novo site, já que o da Infraero, antiga administradora do aeroporto, não mostra mais as informações do terminal paulistano.

Mas as mudanças vão muito além disso. Confira as principais novidades que são esperadas para os usuários do aeroporto:

Melhorias de curto prazo no Aeroporto de Congonhas

  • Ampliação da sala de embarque remoto;
  • Readequação das vias de acesso ao aeroporto;
  • Melhoria dos canais de inspeção;
  • A reforma dos banheiros e a revitalização da fachada.

Melhorias que serão entregues até 2028 no Aeroporto de Congonhas

  • Construção de um novo terminal de passageiros, com 20 pontes de embarque;
  • Ampliação do pátio de aeronaves com novas posições de parada;
  • Revitalização dos pavimentos das pistas de táxi aéreo;
  • Área exclusiva para o embarque em carros de aplicativo;
  • Ligação do novo terminal à futura Linha 17-Ouro do Monotrilho;
  • Melhorias ambientais e de sustentabilidade.

O projeto do novo terminal deve ser apresentado nos próximos meses e a expectativa é que as obras comecem ao longo do próximo ano. Mas essa arte divulgada pela TV Globo dá uma boa ideia de onde será a expansão.

Em azul a área ampliada e em vermelho a atual. Reprodução / TV Globo

Em entrevista coletiva realizada hoje, os executivos da Aena destacaram que o novo terminal vai oferecer mais conforto aos passageiros, além de atender sem restrições aeronaves com maior envergadura, como os Embraer E2 operado pela Azul, o Boeing 737 Max, operado pela Gol, e o Airbus A321, operado pela Latam. Mas ressaltaram que o aeroporto vai continuar sem operar aeronaves de grande porte por limitações físicas e regulatórias.

Santiago Yus, diretor da Aena Brasil, durante a coletiva de imprensa. Foto: Leonardo Cassol

O lançamento de voos internacionais em Congonhas a partir de 2028 não está descartado. Mas, de acordo com a nova administração do aeroporto, isso vai depender de uma série de fatores. “É possível termos voos internacionais, desde que haja interesse das empresas aéreas e dos passageiros”, ressaltou Santiago Yus, diretor-executivo da Aena Brasil.

“Faremos melhorias de acesso pela Washington Luís, recirculação, calçadas mais amplas tanto para embarque e desembarque e também novos bolsões para táxi e carros por aplicativo”, destacou o executivo. Cerca de 60% dos passageiros usam apps de transporte para chegar ou sair de Congonhas, de acordo com a Aena.

Outros aeroportos administrados pela Aena

Além de Congonhas, cujo prazo de concessão será de 30 anos, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir outros dez aeroportos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará:

  • Campo Grande (MS)
  • Ponta Porã (MS)
  • Corumbá (MS)
  • Uberlândia (MG)
  • Uberaba (MG)
  • Montes Claros (MG)
  • Marabá (PA)
  • Carajá (PA)
  • Santarém (PA)
  • Altamira (PA)

Atualmente, a companhia opera o aeroporto de Uberlândia e mais seis aeródromos no Nordeste do Brasil – Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Após assumir as novas concessões, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 aeroportos, responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional. Ao todo, no mundo, a empresa administra mais de 50 aeroportos de grande, médio e pequeno porte.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção