logo Melhores Destinos

Infraero pode voltar a administrar o aeroporto de Viracopos, em Campinas

Thayana Alvarenga
30/09/2019 às 13:11

Infraero pode voltar a administrar o aeroporto de Viracopos, em Campinas

O aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, pode voltar a ser administrado pela Infraero. Isso porque a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos ABV, que atualmente administra o terminal, está em recuperação judicial e ainda não chegou a um acordo com credores de dívidas que superam os R$ 7 bilhões. A intenção da ABV é tentar um acordo com credores nesta terça-feira.

Neste sábado, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas afirmou que o governo federal está “preparado” para assumir a gestão do aeroporto, que é o sexto mais movimentado do país. “Temos planos A, B e C para Viracopos. Estamos prontos para decretação de falência, para fazer intervenção, para um pedido de relicitação. Estamos prontos para todos os cenários”, disse.

Mais de 60% da dívida do aeroporto é com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por outorgas não pagas e outras pendências financeiras. O ministro também disse que o governo federal está com estudos prontos para uma nova licitação de Viracopos já no ano que vem.

Ainda segundo Freitas, o problema do terminal no interior paulista é financeiro e não operacional. Atualmente Viracopos é um dos aeroportos mais bem avaliados no Brasil por viajantes, porém ainda sofre com movimentação de passageiros abaixo da esperada na época da privatização, em 2012.

Vamos aguardar os próximos capítulos! E você, o que acha da mudança?

Com informações do jornal O Globo

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção