Paris testa aerobarcos como meio de transporte no Rio Sena
Paris testa aerobarcos como meio de transporte no Rio Sena
Quem esteve em Paris nesta semana deve ter observado barcos brancos flutuando e transportando pessoas para cima e para baixo no Rio Sena. Eles são os SeaBubbles, aerobarcos que estão sendo testados antes da decisão de integrá-los à rede de transporte parisiense.
Aerobarco em Paris
O aerobarco funciona assim: ele fica na água quando os passageiros entram e saem, mas quando a porta é fechada, e está se movendo a 12 km/h, ele usa hidrofólios presos ao casco para tirá-lo da água e contornar a superfície. É 100% elétrico, carregado por meio de uma bateria de lítio, sendo mais ecologicamente correto.
Ainda em fase inicial de testes, ele utiliza o conhecimento tecnológico de várias indústrias, sendo que as películas são derivadas da indústria aeronáutica, o sistema de direção e navegação provém de embarcações e o design do convés superior vem da indústria automobilística.
SeaBubbles em Paris e mais cidades
A SeaBubbles, empresa que está testando o serviço em Paris, está ambiciosa. Dentro de cinco anos ela quer estar em 50 cidades. A ideia é usar as vias navegáveis do mundo – e não as estradas – para transportar pessoas de A para B, além de ser ecologicamente correto.
O meio de transporte funcionaria de maneira parecida ao Uber, em que o cliente faz a solicitação pelo aplicativo. As tarifas competiriam com as oferecidas pelos taxistas. Ah, e o aerobarco também viajaria na mesma velocidade que os carros.
O serviço oferecido pela SeaBubbles é mais um exemplo de como o transporte público compartilhado pode alterar o cenário de mobilidade das grandes cidades, como as bicicletas compartilhadas e as scooters elétricas estão atualmente fazendo.
As pessoas estão cada vez mais olhando para os rios como um meio de viajar e se deslocar pelas grandes cidades para concorrer com o metrô ou ônibus.