GOL e Aerolineas Argentinas vão compartilhar voos e milhas
GOL e Aerolineas Argentinas vão compartilhar voos e milhas
A GOL e a Aerolineas Argentinas estão negociando um acordo de compartilhamento de voos e programas de milhagem. Segundo comunicado da empresa brasileira, as companhias assinaram um memorando de entendimento sobre o futuro acordo de codeshare, que permitirá a venda de assentos de uma empresa pela outra e que passageiros de ambas possam contabilizar milhas voadas nas duas companhias em um só programa.
Além de mais opções de frequência entre os dois países, a parceria permitirá que os voos domésticos da Argentina passem a ser vendidos pela Gol – e vice-versa para a Aerolíneas no Brasil.
O acordo depende de aprovação da Anac e da agência equivalente na Argentina, além de órgãos de defesa da concorrência dos dois países e a intenção das empresas é que ele passe a vigorar em um prazo de cinco meses.
Com relação às milhas, os clientes da GOL poderão receber bonificações no Smiles quando voarem em qualquer trecho da Aerolíneas – mesmo os voos domésticos na Argentina. O mesmo valerá para os passageiros do programa Aerolíneas Plus com relação aos voos da GOL. Além disso, clientes GOL poderiam acumular milhas e resgatar bilhetes-prêmio na parceira, e vice-versa.
“O acordo vai fortalecer ainda mais a presença da GOL no mercado argentino, rota em que já oferecemos o maior números de voos”, destaca Constantino de Oliveira Junior, presidente e fundador da GOL. “Queremos contribuir para uma aproximação cada vez maior entre os países, oferecendo aos usuários do transporte aéreo a melhor relação custo-benefício do mercado”.
“Trata-se de um acordo importante para as companhias fortalecerem sua oferta. Queremos oferecer aos passageiros uma grande quantidade de destinos dentro da Argentina e do Brasil. Essa aliança permitirá que a Aerolineas Argentinas incremente tanto o turismo doméstico, como sua presença em um mercado fundamental aos negócios, como o brasileiro”, diz Mariano Recalde, presidente da Aerolineas Argentinas.
Presente na Argentina desde 2005, a GOL é a empresa aérea com o maior número de voos entre o país e o Brasil, com 78 frequências semanais. A companhia mantém operações regulares para Buenos Aires (aeroportos Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery), Córdoba e Rosário. Do Brasil para a capital argentina são 11 frequências diárias, com voos diretos que partem e se destinam a São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e, com escala, para Curitiba. Há também ligações diretas de e para Santiago (Chile) e Assunção (Paraguai).
Além de voos domésticos na Argentina, a Aerolineas realiza voos para 19 destinos internacionais nas Américas, Europa e no Pacífico Sul. A empresa está implantando um programa de renovação da frota, que começou em 2009, com a adição de 12 Boeing 737-700 Next Generation e a aquisição de 20 aeronaves Embraer 190. Em novembro do ano passado, a empresa iniciou o processo de adesão na SkyTeam.
Com informações da GOl e dica dos leitores Vitor J. Nunes e Erick Andrade