logo Melhores Destinos

Jovens são presos por postar vídeo de humor mostrando passaportes no Tiktok

Thiago Ibrahim
06/05/2021 às 8:26

Jovens são presos por postar vídeo de humor mostrando passaportes no Tiktok

Dois jovens foram presos na Turquia depois de postarem um vídeo de humor que viralizou na rede social TikTok, sobre possíveis usos do passaporte durante a pandemia. Segundo autoridades turcas, o casal foi detido e posteriormente liberado. A acusação é de “insultar abertamente símbolos do país e a soberania nacional”. Os acusados são dois cidadãos turcos que deverão aguardar o julgamento em liberdade.

De acordo com o jornal Cumhuriyet, trata-se de um jovem e uma jovem, ambos de 23 anos, que são namorados, mas não tiveram suas identidades reveladas. O vídeo foi postado com título “Lugares onde o passaporte turco pode ser usado”.

NY e K.Ö algemados após serem detidos

O vídeo dos acusados mostra os jovens encontrando novos usos para um passaporte turco, como usá-lo de marcador de página ou como uma luva de forno. Isso foi interpretado pelas autoridades turcas como um menosprezo a um símbolo nacional. O vídeo viralizou na rede social e posteriormente foi deletado, não se sabe se pela própria conta que postou ou a mando das autoridades.

Segundo os jovens, a intenção do vídeo era apenas fazer humor. O conteúdo era uma brincadeira com o passaporte do país que, devido à pandemia e à proibição das viagens, não tem sido muito usado.

“Compartilhamos este vídeo porque viajar para o exterior não é permitido durante a pandemia do coronavírus”, disse o jovem em uma declaração no tribunal. “Não tínhamos a menor intenção de insultar ou menosprezar a República da Turquia, seu passaporte ou a bandeira turca.”

Os criadores de conteúdo do TikTok também foram proibidos de viajar para o exterior pela justiça da Turquia.

A notícia gerou repercussão no Twitter e alguns usuários da rede se manifestaram. Can Okar escreveu: “Isso realmente dói. Duas crianças que fizeram um TikTok satirizando o valor do passaporte turco foram detidas, ALGEMADAS e proibidas de deixar o país. Essa é uma reação incrível e exagerada a um vídeo de humor. Essa é resposta absurdamente sombria e perigosa.”

Outros usuários do Twitter defenderam a punição da dupla. Um escritor turco comentou: “Um passaporte representa um país, como sua bandeira. Algumas pessoas acreditam que, se você estiver no Reino Unido, por exemplo, deve respeitar a bandeira do Reino Unido, o passaporte, o país. É assim também na Turquia.”

Fonte: Newsweek

Há um tempo fizemos a mesma “piada” no nosso TikTok. Será que também deveríamos ser presos por aqui?

@melhoresdestinos🤦🏻‍♂️ Fica a dica aí pra você! ##saudadesdeviajar ##tiktokviagem ##passaporte♬ som original – Melhores Destinos

______________________________________________________________________________

E você, o que achou disso? Deixe sua opinião nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção