Webjet se reposiciona com preços menores e menos conforto

Leonardo Marques 30 · novembro · 2009

A Webjet, uma companhia aérea tão elogiada por nós aqui no Melhores Destinos, está aparentemente se reposicionando no mercado. Focando em custos/preços menores e menos conforto para os passageiros.

Recentemente ela anunciou o Vai Voando, programa que visa oferecer passagens aéreas financiadas de uma forma parecida com consócio. O objetivo é atender as classes C e D.

Este mês(novembro/2009) a webjet começou aumentar o número de poltronas em seus aviões, que agora contarão com 148 poltronas nos seus 737-300, é o menor espaço entre as poltronas já oferecido no Brasil. Se você tem mais de 1.80m certamente terá dificuldades em fazer vôos com mais de 2h. Logo esse que era um dos diferenciais da empresa. Veja como está descrito no site da companhia:

Uma empresa que quer crescer não pode economizar para agradar ao cliente: tem de oferecer sempre o melhor. Por isso, a Webjet optou por uma frota de boeings da família 737-300. As aeronaves da Webjet são configuradas com 136 assentos, proporcionando muito mais conforto ao cliente.

Para o ano que vem já é dado como certo o fim do serviço de bordo diferenciado da Webjet. A Webjet hoje serve nos seus vôos sanduíches acompanhados de sobremesas.

A Webjet deve passar a oferecer um serviço de bordo semelhante ao da GOL já no começo de 2010, a Webjet pensa em oferecer também opções pagas, como a GOL vem fazendo.

Não cabe ao Melhores Destinos avaliar o que é melhor para a Webjet, o certo é que a empresa cresceu bastante nos últimos dois anos e sempre foi bastante elogiada por se diferenciar das demais com seu serviço de bordo e com maior espaço para os passageiros. Agora ela busca se igualar a GOL. A pergunta é: como vão convencer um passageiro a trocar a GOL pela Webjet? A única opção que resta é oferecer um preço menor.

Vamos esperar pra ver que rumo a Webjet tomará em 2010. O certo é que o mercado precisa de concorrência. Em 2009 Azul e Webjet fizeram muito bem a sua parte. As duas empresas fizeram muitas promoções e foi até comum encontrar passagens na WEBJET por R$59

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • marcos

    Se os preços ficarem menores e atender mais trechos então pra mim vale a pena a mudança.

  • Marina

    A minha primeira e única experiência com a Webjet não foi nada agradável. Era véspera de natal e íriamos tomar o vôo de 15h de Brasília para chegar em Fortaleza no final da tarde. O avião atrasou tortuosas 5h, com direito ao assustador anúncio "estamos tentando consertar a turbina, caso não tenhamos sucesso, iremos remover os senhores para outra aeronave"… enfim partimos, mas quase ficamos sem um pedaço do peru.

    Mas enfim, acredito que se tratou de uma infelicidade que vira e mexe acomete nossas companhias aéreas nas épocas de grande movimento. Estou disposta a dar nova chance à Webjet, mas pra mim, o que falta à empresa, não é nem tanto o preço atrativo. Tampoco serviço de bordo (já estou -mal- acostumada com o da GOL). Mais opções de vôos, com ofertas de manhã e de noite aí sim, seria perfeito

  • Gustavo

    Nunca tive a oportunidade de voar pela Webjet. Mas acredito que tirar serviços de bordo para reduzir os preços de passagens é muito bom. Pra que tanto conforto a bordo? Pra mim o mais confortavel é fazer uma viajem de quase um dia em onibus leito se reduzir a uma hora e meia =)

    • Gustavo, eu não estou pedindo muito conforto não. Só estou pedindo para viajar sentado sem minha perna encostar na poltrona da frente e ter uma opção de bebida diferente de refrigerante.

  • joao batista de oliv

    "…a Webjet pensa em oferecer também opções pagas, como a GOL vem fazendo".

    Com relação ao serviço de bordo da Gol, eu não sabia que a empresa oferece essas "opções pagas".
    Poderia informar mais detalhes, se possível?
    Grato

  • viviane

    gostaria de passagens para rio de janeiro

  • Tiago

    Se ela está optando por esta mudança, deve ser porque apesar das reclamações, é uma minoria que se importa com "comida diferenciada" e "conforto" pagando um preço maior.
    Eu sou um que não me importo em não ter comida de "gratis" (leia-se: que são financiadas por todos a bordo quando poucos comem) e espaço pra me esticar. Afinal, as viagens são curtas. Em geral menos de 3 horas de voo.

  • odilon da silva

    Viajamos no mes 09/2009(eu/esposa)pela
    Webjet e sinceramente fomos bem recepcionados e atendidos por todos da empresa. O serviço de bordo nestas viajens de curto tempo(1, 2 ou até 3hs.) deveria ser
    oferecido somente uma agua mineral, com isto
    em pratica acredito que poderia haver uma melhora nos preços. Webjet…continuem com esta politica, vai dar certo!

  • Dilma

    Leo, a Webjet está oferecendo uma boa promoção, porém, preciso de passagem para daqui a 17 dias e as regras dizem que é preciso comprar com 21 dias de antecedência.
    Isto é rigoroso? Não dá pra aproveitar a promoção mais?

  • Ronaldo Alves

    O negócio é levar marmitex, banana e manga de sobremesa! Agora bater os joelhos na cadeira da frente??? Webjet a companhia dos anões de jardim. Uma vergonha!

  • Ana

    Lamentável a decisão da Webjet. O serviço de a bordo realmente faz uma diferença enorme, tanto com a Gol quanto com a Azul, que tem um serviço horrível. Tomara pelo menos o bom atendimento continue, e o checkin vazio!! Uma coisa que a Webjet tem que melhorar é a pontualidade, volta e meia atrasa meia hora, mas fora isso, para mim esta(va) ótima.

  • WEB JET é uma boa empresa o atendimento é legal e até mais informal do que as outras, voltei de Buenos Aires num fretamento Webjet o problema foi a aeronave que era espólio da Varig, sabe aqueles cintos de segurança recauchutados…. Correu tudo bem na viagem, mas ainda fico inseguro com isso.

  • Oliveira…

    Acho lamentavel…
    Mundando de Norte,no decorrer…
    Onde estava o planejamento?OBs…
    Passarinho que come pedra tem q. saber
    como espelilas depois… não é…
    Ou sera apenas um caso de filling …

  • Capitão Publi

    Webjet: de volta à realidade.

  • Gustavo

    Alias, falando em conforto, alguem viu a materia da Veja essa semana? Sera mesmo que a Ryanair abdicou de assentos e os passageiros estao viajando de pé?
    Bom, eu posso parecer até meio xiita, mas n ligo mesmo para serviços de bordo ou confortos. Prefiro q o foco seja mesmo manutenção dessas aeronaves. Mas é minha posição, nao tenho nada contra quem goste dos lanchinhos, alias devem fazer diferença em voos mais longos…como minha viajem padrao é POA-SP (1h15min) não sinto falta…

    • Gustavo, não via a matéria não, mas tá rolando mesmo essa idéia de colocar o pessoal pra viajar de pé. Eu acho exagero.
      Concordo com você que em vôos curtos não importa muito serviço de bordo.

  • FRANCISCO

    gostei da ideia receber promoção essa com que receba as devida promção

  • Nicolas

    Olá, ao meu ver é mto triste isso…
    não sei qnto a vcs mas como venho de uma cidade pequena, conheço mta gente q sonha em um dia voar de avião, aconteceu q esses dias voei com a Gol com uma menina q nunca tinha voado… daí pedí o que ela achou… ela me disse: " É mais confortável ir de ônibus… pensei que fosse melhor!"

    Pois é… como tenho 21 anos não peguei a boa época da Varig, Tam, Vasp etc… só esses "cargueiros" de gente q tem hj em dia, mas ouço comentários incríveis…

    Claro q o preço hj é mto mais barato, mas um pouco de conforto e um lanchinho razoavelmente bom, pra mim sim é a diferença… ainda mais se vc pegar um voo longo.

    Abraço

  • helen

    Já tive várias experiências com a Webjet, e todas foram boas..
    Como sempre faço trecho Recife – Brasília, devido aos bons preços da Webjet.
    O conforto é bom, mas poderia ser melhor, realmente uma pessoa mais alta e gorda deve ter um pouco mais de dificuldade para se acomodar.
    Quanto ao serviço de bordo, não tenho nada a falar, smepre fui muito bem atendida e os lanches oferecidos são bons.
    Quanto as bebidas servidas, desde quando viajo pela Webjet, e isso já faz uns 2 anos, as bebidas são diversificadas, como refrigerantes, sucos e água.
    Como toda companhia aérea atrasa, algumas vezes tbm atrasou comigo, mas nada que fizesse atrapalhar.

    Espero q agora nas festas de fim de ano, a Webjet possa disponibilizar muitas promoções pra que possa viajar bastante..

  • Luís Guilherm

    Vou voar de webjet dia 24. Agora me assustei. Mas era o preço mais barato de Rio – São Paulo tão em cima da hora.

  • karen

    Viajei com meus dois filhos pela webjet pela primeira vez. Sempre viajei de avião e sempre meus filhos foram bajulados com algumas distraçoes durante o vôo. Antes de embarcar comprei 2 revistas passatempo para eles mas esqueci das canetas. Pedi então para aeromoça e ela me disse que só tinha uma. Tentei agradar as crianças com 1 caneta, dividindo o tempo do voo. Quando o avião começou a descer a aeromoça, veio cobrar a caneta dela, dizendo: por favor me devolve agora porque só tenho essa. Eu achei um absurdo.

    • Alfredo

      Ué!?

  • Julianderson

    Voei de Brasília para Porto Alegre agora no final de Janeiro, houve um atraso de apenas 5 minutos na saída, e a minha única reclamação é com relação ao espaço entre as poltronas, vim com os joelhos encostados na poltrona da frente, tirando isso, não tenho do que reclamar.

  • Luciano Buarque

    Moro em Londres ha 15 anos e estou planejando em viajar por todo o Brasil este ano e fico preocupado com as novas companhias aereas do Brasil que tenhem uma pessima reputacao. Acho que servicos de bordo nunca deveriam acabar, visto que quando estamos no ar, nao temos a chance de descer para comer algo e se tem coisa melhor no mundo do que estar com estoma cheio, gostaria que essas novas companhias aereas mostrassem. Uma viagem e como uma festa. Como seria uma recepcao sem servicos? Lu(Londres)

  • Jean

    Viajei de Guarulhos para Curitiba neste final de semana, na ida pegamos a aeronave com os bancos de couro (configuração nova), porém apertadas e distâncias menores para as pernas e no retorno para S.Paulo, as distâncias e as poltronas eram um pouco mais confortáveis, acredito que ainda não modificaram a configuração desta aeronave. A única reclamação que eu tenho, é que eles deixam o ar desligado qdo o avião está em solo, mesmo com o vôo lotado.

  • Cássio Campos

    Bom, visto que a maioria dos comentários da Webjet são bons, exceto a distância entre as poltronas, fico mais aliviado ao meu primeiro vôo pela companhia. Em relação à preço, a Webjet está com uma promoção ótima para quem viaja para alguns destinos nacionais a curto prazo. Encontrei passagem aérea por R$9,00 (GRU-SSA) e R$101,00(SSA-GRU). Não pensei duas vezes e logo comprei. Espero que seje um bom vôo, assim como foram com a Tam, Gol e antiga Varig.

  • Herivelton Candido

    A dificuldade que estou encontrando com a Webjet é o site que não esta funcionando direito e o atenimento por telefone esta muito demorado. Isso deve ser melhorado, o que se gasta com telefone para comprar uma passagem aumenta muito o custo.

  • Andreus

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… tome vergonha… queria levar a caneta da moça… que mau exemplo p seus filhos….

  • Bastos

    Vocês que são ricos ficam reclamando de conforto… então vão de Tam ou de Gol que cabem no bolso de vocês, em vez de pagarem 120 reais para sair de Salvador e ir para o rio de janeiro, paguem 890 reais para a mesma viagem. Eu sinceramente prefiro o preço e a qualidade do avião, o resto pode ser desconfortável, já que a viagem dura poucas horas.

  • Marcio Dorna

    Muito boa sua colocação…

    Para quem não tem tanta grana, o que vale é a segurança, rapidez e PREÇO, o resto (lanche / espaço ) é o de menos.

  • Regina Célia

    Minha primeira experiência com a Webjet foi traumática. Na viagem Salvador/Guarulhos,dia 28/10/2011, sofremos um calor insuportável a ponto de solicitar que ligassem o ar condicionado (precisava pedir?!!). O retorno, 30/10/11, vôo 5810, uff, chamaram os passageiros e quando estávamos assentados, pediram que saíssemos porque houve um equívoco e aeronave iria para Brasília. Com o atraso de 1h40min, chamaram os passageiros e ao entrarmos na aeronave, agora presenciamos outros passageiros serem convidados a sair, porque houve equívoco e eles partiriam em outro horário. Enfim, errar é humano, mas repetir o erro é, no mínimo imcompetência administrativa. Bem que meu filho me avisou, porque também já foi vítima.