Qatar Airways divulga lista oficial de voos cancelados devido à crise diplomática

Bruna Scirea 7 · junho · 2017

A Qatar Airways comunicou nesta quarta-feira a suspensão dos voos para os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Bahrein e Egito, países em que a companhia foi temporariamente restrita para voar devido à crise diplomática no Qatar. Os voos estão suspensos para as seguintes cidades: Manamah (Bahrein); Alexandria, Cairo e Luxor (Egito); Abha, Damman, Gassim, Hofuf, Jeddah, Medina, Riyadh e Taif (Arábia Saudita) e Abu Dhabi, Dubai, Ras Al Khaimah e Sharjah (Emirados Árabes).

Segundo a empresa, todos os outros voos, que representam 90% da rede em todo o mundo, continuam operando normalmente. Entre eles, os voos diários de São Paulo para Doha, que no trecho de ida estão fazendo conexão em Atenas, na Grécia, para reabastecimento – esta mudança adicionou algumas horas ao percurso da viagem.

“Algumas restrições do espaço aéreo foram impostas aos nossos voos da América do Sul, reestudando em tempo de voo prolongado e capacidade de carga limitada. Foram feitos arranjos temporários para acomodar essas restrições para garantir uma jornada tranquila e segura para os nossos valiosos passageiros. Estamos trabalhando para minimizar qualquer interrupção do passageiro”, informou a Qatar em nota.

Em caso de dúvidas, passageiros podem entrar em contato com o atendimento da companhia pelo telefone (11) 2575-3000 ou com algum representante de vendas da Qatar. Aos clientes da empresa que já tenham passagens compradas em algum dos voos cancelados, a companhia oferece as seguintes opções:

– Remarcar gratuitamente um outro voo da Qatar entre Doha e origem/destino original (e qualquer voo de conexão que faça parte do bilhete original) com as seguintes condições: as novas datas de viagem de/para origem e destinos deve ocorrer dentro de 90 dias a partir da retomada das operações; a nova reserva deve ser feita na classe original do bilhete – caso não esteja disponível, a reserva deverá ser feita na classe mais baixa disponível na mesma cabine;

– Remarcar gratuitamente outro serviço oneworld entre Doha e a origem/destino original (e qualquer voo de conexão que faça parte do bilhete original) com as seguintes condições: as novas datas de viagem de/para origem e destinos deve ocorrer dentro de 90 dias a partir da retomada das operações; a nova reserva deve ser feita na classe mais baixa disponível na mesma cabine;

Leia no comunicado da Qatar toda as regras de reembolso e remarcação de voos definidos pela empresa. A companhia informou que segue monitorando a situação e qualquer possível alteração será comunicada o mais brevemente possível.

O mapa com o tráfego aéreo já mostra os voos da Qatar Airways sendo desviados do espaço aéreo do Egito e Arábia Saudita, sobrevoando a Turquia e o Irã:

O imbróglio parece ter pego de surpresa o Qatar, que sediará a Copa do Mundo de 2022. O governo local afirmou que “não existem justificativas legítimas” para o corte de relações diplomáticas e que a decisão é uma “violação de sua soberania”.

Autor

Bruna Scirea - Editora
  • César Vergani

    Bom dia. Estamos em seychelles e passamos no Qatar no sábado. Sabe me dizer sobre o voo catar-sp?

  • Bruna Landen Klinovski

    Tenho um voo para Seychelles proxima quinta e se o voo fizer a escala em Atenas, perco a conexão para Seychelles, o que faria ter que esperar quase 24h em Doha e perder diaria do hotel e voo para a Ilha onde fica o hotel. Depois de muita tentativa consegui entrar em contato com a Qatar, mas eles parecem mais desinformados que os próprios passageiros. Gostaria de cancelar minha viagem ou trocar para outra cia. Aerea. Alguém conseguiu ou sabe como proceder??

  • Bruna Landen Klinovski

    Tenho acompanhado o status do voo através do site da Qatar e o voo esta chegando com muito atraso em Doha (cerca de 6h depois) o me faria perder a conexão. Esse fato aconteceu ontem e hoje também atrasou bastante (originalmente o voo chegaria as 23:40h de hoje e está previsto chegar as 05:25 – o voo para seychelles parte as 02:40) .

    • Bruna Scirea

      Oi, Bruna. No comunicado da Qatar tem algumas opções que a companhia está oferecendo para os passageiros que vão perder a conexão: https://goo.gl/8LkLwQ. Você já tentou conversou com eles pelo número que colocamos no texto? Abraços!

      • Bruna Landen Klinovski

        Esse telefone não atende! Ontem tentei ligar e fiquei 40 min na espera e não fui atendida. Hoje estou tentando novamente sem sucesso.

    • Bruna, a Qatar está reacomodando os passageiros em outros voos disponíveis. Caso eles não remanejem seu voo antes, no check-in serão informadas as opções, considerando a programação do voo.

  • Não Bruna, você pode e deve tentar resolver e se planejar antes. Como eles estão com esse problema, milhares de passageiros devem estar ligando. Aí complica mesmo. Lembrando que eles podem te acomodar em voos de outras empresas, como a Air Seychelles, por exemplo. Ou o problema pode ser resolvido até a data do seu voo.

    • Bruna Landen Klinovski

      Estou ha 55 minutos na espera do atendimento da Qatar e nada! Estou pensando em ir no escritório deles aqui em Sao Paulo. Será que eles me atendem lá?

      • Rafael Fernandes de Carvalho

        O atendimento deles sem esse problema já era ruim, imagina agora

        • Bruna Landen Klinovski

          Hoje fiquei exatamente 2h na espera e nao fui atendida

          • Bruna Landen Klinovski

            Fui hoje no escritório da Qatar, nada pode ser feito no meu caso, visto que eles só estão tomando alguma providência 3 dias antes da data do seu voo. Fui orientada a buscar o atendimento novamente na segunda (meu voo é quinta) e caso houvesse alguma reprogramação do meu voo, eles me realocariam em outra cia aerea.

  • João

    Oi Luiz, você deve entrar em contato com a Qatar, pois ela não está voando para Abu Dhabi em razão da crise diplomática. Abraço!

  • Igor

    Essa escala em Atenas aparentemente não é algo fixo, uns voos fazem outros não.

    • João

      Os voos de GRU-DOH estão fazendo, já os voos de DOH-GRU não. Abraço!

  • Alessandro

    Provavelmente peso da aeronave no voo ou ventos do dia. influencia consideravelmente o consumo e define a necessidade de abastecimento ou nao.

  • beto viajador

    Há algum tempo atrás alertei sobre a quatar. Comprei passagens aéreas pela qatar para conhecer doha, comprei e paguei alguns dias no hotel hilton, paguei os valores para 2 vistos de entrada e recebi comunicação do hotel que meus vistos não foram aprovados. Liguei a embaixada do qatar em Brasilia para saber a razão e me informaram que não fornecem vistos para maiores de 60 anos, pois essas pessoas vão ao catar fazerem tratamentos médicos, pois la é o melhor pais do mundo em assistência medica!!! Portanto Bruna tome cuidado com esse merreca de pais que discrimina os idosos e aposentados e só sera sede da fifa em 2.022 devido as propinas que pagaram aos corruptos da fifa. Fuja desse paizinho discriminatório, autoritário e corruptor. Nenhum valor foi devolvido, nem passagem aérea, nem hotel hilton, nem valor do pedido de vista.

  • Meu próximo vôo com eles é apenas em Dezembro para Seychelles e quiças Dubai depois…espero que tudo esteja normal até lá.