Brasileiros não precisarão mais de visto para ir ao México

Denis Carvalho 18 · março · 2013

Ótima notícia para quem pensa em visitar o México. Os governos mexicano e brasileiro concordaram em acabar com a necessidade do visto de curta duração para viagens entre os dois países.A informação foi dada nesta segunda-feira pela Secretaria de Relações Exteriores (SRE) mexicana.

A medida vai facilitar o fluxo de viajantes entre as duas nações. Segundo comunicado da SRE, a decisão é resultado dos acordos alcançados na reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, durante a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) realizada em janeiro, no Chile.

A secretaria lembrou que o requisito de visto para cidadãos brasileiros estava vigente desde 2005 e que a partir de maio de 2010 o México aplicou mecanismos de facilitação migratória aos cidadãos que contassem com visto dos Estados Unidos. O objetivo deste acordo, segundo o comunicado, é multiplicar a visita de brasileiros ao México. Não foi divulgado a partir de quando o acordo passa a vigorar.

Com informações do Terra e dica dos leitores Roberson e Marcelo Souza

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Tarcísio Mede

    Chegou a hora da gente imigrar ilegalmente negaaaads! xD

    Brincadeiras a parte, agora só falta os EUA e Canadá terminarem com essa frescura, né? ¬¬"

    • Ivo Das Chagas Filho

      Principalmente Estados Unidos. O Canadá, apesar de exigir visto, não tem tanta burocracia para emitir. Sequer exigem entrevista.

      • Bruno Feliciano

        Não tem burocracia?

        Eu desisti de ir para o Canadá esse ano quando vi o processo de tirar o visto, preencher por volta de 5 formulários, levar para um despachante, pagar um valor parecido com o americano e o mesmo só valer para uma entrada e ter um ano de duração.

        O visto americano é burocrático? Sim, mas pelo menos tem 10 anos de duração e com entradas ilimitadas.

        • Bruno Feliciano

          E apesar de existir o visto de múltiplas entradas para o Canadá, o mesmo é bem caro.

        • Deyvis

          São limitadas sim! São 180 dias em território americano.

          • Carolina Lannes

            Esse limite existe pra qualquer caso de turismo. Mesmo pra Europa, que não exige visto, turista pode passar no máximo 90 dias por ano lá.

    • FH

      Não dá pra acabar de vez. O México fazia por exigência do governo americano. No caso do Canadá, poderiam fazer o mesmo que o México: dispensar o visto pra quem já tem o americano. Seria ótimo pra todo mundo, inclusive pros canadenses, que teriam um incremento no fluxo para aquele país. Mas isso parece estar longe de acontecer…..

      • Tarcísio Mede

        Eu acho que a exemplo da Europa, não haveria necessidade disso. Hoje é possível ir pra Europa sem visto e não estamos vendo aquela debandada de gente partindo. A mesma coisa é pros EUA. Pois viver ilegalmente e complicado, não é qualquer um que se sujeitaria a isso, principalmente no Brasil.

        Eu acho que o visto prejudica e inibe mais quem quer ir pra turismo, do que "ajuda" na caça às pessoas que querem imigrar ilegalmente.

    • Milton Lucio Cortes

      E o Brasil também…

  • Emanuella Silveira M

    estou indo para lá daqui a um mês. 16 de abril, com fica sera??

    • Carolina Lannes

      Ainda é necessário ou o visto americano ou o procedimento de visto simplificado.

  • Wesley Jefferson

    Desculpem minha lerdeza. Fiquei confuso com relação ao visto americano no meio do texto.

    É preciso ter o visto americano para ter "entrada liberada" no México, ou seja, se tenho o visto americano, não preciso do mexicano? Ou não preciso de visto de jeito nenhum, caso eu não saia do México ou só passe por lá fazendo conexão pra algum outro país?

    • Glaucia Couto Dos Sa

      Isso mesmo, se tem o visto americano, nao precisa do mexicano.

    • Gabriel Sperandio

      O visto estadunidense era um facilitador para entrar no México. Ou seja, havendo esse, não precisava do processo para o mexicano. AGora não precisa nem mais disso.

    • Grasiela Rocha Ajala

      Vc precisa de ter visto americano ou mexicano. Ainda é pedido. Voltei de Cozumel semana passada e foi solicitado assim que passamos na imigração. Providencie um dos dois, ou não entrará no México. A medida da reportagem entrará em vigor no futuro, ainda sem data.

      • Grasiela Rocha Ajala

        Nao sei sobre o procedimento do site do México.:(

  • Rafael Oliveira

    E precisava? Nem sabia…

  • Nelson Koch

    fiquei surpreso com a notícia do visto para México, em setembro 2012 viajei a passeio e sómente necessitei entrar no site
    http://www.inm.gob.mx/index.php/page/Inicio_Autor

    e fazer o cadastro, imprimir o formulário e apresentar no embarque..

    • Carolina Lannes

      É um visto digital. Mas não deixa de ser visto.

    • mas qual seria a opção TRÁMITES
      Para Migrantes
      Programas Especiales
      Pago de Derechos
      se for migrantes: MIGRANTES
      El objetivo principal es brindar a nuestros visitantes un servicio de alta calidad, con la finalidad de ofrecerle la información suficiente para que realice sus trámites relativos a su entrada, estancia y salida de México.

      Instructivo para realizar Trámites

      Solicitudes Autorización de Visas

      Solicitudes Estancia

      Solicitudes Empleadores

      Impresión de Solicitudes

      Consulta el Estatus de tu Trámite
      qual destes acima citados tenho que preencher, Obrigada Lilian

  • Mário Torres

    Se eu não me engano era algo simples, fazia pela web mesmo.

  • Diego Benfica Ferrei

    precisava só avisar una cosita ao MD já que por e-mail será demorado a Tam deixará de operar alguma rotas a partir de abril rotas internacionais vejam

    Tam suspende Rio-Orlando a partir de 4/4

    A Tam está suspendendo a rota diária entre o Rio de Janeiro e Orlando, na Flórida, partir do dia 4 de abril. A companhia não informou os motivos, mas provavelmente seja a reestruturação da malha da Latam e a sazonalidade. É provável que esta rota volte a ser operada no segundo semestre.

    Ainda por conta da reestruturação da malha, a Tam anunciará em breve a suspensão de um voo diário entre São Paulo e Nova York, ficando apenas uma operação diária entre as duas cidades. O segundo voo pode voltar mais à frente.

    • Nobres Motivus

      Acho que a notícia podia esperar…não ficou legal aqui nesse tópico.

    • Avisar una cosita ao MD?! Avisa quem postou essa notícia que ela já tem até barba de tão velha.Publicamos em dezembro! 😆
      http://www.melhoresdestinos.com.br/voos-rio-orlan

      • andre trindade

        kkkkkkkk…. MD sempre tá na frente meu caro Watson.

  • Luis Rocha

    Eu não entendo como se pode atravessar pro méxico via san diego a pé e chegar em tijuana sem ser solicitado visto algum. Na volta, passa-se pela imigração americana é claro.

    • Lu Lima

      Estou procurando há muitos dias para NY em maio. Não encontro nada. Alguém sabe de alguma promoção?

    • Fabio

      Não apenas não precisa mostrar visto como também documento algum . Você vai andando e quando menos espantar já está no México. Para voltar são outros 500 . Pelo menos 2 horas na fila da imigração .

    • Dalcione Rossato

      Eu fiz isso! Fui a Tijuana! Não tem nada que impeça atravessar, nem guarda, nem ninguém, é somente uma catraca. Na volta foram 6 horas no sol na fila da imigração, pessoal lerdo e preguiçoso. Tinha hora que paravam de atender para ficar conversando.

  • Adriana Nery

    Mas isso vai ser bilateral? Os mexicanos que quiserem vir pro Brasil não precisarão mais de visto?

  • Fabio

    A exigência de visto para o Mexico foi imposição dos USA . Então se caiu a exigência de visto para o Mexico foi porque os americanos concordaram com isso.

    Para quem deseja o fim do visto para os USA é uma boa notícia .

    Com relação ao Canada , também vejo um certo exagero na atitude deles . Estive mês passado em Seattle , poderia ter esticado até Vancouver e injetado alguns dólares na economia deles. Mas fiquei com preguiça de me submeter à despesa e à burocracia .

    • Thiago Bacelar

      Concordo com vc Fabio, e outro detalhe, acredito que o Mexico acabou com o visto para nós Brasileiros, porque eles viram o quanto de dinheiro nós gastamos no exterior, e muito deixaram de ir pra la por causa do visto. No meu ponto de vista, uma viagem pros EUA ou outro pais do Caribe que nao exige visto é muito melhor do que o Mexico e suas exigencias, rs!

  • Vicente Cassepp Borg

    Finalmente. Eu tirei o visto para ir ao México em 2007 e foi muito mais sofrido do que tirar o Visto americano. Naquele ano, eu tinha recebido o prêmio estudiantil da Sociedade Interamericana de Psicologia, que foi entregue no México. Achei que esse fato me facilitaria muito para conseguir o visto. Sem dinheiro, consegui uma passagem financiada por um senador para ir lá. Mas, como parte do prêmio era uma premiação em dinheiro (400 dólares, que não chegaram nem perto de pagar a passagem), o povo da embaixada inventou que eu tinha que conseguir um visto de trabalho. Aí, colocaram todos os empacílhos para não me deixar viajar. Eu tive que chorar de joelhos para que o povo tivesse alguma sensatez naquela embaixada. Depois de duas semanas indo encher o saco deles quase todos os dias, me liberaram o visto. Eu falei que não me importava com os 400 dólares que eu receberia, que doaria para a embaixada se isso fosse me impedir de viajar. Aí, me fizeram assinar um papel dizendo que eu estava deixando de receber o prêmio em dinheiro lá no México. Eu recebi meu passaporte de volta exatamente 3 horas antes de sair meu voo para lá, com um visto para apenas 15 dias (como meu voo na volta atrasou, eu ainda fiquei umas duas horas ilegalmente no México). Sei que meu caso é uma exceção, mas depois de todo esse sufoco recebo bem essa notícia, mesmo que o tratamento que recebi na embaixada tenha me tirado um pouco até da vontade de voltar para lá.

    • Vicente Cassepp Borg

      Ah, no formulário que eu preenchi havia a pergunta:

      "Você pretende visitar o norte do México?"

  • Ronaldo Radünz

    Na prática quase nada muda..o visto já era online e fácil de obter, em 10 minutos fica pronto. Fica a dica, não use papel reciclado, eu quase fui barrado em uma escala (Colombia) porque o agente não gostou do papel pardo…

  • Leonardo Fernandes d

    Acho que você não se informou direito Bruno. Eu mesmo tirei meu visto Canadense sem despachante e o mesmo vale para inúmeras entradas e tem a mesma validade do meu passaporte = 5 anos. E para o meu caso foram 2 formulários somente.

    • Jacqueline Santos

      Leonardo, por favor foi por aqui que vc conseguiu o visto? Vou em setembro deste ano, mas ñ posso ver isso agora, mas preciso de informações. Quanto tempo demorou para conseguir?

      http://www.csc-cvac.com/pt-BR/selfservice/cvac_ap

    • Thiago Castro

      Tb não achei complicado não. Mas estou em SP, aí não precisa de despachante mesmo. É só ir lá e entregar os formulários e depois ir pegar.

  • Isabella Rabello

    Antes, para tirar o visto eletrônico para o México, o passaporte tinha que ter a validade mínima de 6 meses (como ocorre com todos os vistos que conheço).

    Caindo a obrigatoriedade do visto, será que essa exigência ainda vai valer?

    • Gilberto P Filho

      Eu diria q não Isabella, isso é praticamente uma convenção mundial de entrada nos países. Com poucas exceções, para entrar em qq país seu passaporte tem que ter uma validade de no mínimo 6 meses, o passageiro pode até arriscar e viajar sem o limite, mas pode ser barrado desde o embarque na cia aérea ou na chegada pelo agente de imigração… claro que tudo pode ser contornado, mas quem vai querer passar por uma chateação desncessária?

  • Gilberto P Filho

    As entradas são ilimitadas durante o período de 10 anos, mas algumas regras tem que ser observadas, não pode em qualquer delas passar de 90 dias para sair e os agentes de imigração se reservam o direito de verificar o que o turista intenciona fazer no país, por exemplo, se um passageiro no período de 3 meses, entra nos EUA a cada 15 dias e fica na mesma cidade, pode estar descaracterizando o visto de turista!

  • Diego Benfica Ferrei

    terei de avisar o próprio Panrotas!!!eles as vezes se superam!!!!!por acaso já postou algo falando da cia aérea MAP no Amazonas http://www.voemap.com.br e sobre a futura cia aerea chamada PopBrasil linhas aereas que pertence á Whithejets http://www.voepop.com.br eu mandei e-mail porém não obtive resposta então essas novidades acabei por postar aqui!!

    • Nós vamos aguardar para ver o que vai sair de concreto dessas companhias antes de postar alguma coisa! 😉

  • Thiago Castro

    A Europa tá quebrada. Os brasileiros estão voltando. Não é o caso dos EUA.

  • Thiago Castro

    É, realmente, seu caso é uma super exceção. Eu tirei meu visto de turista em 2009 e foi hiper tranquilo.

  • andre trindade

    Ao que me parece o interesse atual é muito maior para eles.Copa, Olimpíadas, postos de trabalho por aqui…

  • Carolina Lannes

    O meu também foi tranquilo. Em 2010 eu fui aos EUA numa passagem da Mexicana (dica do MD!). Pra não ficar 10 horas numa salinha de conexão, peguei o visto mexicano. Tudo bem, morava em Brasília. Tudo era mais fácil. O pessoal da embaixada foi super simpático e meu visto ficou pronto no mesmo dia!

  • Leonardo Fernandes d

    Oi Jaqueline!

    Foi nesse site mesmo que peguei os formulários e as instruções. Eu mesmo levei pessoalmente ao posto de atendimento deles e depois retirei o passaporte. O atendimento é super cordial e sem filas.

  • Marcos Reis

    A culpa da necessidade dos vistos para tais países depende EXCLUSIVAMENTE da autonomia de nossos governantes, se a Presidenta Dilma tomar uma postura em relação aos que dificultam a entrada de brasileiros em seu país, com certeza isso mudará. Porém fazer "corpo mole" e ignorar o caso como se isso fosse normal realmente é inasceitavel! Vejam por exemplos os grandes casos de acontecimentos com guerras, crimes barbaros, 11 de setembro, etc… Tinha algum rastro de brasileiro envolvido em tais eventos? Vejam por exemplo quais os países estão com uma economia tão estavel quanto a do Brasil… Ou seja, se nós saimos de nosso território e vamos fazer qualquer que seja a viagem vamos levar dinheiro, ajudar a economia daquele destino, não vejo o porque dficultar. Estou de férias aqui na Europa no momento, entrei pela Holanda, mais precisamente por Amsterdam, na imigração apenas me pediram o Seguro Assistência de Viagem e perguntaram se eu tinha cartão de crédito internacional e caribaram meu passaporte. Hoje nós somos a 6a economia, os países estão quebrados. Vamos ser sensatos! Dilma, abre o olho, exija do Presidente dos EUA que facilitem ou terminem com essa necessidade banal de vistos.

  • Rafael Silva

    Mas ja está valendo pra agora? estou indo pra Cancun dia 3 de abril..não preciso mais tirar o visto então?

  • Diogo

    Ainda está ativo a relação entre México e Brasil, sem necessidade de tirar o visto?

  • roana

    Sim, antes para se passar 130 dias precisava apenas de uma autorização eletronica, muito simples inclusive, e que valia por 180 dias.
    Mas quem quer ir ao mexico agora pegue so seu passaporte e se manda.
    Pra quem quer ir pela primeira vez é bom dar uma olhadas nas dica da net, que por exemplo da numeros importantes como o 078 que da suporte aos turistas. entre outros.
    Amo el México, un país hermoso, entrenar al espanol y cuando llegan allí, el verano es muy diferente! jyajajajajajaja…

    Buenas sorte

  • william gabriel

    faltaagora so o estados unidos e o canáda acabar com eese visto quero mora lá !! e sem isso vai ajudar muito .