Visto eletrônico para o Canadá ainda não tem data para começar

Thayana Alvarenga 17 · maio · 2016

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A notícia de que o Canadá facilitaria a entrada de brasileiros no país por meio do visto eletrônico eTA animou muitos turistas no ano passado. A autorização eletrônica seria liberada a partir de março, permitindo a entrada mais rápida de quem tivesse tirado o visto tradicional ou o visto americano nos últimos dez anos. Apesar disto, a medida ainda não entrou em vigor para os brasileiros. Pelo menos por enquanto, apenas alguns países europeus e da Oceania foram liberados, além de um único na América do Sul: o Chile.

Consultado pelo Melhores Destinos, o Consulado Geral do Canadá informou que este novo processo de acesso ao país será expandido para Bulgária, México, Romênia e Brasil – sendo que estas informações constam no planejamento anual do governo canadense – mas ainda não há data para efetivamente acontecer. Para os brasileiros, a facilitação da entrada no país continua sem data definida – pode ser para os meses seguintes ou mesmo nos próximos anos.

Algumas mudanças no governo canadense, ao final do ano passado, também podem influenciar diretamente no adiantamento ou atraso do funcionamento do visto eletrônico. Isso porque após uma década de domínio conservador, o novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, leva o Partido Liberal ao poder, o que pode trazer mudanças significativas a todos.

Site do governo canadense diz que ainda não há previsão de início do eTA no Brasil
Site do governo canadense diz que ainda não há previsão de início do eTA no Brasil

Os brasileiros que tenham dupla nacionalidade de países cujo não seja necessário visto para entrar no Canadá, já podem aderir ao visto eletrônico eTA, pagando a taxa de 7 dólares canadenses. Lembrando que este novo processo de entrada ao país somente é válido para via aérea, por pessoas com um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos ou que possuam um visto americano válido.

Para solicitar é bem fácil. Basta acessar o site, preencher os dados, efetuar o pagamento da taxa com cartão de crédito internacional e aguardar a aprovação, que deve levar por volta de 72 horas. O site está disponível em inglês e francês. Quem pretende chegar ao país por terra ou mar, precisa ter o visto convencional, de acordo com as exigências do Consulado.

Empolgado para emitir seu visto eletrônico eTA? Divida sua expectativa com a gente nos comentários!

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter