Visto eletrônico para o Canadá ainda não tem data para começar

Thayana Alvarenga 17 · maio · 2016

A notícia de que o Canadá facilitaria a entrada de brasileiros no país por meio do visto eletrônico eTA animou muitos turistas no ano passado. A autorização eletrônica seria liberada a partir de março, permitindo a entrada mais rápida de quem tivesse tirado o visto tradicional ou o visto americano nos últimos dez anos. Apesar disto, a medida ainda não entrou em vigor para os brasileiros. Pelo menos por enquanto, apenas alguns países europeus e da Oceania foram liberados, além de um único na América do Sul: o Chile.

Consultado pelo Melhores Destinos, o Consulado Geral do Canadá informou que este novo processo de acesso ao país será expandido para Bulgária, México, Romênia e Brasil – sendo que estas informações constam no planejamento anual do governo canadense – mas ainda não há data para efetivamente acontecer. Para os brasileiros, a facilitação da entrada no país continua sem data definida – pode ser para os meses seguintes ou mesmo nos próximos anos.

Algumas mudanças no governo canadense, ao final do ano passado, também podem influenciar diretamente no adiantamento ou atraso do funcionamento do visto eletrônico. Isso porque após uma década de domínio conservador, o novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, leva o Partido Liberal ao poder, o que pode trazer mudanças significativas a todos.

Site do governo canadense diz que ainda não há previsão de início do eTA no Brasil
Site do governo canadense diz que ainda não há previsão de início do eTA no Brasil

Os brasileiros que tenham dupla nacionalidade de países cujo não seja necessário visto para entrar no Canadá, já podem aderir ao visto eletrônico eTA, pagando a taxa de 7 dólares canadenses. Lembrando que este novo processo de entrada ao país somente é válido para via aérea, por pessoas com um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos ou que possuam um visto americano válido.

Para solicitar é bem fácil. Basta acessar o site, preencher os dados, efetuar o pagamento da taxa com cartão de crédito internacional e aguardar a aprovação, que deve levar por volta de 72 horas. O site está disponível em inglês e francês. Quem pretende chegar ao país por terra ou mar, precisa ter o visto convencional, de acordo com as exigências do Consulado.

Empolgado para emitir seu visto eletrônico eTA? Divida sua expectativa com a gente nos comentários!

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • Diego Vargas

    Gente, o site novo tá maravilhoso, mas posso fazer uma pequena sugestão? Escureçam a fonte um pouco, o contraste do cinza com o fundo branco tá muito complicado pra quem enxerga mal como eu. Obrigado e parabéns, mais uma vez, pelo maravilhoso serviço que vocês oferecem…

    • Paulo Martins

      Concordo.

  • Mas a pessoa que tem o eTA não pode, por exemplo, visitar os Estados Unidos por via terrestre?

    • Marcos

      O eTA não é para entrada nos EUA, Mateos. O eTA se aplica somente à entrada aérea no Canada. O ESTA é para entrar no EUA. ESTA e eTA são para cidadãos europeus. Brazuca vai de visa … ficou parecendo promoção de cartão, hehehe.

      • Eu sei. O que eu quis dizer é que o eTA é apenas entrada aérea no Canadá, certo?
        Mas se vou para Vancouver, por exemplo, e resolvo passear de trem em Seattle. Não posso voltar para o Canadá por via terrestre?

        • Marcos

          Pode, sim e sem necessidade de informar o eTA no retorno ao Canada, lembrando que vai precisar do ESTA para ingressar nos EUA. Até agora não entendi porque o eTA é exclusivamente para quem vai por via aérea.

          • Sandra Helena Colombo Goularte

            Otima pergunta! Vim aqui tirar a mesma duvida!! Vou pra Vancouver em outubro, tenho passaporte italiano, entao fiz o eTA. Pretendo passar um fds em Seattle e voltar pra Vancouver… Nao tem problema de ir de carro/trem/onibus entao? Tenho visto americano valido no meu passaporte brasileiro, entao nao preciso do eSTA, certo?

          • Marcos

            Olá Sandra, o ESTA você usaria com o passaporte italiano. Você pretende usar os dois passaportes na mesma viagem? Acho mais prático usar um só, ou o passaporte italiano (com o ESTA) ou o brasileiro e aí tiraria o visto canadense de forma mais fácil por já ter o visto americano nele.

          • Sandra Helena Colombo Goularte

            Entao Marcos… Gastei uns 20 reais pra fazer o eTA, enqto meu marido, q nao tem passaporte italiano, ja gastou mais de 500,00 pra fazer o visto canadense. E ele tb tem visto americano valido…acho q nao vale a pena. Fazer o ESTA seria uma opcao pra eu ir aos EUA, mas creio q nao ha problema em usar 2 passaportes ne? So preciso ter certeza se posso sair e voltar ao Canada por via terrestre usando o eTa…fiquei preocupada com a informacao de q so eh valido p entrada pelo ar.

          • Marcos

            Nessas horas vemos a vantagem em se ter dupla cidadania, Sandra. Você diz: “só preciso ter certeza se posso sair e voltar ao Canada por via terrestre usando o eTA”. Curiosamente o eTA só é usado para ingressar no Canada por via aérea. No vai e vem Seattle/Vancouver é via terrestre e aí não se aplica o eTA. Os dois programas possuem siglas parecidas, confunde um pouco. Lembre-se de que na hora de emitir a passagem você deverá informar um passaporte. Seria bom desde já você verificar com algumas aéreas o procedimento delas inclusive com a Air Canada. Sucesso!

          • Sandra Helena Colombo Goularte

            Entao, eu vou fazer um intercambio, e vou de air canada. A empresa de intercambio me orientou a apenas fazer o eTA, mas realmente se eh so pra entrada aerea, vou me informar sobre viagens por terra pros EUA. Obrigada!!

    • Matheus Oliveira

      Boa pergunta. Tb tenho essa dúvida.

  • Marcos

    Thayana, revisa o texto: ” Lembrando que este novo processo de entrada ao país somente é válido para via aérea”, correto! … “por pessoas com um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos”, ups! corrige aí, ou … “que possuam um visto americano válido”, ups! outra correção. Não são requeridos dos europeus visto canadense aprovado nos últimos 10 anos nem visto americano válido, apenas o eTA.

    • Tarcísio Medeiros

      Marcos, apesar de ser no mesmo parágrafo, essas informações são para o futuro ETA do passaporte brasileiro.

      • Marcos

        Entendi, Tarcísio. É que tirei o eTA apenas com o passaporte europeu. Obrigado pelo esclarecimento.

  • Frederico Mariani

    Então resumindo “Lembrando que este novo processo de entrada ao país somente é válido para via aérea, por pessoas com um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos ou que possuam um visto americano válido.”
    Não está em operação ainda e tenho que tirar o visto pelo processo antigo, certo?

  • Tarcísio Medeiros

    O mais chato é o visto canadense só valer até o final do passaporte. Aí gastei mais de R$ 500 pra um visto que vale por 2 anos –”

    • Marcos

      Chega até a valer a pena pagar R$ 257 e tirar um passaporte novo com 10 anos de validade. Mas cada caso é um caso.

    • Sandra Helena Colombo Goularte

      Siiim , e o do meu marido que vence daqui 1 ano?? Nem acreditei qdo soube q vale ate o vencimento do passaporte e ele nao renovou o passaporte antes!!!!

      • Tarcísio Medeiros

        Se bem que até onde me lembro eles avisam da validade. Só que no meu caso não vale taaanto a pena pq ele não tava na metade da duração dele. E vou aproveitar que os vôos da Air Canada dentro do país tão a 10.000 pra já fazer uma turnê por lá (#FikDik). Aí se eu voltar pra lá depois de 3 anos já iria pedir um visto de estudo ou trabalho mesmo.

  • Ralph

    Custa tão caro assim, 500 reais para tirar o visto canadense? Vou com minha mãe para Toronto no Natal, acho que vou esperar mais um pouquinho para tirar o visto.

    • Sandra Helena Colombo Goularte

      Foram 40 dias de qdo meu marido encaminhou a documentacao ate hj , q chegou o passaporte com o visto. E levou um tempinho pra preencher a documentacao, fazer foto, etc… Voce pode ir adiantando os documentos por enqto…

  • Sandra Helena Colombo Goularte

    Oi Tarcisio! Eh bem essa minha intencao. Vou pra Vancouver com o passaporte italiano +eta. De la saio com o italiano e entro nos EUA com meu passaporte brasileiro, onde tenho o visto americano valido. Como devo ir de trem ou onibus, na volta, entrando no Canada creio q so meu passaporte italiano baste. Espero q seja isto… O visto canadense do meu marido chegou hoje! Tudo certo p viajarmos… So falta o tempo voar agora!!!

    • Gilberto

      Tudo depende de como declarar os teus dados no programa API (Advanced Passenger Information) que voce eh obrigada a submeter antes de viajar, atraves da reserva na companhia aerea que ira voar a America do Norte. Se voce voar ate o Outono deles, a primavera brasileira, o ETA ainda nao eh obrigatorio para impedir o embarque no aviao pro Canada e o oficial de imigracao no aeroporto ira decidir ou nao o teu ingresso. A partir de Outubro ja eh obrigatorio a embarcar no aviao com o ETA valido, senao o embarque sera rejeitado pela cia aerea, assim como eh feito atualmente com aqueles que nao tem o ESTA americano, no caso para destino nos EUA.

      Em suma, se voce tem visto americano no passaporte brasileiro, va sem medo com ambos os passaportes, mas declare ao comprar o trem da Amtrak que voce eh brasileira com visto ao ingressar nos EUA, apresente este pass a autoridade americana, pois sem o ESTA no pass italiano, voce nem ira embarcar na estacao de trem de Vancouver, onde ja eh feita a imigracao americana e leve junto o pass italiano. Da mesma forma, no ato de check in da volta ao regressar pro Canada, declare que voce eh uma italiana entrando no Canada.

      Eu tive uma experiencia parecida, pois sou residente na Alemanha registrado com pass italiano e embarquei de Berlin para a Russia, onde cidadao da EU precisa de visto pra entrar la e brasileiro nao, dai levei os 2 passaportes na viagem e apresentei obviamente os dois na Aeroflot ao fazer o check in em Berlin, para que eles pudessem conferir que estava saindo regularmente da Europa e entrando legalmente na Russia. Se apresentasse apenas o pass brasileiro, estaria “irregular” saindo da Alemanha, pois o registro de entrada foi feito com outra nacionalidade, dai, necessito sempre entrar e sair com o pass europeu, nao se esquecendo que ainda passo pela imigracao da Zona Schengen ao entrar e sair da Europa. Ao chegar na Russia, so precisei e apresentei o pass brazuca e ao sair o pass brazuca, mas a oficial russa perguntou a uma colega, se brasileiro poderia entrar sem visto na Alemanha com o nosso pass e ai ela confirmou e carimbou a saida. Ao chegar de volta a Alemanha, tanto quanto sai, mostrei apenas o pass italiano na imigracao, procedimento semelhante que faria, se viesse do Brasil pra ca.

      Em suma, apresente sempre o pass que voce ingressou ao sair de um dado pais e seja valido, que nao tem erro.

      • Sandra Helena Colombo Goularte

        Obrigada pela explicacao detalhada Gilberto. Ano passado fui pra Italia e fiz a mesma coisa; sai e entrei no Brasil com o passaporte brasileiro, e na Italia com o italiano, td muito pratico! Nao sabia q o ETA so seria necessario a partir de outubro, mas que bom q ja estou com ele em maos, pq embarco dia 30/9!! Se precisar, chegando la dia 1/10 ja estou com td certo!

  • Marcos

    Gostei da explicação sobre o eTA, faz sentido. Bom, eu já avisei o Canada que estou a caminho, hehehe.

  • TelasPE

    Uma dúvida, p quem tira o visto é preciso preencher o ETA para entrada no Canadá, ou com o visto o procedimento segue normal?

    • Marcos

      O eTA não se aplica aos portadores de passaportes brasileiros.

  • TelasPE

    o que seria ESTA?

    • Marcos

      Está respondido em detalhes um pouco acima. O ESTA é americano, o eTA, canadense.

  • Sandra Helena Colombo Goularte

    Erica, que sufoco hein!! Meu marido conseguiu fazer td em 40 dias, mas pode ser pq ele tem visto americano valido, e ja ouvi que isso adianta um pouco as coisas. Ou voces tb tinham??

    • Erica Ambrosio

      A gente tinha sim, até já tínhamos ido aos Estados Unidos algumas vezes. O itinerário dessa viagem era uma semana no Canadá e duas nos Estados Unidos. Foi muito sufoco, mas no final deu tudo certo. Alguns aviões quebrados pelo caminho, voos cancelados, umas reservas de hotel na data errada, ingressos comprados na modalidade errada ( estes dois culpa da minha irmã que não fala inglês hahaha), mas de novo, no final deu tuuudo certo.

      • Sandra Helena Colombo Goularte

        Ahahhahah sempre bem ter historia p contar ne?? 😉

  • henriquecaldas

    Erica, como vc tirou o visto, foi com um despachante? Isso parece enrolação de despachante.
    Pergunto pq eu esperei março o eTA e como não veio, precisei do visto (ja tinha passagem marcada).
    O processo foi extremamente simples, totalmente online, até upload da foto, do passaporte etc.
    Exatos 12 dias depois recebi o email com a carta que deveria imprimir e postar junto do meu passaporte, e mais 8 dias recebi meu passaporte pelo correio.
    Ou seja, fiz tudo sozinho, pela internet, sem burocracia, minha unica saída de casa foi pra uma agencia dos correios.

  • Sandra Helena Colombo Goularte

    Pessoal, uma pergunta: vou estudar no Canada e quero ir passar um fds nos EUA, se eu for de aviao, na volta apresento o eTa novamente, ao entrar no Canada?(Vou com passaporte italiano+ eTa)