Como tirar o visto para Dubai passo a passo – voando ou não com a Emirates

Monique Renne 17 · maio · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Os encantos de Dubai cada vez atraem mais brasileiros. E não é para menos: a modernidade, a arquitetura arrojada, o luxo e as atrações da cidade fascinam visitantes do mundo todo. Mas para visitar os Emirados Árabes Unidos, onde fica a cidade, é necessário obter uma autorização de entrada antes da viagem. Neste post, vamos explicar passo a passo como conseguir seu visto para Dubai. Fique tranquilo: o processo é bem simples!

Atualização: desde o dia 03/06/2018 cidadãos brasileiros não precisam mais tirar visto para viajar para os Emirados Árabes Unidos. Os visitantes vão poder entrar, sair ou transitar pelo país durante 90 dias, a cada período de 12 meses – leia tudo sobre a novidade neste post.

Como solicitar o visto

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que cidadãos de alguns países podem retirar o visto quando chegam ao aeroporto (visa on arrive), mas este não é o caso do Brasil, exceto para vistos de trânsito. Em nossas pesquisas para fazer esse post vimos vários sites informando de forma errada, por isso fique atento e siga as regras abaixo para não ter dores de cabeça e contratempos durante sua viagem!

A solicitação do visto de turismo nos Emirados Árabes é feita de uma forma bem diferente da que estamos habituados. Em vez de fazer a solicitação ao consulado ou à embaixada no Brasil, o pedido é feito através de patrocinadores (sponsors). Pode parecer esquisito à primeira vista, mas é mais simples do que parece. Companhias aéreas dos Emirados Árabes (como Emirates e Etihad), o hotel onde você vai se hospedar e agências de viagem podem ser seu patrocinador e fazer o pedido do visto. Segundo o consulado, os patrocinadores ficam responsáveis pelos visitantes enquanto durar a estada no país.

Visto-Dubai

Tipos de visto e tarifas

O Emirados Árabes oferecer vários tipos de visto, porém há apenas duas opções destinadas aos turistas. A escolha dependerá do número de dias que você vai ficar nos Emirados Árabes – não apenas em Dubai, mas em todas as cidades do país:

Visto de trânsito (96 horas) –  Apesar do nome, não serve apenas para conexões, mas para paradas mais longas (stopovers), já que tem validade de até quatro dias (96 horas). O custo do visto é de AED 200  (aproximadamente USD 54). Para solicitá-lo é necessário que seu destino final na viagem não seja Dubai. Atenção! O visto de trânsito tem validade de apenas 14 dias a partir da data de emissão, ou seja, a entrada no país deve acontecer em até 14 dias após a emissão do visto.

Visto de turismo com 30 dias – Autoriza a permanência do turista por até 30 dias no país, sendo que o visto pode ser de apenas uma entrada ou de múltiplas entradas (ideal para quem é passageiro de cruzeiro). A tarifa de emissão do visto de turismo simples é de AED 330 (aproximadamente USD 90) e de múltiplas entradas AED 650 (aproximadamente USD 176). O visto pode ser renovado, porém a um custo bem mais alto. O visto tem validade de 60 dias a partir da data de emissão, ou seja, a entrada no país deve acontecer em até 60 dias após a emissão do visto.

Visto de turismo com 90 dias – Autoriza a permanência do turista por até 90 dias no país, sendo que o visto pode ser de apenas uma entrada ou de múltiplas entradas. É ideal para quem terá longa estada no país. A tarifa de emissão do visto de turismo com apenas uma entrada é de AED 800 (aproximadamente USD 217) e de múltiplas entradas AED 1750 (aproximadamente USD 476). O visto tem validade de 60 dias a partir da data de emissão, ou seja, a entrada no país deve acontecer em até 60 dias após a emissão do visto.

Os dois vistos, de trânsito e de turismo, são destinados aos turistas. Há ainda modalidades de visto – como de trabalho e de visita – destinados a outros tipos de viajantes. Turistas comuns não podem solicitar esses vistos. Os valores das taxas acima são referentes ao preço base dos vistos e podem variar de acordo com o patrocinador escolhido. Cada patrocinador pode cobrar o valor que desejar pela taxa de serviço, o que em muitos casos encarece bastante o documento.

Atenção! Passageiros em conexão nos aeroportos dos Emirados Árabes, como Dubai e Abu Dhabi, não precisam de nenhum visto se não forem sair do aeroporto. Se você pretende apenas esperar pelo próximo voo, sem sair da área de embarque, não será necessário tirar nenhum visto. 

Visto de trânsito

Quem vai permanecer por até 96 horas em Dubai pode solicitar um visto de trânsito, que é muito simples de ser feito. Para isso, as condições necessárias são:

1. Ter passaporte válido por no mínimo seis meses

2. Ter passagens aéreas compradas para um terceiro destino, ou seja, a viagem não pode ter Dubai como destino final

3. Comprovante de estada em hotel confirmado nos Emirados Árabes

Demais vistos com patrocinadores

Quando se fala em visto para Dubai, logo se pensa na Emirates. A companhia oferece visto para seus passageiros e não é raro alguns leitores aqui do Melhores Destinos deixarem de aproveitar promoções para Dubai por outras companhias aéreas com medo das dificuldades em obter o visto. Porém não há complicação em conseguir o visto, basta selecionar outro patrocinador!

1 – Companhias aéreas – Como dissemos, a Emirates oferece um serviço de visto aos seus clientes, que pode ser feito diretamente no site da companhia. Basta acessar a área da reserva e fazer a solicitação, seguindo os passos descritos – veja informações no site da Emirates ou pelo e-mail visasao@emirates.com.  A companhia aérea Etihad também oferece a emissão do visto. Entretanto, com o fim das operações no Brasil, só poderão usar esse serviço passageiros da Etihad que embarcarem de outros países.  

2 – Hotéis – Vai para Dubai por outra companhia, que não seja Emirates nem Etihad? Sem problemas! É fácil conseguir seu visto por meio do hotel onde vai ficar hospedado. Para isso o primeiro passo é checar se o hotel escolhido oferece o serviço de emissão de visto e qual o custo. Nem todos os hotéis são patrocinadores. Feito isso, basta seguir as instruções do hotel, que geralmente se limitam a enviar por fax ou e-mail as cópias dos documentos necessários e fazer o pagamento da tarifa. Você pode pesquisar hotéis aqui no Melhores Destinos.

3 –  Agências de turismo – Se o seu negócio é fazer um mochilão e está pensando em pegar um hostel ou um hotel mais barato, a melhor forma de garantir o visto é por meio das agências de turismo de Dubai. Nas internet você encontra muitas opções e é bom pesquisar para comparar os preços, pois as agências cobram uma taxa mais alta pelo serviço. Dica: se for contratar uma agência, não se esqueça de pechinchar o preço, pois a retirada do visto não é trabalhosa e você pode conseguir um desconto, especialmente se for contratar algum passeio ou outro serviço.

Visto-Dubai

Documentos necessários

Fazer a solicitação do visto de turismo é bastante simples. Após fazer o pedido ao patrocinador, ele enviará o formulário para preenchimento e a relação dos documentos necessários para dar entrada no visto. O formulário é de apenas uma página e você poderá obtê-lo neste link. Além dele, a companhia aérea, hotel ou agência escolhidos enviará o valor das taxas a serem pagas e demais documentos a serem encaminhados via fax ou e-mail para a emissão do visto. Cada patrocinador pode ter um formulário diferente, não se preocupe. Entre os documentos usualmente pedidos estão:

– Formulário de solicitação preenchido

– Cópia das primeiras páginas do passaporte (a validade deve ser de no mínimo 6 meses)

– Cópia das passagens de ida e volta

– Cópia da reserva no hotel de permanência em Dubai ou outra cidade dos Emirados Árabes.

– Seguro de viagem (não é tão comum esse pedido)

Recebendo o visto

Tudo enviado, o processo demora até sete dias úteis para análise pelo Ministério de Imigração dos Emirados Árabes. É possível solicitar, se preciso, tramitação de urgência, em que a autorização fica pronta em dois dias úteis, mas há uma taxa extra. Assim que o visto for autorizado, o patrocinador enviará a você uma autorização de entrada no país. Ela  deverá ser impressa e apresentada, se solicitado, à companhia aérea no embarque e às autoridades de imigração no aeroporto em Dubai ou outra cidade de entrada.

378093_280132858688281_779529464_n

Links úteis

Site oficial do turismo de Dubai – Visit Dubai

Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil

Informação sobre o visto na companhia aérea Emirates

Hotéis em Dubai que oferecem o visto

Dubai Visa – Site para obtenção de visto

Tabela de preços dos vistos emitidos pela Emirates

Tabela de preços dos vistos emitidos pela Etihad

Já viajou para Dubai? Tem alguma dica sobre como tirar o visto? Conte nos comentários como foi sua experiência e ajude os demais leitores!

*Post atualizado em janeiro/ 2017

 

Autor

Monique Renne - Editora de Destinos