Certificado de vacinação contra febre amarela – tire suas dúvidas

Denis Carvalho 08/11/2012 às 14:17h 90

Viagens internacionais exigem alguns preparativos importantes, como a preparação de toda a documentação necessária para o ingresso no país de destino. É importante lembrar que além de passaporte e visto, algumas nações exigem um certificado de vacinação contra a febre amarela para ingresso em seu território. Os passageiros que nunca foram vacinados contra a doença ou que receberam a imunização há mais de dez anos devem tomar a vacina no mínimo dez dias antes de viajar, o que pode ser feito em qualquer unidade de saúde em sua cidade.

As pessoas vacinadas em postos e hospitais recebem o Cartão Nacional de Vacinação, que é válido em todo território nacional. Para a viagem internacional, porém, o passageiro precisa de um Certificado Internacional de Vacinação, que é emitido pela Anvisa. Nos postos da agência em aeroportos, a emissão demora poucos minutos e pode ser feita antes do embarque. É preciso, porém, tomar cuidado com o horário do voo, pois pode haver filas. Confira a lista de postos em todo o Brasil.

Vale destacar que a vacinação é exigida mesmo que haja apenas uma conexão no país. A lista completa dos países que exigem a vacinação pode ser consultada no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é atualizado periodicamente.

Mais cuidados
Além da febre amarela outras vacinas são recomendadas pela Anvisa como prevenção para o viajante que se desloca para qualquer país, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a DT (difteria e tétano) e hepatite B, e no deslocamento para áreas endêmicas, a poliomielite, influenza (gripe) e meningite meningocócica. A Agência mantém um site com as principais dúvidas e orientações aos viajantes, além de uma página com perguntas frequentes. Lá você pode fazer o roteiro de sua viagem e baixar um informativo com dicas gerais

Outras página com informações e orientações importantes é do Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives) da UFRJ. O site do CDC (a Anvisa norte-americana) também tem informações úteis.

  • Higor

    VOu viajar para a nova zelândia e sydney e fazer conexão em dubai também. Preciso tomar alguma vacina?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Use a ferramenta da Anvisa e insira o itinerário lá para saber. O link está no post

    • Vitor J. Nunes

      Quer a comida pronta, mastigada e ainda nem quer o trabalho de engolir. É muita folga, viu?

  • http://www.becodaspalavras.com Luciana

    Informação preciosa e me lembrou de verificar minha vacina, que acho que vencerá ano que vem.

  • Leonardo

    Vou ao Paraguay e tirei o certificado em poucos minutos no aeroporto de Salvador. O processo foi bem simples. Foi só levar a identidade e o cartão de vacinação.

    • Diogo

      Deixaram você viajar tendo acabado de tomar a vacina?

      Pq normalmente exigem que tenha sido tomada no mínimo 10 dias antes

      • Diogo

        ops, agora q vi o "Vou ao Paraguay"

        Logo vc fez bem e foi antes do dai da viagem no aeroporto hehe

  • Leonardo

    Vocês sabem o que fazer quando alguém perde a carteirinha de vacinação antiga, da época que não existia Cartão Nacional de vacinação? Há mais ou menos 10 anos os municípios eram independentes na expedições de carteiras e não havia um cadastro nacional. Será que vão obrigar a vacinar de novo , mesmo antes dos 10 anos da dose anterior?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Procure o posto de saúde mais perto de sua casa ou entre em contato com a Prefeitura para saber o procedimento para fazer a nova carteirinha. Costuma ser bem simples

    • Dinorah

      Não tome a vacina contra febre amarela se tiver sido feita em menos de 10 anos, a reação pode ser séria!

  • Thiago

    Ótimo comentário Denis, eu gostaria de ver um dia uma dica destas referente aos seguros viagem e seguro saúde internacional, o que vale a pena e o que é obrigatório.. e tb sobre a forma de levar o dinheiro para o exterior, se vale a pena o cartão travel money por exemplo..

  • catarina

    Não sabia que tinha que tomar a vacina de febre amarela para entrar nas Bahamas. Estava em Miami e não ia embarcar. Me indicaram um posto perto do aeroporto de lá e eu tomei a vacina antes do embarque. So que o detalhe é que eu paguei US$150!!

    E a mulher do posto ainda colocou uma data falsa (de 10 dias para tras) para eu poder embarcar.

    Então, boa dica, melhor tomar logo todas as vacinas aqui no Brasil, que é de graça!!

    E ainda tem tantas pessoas reclamando do nosso sistema de saúde.

    • https://www.facebook.com/lucurcio Luciana Curcio

      Oi Catarina, você ficou sabendo no momento do embarque? Como eles fizeram?
      Eu to super preocupada pq fiquei sabendo só ontem, mas meu cruzeiro é dia 09/08 e a vacina só será válida a partir de 11/08.

  • Leonardo

    Caros,

    Acabei de viajar para a Costa Rica e realmente lá foi exigido. Jurava que nunca ia pedir, mas me enganei. Felizmente estava com a minha em mãos.

    Gostaria de fazer uma correção à matéria. Em Brasília a Anvisa funciona em um horário ridículo 8h às 12 e 13h às 17h. Então é melhor tirar antes, pois quem tiver voo noturno e tentar tirar na hora não vai conseguir. Lamentável na capital do país, terceiro aeroporto mais movimentado, não ter um posto da Anvisa 24h. Eles até tem um plantão, mas não emitem as carteiras internacionais fora do horário comercial.

    Abs

    • Victor N.

      Leonardo, semana que vêm vou para CR também saindo de Brasília e tive que ir com muita antecedência tirar e ainda perder aula e trabalho para ir naqueles horários péssimos. Uma lástima!

    • Patrícia

      E vai além o problema…pelo site da Anvisa, consta que o Aeroporto de Congonhas tem vacinação, quando não tem mais e já faz um tempo. Perdi um tempo no trânsito e cheguei lá, não mais vacinavam. Sempre liguem antes de sair, porque nem no site recém atualizado dá pra confiar.

  • Thiago Castro

    Segundo a OMS, o Panamá exige a vacina. Contudo, em conexão, nunca vi ngm exigindo a mesma. Até pq no Panamá, qdo fazemos conexão não passamos na imigração, ficamos apenas naquela área de embarque mesmo.

    Alguém já viu algo diferente? Eu, por via das dúvidas, me vacinei assim mesmo (qdo fui pra cancun), mas nunca ouvi ngm falando q teve a vacina exigida na conexão.

  • Victor N.

    Denis, só uma correção. Já tem alguns poucos anos que o cartão de vacinação é branco e não amarelo. Isso pode confundir alguns leitores. Fiz um novo cartão alguns meses atrás. Grande abraço!

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      O internacional agora é branco? Fiz o meu ano passado e ainda era amarelo!

      • Patrícia

        Quando fui emitir o meu mês passado, era amarelo.

      • Victor N.

        No final de 2010 já tinham trocado para branco, lembro que minha família fez em Minas Gerais. E agora fiz um novo em Brasília e era branco tb. Perguntei sobre o velho cartão e me informaram que esse é o novo modelo já tinha algum tempo, mas quem tem ainda o amarelo não tem problema.

    • Thiago Castro

      O meu tb é do ano passado e é amarelo.

  • Dayani

    Acabei de ligar no Cives aqui de Curitiba e o horário de atendimento é o mesmo de Brasília, conforme o Leonardo comentou.

  • Andrea

    Eu viajei para a Europa e fui na Anvisa do aeroporto de Guarulhos e o funcionário simplesmente disse que não precisava e pronto! Insisti, nunca se sabe, né, mas não houve jeito, ele disse não, não e não. Fui apertando todos os furinhos do corpo, louca de medo de ser barrada por algo que eu procurei no Brasil e a preguiça do funcionário da Anvisa não me forneceu.

    • Thiago Castro

      Na verdade pra Europa não precisa mesmo não. Mas a Anvisa não tem nada com isso. Vc tem todo o direito de ir lá validar seu cartão, independente se vai viajar hoje ou daqui a 5 anos!!!

  • Augusto

    Eu fui a Costa Rica tem 2 semanas, e fiz o mesmo processo, tomei a vacina e fui na Anvisa do Aeroporto de Brasilia, não tinha ninguém (fui a tarde) e rapidinho saiu a carteira. Mas ninguém verificou em momento nenhum se eu tinha a vacinação em dia (nem a companhia, nem a alfândega na Costa Rica).

    • Leonardo

      Pois é, para mim pediram no check in da Copa e na imigração foi a primeira coisa que pediram. Fui há duas semanas também. Não dá para ir no risco…

  • Rodrigo C Hermont

    Parabéns pela matéria completa, com bastantes referências e links. Vou viajar em dezembro e estava em busca dessa informações!

  • Aline

    Gente, procurei na internet e saiu uma noticia deste mes dizendo que nao fariam mais a aplicação de vacina em aeroportos:

    http://www.secth.com.br/si/site/054210

    voces conseguem confirmar? parece que preciso tomar esta vacina tambem e nao gostaria de pagar nos postos particulares, rs.

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Procura a rede pública de saúde da sua cidade, você pode tomar lá

    • Patrícia

      Eu não consegui no Aeroporto de Congonhas, mas tem posto no HC aqui em SP, e também mais duas unidades bem próximas dele. Tem em São Caetano do Sul, e são essas que me lembro ter mais facil acesso a metrô e trem

    • Thiago Castro

      Eu tomei no posto de saúde do meu bairro. Rápido e tranquilo!!!

  • http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Portos+Aeroportos+e+Fronteiras/A Ricardo Donizeti de

    Prezados Senhores.

    Sou servidor da ANVISA no Aeroporto Internacional de Brasília – JK. Gostaria de parabeniza-los pelas informações prestadas. Solicito apenas uma correção: A ANVISA não aplica vacinas, não aplicamos vacinas desde 2008.

    As vacinas são aplicadas nas unidades de saúde estaduais, municipais e no DF ou em clinicas autorizadas. Os usuários devem atentar para que conste no cartão de vacina a data, número de lote e local em que foi administrada.

    Fazer o cadastro no site http://www.anvisa.gov.br/viajante nesse site o usuário pode tirar suas dúvidas. É importante que o viajante conheça quais as doenças e agravos ocorrem no país ao qual se destina e as ações que podem fazer sua viagem mais segura. As medidas preventivas vão desde a vacinação prévia a data de embarque até cuidados com a alimentação e água durante a viagem

    Com o cadastro feito o viajante deve ir a qualquer Posto da ANVISA para emissão do CIV- Certificado Internacional de Vacinação.

    Um abraço

    Ricardo Donizeti de Oliveira

    ANVISA – Aeroporto de Brasília – JK

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Ok, obrigado pelo esclarecimento!

  • JP

    E essa vacina aí dói muito? rsrsrs

  • Rubens

    Dica importante: sim, você pode solicitar "Certificado Internacional de Vacinação" antes do embarque, mas o posto NÃO funciona 24×7. Em Congonhas e Guarulhos, por exemplo, só funciona de segunda a sexta e em horário comercial.

    Precisei do certificado para viajar para Barbados e acabei me programando para passar um dia antes no aeroporto para pega-lo, já que meu voo sairia apenas a noite.

    O processo é, de fato, bastante rápido, não tomou 5 minutos. Pedi para o taxista dar uma volta na quadra e voltei no mesmo carro. =)

    • Karl

      Em SP e no Rio, existem vários lugares (hospitais ou postos de saúde) que emitem o CIV. Na maior parte do Brasil, só nos aeroportos e alguns pontos da fronteira. Ver "Centros de Orientação para a Saúde do Viajante" no site da ANVISA.

  • Renata

    Eu também fiz conexão no Panamá e não precisou.

  • Rubens

    Patricia, em Congonhas tem o posto que emite o certificado, mas eles não fazem a vacinação lá.

  • http://twitter.com/angeloeugenio Angelo Eugenio

    Nem relógio trabalha de graça… tem que colocar pilha!

    Quanta preguiça em ler um post? Faça me o favor!

  • poder O2

    Sim, é branco!

  • http://twitter.com/angeloeugenio Angelo Eugenio

    Thiago, realmente quando se fica no Aeroporto não necessita da vacina de febre amarela… no Peru por exemplo também pede vacina pra visitar o país mas em conexões não necessita, PORÉM é muito útil e explico porquê.

    Viajando dos EUA para o Brasil via TACA, perdi a conexão em Lima devido a um atraso do vôo nos Estados Unidos, e no Perú quem tava com o comprovante saiu do aeroporto e dormiu no hotel, quem não tinha o cartão não adiantou o xilique, ficou no Aeroporto 1 dia, olha que lição =)

    Eu graças a Deus não ando sem esse cartão da Anvisa, mesmo pra destino que não é necessário, pois pode acontecer isso, na escala/conexão dar zebra e no país onde deu essa zebra precisar do cartão!

    • Breno campina grande

      Fui ao Peru dez vezes e nunca me pediram esse cartao

    • Thiago Castro

      É verdade. Eu tinha lido várias pessoas falando que não precisava e tal, mas não custa nada tomar a vacina e levar o certificado né??

    • Jefferson Paulo

      Eu fui pro Peru a exatos 01 mês e não me pediram nada, estranho!

  • Marcelo

    O link fornecido na matéria é para serviços privados de vacinação – que aplicam a vacina, mas não emitem o certificado. Isso a maioria das secretarias de saúde também fazem.

    Creio que o link mais relevante, dos postos da Anvisa que emitem o bendito certificado internacional nos aeroportos e outros pontos fronteiriços, é o seguinte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/eed30

  • Nilton

    Prezados Amigos do MD,

    Quem está em SP, o hospital Emilio Ribas (Metro Clinicas – Linha Verde) tem uma área de medicina do viajante e emite o certificado internacional e aplica a vacina. O atendimento é muito bom e super rápido. Recomendo.

    • Mariana

      Recomendo esse posto em SP também! Fui de metrô, no horário de almoço! Foi muito rápido, prático e nem doeu! ;P

  • Marina

    Viajei para o Panamá e ninguém me pediu o certificado…de lá fui para Filadélfia (ñ foi conexão) e de novo ninguém me pediu nada (sei lá, achei que como não pediram para entrar no Panamá, talvez tivesse que apresentar por estar saindo do país e entrando nos EUA, mas nada novamente).

    Vai saber né…na dúvida, melhor garantir!

  • catarina

    O meu é de menos que um mes atras e é amarelo.

  • Fabio

    Cara, eu tive em Sydney ano passado e à época não vi no site da embaixada australiana a obrigatoriedade de vacinação. Contudo, chegando lá (com voo saindo de SP) me pediram certificado de vacinação da febre amarela. Como eu não tinha, eles me tiraram da fila, revistaram detalhadamente minha bagagem, tive q assinar uns papeis … enfim, perdi um tempão. Aconselho vacinar pra ir a Sydney.

  • Paulo e Nádia

    Olá pessoal,

    Então este não é tópico correto, mas… conto com a colaboração de todos. A situação é chegou final de ano, eu e esposa demoramos demais e agora estamos em um dilema, pois pretendemos passar Reveillon em Miami.

    Somos de Rio Grande/RS (320km de POA) e simulamos Porto Alegre – Miami 27/12 a 05/01/13 aéreo + hotel(8 diárias) + Taxas ficou no final de R$ 4.796,00 cada. Havia outro dia escutado que alguns gaúchos estavam indo para Miami por Montevideo, minha cidade fica distante de Montevideo/Urug 600kms…

    Então simulei pelo Subm Montevideo/Miami (mesmas datas) e ficou o total por pessoa em R$ 2.915,75 (R$ 2.200,00 a menos, claro se considerar o que eu iria gastar entre minha cidade e POA para a diferença que irei gastar indo a Montevideo em torno de R$ 80,00 a mais), resumindo indo por Montevideo me custa em torno de R$ 2.100,00 há menos…

    *Detalhe o trecho entre Montevideo ao RJ é pela Tam e RJ Miami pela American… tentei então simular RJ-Miami e saiu ainda mais caro que de POA-Miami…

    Alguém já fez algo parecido ir a Montevideo e ou Buenos Aires ou outra capital de país vizinho e foi para os EUA ?

    O que acham vou na fé ?

    *Se alguém tiver alguma sugestão boa para o reveillon (menos lugar frio…), fique a vontade para sugerir…

    Obrigado pela paciência, abraço,

    Paulo e Nádia

    • val

      raz,aqui se trata de vacina

  • Veronica

    Leonardo, a ANVISA, em todo o Brasil funciona nos horários comerciais, pois se seu Cartão Nacional de vacinas estiver com lote errado, ou outras incorreções referente a vacina, etc,,etc, ainda há a possibilidade da ANVISA telefonar aos Postos que fizeram a Vacina e confirmar os dados corretos. Há noite não há essa possibilidade e voce poderia perder sua viagem se seu Certificado Nacional estivesse com dados incorretos.

  • Luiz Godinho

    O meu foi feito em 2008 e já era branco…

  • Daniel Bazetto

    Bom post, eu tomei a minha vacina de febre amarela nessa segunda feira, e até agora nenhuma reação a não ser uma dor no local da aplicação.

    Vou passar por Venezuela, Colômbia, Panamá e Cuba, algum dos países requerem a vacina, outros não, porém no site da OMS ela recomenda a vacina para todos esses países nos quais vou passar.

  • Thiago Castro

    Duvido q alguem vá ter reação se tiver tomado uma vacina ha uns 6, 7 anos. Esse seria o caso se o última vacinação tiver sido recente…

  • Thiago Castro

    Vai ver que o estoque do amarelo ainda não acabou em alguns estados. Ou então cada estado tem fornecedores diferentes. Mas, no fim das contas, não faz diferença né? :)

  • http://www.meusroteirosdeviagem.com Diego / Blog Meus Ro

    Na minha viagem para a África do Sul tive que tomar essa vacina e emitir o Certificado Internacional. Ele foi solicitado no check-in, ainda em São Paulo, e se eu não tivesse apresentado ele não seria possível embarcar.

  • Camila Gomes

    Já fui pro Paraguai e pro Peru sem vacina e entrei numa boa.

  • http://twitter.com/angeloeugenio Angelo Eugenio

    Desculpem… não é Peru, o correto é El Salvador (2a. escala da Taca)!

    Abraços!

  • Catiusia

    Amigo, estou na Austrália, entrei ontem em Sydney e tive problemas com a imigração aq por não ter o CIV da vacina contra febre amarela. A sorte foi eu falar inglês fluente e aí entrei, mas sugiro que você tome a vacina e pegue o Civ na Anvisa

  • http://twitter.com/angeloeugenio Angelo Eugenio

    Pelas suas contas eu não pensaria duas vezes e ia pelo Uruguai!

  • Thiago Castro

    O q tem a ver o inglês fluente com o CIV? Mandou um migué pra cima do oficial?? rs

  • Dayane Freitas

    Ninguém aí nunca foi a Índia??? Precisava de algumas respostas… quanto a melhor companhia aérea e tal..

  • Ricardo

    Em minha primeira viagem ao Peru, antes de embarcar para o Brasil fui informado de que seria necessario o certificado…como eu nunca tinha feito, tomei a vacina no aeroporto em Lima (pra nao ter problemas a atendente mencionou no certificado que era a segunda vez da vacina…) isso foi a duas horas antes do voo pra Guarulhos. Chegando aqui, tive que ficar uns tres dias sem sair do banheiro..a reação da vacina é realmente muito forte! Apesar de ser diferente em cada pessoa, aconselho tomarem muito cuidado!

  • Ricardo

    Se não me engano há uns 7 anos atrás o certificado era solicitado no Peru, atualmente os países andinos não pedem mais este cartão.

  • Marcos

    Eu vou para a Colombia é obrigatário tomar a vacina contra febre amarela? Eu posso tomar com menos de 10 dias para entrar no país?

  • Leonardo

    Ou seja, para uma eventual exceção eu prejudico todos os demais… Não parece muito inteligente.

  • andrea

    Ola,

    Moro e trabalho na SuiCa, porem meu passaporte eh brasileiro (tenho o ".RG" daqui).

    Vou fazer um cruzeiro saindo de Miami que passa um dia nas Bahamas.

    Ja vi que nao preciso de visto so por esse dia, mas preciso da vacina contra febre amarela. Como fica no meu caso, ja que nao moro no Brasil ?

    Sera que tambem tenho que ter essa vacina ?

    obrigada

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Eu acho que ninguém deve checar isso no porto, mas no seu lugar eu tomaria assim mesmo, apenas para viajar tranquilo

  • livia cabral

    por favor fui informada que aos domingos o centro de orientação de viajantes não abre e tenho um voo marcado para a china as 18 horas de doming9o,28-07 e preciso do c ertificado internacional de vacinação e ja tinha feito o cadastro no site da anvisa…como faço agora?Não fui informada que esse centro de orientação não abre aos sabados e domingos.Por favor,me ajudem…

    • http://melhoresdestinos eduardo

      Marcia, vc conseguiu embarcar? Como foi oq fez? Estou com o mesmo problema.
      Obrigado

  • Marcia Bone

    Não entendi uma coisa fui à Curaçao e não pediram certificado nenhum de vacinação e está no tal site? Queria saber se para Bahamas no Cruzeiro vai precisar mesmo ou não?? Alguém pode me responder?

  • Marilia Spadoni.

    Nao lê,nro a data que tomei a vacina,acho que foi em 2006, posso tomar de novo perdi o carão

  • https://www.facebook.com/tatianebosilva Tatiane Silva

    A vacina é exigida mesmo pra conexões curtas, menos de 1 hora? Onde nem vamos sair do aeroporto?

  • Juliana

    Como fica no caso da vacina não ser recomendada, como no caso das gestantes, por exemplo?
    Obrigada desde já pela ajuda.

  • Joao Vitor

    gente,estou desesperado,minha viajem e amanha e nao sabia dessa vacina,vou tomar hj,oque tenho que fazer? barulhar a mulher da vacina para colocar 10 dias antes? estou indo para Bahamas

    • rosana

      oi Joao, Eles pediram conprovante de vacina pra entrar no Bahamas? Nao reparei que precisa, e so agora me dei conta. Minha viagem e semana que vem.
      Agradeceria muito sua resposta!
      Obrigada

  • Thiago

    Amigos, eu não tinha tomado a vacina e fiquei sabendo que terei de fazer uma viagem para a India (onde é obrigatório), eu já a tomei, porém o evento é entre os dias 19 e 20, e o meu cartão só terá validade a partir do dia 20 (devido aos 10 dias de antecedência) o que fazer?

    • Thiago

      Thiago. Que interessante. Tb me chamo Thiago e estou na mesma situação. Me conta, por favor, o que aconteceu contigo. Conseguiu embarcar… solicitaram o certificado na cia aerea do Brasil e na chegada na India….. Obrigado e um abraço.

  • Claudiap

    Também vou fazer conexão de 2 horas no Panamá à Cancun com troca de aeronave. Vão exigir com certeza a carteira internacional de vacinação de febre amarela?? Alguém foi a pouco tempo?? Minha viagem é dia 25/04.
    Terei problemas p embarcar p Cancun?

  • Evone Coelho

    Estou com viagem marcada para New Jersei para o próximo dia 26. Preciso me vacinar contra febre amarela para ir aos Estados Unidos? Agradeço se me responderem por favor.l Evone

  • rosana

    Alguem saberia, por favor me informar se realmente preciso do certificado internaciional de vacina contra febre amarela pra entrar no Bahamas? Minha viagem e semana que vem e so agora me dei conta de seria preciso…
    Muito obrigada!

  • http://twitter.com/camilacandeia @camilacandeia

    E quem não pode tomar a vacina? No meu caso sou transplantada d fígado, e a vacina se trata de um vírus vivo porém atenuado, alguém saberia me responder? Obrigada.

  • https://www.facebook.com/rauf.souza Rauf Souza

    Fui na Anvisa hoje, após tomar a vacina de febre amarela, para tirar o Certificado Internacional. Chegando lá, a servidora informou que a vacina de febre amarela não está mais sendo exigida no Panamá, nem para conexão, nem para entrar no país. Como eu já tinha tomado a vacina, peguei o certificado assim mesmo, já que posso precisar dele para entrar em algum outro país que exija a vacina nesses 10 próximos anos. Mas conferi na lista da OMS, divulgado no site da Anvisa, e realmente não há mais a exigência da vacina para o Panamá.
    link: http://www.who.int/ith/ITH_Annex_I.pdf?ua=1

  • maria.

    Maria.
    como posso fazer para transforma o cartão de vacina nacional para INTERNACIONAL minhas filhas ja esta viajando é não sabia desta mudança de cartão a original esta comigo como procuração para resolver qualquer situação dela o poço fazer.pois estãoprecisando.

  • FLAVIO

    OLÁ ESTOU VIAJANDO PARA URUGUAI AGORA EM NOVEMBRO.
    O QUE DEVO APRESENTAR COM CARTEIRA DE VACINAÇÃO.