Certificado de vacinação contra febre amarela – tire suas dúvidas

Denis Carvalho 8 · novembro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Viagens internacionais exigem alguns preparativos importantes, como a preparação de toda a documentação necessária para o ingresso no país de destino. É importante lembrar que além de passaporte e visto, algumas nações exigem um certificado de vacinação contra a febre amarela para ingresso em seu território. Os passageiros que nunca foram vacinados contra a doença ou que receberam a imunização há mais de dez anos devem tomar a vacina no mínimo dez dias antes de viajar, o que pode ser feito em qualquer unidade de saúde em sua cidade.

As pessoas vacinadas em postos e hospitais recebem o Cartão Nacional de Vacinação, que é válido em todo território nacional. Para a viagem internacional, porém, o passageiro precisa de um Certificado Internacional de Vacinação, que é emitido pela Anvisa. Nos postos da agência em aeroportos, a emissão demora poucos minutos e pode ser feita antes do embarque. É preciso, porém, tomar cuidado com o horário do voo, pois pode haver filas. Confira a lista de postos em todo o Brasil.

Vale destacar que a vacinação é exigida mesmo que haja apenas uma conexão no país. A lista completa dos países que exigem a vacinação pode ser consultada no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é atualizado periodicamente.

Mais cuidados
Além da febre amarela outras vacinas são recomendadas pela Anvisa como prevenção para o viajante que se desloca para qualquer país, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a DT (difteria e tétano) e hepatite B, e no deslocamento para áreas endêmicas, a poliomielite, influenza (gripe) e meningite meningocócica. A Agência mantém um site com as principais dúvidas e orientações aos viajantes, além de uma página com perguntas frequentes. Lá você pode fazer o roteiro de sua viagem e baixar um informativo com dicas gerais

Outras página com informações e orientações importantes é do Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives) da UFRJ. O site do CDC (a Anvisa norte-americana) também tem informações úteis.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe