Vacina da Febre Amarela: Agora a dose é única!

Wendell Oliveira 5 · abril · 2017

Boa notícia para quem já estava com a dose da vacina da febre amarela vencendo! O Ministério da Saúde anunciou hoje (05/04) que apenas uma dose da vacina será necessária. Anteriormente eram necessárias duas doses, sendo a segunda recomendada dez anos após a primeira.

Vale lembrar que além de tomar a vacina da febre amarela, obter o Certificado Internacional de Vacinação continua sendo uma exigência básica para entrar em muitos países. Confira se o país para onde você vai precisa da vacina.

A OMS já recomendava desde 2014 uma dose única. Estudos apontam que a proteção contra a febre amarela se mantém por toda a vida, mesmo com apenas uma dose.

A mudança vem em boa hora, numa época em que cada vez mais brasileiros viajam para o exterior e nem sempre têm tempo de verificar detalhes como esse. Se você já tomou a sua vacina, agora pode ficar tranquilo! 🙂

Mais informações? Confira nossas orientações sobre Febre amarela: Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o exterior!

Fonte: Agência Brasil

Autor

Wendell Oliveira - Editor
  • Maria Renata

    Como faço ja que tomei duas doses e na minha carteira de vacinação internacional ambas tem validade (não tem escrito life). Será que quando a segunda dose “vencer” não vou ter problemas pra entrar em algum pais? Terei que tomar uma tereira dose pra ai sim vir escrito Life?

    • Wendell Oliveira

      Oi Maria, basta levar o certificado internacional a um posto da Anvisa que eles reemitem com validade ‘life’.

    • LuRodamilans

      Renovei minha carteira internacional em 04-11-2016 e já está assim: Certificado válido de 14-11-2016 à LIFE. Ou seja, não precisarei mais de nada. No entanto, a impressão com o passar do tempo se apaga (e eles orientam não plastificar o documento), logo, creio que deverei ter de trocá-lo em algum momento daqui pra frente.

  • Marcelo Luiz Fleischhauer Corr

    A minha dose venceu ano passado. Estava correndo atrás para achar um posto ou clínica que tivesse a vacina, dado, a grande procura aqui no Rio. Estou achando muito conveniente essa “dose única” ser adotada justamente neste momento. Por que a resolução da OMS não era aceita antes? Terei de viajar a trabalho para alguns países nos próximos meses. Qual a segurança que terei se confiar nessa “dose única”repentina?

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Antes era anual, depois passou a cada 10 anos, acho que foi mais uma questão de avaliar a eficácia da vacina com o passar do tempo.

    • LuRodamilans

      Concordo e tenho a mesma dúvida… Porque se passou tanto tempo pra “descobrirem” que uma única dose era suficiente por toda vida? Será que não é um “cala boca” pra sociedade não entrar num colapso, desesperador atrás de se imunizar? Na Bahia está acontecendo um surto, inúmeros animais (macacos) foram encontrados e confirmados com a Febre Amarela. Diante de um país que não tem muita (pra não dizer nenhuma) credibi lidade, desconfio dessa informação de uma dose só… Por via das dúvidas, já tomei duas vezes num período de 10 anos.

  • Diogo Marxx Ramirez

    Eu tomei em julho de 2007, então não vou precisar tomar de novo. Boa noticia.

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Mesmo assim vou tentar me vacinar em 2025 kkkkkkkkkkkkk. Vai que…

  • Aline DP

    Na verdade, para viagens já não havia mais preocupação, visto q o certificado internacional se baseia na OMS e com 1 dose já vinha c validade “life”.

  • Karen Ka

    Tomei a vacina em 2000 e estava correndo atrás de outra dose para tirar o certificado internacional, será que agora os centros de orientação vão passar a emiti-lo para quem já tomou a vacina mesmo após todo esse tempo como eu?

    • LuRodamilans

      Sua vacina pro certificado já perdeu a validade que é de 10 anos… Sugiro tomar outra vacina tirar um novo certificado, na ANVISA eles orientaram a quem já tem o certificado cujo as informações estão se apagando ou algo do tipo deve levar pra renovar (foi o meu caso).

  • Ana

    Meu marido não conseguiu tirar certificado no dia, estao dando somente 20 senhas pela manhã para isso 😱 Enfim, há prazo para se emitir o certificado ou ele pode ser emitido em qualquer época apos tomar a vacina?

    • Everton Basílio De Souza

      pode ser sim emitido a qualquer momento após tomar a vacina, basta levar o comprovante da vacinação com a data correta da aplicação, lote da vacina e identificação do profissional que fez o procedimento. Eu mesmo tomei a minha em novembro de 2015 e só emiti o meu certificado em setembro de 2016.

      • Igor Guiraldelli

        Everton você emitiu o certificado no aeroporto?

        • LuRodamilans

          No aeroporto de congonhas ou guarulhos em SP faz tranquilo, só atentem-se que eles tem “horário de almoço” e geralmente só reabrem após as 13:00 nos dias utéis.

          • Igor Guiraldelli

            Valeu muito obrigado!
            Já vi os horários.

      • Ana

        Obrigada!

  • Barbara

    Gente, eu não lembro se já tomei essa vacina. Lembro que há anos atrás fui para o Peru mas não me recordo se tomei… como saber se tomei ou não a vacina? Algum órgão controla isso? Obrigada!

    • Samantha Zarth

      A vacina é gratuita na rede pública de saúde e você vai precisar do comprovante para obter o certificado de vacinação, então não tem jeito…vai lá e toma de novo 😉

  • Jose Geraldo De Miranda

    Bem vindo Wendell! As notícias e dicas do MD são ótimas.

  • Wilson Munhoz

    Se uma dose é suficiente, como podemos explicar o fato abaixo:
    “Drauzio Varella teve febre amarela
    Erro causou o contágio
    Em 2004, o médico foi, como é de seu costume, em viagem para a região do Rio Negro, no Amazonas. Para quem vai para essa área, é recomendado que seja feita a vacinação contra febre amarela.

    No entanto, o médico deixou de tomar a vacina de reforço contra a doença antes de sua partida: “

  • LuRodamilans

    Semana retrasada fui com um amigo em Guarulhos e não demorou nem 5 minutos, foi só o tempo de chegar e imprimirem o documento… Quem faz o cadastro pela internet é mais fácil.

  • Humberto

    Tenho mais de 60 anos. Como viajar se não tomei a vacina? Alguem me ajude?

  • Humberto

    Obrigado.valeu pela informação.