Extra! United Airlines compra 5% da Azul por US$ 100 milhões

Denis Carvalho 26 · junho · 2015

A Azul e a United Airlines acabam de anunciar uma parceria estratégica de longo prazo, na qual a companhia americana investiu US$ 100 milhões por 5% do valor econômico da aérea brasileira. O investimento inclui um acordo de codeshare em que as empresas compartilharão rotas entre Brasil e Estados Unidos e pelo resto do mundo.

Além disso, a United passa a contar com um membro no Conselho Administrativo da Azul e os programas Mileage Plus e TudoAzul serão integrados. “Os clientes poderão usar seus pontos TudoAzul para voar para qualquer destino servido pela United no mundo”. Além disso, os clientes do programa do TudoAzul irão ainda receber pontos qualificáveis em voo da United, acelerando a conquista de categorias como Safira e Diamante.

Azul united

As novidades foram anunciadas agora pelo fundador da Azul, David Neeleman, e pelo vice-presidente da Unite, John Rainey, em um evento em São Paulo, que foi acompanhado pelo Melhores Destinos.

Neeleman afirmou que o principal objetivo do acordo não foi a captação de recursos, mas sim a parceria estratégica com a companhia, para enfrentar as redes internacionais oferecidas pela GOL com a Delta e pela TAM com a LAN e Onerworld. “O dinheiro vai ficar no banco. Todo mundo gosta de dinheiro, mas esse não foi o principal para nós. Foi mais por causa da sociedade com a United”.

A expectativa é que os voos da companhia americana estejam no sistema da Azul em um prazo de 30 a 45 dias, no entanto é necessário que haja aprovação da nova união por parte do Cade.

A parceria da Azul é bastante semelhante à que a GOL possui com a Delta Air Lines e foi uma surpresa para quem imaginava uma união futura de forças entre a Azul e a JetBlue, companhia americana também fundada por Neeleman.

Botom comemorativo
Botom comemorativo

Star Alliance

A nova parceria também reforça a possibilidade de entrada da Azul na Star Alliance em um futuro próximo. Na última reunião do conselho da aliança, na semana passada, o presidente da Star Alliance, Mark Schwab, afirmou à Filha de São Paulo que o grupo espera contar com a Avianca Brasil e com a Azul entre as associadas.

“A Avianca é uma ótima companhia, mas não atende todas as cidades que precisamos no nosso mapa. Acreditamos que a combinação de duas nos daria uma cobertura completa. Quando você olha as redes das duas companhias, elas são complementares. Juntas, dão uma bela cobertura do país”, disse.

A previsão de Schwab, no entanto, é que a assinatura de um contrato definitivo com a Azul não aconteça no curto prazo, pois “a liderança da companhia está muito ocupada neste momento”, disse Schwab, em referência à compra da portuguesa TAP pelo consórcio liderado por Neeleman.

“As discussões com eles continuam. Nós sabemos que estão muito ocupados neste momento. Mas ainda vai levar um tempo. Esse tipo de negociação costuma levar um ano, no mínimo. Com a Avianca foram 18 meses”.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Essa valor avalia a empresa em R$ 2 bilhões!! Jesus!!

    • Darlan Andrighetto Jr

      2 BILHOES DE DOLARES, NAO REAIS

      • Mais loco ainda

        • Darlan Andrighetto Jr

          Sim, a azul ARRASA!

      • Paulo Oliveira

        Dois bi de reais, o título da matéria fala R$ 100 milhões.

        • Paulo Oliveira

          Opa….trocaram já para dólares….

  • Darlan Andrighetto Jr

    TA ERRADO, 100 MILHOES DE DOLARES, NAO REAIS!!!

  • Bruno Simões

    “…os programas Mileage Plus e TudoAzul”. Melhor parte.

    • Diego

      Quando será que se tornará possível emitir United com pontos TudoAzul? Ansioso por isso, junto com todos os que aproveitaram as muitas promoções de pontos em dobro dos últimos tempos.

  • Diego

    Ótima notícia… espero que em breve eu possa transferir meus pontos dos cartões de crédito pro meu MileagePlus (a TAM/LAN ainda tem muito a aprender em como tratar seus clientes elite – United 1K tem um dos melhores atendimentos que eu já vi…).

  • Ítalo Alencar

    Capital fechado… O David Neeleman é fera no mundo dos negócios… A Azul quase que fazia IPO… Se tivesse feito estaria lascada, sem amadurecimento e sujeita a instabilidade maior por conta do atual mercado… Na minha opinião a Azul cresce juntamente com a Avianca de forma sustentável…

    • Igor Pussoli

      Invisto dinheiro fácil na azul. Não sei se seria tão instável, pois é uma empresa bem estruturada e com uma postura boa no mercado.

    • A diferença é que a Avianca cresce muito lentamente, apenas para aumentar uma rentabilidade q ela tem.

      Já a Azul está totalmente focada no negócio e cresce com decisões interessantes em sua malha aérea. Não é difícil imaginar q daqui uns 5 anos a Azul seja a nossa principal cia aérea enquanto a Avianca continue a ser apenas a 4ª.

      • Ítalo Alencar

        Eu vejo ambas com um futuro forte e promissor! Elas precisam de mais espaços nos aeroportos e investimentos nas bases. No entanto, é notório o avanço de ambas. A Azul está sendo ousada. E a Avianca continua com a política cautelosa e focada em não ter prejuízos. Vejo um espaço forte pra ambas no Mercado Nacional. AS marcas estão sendo fortalecidas pela qualidade. Enfim, não menosprezando a GOL, nem tão pouco a TAM. Mas, se colocarmos todos com o mesmo valor eu aposto que os Brasileiros preferem ir de Avianca OU AZUL.

        • DiMais

          Azul porque além do bom atendimento tem as aeronaves Embraer muito mais novas e confortáveis que A320 e B737 (ATR é só por aventura mesmo)

          • Bruno

            Não vejo problema em voar de ATR. Já voei mais de 20 x nessas aeronaves da Azul

          • DiMais

            também já voei e não gostei.
            As poltronas tem o padrão da Azul e são bem confortáveis, porém o barulho das hélices e o calor dentro da aeronave tornam a viagem frustrante.
            Além do serviço de bordo que as comissárias precisam ficar indo e vindo várias vezes com uma cestinha porquê não passa um carrinho.
            Quem viaja no Embraer da Azul nunca mais quer saber de ATR (esse tipo de aeronave é para rotas curtas e extremamente econômicas, o que nem sempre é o caso)

          • Bruno

            Entendo…
            Eu sempre viajo para Patos de Minas e acho maravilhoso o vôo da Azul pra lá. É a única cia aérea que atende aquela cidade que é considerada sub comercial pelas outras.
            Outro fator é o tamanho de pista, que nem mesmo o ATR de 72 lugares está habilitado para pousar no aeroporto.
            O ATR tb é utilizado no mundo todo.

            Acho que é uma aeronave muito importante para o objetivo da Azul.

          • Eduardo

            DiMais, você deve ter voado no ATR42 que realmente é um pouco barulhento, o que torna a viagem um pouco desconfortável. O ATR72-600 é silencioso e confortável, além de ser muito seguro. Já voei mais de 100 vezes neste modelo. Aventura é voar de Fokker 50 ou de Emb 120.

        • Yuri

          Lógico! Avianca e Azul são muito melhores que a TAM. A TAM é melhor que a GOL… por aí você tira a posição atual da GOL…

          Detalhe é que eu particularmente não deixo de usar TAM e GOL por que compro sempre pelo menor preço… não tenho nenhum rancor contra essas cias, mas sei reconhecer que a Azul e a Avianca são melhores. Azul principalmente por que usa os aviões Embraer, que são mais rápidos (voos com 30 min a menos) e confortáveis. E a Avianca por que o serviço de bordo é bom e os funcionários são ótimos (não que os da Azul também não sejam… enfim…) Ambas são as melhores no Brasil.

          Espero que continuem sendo como são quando crescerem.

    • Ricardo

      Qual é o crescimento da Avianca? Nunca vi 1 anúncio de nova rota da Avianca, VCP que é 1 aeroporto importante e será o maior e melhor do Brasil ela mesmo não tem voo.

      • Ítalo Alencar

        Crescimento as vezes significa não ter prejuízos. Estabilidade, equilíbrio e qualidade. A Gol e Tam são grandes. Porém, os caixas estão ficando vazios e sem qualidade na prestação dos serviços.

      • Igor

        Como assim? A Avianca é companhia que mais cresce no Brasil, tem uma taxa de crescimento maior que a Azul (http://www.melhoresdestinos.com.br/maios-companhia-aerea-brasil.html).
        Se pesquisar mais, vai ver que também é a que mais cresce em outros índices, como emissão de bilhetes, crescimento de vendas, etc.

      • jorge moraes

        “e será o maior e melhor do Brasil ela mesmo não tem voo.”
        Sabe de nada inocente. Nem no prazo a concessionária conseguiu entregar o terminal novo de VCP. Depois da lava a jato tudo se complicou.

        • Ricardo

          Não disse que é. disse que será, quando? Não cabe a mim responder,você fala de prazo, com ou sem corrupção nada no Brasil se entrega no prazo, nem mesmo 1 pedreiro entrega a reforma de uma casa no prazo. Não tem voo? Não exagere, eu voo de lá nacional/internacional, poderia citar outros fatos que estão acontecendo lá nesse momento, mas nem.Inocente aqui é você.

  • jajunior

    Vai logo Governo burro, abre logo a aviação regional pro capital estrangeiro. Só assim pra termos mais rotas, melhor aproveitamento dos aeroportos de menor porte e desafogo em alguns grandes aeroportos!

    Já passou da hora de parar com o pachequismo e a burrice!!!

    • hmb

      Quanta desinformação.. Minha nossa! Cabotagem é proibido no mundo inteiro.
      Isso é algo totalmente inviável.
      Aí bonitão chega cheeeeio da razão…

      • jajunior

        quê?
        o congresso tá votando a abertura desse mercado, meu querido. só não foi pra frente pela reforma política e outras loucuras do Cunha. procure se informar melhor antes de vir falar mercadoria.

      • Yuri

        Desinformação? Você é que é desinformado. O melhor para o consumidor e para o mercado no longo prazo é a livre concorrência.

  • Patrick Ferreira

    quem sabe com isso o valor das passagens nacionais da azul abaixem.

    • Thiago

      É ter esperança demais.. rs

  • Adriano Destorac

    Azul no rumo certo para se tornar a melhor e maior companhia brasileira.

  • Lipe

    …e eu continuo pobre 🙁

  • Thiago Barcelar

    United, ótima compania! Tomara a seja um acordo que renda frutos bons para nós brasileiros!

  • Ótima notícia!
    Faltava isso pra Azul ficar top nas viagens para os Estados Unidos.
    CNF > MCO e conexões, vai ser muito bom.

  • luis

    Comparando a Avianca,Azul cresce muito rapido!Não credito em que Avianca não tem voo para MAO,nenhum para CNF!

  • Henry

    Vejo isso mais como uma forma do dono da Azul levantar uma grana para poder continuar com a compra da TAP..
    Quanto à integração como o programa da United.. vamos esperar… ainda é muito cedo, mas tomara que consigamos emitir trechos para os EUA na faixa de 20k até 35k, o trecho em econômica e voando United..
    Hoje, indo Azul para os EUA, ficamos limitados a MCO e FLL.. já com a United, temos os EUA todos.. principalmente EWR (NJ/NY), LAX e/ou SFO…

  • Leonam Lima

    Opa, acho que me dei bem mandando meus pontos do BB para o tudo azul (com 100% de bonus), vai render um bom resgate com esse compartilhamento com a United.

  • Renato

    Espero que pare nos 5%, pois a united não me parece ser essa maravilha toda não.

    • Thiago Castro

      Na minha opinião é a melhor cia americana.

      • Renato

        Serio? Pensei que a delta fosse melhor. Mais tambem é relativo principamente para quem viaja na executiva para a econômica.

        • Thiago Castro

          Eu tb só viajo de econômica e, nesse quesito, não tem muita diferença. As poltronas são apertadas iguais. Mas acho o serviço da United melhor. A American viria em segundo, na minha opinião e só depois a Delta. Mas acho que cada um pode ter uma experiência diferente.

          Das que voam para os EUA, eu vi o melhor serviço/atendimento/poltronas foi na Tam mesmo. Por incrível que pareça (apesar de na volta ter pego um A330 acabado).

      • jorge moraes

        Concordo com vc.

  • Henrique

    Viajei com a Azul mas optei por pontuar na United, estava na dúvida se havia sido uma boa idéia mas me parece que foi, a Azul está surpreendendo.

  • André Felipe

    Azul está carimbando o passaporte para ser a próxima a entrar na Star Alliance, eu acho.

    • Thiago

      Eu tinha muita convicção que isso iria acontecer, mas agora este acordo me deixou com a pulga atrás da orelha.
      Estou vendo a United para a Azul assim como vejo a Delta para a Gol. Uma usa a outra mas a menor não entra em nenhuma aliança por questões meramente estratégias.

    • DiMais

      isso já é fato desde o momento da venda da TAP para o consórcio do Neeleman, afinal hoje a Gol tem prioridade no code sahre sobre a Azul pelo simples fato de ela ser parte da Star Alliance, com certeza ele vai querer melhorar a situação para sua própria companhia.

  • Thiago Castro

    Achei a notícia muito boa. Se conseguir integrar Europa (Tap), América do Norte (United) com o Brasil (Azul), vai ficar top. Praticamente uma mini aliança. Vamos ver…

  • Paulo Oliveira

    Só espero que as comissárias da Azul não fiquem tão antipáticas quanto o pessoal de bordo da United.

    • Thiago

      Se fosse simples assim, bastaria que a Qatar comprasse a Azul para que a qualidade a bordo melhorasse.

  • Guilherme

    Para emitir passagens United usando pontos do TudoAzul, parece que só a partir de Agosto.

  • Thiago

    Não me surpreendeu o acordo com a United ao invés da JetBlue. Neeleman deixou a JetBlue e se desfez da maior parte de suas ações na companhia em 2007, atualmente Neeleman ainda possui uma pequena participação acionária na JetBlue.

    Sobre a Star Alliance, sinceramente acho que não vai rolar. Acredito que a United vai usar a Azul assim como a Delta usa a Gol, preferindo parcerias pontuais com cias estratégias no mundo.

  • Frank Vinnicyus

    Ótima notícia! Meus pontos do Tudo Azul começam a expirar em Abril do ano que vem, espero que até lá eu já possa usá-los para destinos da United.

  • renata maia

    Transferindo os pontos do Itaú para Azul em 3, 2, 1..

  • Guilhe

    O céu é o limite para a Azul? Ou melhor para o David?????

    • DiMais

      oriente! não me surpreende uma aliança futura com alguma companhia do lado de lá, seja da China, Japão, Coreia ou mesmo dos Emirados Árabes. As américas estão dominadas e a Europa também, só falta expandir para o outro lado.

  • Thiago Rodrigues

    Bem pela foto não julgaria que isso foi um ótimo negócio rsrsrsrs Cara dos dois não são das mais felizes. Mas pra nós usuários tá se tornando excelente. Embora a Azul não tenha os melhores preços está cada vez mais atrativa pro cliente. A única coisa que me faz voar menos por ela é o fato das passagens serem mais caras que a demais e ainda ter que fazer conexao em VCP. O preço e a conexão em Campinas tem que tá favoráveis… Enfim ótima notícia… E 100 milhões na conta ajuda nessa hora de investimentos pesados na Europa me David? Hahaha

  • jorge moraes

    A United quer repetir a boa jogada da Delta quando comprou ações da Gol. Depois disso a Americana obrigou o Gol a aumentar seus voos em GRU, para alimentar os voos da Delta por lá. Hoje a Gol é a maior operadora de voos domésticos em GRU. No caso da United, ela vai obrigar a Azul a aumentar sua malha saindo/chegando a GRU para alimentar seus voos para Washington,Houston, Chicago e Newark. A diretoria da United me parece muito competente.

  • jorge moraes

    Se bobear a Passarado vai passar a Avianca logo logo,rs.

  • RayBandeira

    Sinto muita falta da Star Alliance no Brasil e os estrangeiros sentem ainda mais. Hoje, somente com parceiras internacionais, uma viagem de volta ao mundo, por exemplo, faz do Brasil só mais uma paradinha rápida, já que não há voos domésticos pela aliança. Além disso, para nós brasileiros, a Star Alliance é a melhor aliança para usar as milhas acumuladas aqui no Brasil em viagens pelo mundo a fora. A Azul arrasa em território nacional ! Ela permitiria que gente do mundo todo pudesse emitir bilhetes para regiões do Brasil onde só ela vai, tais como Lençóis-BA, Parintins-AM, Tabatinga-AM, só para citar alguns exemplos. Eu só acho vantagem na Azul ser a dona do bastão Star Alliance. Torço muito pela Azul. Só falta fazer uma parceria sólida com alguma boa rede de posto de gasolina. Quero acumular pontos na StarAlliance até dizer chega! rs

  • Papel Aluminio

    Se 5% valem 100 milhões, a Azul vale 2 bilhões?

  • jorge moraes

    “com ou sem corrupção nada no Brasil se entrega no prazo” Mais um engano seu. O terminal 3 de GRU foi entregue no prazo. E VCP será o maior do Brasil no ano de dois mil e nunca.

  • DiMais

    próximo passo para o Neeleman é alguma companhia do oriente para formar uma aliança global totalmente sob seu controle.

  • Viajantes Fit

    A Azul tem se mostrado ser, ao longo do anos, uma empresa séria e competitiva. Se consultarmos o último anuário da ANAC, de 2013, a Azul foi uma das únicas empresas que tiveram um resultado líquido positivo. É claro que esse não é o melhor indicador de agregação de valor, mas é um indicador disponível… Então, dentre as empresas brasileiras, acredito que ela tem tudo para alavancar o setor…

  • Gustavo Reis

    jornal filha de sao paulo

  • Diego Machado

    Será que voando Azul ganho milhas qualificáveis MIleage Plus? Preciso de 1160 milhas até o dia 11/07 para garantir meu status Gold.

    • vinicius

      sim veja no site do mileage plus e a azul ja esta como cis parceira….
      abs

  • George

    PORQUE NAO APARECE NA PESQUISA NA PAGINA DA MELHORES DESTINOS O AEROPORTO DE PARNAIBA -PI

  • Jeferson Silva

    a duvida fica, se os pontos vão desvalorizar ou não.. na minha conta azul agora consigo 3 passagens pra FLL com 3 trechos em business… será que vai permanecer?

  • Diego Machado

    Acho que não…Premier GoldFly 12,500 PQM or 15 PQS on flights operated by United, United Express or Copa Airlines to retain Premier Gold status

  • DiMais

    ATR72. Definitivamente não é avião para rotas de médio alcance, essa aeronave fazia parte do plano inicial da Azul em ser totalmente regional e baixo custo atendendo cidades próximas (quase como um serviço de ônibus), que também dispensaria o serviço de bordo (por isso o corredor menor), o que não é mais o caso.
    Uma viagem que de jato dura 1h vira 1:30h com o turboélice além de carregar menos pessoas o que torna o ATR menos eficiente que o Embraer que pode levar mais pessoas em tempo menor.