Avianca e Avianca Brasil devem se unir em breve, afirma presidente

Denis Carvalho 31 · março · 2016

O presidente do conselho e acionista majoritário da Avianca internacional e um dos donos da Avianca Brasil, Germán Efromovich, afirmou que as duas companhias devem se unir em breve. De acordo com a agência de notícias Reuters, o executivo disse durante evento no Chile que buscará concretizar o mais cedo possível a fusão entre a Avianca Holdings, que opera com sede na Colômbia, e a Avianca Brasil, que atua no mercado doméstico brasileiro e é presidida pelo seu irmão, José Efromovich.

“A companhia, seu conselho e acionistas majoritários estão conscientes de que a fusão entre a Avianca Colômbia e a Avianca Brasil tem que ocorrer e tem que ocorrer o mais cedo possível”, explicou. “Estamos buscando criar as condições para que isso ocorra. Gostaríamos que fosse esse ano”, acrescentou.

Avianca Brasil 2

A união entre as Aviancas pode trazer como maior impacto a união entre os programas de milhas LifeMiles e Amigo, ambos integrados à Star Alliance. O casamento, contudo, não é tão simples quanto possa parecer – em outubro Germán já apresentou a proposta de compra aos demais acionistas da Avianca colombiana, mas eles não se interessaram na aquisição da companhia brasileira.

A Avianca também finalizou a compra da companhia aérea argentina Macair, de propriedade do presidente Mauricio Macri.

Efromovich afirmou ainda que a Avianca Holdings definirá em abril um plano para postergar o recebimento de novos aviões com os quais se comprometeu, em meio à debilidade da demanda aérea na América Latina.

O executivo explicou que a Avianca tem uma estratégia “conservadora” para os próximos anos devido ao complexo cenário econômico nos mercados em que atua, motivo pelo qual não buscará aumentar a capacidade, mas ser mais eficiente para recuperar-se das perdas do ano anterior.

O plano inicial da companhia era renovar seus aviões a partir de 2017, para finalizar em 2024. “O que vemos agora é diminuir ao máximo e postergar esse início de troca de frota para 2019-2020”, disse Efromovich.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Fabio

    No dia da entrada da Avianca Brasil na Star Alliance, em Guarulhos, ouvi pessoalmente e em off do Jose que nem mesmo ele fazia a menor ideia de quando essa fusao seria levada cabo. Disse-me ainda que haviam N elementos a serem levados em conta cujo vetor resultante ele e seu irmao nao faziam a menor ideia do que ia dar.

  • Henry

    Se unificarem os programas de fidelidade (Amigo+Lifemiles) será uma boa…inclusive transferindo os saldos entre as contas…
    Porque o Lifemiles têm boas opções de emissão de passagens para América do Sul, Caribe, EUA e Europa…
    Os serviços de bordo da Avianca são bons (no doméstico, é o melhor, na minha opinião)…
    Com o aumento do dólar, voar para Lima, Bogota, Caribe seria uma boa opção.. usando pontos do Amigo, mas com as quantidades previstas no Lifemiles…
    Voos para América do Sul, tem tempo médio de 3/6 horas… mesmo em aeronaves Airbus 320/321, dá para se ter um certo conforto… desde que tenhamos um serviço de bordo de qualidade e internet a bordo..
    Com internet, cada pessoa pode se divertir, e muito com seus smarthpones, tablet´s, note, etc..

  • Mateus

    Uma pergunta aos comentaristas políticos de plantão do MD:
    Isso também é culpa do PT e da Dilma?????

  • Feliciano Martins

    Para mim a melhor coisa seria unir os dois programas de fidelidade, que no meu ver são os dois melhores da américa atualmente. Vamos esperar e torcer que isso ocorra o mais breve possível!
    Valeu MD!

    • Henry

      Realmente.. para nós brasileiros, seria uma forma de ter programa de fidelidade com cia. aérea que voa para muitos destinos internacionais na América do Sul/Caribe enviando pontos de cartões de créditos nacionais..

  • Thiago

    O que me interessa é: por que raios BB e Caixa não têm parceria para transferência de milhas de seus cartões para o Amigo?? Será que isso mudará algum dia??

    • Igor

      o pior que o único cartão oferecido pela Avianca para o programa Amigo é quase impossível de se pedir

      uma vez fui procurar isso e fiquei com tantas dúvidas que desisti

      • Igor, eu rodei naquele site pra pedir o cartão e também não achei.

  • Henry

    Claro que não, os culpados são as pessoas que votaram neles.

  • Henry

    Claro que o PT e Dilma não poderiam ter nada a ver com o título de alguma frase que conjugue o verbo “unir”, pois eles só sabem conjugar o verbo “desunir” nas primeiras pessoas do singular e plural: eu desuno e nós desunimos.
    Desunimos a oposição de 2001 para cá e levamos todas…
    Desunimos a população de 2001 para cá, e enganamos muitos…

  • alexandre

    Alguem sabe me dizer por que Avianca nao opera em Belo Horizonte?

  • Fabio

    Eu não duvido

  • Alan Rodrigo de Almeida

    Essa notícia seria surpreendente em 2012.