GOL realiza teste com sistema de TV ao vivo para seus aviões

Denis Carvalho 26 · outubro · 2012

A GOL realizou na noite de ontem um teste de um sistema de transmissão de canais de TV ao vivo para seus voos. O teste foi realizado em um único jato, com transmissão em solo em um dos hangares da companhia. Apesar de confirmar a experiência, a GOL não forneceu mais detalhes sobre seu funcionamento do sistema. Segundo a companhia informou ao Melhores Destinos, o projeto ainda está no início e os resultados do teste de ontem serão avaliados para verificar sua viabilidade.

Caso seja implantado, o novo sistema transmitirá ao vivo canais de programação da Globosat, permitindo que os passageiros possam assistir a programas da Rede Globo e canais da emissora em tempo real. A implantação da TV ao vivo, caso se concretize, será uma resposta da GOL ao sistema da Azul, que será lançado na próxima semana em parceria com a operadora de TV Sky.

Na próxima semana, os presidentes da Azul, David Neeleman, e da SKY, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, farão oficialmente o lançamento do sistema, que já está disponível nos jatos da companhia. A previsão é que o sistema ofereça até 49 canais de programação ao vivo, incluindo emissoras regionais da Rede Globo, Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV, Bandnews, Bandsports, Glitz, LIV, canais Dicovery, Viva, Sportv, NatGeo, Animal Planet, TruTV, Studio Universal, Space, TNT, TCM, VH1, Cartoon Network, Boomerang e CNN, entre outros.

O serviço de TV foi prometido por Neeleman, fundador da companhia, há três anos, quando a aérea começou a operar no País, mas problemas técnicos atrasaram o início da operação. Foi preciso desenvolver uma antena compacta para que as aeronaves pudessem captar sinais de TV e conseguir a autorização para instalá-lo nos jatos.

A GOL não divulgou detalhes sobre seu sistema. Hoje, os jatos da companhia não oferecem telas para entretenimento, que teriam de ser instaladas para transmitir a programação. A GOL oferece apenas um sistema de entretenimento sem fio em parte de suas aeronaves, o GOL no Ar. Não se sabe se o mesmo teria capacidade para transmissão de vídeos ao vivo, dispensando a instalação dos monitores.

A transmissão de programação ao  vivo tem uma importância estratégica neste momento em decorrência dos grandes eventos esportivos que serão realizados no País a partir do ano que vem, com a Copa das Confederações, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.

Com dica dos leitores Fábio Júnior e Fernando Abreu

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • hudson oliveira maci

    Já passou da hora da Gol investir um pouco mais em entretenimento a bordo Pois o WI-FI (gol no ar) tem um sinal péssimo, a única distração é a paisagem

    • David Pitombeira

      Discordo cara. Acho o Gol no Ar muito bom e prefiro esse sistema com uma tarifa mais baixa do que ficar assistindo a Globo e pagando mais caro pelo bilhete.

      Afinal, sabemos quem pagará, né?

    • THIAGO SSA

      Essa Gol no ar, nunca está no ar. rsrs

    • José Ricardo

      Concordo com o amigo. Nunca tive problema com a " Gol no Ar".

  • titobosco

    Aleluia, nem que seja via monitor coletivo, pelo menos uma distração propriamente dita. Afinal mesmo como GOL no Ar quase nunca funciona, o que fica mesmo prestando eh outro sistema de entretenimento, o Skywindow deles.

    • titobosco

      *Aleluia aqui na Bahia funciona como um "até que enfim". Um pouco de Baianês. hehehehe

  • Alex Freitas

    A hora é agora, aproveite o subsídio da Globo e faça os consumidores felizes, ninguém reclamará !!

  • Diego

    eu duvido nada que não será pago como exemplo o serviço de bordo pessoal não se imporgue não pois depois eles começam a cobrar!!!!!!

  • Rogerio

    DESDE QUE o som da TV seja apenas para os fones de ouvido (não para todo o avião ouvir), ninguém reclamará.

  • Thyago

    Provavelmente vai ser pago (DirecTV) que nem na United (voos internos no EUA) .. alguns minutinhos liberados, depois quem quiser continuar assintindo que compre.

    • nat

      Voei esta semana e funcionavam todos os canais de graça.

  • Valter

    O da Azul é bem legal!

  • nat

    Voei azul esta semana com o sistema de transmissão ao vivo e posso dizer que é sensacional e funciona perfeitamente. A azul é um espetáculo de companhia.

  • nat

    Desculpe, voei azul.

  • Daniel Matos

    Quando funcionar o PFC vai ter voo que vale mais a pena vc ver o jogo no avião do q comprar pra ver em casa ou ir para o estádio. rs

    • nat

      hahahahahahahhahaha

    • nat

      o avião vai virar arquibancada de torcedores

  • A GOL, AZUL, TAM e AVIANCA já deveriam ter implantado em TODAS as suas aeronaves, sistemas de entretenimento de bordo, pois aqui no Brasil pagamos CARO por suas passagens aéreas !!!!

  • cara, parece ate coincidência: eu estava pensando justamente no Gol no Ar!

    das vezes que voei Gol até funcionava, mas para assistir os canais (ou ouvir rádio) so se meu smartphone tivesse o plugin da Adobe!

    Como, além do Android, existe um público da Apple (iPhone e iPad) também nos voos, tambem era hora a Gol pensar em um serviço em HTML5 (sem o Flash)!

  • É muito bom o da Azul mesmo (e vinha sim com fones).

    Gostava de zapear pelos canais e pelo mapa de voo, é um barato (:

  • Guilherme Ortale

    Assim como o Gol no Ar, para cortar custos, a Gol vai pedir para cada passageiro levar sua TV individual para assistir, só pode !

    Eu levarei uma lcd de 26" que não uso lá em casa !!!

  • Márcio

    Ontem estive num voo da Azul e tinha o sistema de TV ao vivo funcionando. Fiquei impressionado pela variedade e qualidade das imagens (digitais) dos canais. Tinha a opção de assistir ao vivo os principais canais de TV aberta e alguns da SKY como Space, TCM, CNN, Discovery Kids, Multishow, BandNews, SportTV e outros. E acho que todos os passageiros deste voo gostaram bastante do novo entretenimento porque o avião ficou parado quase 1 hora em Viracopos devido ao aeroporto de CWB estar sem teto naquele horário e não percebi ninguém incomodado ou que reclamou pela demora! Acho que só eu fiquei incomodado de tanto tempo dentro do avião em solo…

    Agora, se o programa de fidelidade da Azul não fosse tão fraquinho, na minha opinião seria a melhor opção entre as companhias aéreas no Brasil.

    E acho legal a GOL se importar em desenvolver o sistema de TV ao vivo também. Apesar que o investimento deles deveria ser bem maior que o da Azul, visto que os 737 da Gol não tem monitores individuais. Para ser viável financeiramente, acredito só se for através do Gol no Ar (fica a dúvida neste caso, sobre a viabilidade técnica). Vamos aguardar!

  • Leonardo BH

    A importância estratégica da transmissão ao vivo devido aos eventos esportivos é pro povo não perder as competições durante os voos ? hehe

  • Marcinha

    Prefiro preço e segurança e vou me entretendo ou puxando papo ou lendo revista/livro/jornal

    Nao estou preocupada c tv

  • Ullips

    só consegui usar o "gol no ar" uma única vez, as demais vezes estava fora do ar.

  • Daniel Bazetto

    Achei o gol no ar uma distração bem bacana, mas só peguei um voo que tinha ele disponivel, senão me engano foi de Foz ao Rio

  • jose edmilson fiuza

    nao e comentario sob tv, e sim porque a gol que e a maior empreza aeria nao coloca voos pelas capitas nordestinas, explo joao pessoa

    fotaleza, teresina ,sao luis, belem,etc.

    discupe muito obrigado.

  • Igor – Poa

    O sistema da Azul é muito bom.Espero que o da GOL seja à altura.

  • leonardo

    "imporgue" é pra acabar hein amigo!

  • Robério

    O "Gol no ar" é muito bom. O problema é a falta de tomadas para carregar equipamentos eletrônicos (tablet, laptops…), principalmente em voos longos. Se fosse para escolher, trocaria mil vezes esse sistema por uma tomada.

  • Ana

    Gol, azul e avianca já tem entretenimento a bordo. A TAM devia tambem implantar uma forma de entretenimento individual.