BH Airport recebe licença para início das obras do Terminal 2 em Confins

Denis Carvalho 29 · setembro · 2015

As obras de construção do novo Terminal 2 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, estão liberadas. A BH Airport, concessionária do aeroporto de Confins, obteve nesta terça-feira (29/09) a liberação da Licença de Instalação (LI) do Terminal 2, pelo Conselho de Política Ambiental (Copam), do Estado de Minas Gerais.

A partir da publicação da licença no Diário Oficial do Estado, serão imediatamente iniciadas as obras de implantação do novo Terminal, o principal projeto de curto prazo da concessionária, que irá duplicar a atual capacidade do aeroporto para 22 milhões de passageiros/ano, suficiente para suportar o incremento de demanda até 2023. A obra será concluída em 2016.

A concessionária irá investir R$ 750 milhões na implantação do novo terminal de passageiros, que terá uma área de 47 mil metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos. O método construtivo utilizará a estrutura metálica em aço, revestimento interno e externo com isolamento termo-acústico e uma grande área de pele de vidro com performance termo-acústica. O projeto prevê também a interligação do novo Terminal 2 ao Terminal existente (Terminal 1).

O novo Terminal terá mais 17 novas pontes de embarque, o que irá ampliar o número total de pontes no aeroporto para 26. Para maior conforto no deslocamento de passageiros e usuários, serão instalados seis esteiras rolantes, nove escadas rolantes e 18 elevadores. O acesso ao Terminal será construído em dois níveis, para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros.

Serão abertas mais de 1,8 mil vagas de estacionamento próximas ao Terminal 2, com acesso fácil ao sistema viário. Além do Terminal 2, a concessionária BH Airport irá ampliar o pátio de aeronaves em cerca 29 mil metros quadrados e readequar os acessos para um mix de aeronaves mais atual.

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • João

    Bom, se a promessa é 2016, talvez em 2018 tenha algo pronto.
    E como usuário quinzenal de Confins, digo: a atual concessionária não fez absolutamente nenhuma melhoria no terminal 1.
    Existem vários remendos por todo o terminal, patético…..

  • Luis

    Vai demorar

  • Gustavo Sousa Accacio

    Excelente notícia!! Minas Gerais merece um Terminal moderno afinal o atual terminal 1 parece uma Rodoviária.

    • Vinicius Garcia da Silva

      Mas sejamos honestos, desde que a BH Airport assumiu o comando do terminal, muita coisa melhorou! A começar pelo incremento na oferta do setor alimentício, baias de eletricidade para carregamento de eletrônicos, novos banheiros, elevador, entre outras facilidades… Há uma semana foi inaugurado o terminal internacional, totalmente independente e exclusivo. Confins melhorou demais, e com a construção do terminal 2 têm tudo para retomar o prestígio!

      • Gustavo Sousa Accacio

        Concordo plenamente que melhoraram alguns espaços, mas a área de raio X, a de embarque,(pelo que eu sabia é a única no Brasil que é conjunta com o desembarque) e as esteiras são uma vergonha, causam super lotação, igual embarque de terminal de ônibus urbano, nem de Rodoviária é tão confuso.

      • Gabriel

        O terminal internacional, na minha opinião, é um retrocesso absurdo! Onde já se viu inaugurar um terminal internacional em que todos os embarques e desembarques são remotos? Sem falar nas opções de lanche, que são praticamente inexistentes e o fato de que não há sala vip.

        • Vinicius Garcia da Silva

          O terminal antigo também não dispunha de sala VIP. Quanto às opções de alimentação concordo contigo, mas o intuito da administradora é incrementar a oferta em adequação aos horários dos voos, já que hoje em Confins apenas 6 voos executam trajeto internacional. Quanto ao desembarque na remota, não vejo como grande motivo de críticas, desde que haja pleno acesso aos deficientes. É difícil cobrar de um terminal pequeno que opera poucos voos, uma infraestrutura de ponta! Mas vamos torcer pra que tudo chegue no lugar em breve!

          • anderson faria

            Vinicius Garcia, vc é da BHAirport:

          • Vinicius Garcia da Silva

            Sou não amigo, mas é que por vezes me indigno com a mania de só reclamar da nossa sociedade, deixando de perceber os avanços, mesmo que mínimos. Melhorou e ponto, basta ver o avanço de Confins nas avaliações dos terminais brasileiros do último ano.

  • Vinicius Garcia da Silva

    Cara, não repasse suas angústias através de inverdades. Se você é usuário quinzenal sabe que MUITA coisa foi feita e melhorada no T1. As obras ainda não acabaram, os remendos estão sendo solucionados e se houve remendos foi porquê algo foi feito. Como o amigo abaixo disse, as áreas de embarque/desembarque (Raio-X e esteira de bagagens) ainda sofre por sua estrutura precária e, por isso foi retirada a ala internacional do T1, que ocupava quase 40% do espaço total do terminal. Agora sim será realizada melhorias de infra-estrutura interna. Daí a falar que absolutamente nenhuma melhoria foi feira, é muito mau humor com a vida!!