Taxa de conexão nos aeroportos: o prejuízo ficará para você!

Leonardo Marques 31 · julho · 2013

Nos últimos dias a novela da taxa de conexão tem dado o que falar. Muitos leitores entraram em contato com dúvidas e achamos melhor fazer um post bem objetivo explicando do que se trata e como isso irá impactar na sua viagem. Desde já avisamos: seja quem for o vencedor, o prejuízo ficará para os passageiros!

O que é?
Uma taxa de até R$ 7,16 que será cobrada a cada conexão nos aeroportos brasileiros. O valor varia de acordo com o tamanho do aeroporto.

Quem vai pagar?
Aconteça o que acontecer, quem vai pagar a taxa serão os passageiros.

Quem criou?
O Governo Federal.

Para quê?
Para remunerar as concessionárias dos aeroportos privatizados (Guarulhos, Viracopos e Brasília) sem aumentar as taxas de embarque. Posteriormente a Anac ampliou para os demais aeroportos.

Qual é a briga?
O Governo quer que o valor das taxas seja incorporado ao valor das passagens aéreas e as companhias aéreas querem mostrar a taxa separadamente do valor das passagens. Trocando em miúdos, a briga é para decidir se o passageiro vai ficar com a impressão que está pagando mais porque as companhias aumentaram os preços ou porque o Governo criou uma nova taxa.

Portanto, não se iluda com as manchetes que dizem que “Cobrança de taxa de conexão é suspensa”. Estão apenas escolhendo a forma de contar isso para você.

Não importa quem está certo ou quem sairá vitorioso dessa disputa na justiça: você pode ter certeza, o que importa já está decidido: essa taxa sairá do seu bolso!

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • vergonha!!!

  • Fernanda

    Fora a questão do governo me parece que as companhias aéreas também aumentaram as passagens em relação aos anos de 2011 e 2012… Ontem assisti uma reportagem que a TAM vai demitir 1000 funcionários. Estão lucrando pouco, "coitadinhos"… Lamentável.

    • Faz muito tempo que as aerias não estão tendo lucro. tenho certeza que o governo deveria fazer um pacote de estimulo para esse setor, principalmente porque tenho medo que negligenciem a segurança nos voos para corte nos custos.

      • Marcia

        Bobagem. Estão forçando "prejuízo" na Gol para justificarem a modificação da legislação para que seja vendida (baratinho) para uma cerrrta empresa americana. Quem trabalha no grupo sabe muito bem disso. E auditado my ass. A Mesbla faliu, mas o Mansur está bilionário fora do país e o filhinho dele é playboy famoso aqui. Tudo fake.

    • Na verdade, tanto a Gol quanto a TAM estão tendo prejuízos a alguns anos. Só olhar o balanço publicado delas, que é auditado. Infelizmente, o dólar alto e aumento dos combustíveis piora a situação e o repasse nos preços acabou sendo inevitável.

      • Marcia

        Bobagem. Estão forçando "prejuízo" na Gol para justificarem a modificação da legislação para que seja vendida (baratinho) para uma cerrrta empresa americana. Quem trabalha no grupo sabe muito bem disso. A questão da Tam é parecida. E auditado my ass. A Mesbla faliu, mas o Mansur está bilionário fora do país e o filhinho dele é playboy famoso aqui. Tudo fake.

    • Nao entendo muito de aviação (embora tenho fascínio pela área),
      mas gostaria de saber a quantas andam os investimentos em combustíveis alternativos para aviação.
      Com tantas taxas que temos que pagar, de repente os custos reduzidos com os biocombustiveis (qdo produzidos em larga) possam, no mínimo, estabilizar os precos das passagens (e com muita fé e bota fé nisso!, quem sabe até uma redução dos preços das passagens).

  • Ótimo texto, sem papas na língua… Sempre que perde nesse governo é o povo. 🙂

    • Jornalismo direto ! Também gostei !

    • Ana

      Mas sempre é justo reconhecer Emerson, que nesse governo o povo está viajando muito mais, principalmente de avião. Então há perdas e ganhos e é bom colocar olhar para os dois lados da balança para saber qual o que pesa mais, embora a gente saiba que tudo depende de qual degrau da pirâmide você está.

  • Acho um absurdo! Pagamos taxas altíssimas de embarque, fora os impostos embutidos no preço da passagem, para recebermos de volta aeroportos ultrapassados, sem nenhuma estrutura física, sem conforto e sem segurança.

  • Daniela
  • Marcio Guedes

    Infelizmente o governo brasileiro adora arrancar o dinheiro suado da população! E qual a melhor forma de acontecer isso??? Ocultando como sempre faz, porem sempre he pago pela população.
    Gostaria muito que fosse justo a forma de cobrança de impostos, assim por exemplo como ocorre nos USA. Cada estado possui um imposto único e que vem discriminado na nota fiscal. Ai sim seria visível para todos o que se esta deixando para o governo.
    Outra que com certeza vários produtos teriam o valor reduzido com o valor de imposto único.
    Brasil, pais de terceiro mundo com impostos abusivos!!!

  • que vai sair de uma forma ou de outra da gente isso já era de se esperar, mas agora me diga, porque as Cias. Aéreas nunca pagaram taxa de conexão? não seria injusto usar o aeroporto/terminal e o mesmo não receber nada em troca?

    o que tem que diminuir é o valor da tarifa internacional, que hoje em dia acredito ser abusiva…

    • Rodrigo

      E você acha que SÓ a passagem internacional é abusiva? Tem gente pagando preço de viagem internacional por trechos nacionais.

      • Preço da TARIFA, leia direito.

        • Rodrigo

          E você acha que só o preço da tarifa internacional é abusiva?

          • Claro que sim, a tarifa nacional é 23,00 reais e a internacional é 100,00!

          • Rodrigo

            Se você pagasse 23 reais por uma taxa de embarque nacional no Galeão em dia de chuva e tivesse uma goteira na sua cabeça, você acharia barato? E se o ar condicionado pifasse em pleno verão infernal carioca? E pra usar um banheiro podre de tão sujo?
            23 reais seria barato se tivéssemos um pouco de salubridade e conforto nos aeroportos.

          • Luiz Eduardo

            o aeroporto internacional daqui de Recife é um dos melhores do mundo ao meu ver, é prazeroso ver que minha cidade tem um aeroporto melhor que o do Rio ou de SP.. Além de limpo tem tudo que um viajante quer em questão de compras..

          • Marcelo

            O aeroporto de Recife é decente, assim como o de Curitiba, por exemplo. ENTRETANTO, achar que é um dos melhores do mundo, POR FAVOR. Isso é ingenuidade bairrista. Qualquer um que conheça grandes aeroportos na Ásia, Europa, América do Norte, ou até mesmo Joanesburgo na África, sabe que aeroportos como o de Recife, Fortaleza, e Curitiba (que são bons pros padrões nacionais), são vistos como terminais de ônibus/trens pelos padrões internacionais.

          • carlos

            Fala sério….Tá acostumado com a rodoviária, lá nos quintos. Por isso fala essas bobagens….

          • André

            1. Conheça outros aeroportos do mundo e vera que nenhum do brasil se compara aos padrões da europa, por exemplo.
            2. Aeroporto não é shopping. Não queremos lojas, queremos infraestrutura.

    • Marcia

      Na história da aviação NUNCA as passagens aéreas foram mais baratas, e este é um fato conhecido e bem documentado, fácil de ser verificado. E a cada ano o preço diminui.

    • Edu

      O valor da taxa de conexão está incluso na taxa de embarque.

    • carlos

      Prezado, quando um avião pousa num aeroporto, a cia aérea paga por isso.Pelo visto você não sabe o que é a taxa de conexão.

  • Sinceramente acredito que sempre pagamos esta taxa, até parece que a companhia aérea iria arcar com este "prejuízo". Estamos voltando ao ano 2000 onde as passagens ficarão caríssimas e só os "ricos" poderão viajar com aviões. É só olhar essas taxas e mais taxas, aumento do dólar e os constantes cortes de custos das empresas que não adiantam em nada para abaixar os preços. Com falta de investimento em ferrovias e rodovias daqui alguns anos ficaria difícil viajar por via terrestre pelo Brasil e consequentemente, viagens serão coisas de "ricos" apenas.

  • Brasil: um país de trouxas!!

  • djhaga

    Que chato, mais privatização é isso mesmo. Daqui a pouco, quando começarem a entregar as obras, as taxas aeroportuárias aumentaram absurdamente, principalmente as internacionais.
    Todos os tributos deveriam vir discriminados.

    • Diego

      Isso mesmo… Porque a InfraZero tem conseguido administrar os aeroportos brasileiros muito bem. Confirma, produção?

      • luiz

        Para quem era a favor das privatizações, está aí a resposta… Nada mudou nos aeroportos, a diferença é que a mídia simplesmente parou de tocar no assunto depois das privatizações..porque será? Ingênuos vocês que achavam que as privatizações iam mudar o Brasil.. Pelo menos antes as taxas era menores

  • Como sempre né,o prejuízo sempre fica pra gente mesmo…
    Estão tentando maquiar de todas as formas,mas seria interessante se realmente essa taxa fosse utilizada para melhoria dos quase sucateados aeroportos brasileiros,mas pelo que percebo essa será apenas mais uma taxa que não terá a sua finalidade realmente cumprida.
    Lamentável!
    Obrigado MD,serviço de utilidade pública.

  • Felipe

    País de 3 Mundo !!! As concessionárias tem que ganhar é no comércio nos aeroportos, que são movimentados pelos passageiros, e não criando uma fórmula de tirar os passageiros dos aeroportos. Outra…as cia aéreas estão corretas…essa taxa tem que vir separada na passagem para os passageiros saberem o que realmente estão pagando. Se o Governo Federal quer melhorar o país que ele isente as concessionárias dos impostos Federais.

  • Delleon Fernando

    Isso é um absurdo! Não tem lógica cobrar por uma taxa de conexão quando não há opção de voo direto, por exemplo.
    Anteontem paguei R$ 84,39 só de taxas, pois o voo escolhido por mim não tinha a opção de voo direto por um preço melhor.
    Outro detalhe, as cias aéreas com certeza irão usar isso para aumentar significativamente os peços dos voos diretos entre as cidades. Ou seja: estamos lascados de qualquer jeito.

    • fabiana

      verdade! estamos lascados.
      O valor da passagem direta já é mais caro, agora é que vai ficar pior!

  • Brasil um país de TOLOS.
    Já me cansei de falar esta frase, estou cansado, fadado, desapontado, pois sendo um país lindo como este, ter pessoas medíocres que tomam decisões estúpidas para beneficiar quem está no "poder", afinal de contas, quem tem muito dinheiro, tem poder e quem tem poder, quer mais poder. 🙁

  • moral da hstoria.. nao adianta manifestação, passeata, quebra quebra! são tantas as maneiras deses "ladroes" roubarem nosso dinheiro! é impressionante como é uma industria de roubo legalizado!!! acho que deve ter um escritorio funcionando 24 h por dia só inventando maneiras de tirar dinheiro do povo! pra mim esse país ja era, nao tem jeito!! nao tem cura.. Doença terminal…

    • carlos

      Adianta sim.Temos mais é que ir pras ruas.A minha geração foi para as ruas em 68, mas as gerações seguintes só fez dizer sim senhor/não senhor e olhar para o próprio umbigo, por isso temos o que temos.Continua acordado Brasil…

  • Rodrigo

    Brasileiro só se ferra. Além de ter que pagar taxa de conexão, somos praticamente obrigados por todas as companhias a fazer conexão. Cada dia tá mais difícil se deslocar de avião pelo país sem fazer conexão (em Guarulhos, por exemplo).
    Vergonha!!!

  • Odorico

    Acho plausivel, o governo não pode ficar arcando com esses custos altos de conexão.
    Voce quer fazer conexão em Florianopolis ? pague por isso !!!!!!!!!

    • Marcelo

      Não consigo imaginar uma pessoa que "queira" fazer conexão naquela porcaria de aeroporto de Florianopolis. Certamente se faz é por necessidade…

    • carlos

      A cia aérea já paga por usar o aeroporto quando o avião pousa.Porque nós temos de pagar por uma coisa que não vamos usar ?????

    • Rafael

      Odorico, acho que o senhor não tem idéia do que está escrevendo.

      Primeiro que ninguém “quer” fazer conexão. Na imensa maioria dos voos a conexão é o único caminho.

      Em segundo: governo arcando com que “custos altos de conexão”? Explique melhor para não ficar feio na fita. A cada avião que pousa paga uma taxa, depois mais outras taxas pelo uso do pátio (“estacionamento” da aeronave), taxa de tráfego aéreo… onde fica o prejuízo aí, amigo?

      E, por fim, terceiro: nenhuma companhia aérea faz conexão em Florianópolis – aeroporto minúsculo, provinciano, infraestrutura horrorosa, só cabem 4 aeronaves no pátio e não é interessante, já que tem Curitiba a 300km e Porto Alegre a 650km, opções mais vantajosas para conexões…

      Espero que com estes esclarecimentos você tenha refletido melhor sobre o que escreveu.

      Sds.,

  • Diógenes

    Ridícula essa taxa de conexão.

  • caroline

    realmente,acabei de comprar uma passagem e lá estava a taxa!! tive que pagar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Israel

    Isto é Brasil! cias aéreas falindo, demitindo, e o governo ao inves de oferece opsções para resolver o problema, criam mais e mais taxas. Absurdo e incomPeTencia!

  • Wilton

    Taxa é taxa e deve vir separado.
    Vimos agora que o voo gru-eze custa R$180 e R$200 de taxa.

  • Rafael Maia

    Lamentável como sempre… Governo cada dia pior, lobismo puro… Tudo faz parte de financiamento de campanha e a permanência no poder, um governo não pode durar mais de 5 anos, tem que trocar…tiau Dilma.. 12 anos de atraso com PT….

  • Daniel

    poe este motivo que está difícil achar um voo de Florianópolis pra qualquer lugar sem conexão, afinal uma paradinha a mais, que leva horas, trás consumo no aeroporto assim como mais uma "taxinha" para o brasileiro que tão pouco paga! VERGONHA

  • engraçado que no voo cgr fortaleza via conexao em bsb troca de aeronave, cobrança de taxa de conexao. ai voo sai de bsb pra fortaleza via escala, ESCALA, nao troca de aeronave,ou seja vc nem desce do aviao, SAO LUIZ MA, eles cobram a taxa de conexao do mesmo jeito? EH JUSTO ISSO??? alias porque o tribunal deu com suspensa essa cobrança e continuam cobrando???

    • Você tem razão Ademir, deveriam então o nome da taxa de Conexão para Taxa de Pousos e Decolagens.
      Agora temos que PAGAR para esperar cerca de 01 hora para a companhia ganhar mais dinheiro e pegar mais passageiros para ter mais lucro em uma conexão.
      ESSE PAÍS É UMA PIADA.

      • A “Taxa de Pousos e Decolagens” já existe e está embutida no valor da passagem.

        • Então deveriam descriminar também esta taxa no valor das passagens para a revolta ser ainda maior, pois muitas vezes as empresas são crucificadas pelas altas tarifas quando na verdade o lucro operacional em algumas situações é praticamente nulo, tido apenas quando os aviões tem ocupação próxima da máxima.

          • Ops, me permitam corrigir meu erro acima com uma nova frase:
            O governo deveria DISCRIMINAR os valores cobrados dos consumidores para DESCRIMINAR as cias aéreas dos altos preços cobrados.

          • Gabriel Q.

            Ops Marcelo, nova correção. O governo não, os legisladores… Abs

          • Oi Gabriel, que tal usar só um nome aqui nos comentários para evitar que a gente bloquei você? Sensato, Lucas sensato, Linhaça da Paz… Tá só dando trabalho pra mim e pro Denis ficar deletando.

          • kkkkkkkkk

          • Opa, não sou todos esses aí não… kkkk linhaça da paz?
            Desculpe aí se causei algum problema, não tive intenção.
            @Gabriel_Quint e Gabriel Q., ok?

  • Privatização é isso: foco no lucro, não nos serviços. Pensem nisso quando forem votar. Brasileiro adora reclamar, mas acaba votando em partidos e candidatos entreguistas, o PT agora para fazer acordo com a "base aliada", os tucanos do FHC que só não venderam o país todo porque não deu tempo.

    • Régis

      Pois eu prefiro pagar a taxa e poder usufruir de um confortável aeroporto privado do que essas porcarias de terminais que a Infraero administra mal e porcamente.

    • Thomas

      Como se estatização fosse sinônimo de serviço bem prestado.. só pode ser uma piada

      • Privatização TAMBÉM não é sinônimo de boa qualidade.

        O problema da privatização no Brasil que ela não funciona como deveria funcionar, a tal da livre concorrência. Tudo vira monopólio, e aí? E aí temos PÉSSIMOS serviços de empresas privadas como os de saúde, os de alimentos (vide walmart), os de trasnporte e tantos outros.

        Mas quando a empresa é estatal nós pelo menos sabemos para quem reclamar e de quem exigir, em quem não votar da próxima vez.

        E quando a empresa é privada, adianta reclamar para quem? Nós não temos influência sobre NADA, pois nem boicote podemos fazer, já que tudo vira monopólio estamos nas mãos desses empresários SAFADOS!

        • Thomas

          Acho que vc não se deu conta das contradições absurdas que vc disse… Se o problema é o monopólio, sua sugestão é o Estado monopolizar tudo? Meu deus….

          Depois vc diz: quando a empresa é privada, adianta reclamar para quem?

          E quando o serviço é do governo então as reclamações são atendidas????

          Ainda vc prossegue com o festival de absurdos e diz "monopólio nas mãos de empresários safados"… Então vc realmente acredita que monopolizar nas mãos dos políticos é melhor???

          sinto muito dizer mas raramente vi tantos absurdos em um texto tão curto..

    • anônimo

      Pelo menos os aeroporto s privatizados estão todos em obra. Coisa que não se via há anos(uns 10 nos meus calculos). E a greve? Parece que só atingiu aeroporto da infraero. .. mas com uma coisa eu concordo: o PT teve sua chance e provou sua incapacidade de gerenciar o país.

  • TA NA HORA DO POVO PARAR OS AEROPORTOS. MELHORES CONDICOES DE TRABALHO PARA QUEM TA LA, A INFRAERO GANHA MUITOOOOOOOOOOOOO…. EH UM ABSURDO O QUE ESSE POVO ROUBAM DA GENTE, JA NAO NEM GANHAR MAIS… EH ROUBO MESMO… PRA ESSE TIPO DE SERVIÇO QUE DAO PRA NOS CONSUMIDORES…. EH REVOLTANTE.

  • "O que importa já está decidido: essa taxa sairá do seu bolso!" Direto e reto.
    O pior é que o problema do Brasil, seja na área de saúde, educação, segurança e transportes, não é falta de dinheiro, e sim falta de gestão.

  • Esses dias comprei algumas passagens pra curitiba, pois sempre as compro com antecedência, 2 dos meus trechos vazem conexão em viracopos e congonhas e essa taxa já veio explícita na minha compra… levei um susto… fazer o que né…. alguém tem que fazer papel de idiota nessa história, e como sempre quem sai levando a pior é o consumidor..

  • Luis

    Totalmente justo esta cobrança da taxa de conexão.

    O que deve ser feito é aumentar a malha para que aumente a quantidade de voos com menos conexão.

    • Roger Lima

      Luis, no momento o que se observa é uma tendência no sentido contrário, ou seja, de redução da malha para que as empresas aumentem seus lucros. Isso é mercado. O governo não pode obrigar uma empresa a voar para um destino não lucrativo.

  • thiago gonzalez

    PELO MENOS PODERÍAMOS TER A OPÇÃO DE STOPOVER VOLUNTÁRIO EM TODAS CIAS SEM CUSTOS, JÁ QUE QUEREM COBRAR PRA DESEMBARCAR E EMBARCAR, PORQUE NÃO TER ESSE DIREITO, EU NÃO ACHO 7, 8 REAIS ABUSIVO, MAS DEVERIA SE 7 REAIS A TAXA DE EMBARQUE E DE CONEXÃO ASSIM AS TARIFAS FICARIAM MAIS REAIS, PORQUE PAGAR ENTRE 15 E 28 REAIS DE TAXA DE EMBARQUE É MUITO E AINDA PAGAR 7, 8 REAIS POR CONEXÃO É SACANAGEM

  • Sou a favor da taxa de conexão se isso garantir melhoria nos aeroportos. E também sou a favor de mostrar a taxa separada e não embutida! Esse é um modelo adotado já em vários países (inclusive nos EUA) e deixa claro o quanto você paga de imposto (valor bruto e %).

  • Marcos Braga

    Bom dia…eu já paguei essa nova taxa ;(
    Comprei uma passagem pela Gol e no descritivo do pagamento veio informada a taxa de forma separada, destacando que trata-se de uma cobrança fora da taxa de embarque…absurdo, porém como sempre, os usuários que pagam a conta!!!

  • Eros

    Alem de tudo que foi dito acima, ainda temos que se sujeitar aos horários que as companhias impõem para sua conexão. Por exemplo, MCO/GRU/BSB. a conexão existente é somente as 13:00. Será que não poderiam ter um voo disponível em conexão mais próximo do desembarque. Agora, com a desculpa do dolar mais caro, haja aumento de passagem.

  • Carlos Avila

    Mtos culpas as cias aereas mas esquecem de mencionar os governos também. Há taxas para tudo: uso do terminal, da esteira, do estacionamento da aeronave, da pista para pouso e decolagem, etc. Sem contar os aumentos abusivos do combustível-querosene pela Petrobras (leia-se governo). Ai vem o aumento do dólar que incrementa os custos nos leasing das aeronaves principalmente. Não tem como empresa privada lucrar se não reajustar seus preços, ofertas de passagens e custos operacionais. Infelizmente o governo adota o transporte aéreo como uma forma de captar receitas sacrificando este transporte modal. O correto seria que esta conta fosse reversa, ou seja, o governo gastar suas receitas neste transporte.

  • Paulo

    Absurdo, absurdo, pais atrasado que sempre foi colonia de exploracao e continua sendo.

  • Uma dúvida que eu tenho é a seguinte. Essa taxa de conexão é só para vôos domésticos? Como será com relação a vôos internacionais?
    Porque hoje em dia, em vôos internacionais, o que vemos é o pagamento de duas taxas quando se faz conexão dentro do Brasil. Você paga a taxa de embarque nacional E a taxa de embarque internacional do aeroporto em conexão. Com essa nova taxa de conexão, a taxa de embarque doméstico deixará de ser cobrada? (imagino que não deixarão de cobrar a taxa internacional).
    Se assim for, na verdade seria uma boa alteração em vôos internacionais.

  • Diego Saraiva

    A cobrança está temporariamente suspensa pelo TRF, vamos aguardar!

    • Só muda que as companhias não podem mais cobrar separado da tarifa.

  • Richard

    Isto é que é um "Governo para o Povo"… Para ferrar o Povo!

  • planejoviajar

    Essa é mais umas das consequencias negativas da privatização dos aeroportos. Primeiro os aeroportos viraram shoppings, menos espaço para sentar para ter mil lojas a mais. Agora pagamento por taxa de conexão, sendo que ninguém pega um voo de conexão por opção. É um transtorno, que ainda será pago.
    Acho que ao pagarmos a taxa de embarque, ela deveria ser "dividida" entre todos os aeroportos envolvidos.
    Essa taxa não significa melhorias nos aeroportos, nem as obras que essas concessionárias estão fazendo. O Estado brasileiro continua financiando as obras para que esses caras lucrem. Da mesma forma que nas estradas concedidas!
    O objetivo é apenas o lucro das empresas, nunca o nosso conforto!

    • luz

      Isso aí.. A mídia falou tanto em caos nos aeroportos ano passado, um dia depois das privatizações, milagrosamente o caos acabou… ninguém percebeu?

  • Conhecedor Sincero

    Não concordo, nem discordo. Muito pelo contrário!

    Primeiro de tudo. Ridícula essa taxa.

    Segundo de tudo:
    Diria que o impacto final para o consumidor nas tarifas caso o preço seja embutido pelas companhias aéreas seja INDIRETO. A taxa, caso seja embutida do jeito que o governo quer, vai causar um maior custo para as empresas aéreas. Aumento de custo causa o que já conhecemos: Diminuição de oferta. E a diminuição de oferta, adivinha? Causa além do desemprego, um preço mais alto. Inicialmente não deve se sentir muita diferença por causa da guerra tarifária. Pelos meus conhecimentos que não são pouco privilegiados, não vai acontecer uma adição desse valor direto na tarifa final para o consumidor, o reflexo só vai poder ser observado a médio/longo prazo e certamente o impacto será muito maior do que R$7,00

    Agora, se o governo botar a cara a tapa e deixar que a cobrança seja feita por fora as coisas ficam mais simples. O impacto é DIRETO. Ou seja, a partir da data “X” quem fizer conexão vai pagar R$7,00 a mais.

  • Marcos Reis

    Acabou de ser suspensa a cobrança da taxa de embarque… Já mandei o comunicado oficial pro Denis, vamos esperar que publiquem aqui no blog.

    • Oi Marcos, a idéia desse post foi esclarecer os fatos pra não ficar fazendo um post cada vez que a justiça mudar de ideia.

    • Foi suspensa a permissão para que as companhias cobrassem a taxa separado. Só isso.

      • Gabriel Q.

        Mas não é de embarque, e sim de conexão… Que confusão… rs

    • lina

      tem certeza que foi cancelada?

  • Cara realmente um absurdo … e o pior ainda, me assustei com o preço das passagens neste ano de 2013.

    • ESSE ANO TÁ MAIS FÁCIL VIAJAR FORA DO BR QUE AQUI DENTRO.
      CGH – BSB CHEGA A ESTAR 1800 IDA E VOLTA DÁ PRA IR PRA PUNTA CANA, SEM PROMOÇÃO

    • COMO EMPRESÁRIO EU DIGO POR OUTROS EMPRESÁRIOS, QUANDO NOSSO PRODUTO AUMENTA 10 CENTAVOS NA PRATELEIRA O GOVERNO CULPA APENAS A INFLAÇÃO MAS NÃO VÊ QUE QUANDO PRECISAMOS TRAZER UM ENGENHEIRO DE OUTRO ESTADO PRA CONSERTAR UM EQUIPAMENTO QUE NÃO PODE FICAR PARADO TEMOS QUE PAGAR 1800 DE PASSAGEM, HOTEL, SE TÁ TÃO FEIO O CUSTO DOS COMBUSTÍVEIS NÃO CONSIGO ENTENDER COMO EMPRESAS COMO A TURQUISH CONSEGUEM FAZER UM TRECHO A EZE, PELA MÉDIA DE 240, TRECHOS PARA OS EUA POR 1100 REAIS. REALMENTE TÁ TUDO ERRADO

    • Larissa

      Está um absurdo mesmo. BSB para JPA está R$ 1840,00. Quem já viu uma coisa dessas? Melhor sair do Brasil.

  • Joao

    Quem ta achando ruim que ande de onibus.
    Pensem no lado positivo, passagem cara eh sinonimo de aeroporto vazio e tranquilo

    • Paulo

      Se você acha bom passagem cara, o que está fazendo por aqui?

    • Larissa

      Concordo com o Paulo. O que você está fazendo por aqui? deixa de ser egoísta.

    • JOSE

      Nesse seu raciocinio é melhor aumentar os cobustiveis para as ruas ficarem mais vazias, os pedagios para as estradas ficarem mais vazias , comida para os supermercados,, etc etc…. eta cabecinha….

  • Stan Jones

    Que ridículo!

  • Gente,

    Pensei que a polêmica se dava pela existência de tal taxa, que claro, é um absurdo! Agora tão desviando o foco para saber com quem vai ficar a impressão de cobrador?

    Primeiro de tudo nem de longe é justa essa taxa, uma vez que as conexões existem por uma necessidade operacional das cias aéreas e não dos passageiros, e os aeroportos que mais recebem conexões deixam a desejar e muito nos serviços. E sinceramente desculpe o pessimismo, mas eu não acredito muito não que isso vai melhorar mesmo cobrando essa taxa de conexão.

    Sem falar na contradição,o governo já fez até propagandas incentivando brasileiros viajarem mais pelo país e na prática o que vemos são as passagens cada vez mais caras e agora com mais essa taxa dá desse jeito?

    Torço muito para que esse absurdo não vingue, que governo volte atrás na cobrança dessa taxa.

  • Me perdoem os mais radicais… Mas não é uma taxa de R$ 7,00 que vai matar ninguém.

    O que nos mata é pagar passagens abusivas.

    O que nos mata é ver o valor que pagamos de taxas (vôo nacional, conexão, vôo internacional) e quando chegamos no aeroporto, quase todos estão sucateados! Se ao menos fossem exemplares, com banheiros limpos, com muitos assentos, enfim, aeroportos de qualidade, veriamos a recompensa destas taxas que pagamos.

    É como viajar de carro… aposto que todos preferem a rodovias pedagiadas, pois tem asfalto bom, quase não tem buracos, etc.

    Enfim, é o problema do Brasil: pagamos muitos tributos, e quase nada disso volta para o contribuinte.

  • Ana Maria da Silva

    Lula e Dilma foram os carrascos da aviação comercial brasileira!
    Acabaram com a Varig, deixaram seus milhares de trabalhadores a ver navios, (no caso, "aviões" é mais apropriado), as companhias nacionais são medíocres, não voam a lugar algum e estão demitindo, criaram um interminável apagão aéreo, as maiores taxas aeroportuárias do mundo e nós pagando as contas.
    Isto é uma vergonha!

  • Yrleyjander Salmito

    Cara, brincadeira, você paga para ficar esperando enquanto a companhia aérea "amontoa" mais gente para lucrar mais.
    Penso que se tivesse um voo direto, aí sim, a passagem poderia ser mais cara.
    Resumindo a ideia "política" para ganhar dinheiro: "O seu desconforto gera mais lucro".

  • Marcos Sobral

    É lasca mesmo.

  • Mikhail

    Rapz eh imposto de tudo… Daki uns dias vai ter até pra respirar…
    Pra mim esse governo ja deu o que tinha q da

  • Manoel Filho

    TARIFA/TAXA DE CONEXÃO AÉREA

    A Fenactur – Federação Nacional de Turismo e a CNTur – Confederação Nacional do Turismo, veem a público parabenizar o Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1), que no último dia 26, suspendeu a decisão que permitia a cobrança de tarifa/taxa de conexão aérea dos passageiros, e não das companhias aéreas, conforme previsto em lei, cancelando assim o pedido de liminar apresentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

    A Fenactur e a CNTur, através de carta repúdio enviada anteriormente à imprensa, manifestou a sua repulsa pela cobrança dessa tarifa/taxa de conexão visto que, entendia que os passageiros já pagavam altos valores pela utilização dos aeroportos. Dizia também que tinha a certeza que o novo valor seria repassado pelas companhias aéreas ao passageiros, como de fato aconteceu.

    Parabéns ao Desembargador Federal, Souza Prudente que, face aos argumentos apresentados, anulou a decisão anterior.

    Nós da Fenactur e da CNTur, continuamos afirmando que esta tarifa/taxa não deveria ser cobrada dos passageiros nem das companhias aéreas uma vez que, repetimos, os valores já pagos pelos passageiros são abusivos face aos serviços recebidos nos aeroportos.

    Atenciosamente,

    Michel Tuma Ness
    Presidente Fenactur
    Vice-Presidente CNTur

    • Leia o post: só muda a forma como essa taxa vai ser apresentadas aos passageiros. Com essa decisão, ela volta ser embutida no preço.

  • Jonathan

    cada vez mais desacredito com este país no minimo "medíocre" , sim sou brasileiro, e acredite, tenho orgulho do meu país, mas não desta maneira, infelizmente "vivemos" pra enriquecer os "bacanas" e continuamos na lama. Seja pagando caro pra andar de avião, carro, ônibus, seja qual for o transporte, literalmente estamos na merda com esse governo corrupto e uma justiça que literalmente permanece e sempre permaneceu CEGA.
    Já diria o tema do nosso país: Brasil um país de "tolos".

  • Anonymous Brasil

    Não é pelos 20 centavos…
    É pelos R$ 7,16

  • Ciro

    Até parece que alguém está tendo prejuízo com a taxa cobrada hoje. Será que com a arrecadação da taxa de conexão, não seria mais justo pelo menos que a taxa de embarque fosse reduzida?

  • Rafael

    7 reais nao paga nem uma porçãozinha de pão de queijo nos aeroportos (ironic mode 4ever)

  • Mas uma vez o governo tentando tirar o dele da reta…Como na privatização das rodovias (antes criticadas pelo PT) quem vai sair ganhando são as concessionárias e nós como sempre tomando ferro literalmente. O que mais me revolta é essa cara de pau desse governo que se diz do povo querer tapar o sol com a peneira. Com certeza a cada dia que passa viajar vai ficar mais difícil…Alta do dólar, aumento no custo operacional das empresas, aumento das tarifas aeroportuárias, fusões de cias aéreas etc e tal vão acabar com as mega promoções que vimos nos últimos anos..Isso já é sentido visto que as melhores promoções deste ano estão bem mais caras do que as encontradas no ano passado. As promoções de milhas nem vou comentar, essas estão de doer….Só o que me resta agora é esperar pelo dissídio coletivo da minha categoria no final do ano resulte num gordo aumento do meu salário para compensar…rsrsrs

  • Ramon Victor

    Ta se tornando cada vez mais difícil viajar hein?! Takeparebaaaaa!!!

  • Eu nao tinha duvida que essa privatização ficaria nas nossas costas. Só nao sabia que seria tão cedo. Deveria ser apenas cobradas em aeroportos ate então privatizados. Para onde irá o dinheiro das taxas cobradas naqueles que ainda estao sob a tutela incapacitavel do governo? Para a INFRAERO que extorque os comerciantes das lojas ou para a ANAC que só aparece quando algum acidente acontece fazendo estardalhaço aqui acolá? Só sei que vejo a cada dia meu bolso esvaziar e meu bag encher desse sistema viu!

  • Excelente esclarecimento. Parabens.

  • No post anterior o MD. fiz um comentário e um leitor me respondeu desaforadamente falando que não sabia do que estava falando. Tai ai a resposta para esse mesmo cabra. O que falei foi, a taxa não vai para as companhias aéreas e sim para o Governo. Quem for mole que deixe de viajar. Do contrário, fique calado, pois vai sair do seu bolso!!!

    • anonimo

      A taxa não vai para o governo. Vai para o aeroporto. Antes não era necessária, pois só existia a Infraero ( embarque, conexão e desembarque) na mesma empresa. Hj como a conexão pode ocorrer em um aeroporto gerido por uma empresa diversa da que embarcou o passageiro, a que recebeu o avião deve receber pelo uso de sua estrutura( pista, controlador, energia, vigilância. ..). Faz sentido. Agora, que o PT arruinou os aeroportos nos últimos anos, isso é verdade.

  • Texto simples, direto e objetivo. Parabéns MD!.

  • Como sempre, pagaremos por um lixo de serviço! O que me imprissiona é o gov. empurrar essa taxa abusiva em meio às manifestações, acho q estão querendo mais quebradeira !

    • Cleber Z

      Kleiton, não é o governo que "empurrou" essa taxa na goela do passageiro e sim as cias aéreas. A taxa foi criada pela ANAC, que está brigando para que ela não seja repassada. O que li a respeito, e me informei com alguns conhecidos dentro da ANAC, é que isso é uma liminar. O mérito ainda vai ser julgado.
      Segundo esses contatos, a ANAC criou essa taxa porque as cias aéreas decidiram fazer de "hubs" certos aeroportos (leia-se CGH), obrigando os passageiros a uma parada indesejada; além de tentar desestimular essa prática e melhorar a disponibilidade de controle e slots nesses aeroportos congestionados. Mas o que ue acho é que o governo não é tão bonzinho assim e viu uma nova fonte de renda que saiu pela culatra. O fato da ANAC estar tentando reverter a cobrança para as cias aéreas é justamente por causa das manifestações.. OU vc acha que eles iriam fazer isso se todo mundo ficasse calado?

      • Anônimo

        É, ao que parece a taxa não vai para o governo, mas a empresa tem que pagar ao aeroporto. Será que vão fiscalizar para saber se não foi transferida "indiretamente" para os passageiros??? Alguém pode explicar como fazer tal fiscalização? Os comPanheTeiros podiam explicar? Sério mesmo!

  • Alessandra

    A cias que deveriam pagar essa taxa, pq são elas que sempre arrumam muitas conexoes, para elas quanto mais melhor!

  • Em relação a taxas , vocês nao acham meio obscuro quando se compra pelo Decolar.com ?

  • A taxa é justa se pensarmos na concessionária de Guarulhos por exemplo. Milhões de passageiros passam por lá, mas quem ficou com a taxa de embarque foi o aeroporto de Curitiba, Porto Alegre, etc. A idéia é que ao usar a infraestrutura daquele aeroporto você pague por esse uso. O que poderiam então fazer uma taxa só: Taxa de uso aeroportuário vai usar Curitiba, São Paulo e Maceió pague R$5+R$7+R$5 = R$17,00 e acabem com a taxa de embarque.

  • Filipe Augusto

    É lá vamos nós pagar mais taxas… =(

  • Lydia

    Comprei passagens internacionais pela United, com conexões em aeroporto brasileiro, tanto na ida quanto na volta.
    Junto com o preço dos bilhetes aéreos, também paguei as taxas aeroportuárias e impostos. Quer dizer, então, que ainda terei que pagar mais alguma coisa na hora de fazer a conexão na ida, mesmo que a bagagem já tenha sido despachada no aeroporto de origem?
    Ou terei que pagar só na volta, quando terei que passar pela alfândega e fazer novo despacho de bagagens?

  • Fugindo um pouco do tópico… achei que o MD noticiaria as demissões na TAM, como sempre faz quando a notícia negativa – mesmo que não tenha nada a ver com promoção de passagens – envolve a GOL.

    • Tudo bem, Marcelo? De fato talvez merecesse post, mas tivemos tantas promoções boas nos últimos dias que os outros assuntos acabaram ficando em segundo plano. Mas estamos acompanhando. Existe uma diferença grande entre a TAM e a GOL que é o tamanho das companhias, sobretudo após a fusão da LAN e da TAM. Fora isso, essas demissões não significam que a TAM está em crise, mas já eram esperadas após a fusão com a LAN! Vamos ver o que acontece em seguida!

  • Carina

    Ola. Comprei umas passagens antes dessa nova cobrança de taxa de conexão, será que essa taxa será cobrada ainda no check-in ou passagens compradas antes de ter sido aprovada essa cobrança não será pago mesmo?
    Obrigada

  • Sergio

    Parabéns pelo texto MD! Resumiram bem quando disseram: " a briga é para decidir se o passageiro vai ficar com a impressão que está pagando mais porque as companhias aumentaram os preços ou porque o Governo criou uma nova taxa".

    A questão é quem vai ficar com a imagem desgastada.
    Na lei está bem claro que a tarifa deve ser cobrada do explorador do avião (companhia aérea), não sei como um juiz não consegue interpretar isso.

  • Eduardo

    Normal… mais uma vez o rico povo brasileiro sustentando o país.

  • Margareth

    O governo constroi ou reforma qualquer coisa no Brasil com o dinheiro dos nossos impostos extorsivos. Depois privatiza bem baratinho, facilitando o pagamento e ainda aumenta as tarifas para que o lucro da concessionária seja ainda maior. O exemplo mais recente é o Maracanã. Custou ao povo quase 1,5 bilhão. Privatizou por menos de 200 milhões, a serem pagos em 20 anos. Os ingressos estão caríssimos e o povo fica com cara de tacho sem ter para quem reclamar.

  • Kallinca

    Ridículo!!! sempre dão um jeito de enfiar mais cobrnaça goela abaixo do brasileiro!!! Dá nojo!!!

  • Uma coisa que ninguem comentou. Após a privatização do aero de Bsb, uma área enorme que era uma praça e um estacionamento PÚBLICO GRATUITO foi destruida e deu lugar a um estacionamento pago.
    Interessante não? Onde está o tal do Ministério Público pra defender o DIREITO coletivo?
    Hoje qualquer um que queira estacionar é obrigado a pagar… Coitados dos funcionários e dos passageiros que viajam "bate e volta".

  • Jose Glenio

    VERGONHA!!!!!!!!!!
    O povo não deve pagar taxas para manter aeroportos falidos e mal administrados.

  • André

    Do Governo Dilma e PT você pode esperar tudo para massacrar o trabalhador. Se este partido continuar no poder, nós vamos pagar, daqui uns dias, taxa até para respirar.
    Nada para o trabalhador e tudo (riquezas e recursos do Brasil) para as transnacionais e os patrocinadores de campanha.

  • Chuck

    É justa a cobrança da taxa de conexão. Afinal os passageiros usam as instalações do aeroporto da conexão, ou não usam? A falha está em não diminuir proporcionalmente a taxa de embarque.

  • ricardo

    novamente não querem mostrar a realidade exemplo vocês brasileiros pagão impostos suecos e recebem atendimento de serra leoa além disso em vez de cortarem mordomias carros de luxo jantares mirabolantes passeios aeronáuticos mais fácil faltou aumenta inflação se diz controlada plano de saúde 9% de aumento além disso você paga o serviço de saúde publico e paga o particular paga pela escola publica e paga a particular e assim por diante além disso o seu carro fabricado aqui e mandado por exemplo para o chile custa ~´a 50% mais barato posso dizer que já estamos pagando o ar não acham

  • Osória

    O Governo quer que o valor das taxas seja incorporado ao valor das passagens aéreas e as companhias aéreas querem mostrar a taxa separadamente do valor das passagens.
    Sou a favor de mostrar a taxa separada e não embutida, lamentável como sempre. Isso é um absurdo! Não tem lógica cobrar por uma taxa de conexão quando não há opção de voo direto. Sem falar que o governo já fez até propagandas incentivando brasileiro viajarem mais pelo país e na prática o que vemos são as passagens cada vez mais caras e agora essa taxa.Eu também acho um absurdo! Pagamos taxas altíssimas de embarque, fora os impostos embutidos no preço da passagem, para recebermos de volta aeroportos ultrapassados, sem nenhuma estrutura física, sem conforto e sem segurança.

  • Ademir

    Fazer conexão e demorar mais para chegar em seu DESTINO não é vantagem nenhuma. Nunca fica uma conexão que não fosse obrigatória. Essa é uma taxa abusiva e indevida. É como cobrar pedágio sem que vc tenha uma estrada alternativa para viajar sem pedágio. Esse país não é democrático nem justo.

  • Como tudo no Brasil, quem paga a conta é o povo!!

  • Xavier

    Como trabalho em agência, já sabia dessa informação. Mas estou comentando para da apoio e expressão tanto a minha indignação quando a essa nova taxa, mas para parabenizar o escritor da matéria. Sem papas na língua e falando direto para os leitores.
    Quanto a nova taxa, isso deve ser uma forma de passar mais dinheiro para as concessionárias, sendo que isso pode vir a aumentar a qualquer momento.
    Acredito que sim, deve ser pago uma taxa pela utilização do aeroporto, pois cada conexão faz utilização do mesmo. Mas minha defesa é que não seja criada uma nova taxa e sim já repassada por aquele aeroporto de voo inicial. Claro que a questão não deve ser tão fácil assim, mas acrescentar mais taxas para o cliente, eles não medem esforços.
    VERGONHA BRASIL!

  • JARDSON OLIVEIRA

    É ISSO MESMO… JÁ NÃO BASTASSE TANTOS IMPOSTOS, TEM QUE CRIAR TAXAS… OU SEJA…
    "NÓS SOMOS OBRIGADOS A FINANCIAR O SISTEMA" … A CORRUPÇÃO!!!!!!!!!!

  • Carla

    Ridículo… e já estamos pagando, pois quando fui fechar a compra de passagens para o TO, em novembro, já vinha essa taxa discriminada. Agora pergunto: que culpa tenho eu de não terem voos direto de FLN X PMW? Para as empresas é melhor fazer esses voos pinga-pinga, e quem paga é a gente… aff!

  • Patricia

    PT… Partidos DOS Trabalhadores, ou CONTRA os Trabalhadores????… Nunca acreditei nesse povinho… Mas, o povão pagou pra ver e repetiu a dose… Então, tá tudo bem… Logo, O POVO MERECE!… Pena que eu esteja sofrendo as consequências com todos… 😛

  • Guilherme Parreira

    Lendo os comentários percebo que a maioria das pessoas nada sabe sobre o mercado. Sempre quem paga sobre os serviços é quem está consumindo. Sempre! Suspeite quando não sabe quem está pagando, pois provavelmente você está pagando sem saber.

    A maneira mais correta de remunerar um serviço é cobrar de quem o utiliza. Diluir os serviços de conexão no preço das taxas de embarque vai cobrar de todos. De quem utiliza e de quem não utiliza.

    Se indignem com outras coisas, com a corrupção, sobre os gastos excessivos do governo, excesso de impostos, programas sociais excessivos e perdulários, não com isso.

  • Esteban

    O negocio é parar de viajar de avião, quando os aeroportos ficarem sem gente para viajar…. imaginem onde o governo vai ter que se enfiar as taxas?

  • ronaldo

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, decidiu que a tarifa de conexão deve ser paga pelas companhias aéreas, e não pelos passageiros, acolhendo Agravo de Instrumento ajuizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), revertendo, assim, decisão de primeira instância obtida pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, que tornava os passageiros responsáveis pela tarifa.
    Fonte: http://www.conjur.com.br/2013-set-27/cabe-companh