TAM e LAN vão liberar o uso de celulares em modo avião durante pousos e decolagens

Denis Carvalho 15 · outubro · 2014

A TAM e a LAN anunciaram hoje que todos os seus passageiros poderão manter seus dispositivos móveis (smartphones e tablets) ligados no “modo avião” durante todo o voo, inclusive durante os procedimentos de decolagem e aterrissagem.

Segundo a companhia, a liberação será implantada gradualmente em todas as aeronaves que compõem a frota do grupo Latam, começando, a partir de hoje, pelas aeronaves operadas no Equador em voos domésticos e dentro da América do Sul. Isso permitirá que os passageiros possam trabalhar, entreter-se e acessar informações por meio de seus dispositivos em todas as etapas dos voos. 

“Tanto na TAM quanto na LAN, estamos sempre preocupados em otimizar cada uma das etapas do voo. Cada dia mais pessoas utilizam as tecnologias móveis, e nos empenhamos para sermos pioneiros nas inovações que podem ser implementadas em nossas aeronaves. A permissão do uso de dispositivos móveis sem interrupção a bordo de nossas aeronaves segue esse preceito, e é um investimento importante para melhorar a experiência de viagem dos passageiros”, disse Jerome Cadier, VP de Marketing do Grupo LATAM.

O projeto foi desenvolvido pela TAM e a LAN em conjunto com as autoridades aeronáuticas de cada um dos países onde operam, a fim de realizar os testes necessários para aprovar todas as suas aeronaves, mantendo os mais altos padrões de segurança.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Renato

    Quero saber quando vão oferecer o serviço WIFI mesmo que seja cobrado!

    • Evandro Gardenali

      É impressionante como nenhuma cia aérea brasileira oferece wifi. é só fazer parceria com a gogo que garanto que muita gente iria usar, mesmo pagando…

    • Ronaldo F.

      Melhor ainda é voar com a Norwegian, wifi gratuito.

  • viajero

    Tava na hora.nos eua ja pode a tempos

  • Felipe

    Interessante, nunca desliguei o celular em vôos, sempre ficou em modo avião antes da decolagem. E só agora é que foi liberado?

    • Zé R.

      Sim.

    • Anderson

      Rkkkkkkkkkk

      eu tbm
      nunca desliguei meus aparelhos
      sempre ficam em modo avião.

    • Alex Grisa

      Vc deve ser daqueles que tira o cinto antes da hora, que pára em vaga de idoso, que vira em local proibido pra economizar caminho, pois a orientação é bem clara durante pousos e decolagens… mas pra alguns não existe regra!

      • Tarcísio Medeiros

        Não tem nada a ver, até porque se celular realmente provocasse esses acidentes, aviões não seriam o transporte mais seguro do mundo. E tu bem acha que todo mundo que voa desliga o celular, tu crê, né?

        • Paulo

          Além da segurança, trata-se de educação e respeito. Simples assim! Depois reclamamos dos políticos….

        • Isa

          Não, mas regras são regras e estão aí para serem seguidas.

          • Tarcísio Medeiros

            Regras não estão para serem seguidas. Regras existem para nos orientar. Se ela está errada, algo tem de ser feito. Do contrário nunca teria existido, por exemplo, a Revolução Francesa em que nasceram os ideais que temos hoje. Foi “quebrando as regras” que diversos países conseguiram sua liberdade. Foi “quebrando regras” que diversos direitos foram conquistados. entre mil coisas mais.

        • César

          Mesmo não tendo nada a ver, educação não faz mal a ninguem, se a cia manda desligar os aparelhos, independente do motivo, os passageiros tem que desligar!

        • Pedro Mendes

          Esse Alex é a inocência em pessoa!!!!

          • Beto

            Pois infelizmente tem muita gente que se acha malandro e faz o que o Alex faz, o que é lamentável, colocam a propria viada e a de outros em risco… Esse tipo de pessoa, nao tenho dúvida, fossem políticos seriam “malandros” como a maioria que está em Brasilia… Eh lamentável!

        • fernando

          Regras existem para ser seguidas né colega, se especialistas dizemq ue prcisa desligar é pq precisa e PONTO

          • Tarcísio Medeiros

            Não necessariamente. Repito, se celular REALMENTE causasse acidente, avião não seria tão seguro. A grande maioria não desliga.

    • Gui

      Depois reclamam do governo. Regra é regra, não interessa se vai ou não derrubar o avião. A boa educação pede respeito às normas e isso é uma dos primeiros passos para bom convívio em sociedade.

    • Janes

      Também nunca desliguei. Coloco em modo avião. Até parece que as aeronaves de hoje apresentam riscos se algum passageiro não desligar o celular (vários nem mesmo desativam a rede, deixam ligado mesmo. Hoje mesmo na decolagem tinha passageiro recebendo mensagem no whatsapp ou outro aplicativo na decolagem).

    • Werner

      Existem regras na aviação e essas são feitas para serem cumpridas, eu vejo como exemplo a enfermeira americana contaminada com ebola, a moça nunca imaginou que não seguir corretamente o protocolo de segurança de retirada das roupas de proteção levasse ela a contrair o vírus, assim são os aviões, o celular muito raramente pode interferir em algum equipamento aviônico, mas você vai mesmo querer arriscar a vida, só por não desligar o celular? Tomara que seja liberado mesmo, que façam os testes necessários e liberem, porque queria ouvir as minhas musicas durante o vôo.

    • Fred

      Ridículo você não respeitar as normas. Brasileiro é Brasileiro.

    • jose

      Eu não entendo o motivo de tanta gente gostar de burlar regras sem motivo.
      Eles cansam de falar que é pra desligar, e quando é permitido utilizar em modo avião, eles também informam. Mas canso de ver gente fazendo a mesma coisa que você.
      A mesma coisa sobre utilizar o celular, só pode quando as portas estão abertas, aí sim pode fazer ligação. Eu CANSO de ver gente mandando msg, olhando coisas na internet, e o avião já taxiando.
      Mesma coisa na hora de retirar o cinto, correm pra tirar, e o avião ainda nem parou, e os avisos não foram apagados.
      Eu SÓ PEGO CORREDOR, e quem fica do meu lado, se quiser se levantar e sair antes não consegue, eu só tiro o cinto quando o aviso apaga, e na maioria das vezes nem me levanto, espero a fila começar a andar, só levanto antes pra esticar as pernas, caso tenha ficado sentado por muito tempo.

      Me deixa agoniado quem faz isso, se eu fosse reclamar com todo mundo que vejo utilizando celular na hora que não deveria nos voos, acho que eu ia arrumar confusão em todo voo que pego.

      Se a regra foi criada, não é a toa, ninguém criaria isso sem motivo nenhum.
      NOs voos da avianca mesmo, todos que já peguei, não sei o motivo, mas falam que não pode usar nem em modo avião, em momento algum, essa eu nunca consegui entender. Mas não vou deixar de cumprir, simplesmente não ligo, mesmo achando errado ter que manter desligado o voo todo

    • fernando

      Nunca ouviu os comissários solicitando para desligar? Vc é surdo ou mal educado mesmo?

  • Cersei Depiladora de opiniões

    Uma comissária da TAM uma vez solicitou que eu desligasse o fone noise cancelling, que estava plugado em nada, mas tinha a luzinha acesa do NC.

  • Raul

    Realmente, eles solicitam isso, mas nunca ficou claro o motivo. Nem todo mundo segue as instruções, nenhum acidente ocorre e fica vago se é importante mesmo ou apenas uma precaução exagerada. O MD podia explicar isso para nós.

  • Bruno Souza

    Pessoal, agora não ficou muito claro qual a real mudança que eles farão. São equipamentos novos instalados nos aviões, antenas de comunicação interna, bloqueadores de sinal…Ja me mandaram inclusive desligar meu Mouse sem fio no voo, logo gostaria de entender melhor o que foi a mudança…enfim curiosidade. Abs

    • Evandro Gardenali

      Não mudou nada… a verdade é que nunca foi provado que o celular realmente atrapalhava a aeronave, era por medo. Ano passado a FAA dos EUA fez mais testes e não conseguiu achar nada que sustentasse a hipótese… então todos estão liberando…

      • Bruno Souza

        Valeu Evandro, uma pena terem demorado tanto para descobrirem isso…Só fez dar dor de cabeça a quem precisou trabalhar nos voos.

  • AndréBF

    Até que enfim! Não foi a própria TAM quem inventou, só para não ter que indenizar as famílias das vítimas de um acidente que tinha acabado de ocorrer, que um celular teria ativado e desativado várias vezes o reverso de uma aeronave sua que acidentou? Me lembro que a partir disso, o uso de celulares em aeronaves foi proibido no Brasil e em vários países do mundo. Se a culpa for jogada num terceiro, tem como tentar se eximir do pagamento da indenização, não é mesmo? Pra mim, essa estória sempre foi balela! Nunca acreditei nisso. E sempre pensei em como uma única mentira (se realmente for mentira) pode alterar todo um trâmite mundial de viagens em aeronaves.

  • Guilherme Acácio

    Se celular ligado derrubasse avião, seria proibido entrar com ele no voo. Vai que alguém esquece ou liga no voo. Seria como se fosse permitido entrar com um rifle no avião mas a segurança fosse garantida porque as comissárias pediram pra acionar a trava de disparo durante o voo…

    • Hugo

      Boa Guilherme.
      gostei do raciocínio lógico!

  • Hugo

    Ora, eu acho realmente engraçado essa de celular ser maléfico às comunicações de aeronaves. Pensemos:
    A faixa de freqüências usadas em aeronaves é entre 2850 e 23350 kHz, o que faz entre 2 e 23 MHz.
    A faixa de freqüências usadas em telefonia móvel é da ordem 850-1900 MHz (um celular 3G dito quadriband) e 2,5 GHz (4G).
    É fisicamente impossível que haja interferências em faixas de freqüências tão distantes uma da outra. Seria mais fácil que a sua televisão intereferisse com o microondas que um avião e um celular…

    Essa história é a mesma do “celular em posto de combustível”. É uma lenda, mas com medo de que seja verdade, ninguém tenta desmistificar.

  • Marcel

    Aparelhos eletrônicos, mesmo os que não pussuem função de comunicação sem fio (wifi, Bluetooth, NFC…) emitem sinais que podem interferir no funcionamento dos circuitos do avião.
    A coisa é tão complicada que no desenvolvimento de uma aeronave os engenheiros tem que minimizar a interferência entre os próprios aparelhos do avião.
    Não quer dizer que se ligar vai cair, mas existe a possibilidade real de ser mais um fator a contribuir em um acidente. Por isso a proibição.

  • Diego Paiva

    A Copa Airlines já permite o uso dos aparelhos há um certo tempo. Inclusive com os Boeings 737-700/800 que decolam é pousam no Brasil. Enquanto isso, a Avianca não permite o uso em modo avião nem durante o voo de cruzeiro. Vai entender…

  • Soraya

    Que absurdo!! Muitas pessoas não terão a preocupação de colocar no modo avião!!! Colocando em risco os passageiros!!!!!! Como A ANAC permitiu isso?????

  • Filipe

    É realmente um lamentável o não seguimento das regras, sendo elas com ou sem sentido. É pura falta de respeito. Se não quer ter regras, que compre o próprio avião e viaje nele como quiser. Em breve vai ter gente fumando nos aviões também.

    Acredito que a chance de interferência seja muito baixa e por isso eles deixam entrar no avião com celular, ao invés de pedirem para despachar. Porém, como os estudos não comprovam que o risco é zero, até então não tinham liberado.

    Se você tem investigadores de acidentes achando que a interferência pode ter causado algumas quedas, como essa (http://imirante.globo.com/mobile/namira/brasil/noticias/2014/01/20/mayday-desastres-aereos-volta-com-episodios-ineditos.shtml), é porque tem algum sentido.

    Abraço

  • Natália

    Nossa, eu e a torcida do flamengo nunca desligamos o celular pra voar, que novidade.

    • Tax Payer

      é que você e a torcida do framengo são brasileiros, e brasileiro não sabe o que é seguir uma regra. Parabéns, você está certa, os engenheiros é que estão errados.

      • Vitor Oliveira

        Pior que ela tava certa mesmo.. e os engenheiros estavam errados. Ate pq acabou de ser permitido!!

      • Alan Vargas

        FAA é feita por engenheiros também. Eles que liberaram.

  • Sidnei

    Soh desligo se me derem desconto…

  • Viktor Meira Lins

    Será que vão liberar computador também? Não vejo diferença entre um tablet no modo avião e um computador com wifi e bluetooth desligados.

    • Alan Vargas

      Viktor, o maior problema não é o fato da interferência. Esse monte de leigo falando aqui no blog sobre desastres e interferências não sabem o que estão falando. A briga dos aparelhos móveis (e principal os computadores) durante decolagem e pouso é uma briga velha entre a FAA e a Associação de Comissários de Bordo dos EUA… O fato é: eles podem se tornar projéteis durante estes procedimentos e aí o laptop por ser grande, oferece um risco maior… Mas esse negócio que deixar ligado interfere alguma coisa, é puro folclore.

  • Tax Payer

    tá e daí? Depois que a lei muda, podemos fazer. Antes da lei mudar, devemos obedecer. Ou é a anarquia. É isso que você defende? Então cada um faz como quer, e dane-se as regras.

    • Natália

      Tax Prayer, sou brasileira mesmo e não tenho complexo de vira latas de achar que sou pior que os outros. SOU BRASILEIRA COM MUITO ORGULHOOO, e o fato de eu não seguir regras não tem nada a ver com a minha nacionalidade. Não sigo mesmo e o motivo? É pq eu NÃO QUERO, e não me importa a sua opinião hipócrita e elitista de achar que brasileiros são piores, são mal educados, não sabem seguir regras. Queria fica ao seu lado 24hrs por dia pra ver vc seguir todas as regras, levantar a tampa do vaso quando for mijar, não atravessar na faixa quando o sinal de pedestres estiver aberto (mesmo que for 3hrs da manhã, regras são regras), e etc etc etc… Tire sua hipocrisia da minha vivência e largue esse complexo de vira latas,l ta achando ruim? Muda pra suécia onde existem tantas regras que nem mais de uma tatuagem por dia vc pode fazer. Um beijo!

      • Tax Payer

        Minha cara, felizmente você nunca terá a chance de passar nem 24 minutos ao meu lado. E quanto a sair do Brasil, está nos meus planos sim, deixo essas terras para você e sua herança, podem ficar com tudo. Prefiro a Suécia sim, onde tem regras, mesmo que eu não concorde com todas, prefiro assim. Prefiro os EUA, onde as regras mandam fechar os bares as 2:00 da manhã, toque de recolher mesmo, mas prefiro assim, pelo menos saio na rua a noite e não sou assaltado. Continue a não respeitar regra nenhuma, ensine isso a seus filhos, e viva feliz. Eu, com sorte, não estarei aqui pra ver.

  • Natália

    Fumar no avião: 1 sonho!

  • Alan Vargas

    Gente é muito leigo desligando celular com medo do avião cair. Se a FAA aprovou o uso, acabou, pronto! Não importa se as Cias brasileiras ainda seguem as regras da década de 90. É um absurdo um monte de gente que não entende nada de avião ficando de mimimi pra “seguir regras”. Se o uso fosse tão arriscado, ninguém deveria ser permitido entrar com um celular. Seria uma “arma”. Me poupem!

    • Anerson

      Pessoal larguem de ser criança.
      o celular desligado é por que a uns 800km/h não existe antenas suficientes para trocar sinal com 150 aparelhos num mesmo voo (no mínimo) cada segundos. Isso iria congestionar as linhas móveis em terra, assim como a rede móvel de internet.

      pelo amor de Deus.

      Basta pesquisar na Internet que vocês vão ver vários vídeos feito do cockpit do piloto tanto no pouso quanto na decolagem.
      me ajudem… quem faz esse vídeo é o próprio piloto ou copiloto. Lembrando que desde 2001 ninguém mais pode entrar na cabine dos pilotos.

      Isso é tudo balela de quem acha que eu sou criança!

      Avião na cai por que o sinal do celular ficou ativo.
      #ficaadica

  • Alan Vargas

    Soraya, isso é mito. Avião não cai por causa de celular. É igual aquelas histórias de vó que comer manga com leite mata, etc… A FAA (agência de de transportes de aviação americana) já liberou o uso porque não encontraram nenhum motivo para continuar proibindo. Seja o celular no modo avião ou não.

  • Felipe Machado Cardoso

    Sempre foi proibido, e sempre foi seguro. É uma frescura! Já ví até gente atendendo ligações durante o pouso.
    Sem contar o quanto temos de aguentar com os choros das crianças quando se desliga a Galinha Pintadinha.

  • Danielsson

    Nunca respeito isso mesmo. Sou fanático por aviação e sempre filmo pousos e decolagens. Como durante esses eventos toda a tripulação está sentada em seus devidos lugadres, ninguém nunca me incomodou. rs
    Pelo menos agora será legal.