Problema no site do TAM Fidelidade reduz prazo para emissão de passagens internacionais

Denis Carvalho 31 · maio · 2012

Clientes do programa Fidelidade da TAM que estão pesquisando a emissão de passagens internacionais se depararam com uma mudança inesperada no site hoje. Sem nenhum aviso, o prazo para consulta e emissão de passagens internacionais foi reduzido de seis para três meses de antecedência. Até ontem, a restrição de 90 dias era válida somente para bilhetes nacionais ou para a América do Sul. A companhia, contudo, informou ao Melhores Destinos que a regra para emissão permanece a mesma e o que ocorreu foi um problema no site. A TAM garantiu que sua equipe técnica está trabalhando para solucionar o problema.

Na página de regras do programa, ainda consta os prazos anteriores sem qualquer alteração. No item 4 a companhia informa:

“Suas passagens para trechos na América do Sul valem por 3 meses, contados a partir da data de emissão. Já trechos internacionais (exceto América do Sul) valem por 6 meses, a partir da data de emissão. Atenção: tanto a ida quanto à volta devem respeitar os prazos citados. Observação: os pontos do Programa TAM Fidelidade não podem ser vendidos nem herdados.”

No entanto, ao pesquisar qualquer trecho internacional com prazo além de três meses os bilhetes com pontos não aparecem, mas apenas uma mensagem informando que  “A data da partida solicitada não está correta. As datas atualmente válidas estão compreendidas entre 3 horas e a próxima 3 meses”.

Veja uma reprodução da tela:

 

Questionada pelo MD, a TAM esclareceu que não houve mudança na regra, mas sim um problema técnico que gerou o transtorno aos clientes que tentaram emitir pelo site. “A TAM esclarece que a regra de resgate de bilhetes com pontos do TAM Fidelidade não foi alterada. Nosso site (www.tam.com.br) sofreu recentemente instabilidade no sistema para emissões com prazo superior a 90 dias, mas a equipe de TI já foi acionada e a situação deve se normalizar em breve”, informou a companhia por meio de sua assessoria de imprensa.

Dica dos leitores Ana Camila Costa, Maria Emanuele Pignaton, Valéria Riscarolli e Bruno Pontes

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Cesar

    Provavelmente erro do site, pois consultando nas lojas TAM Viagens permanece o prazo de 6 meses.

    • Thiago Castro

      Tomara.

  • Henrique

    Ridículo. O programa de fidelidade deles está cada vez pior, só reduzem os benefícios. Isto não justificaria uma denúncia à ANAC? Acho abusiva essa mudança de regras para clientes existentes.

    • Thiago Castro

      Acho que qualquer mudança de regra deve ser comunicada com antecedência não é?

  • Marcelo

    Acabei de marcar uma passagem de GRU-LIMA por 4.000 pontos com exatamente 3 meses, para final de agosto.

  • tonho

    É o INfidelidade agindo p/ piorar o q já é ruim

  • Lucilene

    Caraaaaamba, espero que essa triste notícia não se confirme. Porque ultimamente a TAM está só pisando na bola.

    3 meses é muuuuito pouco tempo para organizar uma viagem internacional.

    • Milton

      Infelizmente esse é o objetivo deles. Pelo menos do jeito que andam tirando benefícios só nos faz pensar que o objetivo é sempre dificultar.

      Só penso o seguinte, se não querem não mantenham programa de milhagem, porque se é para fazer então façam com um mínimo de decência.

  • DanielSR

    Pesquisando com antecedência é difícil conseguir boas ofertas, imagine com prazo menor. Qual a razão de uma regra assim?

  • Paulo Souza

    Eita ! a TANTAN cada vez pior !!

    Querem acabar com o negócio de milhas , os bancos piorando o acumulo e a TAM piorando o resgate !

    querem é trocar bagulheira por milhas , não passagens !

    • Thiago Castro

      Essa dobradinha Banco/Cia Aérea tá uma beleza pro consumidor.

  • Helana

    Faço parte do grupo que se deparou com essa "novidade" hoje. Espero que seja só um problema no site devido a virada do mês, já que amanha abriria os trechos de dezembro.

  • Jonathan

    Meu amigo ligou na TAM e disseram que é um problema no site e deveria ser normalizado hoje até às 10h da manhã (prazo que já expirou).

  • Prefiro acreditar que isso seja um erro e que não fariam uma mudança dessa magnitude sem avisar previamente os clientes (porém não duvido que fizessem isso).

    De qualquer forma, desisti de acumular milhas no INFidelidade depois de não conseguir a passagem que queria e ter que vender as milhas pra um site e comprar a passagem em dinheiro.

  • Jonathan

    Calma povo, ficam detonando a empresa antes de saber o que realmente aconteceu. Não sou defensor da empresa, mas quando eles vão fazer alguma mudança desse estilo sempre mandam um email com antecedência para avisar os clientes.

  • Joana

    olha.. acabei de liga no 0800 570 5700, que é utilizado para compras com pontos e fui informada que é 6 meses, que o que está aparecendo no site é erro. A moça ate consegui vem passagem pra mim no final de novembro…

  • Clayton

    Aproveitando a deixa sobre emissão de passagens por milhas, tenho uma duvida: o que realmente quer dizer restrito, intermediaria e irrestrita. valeu pessoal

    • Thiago Castro

      Acho que isso se refere a possibilidade de alteração da passagem após a emissão.

    • Carlos Eduardo

      Uma maneira discreta de roubar seus pontos.

      restrito = pouquíssimos lugares com aquela pontuação

      intermediário = poucos, porém mais lugares que na restrita

      irrestrita = lugares ilimitados até a lotação do avião, com pontuação absurda.

  • Larry Lima

    Emiti as minhas passagens a tempo. Consegui de GRU para New York por 20.000 e voltando de SFO-REC por 20.000 em Outubro.

    Agora ficaria mais dificil.

  • Rafael

    Erro do site. Emiti hoje (as 13h) uma passagem pra outubro e volta novembro

  • ANA

    Pis é, é a pura verdade também faço parte deste grupo…. que droga, estou pesquisando para emissão com a milhagem e provavelmente não vai dar certo…. 3 meses é muito pouco até pagando… que dira com milhagem

  • Felipe

    Realmente os programas ao invés de melhorarem, só pioram!

    Ser brasileiro é ser sofredor, pqp!

  • Oscar

    Hoje recebi o meu cartão Itaucard Mileage Plus. Mais um motivo para não pontuar na TAM.

    • Diego

      Já pensei no Mileage Plus (percebo que o Mileage Plus, da United, é muito mais coerente e prático na emissão de passagens…), mas ele pontua apenas 1 ponto/dolar, mesmo que seja platinum, certo?

    • andre gustavo

      Não vi vantagem nesse cartão,sinceramente.O que o faz melhor do que os outros?

  • sara

    ontem tentei olhar para miami com milhas e já estava indisponivel, como mostra a foto acima.

  • Karina

    Pessoal,

    Fiz compra ONTEM com Múltiplos pra MIAMI para novembro. Hoje entrei novamente para consultar o trecho de volta e estava com esse problema…

    Mas liguei na TAM e me disseram que é um problema com o site! ;D

    Ufa!

  • Maria

    Ufaaaa!! [2]

    Pelo o que tudo leva a crer parece realmente tratar-se de um erro no site. Mas o mais importante é a empresa saber que estamos atentos, não deixando passar despercebida qualquer alteração brusca e inesperada. Obrigada ao blog pela pronta disposição em buscar maiores informações.

  • Mendonça J&ua

    Creio que seja um problema no site porque isso já aconteceu antes comigo.

  • Matheus Aredes

    To super desapontado!

    Todas passagens pra Europa estão por 100.000 pontos!!!

    Não vendem mais passagens da Executiva!

    Agora só venderm com 3 meses de antecedência!

    Querem é acabar com o programa…

    É uma pena, pois sempre foi o melhor programa de milhagem.

  • Gustavo Mota

    Tentei emitir uma passagem para Miami,e não consegui justamente porque foi reduzido para 3 meses. Este programinha está cada vez pior! Vou cancelar meu cartão de credito da Tam, e não usar mais o Fidelidade!!!

    • Mendonça J&ua

      E vai fazer o quê? Vai de GOL? Boa sorte.

      Fui em abril e consegui cinco bilhetes de ida e cinco de volta. Ida para NY pela United e Volta por Orlando pela TAM. Paguei apenas 20.000 pontos por trecho. E também emiti com 5 meses de antecedência. Essa limitação de 3 meses é falha do site, pode acreditar. Já aconteceu antes.

  • Gabriel

    A Tam deveria ser denunciada na Anac, estão brincando com a inteligência dos clientes. Ridículo !!!!

  • Norton Cancelier

    Reclamar na ANAC tambem esta cada vez mais dificil. No aeroporto de congonhas a ANAC se mudou para o outro lado da avenida. Voce tem que pegar a passarela, rezando para que nao te assaltem, para poder reclamar. Agora as companhias aereas estão como querem, atrasam voo, cancelam e ninguem reclama, tambem, quem vai sair do aeroporto para ira a ANAC? Este pais é uma vergonha.

  • Paulo

    Estive na loja hoje à tarde e podia se emitir para mais de três meses. A piada é a quantidade de pontos. Mesmo no que eles chama de baixa temporada, estão pedindo muitos pontos e, além disso, quendo se pede a consulta por outras companhias da Star Alliance, fica por conta da boa vontade de quem lhe atende.

  • Paulo

    Restrita = pontuação normal do trecho = pouquíssimos assentos, isso qdo sao disponibilizados.

    Intermediária = pontuação intermediária (algo como 2,5 vezes a pontuação normal) = assentos disponiveis se a ocupação do vôo estiver baixa ou média.

    Irrestrita = pontuação máxima (algo como 4 ou 5 vezes a pontuação normal do trecho) = enquanto tiver lugar no vôo, você consegue comprar com milhas nesse tipo de bilhete.

  • Marco

    Com seis meses de antecedência, já é difícil encontrar assentos com a pontuação normal. Se isso se confirmar, na prática será o fim das "milhas" para viagens internacionais (exceção para América do Sul, talvez).

  • Monica

    Desse jeito vão perder mais e mais clientes, creio que esteja mais que na hora de começarmos a nos unir e agirmos como os estrangeiros de países de primeiro mundo que não aceitam esse tipo de atitude tão absurda, aí sim, haverá mais respeito ao consumidor!!!

  • Mendonça J&ua

    Complementando meu comentário: de qualquer forma, podem ir se preparando que a coisa vai ficar pior, não por causa da redução do prazo, que, como disse, creio que seja um erro do site, mas é que com a fusão entre LAN e TAM, a expectativa é que o novo grupo pertença apenas a aliança One World, que, pelo menos para mim, é pior que a Star Alliance. Por isso que aderi à recomendação dada por um blog desses de viagens:

    “Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a cia pode mudar as regras do programa, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio.”

    Sempre acumulo milhas e tinha, por último, 120.000 acumuladas no TAM Fidelidade. O que fiz? Já emiti dois bilhetes Ida e Volta ao Peru na classe executivada nos julho.

    Acho que todos deveriam seguir a recomendação.

  • Sim, eu consegui para outubro a ida por 40.000 e a volta por 30.000 pontos, mas 99% dos trechos estava "custando" 100.000 pontos.

    Fora que o resgate em companhias parceiras é só balela…não aparece pelo site tem que ir em uma loja (onde a taxa é maior) e mesmo assim, NINGUÉM tinha disponibilidade, estranho né?!

    essas alianças pra mim, ficaram só no nome…

    • Jonathan

      Eu já emiti em companhias aéreas da star alliance com pontos TAM pelo telefone. Aliás tinha muito mais assentos disponíveis nas parceiras do que na TAM pela pontuação justa (40000 ida e volta EUA). Acho muito mais fácil emitir com pontos TAM na United do que voos da própria TAM.

  • Maria

    O site voltou ao normal!!! =)

  • Igor -Poa

    Percebi a limitação quando fui fazer cotação para Santiago.Mas não me liguei que era problema, pensei que fosse assim.

    • Denis Martins

      Para Santiago e demais destinos da América do Sul o prazo é de três meses mesmo

  • Jonathan

    Apoio 100% o Melhores Destinos mas o tema da reportagem (que inclusive foi modificado depois) dava a entender algo que ainda não havia sido totalmente verificado, fazendo com que as pessoas emitissem suas opiniões em cima de um fato inexistente: "TAM Fidelidade reduz prazo para emissão de passagens internacionais" No texto era visto a legitimidade da reportagem, o problema foi a chamada. Só uma dica aos amigos do MD.

  • Fabio

    Pessoal, parem de reclamar, já voltou ao normal e inclusive com opções de 20.000 ida e 20.000 volta para MIAMI em Setembro, UHUUU!!!

    Vale a máxima, QUEM PROCURA ACHA!!!

  • Paulo

    Pessoal, estou querendo ir para o Chile em Agosto usando minha pontuação no Smiles. Será que consigo emitir as passagens de ida e volta com 10 mil milhas? Vi que a TAM recentemente fez uma promoção para destinos da América do Sul por 5 mil milhas o trecho…Será que vale a pena esperar por algo similar no programa Smiles?

  • Erika Lobo

    Oi Pessoal,

    Consegui emitir as minhas passagens a tempo tb. De GRU para New York por 20.000 e voltando de NYC para GRU por 20.000 em Novembro pela Tam Star Alliance (United Airlines).

  • Paulo Oliveira

    E tem que caçar mesmo. Ontem na loja a moça disse que só tinha NY em setembro por 130.000 ida e volta. México a moça achou só por 70.000. Hoje olhei no site e resgatei NY por 40.000 ida e volta.

  • Liciana

    No dia 01/06 o site tinha voltado ao normal, desde ontem 03/06 continua a questão dos 3 meses… Que pena! Quero emitir 20.000 para Orlando/GRU

  • Simone

    No site da TAM tem uma tabela de pontuação para baixa e alta temporada, mas, eles não seguem esta tabela. Já reclamei, mas, nem sequer me retornaram. De 20.000 que era pra sair o trecho que procuro só encontro o por 65.000. Absurdo.

  • Mendonça J&ua

    Eu não disse que era apenas problema técnico. Isso já aconteceu antes pessoal.