TAM fechará sala VIP no Santos Dumont e não terá mais nenhuma sala doméstica

Leonardo Marques 25 · setembro · 2014

Um mês atrás o Melhores Destinos deu em primeira mão que a TAM estava fechando a sala VIP do Aeroporto de Curitiba e restaria apenas a sala do Santos Dumont. Pois bem, no dia 30 deste mês essa última sala também será fechada.

A partir do próximo mês a TAM terá apenas salas VIP para voos internacionais, sendo uma no Galeão, uma em Guarulhos e mais algumas em outros países. Além dessas salas, os clientes TAM Fidelidade Black, Vermelho Plus e Vermelho, seguem contando com acesso às salas VIP das companhias membros da aliança Oneworld.

Segundo o jornalista Lauro Jardim, os clientes estão sendo avisado com a seguinte mensagem: “Gostaríamos de informar antecipadamente sobre mudanças e melhorias nos processos dos aeroportos em que operamos. Para assegurar mais agilidade em nossos serviços e redução nos tempos de conexão, decidimos encerrar nossas atividades da sala vip (…).”

Você recebeu algum comunicado? Se tiver recebido ou se passar pelo Santos Dumont e tiver algum aviso favor nos avisar aqui nos comentários ou enviar para dicas@melhoresdestinos.com.br.

Dica enviada pelo leitor Christiano Timotijus.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Tião

    Por essa eu não esperava. cada dia que passa os serviços pioram.

  • Fernando Barontini

    Não entendi a relação da frase “redução nos tempos de conexão” com o fechamento da sala.

    • Silvio Carneiro

      “Para assegurar mais agilidade em nossos serviços e redução nos tempos de
      conexão, decidimos encerrar nossas atividades da Sala Vip TAM no
      aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro em 30 de setembro de 2014.”

      Pois é

  • ronnie

    Então a TAM culpa a sala vip, ou a ida do passageiro até o lounge, pelo tempo de conexão e agilidade nas operações? desculpinha fajuta hein. Por que não falam a verdade: redução de despesas e a saída de cena, aos poucos, de uma marca brasileira….

    • Fernando Barontini

      Não tem nada a ver a justificativa deles mesmo… sem noção geral.

  • paulp lago

    Nada melhor que a concorrência. Umas empresas vem outras vão.

  • rodpir

    Acho engraçado a tentativa da empresa em transformar uma noticia claramente negativa em um “possível” beneficio ao consumidor: “melhorias nos processos dos aeroportos em que operamos.” Até com o último aumento nos pontos para resgate do Fidelidade a empresa fez a mesma coisa. Conta outra, TAM!!!!!!!

    • Paulo Almeida

      Assim trabalha o RP (relações públicas)…..rsrsrrs.

  • Ray

    A TAM, a cada dia que passa, fica pior. O único motivo pelo qual uso ela, quando possível, é o acúmulo de milhas (poucas por sinal) e trechos no AAdvantage.

    • Paulo Almeida

      Boa Ray……eu tb. Mas será que temos escolhas? mais duas, talvez.

    • casadorafa

      Infelizmente hoje tudo que importa na compra de um bilhete eh o preço… ele vale mais que qualquer coisa. Não eh a toa a quantidade de promoçõese sites como estes. Que diga-se de passagem faz um otimo trabalho neste sentido. As cias aéreas estao soh seguindo o fluxo. Vai por mim trabalho em agencia e nao tem beneficio que vença a melhor tarifa. E eh claro q na guerra de tarifas vai valer tudo. Começando por diminuir os custos operacionais. Nao existe refeiçao free no mundo meu amigo… tudo tem seu preço. O mercado que se tem eh o mercado que se merece.

  • Arthur

    Então Azul, quando será a inauguração da sua 1a sala VIP?

  • re178

    Daqui a pouco vão tirar até para os voos internacionais ou melhor: transformar em sala VIP da LAN!

    • Carlos

      O que a Tam quer é internacionalizar a marca. Tendo em vista as últimas decisões tomadas, mostram a estratégia de se aproximar da qualidade da LAN. Posso estar enganado, mas acho pouco provável que serviços para voos internacionais fiquem piores. E se as salas forem da Lan, tanto faz. A idéia é que todos os benefícios LAN sejam TAM e vice versa.

  • Carlos

    Na minha opinião a Tam etá fazendo muito bem. Acho um tanto quanto desperdício essas salas vips para voos nacionais. É caro para a empresa e o serviço não é bom como nós consumidores gostaríamos. Não vejo muito sentido essas salas para voos nacionais, sinceramente.

    • Eliane Letnar

      Bem eu como viajo bastante e sempre preciso ir para SP ou RJ para voos internacionais, as salas VIPs eram uma mão na roda para espera do vôo..

      • Carlos

        Mas as salas vips GIG e GRU continuam para voos internacionais.

        • Eliane Letnar

          Sim … mas como disse anteriormente até chegar em SP ou RJ preciso pegar voo nacional separado do voo internacional…e ás vezes vou até Manaus para ir para MIA quando o preço está bom…dificilmente consigo preços bons saindo de minha cidade.

  • Leywyton Oliveira

    Deveriam no mínimo rever o acesso às salas Vips internacionais para os portadores do cartão Tam Itaucard Platinum. Pagamos uma anuidade caríssima e cortam um dos poucos benefícios que temos.

    • Maiara

      Mais um motivo para não desbloquear o Tam Itaucard Platinum que chegou na minha casa!

    • Impressiona como ainda concebes a possibilidade de usar esse cartão. É um dos piores custo/benefício que há no mercado!
      Se os cartões do Itaú já são ruins, a parceria com a TAM prova que ainda pode ser pior.

  • João Gabriel Ferreira Machado

    Sou cliente TAM Platinum e não recebi nenhum aviso sobre o fechamento de nenhuma das salas, nem por e-mail, nem pela fatura do cartão. É uma pena pois a sala do SDU era ótima.

  • re178

    É verdade, tomara que os serviços não piorem!

    • Oscar Luiz da Silva Neto

      Tem como piorar mais?

  • Marcos Reis

    O que eu vejo no Brasil são as empresas retrocederem, andam sempre pra trás… Em vez de fazerem, criarem coisas em benefício dos clientes, fazem é cancelar, dificultar, extinguir ou abolir os poucos que ainda restam… Sinceramente não entendo…

    • É uma tendência mundial, infelizmente. O problema é que no Brasil isto é ainda pior, pois elas cortam ainda mais benefícios dos já parcos existentes.
      Entretanto elas só fazem isto pq sabem que as pessoas continuarão a voar com elas. A TAM continua sendo a #1 no Brasil em volume de passageiros.

      • Carlos

        Não estou aqui defendendo determinada companhia, mas hoje, como dono de empresa (bem pequena, mas ok) e tendo contato com executivos de companhias, consigo enxergar pelo lado da empresa. A Gol teve prejuízo de 300 milhões ano passado, 400 milhões em 2012. A Tam um pouco menos que isso. Todas as companhias caminham com a corda no pescoço e a tendência é diminuir os benefícios mesmo. Principalmente os que menos influenciam no principal serviço oferecido por elas, que é a viagem com horário predeterminado para sair e chegar. Hoje todas investem na atualização de suas frotas, oq melhora bastante o conforto durante a viagem, além da segurança. A pontualidade que ainda não é a ideal, tem melhorado bastante nos últimos anos. Esses benefícios secundários (a meu ver, sala vip p voo nacional é secundário) voltarão qnd as empresas se reestabelecerem.

        • Oscar Luiz da Silva Neto

          Você iria piorar o atendimento aos seus melhores clientes? Como que você diria para os seus melhores clientes que você vai atendê-los da mesma forma que os outros, porque tratá-lo de forma diferenciada é um benefício secundário que você dá à ele?

    • casadorafa

      Eu ja vejo um mercado cada vez maior, passagens cada vez mais baratas, e cada vez mais gente que nunca saiu de sua cidade voando. Claro que isso tudo tem seu custo. Acho engrçado como todo mundo acha fantastico viajar dentro da europa por tarifas baratas mas não percebem que la as regras sao ainda piores ja que muitas vezes nem as bagagens estão inclusas. Se informem gente. Beneficios tem custos. Vc nunca vai pagar o preço da sardinha e comer salmão. A regra eh clara para qqualquer mercado.

      • Oscar Luiz da Silva Neto

        É, mas quem tem benefício de sala Vip ou paga 450 reais de anuidade de Cartão de Crédito, que é repassada para a TAM (na casa dos milhões de reais) ou voa tanto nos desconfortáveis aviões da companhia que merecia ter algum conforto antes do voo ou em conexão.

  • MTorres

    Não atrapalha em nada. Aliás, salas VIP em voos domesticos de aeroportos de alto giro são sim um caos para as companhias, tendo em vista que todos lá dentro são clientes top. As conexões estão muito mais rápidas e inteligentes. Eu sou de VIX e quase todos os meus voos fazem conexão em RJ ou SP. Antes o tempo era de 2 a 3 horas para a maioria dos voos de meu interesse. Hoje estão em 1 a duas horas. De fato é o tempo de comprar uma revista, ir no banheiro e ficar procurando pra qual portão trocaram o voo.

    Como disseram aí em cima, o serviço é ruim, e quando mais precisamos, esta cheio. Não afeta em muito.

  • Júnior

    Enquanto isso, a anuidade TAM Itaucard Platinum sobe…
    A partir do próximo ano, girará em torno de R$ 450,00

  • Gustavo

    Hoje estive na sala VIP TAM do SDU e não recebi nem notei nenhum aviso. Mas pode ser que não tenha percebido. Foi uma supresa ver essa noticía aqui.

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    “Para assegurar mais agilidade em nossos serviços e redução nos tempos de conexão.”

    A TAM deve contratar especialistas em besteirol para fazer comunicados ao público. Aonde que fechar sala VIP dá mais agilidade nos serviços e redução de tempo de conexão? Isso é chacota com a inteligência do passageiro!

    Sou cartão Vermelho da TAM fazem mais de 10 anos e não fui avisado de nada!

    Um dia vou descobrir do quê a TAM espera viver. Ela deve achar uma chateação ter que transportar passageiros (outrora chamados de clientes). Deveria fechar e se transformar em empresa de carga, pois é assim que trata os passageiros. Ela consegue a proeza de sempre achar uma maneira de piorar o atendimento ao passageiros.