TAM e LAN anunciam fusão

Leonardo Marques 13 · agosto · 2010

A TAM e a LAN Chile acabam de anunciar fusão. O grupo formato pela fusão das duas empresas irá operar em mais de 115 destinos em 23 países. Essa fusão dará origem à Latam Airlines, mas as empresas afirmam que as marcas TAM e LAN serão mantidas.

Segundo a TAM, o controle da LAN permanece com seus acionistas, da mesma forma que o controle da TAM continuará com seus atuais controladores.

Apesar de o anúncio ter sido fusão de TAM com LAN, muitos estão entendo que na verdade a LAN comprou a TAM. Isso principalmente pela forma que serão negociadas as ações. A imprensa chilena inclusive não está noticiando fusão e sim compra. Nos próximos dias iremos entender melhor o que aconteceu e o que mudará para os passageiros.

A TAM é hoje a maior companhia aérea da América do Sul e a LAN Chile é a segunda maior companhia aérea da América do Sul.

É importante destacar que o novo grupo chamado LATAM Airlines Group, inclui também a LAN Argentina, a LAN Peru, a LAN Ecuador, a TAM Airlines Paraguay, a Pantanal, a TAM Cargo e a LAN Express.

A Frota:
Hoje a TAM tem 143 aviões e a LAN 98, além disso a TAM tem 90 encomendas e a LAN 110. Os aviões das duas companhias são bem parecidos, são basicamente Airbus das famílias A320, A330 e A340 e Boeing 767 e 777.

Destinos:
A LAN voa para 70 destinos, enquanto a TAM voa para 62. O principal aeroporto da LAN é o de Santiago no Chile, já a TAM tem três HUBs: Guarulhos, Galeão e Brasília.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Lincoln

    ótimo, Adeus passagens baratas pra Buenos Aires =/

  • Ferbrasilia

    Tenho preocupação em relação a essa fusão, assim como em relação à Pantanal. Quero crer que o Grupo não pense em simplesmente se apossar das rotas e direitos e utilizar uma política de preços elevados. No caso da Pantanal, pelo que vi até então, as rotas e os preços não estão nada atrativos.

  • Renlav Seraglio

    A concorrência para Buenos Aires e outros destinos vai sempre existir e isso é bom.

  • Paulo Gottardi

    E agora?

    Emito minha passagem pelos Kms Lan pass ou espero?

    Em todo caso achei uma ótima notícia!

    • Vitor

      Não gostei em nada da noticia!

      O que era pra ser orgulho não será mais.

      A TAM é uma empresa que tem os serviços melhores que a LAN, inclusive os preços.

      Leo, há um tempo você anunciou que supostamente estaria acontecendo o contrário né? A TAM comprando a LAN.

      • Igor

        Que legal adeus empresa brasileira!

  • Paulo

    PROMOÇÃO NA GOL!!!!

    VOLTA POR 1 REAL!!!!!!!!!

  • Alisson

    E agora, Oneworld ou Star Alliance?

    • Paulo Gottardi

      Star Alliance sem dúvidas!

  • Pingback: Tweets that mention TAM e LAN anunciam fusão -- Topsy.com()

  • Paulo Gottardi

    Desculpe amigo, mas acho o serviço da Lan é de longe melhor que o da Tam e apesar de estar sendo "anunciado" pela imprensa o contrário, duvido que a Tam esteja sendo comprada, até pq a legislação brasileira não permite mais de 20% de investidor externo em Cia nacional.

    Quando a Varig quebrou e Lan tentou comprar e não conseguiu e recentemente a Tam tentou comprar a participação do atual presidente chileno da Lan, mas o negócio não foi pra frente pois a Tam não arrecadou recurssos que esperava no IPO do Multiplus.

    Tudo isso me faz pensar q a imprensa esta equivocada e a Tam vai ficar com a maior fatia da "LATAM".

  • Geziel Gomes

    Quem dera pudéssemos vislumbrar um retorno aos tempos da VARIG, ainda não esquecidos e muito menos superados. Esperemos para ver.

  • fusão.. tudo bem… mas "LATAM"? Haja mal gosto. Coisa de chileno que não sacou que em portuguÊs vai parecer que os aviões da nova Cia. são de LATAm?

    • Essa 'fusão' é nada mais do que um monopólio sendo criado e todo monopólio é prejudicial ao consumidor. E esse nome escolhido não poderia ser pior, esse pessoal não fala português e não percebe a péssima escolha feita?

  • Thales

    Não enquanto a Pluna existir…

  • Rodrigo

    Agora teremos 2 cacas no Brasil, a Varigol e a Latão. Estamos bem mesmo, rs.

  • Leonardo Melhores De

    Arnaldo e Macari, eu tenho a impressão que esse nome nem será utilizado comercialmente. Acho que com o tempo podemos ter tudo como LAN 🙂 O nome LATAM é bizarro.

  • Leonardo Melhores De

    Oi Fernando, como já te disse por email, ainda não postei nada da Pantanal no Melhores Destinos porque estava esperando para ver se seria mesmo a Pantanal ou seria um PanTAMal, que em meses seria engolida pela TAM. Até o momento não entendi, mas acho que vai continuar como Pantanal até que a TAM seja unida à LAN.

  • Leonardo Melhores De

    Vitor, havia mesmo essa hipótese.

  • Marcos Fonseca

    Torcemos que fusão obtenhas resultados bons, e a qualidade e preço melhore, mas se não acontecer… tchau TAM !!!

  • Igor

    Meu amigo trabalha na TAM.

    Ainda não anunciaram oficialmente esta fusão, para fucionários.

    nas fofocas de bastidores, falam que a TAM foi sim compradas pela LAN, por esta ter as ações mais valiosas que a TAM até o momento da fusão.

    Antes da fusão as ações da TAM estavam em 6% depois subiu para 26%…

  • Leandro

    Prá mim o serviço da LAN é infinitamente superior ao da TAM. Viajei uma vez com a LAN e adorei a companhia. A TAM, em compensação, não prima pela pontualidade, por exemplo, mas é muito melhor do que a GOL, que essa sim, é uma low cost nos serviços prestados e uma aérea nos preços, que são caros.

    Final do ano eu viajo com a LAN e se o melhores destinos quiser eu faço um daqueles relatos que a turma anda mandando… eheheheheheh

  • osvaldo carbonara

    sera uma porcaria pa os brasileiros.ja cancelei a tam como opçao de viagem

  • luis

    lamentável… não será nada bom para ninguém só para a família Cueto rsrsrs…

  • Helio Rodak

    Muito cuidado com a TAM em relação a pontuar ” Star Alliance”, pois comprei uma passagem da TAP, achando que iria pontuar ,e não foi oferta, quando voltei de viagem, adivinha, quase todas as tarifas não pontuam , perdi muito. veja a resposta da TAM ; tenho tudo comprovado:Prezado Sr. Helio,

    Agradecemos o e-mail enviado.

    Informamos que para vôos TAP efetuados a partir de 03/10/2011, bilhetes emitidos nas tarifas M, H, Q, V, W, S, L, K, U, G, I, R, E, T, N, P, Z e A , não pontuam no programa TAM Fidelidade.

    Essa informação encontra-se disponível em nosso site, basta acessar http://www.tam.com.br / na primeira página inicial clicar em Tam Fidelidade / Star Alliance / conheça as regras de pontos.

    No item 16 irá encontrar informações das parceiras e suas respectivas restrições para pontuar no Programa.

    Verificamos que o seu bilhete foi emitido nas tarifas “Q” e “V”, portanto, não recebe pontuação.

    Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Blair | Call Center Reservas / Fidelidade Tam

    TAM Linhas Aéreas S/A

    Fone: +55 (11) 4002 5700 / 0800 570 5700

  • Michael

    Faliu mês passado…

  • Fabricio

    Tive a oportunidade de viajar pelas duas empresas esse ano e a LAN teve muito mais atenção comigo do que a LAN. Depois que a Varig faliu, não vi empresa brasileira boa na aviação!