TAM faz cobrança indevida e não devolve o valor

Leonardo Marques 11 · novembro · 2009

É triste ter que relatar esse tipo de coisa aqui no Melhores Destinos, mas a TAM, maior empresa aérea brasileira, fez uma cobrança indevida de um bilhete não gerado, o cliente já reclama há 5 meses e não recebe o valor de volta.

No dia 25/06 o cliente tentou comprar uma passagem pelo site da TAM, mas deu o erro abaixo. Como este cliente já sabe como são as coisas, salvou a tela.

site tam

Este erro aconteceu por 5 vezes e na sexta tentativa, utilizando outro cartão de crédito como sugerido na mensagem de erro a compra foi concretizada e o cliente recebeu por e-mail a confirmação do bilhete.

No dia seguinte, conferindo os extratos dos seus cartões veio a surpresa. Sabe a compra que não foi concretizada? Ela foi cobrada no cartão de crédito, mesmo dando esse erro e não gerando nenhum bilhete para o cliente.

Diante desse erro o cliente ligou na TAM e foi informado que de fato só havia um bilhete em seu nome e que não se preocupasse que bastava enviar um cópia da fatura do cartão que em no máximo 35 dias o valor seria estornado. Passados esses 35 dias nada foi recebido, e ligando na TAM teve que começar todo o processo novamente. Depois de muita conversa, enviar novamente comprovantes  das faturas do cartão e esperar mais 35 dias, nada foi feito.

Novamente o cliente procura a TAM e o funcionário dessa vez mente e fala que o valor já havia sido estornado, questionado em que data e sendo solicitado um comprovante desse estorno o funcionário mudou de opinião e disse que não tinha sido estornado. Não tinha mais o que falar com um funcionário desses.

Cansado dessa enrolação o cliente ligou no Fale com o Presidente, uma espécie de ouvidoria da TAM. O primeiro contato foi com Graziana, ela foi muito gentil, pediu novamente que fossem reenviadas as cópias das faturas(enviado pela terceira vez!) e disse que em até 7 dias seria dada uma posição, passados 10 dias não foi dada nenhuma posição. O cliente ligou novamente para o Fale com o presidente no dia 04/10 e falou dessa vez com a Mariana, essa disse que realmente havia um problema e que estava solicitando o estorno.(ou seja, até esse momento 4 meses depois da compra, ainda não tinha sido solicitado). Essa mesma atendente disse que em no máximo 35 dias o valor seria estornado.

Passados mais de 35 dias,ontem (11/11) o cliente liga no Fale com o presidente e dessa vez fala com a atendente Bruna, ela muito gentil informa que o processo está em análise no departamento financeiro para saber se será estornado (um dia).

Conclusão: se em 5 meses a empresa não foi capaz de estornar menos de R$500, ou ela não é séria e trata seus clientes com descaso ou tem reclamação demais e eles estão sobrecarregados.

É…parece que para quem vai entrar na Star Alliance, ainda falta melhorar muito. A filosofia que o comandante Rolim pregava era muito diferente disso.

O site da empresa dá erro, cobra o cliente indevidamente e ele tem que ficar implorando para receber o valor e volta.

O pior é que entrando no site ReclameAqui podemos constatar que isso já aconteceu com muitas outras pessoas. Veja você mesmo.

Para finalizar, esse cliente sou eu mesmo: Leonardo Marques, o responsável pelo Melhores Destinos. Fiz de tudo para não postar esse caso aqui, mas a TAM me obrigou. Se essa empresa não sabe como tratar seus clientes só no resta, como clientes, descrever nossas experiências para que outras pessoas saibam como as coisas funcionam.

Este não é o foco do Melhores Destinos, mas tem certas coisas que não podemos nos omitir. O nosso desejo era está falando de promoções da TAM, do TAM fidelidade, da entrada da empresa na Star Alliance, mas dessa vez o assunto mudou um pouco.

E você já teve problema semelhante? Deixe aí o seu comentário.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Marcelo

    CASO SIMPLES E RÁDIO PARA JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS…!!!

    NEM ADVOGADO É PRECISO.

    VA AO FORUM E ENTRE

    EM 5 MESES JA TERIA RESOLVIDO.

  • Ronaldo

    É um total desrespeito o que acontece no nosso mercado de aviação ultimamente.

    Sempre que temos promoções as companhias áereas "burlão" seus sites pra que a maioria dos clientes só consiga ver o preço da passagem…Na hora de comprar.. ou o site fala que seu cartao de credito ta com nome diferente do cpf.. ou que os dados naum conferem… ou que vc precisa escolher a lingua que vc está!!

    E sabe quando você consegue burlar os erros?!?! Depois que os precos se normalizam…

    AAAHH e falar que eh problema de sobrecarga do site!! Mentira!!! Tentei comprar as 4 e meia da manha

    Sabe pra que isso tudo?!!? Pra que elas recebam mais com os serviços de passagem por telefone e para beneficiar os agente de viagem!!

    O passageiro?!?! Só se ferra!!

    Tratamento diferente recebi da Azul…Fui remarcar uma passagem.. os caras me deram um monte de incentivo pra trocar as passagens.. me deram descontos.. A minha multa foi transformada em pontos pro TUDO AZUL. E SABEM PORQUE REMARQUEI MINHA PASSAGEM!?!?!

    POR UM BUG NO SITE…QUE ME COLOCOU EM UM VOO DE MADRUGADA… O PRIMEIRO VOO DA LISTA… E QUE NAO ERA O QUE EU TINHA ESCOLHIDO.. MAS NA ATUALIZACAO DA PAGINA SE TORNOU O ESCOLHIDO E NAO PERCEBI O ERRO..

    O atendente da AZUL foi totalmente prestativo.. ME deu altas dicas de como utilizar meu TUDO AZUL..

    Aprendam companhias aéreas… Nós que pagamos os seus custos. Vocês dependem de nós!!

  • Lucas

    Olá Leonardo, tive um problema semelhante, mas o valor foi maior, acredito que por volta de 3000.

    O site dando erro, e o burro aqui colocando todos os cartões.

    Felizmente pra mim a história foi mais feliz, em menos de um mês a tam estornou o valor.

    Mas já tive muito problema com os sites, tanto da tam quanto o da gol. Eles precisam melhorar muito ainda nesse ponto.

  • Olá Leonardo,

    Sou o responsável pelo blog viajarepreciso.net e tenho acompanhado seu trabalho. Antes de mais nada parabéns pelo trabalho que você tem prestado aos passageiros.

    Quanto ao post parabéns pela sua atitude em relatar sua péssima experiência. Sabemos que seu foco não é este e certamente não é prejudicar de alguma forma a respectiva empresa aérea, mas entendo que este tipo de atitude só contribui para que a experiência de todos nós passageiros seja cada vez melhor.

    Espero realmente que alguma atitude seja tomada pela TAM em relação ao seu caso e que isto se torne padrão para os próximos casos. Ao meu ver, e pela minha experiência, em geral nestes casos há pelo menos 2 caminhos a tomar pela empresa. Um é resolver de forma clara e pública o problema da "vítima" de forma a aproximá-la da empresa, assim como a comunidade blogueira envolvida onde você é um dos principais representantes e a segunda é entrar na justiça por "denegrirem sua imagem publicamente" ou coisa do tipo.

    Sinceramente espero que a TAM siga a primeira opção, caso contrário mostrará mais uma vez que não se preocupa com os passageiros e ainda, que não sabe se relacionar com a comunidade blogueira de seu segmento.

  • Ronaldo

    se alguem postar nesse topoico pedindo promocao eu vou dar um tiro!!

  • Ana

    Isso realmente é uma falta de respeito com o consumidor.
    A única dor de cabeça que eu tive com a empresa foi com boletos bancários. Sempre atrasavam a chegada do e-mail de confirmação de compra, e a TAM não respondia os e-mails que eu mandava, para apresentar o boleto pago há semanas.
    Só ligando pra lá que eles davam algum parecer.
    Mas como o colega Marcelo disse, pequenas causas mesmo!
    Caso tenha dúvidas vá ao procon para obter mais informações do que pode ser feito.

  • Ana

    Leonardo,

    Num outro post te perguntei sobre os dias úteis para vencimento do boleto da TAM.
    Acabei descobrindo que a TAM não trabalha mais com boletos bancários, por conta de vários problemas (como os que aconteceram comigo e citei acima).
    A partir de agora, você pode optar por pegar um número de pedido e ir nas casas lotéricas (ou na CAIXA, se o valor for acima de R$1.000,00) e efetuar o pagamento portando apenas esse número.

  • O que dizer?! Parabens pela postura, seu desabafo foi muito correto e muito claro. Infelizmente muitas empresas enchergam seus clientes como grãozinhos isolados e que pouco podem fazer, mas estão enganados, pois o mercado esta em forte expanção e os que tiverem melhor relação com seus clientes é que terão uma fatia maior do bolo.

  • alexandre

    Leonardo, como seria se empresas de fora do Brasil ganhassem o direito de explorar nosso mercado doméstico? Será que, com a concorrência, esse tipo de desrespeito acabaria?
    Boa sorte.

  • O sistema online de compras da TAM é simplesmente péssimo. Não sei se você já teve a experiência de comprar uma passagem através de pontos. Já tentei inúmeras vezes fazer isso pelo site, e SEMPRE dá erro. O mais engraçado é que se você efetua esse tipo de compra pelo site, só é cobrada a taxa de embarque. Se você efetua pelo telefone, além da taxa de embarque, eles cobram R$ 30,00 pelo serviço de fazer tudo o que você já tentou, a diferença é que o sistema deles, pagando 30 reais, funciona!

  • João

    Tbém não entendo como várias pessoas ainda ficam ligando e se estressando com SAC's, Fale Conosco, Centrais de Atendimento, quando veem que não resultará em nada.

    É uma vergonha uma situação como esta exposta pelo Leonardo? Claro! Mas é uma questão que facilmente seria resolvida mediante a utilização de alguns dos mecanismos de defesa ao consumidor disponíveis.

    Vá ao PROCON e protocole formalmente uma queixa. Fique com uma cópia.

    Faça contatos com a empresa mediante e-mail ou carta registrada. Nunca por telefone. Dessa forma vc constituirá provas para uma futura ação.

    Caso nada dê certo, vá ao Juizado Especial mais próximo, e, caso o montante não ultrapasse 20 salários mínimos, poderá ajuizar a ação sem a necessidade de um advogado, de forma fácil e rápida.

  • Adriana Silva

    Também tive problemas com o site da TAM essa semana. Não sei se com vocês tem acontecido, mas ele no meio das operações te remete para a página inicial, uma que pede que se confirme o país que você está, mesmo em procedimentos rápidos, sem chance alguma de ter expirado o tempo. Quando estava emitindo o bilhete, na página onde coloco os dados de cobrança, quando pedi para confirmar o site me remeteu para essa página dos países. Não me confirmou a venda. Esperei para ver se algum email ou mensagem de celular chegava e nada. Uma outra ocasião semelhante já havia acontecido comigo em que aconteceu a mesma coisa e não emitiu. Refiz o procedimento e emiti, pois do dia anterior para o dia da emissão, o trecho ficou mais caro R$ 100,00, não poderia correr o risco. Eis que a super eficiente TAM emitiu e faturou os dois bilhetes, sendo o mesmo passageiro, no mesmo voo, data e horário. Liguei no 0800 e o que me orientaram é que o que me resta é mesmo procedimento para passageiros que desistem de uma emissão qualquer: multa de 20% para ressarcimento ou remarcação do trecho no prazo de 1 ano. Há tempos o site da TAM tem estado instável, mas daí usar um problema interno deles para garantir vantagem em cima dos passageiros é lastimável, digno de empresa amadora sem escrúpulos. Ou seria essa a nova estratégia da TAM para conseguir pagar seus custos já que graças a Deus a concorrência tem chegado junto.

  • Daniela

    qualquer problema que eu já tive com empresas foi resolvido com uma ida ao PROCON!!
    em um máximo 1 mês eles sempre resolveram tudo que eu precisei!

  • Rodrigo Lima

    Falem o que quiserem, mas a GOL tem o site mais eficiente entre as companhias aereas brasileiras. Isso sim que é conforto.

  • rbp

    Olá Leonardo,

    Uma dica: quando alguém sofre cobrança indevida, o valor devolvido pela empresa deve ser *em dobro*, acrescido de correção e multa. Regra básica do Procon. Tive problemas com cobrança indevida da Net e eles me devolveram em dobro. As atendentes já sabiam, de cara, assim que eu invocava esta regra do Procon, nem reclamavam (tive outros problemas pra receber, não relacionados, mas acabou dando certo).

    Abra um chamado no Procon (já pedindo o reembolso do valor em dobro, corrigido), e, se necessário, entre no juizado especial cível (o antigo "pequenas causas", como alguém sugeriu acima).

    Boa sorte, e conte-nos o desfecho!

  • É realmente, o site da TAM deixa muito a desejar. Mês passado passei por um problema nele. Queria comprar uma passagem do Rio para Recife e não consegui. E não foi por causa de cartão de crédito.
    As passagens estavam em promoção. Selecionei as de menor preço e, simplesmente, o valor total não batia com a soma delas. Tentei várias vezes e o erro persistiu. Até fui adiante, clicando em "Pagar Bilhete", mas como ainda assim a soma estava errada, não efetivei a compra. Postei um printscreen com o erro aqui: http://euviumbug.blogspot.com/2009/10/2-2-5.html.
    Um erro simples que não deveria ter passado pelo crivo das pessoas que dão suporte ao site.

  • Anderson

    Não precisa nem de pequenas causas, esse o PROCON resolve, garanto que em menos de (mais) um mês vc recebe.

    Boa sorte

  • Marcus Laert

    tenho sobre a gol. Gostaria de explorar o que aconteceu comigo na vinda de Belo Horizonte para Salvador.

  • Jacy

    Também já tive problemas com a TAM, especialmente, quando quis transportar minha cadela. Eles informaram que eu deveria comprar as minhas passagens e reservar o local de minha cachorra. No entanto, a confirmação do embarque dela seria apenas com 24h antes do dia da viagem. O que ocorreu foi que não deixaram ela embarcar, alegandoque não havia espaço para ela no avião, e, mesmo sendo culpa deles, tive de transferir minhas passagens e ainda pagar multa por algo que eu não pedi, que é mudar o dia do vôo.
    No final das contas, eu, com a malas todas prontas, tive de desfazer tudo, pagar multa e ainda ficar com o prejuizo.
    Imediatamente, busquei comprar as passagens pela GOL e foi um processo extremamente tranquilo, sendo confirmado, na hora da compra, o embarque da minha cachorrinha e não 24 horas antes como na TAM.
    Absurdo!

  • Henrique

    Ano passado tive problema ao efetuar uma compra no site da TAM. Realizei a compra de 3 bilhetes no trecho Curitiba Brasília durante uma promoção de final de semana. Confirmei voo e horário como sempre faço ao comprar pela Internet. Porém ao receber a confirmação da reserva via e-mail o voo era em horário diferente daquele que fora selecionado. Entrei em contato imediatamente via telefone mas informaram que o erro era meu e que eu tentasse via e-mail a mudança. Fiz vários e-mails e nada… nem resposta da TAM eu obtive na época. Conclusão tive que fazer uma nova compra destes 3 bilhetes. O barato da promoção acabou saindo mto caro….

  • Vando

    Também tive um problema parecido de cobrança indevida. No meu caso, realizei a compra de passagens ida-e-volta e ao conferir o extrato do cartão na semana seguinte havia 2 cobranças referentes a mesma compra. O ruim de se detectar isso é que só aparece TAM SITE no extrato, e se não fosse pela data e valor da compra ficaria mais difícil ainda se identificar a cobrança indevida.

    Entrei em contato com eles, e só depois de muita insistência, paciência, problemas internos e três meses, consegui o estorno no cartão. Resultado tive que pagar por uma cobrança indevida e só receber a devolução depois.

    Emails para entrar em contato com a TAM:
    – comprasite @ tam.com.br
    – atendimento.cartao @ tam.com.br

  • giselle

    Eu também tive um problema idiota com a Tam. Solicitei o estorno de uma passagem que comprei mas não usei e eles encaminharam o valor para o cartão de crédito que usei para efatuar a compra. Porém, este já estava cancelado há tempos e eu já nem sabia qual era o cartão da compra. O pior é que eles não tinham condições de me informar o número do cartão nem tão pouco a bandeira para onde mandaram o dinheiro, para que eu pudesse correr atrás da grana. Ou seja, a devolução do valor foi parar no limbo. Sempre que eu fazia contato eles me falavam que já haviam mandado o dinheiro. Pra onde? Ninguém sabe! Pode uma coisa dessas?

  • Camille

    Oi, Léo.
    Acho super válido o post, dá voz as centenas de outras pessoas que não tem um veículo desse para expressar os problemas enfrentados dessa mesma natureza. Certamente seria melhor ler que estão melhorando o serviço, e não o contrário, mas é importante informar o que acontece de verdade, né?

    É um absurdo essa espera toda. Uma ação contra eles seria bem-vinda, não?

    Noticie quando o problema for resolvido. ;]
    Um bom dia.

  • Miceia

    Eu tenho um problema parecido com esse, sendo que não é da TAM e da GOL.

    Chegou no meu e-mail o intinerario de viagem e na hora de viajar o meu nome não estava na hora de fazer o Chek in

  • Luciana

    Eu até sugeriria o procon, mas a situação tá pedindo um processo.
    Esse ocorrido demonstra uma total falta de respeito. Se eles levam poucas horas para te cobrar, por que esperar 35 dias para ter devolvido o seu dinheiro?
    Processo neles!

  • Diogo

    Nossa, bom ler isso que eu nem me arrisco a eventualmente voar TAM.

    Nunca fui de voar nela na verdade, nos lugares onde eu pego avião (Goiania e Brasilia) são quase sempre as passagens mais caras, e tendo conexões gigantescas, com umas rotas nem sempre racionais. Pensava que pelo menos havia certa excelência de serviço que justificava esse preço. Pelo visto, não!!

  • JUDIANE

    Comigo aconteceu a mesma coisa… Comprei uma passagem da TAM via site da Decolar, Cancelei a passagem e tive que pagar a passagem, depois de tanta enrolação (mais de tres meses também)estornaram os créditos no meu cartão! A Decolar e a operadora do Cartao alegavam que o problema era com o repasse da TAM. Uma empresa séria, deve no mínimo respeito aos seus clientes!

  • Eduardo

    Obrigado por escolher o jeito TAM de furtar!

    Que absurdo…

  • ana

    processa pela sua perda de tempo, e peça danos morais e exiga os valores CORRIGIDOS.

    Essas empresas tem que aprender que nem todos os clientes são otários de dar dinheiro de graça!!!

    Bem que voce fez de ter postado, tem que mostrar a verdade!
    Amo seu site 😉

  • Daniel

    Também já tive problemas para comprar com a TAM. O sistema da TAM não conseguia fazer a validação dos dados cadastrais do CPF e dizia que a compra não poderia ser concretizada. Tentei o contato por telefone (conforme sugerido na mensagem de erro) e descobri que para emitir a passagem pelo call center (número q foi indicado na msg de erro) eu teria de pagar X porcento a mais do valor da passagem. Que palhaçada é essa? O problema é no site da TAM mas quem leva o ônus é o cliente?
    Entrei em contato com o site da TAM para registrar a reclamação e até hoje não me retornaram. Decepcionante a atitude da TAM. Sequer deu satisfação.

  • Germano

    Nossa dá pra ver que todo mundo já teve problema como esse site da TAM ontem mesmo ele simplismente não abria, queria verificar o preço das passagens e não abriu de maneira alguma e pelo visto não fui só eu que passei pelo problema de ao tentar comprar aparecia problemas com o cartão de crédito ou remetia a essa página aonde vc deve escolher o país. Uma vez fui comprar uma passagem pro Rio de Janeiro com alguns amigos e simplismente o voo de volta que eles já haviam escolhido não aparecia, achei que o voo já tivesse esgotado ou coisa assim. Resultado voltei sozinho pela gol, e eles me disseram que o voo estava quase praticamente vazio. Quanto desorganização, desrespeito e amadorismo, será que foi resultado nas mudanças na admistração da empresa que houveram recentemente? Que ótimo que apareceu a Azul que além de oferecer excelente serviço, pontualidade não faz cobranças absurdas como essas quando se compra passagens pelo telefone! Efetuei uma compra pela TAM e até hj não recebi o e-tickt pelo e-mail apesar de ir na página colocar o meu e-mail e pedir pra enviar, nunca chega. Leonardo não deixe de ir ao juizado especial, vc vai se sentir bem melhor punindo uma empresa como essa que querendo ou não se favorece da publicidade que vc acaba fazendo pra ela. Vá e nos mantenha informados pelo site!!!

  • Cristiano

    É uma pena que ainda existam empresas que desrespeitam os clientes. Cobranças indevidas é uma coisa séria. Uma coisa como essa deveria está na justiça e a TAM ser multada pra coibir esse tipo de postura das operadoras.

    Acho que você deveria entrar com uma ação no juizado de pequenas causas, não pra ter o dinheiro de volta mas pra moralizar. Estaremos acompanhando seu caso aqui.

  • Rosele

    Leva pro Juizado especial e pede uma indenizaçãozinha além do valor devido tá…

  • Rodrigo Coelho

    Em um desses feriados em que o aeroporto do Galeão virou um caos, o meu vôo que estava programado para 23:00 atrasou 7 horas. Os funcionários da TAM ABANDONARAM o portão de embarque com computador ligado, sistema de som ligado e muitos papéis em cima do balcão. Somente às 5 da manhã do dia seguinte, depois dos passageiros terem feito muito barulho no sistema de som do aeroporto (que estava abandonado pelos funcionários) apareceram e ofereceram um lanche mísero para os muitos passageiros que estavam há mais de 6 horas esperando pelo vôo.

    Depois desse dia a TAM não me inspira a menor credibilidade.

    Pra mim ela não passa de uma grande empresa MEDÍOCRE.

  • Janiele Ximenes

    A TAM é uma vergonha!

    Liguei comprando uma passagem com o restante meu que tinha ficado na empresa. Em segundos depois minha mãe pediu para que eu alterasse a data. Não alterariam a data se eu não pagasse 90 reais.

    Maior empresa do Brasil e a mais fuleragem!

  • Cristiano

    Eu estou com um problema parecido em relação a SUBMARINO VIAGENS que prometeu um recibo da compra e há meses empurra essa história…
    Acredito que deveria haver um orgão que apurasse situações de descaso como essas.

  • Silvia

    Sinto muito, Leo. Se fizeram isso até com você, que é expert no assunto, que conhece todas as manhas das viagens aéreas… pobre de nós que ficamos correndo atrás das promoções!!!

    Mas, vamos resolver? Abra um processo no JUIZADO ESPECIAL e peça tudo que você entender de direito.
    E divulgue aos 04 cantos o caso (internet, jornais, televisão) Você verá o resultado rapidinho…

  • Maurício

    Já aconteceu comigo isso. O site da TAM é péssimo, e a filosofia da empresa é desonesta. Infelizmente esta é a verdade sobre esta companhia.
    SOU TESTEMUNHA. ACONTECEU COMIGO!

  • Marsilo

    Site da TAM?
    Sinceramente com aquele site… Eu NUNCA consegui comprar pelo site da TAM. Nunca mesmo… Sempre acontecem erros. Nas outras cias vai de boa! O site da TAM definitivamente não é de confiança.

  • Lésius

    Já aconteceu comigo, porém na compra online da TRIP. Só que ao invés de 1 cobrança, foram feitas 3. A diferença, é que o estorno foi feito no dia seguinte. Descobri rápido porque me ligaram da administradora do cartão questionando várias compras repetidas de valor semelhante. Daí, saquei que era erro no site. Liguei, e a atendente prontamente me passou um protocolo e o estorno se deu em menos de 48 horas. A TRIP tem me surpreendido com a qualidade dos serviços, simpatia e seriedade dos atendentes. Fiquei cliente e viajo tranquilo. É uma pena a TAM se prestar a um papelão desses. Eu iria a um juizado. Com certeza.

  • Glauce

    Olá Leonardo, tive um problema semelhante ao seu em junho deste ano e fui reembolsada 2 meses depois. Infelizmente, a solução veio acompanhada de um profundo desgaste com a TAM: só obtive, de fato, a confirmação do reembolso após diversos contatos telefônicos com a cia e levava cerca de 40 minutos para ser atendida! Sem dúvida, todos os atendentes são cordiais, mas vejo a necessidade de alinhar cordialidade com eficácia, um valor bastante desejado por nós, clientes.

  • Maurício

    E um dos objetivos desta péssima TAM é fazer com q os clientes desistam do site, e passem a emitir pelo telefono, pagando R$ 30 por isso!!!
    ABSURDO
    Parabéns Leonardo, continue reclamando desta empresa.

  • Daniel

    Eu faço em média um vôo por semana. Na maioria das vezes viajo de GOL pela facilidade de trocar passagem pelo site. As poucas vezes que resolvi viajar de Tam me arrependi. Faz 4 meses que espero um estorno de R$170,00 por erro de um atendente que remarcou minha passagem para o dia errado, sendo que eu repeti inúmeras vezes que só queria trocar a hora, e não o dia. Nesta última terça tive minha mala arrombada e furtaram várias coisas minhas. Nunca mais viajo de Tam e aconselho ninguém mais entrar nessa furada.

  • bruno

    Eu já passei por um problema semelhante:
    Fiz uma compra (pelo site da TAM) de 3 passagens para o dia 10/01/10. Após 3 dias um dos passageiros pediu para que eu transferisse a viagem dele para o outro dia (11/01/10). Eu liguei para o numero da TAM e fiz todo o procedimento para a transferência de um bilhete ex: paguei 130,00 só para transferir o passageiro no qual nunca viajou sozinho. A burra da atendente (MARCELA) colocou o passageiro em outro voo. Obs.= no dia 11/01/10 vai outra turma de amigos e parentes no caso ele pediu para ir com eles. Então 2 dias depois eu conferindo os bilhetes percebi que a atendente colocou ele em outro voo que sai depois de 10 horas do voo em que seria para ele ir. Então leguei imediatamente para a TAM e o supervisor (THIAGO) deu-me o prazo de 72horas para eles ouvirem as gravações e ligarem para mim no qual no dia eu informei os meus dados. ('Quando liguei para fazer a mudança do voo para o outro dia afirmei várias vezes para a atendente o numero do voo no qual eu queria transferi e ele dizia que esse voo não existia depois me muito tempo ela achou o voo e me confirmou o voo no qual eu queria").
    Passado às 72 horas retornei a ligação fiz todo o procedimento e ficaram de me dar a resposta ou melhor de me ligarem para faz a mudança certa e o prazo (MAXIMO no qual o atendente me falou) era de 72 horas.
    Não me retornaram. Fiz o procedimento de ligar para cobrar da TAM mais de 5 vezes no qual o prazo era o mesmo 72 horas. Exigi para eles mudassem na hora o voo, mas a atendente (o) falava que não dava para efetuar o mesmo na hora em que eu ligava então pedi para passar para o supervisor e ele falou que no prazo de 72 horas estaria tudo resolvido, mas não resolveram!!!.
    Passados 4 dias eu estava puto com essa palhaçada dessas merda dos atendentes, eu liguei mandei eles mudarem na hora essa merda mandei passar para o supervisor e eu dizia que eu só ia desligar o telefone quando tudo fosse resolvido. Então a supervisora ZULEIKA colocou no sistema dela como o caso de urgência e deu o prazo de 72 horas para resolver.
    Então o consultor de qualidade do call center o BRYAM ligou para mim afirmando que o erro foi da atendente e tudo mais e pediram desculpas porem ele não efetuou a mudança e falou para eu ir no aeroporto para eles efetuarem o bilhete.
    Acreditando nisso eu fui para o aeroporto em um sol queimando que estava Manaus no dia. Quando cheguei à loja da TAM o atendente falou que o bilhete já tinha sido emitido e ele me entregou o bilhete.
    Resumindo, o trabalho de eu ir para o aeroporto, gastar o meu tempo era só para eu pegar o bilhete! Eu fiquei pirado com isso, pois eu moro muito longe do aeroporto, podendo o Bryam enviar por email.

  • Natália

    Processo neles! Juizado especial! Eles merecem!

  • Leonardo estamos juntos nessa! Estou com mesmo problema. Após várias tentativas de compra, nenhuma com sucesso, minha surpresa: compra efetuada!!! Compra efetuada em duplicidade para o mesmo lugar, o mesmo vôo, os mesmos passageiros. Muitas brigas com TAM, cartão….É um inferno todos os meses com o cartão, TAM, presidente… São os maiores picaretas. Sem falar no site, que pelo visto de seguro não tem nada.

  • Camila

    Leonardo, aconteceu a mesma coisa comigo, mas como sempre dava erro na página, então eu resolvi comprar na GOL, e para minha surpresa qdo vi meu cartão de crédito vi q eles cobraram as 3 tentativas, reclamei no Fale com o Presidente e nada, aliás nao sei pra que serve aquele serviço.

    Isso demorou quase 1 ano, quando eu resolvi infernizar a vida deles, ligava lá todo santo dia para eles gastarem bastante no 0800, ligava sempre do meu celular, reclamei no site O Globo que tem um serviço de defesa ao consumidor, não adiantou nada mas deu uma pressionada neles. Só resolveu mesmo qdo eu mandei no site reclame aqui, veja: http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=263a

    Depois disso eles conseguiram entender a besteira que fizeram.

    Resumindo, paguei 1500 reais pra eles e eles me devolveram depois de 1 ano, eu até poderia entrar na justiça e recuperar o valor em dobro e se bobear ainda mais, mas eu me estressei tanto que resolvi ficar na minha.

    Agora eu não compro mais passagens da TAM.

    Boa sorte!

  • Claudia

    Leonardo, envie seu caso ao jornal O Globo, que já vi vários casos serem resolvidos por eles.

    Boa sorte!

  • tive o problema de compra não finalizada no site da Gol, mas fui atendido e eles nem chegaram a configurar a compra na fatura, eliminando direto o que teria sido uma "duplicação de compra".

  • Tito

    Nossa, se acontecesse comigo eu me quebrava por uns 3 meses depois da fatura do cartão… sinto muito também saber que esse tipo de coisa pode chegar a acontecer com uma companhia como a TAM e logo com você Leonardo…. mas fica o alerta… boa sorte na negociação e parabéns pelo ótimo trabalho que estás fazendo com o blog! 🙂

  • Gabiela

    Boa noite Leonardo, estou vivendo uma situação parecida, mas infelizmente não fui inteligente igual ao cliente acima. Comprei 2 passagens ida e volta (SAO – FOR) e confirmei a data de ida para o dia 17/02 e volta para o dia 27/02. Essa confirmação é feita 3 vezes durante a compra. Infelizamente, como eu disse, eu não salvei a tela da data de confirmação da compra, acreditando que algum relatório ao final seria apresentado para que eu pudesse imprimi-lo.Mas não, alguns dias depois veio por e-mail o e-ticket, e qual não foi minha surpresa, a data de volta estava para 27/03, um mês após a data que eu havia comprado. Entrei em contato com o Fale com o Presidente, da TAM e a atendente, muito simpática, me disse que iriam verificar e dentro de 10 dias retornariam. Me responderam, sim, mas com um e-mail pronto dizendo que a remarcação deveria ser feita numa loja da TAM. Primeiramente fiquei indiguinada com o fato da TAM errar. Depois, pelo fato de não assumir que poderia ter errado, afirmando que eu confirmei uma data que não era a correta, e por último pelo fato de a resposta do atendimento ao consumidor ser uma resposta pronta e que sequer tinha algo relacionado a minha dúvida. Após esses fatos, pude concluir que a TAM, seja por má fé ou um péssimo sistema, se utilizou de uma promoção para atrair clientes, mas não soube sustentar essa promoção, uma vez que me fará pagar a taxa de reembolso de 100,00, para que eu possa remarcar as minhas passagens. É vivendo e aprendendo, não é mesmo?

  • flavia paiva

    Leonardo, aconteceu a mesma coisa com a minha irmã, só q a mesma procurou logo seus direitos e ganhou uma indenização de R$10.000,00 sem acordo… Tudo em menos de 3 meses…

  • Claudio

    Parabens pela inteligencia….
    Sendo, Jô Soares, Ana Maria Braga, ou outra pessoa conhecida eles tratariam diferente…
    O Site está de parabéns por ser inteligente

  • arlene araujo de ass

    no meu caso eu quis usar uma passagem que na verdade nao tinha usado no tempo devido , e após 9 meses fui lá para ver se poderia ir pra outro lugar usando tambem uma promoção, mas depois de pegar uma fila de quase(acreditem) 5 horas, o rapaz me falou que nao era possivel porque o bilhete tambem era promoção, mas em nenhum lugar do contrato(aquele que tem na hora da compra e voce clica nele pra poder ir pra outra pagina) havia escrito issso, e depois de quase 35 minutos tentando converncer o rapaz chamei uma amiga , que é uma das gerentes do procon do plano piloto, que ele resolveu rapidinho meu problema, será que pra resolver problemas de bilhetes na TAM precisamos ter costas quentes ou ir direto ao juizado de pequenas causas?
    fica dificil assim…..

  • Jamila

    Aqui em casa já ganhamos um processo contra a TAM, que no Natal de 2007 cancelou a passagem da pessoa da família errada a que tínhamos solicitado, e só fomos saber ao chegarmos no aeroporto.
    Fomos humilhados pelos atendentes que nos olhavam como se fôssemos os mais mentirosos do mundo. Não fizeram nada. Cancelaram a passagem da minha mãe por erro deles e não a deixaram embarcar com mais 3 pessoas. Resultado: impediu a viagem do marido dela também , já toda planejada, e tiveram que ficar em casa sozinhos, em vez de passar com toda a família em Brasília.

    Um absurdo imenso!

    Fui para NY esse ano pela TAM e eles na ida e na volta NÃO efetivaram a reserva dos nossos assentos, e éramos em 4. Resultado: viajamos na ida num lugar horroroso e longe um do outro, porque o vôo estava lotado. Na volta tivemos a sorte de podermos viajar os 4 próximos, mas mesmo assim não no lugar onde havíamos reservado.

    Outra coisa: meu namorado já teve problemas no vôo com a TAM, por defeito do avião. Uma vez logo depois da decolagem eles tiveram que fazer um pouso de emergência, e tiveram que trocar o avião, tendo que esperar muito tempo para finalmente voarem em segurança. Muitos dos aviões parecem ser bem velhos, e não sei qual é o problema deles que sempre surge algum problema nas aeronaves.

    O site dá muuuuito erro sempre, o atendimento é péssimo, e ainda as passagens são quase sempre as mais caras.
    Não vale a pena mesmo encarar.

    Eu nunca mais viajo de TAM, em vôo nacional ou internacional.

    Pensem bem antes de confiarem nesta empresa. Eu tenho motivos mais que suficientes para não confiar.

  • Fato similar aconteceu comigo…estou há 4 meses tentando resolver o problema e nada!
    Realmente, um simples fato, que poderia ser resolvido até em crédito de passagem para o passageiro, caso ele quisesse, e a TAM coloca a marca da empresa no lixo.

    Por outro lado, a justiça brasileira tb é culpada pois deveria atuar de forma mais ágil e com multas pesadas para o infrator, especialmente se o fato é corriqueiro e de domínio público!

    A mesma situação tou convivendo com a sky…sem que a empresa tome a providência devida.

    Triste país o nosso!

  • Vera

    Não esqueça qdo entrar nas pequenas causas de pedir, além do ressarcimento, danos morais, boa sorte.

  • Isso vai servir de alerta para que eu confira as faturas 'agora mesmo'!
    Obrigada por postar isto!

  • Hector Igor MU&ntild

    Queria ter feito este email ontem mas encontrei isto hoje, minha surpresa foi encontrar tantos comentários sobre esta situação com a TAM.
    Anteontem no final da tarde tinha que comprar uma passagem urgente para meu pai acompanhar uma cirurgia do coração da minha mãe em Blumenau-SC, então tentei comprar a passagem com um preço absurdo via site, deu o mesmo problema mencionado no post, liguei para tentar comprar via telefone, consequencia:
    2 horas para concretizar a compra, e ainda mais sendo aviltado com 10% de taxas de serviços de venda.
    Ora, se é para eles venderem passagens, porque cobram por nos vender?
    Aco que está na hora de tomarmos uma atitude realmente consistente, não é possivel que esta empresa tente vender uma imagem do tipo estar associado a uma Star Alliance, será que as outras empresas que compõem a aliança sabem desta situação?
    Mais uma vez uma vergonha, na minha opinião cada vez que for anunciada uma promoção ou tarifas desta companhia neste site, deveriam aparecer um numero de reclamações que eles tem aqui, serviría para quem se empolgar tambem tomar consciência que tipo de empresa se trata.

    • Bom… demorei pra responder porque tinha um grade número de comentários para serem respondidos e como aqui nesse post precisava responder com mais tempo, deixei para responder hoje.

      Primeiro eu fiquei surpreso com o número de leitores que estão com o mesmo problema. Segundo eu preciso esclarecer que sei bem sobre esse funcionamento de procon e de pequenas causas, mas não pensem que a gente sempre ganha nos juízados de pequenas causas, ainda que esteva com total razão.

      12 leitores que relataram casos iguais: Lucas, Adriana Silva, Vando, Judiane, Maurício, Glauce, Micheline, Camila, Gabiela, Flávia, Paulo Almeida e Hecto. Vários outros tem casos parecidos, mas iguais foram 12 só aqui nesses comentários.

      Ronaldo, seu aviso foi muito bom. Ele deu resultado 🙂

      Rodrigo Lima, eu também acho que o site da GOL esta bem melhor hoje, principalmente para pesquisar, mas eu já tive problemas sérios com ele de meu nome, que é pequeno, não caber no campo do formulário e eu não conseguir comprar. Nem vou alongar essa história.

      Glaucia, seu caso é macabro, a gente só acredita porque você capturou a tela.

      Moises, no Brasil as empresas parecem que prestam serviço parecem ignorar que o cliente pode optar pelo seu concorrente e o pior: elas esquecem que um cliente insatisfeito pode não ser "só 1 a menos". Eu evito colocar aqui minhas preferência por empresas aéreas, mas ainda bem que as opções estão aumentando.

      Vando, eu tenho esses e-mail aí e outros 🙂 já mandei vários e-mail para lá, só não quis postar aqui para não ficar mais extenso o texto.

      Camille, quando tiver solução vou postar aqui.

      Alexandre, não sei se mudaria muita coisa. Tem duas empresas grandes e excelentes querendo entrar no Brasil mas elas vão contratar essas mesmas pessoas que estão a frente dessas empresas que já conhecemos. Veja, nem tudo é ruim não. E as empresas aéreas não são todas iguais não, cada uma tem seus prós e seus contras. O que estou dizendo é que uma Lan no Brasil pode não ser melhor do que as que já estão aqui.

      Érica, hoje eles estão trocando. Acredito que irá melhorar bastante. Nos próximos dias faremos um post sobre o novo sistema.

      João, e quando você aposta tudo no Juizado de pequenas causas e perde, mesmo estão coberto de razão e provas? Isso acontece.

      Não respondi diretamente ao demais, mas li todos os comentários. É impressionante o número de pessoas sendo desrespeitadas. Eu vou manter esse post atualizado com as novidades.

  • Jéssica Mimi

    Leonardo,

    Minha sugestão é similar com a dos outros amigos, reúna tudo q vc já juntou como prova e vá até o PROCON (pode ser pelo site msm) ou no JEC, pq eu já tive problema semelhante com uma compra no submarino e depois da canseira (de meses tentando) eu fui até o PROCON e em um mês estava resolvido.

    E antes de qq coisa, boa sorte (vc merece, sempre divulgando essas promoções maravilhosas para todos)!

  • Maira

    Parabéns pela iniciativa, infelizmente o tratamento dado ao consumidor ainda precisa melhorar muito. Vc pode entrar no Juizado Especial e pedir indenização, so assim eles vão perceber os danos que causam aos outros.

  • Jorge

    Já tive varios problemas com diferentes Cias. aéreas inclusive internacionais, nunca mais comprei bilhetes pela internet, apenas a utilizo para ver a melhor opção e vou a uma agência de viagem e faço a compra aí, e sempre pelo mesmo preço que esta no site.
    Mas também nunca entrei em contato com a empresa para reclamar, ia diretamente ao JEC e em menos de 30 dias resolvia tudo, e sempre me pagaram em dobro o que me tinham cobrado indevidamente.

  • PATRÍCIA

    Passei por situação semelhante, porém foi ao regastar meus pontos de fidelidade com a TAM. Apareceu uma mensagem de erro e ao refazer o resgate dos pontos, eu não tinha saldo suficiente, sabe por que? pois na operação anterior, que apareceu a referida msg de erro, os pontos foram retirados da minha conta, porém, a passagem não foi emitida. Passei duas semanas fazendo contato, até que consegui a devolução dos pontos, mas nesse momento, eu já tinha comprado a passagem particular, pela necessidade que eu tinha e não pude usufruir da promoção de resgate de 3 mil pontos…

  • Edy

    oi Leonardo….pessima experiencia tiveste…enfim uma empresa com um logotipo como a tam nao deveria agir desta forma com os clientes..pois ela precisa deles para sobreviver……eu viajei poucas vezes pela tam….e ainda nao viajei pelas outras empresas…..brasileiras….moro em portugal e vou ao brasil em julho….sabendo que a tam esta agindo de tal forma…e obvio que nao vou submeter a problemas…..sei que ha problemas em todas as empresas mas acho que este e um pouco exagerado….obrigado por ajudar a abrir nossos olhos….e continue fazendo este trabalho maravilhoso que fazes…

  • Julia

    Leonardo, isso já aconteceu comigo. Eu liguei na administradora do meu cartão de crédito e eles fizeram o estorno pra mim. Nem precisei me estressar com a Cia Aérea.

  • Capitão Publi

    Pois é Leo, parabéns peloo post e mais uma vez por todo o trabalho. Mas agora que sentiu na pele o que é ser enganado e iludido por erros de sistemas e incompetência e até má fé de executivos e gerentes táticos destas empresas e seus parceiros, quero ver o que vai dizer quando eu lhe passar o post do DOSSIÊ GOL que estão preparando. Em breve. Definitivamente, o atendimento da TAM ainda não conseguiu ficar pior do que a GOL.

    • Capitão Publicitário, eu já tive problemas sérios tanto com a TAM quanto com a GOL. Só que o foco do site não é isso por isso evito ficar postando esse tipo de assunto. Mas, problemas não faltam, sempre recebo e-mails de pessoas com problemas com companhias aéreas.

  • Capitão Publi

    Este tipo de erro acontece quando há um lapso entre o seu clique, ação de finalizar um pagamento / escolha e a resposta do servidor, o chamado retorno de arquivo. Instabilidades de servidor ou brechas de segurança podem influenciar muito. A TAM tem lutado para melhorar a arquitetura e eficiencia de seu site, mas parece estar "chovendo no molhado". Mas nada justifica o descaso e aparente data de comunicação entre os setores de qualidade, financeiro, TI e e-commerce. Outro segredo é falar direto no número (11) 5582-9290 de reembolso da empresa, numero que eles nao gostam de divulgar. NA ENGOLDO não existe esta forma de contato, tornando o processo de reembolso bem mais doloroso, especialmente em caso das grotescas falhas daquela empresa.

    Capitão publicitário também dá consultoria em e-commerce.

  • Capitão Publi

    Quero ver a coragem do MELHORES DESTINOS para publicar um posto sobre as trapalhadas da GOL.

  • Capitão Publi

    Entendi Léo, certamente concordo contigo sobre o foco, mas queria ver mesmo quando for apresentado os erros grotescos da GOL, um problema muito maior do que este que você apresentou, se o MELHORES DESTINOS vai colaborar. Espero que sim, não para o meu benefício, mas para o de todos os 70.000 leitores que viajam e estão sempre tomando traulitadas e, fragilizados, nada podem fazer individualmente. Ps.: o site da GOL dá muito problema sim, sessão expirada, erro com pagamentos, emissão duplicada de bilhetes smiles, dentre outros. Todavia, o pior da GOL está no suporte de reembolso e problemas com tickets. Um horror! Uma análise mais criteriosa seria algo que eu poderia fazer de forma interessante se você topasse publicar, mas agora vou precisar de ver tempo pra isso, pois tempo custa dinheiro. Abraços e espero qeu tenha me compreendido!

  • Capitão Publi

    Léo, lembrando que eu e a minha familia já viajamos mais de 30 a 40 vezes pela TAM para destinos como São Paulo (com frequencia), Recife, Curitiba, Pará, e Buenos Aires. Tanto com pontos quanto pagando. Isso desde 1998. Nunca tivemos nenhum problema grave, nem com site, nem em vôo, nem com serviços de terra. Reembolso já pedi váriaz vezes e em todas com sucesso, assim como remarcação, conseguindo já até com manutenção da tarifa PROMO algumaz vezes. Mesmo assim, considero o site da TAM problemático, incompleto e instável. Tem que ter "ginga" para concluir uma compra ali. Já com a ENGOLDO, recomendo copiar tudo quando se envolve com esta companhia, pois a mesma não possui caráter suficiente para honrar a sua palavra nas mais diversas situações. Já tive vários problemas.

    • Capitão Publicitário, você deve ter visto que sua experiência é oposta aos demais usuários. É complicado dizer qual companhia é melhor ou pior mas o que tem de gente tendo problema com as coisas que você elogia da TAM não é brincadeira.
      Pra você ter uma idéia já recebi e-mail de gente me perguntando se você não trabalhava para TAM, eu disse que não, mas confesso que já estou em dúvida 😉
      Como eu disse, eu já tive problemas que considero grave com as duas companhias e eu não viajo muito. Fico imaginando que viaja sempre. Você viu só nesse post o número de pessoas com o problema exatamente igual ao meu com a TAM? Acho que as duas tem muito a melhorar.

  • Capitão Publi

    Não Léo eu não trabalho para a TAM e inclusive não recebo nada por isso. Livre e espontaneamente, como qualquer usuário, manifesto minha opinião. Mas concordo contigo que as duas têm muito a melhorar.

    E você, trabalha para a GOL?

    Quando tiver novidades sobre o comentado, entro em contato.

    Capitão

    • Capitão Publicitário, hehehe, eu só trabalho no Melhores Destinos mesmo. Só assim posso garantir isenção.
      Em breve teremos umas novidades que você vai gostar.

  • Mailde

    Leonardo, aconteceu o mesmo comigo, duplicidade de valor já mandei 3 emails e nada de rseposta , também já falei com 3 pessoas pelo telefone e nenhum resolve a última q eu falei disse q com 30 dias eles verão o meu email e devolve o meu dinheiro, mas ñ vou esperar vou entrar com uma ação na justiça pois a fatura chegou e eu tive que pagar, que porcaria de Tam é essa ?

    • Leonardo (Melhores D

      Mailde, é triste te falar isso, mas você vai ter que brigar muito pra conseguir. Tente que eles te mandem algo por escrito confirmando a cobrança em duplicidade.

  • Mailde

    Leonardo muito obrigado por me orientar, mas vou entrar com uma ação na justiça, tenho uma amiga que trabalha lá e me orientou pra que eu entrasse nas pequenas causas e vou entrar mesmo , para que eles possam se orientar e que não venha acontecer mais isso com os consumidores !

    • Leonardo (Melhores D

      Mailde, você está certíssima. Ainda bem que você tem uma amiga lá pra te orientar porque essas empresas grandes as vezes ganham da gente com juízado especial de pequenas causas mesmo a gente estando com a razão.

  • Mailde

    LEONARDO eu recebi esse email da Tam de resposta , o que vc acha que eu devo fazer ? De: Suporte ao Site TAMCALL CENTER RESERVAS (naoresponder@tam.com.br)
    Você pode não conhecer este remetente.Marcar como confiável|Marcar como lixo
    Enviada: sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 19:11:18
    Para: SAOAL05 Cartao_de_Credito_Atendimento (atendimento.cartao@tam.com.br)
    Cc: fia_sta@hotmail.com
    Grupo Cartão, boa tarde!

    Favor verificar débito sem bilhete atrelado no cartão Hipercard nº. 384100*********9024, transação realizada dia 19/11.

    Ao final do processo, favor responder diretamente ao cliente que nos lê em cópia.

    Prezada Srª. Mailde,

    Encaminhamos seu e-mail para o departamento de Cartão de Crédito dar continuidade ao processo.

    Caso possua alguma duvida, pedimos que entre em contato pelo e-mail atendimento.cartao@tam.com.br

    • Leonardo (Melhores D

      Mailde, recomendo que ligue no seu cartão e veja se o crédito foi realmente feito.

  • Mailde

    Leonardo eu recebi um email da Tam dizendo que eles encaminharam um email p/ o departamendo d cartão d crédito da continuidade ao processo,o que vc acha que devo fazer ?

  • piada

    o pior é que a TAM oferece voo de porto alegre para florianópolis com translado em são paulo. tem que ir para SP, trocar de avião e voltar horas depois. piada.

  • Geina Faria

    Também estou com problemas com a TAM, depois de ligações, e-mails, idas ao atendimento da TAM no aeroporto, ainda não obtive respostas!

    O primeiro ocorreu em setembro, fiz uma compra de passagem ida e volta Manaus- SP Guarulhos, a compra foi finalizada e não gerou bilhete. como também salvo tudo, apareceu a mensagem na tela:

    Código de erro:
    Prezado Cliente,

    Sua compra foi finalizada com sucesso em nosso site porém ocorreu um problema na confirmação de sua transação.
    NÃO EFETUE OUTRA COMPRA DE BILHETE POIS EXISTE RISCO DE BLOQUEIO DO LIMITE DE SEU CARTÃO DE CRÉDITO
    Solicitamos que envie um e-mail para tamsite@tam.com.br com o título "Compras no site TAM" com o nome dos passageiros para que possamos informar o número de seu(s) bilhete(s) e confirmar os dados da compra ou você será comunicado por nossa equipe no próximo dia útil no telefone informado durante o processo de compra.

    Enviei o e-mail como solicitado na mensagem e ninguém me ligou da TAM e nem responderam o e-mail. Liguei pela primeira vez e me falaram que entrariam em contato comigo, esperei 2 dias e liguei novamante, depois de muita espera, me informaram que o valor seria estornado integralmente em 30 dias, o que não aconteceu. Como não estava morando em Coari (interior do Amazonas), meu pai foi até o guichê da TAM no aeroporto de Manaus e falaram que eu poderia usar o bilhete quando quisesse e repassarem para o meu pai um número de um outro bilhete. Semana passada fui ao aeroporto buscar um amigo e aproveitei para verificar a situação desse bilhete, a atendente informou que para emitir outro bilhete, teria que pagar R$100,00 e diferença tarifária. Expliquei para ela que isso era um absurdo, pois o bilhete foi cancelado pela TAM e ainda assim tenho que pagar? Ela solicitou que eu entrasse em contato pelo e-mail comprasite@tam.com.br para resolver o problema, até agora sem resposta.

    Segundo problema: compra no site da TAM, em novembro, de uma passagem ida e volta Manaus-Fortaleza para um amigo, ao conferir a fatura, houve uma cobrança em duplicidade, sendo que não ocorreu nenhum erro durante a transação. Liguei para o meu cartão e eles me falaram para entrar em contato direto com a TAM, liguei e me informaram que deveria entrar em contato pelo e-mail: atendimento.cartao@tam.com.br e que até o momento não recebi resposta.

    Agora que estou empenhada a entrar na justiça!

    Geina Faria.

  • Mailde

    Leonardo gostaria de saber se o endereço da Tam é esse ? TAM LINHAS AÉREAS S/A PÇA. SENADOR SALGADO FILHO, S/N – AEROPORTO SDU 20021-340 – RIO DE JANEIRO-RJ CNPJ: 02.012.862/0010-50 Inscr.: 1.878.287-0 … porque entrei com a ação hoje e o Fórum mandou p/ esse endereço. Aguardo resposta.

  • Samuel Casagrande

    Em 26/11/2009 tentei efetuar o resgate de pontos pelo site da TAM, ocasião em que foi cobrado um valor de R$ 496,16 das taxas de embarque. Naquela data foi gerado um código de reserva com o status de viagem: Confirmado. Porém não houve geração de nenhum número de e-tickets.
    Ocorre que como não haviam sido gerados e-tickets, em 09/12/2009 entrei novamente no site para verificar se havia tido alguma alteração no status de minha viagem. Havia a seguinte mensagem: “Ocorreu uma alteração no horário desta viagem. Valide-a e escolha novamente as opções da viagem (assentos, refeições,…). Notei então que os pontos que eu havia utilizado no resgate haviam sido creditados (devolvidos) ao meu saldo na conta fidelidade. Naquela data (09/12/2009) liguei então para o número 4002.5700 (central de atendimento). A atendente me informou então que como não haviam sido gerados os e-tickets ela precisaria proceder a cobrança das taxas de embarque novamente e pedir o estorno do primeiro valor que havia sido cobrado pelo site (R$ 496,16) em 26/11/2009. Houve esta segunda cobrança, no entanto a atendente me informou que devido a um erro de sistema os e-tickets novamente não haviam sido gerados. Ela me pediu então se poderia proceder a uma nova tentaviva, mas para tanto precisaria efetuar uma nova cobrança. Nesta tentativa houve a cobrança de R$ 544,50. Fui informado então que aquela segunda cobrança de R$ 496,16 do dia 09/12/2009 também seria estornada em meu cartão de crédito. Nesta terceira tentativa houve finalmente a geração dos e-tickets.
    Até aquela data (09/12/2009 ) as cobranças deveriam ser estornadas em até 30 dias, pelos seguintes motivos:
    26/11/2009: resgate de pontos pelo site TAM não gerou os e-tickets.
    09/12/2009: resgate de pontos pelo telefone 4002.5700 novamente não gerou os e-tickets.
    No entanto nenhum estorno ocorreu até 13/01/2010.
    Em 13/01/2010 enviei um e-mail para “fale com o presidente” solicitando informações a respeito, no entanto a atendente me respondeu que precisaria saber o número de meu cartão de crédito para proceder a pesquisa. Não contente com a resposta, em 14/01/2010 liguei então novamente para a central de atendimento 4002.5700. Neste contato fui então informado de que não havia nenhum valor a ser estornado em meu cartão de crédito e que a minha reserva estava confirmada desde o dia 26/11/2009. Fui informado ainda que as cobrança do dia 09/12/2009 não deveriam ter sido feitas. O atendente solicitou então que eu enviasse urgente um fax da fatura do cartão de crédito, onde apareciam aquelas cobranças indevidas do dia 09/12/2009, anotando que eu não as reconhecia. Foi então o que fiz. No entanto ainda estou aguardando os estornos que não foram realizados.

    • Leonardo (Melhores D

      Samuel, é impressionante o número de pessoas que estão tendo esses problemas com a TAM. É uma pena que nenhum outro veículo de comunicação esteja dando a atenção devida ao problema. Precisamos divulgar mais esses problemas.

  • Mailde

    Leonardo por favor vc tem como me informar o endereço da Tam ,estou entrando com uma ação e preciso urgente , se você puder me ajudar eu agradeço.

  • Claudio Porto

    Olá Leonardo, estou com o mesmo problema que vc, a TAM faz o cliente de palhaço.

  • THIAGO DE LIMA VAZ V

    O mesmo ocorreu comigo.
    Hj entrei com uma solicitacao pelo PROCON-DF.
    Espero que resolva. To com muita raiva dessa compania que destrata os clientes.

  • Mailde

    Thiago vc ñ sabe do endereço também ? Se por acso vc conseguir ou souber do endereço passa p/ mim por favor eu agradeço. Ou se alguém souber e puder me ajudar fico muito agradecida .

  • Mailde

    Leonardo por favor vc tem como me informar o endereço da Tam ,entrei com uma ação e preciso saber se o endereço que dei é o certo. Aguardo resposta.

    • Leonardo (Melhores D

      Mailde, eu não sei qual endereço você deve usar. Normalmente no juizado eles já têm essa informação.

  • Mailde

    Aqui eles ñ tem o endereço pque é uma cidade pequena do interior da Paraíba, eu olhei pelo cnpj da Tam e tinha uma do Rio de Janeiro só ñ sei se é esse.

  • Andréa

    Desde de ontem (07/03) que tento comprar passagens Belém-São Paulo, mas dá justamente o erro que Leonardo falou. Estou preocupada, pois percebi que o número de passagens diminuiram quando eu estava efetuando a compra, acho que tentei também umas 5X. Gente comecei a ficar preocupada quando procurei solução no site e não encontrei!

  • Estou tendo problemas parecidos. Comprei uma passagem com a TAM, parcelada, e agora ela está me cobrança uma parcela muito maior (mais do que o dobro). Estou tendo problemas para resolver diretamente com eles. Espero que isso se resolva logo.

  • Leonardo, qual seria a melhor solução para isso? Já entrei em contato com eles mas não recebo retorno. Eles só pedem para aguardar o contato com a empresa do cartão de credito.

  • Neilce

    Caro Leonardo, parabens pelo seu depoimento! Estou passando por um problema parecido com o seu, sò que a empresa è Italiana, veja bem…eu liguei e comprei o bilhete na sexta, eles ficaram de mandar o e-mail de notificaçao com os orarios, atè as 18 de sexta, eu olhei por volta de 18:30 e nada de e-mail, dai eu liguei, escritorio fechado, no sabado eles nao abriram, o voo no domingo, moro 180 kl do aeroporto, resultado nao fui, eles cobraram o bilhete…sò que agora eles falam que mandaram o e-mail…tenho que provar o contrario…e provar que ligava e caia na caixa eletronica….vai ser dura…mas vou cobrar todos os meus direitos….Depois dou noticias pra contar como è a brigar com uma empresa italiana
    Adoro o seu site!!!!

  • Mariana

    Leonardo, muito obrigada por compartilhar o seu caso. Só dessa forma, nós consumidores, podemos nos ajudar e saber como nos proteger.

  • Leonardo (Melhores D

    Neilce, é isso mesmo, perdermos o tempo e ganhamos um gastrite, mas tem que exigir o mínimo.

  • Leonardo (Melhores D

    Vitor, solução é ligar no cartão e se não tiver nada ir no juizado de pequenas causas. No meu caso, eu não quis ir pois já perdi para uma grande empresa no juizado e a decepção foi ainda maior. No meu caso não era companhia aérea nem empresa ligada a turismo.

  • Guilherme

    tentei por 3 vezes seguidas agora cedo comprar uma passagem no site da tam, as 3 vezes me deparei com a mensagem 'Nao foi possivel concluir a transacao'.

    Ai ligo lá na TAM, e pedem pra tentar novamente e informam que nao foi cobrado do cartão.

    Espero que não tenha sido cobrado mesmo.
    O pior, é que para comprar via telefone, vc precisa pagar 70 reais a mais. Piada.

  • Gustavo Pagliari

    Pessoal, eu tive um problema muito parecido com o do Leonardo em dezembro. Fui cobrado 7 vezes pela mesma passagem. As conversas por telefone com a TAM foram muito semelhantes.

    Eu consegui resolver o meu problema em 40 dias, mas não foi a TAM que resolveu, foi a Mastercard.

    Após o período de 30 dias sem solução, a operadora do cartão pode intervir. Fica aí a dica.

  • André

    Caro Leonardo.
    Parabéns pelo trabalho.
    Estou com um caso parecido, porem com a prmoção Gol do final de fevereiro.
    Comprei duas passagens para São Paulo, no site deu tudo certo, porem como não veio a confirmação eu liguei para a Gol e fui informado que o meu cartão não foi aprovado.
    Para minha surpresa agora chegou a minha fatura e os valores da passagem que eles não me deram esta sendo cobrado.
    Ou seja a Gol vende passagens na promoção, engana o consumidor informando que o cartão não foi aprovado e ainda tem a cara de pau de cobrar.

  • Dalva Pearce

    Comigo também esta acontecendo esse descaso! é um desrespeito! Por culpa do site da TAM comprei uma passagem no dia 2/jan/2010 em duplicidade porque o site informou, erroneamente, que a primeira compra não tinha sido concluída, então foi feita uma segunda compra desnecessária.

    Telefonei inúmeras vezes, fui pessoalmente até o aeroporto, recebi um e-mail do Sr. Marco Sebastião informando que a SR 2001906 estaria estornada na minha c/c em 10 dias úteis mas até agora… NADA! Só mesmo na Justiça! É o que eu já deveria ter feito!

    Agradeço a esse site a oportunidade de excercer o meu direito não só de reclamar como também de me indignar com essa empresa que deveria ter mais respeito com seus clientes!

    Dalva Pearce

  • Marcos

    Caro Leonardo, quero uma dica sua, a TAM me cobrou em julho do ano passado 2x a mesma passagem, agora em janeiro realizei outra compra e também veio cobrado 2x, tentei ligar para TAM mais me falaram que esse fato só era resolvido pela internet pois as compras foram feita pela internet, mandei um email, e esperei 30 dias mas não fui respondido, então mandei outro email e lá se vão mais 40 dias.
    Fui ao PROCON e fiz a reclamação.
    Eu queria saber se vc acha que eu devo procurar a pequenas causas, ou melhor, esperar?

    • Leonardo (Melhores D

      Marcos, já que foi no PROCON eu esperaria um pouco, se demorar vai no juizado mesmo. Passar por esse problema duas vezes é brincadeira!!!!!

    • Mailde

      Quero falar p/ Marcos, aconteceu o mesmo comigo em dezembro entrei c uma ação nas pequenas causas e graças à Deus ganhei a causa e vou receber daqui uns quinze dias. Foi uma passagem n valor de 300,00 reais e agora vou receber o dobro, ñ precisa nem de advogado vá em frente que vc consegue, boa sorte !

  • FRANCISCO ELÁ

    ACONTECEU A MESMA COISA COMIGO, FOI MO DIA 06. DESTE MÊS NO TRECHO FORTALEZA – BRASILIA, GEROU O LOCALIZADOR, MAS NÃO A RESERVA E NEM BILHETE E TAMBÉM A COBRAÇA EM MEU CARTÃO. JÁ ESCREVI NO SITE DA TAM E ENVIEI E-MAIL PARA REEMBOLSO.ETICKET@TAM.COM.BR E ATÉ A PRESENTE DATA NÃO RECEBI NENHUMA INFORMAÇÃO.

    • Mailde

      Quero dizer que graças à Deus, eu recebi o dobro da Tam, mas só aconteceu isso pque entrei c/ uma ação na justiça. Façam o mesmo !

      • francirose

        Mailde,

        Estou tendo problema com cobrança dupla desde nov, 2009, não aguentava mais ligar para o Fale com o presidente. Entrei hj com uma ação no juizado de pequenas causas (Causas especiais), e a audiência já foi marcada para agosto. MInha dúvida: eu moro em uma cidade no interior do Maranhão, será que eles mandarão um representante prá cá? No seuc caso como foi? Bem, se nao mandarem acho q o ganho de causa é automático. Pedi o dobro do valor + indenização por danos morais.. vamos ver…

        • Leonardo (Melhores D

          Francirose, eles devem mandar um representante sim.

  • Marcos

    SIM! Acabou de acontecer. Tentei efetuar a compra e por 5 vezes deu erro, e o site informou que eu deveria "tentar novamente". Foi exatamente o que fiz. Passados uns 10 minutos, tive que abrir o meu email e constavam 5 reservas (mesmo passageiro, mesmo voo, mesma rota, enfim, tudo igual). Telefonei para a Tam (hj mesmo) e me informaram que o processo do estorno demoraria até 30 dias. Vou telefonar para o cartão VISA regularmente para me manter informado sobre a ocorrência ou não desse tal estorno. O mais interessante é que a atendente me informou que eu "deveria ter olhado no meu email", ESSA É BOA! o site deles dá erro, pede que eu tente novamente, faz uma cobrança indevida, e depois a culpa ainda é do cliente! Palhaçada isso, um absurdo! Vamos ver no que isso vai dar…

  • Roberto

    Estou com o mesmo problema! Dia 21/03 comprei uma passagem pelo site, mas costatei q havia errado a data e imediatamente cancelei pelo telefone. Eles disseram q havia sido cancelado e q no mês seguinte viria o estorno. Conclusao.. até hoje (31/05) nao houve estorno, mesmo com o processo aberto no tal "Fale com o Presidente".. e o pior.. estou pagando a terceira parcela da passagem…que vem na minha fatura do cartao de credito…

  • deijair

    amigo, isso é o de menos o problema é eu que fiquei trava em Belem -PA por falta de limite no meu cartao para comprar a passagem de volta…a Tam nem quis saber, disse que o erro e problema é meu…Detalhe o sistema deles gerou varias faturas para a mesma compra….Justiça…tenho todas as provas, inclusive voz, passe vergonha com meu possivel cliente…mas blza, a justiça vai fazer ela responder pra mim isso em juizo…boa sorte a voce…

  • ana maria

    Aconteceu o mesmo problema comigo. Tentei comprar uma passagem só de ida pela Tam, destino Congonhas-Natal dia 28/05, porque iria fazer uma prova de concurso público dia 20/06 em Natal/RN, e apareceu a mesma tela de erro – transação na concluída. Não gerou número de reserva e nem enviaram comunicado por e-mail.

    Tentei comprar mais uma vez dia 29, ocorreu erro, mas enviaram número de reserva para meu e-mail.

    Tentei comprar passagem aérea em outras empresas aéreas, sem sorte.

    O Banco do cartão de crédito (Submarino – Cetelem) falou que eu não tinha saldo suficiente para efetuar a compra. Estranhei, pois na primeira tentativa de compra eu tinha saldo.

    Qual foi miminha surpresa! No dia 17/06 a fatura do cartão chegou indicando o débito da primeira parcela de compra de bilhete aéreo da Tam + taxa de embarque.

    Enviei e-mail para a Tam solicitando informação, demoraram mais de uma semana para me responder, e a mensagem foi a seguinte:

    Para que possamos encaminhar ao setor de análise, solicitamos por gentileza que nos encaminhe os números de todos os bilhetes recebidos, os comprovantes de pagamento e o número do cartão de crédito conforme abaixo.

    Número do Cartão: (6 primeiros e 4 últimos números)

    Por exemplo: 000000******0000

    Data do debito:

    Valor do debito:

    Código da reserva:

    Não repondi porque achei um absurdo. Na minha mensagem mecionei que não havia código de reserva!

    Por culpa da Tam não pude prestar concurso público e ainda tive que pagar uma cobrança indevida.

    Tam nunca mais!

  • O meu "problema" com a Tam e bem parecido com todos, senao vejamos. comprei em 30/05/2010

    02 bilhetes de Goiania-Go/Sao luis-ma com ida p 15/07/2010 e sao luis_ma/ Goiania-Go p/ 28/07/2010 em nome de minhas filhas, recebi a confirmaçao via e-mail,porem no dia 14/07/2010, quando fui imprimir o localizador simplesmente, mudaram o nome de uma das minhas filhas(Meiryane) p/ o meu nome (Elias). desde entao tenho tentado resolver o problema e simplesmente dizem que nao pode alterar o nome que consta na reserva, tentei ate em uma loja da propria Tam com os comprovantes em mao e nada.

  • AJD

    Hoje mesmo sofri com o site da TAM e não é a 1ª vez. Na hora de efetuar o pagamento o site informa que o "cartão não autorizou a compra". Ao contatar o cartão esse diz que sequer a solicitação de débito foi efetuada pela TAM. Contatei a TAM pelo telefone, via link problemas com o site e também fale com o presidente e a resposta é repetida insistentemente, mesmo com o cliente explicando que já contatou o cartão inúmeras vezes e que este informa o contrário. Segue resposta:

    "Conforme informado no contato anterior, e confirmado com análise da transação, a mesma não foi finalizada por falta de autorização da administradora do cartão de crédito, sob a Mensage IF: -73 Cartão não confi. Sugerimos refazer o processo de compra e em caso de nova impossibilidade, nos informar."

    Não existe argumento. O que fiz foi entrar em contato com o meu cartão via SAC e abri uma reclamação contando ocorrido. Com o nº do protocolo em mãos, abri uma reclamação na OUVIDORIA e solicitei um documento da administradora do meu cartão de que o problema não ocorreu lá. Somente assim, posso provar a esta empresa, que subestima a inteligência do seu cliente, que o problema é causado por eles e que estão lesando os clientes que sustentam a empresa.

    Na verdade, enfrentei o mesmo problema a meses atrás, mas também não consegui resolver o problema extra-judicialmente. Tentei via atendimento TAM, Fale com o Presidente, PROCON e PROTESTE, todas as tentativas em vão. A empresa repete sempre a mesma resposta, sempre responsabilizando terceiros pelos prejuízos causados aos seus clientes.

    O que mais causa estranheza é que via site você não consegue finalizar a compra, mas com os COM OS MESMOS DADOS INFORMADOS NO SITE, com a diferença, que os fatos sugerem ser a responsável por tal erro, é que via telefone a compra é finalizada sem problemas, só que esta EMISSÃO É COBRADA!

    Bem, cada um tire suas conclusões. Eu já tirei as minhas e vou acionar o Ministério Público também. Porque não podemos ser tratados de forma tão desrespeitosa.

  • jediel

    eu tentei fazer a compra de 3 passagens para minha esposa e minhas filhas q estava em joao pessoa pela o site da TAM e deu saldo negativo do meu cartao na tela do computador, eu fui desistir de tentar faser comprar das passagens so q no dia de reseber a fatura veio cobrando duas parselas na minha fatura oq eu devo faser sendo eu tentei comprar no dia 2 para viajar dia 6

  • Adir

    No ultimo dia 19, efetuei via site da gol a compra de 4 passagens aereas ctba. a fort. (ida evolta).

    No ato da compra, optei para o vencimento do cartão…após clicar em comprar, o sistema ficou processando por vários minutos, quando apareceu a informação dizendo que o pgto. havia sido recusado, acompanhado de outro aviso de que teria mais 30 minutos pra realizar uma nova tentiva e pgto., utilizando o mesmo localizador.

    Realizei então a nova tentativa, e de imediato apareceu a informação de pgto. confirmado. Uma vez que somente esta informação garante que as passagens foram devidamente emitidas.

    Passados uns 10 dias, recebi a fatura, e para a minha surpresa, verifiquei a existencia de dupla cobrança.

    Imediatamente entrei em contato com a Gol, a atendente reconheceu a existencia do duplo pgto., mas me informou que o estorno só seria feito após 30 dias, com basa na 'tal resolução da Anac'.

    Expliquei a ela de que não se tratava de solicitação de cancelamento da compra de passagens, e sim, da devolução imediata/ ou anulação da cobrança indevida, sem contar que a tal cobrança não estava no orçamento mensal, e que isto me custaria muito…

    Mas a resposta foi a mesma, " com base na resolução da Anac, blá, blá, blá…somente com 30 dias"

    Eles acham que sou otário. Vou entrar judicialmente contra a Gol, uma vez que o sistema deles falhou, e me fizeram pagar 02 vezes pelo mesmo produto, (localizador).

    Entendo que falhas no sistema podem acontecer. Mas cadê a postura da empresa Gol nesta hora? No mínimo deveria pedir desculpas e não me deixar no prejuizo. Haja visto que na data da fatura do meu cartão, a Gol recebeu 02 vezes o mesmo valor.

  • Adir

    corrigindo data compa, feita dia 19 de setembro/2010.

  • Silvana

    Boa tarde!Eu fiz um reserva Aérea para Aracaju.Só que como meu nome foi digitado errado tive que cancela uma viagem e fazer outra,Parcelei em 6 vezes no cartão só que esta vindo a cobrança da viagem que eu cancelei,e a que eu fiz,portanto eu não vou pagar uma viagem que não fiz,estou pagando só a que eu fiz.Só que o juro esta aumentando eu vou ter que pagar
    as duas viagem?E como eu vou ter o reembolso da viagem que não fiz? Sera que você pode me ajudar?

  • aldo peres da costa

    comprei uma passagem para Florianopolis ida e volta no dia 01/12/2011,a data era para o dia 10 /01,so q saio para 01/10/2011 pedi para extornar mai a atendente madou que eu coprase outra passagem que ela ia fazer o extorno so para o dia 10 /01/2011, realizei a compra ela falou que entre de03a30 dias normalisava o extorno e ate agora nao extonarao ja pague 2 pacelas e nada ta com 60 dias e nada q devo fazer,cancelar o cartao ou levar a justica comum por DANOS MORAIS E DANOS FINANCEIROS OUTROS MOTIVOS CASO NAO SEJA RESOLVIDO ATE O FINAL DA SEMANA.

  • Monica Amaro

    COMPREI 2 PASSAGENS PELA TAM E NÃO UTILIZEI. PEDI O CANCELAMENTO E REEMBOLSO. RECEBI O REEMBOLSO DE APENAS UMA E DESDE SETEMBRO QUE VENHO ENCAMINHANDO E-MAIL E LIGANDO PARA O FALE COM O PRESIDENTE E NINGUÉM RESOLVE NADA. VOU ENTRAR NA JUSTIÇA!

  • Welton

    Cobraram indevidamente 3 parcelas de R$ 519,00 reais, o fato se deu em julho/2010 onde fiz apenas consultas e não comprei nenhuma passagem, a propósito na época a TAM estava com valores superiores a concorrência. Após cobrarem a primeira parcela na fatura do cartão, fiz o cancelamento deste e de nada adiantou, a VISA dizia que teria que resolver com a TAM e vice-versa, jogo de empurra, liguei nos telefones sugeridos, fale com o Presidente e nada de solução, enfim meu cartão fazia muita falta e solicitei outro já após três meses e os valores já haviam sido cobrados, como não vi solução pelos meios mais fáceis, estou movendo um processo contra a TAM onde já houve a primeira audiência, e o Advogado contratado categoricamente anunciou que faria um acordo, mas no momento da audiência ele não honrou com o que disse e não aceitou nenhum tipo de acordo, sendo assim o processo tramita e estou confiante no desfecho a meu favor!!!

  • Welton

    Tá esperando o quê, vá em frente, eu já abri processo há muito tempo!!!

  • PAULO CÉSAR L

    No dia 30/01/2011, fiz um cadastro no programa "Surprenda" para mim o eutro para uma amiga, qual é a nossa surpresa que após isso passamos a receber cobrança indevida de passagens que nunca solicitamos . Tivemos que cancelar o cartão, pedir outro e até agora não obtivemos resposta . espero ter um final mais feliz que os relatados aqui .

  • CELIO PORTO

    Meus amigos,

    Estou com o mesmo problema de cobranças indevidas na compra de treechos na web e vou ingressar com uma ação no juizado de pequenas causas. Já abri chamado e não tenho tempo para pedir aos que metem a mão no meu dinheiro que por favor me devolva…tenha paciencia!!!

  • janeide

    eu tb ja sofri descaso pela tam comprei uma passagem ida e volta e coloquei a volta no lugar da ida ai fui no aeroporto do galeao na loja tam e falei com uma atendente para ver se podia trocar,ela disse sim ai eu perguntei quanto paga a mais ela disse porque eu sabia que nao ia ser de graça 550,00 isso em cima do que eu ja tinha pago nossa ai mim desesperei e a passagem nao era nem minha mim pediram pra compra pq ele nao tinha tempo quem terminou pagando caro fui eu que nem viajar ia ai ela mim deu uma segunda opcao a unica q valia a pena…que nem era tao boa assim mais era a melhor eu fazer o reembolso eu fiz e dai q mim roubaram e mim devolveram muito pouco e ainda nem sei se vao devolver ainda vou olha na fatura q vai chegar eu so acredito vendo pq ja vi muitas reclamaçoes de reembolso

  • daiene

    ola flavia, isso ta acontecendo comigo, preciso de um modelo de peça para entrar contra a TAM, vc pod me passar o da sua irma?? grata

  • FERNANDO

    OLÁ AMIGOS. MEU NOME É FERNANDO. FOI FEITO UM RESGATE INDEVIDO DE 15.000 PONTOS EM MINHA CONTA E EU ESTOU CANSADO DE LIGAR NA TAM ,FICAR UMA HORA NO TELEFONE E NADA DE ELES DEVOLVER MEUS PONTOS.ME SINTO ROUBADO POR ESTA PORCARIA DE EMPRESA QUE PARECIA SER TÃO CONFIÁVEL. SE ALGUÉM TEVE CASO PARECIDO E OBTEVE A SOLUÇÃO,POR FAVOR,ME PASSE O CAMINHO PARA RECEBER DE VOLTA OS MEUS PONTOS. OBRIGADO.

  • Simone

    Olá Leo, comigo está acontecendo a mesma coisa. Tentei comprar pelo site da TAM 2 passagens de ida e volta para Nova York para o dia 12/09/12. Tentei comprar como forma de pagamento diretamente pelo banco em que sou correntista o Itau. No dia 06/09/12 deu o mesmo erro que o seu. No exato momento da compra recebi um telefonema do call center da TAM, uma atendente me perguntou se estava tentando comprar uma passagem pela internet, disse que sim, mais que não estava conseguindo, ele me confirmou que realmente deu erro e que poderia fazer por mim. Não aceitei, tentei novamente e deu outro erro, dessa vez liguei para o call center e fui informada que não havia dado certo a compra. Desisti no primeiro momento, e no dia 08/09/12 liguei para o call center para confirmar as afirmações de que minha compra não foi efetivada. A atendente novamente informa que não havia sido efetivada e que eu deveria falar com meu banco, mais o atendente muito prestativo resolveu buscar informações com sua supervisora, ela pediu 2 horas para a resposta,duas horas depois liguei e foi confirmada que a "reserva caiu", esse foi o termo utilizado, a compra não foi efetivada. Sendo assim, no dia 10/09/12 na segunda-feira, entrei novamente no site e com o meu cartão TAM Itau, tentei novamente a compra não dando certo, uma atendente do call center novamente me liga perguntado se estava tentando comprar passagem, disse que sim, ela então me ajudou a comprar as passagens, 2 passagens ida e volta para Nova York, saída dia 12/09/12 e partida 19/09/12, fui voltei, paguei a primeira prestação do cartão TAM Itau, e por caso abrindo no bankline do Itau descobrir essa cobrança, de passagem comprada no dia 06/09/12, passagens que me informaram que não havia sido efetivadas. Fui ao banco ingenuamente achando que seria qualquer coisa menos a TAM, depois de algumas ocorrências abertas pelo banco o gerente descobriu que foi a TAM. Estou chocada, mais vou procurar meus direitos na justiça, o site não funciona, é inapto, foi feito para lesar o cliente.Quero e vou receber isso em dobro.Temos que procurar nossos direitos diante de empresas ineficientes como a TAM.

  • monica

    Antes de que mais nada, gostaria de dizer que sou cliente TAM Fidelidade há muitos anos.
    O dia 9 de junho de 2014, entrei no site da TAM para mudar o assento de uma passagem que tinha comprado em maio 2014.
    Entrei no mapa dos assentos do site da TAM e reparei que escolhendo o assento 27E o sistema não ia cobrar nada por ele, podem tentar fazer isso para conferir que estou dizendo a verdade.
    Depois marcar o assento 27E ida e volta, juro que em nenhum momento sequer o site da TAM me pediu de passar o cartão para confirmar o pagamento dessa marcação de assentos.
    Hoje foi conferir minha fatura do cartão de crédito. Para minha surpresa, uma compra foi realizada no dia 09/06 na TAM SITE do valor R$ 475,79.
    Confio que essa compra seja esclarecida e que a cobrança seja estornada e extinta.
    Ao contrário, ligarei para Central Caixa Cartões para pedir de bloquear, cancelar e enviar novo cartão e fazer cadastro de NAO RECONHECIMENTO DE COMPRA

    Deixo aqui meu registro de uma surpreendente e desagradável experiência. No aguardo da análise para cancelarem isto na minha fatura.
    Qualquer prejuízo futuro será na justiça, pois não pagarei esta conta que nunca realizei.

  • Celia Baron

    Acabo de ligar pela 11ª vez, para a Tam. Iniciei com funcionários de "base", fui para supervisores, para a loja (pessoalmente no aeroporto há 25km de minha residência) e hoje procurei a ouvidoria, que não existe. Só existe setor de reclamações e elogios. Ah! Detalhe: várias vezes, em ligações que eu fazia para números indicados pelo funcionário anterior, eu descrevia o ocorrido e a pessoa dizia: "informação incorreta!"
    Nem eles se entendem tal a "esculhambação" (para eles o termo é este mesmo) da empresa.
    Viajei dia 03.06.2014, trecho Curitiba/Brasília no voo JJ3150. Estava com outra pessoa que fez os dois check-in's e não lembrei de pontuar as milhas, nem peguei os cartões de embarque – meu cliente ficou com os dois. Era viagem de trabalho e por questões de agenda, a passagem foi comprada 1 dia antes por um preço exorbitante (R$ 100,00 mais barata do que o valor apresentado hoje, dia 23.08, Guarulhos/Londres – ida e volta). Na penúltima ligação a atendente chegou à lista dos passageiros e pasmem: EU NÃO VIAJEI PARA BRASÍLIA NAQUELE VOO. Meu nome não está na lista. Segundo funcionários da Gol, isto deve ser comunicado a ANAC, pois se eu não constava na relação, imaginem a confusão que seria se o avião caisse.
    Estou pasma! Eu sonhei que fui a Brasília naquele voo, eu sonhei que ainda de manhã e durante o almoço tive reunião com mais dois advogados e também sonhei que fui recebida por uma ministra do STJ.
    A Tam está dizendo que sou louca. Conforme vários comentários acima, vou ao juizado especial. Aqui, quero somar com todos os amigos lesados pela Tam. Vou postar tudo no facebook.

  • Karen

    tentei comprar minha passagem em dois cartões, sendo que um não aprovou, minha compra não foi confirmada, e o meu limite no cartão aprovado foi utilizado, irei pagar por uma coisa que não utilizarei. esta empresa é uma m*…. deixo bem claro para quem quiser viajar nela.

  • Jujubored

    Estamos tendo o mesmo problema. Só que agora com a questão do reembolso. A empresa precisa devolver 300 reais e não o faz. Estamos tentando desde de Maio e hoje é dia 21/07. Estamos indo para o vigésimo nº de processo.