Companhia Sol do Paraguay anuncia voos de Asunción a São Paulo

Denis Carvalho 28 · março · 2012

A partir de abril os brasileiros devem ganhar mais uma opção de voos para o Paraguai e vice-versa. A companhia aérea Sol del Paraguay pretende iniciar no próximo mês seus voos ligando Asunción ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A empresa, inclusive, já está anunciando a novidade em sua página do Facebook, onde informa que “já iniciou os trâmites para incorporar a rota até uma das cidades mais importantes do Brasil”.

Ao jornal paraguaio La Nación, o gerente geral da companhia, Roberto Poletti, informou que a companhia terá duas frequências diárias entre a capital paulista e Asunción – uma pela manhã e outra à tarde, mas não entrou em detalges. Além disso, Poletti prometeu que a Sol pretende oferecer a tarifa mais baixa no trecho “para ganhar passageiros”.

Hoje a única companhia com voos diretos entre as duas cidades é a TAM, já que a GOL faz a rota com conexão em Curitiba. Aliás, comenta-se no país que a companhia teria planos para voar também para a capital paranaense e para o Rio de Janeiro ainda neste ano. Os voos devem ser operados em jatos MK-28 (Fokker-100).

Um detalhe bacana é que o presidente garantiu a manutenção do serviço de bordo da Sol, com produtos típicos do Paraguai, como o mate, o tereré e a chipa – um salgado de queijo com formato de meia lua.

Atualização em 02/05/2012: A SOL informou que a nova previsão para início dos voos é de 90 dias, ou seja, no início de agosto. Tomara que a chagada da empresa ao Brasil não vire novela!

Atualização em 30/07/2012 –  A SOL divulgou hoje o encerramento de suas atividades a partir do dia 01/08/2012. Por meio de uma nota em sua página oficial, a companhia afirmou que seu fechamento se deve a “questões estritamente econômicas e vinculadas à crise financeira da região” e criticou a impossibilidade de operar novas rotas, devido à “falta de apoio de países vizinhos”. Com isso, acaba o sonho da companhia  paraguaia de chegar ao Brasil.

Com dica do leitor Frederico Buzon

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Feliciano Martins

    Que boa notícia. Moro no Paraguay e conheço os serviços terrestres da Sol del Paraguay. Para terem uma ideia eles tem serviço de bordo até dentro dos ônibus nas linhas mais longas. Por exemplo enquanto nas empresas brasileiras só oferecem água na rota de São Paulo a Assunção, na Sol eles servem janta e café da manhã. Um serviço de boa qualidade e ainda mais barato que as empresas brasileiras. E nos vôos é a mesma coisa. Com certeza vai ser uma boa opção e com qualidade pra quem precisar vir pro Paraguay. Amei a notícia!

    Valeu MD!

    • hornan

      a chipa é como um pão de queijo com erva doce…o sabor é único. q boa notícia…quem sabe no futuro terão escala em Ciudad del Este, aí será perfeito para os brazucas que moram na fronteira ou os que desejam conhecer Foz do Iguaçu. Como dizem os paraguaios: "Yporã"

  • Lucas

    Austral, Sol.. Mais opções chegando, e com certeza promoções!

  • Daniel Bazetto

    Muito legal, se as tarifas forem realmente boas, concerteza eu irei conhecer o Paraguay inda mais se for tomando um tereré!

  • Fabrício Pinh

    A minha pergunta pode ser estúpida e provavelmente o é. Mas por que a Sol paraguaia pode ter dois slots por dia em Guarulhos e a Azul não?

    • Diogo

      Pelo que sei, as empresas de um determinado país (por exemplo, Paraguai)tem direito ao mesmo numero de slots que as empresas de outro país (exemplo, Brasil) na mesma rota. Assim você tem slots de duas empresas empresas brasileiras operando GRU-ASU e nenhuma empresa paraguaia operando este trecho. Por isso eles tem o direito e a Azul não,já que os slots brasileiros já estão distribuídos.

  • Marcos Reis

    Voar no MK-28 que não é nada confortavel kkkkk

    • José

      Quem diisse , a avianca utilizaa os mk-28 , acheio muito confortável , muito espaço entre as poltronas, serviço de bordo ótimo , agora isso tbém vai depender de empresa a empresa , mais avião desconfortável eles não são!

    • Andres

      Não mesmo… viajei em 2004 em um MK-28 da TAM e foi bem tenso!!

  • cardoso

    Vamos aguardar promoção de inauguração,será que terá?

  • Ceição

    Opçao a + para nós .kbom

  • Fabio Adão

    Viajar em aviões de empresas aerea do Paraguay ? Tenho coragem não ! Alem do mais oque tem para fazer em Asunción ? Só vai atender quem mora lá, turismo zero!

    • Ygor

      Fabio, quanto preconceito!

      Vou frequentemente a Asunción e, apesar de ser um país mais pobre e muito menor que o Brasil, lá voc~e encontrará pessoas muito amistosa (às vezes mais até que no Brasil!), compras bastante em conta (devido à taxa de troca do Guarani). Além de uma história muito interessante.

      Será que não está hora de rever os seus conceitos. Nem só de Europa deve viver o mundo.

      Abs

    • Thiago

      Asunción, além de ser a capital mais segura da américa do sul, é uma cidade linda, com diversas construções lindíssimas, entre palácios, igrejas, museus…

      Dizer que não tem nada lá para turismo é a mesma coisa que dizer que não tem nada em Porto Alegre, ou Curitiba, por exemplo.

  • Ricardo

    Voar de "Fuck yourself" ( Fokker 100) sempre é apreensivo.

  • Thiago

    É tudo questão de configuração… Avião por avião, tanto em conforto acústico quanto suavidade de vôo, o MK28 é o mais confortável narrowbody que opera no Brasil.

  • Miguel

    Fabio Adao:

    Nao sabe o bom que tem Asuncion rs, voce é quem perde apreciar um povo com dois idiomas e uma mistura de culturas por estar no meio de américa do sul, e ainda somos ultimamente cenarios de shows de nivel mundial, e os precos mais competitivos do mercado.

    Se vai falar de volta, primero dé uma volta e depois vamos ver se fala o mesmo.

  • Fabio Adão

    Não é preconceito e tambem não acredito que Asucion seja a capital mais segura da América do Sul, creio que ela seja um pouco de Cidade del Leste e Predro Juan Caballero, muita pobreza, insegurança e muita muamba para vender na rua, por isso é considera umas das capitais mais fraca para turismo da América do Sul. E viajar de Fokker 100 de uma empresa aérea do Paraguay é pé na cova!

    • Anitsi Iznava

      Primeiro vá a Assunción e depois diga algo, agora POBREZA DE ESPÍRITO não tem airbus que resolva. Seja Feliz!

  • Fabio Adão

    Miguel, quando eu achar uma promoção de São Paulo para Asuncion vou fazer questão de ir conhecer para tirar esta duvida, não estou dizendo que Asuncion é ruim, conheço muitos lugares ruins aqui no Brasil, estou apenas falando em relação ao turismo. Agradeço a recomendação!

  • Igor – Poa

    O que me dá medo são as aeronaves.Sabe se lá de onde vem!Tipo aquele Fokker acidentando da TAM (o da bomba) anda voando na Alemanha.Evito.

  • Ernesto Gasparotto

    Ô converseira fiada, viu.

    A empresa é pequena, só tem 3 pau-velhos Fokker que não são fabricados desde 1997. Assunção é isto, é aquilo e tome abobrinha.

    Agora se houver um preço matador, como aquele que ocorreu hoje no vôo SDU-FLN da TAM, os criticões serão os primeiros a correr atrás, mesmo que o vôo seja para as Malvinas. Ninguém reclamou das 4 horas que durará o tal vôo da TAM quando o normal é 1:10h; ninguém vai morrer ante tanto desconforto?

    Por isto que sempre que começam com o nhenheném dos 737 da Copa e da Gol para MIA, digo que se for barato vou até naqueles hidroaviões do Tio Patinhas pilotado pelo Pato Donald. Quem não gostar da empresa do Patinhas que vá na do Patacôncio. kkkk

  • José

    Mais o mk 28 da avianca , é muito confortável , se voocs um dia viajarem neela , voocs veram oq to dizendo , ee mto confortável ee eetc.. :))

  • José

    Como o povo brasileiro , reclama de coisa que neem sabee ….

  • Thais

    E quando falam que no Brasil SÓ tem macaco, vc gosta???

    hahahaha

    preconceito = burrice = mantenha distância

  • alex

    ainda bem que esses slots não vão para a Azul e sim para um empresa nova que quer crescer. A Azul já esfola os brasileiros demais com as tarifas mais caras do Brasil. Imagine ela entrando no Paraguai….vai ser no mínimo 40% mais caro do que voar na Tam.

    Azul já era, sua premissa de empresa de baixo custo durou pouco…poderiam até mudar o nome para vermelho. Pois é assim que eles deixam seus clientes hj…rsrs

  • alex

    Fábio, vc mora no Brasil amigo. No Brasil dos muitos Complexo do Alemão afora. Talvez vc deva ter uma favela bem ao seu lado ou já passou do lado de uma. Se sim, não é justo vc falar isso. Pois tenha certeza que qualquer favela no Brasil hj é mais perigosa que qualquer favela do mundo.

  • alex

    Igor aquela da Tam….mais qual??? pense direitinho e procure lembrar de quantos boings e airbus cairam depois dele.

  • Thiago

    Se não acredita, o problema é seu. As estatísticas estão aí pra quem quiser ver, e contra fatos não há argumentos.

    E nada que ninguém fale pode ajudar uma cabeça preconceituosa a se abrir, então só lamento…

    Achar que Asunción é tipo Ciudad del Este ou Pedro Juan Caballero é como achar que Curitiba e Itapissuma são iguais.

  • Thiago

    Claro que se sabe de onde vem. As três operaram na TAM, de onde foram para a MexicanaClick e depois para a Sol.

  • Fabio Adão

    ALEX e Outros, quem esta falando que no Brasil não é perigoso? Estou falando de turismo internacional, e para se ter idéia, na classificação de 19 países da América Latina mais visitados, o Paraguai esta em ultimo lugar, perdendo para Bolívia e Venezuela, gosta de lá? Então vá! Na MINHA opinião ha lugares melhores na América do Sul, como Argentina, Chile e Uruguai. Isso tambem não quer dizer que eu não visitaria Asunción!

  • MANOEL DOS SANTOS

    QUANDO A SOL COMEÇA A OPERARNA ROTA BRASIL PY ERSTAMOS COM PRESSA

    • MANOEL DOS SANTOS

      ESTOU AGUARDANDO

  • jorge

    Hoje é 01/05 e nada de Sol del Paraguay por aqui. Estou achando que não vem não.

    • Denis Martins

      A empresa anunciou esta semana no Facebook que estima começar a rota em 90 dias, ou seja, em agosto. Vamos aguardar!