Smiles reconhece problema na emissão de passagens com Aerolíneas e Copa Airlines

Denis Carvalho 12 · janeiro · 2016

A falta de passagens disponíveis para a emissão em companhias parceiras tem gerado muita insatisfação entre os clientes do programa Smiles. Todos os dias temos recebido reclamações nos comentários, e-mail e redes sociais pedindo um esclarecimento por parte do programa. Questionado pelo Melhores Destinos, o Smiles informou que está enfrentando um problema com os sistemas de informação que suportam a emissão de passagens nos parceiros Aerolíneas Argentinas e Copa Airlines, duas de suas parceiras mais importantes.

Segundo o Smiles, o problema já está sendo resolvido por sua equipe de TI, mas infelizmente não foi informado um prazo para que seja solucionado. O problema de emissões com a Copa ocorre há poucas semanas. Já com a Aerolíneas vem ocorrendo há alguns meses, trazendo transtornos para os clientes que desejam emitir passagens para destinos na Argentina e América do Sul não operados pela GOL.

Atualização: O Smiles informou que 90% da disponibilidade de passagens da Copa Airlines já foi resolvido e até o início da tarde o restante deve ser solucionado. Sobre a Aerolíneas, nenhuma novidade até o momento.

Smiles-Parceiros

Pelas reclamações dos leitores, além das duas companhias, há problemas para encontrar voos em algumas rotas em outras companhias aéreas parceiras, como Qatar Airways e Alitalia. A  disponibilidade de voos anda bem limitada para pesquisas realizadas em datas de alta temporada ou com menos de 90 dias de antecedência da data pesquisada. Nossa recomendação nesses casos é planejar a emissão com mais antecedência. É possível encontrar maior oferta de trechos da Alitalia para a Europa por 35 mil pontos ou pela Qatar para a Europa, Ásia e Oriente Médio em maio e junho ou a partir de setembro.

Vamos aguardar que o alegado problema de sistema seja resolvido e que o Smiles volte a honrar devidamente suas parcerias anunciadas, ou pelo menos que torne as regras claras quanto aos voos que são oferecidos nas companhias com as quais possui acordo de emissão de passagens! Afinal, depois do programa divulgar ter dobrado a disponibilidade de passagens internacionais disponíveis no seu site, problemas como esse são um verdadeiro balde de água fria para os clientes Smiles.

Está enfrentando problemas para a emissão de passagens com o Smiles? Conseguiu emitir a passagem desejada? Compartilhe sua experiência nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Henry

    Por isso que eu amo o Smiliar… demoraram “só” 6 meses para reconhecer o problema com a Aerolíneas…
    Para fazer promoção tira grana eles são autênticos Billy The Kid.. rápidos no gatilho…

  • Henry

    Desculpa esfarrapada… claro que não é problema de TI, o TI do Smiliar é excelente, vide o site deles.
    O problema é comercial: clientes emitindo a toda hora sangram grana do Smiliar e esta grana tem dono certo: Gool

    • Flávio Azevedo de Lima

      Pois eu acho o site Smiles uma droga. A busca é péssima e é muito lento. Acho plausível que o problema seja de TI, apesar de achar que pode muito bem ser má-fé, mesmo.

      • Henry

        Se você julgar o site do Smiliar só pela busca, você tem razão, mas o site é muito mais que isto e eu acho o melhor que tem no mercado.
        Tudo funciona muito bem.

  • Ricardo

    Estou tendo muitos problemas para pontuar vôos realizados com a Copa. Não tem sido feito a pontuação automática e quando solicito via site do smiles sempre diz que já fiz a solicitação. Tem que abrir o processo via antendimento e demora 30 dias uteis ou mais para entrar os pontos. Até agora não consegui de vôo que realizei em outubro.

    • brésilienne

      Usei todos os meios de comunicação da empresa pra solicitar os pontos de uma viagem em abril com a Copa. Por fim, desisti!

      • Evandro Gardenali

        Usa o reclame aqui… sempre funciona

        • brésilienne

          Vou tentar como última opção… Obrigada!

          • Daniel Henriques

            Usa o site do Procon. Eu usei o Reclame Aqui e não funcionou. Só funcionou com o site do Procon. Ah! E anote TUDO o que você fala com o Smiles. Quanto mais rica a reclamação, mais difícil fica para o Smiles nos enrolar.

      • Não perde tempo com Reclame Aqui. Use o site http://www.consumidor.gov.br

      • Henry

        Eu ainda prefiro usar a reclamação administrativa no próprio Smiles/Gool.. e se não resolver, nem perco tempo com Procon´s da vida.. é justiça, mas antes tem que esgotar a reclamação na empresa (Central de Atendimento e Ouvidoria).

    • Daniel Henriques

      Ih, rapaz… eu só consegui os pontos de um voo da Copa, realizado em abril, quando abri duas reclamações no site do Procon. Infelizmente precisei adotar um discurso belicoso para conseguir os pontos. Uma lástima.

      • brésilienne

        Dá tanta raiva, que cheguei a fazer uma campanha contra eles no twitter, consegui a atenção deles, mas por tão pouco tempo que as milhas não foram creditadas… É muita incompetência, ou eles estão nos enrolando!! Alguém sabe se caso eu entre no Procon depois do prazo, se as milhas são creditadas mesmo assim?

        • Daniel Henriques

          Na primeira vez que usei o site do Procon, o Smiles respondeu que a bola estava com a Copa Airlines e que teria que esperar. Ou seja, sem solução. Na segunda vez, formalizei na reclamação que não me interessava a relação do Smiles com a Copa. A minha relação é com o Smiles e ele que se virasse para me creditar os pontos. E assim foi feito.

        • Evelin

          A gol é possível acionar via reclame aqui, site do consumidor, procon. Agora a Ibéria eu perdi os pontos. A sede da empresa e na Espanha.

    • Valdete

      Idem Ricardo, fiz um vôo pra Punta Cana em outubro de 2015 e não consegui pontuar até hoje. Desisti!

    • Wólnei Franco

      Solicitei em maio os pontos voados na Copa e até hoje nada. A desculpa é que o problema é da Copa e não do Smiles.

  • Evandro Gardenali

    “Problema” permanente

  • Obrigado à equipe do Melhores Destinos por ir atrás deles para que assumissem o problema!

  • Jackson Luan Queiroz

    Estou enfrentando problemas para emitir passagem com a parceira Qatar. Preciso emitir de Dubai para Luxor (Egito) e até agora nada… já estou reclamando desde 21/12.

    • Procure com saídas às terças e quartas, creio que essa é a sua única chance de conseguir emitir.

      • Jackson Luan Queiroz

        A passagem existe, aparece no sistema, eu coloco para pagar, chega a debitar no cartão e depois dá erro… já liguei pra eles e eles não sabem explicar, dizem que é problema de TI…

        • Liga na Central e pede para emitir por lá. Já tive um problema igual ao seu e resolvi dessa forma. Tenta até achar uma atendente que lhe ajude.

          • Depois da mudança de regulamento em Novembro do ano passado, não existe mais a opção de emissão manual via atendente.

          • Existe sim, emiti mês passado um trecho.

            Se o site está com erro para uma emissão, eles emitem via central e não cobram taxa, basta achar um atendente com boa vontade.

          • Emitir eles emitem, mas o que eu quis dizer é que o problema do site continuou tb no sistema do 0300, e eu dei a opção de fazer a emissão manualmente (off-line) , como acontecia antes, mas hoje isso não é mais possível.

          • Deyvisson F. R. Almeida

            Sério? Eu realmente só consegui emitir pela central, E isto tem 6 meses.

          • brésilienne

            Se prepare pra conta. Fiquei 2h no telefone com eles da última vez.

          • Erika Lobo

            Uma dica para quem tem conta no Skype. Ligar por lá. Para qlqr número da central de atendimento de outros países (Portugal ou outros países) que tb cairá na central de atendimento do Brasil sem custo algum. Porque 0300 é muito caro quase R$ 1,00 o minuto

        • Don Kalima

          Faça as contas e veja se realmente vale a pena torrar milhas, tem voos pela Air Arabia e Fly Dubai que se calcular, sai mais barato que gastas suadas milhas.

          • Jackson Luan Queiroz

            Vale muito a pena, o Vôo tá 12500 milhas e em dinheiro tá mais de 1000 reais, não entendo porque, mas vôos nesta região é muito caro e tem preço fixo, estou monitorando desde novembro do ano passado e o reajuste que tem é basicamente de mudança do dólar.

          • Don Kalima

            Ah sim, nesse caso vale a pena mesmo. Se considerar 1000 milhas por 35 reais, ainda vale. Abs!

        • Mesma coisa comigo Jackson, precisava emitir de Tokyo para Dubai ida e volta, tentei desde o dia 22/11, abri chamado reclamando e foi me respondido que era uma instabilidade de sistema, balela, continuei tentando e nada, nisso a data da viagem se aproximando e eu precisando das passagens pra da entrada no visto, abri uma nova reclamação e a resposta não saiu a tempo. Tive de emitir a ida com pontos TAM via Qatar, e a volta com pontos KLM via Aeroflot, com voo horrível, saindo de Dubai pra Moscou, pra de lá após 13 horas de espera, seguir pra Tokyo =/ mas foi o jeito, pq comprar a passagem em si sairia muito caro.

    • brésilienne

      Eu emiti com a Qatar pra Abril, só recebi um trecho da passagem. Cansa lidar com a Smiles!

  • Don Kalima

    Devo ser um dos únicos que sempre consegue achar voos bons e baratos no Smiles, vide Buenos Aires por 6.000 e Europa por 35.000. Será pq eu tenho flexibilidade de datas e só viajo na baixa?

    • Sim, essas barganhas existem.

      Mas o que causa o Smiles ser alvo de tantas críticas é simplesmente o fato de sumirem com a disponibilidade das companhias, não avisar ninguém, e depois de meses e muita pressão de todos os lados, dizer que é um “problema de TI”. O que é uma gigantesca falácia.

      Fora quando aumentaram o valor das emissões de um dia para o outro e também não avisaram.

      Essas coisas acabam com a credibilidade do programa, que virou apenas um grande comércio de milhas para sustentar os rombos que a Gol vêm tendo ano após ano.

    • Thales Araujo

      Qual o periodo vc conseguiu com a Alitalia?

      • Don Kalima

        Final de fevereiro, emiti uns 4 meses atrás, Istambul Curitiba. Acha com mais facilidade uns 8 meses antes, no meio de semana, puxe cidades alternativas, nao só as obvias

        • Deyvisson F. R. Almeida

          Já achei também, isso tenho que concordar. Agora se ia dar erro na hora de efetuar o pagamento, só Deus.

      • Sílvio Carneiro

        Consegui tb para o final Maio e voltando no início de junho. ida em econômica e volta em executiva.

    • Fabio

      Voce acha barato 70k uma RT para a Europa?

      • Don Kalima

        Se for converter pra dinheiro, com certeza. Calcule: 35.000 divididos por R$ 35,00 cada lote de 1000 milhas = 1000 reais. Sim, é barato.

        • Deyvisson F. R. Almeida

          E olha que da pra conseguir 1000 milhas por menos. Realmente não é absurdo de caro não. Na verdade ando calculando e tem ficado meio que na mesma que comprar em dinheiro. Mas é muita milha se transferido do cartão, vamos ser sinceros. Com dolar a 4 reais, numa conversão 1×1 são apenas 140 mil reais em pontos diretos.

        • Fabio

          Milha barata para mim é milha grátis. E depois emitida na SIA por 35k, IB por 40k ou mesmo no Multiplus por 60k.

          • Clodoaldo Feliciano

            Qual foi sua última emissão com milhas?

          • Don Kalima

            Da onde 2450? Se vc achar alguma passagem pra Turquia por menos de 2500 é milagre, e vc sabe disso, ainda mais com dólar a 4 e pico e subindo. E não, não existe milha grátis. Sou Star Alliance Gold e nunca vi 35K na SIA, fora que pra pontuar 1 milha que preste na Star é suado, bem suado.

          • Fabio

            Ano passado emiti MXP por R$1.450 + taxas. De lá para IST é mole.
            Nunca viu? Olha no Krisflyer.

          • Don Kalima

            Cara, não viaja, isso é ano passado, dólar muito mais barato. Hoje não tem como, nem fazendo via PQP pegando Pegasus, etc etc… To falando de valores HOJE. Pontuo no Mileage Plus, mas vou seguir tua dica e ver no Krisflyer, numa dessa migro pra lá hehehe!!

          • Don Kalima

            Cara, não viaja, isso é ano passado, dólar muito mais barato. Hoje não
            tem como, nem fazendo via PQP pegando Pegasus, etc etc… To falando de
            valores HOJE. Pontuo no Mileage Plus, mas vou seguir tua dica e ver no
            Krisflyer, numa dessa migro pra lá hehehe!!

          • 100Paciência

            Em suma, quando você diz que “toda hora tem promoção por menos”, em outras palavras você está dizendo que NUNCA será um bom negócio, o que não é verdade.
            Melhor seria você escrever “o que, para alguns casos, está longe…”.
            Ou seja, se há casos em que é vantajoso, do ponto de vista argumentativo, é necessária a relativização de suas asserções.
            Ou ainda, considerando suas afirmações, a existência de pelo menos um caso vantajoso já seria suficiente para refutá-las integral e completamente.
            E para provar que SIM, há casos vantajosos, vejamos um deles:
            GIG/FCO-1/10; FCO/ATH-11/10; e ATH/GIG-15/10
            Se pagos: por volta de R$ 5,8k (acompanhamento desde a data da emissão, em 19/11/2015).
            Por milhas: R$ 1,6K (valor médio utilizado da milha: 10k = R$ 233, ainda referentes ao motivo 191).
            Achar que o mundo gira em torno do próprio umbigo é um erro muito comum. Se o programa não te atende, aí já são outros quinhentos.
            Por fim, o que me parece importante frisar é: SIM, ainda há bons resgates por aí. Basta apenas disposição para procurar e um pouquinho menos de empáfia!

    • Henry

      Em que datas você consegue, para ir e vir para Buenos Aires por 6.000 milhas o trecho ???

      • Don Kalima

        Tem varias, emiti pra abril, maio, agosto, outubro… Baixa temporada e dias de semana. Ah, é saindo de Curitiba e só no voo direto, que não é diário. Tem q garimpar.

  • Maria Eugenia

    Aconteceu comigo, simulei todos os trechos antecipadamente. Emiti os trechos de ida e mesmo com pontuação disponível não consegui emitir a volta. Ainda por cima tive que pagar a multa para cancelar as passagens.

  • Henrique

    Cadê o acúmulo de milhas com a Etihad?! Você tem alguma informação, Denis? Preciso disso até março! hahahahah

  • Renato Matos

    Eu confesso que estou com esse problema desde o ano passado, a começar que nunca consegui pra Buenos Aires saindo de Belo Horizonte pela Aerolineas (seria excelente pra mim e as vezes estou em cnf vendo esse voo saindo com 30 pessoas e eu esperando voo pra pegar conexão), tentando quase dois anos e nada. Mas o pior mesmo é Europa, pela Alitalia só me oferece executiva e só 2 lugares (85k) por vôo e sem opção na economica (preciso de 4 lugares), essa é única opção que compensaria se comparado com a multiplus onde o trecho na executiva pra Europa é em torno de 100 mil pontos. Se for utilizar economica pra Europa, smiles pra mim é furada, pra se ter ideia ir de TAP é 65 mil o trecho, klm 50 mil, enquanto tenho 4 opções diferentes no multiplus por 40 mil o trecho, confesso que sempre pesquiso saindo de BH, talvez outras cidades tenham tratamento diferenciado.

  • Alberto Kiess

    O Multiplus também está com problemas na emissão de passagens com pontos desde 01/12/2015 e estranhamente, apesar de centenas de reclamações no Reclame Aqui, parece ser o xodó daqui do fórum, já que nada foi comentado por aqui.

    • Fabio

      Eu realizei uma alteração de passagens com pontos na multiplus pelo site, paguei a taxa (carissima), e era para ser devolvido 8000 pontos de diferença. Entretanto, debitaram novamente os pontos da troca, como se fosse uma nova passagem. Liguei para lá, eles reconheceram o problema, mas tive que abrir chamado e o prazo para devolverem os meus 48000 pontos é de 30 dias!

    • Ivan Aguiar

      Realmente após o dia 01/12/2015 sumiram todos os trechos de 10 mil pontos da Multiplus saindo de Porto Velho (RO) – PVH, para qualquer outra cidade no Brasil operada pela TAM, só é possível encontrar vôos de 32.500 e 35.000 pontos por trecho, e para quem é TAM vermelho também não encontra mais nada de 10, 12 só tem de 15 mil pontos, saindo ou voltando para Porto Velho (RO), será que a Multiplus está caminhando a passos largos para nivelar com o Smiles? Para pior é claro… um programa de venda de milhas e não mais de fidelização…

    • Henry

      Concordo quando se fala da taxa de cancelamento de passagens na TAM.. eles cobram a “bagatela” de US$ 200.00 por bilhete/passageiro.. é uma multa absurda.

    • Gilberto

      Curiosamente desde que o resgate passou para a Multiplus e nao mais pela cia. aerea. E sumiram os voos da BA ainda por cima! Tomara que seja so algo relacionado a TI, mas nao acredito que seja.

  • Izabel

    Temos procurado passagens por milhas pra Cuba. Primeiramente, a Gol disse que operaria para Havana a partir de 2016, mas até agora nada. Com a parceira deles Copa não aparece nenhuma passagem para Havana em 2016, ou a parceria está acabando ou eles estão com problema mesmo. Sempre utilizamos muito o Smiles para voos internacionais, nunca tivemos problemas. Esta é a primeira vez!

  • Andrea

    Problemas para encontrar disponibilidade com Delta também.

  • Silas

    E a parceria smiles e Air Canadá ? Nunca mais falaram nada…

  • Daniel

    A supresa será: tão logo solucionado o “problema de TI”, os trechos serão disponibilizados com novos preços. Smiles bom demais… Por isso saí do clube e não me arrependo 1 dia sequer.

  • Tarcísio Medeiros

    Achei que essa notícia era do ano passado, pois desde que a Aerolineas sumiu com as passagens pra Patagônia ela diz que é um problema de TI. Que profissionais competentes são esses que em mais de 6 meses não conseguem resolver um problema? E a justificativa foi há mesma da primeira vez que indagada…

    • Deyvisson F. R. Almeida

      Pois é, respeito ao cliente.

  • Pedro César

    Esta empresa já virou uma enganação. Só tem uma palavra pra descrever este SMILES hoje, FRAUDE! Em todos os anúncios vendem um paraíso e depois que você compra milhas é que descobre o inferno que se meteu.

  • Fernandes

    Problemas de TI que duram mais de 6 meses? Sim, pois este é o tempo que venho pesquisando vôos pela Aerolineas e não acho nada. Sinceramente, uma empresa tem que ser muito sacana para apresentar uma desculpa esfarrapada desta. É como achar que todos seus clientes são otários.

  • Luis

    O Smiles somente acha problema ate agora?Foi por causa do sistema?Desculpa perfeita!Esse cia sempre mente,por isso ta perdendo mais cliente.Gente,vcs realmente acham por causa de sistema?NAO!O Smiles limita as passagens!Ela quer manter as parcerias,e faz vc jogar mais dinheiro no programa!

  • Deyvisson F. R. Almeida

    E é ai que você vê quando a empresa é idônea, transparente. O problema começou um pouco depois de eu emitir a minha para Ushuaia (Graças a Alá). Isto tem só 6 meses. Todas as vezes que liguei posteriormente, sempre a mesma desculpa.

  • Ricardo

    Provavelmente a GOL ja recebeu muitas reclamações,ele continua ignorando tudo.MAS agora tem que esclarecer alguma mentira.Que cia maravilhosa!Parabens!Pessima cia!Vc merece!

  • Esdras

    Parabéns MD pela postagem. A verdade é que a Gol está passando por serios problemas financeiros e o SMILES que tem feito os aportes através de passagen restritas apenas da gol e com milhagem 3x maior que 6 meses atrás. Pasagens de parceiras como aerolineas, que valem apena, desapareceram propositsdamente. Problemas de TI é furada. Já entrei nas pequenas causas, e vou anexar esta postagem para comprovar o que sempre o Smiles negou por telefone e chat.

  • Laecio Junior

    No minimo 6 meses que esse “PROBLEMA DE TI” persiste… pra quem quiser acreditar nisso… Fica claro pra mim que é uma mentira e que eles tentam sempre esconder o real motivo pra nao estar emitindo passagens destes parceiros…

  • Rei Naldinho

    Bloquearam todas emissões de primeira classe qatar desde novembro tambem.

    Smiles não é mais a mesma a muito tempo.

  • Mauricio Laukenickas

    Acho que o SMILES deve devolver o dinheiro de quem comprou milhas pelo próprio site SMILES para viajar pela América Central, que é o meu caso que gastei uma fortuna na compra de milhas. Já denunciei isso no site http://www.consumidor.gov.br e estou aguardando retorno.

  • O Gato Viajante

    Não é atoa que a Gol já perdeu mais de 80% do seu valor de mercado na Bolsa.

    http://oglobo.globo.com/economia/em-crise-companhias-aereas-devem-ter-primeira-retracao-em-13-anos-18453262

    • Henry

      Colega… lendo a reportagem que o colega postou o link, ali fala que, DESDE 2011 as ações da Gol perderam mais de 90% do seu valor…
      A frase que o Sr. Kakibarishikof usa “cenário desafiador”, em verdade esconde uma situação pré explosão, com o estampido sendo sentido no irmão gêmeo, o Smiliar.

  • Guilherme Sodré

    Só existem trechos em executiva… quase impossível achar algo na ecomonica. Procuro CWB-CUN em abril, mas não aparece nada na economica à meses!!!

  • William

    Eles exigem a copia do cartao de embarque para computar milhas….
    Pessimo…
    Quem q vai ter o cartao de embarque?

  • Henry

    Flávio..
    Não é problema de TI não. os caras do TI merecem os nossos aplausos. o sistema deles é show. é facílimo de operar. e toda hora eles estão com coisas novas para dar suporte para a galera do marketing do Smiliar.
    Os problemas começam é justamente na política comercial da empresa, eles usam e abusam de informações inverídicas, fazem os convênios com os parceiros e quando precisam, travam as emissões nesses parceiros.
    Com certeza um TI que faz um sistema igual ao deles resolveria estes supostos problemas de comunicação “com o pé atrás”.
    Se não resolvem é porque o problema é comercial e não técnico.
    Assim como, se o pessoal do TI quisesse, faria um sistema de busca que seria um dos melhores do mundo.
    É igual o internet banking do Itaú, que, reconhecidamente, é o melhor do Brasil e talvez um dos melhores do mundo.
    Já a relação do banco com seus clientes, é péssima, pois o banco quer sempre levar vantagem.

  • Henry

    No próximo Sábado de Aleluia é capaz do povo substituir o Judas por aviões da Gol/Smiliar nos postes da vida….
    O “polvo” tá revoltado com o que eles andaram fazendo com a palavra fidelidade…rsrs

  • EIion Tallet

    Como sempre querem tapar o sol com a peneira… Lamentável esse programa, não aconselho ninguém botar um centavo se quer nele… Vendem maravilhas e na hora de usar seus pontos começa o problema, tenho 50 mil lá e não consigo fazer nada, a não ser uma ponte aérea e olhe lá.

    • Joao

      Manda para meu leclub se nao for te fazer falta!

  • Fabio

    35k BCN pela SIA

    • Clodoaldo Feliciano

      Emitiu quando? Para qual data? Utilizou 35k de onde? Isto é, qual a dinâmica dos pontos (cartão x programa de fidelidade)? Como acumulou essas milhas?

  • miguellucarelli

    Com a Delta problemas semelhantes, tentando por mais de uma semana trecho GIG/SAT/GIG, que já voei várias vezes, e aparece Esgotado o ano inteiro. Smiles responde apenas com texto padrão, quando poderia aproveitar o alerta para reconhecer e corrigir o problema, a não ser que…

    • Henry

      miguel…
      Tem vários dias disponíveis em novembro, out, set, agosto não tem…junho e julho tem alguns dias, maio está +-, abril só tem 3 dias, março 8 dias, fevereiro 6 dias, janeiro nada…
      Eu só pesquisei IDA… para facilitar..
      Para que mês você quer e +- quantos dias quer ficar ???

      • miguellucarelli

        Aleluia! Obrigado por sua resposta e por ter testado. Só pode ter sido a pressão daqui (e possivelmente de outros sites). Testei agora, ainda não está 100% mas já começam a aparecer disponibilidades, coisa que não acontecia por mais de uma semana. A maioria é para Executiva, mas acredito que ao longo da semana possa estar normal. Valeu!!!

      • miguellucarelli

        Obrigado Henry, após mais de uma semana começam a aparecer disponibilidades, a maioria Executiva, mas acredito que possa estabilizar breve. Ufa! Valeu por sua pronta ajuda e resposta.

        • Henry

          A dica é você usar o site da Delta para a pesquisa… pois ele mostra a disponibilidade por mês e com um simples apertar de , você avança 5 semanas na pesquisa..
          No caso de passagem para os EUA,sempre que aparecer em laranja a tarifa e que seja IGUAL ou MENOR que 30k, lá no Smiles estará disponível tb…

      • Joao

        Cara, como voce pesquisa no smiles? Me ensina ai, uso ha uns 5 anos e sempre peço pra morrer. Chegaram a ensaiar mostrar ao menos os pontos de uma semana inteira mas nao foi pra frente!

        • Procura pelo site da Delta. Se aparecer lá com os valores de milhas mínimo do programa de milhagem deles, significa que (EM TEORIA) vai aparecer no site do Smiles também.

          Lá é possível ver as datas de um mês de uma vez só.

          • Joao

            Valeuu Bruno! Boa dica! Vou tentar!

          • Joao

            Valeu! Boa dica!

  • Felipe

    Se a GOL falecer em algum dia,eu nunca vou sentir saudades dela,pq ela é péssima!Ela não merece nossos respeitos e preferencias.

    • Flavio Nichitchan

      Não sei não, por pior que seja o Smiles e a Gol, se fechar as portas acabou a concorrência, mínima que seja, foi assim com a Varig, Vasp, ficaremos refém da TAm, Azul e Avianca. Péssimo. culpa do PT

      • Henry

        Cara.. eu acho que o PT tem culpa em muita coisa ruim que rola em nosso país.. acho mesmo que aquilo lá é uma seita política, mas colocar a culpa da incompetência da diretoria da Gool/Smiles no PT é um pouco demais…Gool/Smiles está assim pelo contexto do mercado e também pela total incompetência do seu CEO, Kakinof que não teve criatividade alguma em gerir a empresa.. adotou uma administração temerária, detonando o braço financeiro que dava suporte ao crescimento da empresa, o Smiles..
        A Gool, foi uma lenda/marco na aviação nacional…. e tudo isso o Sr. Kakinof jogou no lixo quando veio com política de não servir nada a bordo, mesmo com tarifas que não eram low cost….. e quando ele resolveu junto com o presidente do Smiles nos transformar em palhaços…
        A mítica do nome Gool foi para o espaço… por conta das saca—— que a diretoria fez com seus clientes e associados..
        Neste caso o PT não tem nada a ver com isso…

  • Joao

    O smiles so tinha que colocar o sistema de busca com pontos no minimo como o Multiplus ou o AA. Voce ve logo o mes inteiro e ponto final. Hoje é uma ptaria, voce ter que olhar dia por dia, destino por destino que quiser simular. Froid!

    • Henry

      E é muito claro que isso não é feito por determinação superior…
      Se você comparar a funcionalidade/segurança do site do Smiliar com o do Multiplus/AA, o primeiro dá de 10 a zero nos outros..
      Então, seria muito fácil para o TI do Smiliar melhorar a pesquisa…
      Mas.. aí, as pessoas veriam as coisas mais fáceis.. teriam mais facilidade para emitir.. e emitir é tudo que o Smiliar não quer que as pessoas façam….

  • Joao

    Hahuahauha Concordo!

  • miguellucarelli

    Confirmo, mais de uma semana tentando e mostra “Esgotado” o ano inteiro, claro que não pode estar certo… Mas Smiles se nega a reconhecer o problema…

  • Arcanjo Neto

    Acho que uma coisa (uma sacanagem por si só, é verdade…) é o Smiles limitar a disponibilidade das passagens com alguns parceiros (casos da Aerolineas, Alitalia, Qatar e, mais recentemente, Copa), até por que no regulamento não há menção à quantidade de lugares a serem disponibilizados por período. Agora, outra coisa, é o Smiles MENTIR para os clientes. Por exemplo: tem um monte de queixas de clientes no Facebook do Smiles reclamando que não encontra passagem pela Aerolíneas. E o que o Smiles faz? Simplesmente diz para a pessoa procurar outra data por que “devido a grande procura as passagens se esgotam rápido” . Todavia, como reconhece em comunicado como esses emitidos para o MD, as passagens não podem ser emitidas por problemas de TI. Em outras palavras, o próprio Smiles admite que está MENTINDO para os consumidores. Alguém encontrou uma única postagem do Smiles para os consumidores que reclamam, admitindo que o problema é de TI? Não. Não há! Eles sempre dizem que esgotou devido a procura (como se as pessoas estivessem conseguindo emitir). Cadê o Ministério Público, Procon, etc. que não tomam uma atitude contra uma empresa que reconhece mentir para o consumidor?

  • Fabio

    Cara,viajo sim. Emiti com dólar a R$4 no final do ano passado. As passagens não estão seguindo a cotação do dólar, beneficiadas pela queda do petróleo. Só ver que passagem para os USA se encontra fácil por US$250/300. Hoje mesmo tem promoção da Alitalia por R$1.777 (ou algo assim). Não uso mais o MP desde que passou a pontuar por dólar e não milha. Migrei para o ConnectMiles que além de manter a pontuação por milhas, cobra 10k a menos para os USA. Mês passado emiti LAS pela Copa por R$760+taxas em promoção divulgada aqui mesmo. Só ida e volta somada à bonificação do Presidential Platinum dão 25k. Uma perna já!

    • Don Kalima

      Sim, eu sei, mexo com bilhetagem de passagem todo dia kkk mas não acha mais RT abaixo de 2 conto com taxa e tudo tão facil, é insustentável um valor destes e já estão sumindo dos tarifários dos GDS. EUA não me interessa, só viajo pra lá forçado a trabalho, nem de graça me serve, embora a dica do Connect seja boa, mas o mercado dela não me anima… é um dos que AINDA usam distancia, como era o Sheba Miles, MP, etc, mas deve mudar em breve, pode apostar, cada dia dificultam mais. Pontuo em 16 programas diferentes, maioria asiáticos, uso cada um pra uma finalidade, por isso que digo, nem tudo do Smiles é perdido. Meu favorito ainda é o Executive Club,

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Eu. Justamente por já saber deste comportamento que sinceramente acho de uma má fé tremenda. Julgam que vou tentar resgatar pontos de outra pessoa com mesmo nome?

  • saskia

    Ano passado emiti 2 passagens com a Aerolineas e com problemas para geração do localizador, emiti em duplicidade o que gerou cobranças de taxas de embarque a mais em meu cartão. Demorou alguns meses para as taxas serem creditadas em meu cartão de crédito.

  • Leonardo Perissé

    Continuo sem achar passagens pela Copa.
    Se bem que é melhor não achar para não me decepcionar com passagens para locais próximos, como San Andrés, que toda hora tem promoção abaixo de R$800, por 35mil milhas cada perna.
    Pior é ver que também não há mais passagens para o caribe por 15k, mesmo se eu optar por um voo na última semana de disponibilidade (agora acho que está em novembro).
    Tô vendo que terei que vender minhas milhas mesmo.

  • Eu procurei por três meses (outubro, novembro e dezembro) por passagens SP-Panamá, mas não encontrei nada. O pior que era capaz deles dizerem que eu devo estar nos 10% que ainda não foram liberados…

  • Henry

    Eu não gostaria que isso acontecesse… bastava trocar a gestão lá de cima pra tentar salvar a Cia…
    O problema da empresa é gestão, que achou que Smiliar é banco, quando na verdade é um programa de fidelidade..
    Então, ficavam arrecadando no Smiliar e enfiando a grana na Gool para cobrir rombo..
    Sinceramente.. com a atual situação da aviação nacional… acho que nem mágico dá mais jeito… mas torço que a empresa se recupere lembrando que ela tem uma dívida por conta do que fizeram com o Smiles…

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    Ah, sempre a culpa é da área de TI…

    • Henry

      O TI do Smiles é brilhante.. fizeram o melhor site de programa de fidelidade do planeta…
      A culpa pela pesquisa por passagem ser em sistema carrocel, dia a dia, é determinação do direção da empresa, para dificultar a emissão..
      E não existe problema algum de comunicação com as congêneres…
      É a área comercial que não quer que os usuários emitam passagens para voos internacionais usando poucas milhas… tem que usar muitas e de preferência na Gool… para diminuir a dívida de mais de R$ 1 bilhão da Gool com o Smiles…

  • Fabio

    Amigo, o meu mundo gira em torno do meu umbigo. O seu eu não sei e não me interessa saber. Agora se para você e seu umbigo o Smiles é um ótimo programa, parabéns!. Mas a julgar pela quantidade de reclamações que ele recebe nos mais diversos fóruns de discussão , o mundo das pessoas parece descrever uma órbita mais semelhante à minha que à sua. No caso, você é que está tentando justificar a regra pela exceção ao dizer que às sexta-feiras 13 de lua cheia o Smiles aparece com uma boa possibilidade de emissão.

    • 100Paciência

      Você tem umbigo! “Aê”! Palmas para você!
      Que o Grande Milheiro do Universo te ajude a ser menos presunçoso, cara pálida!
      A propósito, quem disse que o Smiles é um ótimo programa?
      Você tem algum problema cognitivo?
      Justificar regra com exceção?
      Você está respirando bem?
      Vou tentar mais uma vez, agora com um vocabulário um pouco mais aderente a seu discurso: o que você disse (lá no início), em outras palavras, é que não há exceção. Já eu digo que SIM, há exceções!
      Vai continuar sem conseguir entender?

      • Fabio

        Problema cognitivo parece ter você. Onde eu escrevi que nunca há exceções?
        Você que, com uma enorme incapacidade de interpretação de texto, deduziu isso.
        Agora quanto à presunção, realmente e sem falsa modéstia, você não me parece de forma alguma capacidade de me dar aulas sobre o assunto “milhas”. então continue você usando o Smiles que eu continuo não usando e todo mundo fica feliz.
        Um abraço do grande milheiro do universo.

        • 100Paciência

          Huummm…. possíveis progressos…
          Se você não escreveu, significa que você reconhece que ainda há bons resgates no Smiles?
          Abraços do seu Professor

  • Fabio

    Já foi. Primeiro semestre do ano passado. Mas olha no programa deles, o Krisflyer e faça a simulação. O único cartão que transfere é o Amex, mas ela acumula em qualquer cia Star Alliance. A disponibilidade é boa.

  • Fabio

    Eu assisti uma entrevista do Pedro Heilbron dizendo que o acúmulo de uma milha por dólar é um compromisso de honra deles. Vamos ver. E que isso teria sido também uma das razões dela partir para o próprio FFP pois eles ficariam em desvantagem com o principal concorrente, a Avianca Colômbia.

    • Don Kalima

      Bem dessa, vamos acompanhando. Mas que o mercado de FFP está cada vez mais xarope está kkkkk! Valeu as dicas e o papo legal. Nos cruzamos nas salas vip por ai. Abraçao e bom 2016!

  • Claudio Murilo

    Tentei hj voo para Lima saindo do Rio e/ ou São Paulo para Abril e nada. Nenhum resultado. Entrei no site da Aerolineas e há várias datas. Lamentável.

  • Caco Nogueira

    Tenho problemas para emitir voo pela aerolíneas para Ushuaia. Também são poucas as opções de trechos para Europa, só tem praticamente pela KLM e AirFrance…

  • Henry

    Olá Melhores Destinos….
    Amanhã é o dia da promoção com a Multiplus ou tem possibilidade da promoção entrar hoje à noite ??
    Aguardando ansiosamente..
    O site vai bombar… pois as promoções da Multiplus têm sido realmente boas.. vamos ver se não nos decepcionam….

  • Henry

    Alo MD…
    Bom dia..
    Dá para liberar da censura prévia meus comentários ???
    Putz.. isto é um saco.. só aqui no MD é que meus comentários são censurados…

  • Joao

    Saquei! Valeuuuu!

  • Jonathan Maia

    Desdo ano passado que tento comprar passagens pra Buenos Aires, fiz reclamação pelo facebook e a resposta que tive foi que procurasse em outras datas, ai você procura o ano todinho e nada. Nada de Aerolines e pela gol o trecho é 50,40,30 mil milhas. Só tem passagens para oEstados Unidos. Será que isso é problema de T.I ? Eu acho o site confortável e temos que concordar que eles estão tentando melhorar a cada dia, mas o que vemos no smiles e negócios com milhas, compre milhas, ganhe 30% de milhas e vôos que valem a pena nada.

  • Otoniel Gomes

    Cheguei ontem de Bariloche com passagens emitidas por ordem judicial. Fiquei aproximadamente seis meses tentando emitir passagem no smiles e sempre eles com essa conversa que estava com problemas ou não tinha disponibilidade, mas a oferta estava lá. Ganhei a causa judicial e a smiles foi obrigada a emitir duas passagens em janeiro pra mim a 10.000 milhas o trecho. Saiu caro pra eles, pois tiveram que comprar uma perna da passagem em outra companhia, pois já havia esgotado na aerolineas. A smiles ta de sacanagem com os clientes, faz a oferta mas ninguém consegue emitir, pelo menos partindo de minha cidade está assim. Comigo esse golpe de anunciar e não cumprir alegando problema em site ou indisponibilidade não funciona… pode demorar um pouco, mas eu viajo.

    • Otoniel, poderia nos dar mais detalhes sobre como entrou com essa ação?

    • Marcelo Calvario

      Poderia nos passar o número do processo para usarmos como jurisprudência? Obrigado.

  • Leonardo santana

    De ontem pra hoje alguns voos na América do Norte pelo Smiles que na econômica saiam por 12,5k milhas mudaram pra 32,5k milhas. O Smiles virou um programa mercenário, pois só querem ganhar dinheiro fazendo promoção de compra de milhas. Vou gastar minhas milhas no Smiles , cancelar o meu cartão e nunca mais transfiro minhas milhas pra esse programa.

  • Fabio

    Fala aí, Alain Prost .
    Significa que eu nunca disse que 100% dos resgates do Smiles são ruins. Mas bato na tecla que 70k para a Europa é muito. Eu sempre emito com menos.
    São tão poucos os resgates que valem a pena que eu sequer o utilizo.
    “Professor” , antes de entrar numa discussão é sempre bom ler o histórico das conversas. Abraços do Grande Milheiro do Universo

    • 100Paciência

      Agora sim, Mr. Catra!
      Reconheceu!
      Até que enfim voltou a respirar, hein!
      Amitiés,
      Alain

  • Eu estou tentando achar voos da Delta e nunca tem nenhum. Com certeza, não são só essas duas companhias citadas não.

  • Danilo Fortunato Fonseca

    viajei em junho com a copa usando o smiles para acumular pontos, ate hoje não creditaram os meus pontos. Só dizem que a culpa é da copa. não transfiro mais nenhum ponto para o smiles.

  • H.a.r.l.y

    Quero viajar esse ano para Bariloche. Pra isso juntei todos os meus pontos no Smiles. Há esperança para mim? rsrsrs

  • Thiago M

    MD, até hoje não regularizou??
    como faço para emitir? por telefone será que funciona?