Após reclamação do Melhores Destinos, TAM flexibiliza embarque com o nome e sobrenome invertidos

Leonardo Marques 31 · março · 2011

Nos últimos dias recebemos a mesma reclamação de vários leitores: eles compraram passagens pelo site da TAM e o sistema trocou o nome pelo sobrenome. Para fazer a correção, a TAM recomenda que o passageiro cancele essa passagem e compre outra, pois a empresa não faz a substituição do bilhete.

Cancelando a passagem e comprando uma outra, o passageiro acaba sendo prejudicado, pois a companhia cobra uma taxa para cancelar a passagem. Além disso,  quando o cliente vai comprar um nova, via de regra a tarifa já é mais cara.

Contando isso, a primeira coisa que pensamos é que o cliente deve ter digitado algo errado e está reclamando sem razão…Acontece que são muitas pessoas com exatamente o mesmo problema em um período muito curto. Ou seja, seria coincidência demais. No site Reclameaqui há dezenas de casos semelhantes, clique aqui e confira.

Como já falamos aqui algumas vezes, nós não somos e nem queremos fazer papel de site de reclamações, mas sempre que um problema estiver impactando muitos leitores, nós usaremos sim o Melhores Destinos para tornar isso público e buscar uma solução.

Ontem, 30/03, entramos em contato com a TAM para verificar o problema e buscar uma solução. Hoje, 31/03/2011 veio a resposta da TAM e com uma solução que atenderá a todos aos leitores do Melhores Destinos e às demais pessoas que estão com esse problema.

A TAM não reconheceu o problema nos seus sistemas mas resolveu flexibilizar temporariamente a aceitação de bilhetes com o primeiro nome e o último sobrenome invertidos e também deu a opção do cliente solicitar o reembolso.

É bom ver a postura que a TAM teve diante dos leitores do Melhores Destinos, que na verdade são seus clientes.

Confira a resposta da TAM enviada ao Melhores Destinos:

“A TAM Linhas Aéreas esclarece que, após análise realizada em seu sistema, não foram encontradas irregularidades que pudessem causar a inversão do nome pelo sobrenome do cliente.

Informa também que nas compras realizadas pelo site da companhia, as informações necessárias para emissão dos bilhetes são preenchidas pelo próprio cliente e em razão da prática e sistemas da aviação, mundialmente utilizados, os campos referentes aos nomes dos passageiros aparecem na seguinte ordem: Sobrenome e Nome, Contudo, o site indica de forma clara as informações que devem ser preenchidas pelo cliente em cada campo, bem como destaca o cuidado de conferir todos os dados do bilhete antes da finalização da transação, oferecendo a opção de cancelamento antes da efetivação de sua compra.

Entretanto, visando amparar seus clientes, por mera liberalidade, a TAM flexibilizou temporariamente a aceitação de bilhetes com o primeiro nome e o último sobrenome invertidos, desde que constem do documento de identidade válido apresentado no momento do embarque.

Caso tenha invertido os nomes, o cliente também pode solicitar reembolso, o qual será realizado de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra, mediante pagamento de uma taxa administrativa calculada de acordo com a tarifa, para que possa ser adquirido um novo bilhete com os dados corretos.

Por fim, a TAM ressalta que em seu site constam as informações completas sobre as condições e as restrições do bilhete, inclusive das taxas cobradas para remarcação ou reembolso.”

Abaixo estão dois e-mails recebidos de leitores, ambos foram contactados pela TAM e receberam a informação da solução:


Oi Leo!! Tudo bem?

Acompanho o Melhores Destinos e graças ao seu blog consegui passagens aéreas promocionais da Tam…
A minha surpresa foi que ao receber os e-tickets, o nome do meu marido apareceu invertido com o sobrenome…mas eu tenho certeza que coloquei o nome certo, até porque o meu nome saiu correto…eu estava atenta a isto….
E comecei a pesquisar mais sobre casos assim….para a minha surpresa, aconteceram muuuuitos casos idênticos ao meu nessa promoção da TAM…um rapaz por exemplo comprou para a família de 5 pessoas e os nomes vieram invertidos…bom, ele não iria errar 5 vezes!
Queria pedir a sua ajuda para ver o que poderíamos fazer com relação a isto..de repente em um primeiro momento mandar um e-mail mkt para o seu mailling perguntando quem teve esse tipo de problema com a TAM e mais tarde nós, os prejudicados nos unirmos para resolver isso….
Você teria como ajudar? É ridículo isso que a TAM está fazendo….e eles não fazem alteração no bilhete, pois alegam que a ANAC não permite…liguei na ANAC e me informaram que eles falam somente que a passagem é intransferível, não que o nome da pessoa em questão não possa ser alterado/consertado…
Acho que temos que por a boca no trombone, pois se cada um, sozinho, ficar entrando com açãozinha pra cima deles, botando no Procon, vai continuar tudo bem….agora se essa reclamação for em massa e repercutir geral na internet, acredito que poderemos ter um bom resultado…o que acha? Quem eles pensam que são para enganar as pessoas assim?

Bom, já me estendi demais, rsrs….

Aguardo sua resposta.
Espero que possa contar com você. Ou ao menos que possa dar alguma ideia caso não queira se envolver diretamente…

Obrigada.

Andressa.


Boa noite,

Estarei viajando para Miami com um amigo daqui a dois dias, e descobri que cai em uma armadilha da TAM.

Eles mudaram o sistema , o que induz a erro e com isto, uma passagem saiu com nome sobrenome invertido ou seja, a passagem do meu amigo XXXXXX YYYYYY  ficou como YYYYYY XXXXXX e segundo a TAM ele não poderá viajar a não ser que cancele o bilhete perca 60% do valor da passagem e compre outra passagem.

Ao buscar mais informações sobre o problema, vi que centenas de pessoas estão tendo exatamente o mesmo problema com a TAM nos ultimos 3 meses. Eles São irredutiveis e não resolvem o problema alegando que seria transferencia de passagem para outra pessoa, sendo que é apenas correção ordem do nome.

Se possivel deem uma olhada no site reclame aqui sobre TAM nome invertido e aparecerá dezenas de paginas com pessoas do mesmo problema. Parece um metodo da TAM de ganhar dinheiro facil dos clientes ao inverter a ordem do preenchimento sendo que todo documento brasileiro até pelas normas da ANAC são de ordem direta NOME SOBRENOME e não como o sistema da Tam nos ultimos meses vem funcionando.

http://www.reclameaqui.com.br/1182992/tam-linhas-aereas/inducao-sistematica-ao-erro-sobrenome-e-nome-trocado-da-tam/

Obrigado

Gustavo Santos

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • ih, depois de ler aqui vi que os dois e-tickets de passagens que comprei naquela promoção estão com nome/sobrenome invertidos. que absurdo seria eu ter que pagar uma taxa para comprar uma outra passagem graças a um erro do sistema. muito feio da parte da tam, hein?

  • Bruno

    Tive o mesmo problema na promoção dos 90% da TAM, mas depois de falar com 4 atendentes consegui abrir um processo pelo SAC que iriam verificar a possibilidade do meu emabarque com nome e sobrenome invertido (deram um prazo de 5 dias uteis para a resolução) para a minha surpresa no dia seguinte me ligaram informando que a TAM iria autorizar o meu embarque!

  • Leonardo

    Melhores Destinos é o melhor site que conheço!!! Não só se dedicam para nos trazer informações fresquinhas que nos permitem viajar barato, como ainda nos ajudam quando temos problemas com as companhias aereas!!! Fantastico!!!

    Parabens Leo!!! Seu trabalho é incrível!!

    • Yves

      É verdade! O léo nos ajuda tanto que já me sinto íntimo, quase amigo, sem nunca tê-lo visto! Hahaha!

      Valeu Léo!

      • Leonardo Marques

        Valeu aí pessoal! É bom saber que estamos agradando, pelo menos alguns 🙂

      • cardoso

        concordo com vc. também não o conheço mas, certamente, é um grande sujeito. continue assim. abracos. Cardoso

  • fabiano

    Parabéns a vcs novamente! aconteceu comigo também, a diferença foi que comprei com milhas. Disseram que não poderia embarcar com o EMBASAMENTO LEGAL de que como o nome não batia nao seria a mesma pessoa. Mas vejamos: "podemos fazer alteração debitando mais 2 mil milhas no seu fidelidade" Muito bonito assim ne? Ou estou errado e definitivamente não poderia embarcar (até aceitaria) ou estou correto e embarco. Mas, ao cobrar pra alterar partem do princípio que tudo é admitido com jeitinho….embasado nesse argumento BATI O PÉ e embarquei, sem o débito de milhas pois sou até bonzinho mas nao sou burro. ABSURDO!

  • Walter

    Parabéns Melhores Destinos.

    Eu tive o mesmo problema e achei que era o único. Atribuí meu engano à pressa na compra misturada com a lentidão do site nos dias da promoção.

    Obrigado pela informação e pela demonstração de que um site com credibilidade e um grande número de leitores/seguidores pode pressionar positivamente uma companhia a flexibilizar diante de uma falha de sistema.

  • Andressa

    Obrigada Leo! O negócio é nos juntarmos para fazermos valer nossos direitos…agora ainda mais, indico o Melhores Destinos!

  • norma ribeiro

    nao aguento o discurso da TAM quando diz "vamos flexibilizar"… porque nao dizem logo que cometeram um erro e que vao conserta-lo?

  • Eu acho essa resposta da tam muito superficial e poco atenta as necessidades da clientela. Ela resolve implantar uma pratica que ela considera mundial e esquece que a Tam ainda é brasileira e que a maioria dos seus clientes vivem na cultura brasileira. Nessa cultura o nome sempre é escrito antes do sobrenome. Nao seria a cia aerea que deveria se adaptar à nossa cultura? Nao somos nós os clientes? Será que a tam nos está fazendo o favor de deixar que nós compremos seus bilhetes em seu site? Isso é um absurdo! A tam deveria era pedir desculpas ao cliente por induzí-lo ao erro ao criar em seu site uma interface nao adaptada a cultura brasileira. É claro que surgirao muitos erros, pois é muito normal na nossa cultura se escrever primeiro o nome e depois o sobrenome. A interface pode muito bem captar primeiro o nome e mesmo assim considerar o padrao mundial em seus arquivos. Se a tam pretende seguir o padrao mundial deve ser bastante compreensiva com seus clientes e aceitar, sem arrogancia, a inversao do sobrenome sem penalizar o cliente, pois um habito como esse nao se muda, aplicando multa. Aplicar multa, nesse caso, é se esconder atrás aplicacao irrefletida do padrao mundial para poder aumentar receita. Ou seja, é agir de má fé, se apoiando numa regra lucrativa. Seria a mesma coisa de exigir que um espanhol coloque o ultimo sobrenome em seu bilhete, qdo pra sua cultura o principal é o primeiro sobrenome. Observem, por exemplo, o respeito que a iberia tem com a cultura de seu país, ao considerar que é imprescidivel que se coloque o primeiro sobrenome ao inves do ultimo.

  • Thales

    Já que o assunto é reclamação, tenho visto que muita gente tem reclamado de constantes cancelamentos da Azul. Será que aquela "chuva" que caiu recentemente na GOL, Webjet e TAM? Acho que isso poderá ser esclarecido amanhã…

  • Luiz

    Caro Leonardo,

    Muito Obrigado pelo Post, pois também vivencio o mesmo problema de inversão de nome e sobrenome, fato isso ocorrido na compra de 02 bilhetes SP X RJ na última promoção da Tam e creio por erro no sistema dela, pois digitei corretamente os dados, conforme costumo fazer regularmente nas compras pelo site da Cia.

    É mencionado que essa flexibilização da TAM em liberar os embarques com o nome e sobrenome invertidos é temporária. Saberia informa até quando ela aceitará esses embarques? Minhas viagens somente serão efetuadas em Maio.

    Desde já agradeço pela Grande Ajuda!

    Luiz

    • Andressa

      Oi Luiz! Meu embarque também é em maio…sugiro a você que ou imprima esta página e leve no dia do embarque, ou deixe uma reclamação no site Reclame aqui…eles respondem super rápido por lá….dessa forma você terá uma resposta da própria Ouvidoria da TAM, com número de protocolo e tudo mais…eu farei isso para me garantir! =D

  • Gustavo

    Pessoal, desde a minha última viagem, em setembro do ano passado, a minha passagem e dos meus amigos constavam SOBRENOME/NOME, e embarcamos sem problemas. É nesse sentido que vcs falam? Lembro do detalhe da barra (/)

  • Ferbrasilia

    Boa noite Leo! Também tive esse problema de inversão e concordo que o sistema induz ao erro, mas não tive problemas pra embarcar.

    O fato é que quando vc informa no site da TAM tem que colocar antes o sobrenome, entretanto, quando vai conferir o nome aparece da forma como escrevemos, então induz realmente ao erro.

    Bom, obrigado pela ajuda a nós leitores do MD e todos os demais que foram beneficiados. A internet é uma arma poderosa e o MD é um ícone na ajuda aos apaixonados por viagens…

  • Segundo torres

    eu nem tinha percebido isso, comprei passagem semana pasasada,para o fim de setembro, tem meu nome todo, menos o primeiro nome…claro que coloquei os dados corretos, eu sempre confiro várias vezes antes de fechar a compra

    • Segundo torres

      o que fico cismado, é que essa flexibilidade não dure até setembro, época da minha passagem

  • Rafael

    realmente deve estar havendo um erro no site da tam! Também comprei passagens e tive nome e sobrenome invertidos ! Agora fica a dúvida, até quando será esse temporariamente dito pela tam? minha viagem será só em maio ! e, será se todos os aeroportos sabem dessa informação ?! se no dia do embarque, quiserem me barrar eu vou entrar é certo na justiça contra a TAM pois sem duvidas esse foi um erro do próprio site deles !

  • Emiti dois bilhetes.

    O da minha esposa apareceu invertido.

    Fui orientado, pela TAM, a pedir o reembolso, o que me deixaria sem saldo para emitir outra passagem.

    Sem ter outra alternativa, me conformei e pedi o reembolso das duas (a minha e a dela).

    Paguei 2000 milhas de multa, ficando sem saldo para novas emissões.

    E agora a TAM vem dizer que o reembolso vai seguir as regras normais de multas? Esse reembolso causado por um erro induzido por ela e orientado por ela?

    Eu quero minhas 2000 milhas de volta, TAM!

    ISSO É ROUBO!

    ROUBO!

  • Acho que não fez mais do que a obrigação.

    É o mínimo de respeito que podem demonstrar pelos seus clientes.

    Pelo menos é assim na minha empresa, trato meus clientes da mesma maneira como gostaria de ser tratado quando estou consumindo.

  • Bernardo

    Gostaria de agradecer a iniciativa! Enfrento exatamente esse problema com passagens que comprei para o final de abril, e ver essa flexibilidade aceita me faz muito feliz. Parabéns ao Melhores Destinos!

    Minha dúvida é em relação a esse "temporariamente", será que é efetivo até o momento que eu precisar utilizar? Será que a equipe nos aeroportos está instruída com essa informação? Ou devemos proceder de alguma outra forma?

  • Gustavo

    Boa!

    Ocorreu isso comigo e achei que fora um equívoco meu, mas, pelo visto, foi um erro não reconhecido pela TAM.

    A solução que encontrei, pois a viagem foi realizada antes desta pronta resposta, foi a solicitação do reembolso, porém, é exigida uma taxa administrativa que, sendo um erro da operadora, não deveria ser cobrado ao cliente.

    Seria interessante verificarmos a quantidade de pessoas lesadas com este erro "não-reconhecido" para podermos procurar uma solução mais viável.

    • Foi o mesmo que aconteceu comigo, Gustavo. E olha a resposta que a TAM me deu depois que eu pedi as milhas da multa de volta:

      "ERROS DE NOME não serão honrados ou estornados sem taxas pois não ocorreram por inoperancia ou falhas de nosso sistema e são apenas em casos assim que honraremos a isenção de taxa de remarcação ou reembolso."

      Ou seja: não estão nem aí.

  • Anonimo

    Uma pena,tambem passei por isso e acaba que,comigo,a TAM perdeu muito…

  • Ricardo

    O mais engraçado é que se você faz check-in pela internet ninguem nem confere direito. Só despacha bagagem e boa… Na hora de embarcar no avião então o funcionário finge que lê o que esta lá.

    Eu conheço duas pessoas que falsificaram na cara dura o papel impresso em casa, alias é muito fácil fazer isto e embarcaram com o seu rg usando o bilhete de outra pessoa. Como o sistema é eletrônico de conferência nunca deu nada… E olha que estas pessoas já fizeram isto várias vezes voando entre CGH e SDU, BSB… Enfim acho que as empresas brasileiras antes de cobrar para corrigir erros tem que preparar seus funcionários.

    É mais uma denúncia que vai virar logo logo uma reportagem do Fantastico..

  • Tiago Cordeiro

    Na promoção da TAM de dezembro emiti um bilhete no trecho BSB x CGH com o nome invertido. Liguei na TAM, disseram que não haveria problema e embarquei normalmente.

  • André Silva

    Ontém tive um problema na hora do embarque…fui fazer o check in e a atendente disse q eu não tinha pago a passagem, constava no sistema apenas uma reserva em meu nome…depois fui encaminhado a loja para resolver a situação. A explicação foi que o sistema 'dava pau' por ser homônimo, a funcionária disse que já tinha atendido outras 3 pessoas com o mesmo Nome/Sobrenome que o meu… enfim, uma dor de cabeça! pelo menos no meu caso conseguiram resolver apesar da demora!

  • GUSTAVO santos

    Sou eu uma das pessoas que esta no post. Estou escrevendo de demétrio do a330 da tam. O embarque foi tranquilo e nem falaram sobre o nome invertido. Com certeza graças ao melhores destinos que intercedeu e tornou público este problema. Muito obrigado, agora e curtir miami.

  • Daniel

    Tive problema essa semana com a Iberia. Acho que o problema foi meu mesmo, porque eles colocam o nome materno como sendo obrigatorio (e para mim era o ultimo nome, igual no Brasil). Mas na Espanha e' trocado.

    Entao a passagem saiu como "Daniel C S de L", enquanto deveria ser "Daniel S de L C". Liguei na Iberia e eles disseram que nao teria problema algum em embarcar. O unico problema e que o primeiro voo e' com a TAM…. liguei para eles e informaram que nao poderia.

    Voltei a ligar pra Iberia e eles me ofereceram ajustar o nome por 15 euros, o que e' bem razoavel, visto que a maioria das outras cias nao muda de jeito nenhum.

    Vamos ver, por enquanto estou gostando da Iberia, passagem barata (R$940 ida e volta CNF-LIS) e resolveram meu problema rapidamente.

    Att,

    Daniel

    • Daniel

      So' para notar, fui fazer uma compra no site da Gol e eles estao usando a mesma tatica da webjet para vender o seguro.

      Na hora de confirmar a compra e escolher o modo de pagamento tem uma caixinha: "concordo que estou contratando os servicos …." e na verdade esse aviso se refere ao seguro…

      Att,

      Daniel

      • Paulo Pereira

        A Trip fez a mesma coisa. comprei a passagem e deixei marcado o aceite do seguro. quando percebi que a passagem estava mais cara que o normal, voltei, desmarquei o aceite e fechei a compra pelo preço normal. dias depois recebo um email confirmando a compra do seguro. Faz mais de duas semanas que venho reclamando e nada de solução. Inclusive já foi debitado do meu cartão de crédito. sujeira pura das companhias. Pelo jeito a Trip já está utilizando táticas da TAM.

  • Rodrigo

    Por falar em TAM, mas fugindo um pouco do assunto abordado neste tópico, vocês já repararam que TODAS as tarifas de passagens internacionais (exceto América do Sul) da TAM são muito mais caras que qualquer concorrente (muitas possuem qualidade infinitamente superior)? Sinceramente, não sei como não vai à falência com esses preços impraticáveis. Podem pesquisar qualquer trecho internacional e verão que a TAM SEMPRE apresentará os valores mais altos. Um exemplo de como a TAM quer lucrar com tudo: acabei de pesquisar uma passagem GIG – IAH e encontrei o valor COM TAXAS de R$2.497,00 (Continental Airlines). Aí fui ver no site da TAM e os voos são os mesmos da Continental devido a parceria só que, a TAM cobra quase R$2.800,00 pelo MESMO trecho voado. Um absurdo!

    • Paulo Reusing

      Viu Rodrigo

      Deixa a coisa dos "céus abertos" começar realmente a rolar que vc vera como os preços baixarão, o problema hoje e que faltam vôos internacionais e sempre tem gente disposta a pagar o preço que for para aquela "viagem de ultima hora" (que normalmente foi planejada um ano antes) e dai os caras cobarm quanto querem… Mas isso acaba, pode ter certeza.

  • Marcos Fonseca

    Outro problema que ocorre na TAM é no site deles, na opção de solicitação dos pontos fidelidade não está sendo possível fazer o pedido dos pontos, sempre ocorre um erro !!!

  • André

    É brincadeira o que a TAM anda fazendo com seus clientes. E É MAIS DO QUE EVIDENTE QUE ESSA COMPANHIA DE FUNDO QUE QUINTAL JAMAIS IRIA ADMITIR QUE ESSE É UM ERRO SO SEU PRÓPRIO SISTEMA. Olha, se o Brasil fosse realmente um país sério a TAM seria obrigada a ter de pagar multas milionárias e provavelmente estaria impossibilitada de operar.

  • Jaqueline I. K. Mole

    Olá

    recentemente fiz a compra de um bilhete no site da Tam e tive o mesmo problema. Extranho porque se usamos o programa de fidelidade nosso nome está registrado.

    Fui orientada pela companhia a cancelar a compra com uma taxa de U$ 200, como ainda não recebi o reembolso não sei se será esse valor mesmo, pois em três ligações me passaram três valores diferentes U$ 70, U$ 100 e por último U$ 200, foi quando falei para a atedente me dizer quando eu deveria reembolsar a companhia para cancelar a passagem 🙂 depois disso não liguei mais de medo que a tarifa aumentasse.

    Agradeço ao Melhores destinos pela reportagem e apoio. Vou ligar hoje para a Tam e depois posto o resultado obtido.

  • Roxane

    Acabei de receber o email que informa esse problema que esta acontecendo quanto aos nomes invertidos, e fui confirmar as passagens que comprei, e todas estao com os nomes invertidos. Consta no email que a TAM flexibilizara TEMPORARIAMENTE a aceitacao, porem, vc sabe informar como ficara a situacao de quem viajara em junho, por exemplo, como e o meu caso?

  • Nathalia

    Não é a primeira vez que a tam comete esse tipo de gafe, eu as vezes até penso que eles tão fazendo isso porque tão com menos passageiros. Uma vez fiz o trecho CGH-BSB e tive que comprar duas passagens pra poder viajar, e eles queriam reembolsar o menos valor, sendo que se o sistema deles fosse bom, eu não precisaria de pagar mais caro. Depois dessa, comecei a voar com a gol, e eles nunca me deram trabalho.

  • Maria

    O erro é do sistema deles, apesar de eles não admitirem.

    Acho que o Ministério Público deveria investigar essa lesão contra o consumidor. Achei que tinha ocorrido apenas com quem havia comprado as passagens nessa última promoção, mas alguém disse que há 3 meses isso vem ocorrendo. Que absurdo! Essa persistência do erro do sistema da TAM de emissão online de passagens pode, inclusive, configurar dolo da empresa.

    Sou super-cuidadosa no preenchimento de todos os campos. Leio e releio várias vezes antes de confirmar. Passagens que comprei recentemente na TAM também tiveram o nome e sobrenome invertidos.

    Que bom que eles flexibilizaram o embarque! Agora, só falta eles consertarem o sistema. Qualquer pessoa que conheça o mínimo de informática sabe que um erro (ou programação indevida) de sistema pode gerar aleatoriamente esse tipo de troca.

    Com tantas reclamações e avisos, eles não podem alegar mais que desconhecem o problema.

    E se não há problema de sistema, mesmo assim eles tem responsabilidade. Afinal, muitas pessoas errando o mesmo campo deveria fazer com que a empresa mudasse o leiaute do site (por exemplo, apenas um campo para nome e sobrenome, ao invés de dois campos. Ou até mesmo como faz a GOL, que coloca dois campos na horizontal um depois do outro, ao invés do padrão TAM um encima do outro) ou inserisse nos campos relativos ao nome e sobrenome uma mensagem de conferência (Este é mesmo o PRIMEIRO NOME do passageiro? ou Confirma o SOBRENOME do passageiro?). Um mínimo de ergonomia aplicada ao site da TAM já seria suficiente, se o problema fosse mesmo dos passageiros! Aliás, independente de onde está o erro, fica aí a sugestão de melhoria.

    O curioso é que eles querem que a gente acredite que, de repente, todos os consumidores "negligentes" resolveram viajar pela TAM. Kkkk… Desde que comecei a tentar resolver o meu problema, só encontro esse tipo de reclamação contra a TAM. Meu Deus, como podem ser tão cegos!

    Vou no aeroporto falar com eles pessoalmente, quero um papel dizendo que euzinha não terei problemas no embarque. Vamos ver se a empresa mantém o que disse aqui.

  • Evandro Gomes

    opa! boaaaaaa essa… as empresas precisam valorizar seus clientes mais!

  • J. Esdras

    Então agora no nosso passaporte pra quem tem o pre nome composto, assim é colocado, não havendo mais nome dos pais e portanto não tem como fazer uma conferencia como RG, e para evitar a leitura burra de qualquer sistema, opino que seria viavel apor o CPF, e que por numeral se acha qualquer pessoa pelo Brasil, afora incluse os menores.

  • Alexandre

    è por isso que prefiro a Gol e outras.

  • Karla Lopes

    Vocês são demais!! Tive o mesmo problema com a inversão do nome na passagem que comprei pra minha mãe… No início achei que fosse desatenção minha, mas depois percebi que foram várais as reclamações. Por sorte consegui cancelar a reserva anterior e fazer uma nova com a mesma tarifa (graças ao pagamento em boleto bancário).

    Volto a dizer, vcs são os melhores!!

  • Chris

    Eu nem sabia disso…mas é um absurdo!!!!!!

  • Rosângela Purp

    Vocês estão de parabéns!!!!

    Vou até imprimir essa resposta da TAM e levar comigo na hora do embarque, pois aconteceu isso comigo também.

    A TAM realmente não admite que ocorreu uma falha no sistema deles. Comprei uma passagem promocional em Dezembro/10 para Salvador que irei utilizar no próximo feriado da Páscoa. Quando recebi a confirmação de reserva os dados estavam todos corretos e quando recebi o meu e-ticket o meu nome e o da minha mãe estavam invertidos. Entrei em contato para saber o por quê dos nomes invertidos, e sabe o que eles responderam? “Sra. Rosângela, como a compra do seu bilhete estão com os nomes invertidos a senhora terá que cancelar a passagem pagar uma taxa de 60% no valor total da compra e comprar novamente as suas passagens”. Eu fiquei doida com essa resposta e entrei em contato com a ANAC. Depois de um mês a TAM respondeu:

    “Recebemos seu e-mail enviado ao serviço Fale com o Presidente e à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) relatando o corrido no momento da emissão de seus bilhetes.

    Esclarecemos que para compras efetuadas em nosso site, há a necessidade de conferir todos os dados do bilhete antes da finalização da transação, oferecendo a opção de cancelamento antes da efetivação da compra. Além disso, o e-ticket é gerado num sistema que está atrelado a reserva, check-in, faturamento e cartão de crédito sendo que todas as operações são coordenadas. Por questões de segurança, as operações não podem ser revertidas após a efetivação da compra.

    Informamos também que a passagem deve ser emitida com o primeiro nome e o último sobrenome da pessoa que realizará a viagem.

    Em caso de emissões com nomes diferentes do documento de identidade ou com a ordem dos nomes trocada, os bilhetes não poderão ser utilizados.

    Nesse caso, a solução disponível é a solicitação de reembolso, que será feita na mesma forma de pagamento que o bilhete foi adquirido mediante pagamento de uma taxa administrativa calculada de acordo com a tarifa.

    Assim, para que a viagem seja realizada, será necessária a compra de nova passagem.

    Contamos com a sua compreensão e colocamos à sua disposição o serviço Fale com o Presidente pelo telefone 0800-123200 (de 2ª. a 2ª. feira, 24h por dia), pelo site http://www.tam.com.br (ícone Fale com o Presidente) ou pelo fax 0800-123900.“

    Nâo satisfeita, liguei novamente e falei no departamento de remarcação de passagem, pois a passagem que eu havia pago R$ 123,00 já estava o dobro do valor, o atendente falou que eu teria que ir no aeroporto procurar a loja da TAM e fazer a inversão dos nomes e pagar uma taxa que poderia variar entre R$ 30,00 até R$ 80,00. Eu fui, a atendente Mariana que trabalha na Loja do Aeroporto de Congonhas disse que não teria problemas nas minhas passagem por ser tratar de voo domestico, se fosse voo internacional realmente eu não embarcaria.

    A TAM pode ser uma das melhores companhias aéreas para viajar, se tratando de conforto e bom atendimento na hora do voo, mas péssima no pós venda e no atendimento via telefone. Antes eu dava preferencia para voar TAM, hoje quando pesquiso uma passagem a TAM é a minha ultima opção. Na TAM o barato sai caro, cuidado gente!!! Vamos propagar essa informação!!!

  • José Eduardo

    Talvez por isso, a TAM tenha perdido pela primeira vez, depois de muito tempo, a 1ª colocação em venda de passagens… São atitudes como esta que a TAM pratica que levam a perda de confiança. Muitos que passaram por este problema provavelmente, quando forem viajar novamente, irão preferir pagar mais caro em outra cia. do que seguir uma promoção da TAM.

    Além disso, a postura da TAM foi muito pouco simpática quanto a um erro que, comprovadamente, ocorreu com várias pessoas. Ou o erro existe nos sistemas e a TAM não quer admitir, ou foi um erro induzido, em que muitos preencheram da forma convencional e o sistema da TAM apresentou uma forma não convencional. Enfim, teria sido muito mais simpático por parte da TAM se eles se comprometessem a fazer a troca sem custos ou aceitar o embarque, mesmo com o nome trocado, uma vez que há outras formas de confirmar a identidade do passageiro (RG, CPF, etc.)

    Parabéns ao Melhores Destinos e mesmo não sendo esta a sua função primordial, não deixou seus seguidores na mão. Continuo seguindo vocês !!

    • bombom

      Concordo!

      Não aceitar a correção sem pagar mostra mais uma atitude exploratória!

      E aliás, agora pode ser que eu nao tenha condições de comprar fora da promoçao. Mas um dia posso ter e aí não compro mais na tam…

  • Igor

    Olha mês passado voei GRU-POA com nome invertido esta SOBRENOME NOME ninguém implicou.

    O que implicaram depois foi no meu Fidelidade, disseram que eu não estava na lista daquele vôo.Mas ai enviei cartão de embarque e computaram os pontos.

  • Renato

    A TAM é péssima em reconhecimento de falhas. Até então não vi em nenhum canto retratação da mesma justificando a duplicação dos valores de todas as passagens em uma determinada hora do dia em todos os trechos na última "promoção".

    Apesar de não ter sido atingido por mais este problema da TAM, agradeço em nome dos que foram prejudicados a atenção dada pelo Melhores Destinos, sempre tentando colaborar com seus leitores.

    Abraço.

  • Fui olhar os e-tickets agora e realmente percebi que os nomes estão invertidos. Enfim, farei o checkin pela web. Comprei a passagem em 8 de fevereiro para viajar neste feriado de abril. Era só o que me faltava. Ainda bem que a volta será pela Gol e nome esta correto!

  • Fabio

    Parabéns!!! Ocorreu o mesmo comigo e pelos meios oficiais ninguém resolveu nada. Só consegui emitir os bilhetes pois tenho um amigo na empresa. Fiquei indignado pois a correção é muito simples. O que falta é a boa vontade da empresa. Acredito que eles próprios fizeram a falcatrua, pois venderam passagens baratas demais a depois se arrependeram! Comrpo passagens frequentemente e nunca errei na digitação.

  • luiz w

    Isso aconteceu comigo em janeiro. Ao comprar o bilhete da minha esposa com pontos, o nome dela ficou invertido, pois na informacao do passageiro o primeiro item eh o sobrenome e depois pede o nome, o q nao eh comum no brasil. Por isso o nome dela ficou invertido. Qndo fui emitir a minha passagem, ja fiquei atento p isso. Na hora de viajar, eu sabia q o nome dela tava invertido e me preocupei um pouco, entao fiz o check-in no totem e arriscamos o embarque. Nem tentei ligar p tam p mudar. Seria inaceitavel eles nao deixarem ela embarcar por causa dessa inversao maluca no site deles.

  • Marcele

    Após essa matéria fui conferir minhas passagens, e vi que uma está com o problema. Porém, eu comprei 2 passagens no mesmo dia, e apenas uma está errada. Minha preocupação é que a passagem com erro é para junho. E se o prazo "temporário" que a TAM estipulou para aceitar este erro não valer até lá? De qualquer forma, salvei o comunicado da TAM, e espero não ter maiores problemas com isso! Obrigada, Melhores Destinos!

  • Denise

    Eu tb gostaria de saber ate quando, pois tb vou viajar somente em maio.

    Desde ja agradeço pela atenção. e resaltanto que tb sou seguidora assidua do site MD.

    Denise

  • Leonardo Marques

    Thales, é exatamente aquela chuva!

  • Paulo Ricardo

    Tive esse problema e tive que cancelar e remarcar 3 passagens…..absurdo…isso é metodologia de caça niqueis….pega o bobo…me senti ofendido e constrangido..

  • Santos

    Roxane, esse e-mail que você recebeu é da TAM? Pode disponibilizá-lo para nós?

    • Leonardo Marques

      Ele deve tá falando do e-mail do Melhores Destinos.

    • Roxane

      Desculpa-me por não ter sido clara. Realmente, o email recebido foi do "Melhores Destinos".

  • Genilson

    Pessoal, na hora de preencher estão colocando Sobrenome – Nome, nessa ordem, tem certeza? Eu faria um printscreen (foto da tela) da página da confirmação da passagem, assim teria como provar para a TAM que o erro não foi meu. Fica a dica!

  • Luiz

    Andressa, Grato!

    Luiz

  • Daniel

    Pessoal,

    Aconteceu a mesma coisa comigo em uma passagem emitida no dia 17 de março! Meu nome saiu no lugar do sobrenome e vice-versa. A resposta da TAM é sempre a mesma…peça o reembolso e perca muito dinheiro com a multa e com a diferença tarifária. Tenho certeza de que o erro não foi meu. É muito bom saber que não vou precisar entrar com uma ação contra a TAM para poder embarcar.

    Minha viagem será na primeira semana de Junho. Será que esta "flexibilidade temporária" ainda será válida?

    OBRIGADO PELO SERVIÇO, MELHORES DESTINOS!!!

  • Pingback: o que eu fiz nas férias()

  • Cristiano

    Eu nem daria ao luxo de trocar.. Se realmente meu nome estivesse invertido.. eu iria fazer o check-in.. e AI.. AI da Compania se por este detalhe e por erro deles… impedisse o embarque!! Seria um SHOW de BARRACO daqueles típicos e dignos de Youtube no balcão da TAM!!!

    Já tive problemas com a WEBJET.. comprei uma vez uma passagem em nome da meu (pois o cadastro é no meu nome)… e o passageiro era outro.. Depois de emitido, é que eu fui perceber. Tive que cancelar.. Perdi $$$

  • Stefan

    Por isso que eu digo para todo mundo SEMPRE salvar em pdf a pagina de confirmação da reserva. Dessa maneira, mesmo que haja algum erro na emissão do e-ticket vc tem o comprovante de que todos os dados da sua solicitação estão corretos! Abs.

  • Jo

    Concordo 100%.

    A TAM não fez mais do que sua obrigação. Pegaria muito mal ela não agir desta forma. Aliás, pegou mal, mesmo voltando atrás.

  • Andressa

    Não Gustavo…o correto é realmente SOBRENOME/NOME….o nosso estava NOME/SOBRENOME… =S

  • Liana

    Prezados, Agora estou me sentindo ainda mais lesada pela TAM. Acabo de postar uma reclamação no site "Reclameaqui". Para resumir a história, minha irmã e eu conseguimos convencer minha mãe de 75 anos que tem um caso sério de artrite reumatóide e má-circulação, a ir para Aracaju comemorar o aniversário, aproveitando que ela estava se sentindo melhor. Ela não viajava há 7 anos!! Ou seja, nós estávamos vulneráveis e tensas com medo de ela passar mal no vôo. Comprei 4 bilhetes de ida e volta (Bsb/Aracaju) na promoção de 8 mil milhas. Na hora de embarque no dia 25 de março, no vôo das 10h58, a atendente da TAM me disse no balcão do check-in que o nome da minha mãe estava invertido (nome primeiro e sobrenome depois) e que isto invalidava o bilhete e a impedia de embarcar. Segundo a TAM, esta é uma regra da ANAC!!! Não acreditei e perguntei qual era a lógica de uma regra desta se o nome da pessoa estava correto e exatamente como constava do doc de identidade. A atendente insistiu que era regra da Anac. Eu disse que queria falar com algum representante da Anac e ela disse que ela mesmo falaria mas que não adiantaria nada. Se eu não estivesse em um momento tão frágil, com minha mãe idosa e doente sentada esperando (sentindo dor e perplexa com a demora no check in) teria agido como de costume e exigido ver alguém para resolver a situação. Como não estava bem, esperei a atendente voltar da suposta conversa com alguém da Anac. Ela disse que a única solução era cancelar o bilhete e emitir outro. Segui a instrução dela e fui a loja da Tam no aeroporto de Brasília. A atendente da loja me cobrou 800 pontos de multa porque, segundo ela, EU cancelei o bilhete. Reemitiu a passagem só que, ainda segundo ela, naquele momento no site só havia passagem por milhagem com valores maiores. Resultado: paguei 15.000 milhas para a ida e 10.000 para a volta!! Total da viagem que antes ficara em 8.000??? 25.800 (bem mais do que uma viagem para a América Latina)!!!! Continuo me sentindo lesada e gostaria de saber se alguém sabe o caminho das pedras para eu tentar um reembolso das milhas junto à TAM. Obrigada. Liana

  • ISMAILON

    Com as duas passagens que comprei também saiu a mesma coisa nome e depois sobrenome e não o contrario nem me atentei a isso mas agora apos ler este post vi o erro e garanto como todos os outros não troquei foi o proprio site que fez a troca so pode se fosse uma pessoa, mas sao dezenas eu estou dentro delas bom saber que não terei problemas via das duvidas irei já ligar e ver se não terei problemas.

    • ISMAILON

      Não liguei fui neste link http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnexto… é um erro deles mesmo neste link você consulta sua reserva e la pede-se sobrenome e quando digitamos o nome caso no momento da compra tivessemos trocado iria dar certo, mas da erro ou seja so aceita mesmo o nosso sobrenome e da certo, mas no papel tem meu nome completo nome e sobrenome e não ao contrario como deveria ser. Fiquei mais tranquilo pois realmente o erro foi do proprio site. Seria tão profissional se admitissem o erro.

  • Chris

    Ótimo comentário!

    Muito bem Melhores Destinos!

  • Silvana

    Prezados, comigo aconteceu algo semelhante que não pensei existir. Peguei uma dica de promoção da TAM com vocês, aproveitei e comprei 3 passagens para parentes, com destino Belo Horizonte/Brasília, pelo site do Submarino. No momento de digitar um dos nomes, dos 3 passageiros esqueci 1 letra em um dos passageiros. Era ALICIENE e coloquei ALCIENE. A pessoa só notou o problema quando estava no balcão da TAM no aeroporto. A funcionária TAM disse que ela não poderia embarcar, pois o nome estava incorreto, apesar da data de nascimento estar correta (informação pedida no ato da compra). A passageira que não tem muita familiaridade com aeroportos ficou apavorada e constrangida com a situação. As outras duas passageiras inda tentaram explicar para funcionaria da TAM, que irredutível bloqueou o bilhete. Liguei para o site Submarino, pois tínhamos 2 horas antes do voo e fui muito bem atendida. Expliquei o problema e a atendente informou que iria fazer uma correção do nome no campo “observação” e que automaticamente a TAM veria a retificação e que esta era uma situação comum. Aconteceu de a TAM não aceitar esta solução apesar de informar que a correção apareceu no sistema.

    Tiveram que comprar outra passagem, sem desconto, em outra companhia é claro e neste caso fiquei com o prejuízo e a decepção com a empresa TAM.

    Também liguei para ANAC obtive a informação que o nome do passageiro pode ser corrigido sem problemas o que não pode é transferira a passagem para outra pessoa.

    Para mim ficou claro o que a TAM queria era vender bilhete, independente da situação uma vez que não sobe flexibilizar e entender a situação e de não aceitar a correção enviada e vista pela atendente..

  • Guiherme

    Essa flexibilidade termporária é de quanto tempo? Tenho passagem com nome invertido para Maio..

  • Ano passado fiz uma compra de passagem para minha namorada na GOL e EU digitei o nome/sobrenome nos campos errados.

    Só fui perceber o erro quando recebi o email de confirmação.

    Quando cheguei no balcão de checkin informei o erro, a atendente checou a identidade da minha namorada e embarcamos sem problemas, com o nome/sobrenome trocados no bilhete.

    Não foi necessário "flexibilizar" nada. É só uma questão de bom senso da companhia.

    E no meu caso o erro havia sido meu, e não deles.

  • Mari

    gente, a TAM deve gostar muito de mim, porque consegui comprar passagem na promo e não inverteram os nomes na hora da emissão…

  • FABIANo MARTINS

    sabe que conclusao interessante podemos tirar de tudo isso???: todo mundo sabia escrever seu nome ate tres meses atrás! e de meses pra cá todo mundo passou a errar em EM CONJUNTO. e o erro Não é do sistema da tam! kkkkkkkkkkkkk faz-me rir

  • Eduardo Paci Galv&at

    Gente, que erro absurdo este da TAM. Isto é até bom para o pessoal que gosta de endeusar a TAM.

    Sempre que viajo pela WEBJET, muitos falam.. nossa, WEBJET? Nunca, prefiro a TAM…

    O pior para mim não é o erro, é não admitir que erraram!

  • É verdade, Jo, pegou mal mesmo. E o pior é que ela nem se desculpou. Continua arrogante. Nao respeita a cultura brasileira e diz, em seu slogan: "Obrigado por escolher a Tam: Uma empresa que tem o orgulho de ser brasileira." Tudo parece que é da boca pra fora: nem parece estar agradecida nem orgulhosa, pois nao reconhece a intencao e esforço dos clientes quando invertem o sobrenome em seu site porque agiram conforme a cultura brasileira: Primeiro o nome e depois o sobrenome.Trata o cliente como se ele fosse um agente de viagens treinado. Ela nao deu treinamento ao cliente e diz que ele tem q se virar. Muito generosa, nao?

  • Aécio

    Prezada

    Abra um processo no "SAC DA TAM" 0800123200. E, se nao resolver, entre no site da anac e faca sua reclamacao: http://www.anac.gov.br.

  • prezada Lian,

    Abra um processo no “SAC DA TAM” 0800123200. E, se nao resolver, entre no site da anac e faca sua reclamacao: http://www.anac.gov.br

  • Thays

    Tambem tive o mesmo problema em um bilhete emitido pra EZE em JUnho. Só espero que eles honrem, tendo em vista que ainda temos 3 meses pela frente né.

    Qualquer coisa aviso vcs aqui

  • Rafael Camilo de Oli

    Uma dica: não viajem de TAM, essa empresa faz de tudo para pegar seu dinheiro "emprestado", ela duplica cobranças, invertem nomes, força erro no site para que vc compre de novo a passagem, quando vai pedir a grana de volta, eles te enrolam pelo menos 6 meses para fazer os estorno! empresa malandra, falsa, e bandida! so esta no ar devido ao lobby fortissimo que eles tem em Brasilia, quer viajar de TAM? PAGUE A VISTA! E NO DINHEIRO!

  • Daniel

    A minha viagem também é em Junho! Você teve algum posicionamento da TAM, Thays?

  • Rafael

    Mandei um email pra TAM e eles falaram que colocaram uma autorização permitindo meu embarque com nome invertido, agora uma pergunta… o povo que conseguiu embarcar, teve os pontos creditados no fidelidade ?

  • Rosangela

    Galera,

    Ontem eu embarquei com as minhas passagens trocadas. Fiz o meu check-in normalmente, não tive problemas!!!

    Gente NÃO CANCELEM AS SUAS PASSAGENS, a TAM não irá te impedir o seu embarque.

    Fui preparada com a minha câmera na mão e com o parecer do Melhores Destino e da TAM, ainda bem que deu tudo certo, pois Jornalista que sou iria colocar a minha boca no trombone, processo na certa!!!!

    Boa viagem para todos e não comprem mais passagens pela TAM!!!!

  • Vicente

    Eu tb gostaria de saber ate quando, pois tb vou viajar em maio.E veio trocado.

    Desde ja agradeço pela atenção.

  • Ruci

    Entrei em contato com a Tam pelo telefone 0800123200, e informei do meu problema que tinha comprado duas passagens e uma delas veio com o sobrenome invertido. O mesmo orientou a cancelar e comprar outra passagem. Isso é um absurdo.

  • Ligia

    Fui impedida de embarcar esta noite, pq minha carteira de motorista tem meu nome de solteira e, o cartão de embarque, cujo chek in foi feito pela internet, tem meu nome de casada.E como sempre, o "gerente" da Tam no aeroporto, informou que nada poderia fazer, já que era uma passagem promocional. Liguei na ANAC, e o atendente Tiago, só repetia o artigo 11 da Resolução 138, de março de 2010, que estipula que a passagem é pessoal e intrasferivel.Minha filha estava junto, e mostrei ao "gerente", a carteira de habilitação dela que constava meu nome todo, e que portanto eu era a pessoa do cartão de embarque. Ele foi irredutivel.Enfim, tivemos muitos prejuizos por conta disso. Inclusive hotel já pago, e curso que deixou de ser feito. Agora, para que possamos reivindicar nossos direitos, teremos mais trabalho ainda. Já aconteceu algo parecido com alguém? Obrigada.

  • Stefan

    Leo, acabei de tirar duas screenshots. Uma com o nome de minha mãe certo (aonde eu preenchi os detalhes do passageiro), e outra com a confirmação da TAM com o nome ao contrário.

    Caso queira que envie as SS para vc, me avise!

    Abs e continue com o bom trabalho!

    • Leonardo Marques

      Stefan, manda pro email do Melhores Destinos pra eu conferir, blza?

  • Dina Mara Pinheiro D

    Olá Leo e demais,

    Estou desesperada pq comprei no dia 17 de março passagens de ida e volta de Fortaleza para Brasilia entre os dias 26 à 29 de maio. Até então, tudo esta perfeito!!! Programação de festas e reunião de trabalho no MEC…O inesperado aconteceu quando nesse domingo (23 de maio) fui deixar alguns parente e aproveitei a viagem para marcar os assentos e averiguar se tudo estava ok!. A surpresa aconteceu quando fui informada que no meu bilhete constava o nome Dantas/ Pinheiro, os meus dois sobrenomes e agora ? Tentei conversar com eles e nada…. Fui novamente na segunda e nada…. Até que cheguei a esse site. Antes disso, fui ver com amigos advogados, primas que trabalham no Procon, procurei a Anac… soube até que a Gol faz essa alteração problema!! Fiquei besta e muitoooo chateada… O que farei? Vou com uma prima e vou tentar entrar e se não deixarem…

    Leonardo e demais, tenho até quinta para resolver. Me ajudem? Por favor…

    Atenciosamente, Dina

  • Dina Mara Pinheiro D

    Esta acontecendo isso comigo.. Não saiu o meu primeiro nome , só os sobrenomes. O problema é pior, pois eles alegam que pode ser qualquer um da sua família e não tem nada que possa fazer. Verifica logo para não ter problema.

    Eu não sei o que fazer!!!

  • Daniel

    Você conseguiu embarcar, Dina?

    Pessoal, estou com o nome e sobrenome corretos, mas invertidos. A passagem foi comprada em Março, como a da grande maioria que teve este mesmo problema. Como está a situação dos embarques? Por favor me informem como está essa situação do nome e sobrenome invertidos na hora do embarque! Valeu!!

    @Leo, você tem algum status sobre isto também?

    Obrigado!

  • Leo Santos

    Aconteceu isso comigo com passagens compradas no mesmo perido. A TAM me enviou um email dizendo que poderia embarcar sem problemas e foi isso que aconteceu.

  • Cecilia

    Estou pegando um nojo da TAM… cada hora uma bobagem diferente, lesando a gente, e de bom NADA novo. Por que não vendem essa empresa a quem saiba tratar os clientes ? Dá uma revolta !

  • Eder

    Por favor gostaria de saber se conseguirei embarcar num voo da tam pq na hora de preencher coloquei meu nome e ultimo nome ,não colocando o nome do meio tanto na minha passagem quanto da minha mulher sera que vou conseguir embarcar?

    aguardo uma resposta .

    sem mais obrigado.

    • Denis Martins

      Eder, confirme com a TAM, mas acredito que não haverá problema.

  • João Rodrigue

    Infelizmente essa empresa tem problemas sérios em respeitar seus clientes, no final de semana passado eles me fizeram comprar uma passagem mais cara porque não mais aceitaram o meu sobrenome de Gouveia, como a vida toda viajei, exigindo o Neto. de quase 700,00 ida e volta que era o preço da passagem tive de pagar 1.151,30, pense numa empresa sem base. por favor divulguem aos amigos tudo sobre essa empresa. povo mal educado, não respeita cliente.

  • Renata

    Comprei duas passagens pela Tam, e digitei o nome e o ultimo nome do meu esposo eh filho. A tam ja informou que não embarca, tudo bem errei, porem a passagem não cancela, não recebo nada de volta, se quiser compre de novo, no caso eu comprei outra. Mas onde está meu direito de consumidor? Pq comprei na promoção nao tem direito a nada, a errar uma letra? Devia tbm quando promocional, não ter problemas com assento, com atrasos e outras mais…eu vou atras dos meus direitos. vc vai viajar ja revoltada, o que era pra ser uma linda viagem!!!

  • José Iran

    aconteceu mais ou menos isso como … comprei pelo site da TAM uma passagem aérea para minha mãe quando ela foi embarca não permitiram…..por conta de um erro na hora de digitação do nome dela, então fui ate a gerencia da TAM para poder fazer uma alteração, para minha surpresa eles me disseram que não era possível fazer a alteração então minha mãe não poderia embarca e também não haveria re embolso por conta da passagem ser promocional … acho isso um absurdo pois por conta de um erro de digitação minha mãe não poder embarca e

    um completo descaso da TAM pois não custava nada a ela fazer um simples alteração no sistema, afinal ninguém aqui e um agente de viagem profissional cometemos erros. Comprar passagem com a TAM e uma aventura e uma grande risco pois um erro de digitação pode resulta em seu prejuízo da passagem, com toda certeza irei atrás de meus direito. Grato

  • Josiane

    Daniel, você conseguiu viajar com a Iberia com o sobrenome trocado??

  • Carina

    Pessoal, essa questão do sobrenome invertido em bilhetes da TAM ainda está dando problemas para embarcar?

  • Carina

    Renata, você conseguiu ou não alterar seu bilhete? Como vc resolveu o caso?

  • fabio v

    se alguma pessoa há compra uma passagem erra a digitalização da data de nascimento, mesmo assim ele pode viajar?

  • Nunca vi ninguém conferir isso!