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Após reclamação do Melhores Destinos, TAM flexibiliza embarque com o nome e sobrenome invertidos

Leonardo Marques
31/03/2011 às 20:20

Após reclamação do Melhores Destinos, TAM flexibiliza embarque com o nome e sobrenome invertidos

Nos últimos dias recebemos a mesma reclamação de vários leitores: eles compraram passagens pelo site da TAM e o sistema trocou o nome pelo sobrenome. Para fazer a correção, a TAM recomenda que o passageiro cancele essa passagem e compre outra, pois a empresa não faz a substituição do bilhete.

Cancelando a passagem e comprando uma outra, o passageiro acaba sendo prejudicado, pois a companhia cobra uma taxa para cancelar a passagem. Além disso,  quando o cliente vai comprar um nova, via de regra a tarifa já é mais cara.

Contando isso, a primeira coisa que pensamos é que o cliente deve ter digitado algo errado e está reclamando sem razão…Acontece que são muitas pessoas com exatamente o mesmo problema em um período muito curto. Ou seja, seria coincidência demais. No site Reclameaqui há dezenas de casos semelhantes, clique aqui e confira.

Como já falamos aqui algumas vezes, nós não somos e nem queremos fazer papel de site de reclamações, mas sempre que um problema estiver impactando muitos leitores, nós usaremos sim o Melhores Destinos para tornar isso público e buscar uma solução.

Ontem, 30/03, entramos em contato com a TAM para verificar o problema e buscar uma solução. Hoje, 31/03/2011 veio a resposta da TAM e com uma solução que atenderá a todos aos leitores do Melhores Destinos e às demais pessoas que estão com esse problema.

A TAM não reconheceu o problema nos seus sistemas mas resolveu flexibilizar temporariamente a aceitação de bilhetes com o primeiro nome e o último sobrenome invertidos e também deu a opção do cliente solicitar o reembolso.

É bom ver a postura que a TAM teve diante dos leitores do Melhores Destinos, que na verdade são seus clientes.

Confira a resposta da TAM enviada ao Melhores Destinos:

“A TAM Linhas Aéreas esclarece que, após análise realizada em seu sistema, não foram encontradas irregularidades que pudessem causar a inversão do nome pelo sobrenome do cliente.

Informa também que nas compras realizadas pelo site da companhia, as informações necessárias para emissão dos bilhetes são preenchidas pelo próprio cliente e em razão da prática e sistemas da aviação, mundialmente utilizados, os campos referentes aos nomes dos passageiros aparecem na seguinte ordem: Sobrenome e Nome, Contudo, o site indica de forma clara as informações que devem ser preenchidas pelo cliente em cada campo, bem como destaca o cuidado de conferir todos os dados do bilhete antes da finalização da transação, oferecendo a opção de cancelamento antes da efetivação de sua compra.

Entretanto, visando amparar seus clientes, por mera liberalidade, a TAM flexibilizou temporariamente a aceitação de bilhetes com o primeiro nome e o último sobrenome invertidos, desde que constem do documento de identidade válido apresentado no momento do embarque.

Caso tenha invertido os nomes, o cliente também pode solicitar reembolso, o qual será realizado de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra, mediante pagamento de uma taxa administrativa calculada de acordo com a tarifa, para que possa ser adquirido um novo bilhete com os dados corretos.

Por fim, a TAM ressalta que em seu site constam as informações completas sobre as condições e as restrições do bilhete, inclusive das taxas cobradas para remarcação ou reembolso.”

Abaixo estão dois e-mails recebidos de leitores, ambos foram contactados pela TAM e receberam a informação da solução:


Oi Leo!! Tudo bem?

Acompanho o Melhores Destinos e graças ao seu blog consegui passagens aéreas promocionais da Tam…
A minha surpresa foi que ao receber os e-tickets, o nome do meu marido apareceu invertido com o sobrenome…mas eu tenho certeza que coloquei o nome certo, até porque o meu nome saiu correto…eu estava atenta a isto….
E comecei a pesquisar mais sobre casos assim….para a minha surpresa, aconteceram muuuuitos casos idênticos ao meu nessa promoção da TAM…um rapaz por exemplo comprou para a família de 5 pessoas e os nomes vieram invertidos…bom, ele não iria errar 5 vezes!
Queria pedir a sua ajuda para ver o que poderíamos fazer com relação a isto..de repente em um primeiro momento mandar um e-mail mkt para o seu mailling perguntando quem teve esse tipo de problema com a TAM e mais tarde nós, os prejudicados nos unirmos para resolver isso….
Você teria como ajudar? É ridículo isso que a TAM está fazendo….e eles não fazem alteração no bilhete, pois alegam que a ANAC não permite…liguei na ANAC e me informaram que eles falam somente que a passagem é intransferível, não que o nome da pessoa em questão não possa ser alterado/consertado…
Acho que temos que por a boca no trombone, pois se cada um, sozinho, ficar entrando com açãozinha pra cima deles, botando no Procon, vai continuar tudo bem….agora se essa reclamação for em massa e repercutir geral na internet, acredito que poderemos ter um bom resultado…o que acha? Quem eles pensam que são para enganar as pessoas assim?

Bom, já me estendi demais, rsrs….

Aguardo sua resposta.
Espero que possa contar com você. Ou ao menos que possa dar alguma ideia caso não queira se envolver diretamente…

Obrigada.

Andressa.


Boa noite,

 

Estarei viajando para Miami com um amigo daqui a dois dias, e descobri que cai em uma armadilha da TAM.

Eles mudaram o sistema , o que induz a erro e com isto, uma passagem saiu com nome sobrenome invertido ou seja, a passagem do meu amigo XXXXXX YYYYYY  ficou como YYYYYY XXXXXX e segundo a TAM ele não poderá viajar a não ser que cancele o bilhete perca 60% do valor da passagem e compre outra passagem.

Ao buscar mais informações sobre o problema, vi que centenas de pessoas estão tendo exatamente o mesmo problema com a TAM nos ultimos 3 meses. Eles São irredutiveis e não resolvem o problema alegando que seria transferencia de passagem para outra pessoa, sendo que é apenas correção ordem do nome.

Se possivel deem uma olhada no site reclame aqui sobre TAM nome invertido e aparecerá dezenas de paginas com pessoas do mesmo problema. Parece um metodo da TAM de ganhar dinheiro facil dos clientes ao inverter a ordem do preenchimento sendo que todo documento brasileiro até pelas normas da ANAC são de ordem direta NOME SOBRENOME e não como o sistema da Tam nos ultimos meses vem funcionando.

https://www.reclameaqui.com.br/1182992/tam-linhas-aereas/inducao-sistematica-ao-erro-sobrenome-e-nome-trocado-da-tam/

Obrigado

 

 

 

 

 

Gustavo Santos

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