logo Melhores Destinos

Projeto pode reduzir feriados prolongados no Brasil

Thayana Alvarenga
05/06/2019 às 13:38

Projeto pode reduzir feriados prolongados no Brasil

Se depender de um projeto aprovado no Senado nesta terça-feira, os viajantes terão menos emendas de feriados para aproveitar. Isso porque foi aprovada uma proposta que antecipa para segunda-feira os feriados que caírem nos demais dias da semana, exceto os que ocorrem aos sábados e domingos, além de algumas datas específicas.

De acordo com a proposta, ao menos três feriados seriam antecipados para segunda: Tiradentes (21 de abril), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro). O texto segue para a Câmara e, se confirmado pelos deputados, entra em vigor três meses após virar lei.

Algumas emendas de feriados devem ser mantidas, sendo assim ficam fora da regra: 1º de janeiro (Confraternização Universal), Carnaval, Sexta-Feira Santa, 1º de maio (Dia do Trabalho), Corpus Christi, 7 de setembro (Dia da Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 25 de dezembro (Natal). Os feriados estaduais e municipais também não foram citados pelo texto aprovado na comissão.

O projeto foi apresentado pelo senador Dário Berger (MDB-SC) com a justificativa de evitar a redução do número de dias úteis no meio da semana, quando as datas ocorrem entre terça e sexta-feira. Além disso, a ideia é dar regularidade para o funcionamento do comércio e não interromper a continuidade dos dias letivos.

Jorginho Mello (PL-SC), o relator do projeto na comissão, considera a medida vantajosa pois “não quebra a semana e a pessoa pode se preparar para uma viagem”. Ele também acredita que os estados e municípios vão seguir o conteúdo do projeto nos feriados locais.

Vamos aguardar a posição dos deputados! E você, aprova ou desaprova?

Com informações do Estadão

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção