Qatar Airways se junta à aliança global Oneworld

Por Denis Carvalho

Como antecipamos na semana passada, a aliança global Oneworld anunciou hoje sua mais nova filiada: ninguém menos que a Qatar Airways, considerada a melhor companhia aérea do mundo. Com isso, a empresa se torna a primeira do Golfo Pérsico a se filiar a uma das três alianças globais e abre caminho para que os clientes de companhias como LAN, Iberia, British Airways e American Airlines, entre outras empresas emitam passagens na Qatar ou pontuem voando na companhia. No ano que vem é provável que a TAM também se una à aliança.

A entrada da companhia, dessa forma, permitirá que clientes do TAM Fidelidade ou da Lanpass emitamm passagens pela Qatar, que faz voos de São Paulo a Buenos Aires e Doha, ou recebam pontos ao voar na companhia. Vale lembrar que a Qatar tem acordo com o Smiles da GOL, mas a entrada dela na aliança, pelo menos em princípio, não deve interferir nisso.

O anúncio oficial ocorreu hoje em Nova York e segundo a Oneworld o prazo para a inserção completa da companhia na aliança é de 12 a 18 meses. A Qatar também deve operar em uma nova sede no ano que vem, com a abertura do novo aeroporto internacional de Doha, com capacidade para 50 milhões de passageiros por ano.

A Qatar Airways será a segunda companhia da Oneworld com base no Oriente Médio, junto com a Royal Jordanian, que se tornou aderiu à aliança em 2007. A companhia voa para 120 destinos em 70 países, com uma das frotas mais novas e modernas do mundo, com 111 aviões Boeing e Airbus.

A Oneworld é a menor das três globais, com apenas 13 membros. A Star Alliance é a maior delas, com 28 companhias, enquanto a SkyTeam tem 18.