Qatar Airways se junta à aliança global Oneworld

Denis Carvalho 8 · outubro · 2012

Como antecipamos na semana passada, a aliança global Oneworld anunciou hoje sua mais nova filiada: ninguém menos que a Qatar Airways, considerada a melhor companhia aérea do mundo. Com isso, a empresa se torna a primeira do Golfo Pérsico a se filiar a uma das três alianças globais e abre caminho para que os clientes de companhias como LAN, Iberia, British Airways e American Airlines, entre outras empresas emitam passagens na Qatar ou pontuem voando na companhia. No ano que vem é provável que a TAM também se una à aliança.

A entrada da companhia, dessa forma, permitirá que clientes do TAM Fidelidade ou da Lanpass emitamm passagens pela Qatar, que faz voos de São Paulo a Buenos Aires e Doha, ou recebam pontos ao voar na companhia. Vale lembrar que a Qatar tem acordo com o Smiles da GOL, mas a entrada dela na aliança, pelo menos em princípio, não deve interferir nisso.

O anúncio oficial ocorreu hoje em Nova York e segundo a Oneworld o prazo para a inserção completa da companhia na aliança é de 12 a 18 meses. A Qatar também deve operar em uma nova sede no ano que vem, com a abertura do novo aeroporto internacional de Doha, com capacidade para 50 milhões de passageiros por ano.

A Qatar Airways será a segunda companhia da Oneworld com base no Oriente Médio, junto com a Royal Jordanian, que se tornou aderiu à aliança em 2007. A companhia voa para 120 destinos em 70 países, com uma das frotas mais novas e modernas do mundo, com 111 aviões Boeing e Airbus.

A Oneworld é a menor das três globais, com apenas 13 membros. A Star Alliance é a maior delas, com 28 companhias, enquanto a SkyTeam tem 18.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Ana Carla

    Ótima notícia!

  • Luciano

    O eu acho estranho nessa história é a demora para chamar a TAM e a rapidez com que foi a Qatar.

    • A TAM Está na Star Alliance, que é a maior aliança global. Ela tem prazo até o ano que vem para sair da aliança por causa da fusão com a LAN (Uma exigência da justiça chilena para estimular a competição é que a Latam esteja em uma aliança diferente da Avianca/Taca).

      • Luciano

        Sim. Eu sei (star alliance). Me parece que o convite foi feito pel presidente da AA à TAM. O que eu não entendo é a demora e o pouco alarde,inclusive quanto ao convite,ao contrário da Qatar.

      • Paulo

        Vc sabe quando exatamente vence esse prazo da justiça Chilena? Eu achava que era no final de 2012.

    • Victor

      Ainda bem! Oneword é um lixo de aliança… Vamos ver se melhora agora com a Qatar, que é muito boa! Tinha esperança que ela fosse pra Skyteam! Que a TAM fique até o último momento na StarAlliance para usarmos nossa milhas com companhias boas! Depois disso acabou mamata na StarAlliance! Espero que a Avianca Brasil renove a frota e deixe de ser subsidiária.

  • Alex Freitas

    Esse é o caso em que a novata QATAR fará resplandecer o brilho das veteranas, que cá pra nós, possuem serviço inferior, e por vezes muito mais caros !!

  • Danilo Fernando

    Será que posso usar meus pontos do Iberia Plus para voar pela Qatar?

  • bpcfilho

    Acho que essa notícia merece um post.

    http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1166043-bras

  • Ótima notícia. Espero que mantenham a parceria com o programa Smiles e a confirmação no médio prazo da TAM na OW. Seriam duas oportunidades do consumidor brasileiro emitir bilhetes na QATAR.

  • EDSON SIEG

    Nossa, agora que a Oneworld não vai deixar de ser a melhor mesmo; ela já foi eleita, várias vezes, a melhor aliança das três. E reúne companhias de Peso como a Qantas, Royal Jordania e Cathay e a futura membro Malaysia Airlines, considerada uma das companhias 5 estrelas e agora a vem a Qatar!

  • Fabio

    Que bom que tem gente que pensa assim…enquanto outros voam de LAN, Qantas, British e agora Qatar…viva as diferenças!!!

  • Brum

    Sim.

  • Fui checar aqui e o prazo não é nem ano que vem, mas sim abril de 2014 – 22 meses após a criação da Latam, que ocorreu em junho desse ano!

  • Fernando

    Eu acho as empresas (tirando a Iberia) da One World ótimas. Pena a impressionante companhia de Hong Kong Cathay Pacific não ter vôos pra cá.

  • Marcos

    Lan, Qantas, American Airlines e Iberia são um lixo se compararmos com United, Turkish, Lufthansa, Swiss, TACA, Scandinavia e KLM da StarAlliance e da Skyteam. Acho que os piores voos que já fiz foram com a Lan e com a Qatar. Quase um pau de arara. A Qatar e a Catay realmente são muito boas, mas só elas tb haha

  • Marcos

    Mas será que dura até 2014? Acho que não… A TAM está relutante para não aceitar a parceira de fidelidade e emissão com a TACA/Avianca e Copa Airlines. Provavelmente eles saem antes disso para não terem que vender essas companhias.

  • sdb

    Vamos ver com quantas milhas AA conseguirei fazer um voo na QATAR !!

    Outro comentario em relacao as aliancas , quero ver conseguir voar na AA do Brasil para os EUA quando o pessoal do Fidelidade comecar a disputar os mesmos (e poucos) assentos .. que a TAM fique na Star Alliance ate deixar de existir (ou alguem acha que nao vai virar Lan Brasil logo ?)

  • Danilo Fernando

    É, mas ainda não aparece nas pesquisas dentro do site da Ibéria para parceiros OneWorld!

  • Brum

    Deve ter um tempo p/ atualizar o sistema…