Após falha, fila para conseguir passaporte chega a 191 mil pessoas

Thayana Alvarenga 4 · julho · 2016

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Uma falha nos equipamentos usados para a elaboração de passaportes comuns e de urgência na semana passada atrasou ainda mais a produção deste documento tão importante para quem vai viajar.

Veja como tirar seu passaporte passo a passo

Na quinta-feira, a Casa da Moeda teve de suspender os trabalhos de emissão do documento por causa de um defeito em um equipamento de perfuração a laser, utilizado na produção do documento. Na sexta, uma nova chegou da Alemanha, mas o atraso fez com que a fila passasse de 191 mil pessoas segundo informou a Polícia Federal à Folha de S. Paulo.

Quem solicitou o passaporte e estava esperando recebê-lo na data marcada pela Policia Federal, também vai precisar de um pouco mais de paciência. Por causa deste imprevisto com o equipamento, o órgão informou que não poderá cumprir os prazos de entrega previstos nos postos de emissão dos passaportes.

Cadê o papel?

Esta não é a primeira vez nos últimos dias que a Casa da Moeda tem algum problema técnico em seus equipamentos. Há pouco, alguns passaportes tiveram atraso na entrega pela falta de papel para produzir as capas dos documentos. Com isso, a entrega que normalmente é de uma semana subiu para até 45 dias.

Quem está com viagem marcada para os próximos 120 dias também precisa ter paciência. Temos relatos de leitores que ouviram da Polícia Federal que a renovação do passaporte não ficaria pronta a tempo da tão esperada viagem. Uma alternativa para este problema seria o pagamento de R$ 77,17 a mais ao valor do passaporte que custa R$ 257,25. Com isso, o documento entraria para a lista de entregas expressas, com envio do material em cerca de quatro dias úteis.

A Polícia Federal está orientando seus atendentes a oferecerem esta alternativa que acelera a entrega do passaporte. Tem muita gente reclamando deste valor salgado que pesa quando colocado na ponta do lápis. Por enquanto, resta apenas aguardar a normalização dos serviços prestados.

Você teve algum problema parecido na solicitação/renovação de seu passaporte? Conte para a gente nos comentários e participe!

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter