Após falha, fila para conseguir passaporte chega a 191 mil pessoas

Thayana Alvarenga 4 · julho · 2016

Uma falha nos equipamentos usados para a elaboração de passaportes comuns e de urgência na semana passada atrasou ainda mais a produção deste documento tão importante para quem vai viajar.

Veja como tirar seu passaporte passo a passo

Na quinta-feira, a Casa da Moeda teve de suspender os trabalhos de emissão do documento por causa de um defeito em um equipamento de perfuração a laser, utilizado na produção do documento. Na sexta, uma nova chegou da Alemanha, mas o atraso fez com que a fila passasse de 191 mil pessoas segundo informou a Polícia Federal à Folha de S. Paulo.

Quem solicitou o passaporte e estava esperando recebê-lo na data marcada pela Policia Federal, também vai precisar de um pouco mais de paciência. Por causa deste imprevisto com o equipamento, o órgão informou que não poderá cumprir os prazos de entrega previstos nos postos de emissão dos passaportes.

Cadê o papel?

Esta não é a primeira vez nos últimos dias que a Casa da Moeda tem algum problema técnico em seus equipamentos. Há pouco, alguns passaportes tiveram atraso na entrega pela falta de papel para produzir as capas dos documentos. Com isso, a entrega que normalmente é de uma semana subiu para até 45 dias.

Quem está com viagem marcada para os próximos 120 dias também precisa ter paciência. Temos relatos de leitores que ouviram da Polícia Federal que a renovação do passaporte não ficaria pronta a tempo da tão esperada viagem. Uma alternativa para este problema seria o pagamento de R$ 77,17 a mais ao valor do passaporte que custa R$ 257,25. Com isso, o documento entraria para a lista de entregas expressas, com envio do material em cerca de quatro dias úteis.

A Polícia Federal está orientando seus atendentes a oferecerem esta alternativa que acelera a entrega do passaporte. Tem muita gente reclamando deste valor salgado que pesa quando colocado na ponta do lápis. Por enquanto, resta apenas aguardar a normalização dos serviços prestados.

Você teve algum problema parecido na solicitação/renovação de seu passaporte? Conte para a gente nos comentários e participe!

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • Tarcísio Medeiros

    Ou seja, eles não tem condições de oferecer um serviço que presta e te cobram mais o triplo pra ter rápido. Êta paísinho, viu?

  • Diogo Marxx Ramirez

    O aumento do valor de emissão do passaporte de 160 para 260 reais já não seria o suficiente para modernizar o maquinário ou comprar papel? Esse negócio de cobrar 77 reais para acelerar o processo me parece o velho truque de criar dificuldades para vender facilidades.

  • João Pedro

    Desde 2015, aumentaram para 10 anos.

  • Leandro SSA

    Tirei um novo passaporte agora em maio e demorou 40 dias para eu receber o email da Polícia Federal mandando eu ir buscar o documento. Peguei hoje aqui em Salvador e o atendente me informou que o prazo de entrega para novas solicitações está entre 45 e 60 dias. Situação muito complicada para quem quer viajar nos próximos meses e precisa renovar o passaporte.

  • Leandro Nobre

    Fui renovar meu passaporte na última quinta-feira no Via Parque aqui do Rio e quando solicitei esta opção de urgência, me disseram que seria somente em casos especiais e que a data da viagem por si só não seria o suficiente para “aprovarem” esta opção. Agora estou confuso com essa possibilidade, alguém tentou?

  • RABUGENTO SFQNS

    Ué!
    Não estamos em “crise”?
    Em crise não há dinheiro para se fazer viagem ao exterior…

    • Pablo Santa Cruz

      Só vc é quebrado aqui!

      • RABUGENTO SFQNS

        Talvez você não tenha entendido minha crítica.
        Todos reclamam que estão em crise mas todos estão viajando.
        Até prefiro viajar quando tem menos gente. Aviões estão parecendo bondes e o desrespeito ao passageiro que certos funcionários de certas companhias praticam está lamentável.

        • Laize Higa

          Tem que entender também que muitos estão indo a trabalho justamente por causa da crise.

          • RABUGENTO SFQNS

            Vão trabalhar lá fora?
            Hummm…. sei.
            Tenho visto muito anuncio de emprego por aqui para pessoas capacitadas em qualquer ramo que seja.
            Talvez estejam procurando no lugar errado.
            Se já estão trabalhando e a empresa que que vá viajar, será turismo, nada mais. Nos dias de hoje quase tudo se resolve via internet.

  • Davi Albuquerque

    Tirei no dia 29/05 e até a data de hoje nada… a unica coisa que pedem é para esperar.

    • Juli

      Uma amiga fez por volta do dia 20-05 e o dela chegou depois de 1 mês. Foi no interior de São Paulo, mas acho que isso não importa, pois tenho a impressão que eles devem ser feitos no mesmo local pro Brasil todo.

  • Marcelo Blu

    Dizem que vão entregar passaportes sem perfuração a laser na numeração.
    Não existem risco s de serem recusados na chegada aos destinos ?

  • RABUGENTO SFQNS

    É.. pois é… Não gostaram do meu comentário.

    Pode-se falar em crise mas não se pode dizer que com 200 mil esperando o passaporte a crise não existe.

    Garotos! Um dia vocês aprenderão o que é a vida…

    • Lucas Ribeiro

      200.000/200.000.000 = 0.001. 0.1% da população. Você tá de sacanagem querendo desacreditar a crise baseado no fato que 0.1% da população tá esperando passaporte.

      • RABUGENTO SFQNS

        Se houvesse crise de verdade como já aconteceu nos anos 80/90, não haveria tanta gente querendo viajar.
        Eu até tenho viajado bastante tanto dentro quanto fora do país.
        Meu problema é dizerem que há uma “crise” onde realmente não há.
        Desemprego? Ah vá! Tantas empresas precisando de empregados que não aparecem e quando aparecem dois dias depois somem dizendo que “não eram do perfil”.

  • Mas o mal do brasileiro também é esse, deixa tudo pra última hora, rara são as pessoas precavidos como eu e você.

  • Gilberto

    Por curiosidade, isso esta afetando tambem aqueles que queiram emitir novos passaportes nas embaixadas e consulados no exterior?

    • Roberto

      Pois é. Dá para ir para Asunción com o RG e tirar o passaporte no Consulado brasileiro de lá

      • Gilberto

        Meu caso eh diferente. Sou residente na Alemanha e registrado na Embaixada de Berlin. Queria saber, se este problema tambem esta afetando quem for tirar o passaporte no exterior.

  • carla machado

    Muuuuito cuidado. Acho que vc não vai conseguir embarcar. Fui ano passado pra Amsterdam e em Grarulhos, a moça da cia aérea falou pro meu amigo:”.. por 15 dias vc já não poderia mais viajar” . O passaporte dele iria vencer em 6 meses e 15 dias.

  • Pior é aceitar um passaporte que não contempla todos os requisitos de segurança, sem o número perfurado

  • Erico Bertoldi

    Apenas para tentar dar um parâmetro do tempo de espera… O passaporte da minha filha foi solicitado no dia 24/05 com prazo original de 30 dias corridos. De fato, não ficou pronto no prazo, mas hoje 05/07 recebi o e-mail informando que já está disponível (42 dias no total). Mas a fila agora deve ter aumentando devido ao acúmulo de problemas lá na casa da moeda…

  • Nelson Ribeiro

    Oi Cynthia. Por favor, também estou na luta por um novo passaporte e gostaria de saber se você conseguiu pesquisar se seu passaporte foi emitido ou não?

  • Nelson Ribeiro

    Oi Juli. Você pagou a taxa extra e obteve o passaporte em quanto tempo?

    • Juli

      Fiz no dia 08-06 e no dia 13-06 recebi um email dizendo que no dia seguinte eu já poderia retirá-lo. Como vou viajar no dia 14-07, não tive tanta pressa pra pegá-lo e fui na PF só na semana passada. Lá foi super rápido.

  • Juli

    Isso está claro, é só pra arrancar mais dinheiro da gente. Mas é pagar ou arriscar não ter o passaporte em mãos na data da viagem. Preferi não arriscar. E não tem pra quem reclamar, já que é um órgão do governo fazendo besteira.

  • Marília Gabriella

    Tirei meu passaporte no dia 31 de Maio, e só recebi no dia 11 de julho. E o que eu mais temia era que meu passaporte viesse sem a tal da perfuração… realmente veio sem perfuração. Por mais que as autoridades digam que não tem problema, que os outros itens de segurança estão no documento, que está sendo divulgado aos outros países e tudo mais, a gente fica com medo que tenha algum problema no momento da chegada no país visitado. Alguém já viajou com esse passaporte sem a perfuração? Teve algum problema?

    • Mayara

      Marilia, vc já foi viajar? Estou com o mesmo receio. MD, vocês têm conhecimento de que os brasileiros estão enfrentando problemas ou está tudo normal? Obrigada!

      • Marília Gabriella

        Mayara, desculpa a demora para receber. Ainda não viajei então não tenho como te dar uma resposta. Você já viajou?

        • Mayara

          Oi Marília, td bem? Não sei se já foi viajar, mas só para te tranquilizar, fui a Madri agora e está tudo normal. Abraços.

          • Marília Gabriella

            Mayara!! Viajei também, mas para os EUA e ocorreu tudo bem. Que bom que pra você também deu tudo certo!! Beijão e obrigada pela ajuda