TAM e GOL registram prejuízos milionários no segundo trimestre

Denis Carvalho 14 · agosto · 2012

A coisa não anda boa para o setor aéreo no mundo e o quadro não é diferente entre as companhias nacionais. TAM e GOL, as duas maiores empresas do país, registraram grandes prejuízos no segundo trimestre do ano. A TAM teve perda de R$ 928 milhões – boa parte decorrida das variações do câmbio. Já a GOL, que no primeiro semestre tomou medidas duras para a redução de custos, teve prejuízo de R$ 715 milhões e já prevê encerrar 2012 no vermelho. As demais companhias aéreas – Azul, Trip, Avianca e Passaredo – não possuem ações na Bolsa de Valores, por isso não são obrigadas a divulgar relatórios financeiros.

No caso das duas companhias, os fatores que levaram ao enorme prejuízo são as mesmas: a variação cambial, com desvalorização de 23% do real em relação ao dólar, e principalmente o aumento no preço do querosene de aviação. No caso da TAM contou ainda uma queda no lucro de seu programa Multiplus.

A maior companhia brasileira, que concluiu em junho sua fusão com a chilena LAN, havia registrado   lucro de R$ 60,26 milhões no mesmo período de 2011. A boa notícia é que as receitas totais foram de R$ 3,23 bilhões de reais, 5,8% maiores que o mesmo período do ano passado e a venda de passagens cresceu 13,3%. Outro alívio para a brasileira é que a LAN teve lucro de US$ 49,7 milhões no primeiro trimestre.

No caso da GOL, a companhia já havia registrado prejuízo no segundo trimestre do ano passado, mas ele saltou de R$ 289 milhões para R$ 715,1 milhões. Segundo a companhia, 55% de suas despesas são negociadas em dólar, por isso a disparada da moeda norte-americana trouxe um aumento gigantesco aos custos operacionais. Ainda assim, a companhia pretende ter um crescimento de até 9% no ano.

A GOL informou que conta com R$ 1,9 bilhão em caixa e que nesse trimestre iniciou  uma  “racionalização” em sua malha de voos, que teve como resultado o cancelamento de aproximadamente 130 voos diários entre a operação GOL e Webjet. A rentabilidade dos voos foi o principal fator para definir os cortes,  segundo a empresa, tendo sido os trechos longos e  os  voos noturnos os mais impactados. Com isso, a receita de passageiros por assento teve crescimento de 5,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Como dissemos, o problema não é exclusivo das duas maiores empresas da aviação brasileira. No mundo todo, companhias aéreas com décadas de mercado estão fazendo fusões com outras para tentar sobreviver no mercado. No final de 2011, tivemos o pedido de concordata da American Airlines e nos últimos meses já tivemos a falência da Pluna no Uruguai, da Aerosur na Bolívia e da Sol no Paraguai – só para ficar na América do Sul, já que muitas outras faliram pelo mundo todo. No primeiro semestre de 2012, a Lufthansa – maior empresa europeia – teve prejuízo de 168 milhões de euros. A TAP, empresa que realiza o maior número de voos entre o Brasil e a Europa, também anunciou prejuízo recentemente. Enfim, realmente não está fácil pra ninguém.

Aparentemente as empresas brasileiras estão fazendo o dever de casa, tentando reduzir os custos e ajustar suas malhas para obter mais eficiência. Porém, com os altos preços do combustível de aviação e os problemas gerados pela política cambial, essas medidas podem não ser suficientes e é possível que o governo tenha que agir para evitar o pior.

Com informações das assessorias de Imprensa da TAM e da GOL

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Guilherme Ortale

    A Tam deve salvar, mas a Gol está ficando cada vez mais próxima de quebrar, milhares de demissões e corte de gastos e o prejuízo só aumenta… alguma coisa muito errada está acontecendo com a Cia.

  • Matheus

    Depender do governo? Tomara que não precisem, senão vão acabar na pior. Enquanto eles roubam, a crise vem cada dia mais se aproximando de nós.

  • A Gol não quebra… o governo intervém como fez com a Varig. Nem que o governo mude as leis de regulação e autorize o controle da companhia ao capital estrangeiro, tudo que a Delta mais quer 😉

  • Guilherme Ribeiro

    Estranho por que em anos anterioes, salvo engano, as empresas tinham lucros altissimos…

  • luciano melo

    é uma pena pois quem vai acabar pagando a conta somos nós os loucos por promoções, se bem que até agora as promoções ainda estão acontecendo, mas torço para que as empresas tenham bastante lucro e que mais cias entrem no mercado para termos mais concorrentes e mais promoções

  • Nancy Frare

    Tbm só pode quebrar mesmo… a Gol no Juazeiro do Norte em relação a atendimento ai cliente é Nota -10… não me deixaram embarcar pq cheguei atrasada 3 minutos do check-in. ainda a moça me deixou sozinha no balcão sem mais informações… fui para outro setor e me disseram q teria q remarcar minha passagem para o próximo vôo q seria no outro dia e teria q pagar uma diferença de 590,00… resumindo paguei uma multa abusiva de 130,00 pq não embarquei e ainda paguei outra multa de 39,00 pq tive q cancelar a volta… e os funcionarios da Gol Juazeiro do Norte, TOTALMENTE DESPREPARADOS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO. só pode ter prejuizo uma empresa dessa, pois eu mesma nem pesquiso mais passagem por ela…

    • Daniel

      O mesmo ocorreu comigo em Guarulhos, quando tentei embarcar para o Galeão. Cheguei ao aeroporto um pouco em cima da hora e me informei no balcão aonde deveria fazer check-in, haja vista que não consegui fazer pela internet. A atendente disse que eu precisava ir ao terceiro piso, e chegando lá, vi que era no segundo, bem longe de onde eu estava, e enfim, quando cheguei ao guichê do check-in, me frustrei por estar sete minutos atrasado. Faltavam 53 minutos para o avião decolar, mas a atendente, muito mau educada, não demonstrou nenhum interesse em me ajudar. Um absurdo! Hoje só viajo de Azul ou Avianca, que têm se mostrado boas companhias.

      • Leonardo

        Generalizar uma empresa inteira por causa de alguns poucos funcionários não é uma boa atitude… vai saber a vida daquele funcionário(a)… e acho que quanto mais os passageiros são mal educados, mais os funcionários são .. eu sempre os tratei muito bem, e muito raramente fui desmerecido, chego com um bom dia, uso por favor, digo obrigado .. e sempre consegui as informações que precisava.. às vezes, temos que entender que situações pontuais estrapolam a capacidade do ser humano de ser justo, mas a gente consegue mudar se quisermos ..

        vamos ser mais humanos com os pobres coitados que vivem na pressão 24h/dia, todo mundo tem só a ganhar =D

        e a propósito, a Azul e a Avianca parecem ter os funcionários mais legais, pois eles não trabalham na mesma pressão que as outras, a Azul trabalha em Viracopos que raramente tem congestionamento ou problemas, e a Avianca é pequena, os funionários tratam de poucos passageiros.

    • Igor – Poa

      Deve ser problema de treinamento, funcionários sem informações e psicologicamente despreparados.

      Peguei funcionários assim em Porto Seguro, Maceió, Galeão-RJ e Guarulhos-SP. Sem educação, não sabem o que fazer em algumas situações, uns até bem amadores nas respostas, com colocações como "Sei lá cara" . Essa é a GOL!

    • Ana Paula

      Me desculpa mas você acha que eles são desqualificados porque não deixaram você fazer check-in ATRASADA 3 minutos? Isso é um absurdo, você chegou atrasada 3 minutos após fechar o check-in a culpa é sua, não deles. O recomendado é 30 minutos antes para viagem nacional e 3 horas antes em viagem internacional. Reabrir o check-in, atrasar despacho de malas etc etc por que o cliente não cumpriu o horário é piada. Não tem "jeitinho brasileiro"

      • Nilton

        Ana,

        Tente embarcar em alguns aeroportos no horário de pico e você vai rever sua postura. A sua indignação, me desculpe, mas é sem razão. LEIA o relato do Daniel e você irá perceber que ele disse que foi ao lugar errado por orientação do funcionário e por isso voltou atrasado ao embarque. Se você mora em SP por exemplo, mesmo que você saia 3 horas antes de casa, se O CET colocou um cone na rua a mais ou em um lugar novo, a cidade PARA! E ai, nem com antecedência dá pra chegar no horário.

        Agora, se você vive de brisa e pode chegar a hora que quiser no aeroporto, ou então trabalha numa companhia aérea (é o que parece) e embarca por trás do balcão, realmente é bem mais simples….

      • William B

        Super apoiada!

        Pessoal é folgado e ainda reclama!

      • Danilo Fernando

        Também pensei nisso mas… deve ter sido algum imprevisto! Assim espero!

    • JP

      Ué, mas chegou atrasada e ainda queria embarcar?

      • rogerio falzoni

        Jp não causa!!!!

    • Thiago Castro

      Então vê se não atrasa qdo voar TAM. Pq eles tb não vão deixar vc entrar e aí vc não vai ter mais nenhuma opção de cia aérea né?

      #ficaadica 🙂

    • Luiz

      Chegando atrasada tres minutos tem razão a empresa de não permitir o embarque, pois a recomendação é sempre no sentido de chegar com a devida antecedencia.

      Da próxima vez vá mais cedo.

    • Gabriela

      Funciona assim em qualquer lugar do mundo. Da próxima vez saia cedo de casa. É o que falta, chegar atrasada e querer embarcar. Assim acho que vc aprendeu a não deixar tudo pra última hora.

    • Fabio

      Desculpe-me Nancy mas é por essas e outras que NUNCA seremos país de primeiro mundo, querer culpar a Cia porque se atrasou para o check-in …experimente atrasar-se na Suíça por exemplo…

  • Marcelo C Santos

    Já analiso como exatamente o contário. A TAM tenta atuar em um nicho diferenciado sem conseguir isto, a dos executivos e turistas de maior poder aquisitivo, oferecendo, hoje, um serviço abaixo de qualquer padrão competitivo no do público AA, que paga(ria) para ter um serviço superior (quem viajou na TAM entre 95 e 98 como eu, com piano no embarque, em CGH, sabe pq mudou de empresa)… A Azul é que está ganhando com isto, pena que tenha que ir ate VCP para viajar. Já a Gol, tem MUITO bem definida sua estratégia e seu público, que é o economino e de baixo custo. Está atraindo cada vez mais viajantes a serviço, já que alem de oferecerem bons e novos aviões, ainda oferecem um serviço de bordo (pago, é claro e caro), superior ao da TAM, mas como viajante a serviço, pela empresa, sou reembolsado…. Fora isto, a Gol esta cada vez mais pontual (alem de os 737-800 bem mais novos que os A320 da TAM, para quem não voa só ponte aérea)… tudo isto é para ser análisado.

  • Conversa para boi dormir, em todos os aeroportos que vou, estão sempre lotados, na maioria dos voos que faço, quase nunca tem assento sem passageiro e os preços não são dos mais atrativos mesmo tendo promoções. Isso é desculpa.

    • paola

      tbm acho

  • Raphael Rosa

    Não acredito nesse prejuízos! São maneiras de assutar o cliente, colocando pressão no governo para terem algum tipo de vantagem. Isso ocorre em diversos seguimentos da economia, e na aviação não é diferente. O que o governo deve fazer é liberar o capital estrangeiro para investir em aeroportos e companhias no Brasil, abrindo a livre concorrencia.A questão é muito simples, mas envolve muito dinheiro!!

    • Thiago Castro

      Tb acho que deveria abrir o mercado (com controle óbvio), mas dizer que o prejuízo não aconteceu é um pouco demais. Essas empresas tem ações na bolsa e auditoria independente. Se isso acontecer mesmo é fraude!!!

  • Feliciano Martins

    Agora complicou. Mas tem algo que não entendo(de economia sei pouco): li que o governo freia a queda do dólar pra beneficiar as empresas brasileiras. E as de aviação não são brasileiras?

    Alguém sabe explicar?

    Porque a Gol diz que teve prejuízo por causa do aumento do dólar. E aí?

    Valeu MD!

    • As empresas que exportam são beneficiadas, porque o produto brasileiro fica mais barato lá fora. As empresas que importam são prejudicadas, pois os produtos que se compra em dólar ou outras moedas ficam mais caros. É o caso das companhias aéreas.

  • Thiago Castro

    Essas empresas precisam aprender urgentemente o que é HEDGE CAMBIAL. Pelo menos assim a desculpa teria que mudar, pois hj tudo é culpa do real desvalorizado. 🙂

  • Xavier

    As vezes não da pra acreditar nisso, nesse tipo de matéria ou divulgação que as Cias Aéreas fazem. Sou agente de viagens, moro em Teresina, e as vendas de passagens quase nunca foram pequenas, fico imaginando nos outros centros, de maiores centro e movimentação. Passagens caras devem sim fazer um lucro certeiro das Cias. As promoções, quase nem sempre são promoções mesmo e sem falar que rapidamente são vendidas. Posso estar totalmente enganado, mas que tem algo de estranho nisso, isso tem.

  • diego_euro

    Viajei no final de julho para Buenos Aires, em todas as conexões os aviões da TAM estavam lotados, nenhum lugar disponível!!! Como é que tem prejuízo??? o problema nao é a demanda, deve ter algo muito errado na administração ou até mesmo pode ser uma estratégia pra pressionar o péssimo governo dessa presidenta! Todo dia eu vejo empresa pedir recuperação judicial, pois amarga prejuízos em função da alta carga tributária e a deficiência na infraestrutura do país!

  • Antonio

    Concordo que apolítica cambial do governo deva ter dado um preju razoável para as cias, mas alegar o tal prejuízo é demais… faz muito tempo que não entro em um avião com no mínimo 80% de ocupação… Em 2009 fui pra Paris de TAM pagando 450 dolares + 10 mil milhas… hoje vc não acha passagem por menos de 1200 dolares… Orlando então nem se fala… Isso tá com cara de manipulação de números para pedir vantagens em época de preparativos para grandes eventos internacionais no Brasil (Copa, Olimpíadas, etc…)

  • Luiz

    Me desculpem, mas não há como fazer milagre.

    Passagem de avião, igual ao preço de passagem de ônibus, em um país onde as dívidas das empresas aéreas são em dólar….só poderia dar nisso.

    Todo bônus tem seu ônus, no caso viajar de avião sempre foi muito mais caro.

    Eu sou da época da saudosa Varig, serviço de primeira qualidade(mesmo na classe econômica), onde pagávamos preço justo, mas não tão barato igual a ir de ônibus.

    Vai ficar impraticável manter essas promoções, infelizmente, mas será questão de sobrevivência.

  • LG

    É abusivo quando você precisa remarcar ou cancelar a passagem, as tarifas chegam a ser superior ao valor das passagens. Fui cancelar minha passagem pela GOL e fiquei sem 1 centavo, nem a taxa de embarque, eles estão cobrando o cancelamento pelo trecho e não pelo localizador, como em outras companhias. Duvido esse prejuízo todo tudo bem que o dólar subiu assustadoramente em alguns meses, mas o governo queria que aumenta-se. As passagens da GOL são um absurdo de caras, comparadas com a TRIP e AZUL, para mim a melhor é a TRIP.

    • LG

      Deveria ter medidas que defenda os direitos do consumidor para que pelo menos o passageiro possa ser alterado após a emissão do bilhete, ou a data para quem comprou a passagem com muita antecedência, pois as tarifas para alteração são abusivas.

  • Thiago Castro

    Li o relato do Daniel e entendo que aconteceu uma exceção com ele. Assim como o CET colocar um cone que pare toda a cidade de São Paulo.

    Quer pegar avião tranquilo? Faça o check-in online e chegue com antecedência. Passou da hora do check-in? Lamento (e olha que já aconteceu comigo).

  • Thiago Castro

    O que vc acha que gera mais valor, riqueza e tributos pro governo: a exportação de produtos agrícolas (e outros) ou a venda de passagem aérea???

  • Thiago Castro

    Mas a gente nunca sabe quanto custo o famoso querosene de aviação. Mesmo assim, concordo que deviam ter lucro.

  • Thiago Castro

    A carga tributária é alta, mas o preço final é mais alto ainda. No final, quem paga a conta somos nós. Eu é que deveria pedir concordata e avisar a Receita que estou com prejuízo e não pagarei IR. Das empresas eu não tenho nenhuma pena.

  • Thiago Castro

    Até parece que todas os assentos do avião estão com o mesmo preço do onibus. É uma equalização de preços. Uns pagam mais, outros menos e a média continua a mesma. Logo, isso não é desculpa.

    Outra coisa que não dá pra comparar é o serviço que a Varig tinha com os atuais prestados. Pelo que recebemos num vôo Webjet por exemplo, estou até pagando caro.

  • Thiago Castro

    Desculpa, mas a AZUL é a empresa mais cara do Brasil, seguida pela Trip e pela Avianca (falo de preço e não de serviço).

  • Carlos

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Ai ai, o seu dever é estar la 30 min esgotando.

  • Luiz Antonio

    Pura verdade. Raras vezes vejo um avião sem estar lotado. Como estes caras dão prejuízo eu não sei. Falta de público não é.

  • Ricardo Sartorelli

    Daniel, experimenta chegar atrasado ao seu horário na Azul ou na Avianca pra ver se você embarca… Depois irá reclamar dessas duas também. Se planeja e chegue no horário estipulado no aeroporto.

  • Ricardo Sartorelli

    Disse tudo, Fabio

  • Luiz

    LG: A justiça determinou ontem (vale para TAM e GOL), que a taxa de remarcação seja cobrado até 10% do valor da passagem.

    Qualquer valor acima desse patamar, a companhia arcará com multa de R$ 100.000,00 (CEM MIL REAIS) por conduta.

    Qualquer consumidor pode fazer uma reclamação no Ministério Público Federal ou ANAC.

  • Leonardo Ibiapina

    Enquanto essas empresas não fizerem uma mistura um estilo de Passaredo e Webjet com tarifas mais convidativas e promoções relâmpagos, vão amargar prejuízos, não entendo elas acham que devam viajar com lugares vagos do que vendê-los mais baratos! Tem viagem que fiz que só fui por causa da promoção nem estava planejando nada!

    Ao invés dessas companhias também fizerem mais promoções com milhas, elas preferem lançar voos exclusivos para Miami por 40 mil milhas + taxas. Vender trechos a pelo menos 3 ou 4 mil milhas ida e volta em vários dias e horários facilmente encontradas para todos os gostos, pelo menos resolveria a questão do passivo em clientes com muitas milhas acumuladas! Mas eles desrespeitam seus fieis clientes e fecham, as salas VIP e mudam as regras de acúmulo e troca de pontos! para mim eu abriria mão de luxo para ter mais promoções! Se a Irlandesa RyanAir viesse operar no Brasil só iria voar nela ou que aderisse o sistema dela!Mesmo voando de madrugada e com conexão e aeroporto secundário, o que importa é o preço!Low cost de verdade! Por exemplo a Ryan certa vez teve promoção Londres-Paris por 2 US$ isso mesmo dois dólares! Claro que ela cobra taxas para despacho de bagagem, para uso do espaço aéreo de cada país e as tradicionais taxas dos aeroportos, mas mesmo assim compensa tanto para quem planeja com antecedência como quem compra na última hora dependendo do caso e promoção vigente e vagas disponíveis que costumam ser muito mais que 10 lugares!

    • O modelo da RyanAir chama atenção, mas o mais adequado para o Brasil é o modelo da EasyJet, que também é low-cost de verdade, cobra tudo a parte e não tem pegadinhas como a RyanAir… Aliás, normalmente voa a partir de aeroportos centrais, muitas vezes com tarifas que não chegam a 10 euros.

  • Ana Paula

    Não trabalho em compania aérea nenhuma, porém tenho responsabilidade, se EU marquei meu voo para as 13:00 é porque esse é um horário bom para mim e óbviamente que terei que sair de casa mais cedo. Não há desculpa, se você não conhece o local você tem que chegar cedo, o que não é certo é achar que a empresa é desqualificada porque você chegou após o check in fechar e não te deixaram embarcar. Siga a sugestão do Thiago Castro Faça o check-in online e chegue com antecedência.

  • Thiago SSA

    Viajo em todas as companhias, quem tiver o melhor custo X benefício, e assim, tenho, quase sempre, voado pela Gol.

    SEMPRE fui muito bem tratado pela equipe, não me recordo de uma única situação em que fui mal atendido por qualquer funcionário/tripulação, embora pudesse ocorrer pontualmente com algum que acordou em um mal dia ou por ser um mal funcionário mesmo. Todavia, já ví muitos passageiros serem ignorados e até destratados, achei graça, pois estes se dirigiam aos funcionário/tripulação com arrogância, prepotência, autoridade, mal educação, etc.

    A diferença, é que sempre tive educação e paciência, e, embora possível, acho bem difícil não ser conrrespondido no tratamento.

  • Thiago SSA

    Prejuízo nada.

    Outro dia anunciaram que Eike Batista perdeu em três meses metade da fortuna (23 bilhões), no outro dia Eike (meu tio) estava fazendo piadinha no twiter e com um sorrisão no rosto, uma chapanhe na mão, na inauguração de mais um de seus vultosos empreendimentos. Na semana seguinte Thor está de ferrari.

    Realmente, essas notícias não interessam nem um pouco aos donos das companhias nem a mim que não tenho ações em bolsa para vende-las desesperadamente a baixo custo. São simplemente especulações de mercado, os caras estão nadando em grana e não sou eu que vou ficar lendo essas matérias para justificarem que, embora seja VIP, não tenho sala VIP, que não tenho direito a um suco e não me oferecem nem mais água. Abarotam as aeronaves, achatam as poltronas, reduzem os tripulantes e a minha segurança, e me usam até para manuseiar a saída de emergência. Tudo para alavancar os seus lucros, ao mesmo tempo que investidores ferozes manipulam o valor das companhias, agora está em baixa, os zé ruelas vão vender por uma pechincha, os tubarões compram revendem da alta para outros zé ruelas que acham que agora a coisa está prosperando, cai, eles compram, eles vendem, eles compram eles….

    E eu aqui, viajando de pernas pro lado, com fome, com frio, com sede, parando em todos os pontos possíveis e louco para operar aquela por** de saída de emergência, pois estou louco para sair.

    Nada mas sou do que também um zé ruela, não aquele citado anteriormente, um outro tipo, uma raça inferior chamada consumidor brasileiro que todo dia é extorquido e feito de chacota por essas grandes coorporações acobertadas por pseudo-agências reguladoras, a ANAC que o diga.

  • Diego

    Nancy, a companhia aérea não faz as regras. Ela as CUMPRE! Quem determina o prazo de encerramento dos vôos como 30min antes para vôos domésticos e 1 hora antes para vôos internacionais foi a ANAC. A companhia faz mais do que o correto em encerrar o vôo no horário lá no check-in. Pois depois, você está muito bem sentada lá na sua poltrona, e todo mundo esperando impaciente, querendo saber o porquê da aeronave ainda estar ali parada, quando entra o passageiro atrasado. Ai a companhia pra isso, tem que reabrir o vôo, imprimir TODA a documentação novamente (lista de passageiros, load sheet, etc). Depois reclamam quando alguns vôos atrasam.

    Você chega após o horário determinado para check-in e ainda acha que a companhia está certa em atrasar um avião com 170 pessoas por conta de UMA que não se programou em chegar no horário?

    Claro que nem todos os atrasos se dão por conta disso. Apenas citei uma situação!

  • Feliciano Martins

    Obrigado pela resposta. Então o governo não penso no bem do país e sim no lucro deles.

    Valeu MD!

  • Paulo

    Tem mais é que impedir o embarque mesmo. Já cansei de ficar parado dentro de avião depois de embarcar porque estavam esperando gente sem noção que chegou atrasada ou, ainda pior, os desatentos que fazem check-in mas não prestam atenção no painel da sala de embarque e ficam sendo chamados pelo nome no alto-falante. nâo devia chamar ninguém pelo, nome. Se não prestou atenção e não foi pro portão, tem mais é que deixar a pessoa para trás em vez de atrasar os outros 150 que chegaram no horário e já estão dentro do avião.

  • Paulo

    Todo mundo é vítima no Brasil, ninguém tem culpa de nada.

  • Paulo Almeida

    Exato. O prejola é fato. Só hoje desabou 13%.

  • Paulo Almeida

    Isso ae Raphael. Falou tudo. Falta concorrente de peso,e pra isso temos que aumentar a % de capital estrangeiro, ele já é permitido, porém limitado acho que em 20%. Comentei isso num post do tópico 3.000 milhas TAM/GOL e apareceu um forista daqui do MD dizendo que o país possui mais de 5 empresas aéreas, super feliz com suas viagens nacionais…blá,blá,blá. Piada, né? Falei que existiam duas, pois penso que as outras somadas não dão uma. Temos uma TAM – Orgulho de ser brasileira- que não possui UM avião da EMBRAER. Enfim, quem tá crescendo e muito é a Avianca Internacional que em breve deve agregar a do Brasil, antiga OceanAir. Fui pra NY em JUL e o serviço foi muito bom tanto na alimentação quanto no entretenimento com telas individuais touchscreen com vários filmes e jogos, tudo com controle remoto. Há de se lembrar que 1/3 do custo da passagem é com combustível e esse tb é em dólar.

  • Paulo Almeida

    É revoltante mesmo, Thiago SSA. Especialmente qdo vc retorna de algum país de primeiro mundo e vê que aqui nada funciona.

    Mercado financeiro é assim mesmo….sobe, desce, desce, sobe. Como disse Lírio Parissoto numa de suas palestras:"Não compro nada que voa."

  • Igor – Poa

    Isso é muito unilateral, tive 7 problemas com funcionários da GOL em 4 aeroportos, e sempre tentei ser ao máximo educado e gentil, mas eles, não tiveram a miníma vontade até cara de nojo recebi. Acredito que seja meio que geral sim na GOL. E o atendimento pelo chat e 0300 então pior ainda. Parecem que não tem vontade de atender, a funcionária dava risada e conversava com outra enquanto me deixou na espera no 0300. Peguei protocolo e reclamei até que ouviram a ligação e disseram que haviam afastado tal funcionária (duvido) mas enfim. Acho que deveriam peneirar mais quem quer trabalhar.

    • Daniel

      Pra mim não teria sido um grande problema se eu não tivesse tido problemas em Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Congonhas, nos quatro finais de semana antecedentes ao deste fato. E para completar, na semana seguinte ainda tive minha mala extraviada enquanto desembarcava no Santos Dumont, e fui tratado como se estivesse cobrando um favor. Sempre tento ser o máximo gentil com qualquer funcionário, mas como bem foi dito pelo Igor, eles não têm a mínima vontade de atender.

  • Ana Regia

    Também moro em Juazeiro do Norte. Aqui quem tem um pouquinho de dinheiro acha que pode chegar atrasado no check-in, parar o carro no meio da rua, nao dar bom dia a empregados…absurdo são estas atitudes…

    • Nancy Frare

      Realmente Ana Regia Juazeiro é cidade de gente sem Educação mesmo.. principalmente os q tem um pouquinho mais de dinheiro do q os outros, mas não sou da sua Cidade… sou de São Paulo mas vivo no Assaré Terra do Patativa a 5 anos…não cheguei atrasada pq quis sai de Assaré as 8 da manhã para embarcar as 15:40.

      Absurdo é vc omprar uma passagem e não ser ao menos bem recebiba pela Empresa…não queria atendimento VIP não. só Respeito e Educação será se é pedir muito?

  • Nancy Frare

    Se o funcionario esta num dia ruim de sua vida…pegue um atestado médico e não saia de casa, pois não temos culpa de seus problemas, do mesmo jeito q não vou descontar meus problemas em ninguém, mas em qualquer trabalho direto com o consumidor independente de ser em companhia Aerea, temos q ter Educação, Respeito e saber trabalhar, afinal é muito ruim vc trabalhar em uma função q não gosta..se não sabe trabalhar com atendimento ao cliente Receptivo. vai trabalhar de Telemarketing atras de um telefone.

    O Funcionario para deixar um cliente no balcão sozinho sem explicações é pq não esta Apto para aquele Cargo.

  • Nancy Frare

    Ana

    Não estou reclamando por não ter embarcado, estou reclamando pelo despreparo dos Funcionários ao Atender o Consumidor, sem saber dar explicações e resolver o problema jogando de uma para o outro. SOMENTE.

  • Thiago

    Os funcionários das companhias, independentemente de qualquer coisa, devem sempre ser educados. Estão ganhando para isso, senão gostarem do salario q saiam do emprego, tem muita gente querendo entrar. Se praticarem qualquer ato indevido, devem ser demitidos com justa causa e certamente a justiça irá corroborar.

  • Nancy Frare

    Gabriella sai na minha cidade as 8 horas da manhã para embarcar sendo q meu voo era as 15:40, não deixei para ultima hora não querida… não estava tentando fazer uma viagem de passeio, q tbm não vem ao caso, a unica coisa q eu queria era um atendimento digno de qualquer passageiro com EDUCAÇÃO E RESPEITO… para q serve TREINAMENTO?

  • Nancy Frare

    Não estou dizendo q eles são desclassificados pq não me deixaram embarcar… estou afirmando q são despreparados pq não me atenderem com respeito ( me deixando sozinha no balcão recolhendo seus pertences e entrando para a uma sala restritasem explicações ) e nem por tentar resolver o meu problema… agora por não embarcar é pq não era para ser…

  • Paulo Silva

    Bravo!!!

  • Nancy Frare

    Caro Diego

    Algumas pessoas não estão entendendo o motivo da minha indignação…

    Sai na minha cidade as 8 horas da manhã para embarcar sendo q meu voo era as 15:40, não deixei para ultima hora não…

    Não estou reclamando por não ter embarcado, pois sei q as regras são sa ANAC e não da Gol. estou reclamando pelo despreparo dos Funcionários ao Atender o Consumidor, sem saber dar explicações e resolver o problema jogando de uma para o outro.

    Resumindo para resolver o meu problema tive q voltar para minha cidade 240 km e resolver pela internet e telefone pq lá não resolveram …vc entedeu agora

  • Flavio Azevedo

    Chega atrasada! quer o que? ser reembolsada na íntegra? receber tratamento em sala vip? Sua obrigação é chegar no horário, assim como a da companhia aérea é decolar também no horario! Seu direito termina quando começa o deles! Fica esperta, pare de reclamar sem razão e passa a ser mais organizada!

    • Nancy Frare

      Caro

      quando vc passar por uma situação dessa ai vc vai querer ter razão tbm…Respeito e Educação agente trás de Casa…. e a empresa poderia ser menos exploradoras em suas taxas tbm…. e colocar funcionarios capacitados

  • marcel

    fala isso para os donos da RyanAir e da EasyJet!

  • Diego Karaski

    Nao sei se foi para todos os trechos, mas a GOL reajustou suas tarifas. No trecho CWB-VCP-CWB o preço do trecho na tarifa programada mais que dobrou.

  • Rosangela

    É bem feito. As passagens estão caras, os horários horrorosos e os voos chegam ao absurdo de durarem 12 horas de Porto Seguro para Vitória. O único voo direto sem troca de avião de Porto Seguro é para Salvador.

  • André L

    Não sou economista, mas uma vez conversei com um amigo da área e ele me explicou que quando essas grandes empresas anunciam prejuízos, elas incluem nesse prejuízo o dinheiro que elas planejaram ganhar para aquele período mas que acabou não entrando. Não apenas dinheiro que elas efetivamente perderam!

    • Thiago Castro

      Isso não faz o menor sentido.

  • Nancy Frare

    1 imprevisto… não tive 3 no caminho… acredito q não era mesmo para ter seguido viagem… 3 impresvistos me fizeram atrasar 3 minutos sai 7 horas de antecedência do meu voo de casa… Deus sabe o q faz.

  • Bruno Holtz

    Avião cheio não quer dizer que a empresa esteja voando no lucro. Em muitos casos é melhor deixar de vender do que vender muito barato.

    Ou você acha que uma passagem de Brasilia a Porto Alegre por R$ 39,90 paga os custos….

    Promoção é muito bom para nós, usuários, mas nem sempre é boa coisa para as cias. Guerra tarifaria desmedida pode arrebentar com o resultado de qualquer um.

  • Trombini

    Imagine ao contrario, que vc esta dentro do aviao, querendo sair no horario, mas nenhuma aeromoça te da nenhuma informação a respeito.. Dai chega a Nancy, atrasada..

    Fala serio.. Espero que tenha aprendido a chegar no horario.

  • Nancy Frare

    Depende se mesmo não embarcando, eles souberem explicar e resolver o problema no ato, com certeza ainda terei eles como opção, agora eu ter q viajar mais 1 hora e meia de viagem pra casa para resolver em internet e telefone fica meio dificil…

    • Igor

      Eu queria entender qual o problema que deveria ser resolvido. Porque é quase unanimidade aqui no forum de que você realmente não deveria embarcar, claro, pois chegou atrasada. E ao meu ver foi tudo resolvido, afinal você teve que pagar sua multa e deram a opção de você embarcar no voo seguinte pagando a tarifa vigente. Tudo isso está disposto nos termos de compra da sua classe tarifária no ato da compra. Sendo assim não tem motivos para reclamação, inclusive sobre o "despreparo" da equipe de terra.

  • Nancy Frare

    Obg querido vou seguir seu conselho se eu sai de casa as 8:00 para embarcar as 15:40 a proxima vez saiu a 2:00 da madrugada…

    • Ana Paula

      saiu as 8:00 e ainda assim chegou atrasada 3 minutos? então da próxima vez saia às 7:56. Abraços!

  • herika

    e uma pena,pois a gol e a tam mas deveriam ter feito mais promoçoes e passagens mais baratas esse ano de 2012,esse ano foi dificil,eu nao conseguir nenhuma passagem barata. poderia ter sido melhor: melhor aviao sempre cheio pagando pouco do que com 20 passageiros pagando carissimo nao e verdade?

  • Thiago Castro

    Até concordo contigo, mas o exemplo do Eike não funciona muito. Quando diz que o Eike perdeu metade de sua fortuna, é pq as empresas dele valem menos no mercado. Mas na verdade ele não perdeu NADA!! No caso das cias aéreas, estamos falando do prejuízo, que realmente existe.

    Mas concordo contigo no restante. 🙂

  • Daniel

    Para sua surpresa, Ricardo, já consegui embarcar chegando atrasado na Azul, sim. Estava voltando de Porto Alegre, e mesmo apesar de ter saído duas horas e meia antes do horário de check-in, peguei trânsito em decorrência de um acidente que peguei no caminho. Mesmo conformado que perderia o voo, cheguei ao aeroporto às 08:25h e tentei embarcar em um voo que decolaria as 08:35h. Consegui despachar a bagagem e embarcar naquele voo sem ter o menor dos problemas, e apesar de eu estar errado, fui muito bem atendido. Isso é questão de qualidade de atendimento!

  • Xico

    Acho que isso é tudo conversa pra boi dormir. O movimento de passageiro nunca foi tão grande como agora. Os aviões vivem lotados e esse povo com estória de prejuízo. Acho q tão querendo algo….

  • Felix

    A Gol deve ser problema de grenciamente, mas a TAM com esses precos absurdos com certeza vai quebrar,essa estrategia de querar ter clientes de alto poder adquisitivo, num mundo globalizado de hoje,es totalmente na contramao, ainda foi a primeira em cobrar o assento "conforto" so o nome e um pessimo marketing porque sinaliza que o resto dos assentos sao UM DESCONORTO pelo pequeno espaco, problema gravissimo existente em ambas operdoras as pessoas viajam como sardinha enlatadas,em qualquer pesquisa de trecho nacional ou internacional (pior ainda)a diferencia de preco no minimo e de 30%, quem vai pagar essa diferencia absurda para viajar nessa companhia,NINGUEM,os gestores da TAM estao totamente fora de um marketing dinamico e moderno.Par piorar um dolar carisssimo no pais e a TAM ainda mantem precos ridiculos para viagem internacional. AINDA QUEREM LUCRO?.

    • Paulo Almeida

      Pow Andre L, acho que nem precisa ser economista. Como pode entrar um dinheiro "planejado". Projeção é chute. Vc já deve ter lido: dólar 2,50 em dez/12, bolsa a 200.000 pontos em jan/13….tudo chute, cara. Não tem como saber. Se soubessem vc simplesmente montava uma posição e esperava a grana entrar. Mas voltando ao assunto do início do tópico, acredito que se tratar bem, será bem tratado. Brabo foi no meu embarque onde um funcionário da INFRAERO me indicou o guichê errado da Avianca. Mostrou o do Brasil ao invés do internacional que fica no mesmo andar. Claro que num determinado momento vi que o movimento estava estranho e logo acertei o rumo. E se fosse uma pessoa que gosta de tirar uma soneca?

  • Paulo Almeida

    Esse sobe e desce me refiria a isso que vc falou, Thiago Castro: na fortuna ele não perde nada, já que é mera oscilação. O preju é fato e pode ser no balanço ou no caso de venda do papel num preço menor do que o comprado.

    No caso do Eike isso é ainda menor pois ele captou muito din-din de outras pessoas e fundos de investimento fazendo IPO de suas empresas.

  • Luiz

    Nancy,

    com o devido respeito,

    imagine a seguinte cena hipotética: que seja 10% de todos os passageiros que iriam embarcar no voo atrasam, isso já seria um caos, pois o voo iria atrasar e os outros 90% dos passageiros que chegaram na hora teriam que esperar.

    Também as empresas aéreas iriam falir, pois tem que cumprir horário, pois seus avioes sao utilizados em outras pernas.

    Sem contar que as empresas teriam que pagar indenizações aos passageiros, porquanto contrato de transporte aéreo é sinal de pontualidade.

    Finalizando, não se pode admitir qualquer desculpa de atraso, sob pena de quebrar todo a logistica do voo, independente se é vc ou eu que irá deixar de voar.

    Por favor, não leve para o pessoal.

  • Luiz

    Com a devida vênia, penso que não é bem assim, pois do contrário as empresas não estariam amargando esse tremendo prejuízo

    anunciado em seus balanços oficiais.

    • Thiago Castro

      Mas Luiz, ficou claro em todas as reportagens sobre os prejuízos das aéreas que a questão não é a receita (que inclusive aumentou) e sim as despesas (custo), que aumentaram muito mais, logo, penso que é assim sim. 🙂

  • Luiz

    Concordo, muito bem exposto.

    Além disso, as empresas acabam numa guerra de descontos para angariar clientes, e acabam não cobrindo seus custos, que são em dólar.

  • André L

    Concordo plenamente, mas aparenetemente é assim que funciona. Se algum economista estiver lendo isso, poderia nos explicar melhor…

  • André L

    Fiz um comentário aqui nesse comentário mas foi apagado, vou fazer de novo.

    Uma vez cheguei atrasado 5 minutos do horário limite pra um vôo da Webjet de Guarulhos pro Rio. Mesmo não tendo bagagem pra despachar, não me deixaram prosseguir. Não discuti com o pessoal do balcão, afinal eu sabia que estava errado.

    Me afastei do balcão pra ligar pra minha empresa pra resolverem a remarcação, quando dois minutos depois chega um gringo atrasado pro mesmo vôo e os mesmos atendentes que recusaram meu embarque aceitaram o embarque dele. Na hora voltei pro balcão, xinguei todo mundo e tb embarquei.

    Sacanagem, por que o gringo podia e eu não? Imaginei que talvez aqueles funcionários não sabiam falar inglês e acharam melhor liberar a passagem dele do que barrá-lo e terem o "trabalho" de tentar explicar pra ele o procedimento…

    • André, não foi apagado, não. É o primeiro que recebemos, com certeza teve algum problema na postagem do outro.

    • Nancy Frare

      Ta vendo o q é isso….BRASIL… pq q pro gringo podia e para nosso amigo André L não?

      tem muita coisa errada nesse país

  • Karl

    Sempre pego voos da Gol lotados. Nas últimas vezes que voei pela TAM, os aviões estavam praticamente vazios. Pode ter sido coincidência, mas parece que eles não estão gerenciando bem isso.

  • THIAGO SSA

    Thiago Castro, você acredita mesmo que se trata de prejuízo operacional das empresas? Para que serve um negócio que só dá prejuízo? Estranho hein?

    Os Constantinos essa ora devem estar vendendo seus jatos particulares, fazendas, jóias…

    Ao mesmo tempo que a lotação das aeronaves crescem, os preços sobem e o serviço se deteriora.

    Acredite numa coisa, no dia que a empresa operar com um prejuízo desses, não iremos voar para lugar nenhum.

    Vão plantar: banana, mandioca, soja, maconha, criar gado; só não irão transportar ninguém de graça.

    • Thiago Castro

      Bem, aí já estaríamos discutindo balanço. No meu entender, se uma empresa fatura (receita) X e gasta (custo/despesa) X+20, ela está tendo um prejuízo operacional.

      Agora, se nesse custo, tem questões cambiais que não foram "executadas", como uma dívida (passivo) que ainda não foi cobrado, então, realmente o prejuízo não é aquele tanto. Mas como podemos ter certeza?

      Mas além disso, uma empresa com prejuízo consegue se sustentar durante um bom tempo no mercado. Só não dá pra ser por muito tempo. Creio que se esse prejuízo entrar em 2013, a coisa vai ficar feia.

      • Paulo Almeida

        Pessoal, sem polemizar, mas prejuízo faz parte de qq negócio, ainda mais em empresas aéreas, onde existe alto risco. Reparei que muitos amigos do tópico só estão olhando um lado da moeda, o do aumento de passageiros. E o outro lado? O outro lado são os custos, que tb aumentam devido a fatores diversos, como o dólar que oscila diariamente. Nem sei como seria o hedge nesses casos. O grande desafio dos gestores é equalizar isso ae ou de forma que a receita cubra os custos. Por isso bato na tecla do aumento da concorrência, de prefência via aumento de capital estrangeiro, visto que, o investimento é pesado.

  • Henrique

    Paulo, na verdade sempre há culpados. O problema é que a culpa NUNCA é nossa. As pessoas não param pra pensar que os problemas são resultado das suas IRRESPONSABILIDADES. É sempre mais fácil jogar a culpa em alguém do que assumir as próprias cagadas!

  • arlindo

    O que falta na aviacao e versatilidade!Eu nao gostaria que nem a Gol e nem a Tam quebrasse.Se olharmos para a historia da aviacao passa a ser assustador .Creio eu que existe uma forma tabelada para administrar empresa aerea e por isso tal desajuste.Se a gol quebrar nao e bom pra ninguem ,especialmente nos consumidores.Ruim com ela pior sem ela.

  • ariadna

    E eu tb, cheguei atrasada na tam e embarquei, perdi um voo de conexao pela falta de informaçao no aeroporto de brasilia, e eles me colocoram so voo seguinte com a maior tranquilidade e sem custo nenhum…. Azul e tam, nao da p comparar com o lixo de atendimento que a gol tem.

  • ariadna

    Nancy so Eles podem atrasar o voo, dxar a gente 3 hras esperando, cancelar voo sem comunicar, dxar a gente plantado dentro do aviao durante 1h30… So eles podem tudo. Afinal vc é so uma consumidora, so mais uma cliente q compra passagem, idenpendente de ser promoção ou nao..! Entendeu neh? Com vc(nos) nao pode acontecer imprevistos e nem excecoes…!

  • Rodolfo Guidi

    Marcelo,

    Muita boa sua observação!

  • Nancy Frare

    Meu querido o Avião nem tinha chegado no aeroporto… meu atraso foi no Check in…

  • Danilo Fernando

    Ah, mas acho que depois dessa ela não se atrasa mais!

  • Danilo Fernando

    Ok Nancy, já entendemos!

    Agora me diga, com algumas exceções, a maioria das pessoas que trabalham com atendimento no Brasil estão despreparadas! Não é privilégio da GOL. Call Centers, caixas de comércio, chats on-line… tudo cheio de pessoas despreparadas! Então cabe a você querida, uma pessoa esclarecida, saber lidar com isso!

  • Luciana

    Enquanto uma passagem para viagem curta estiver custando, em média, R$300 ou 10000 pontos/milhas cada trecho, não vislumbro muitas viagens no meu futuro…

    • Monica

      Sim, tb acho isso. Acho um absurdo uma simples viagem cobrar 20 mil pontos ou 1.800 reais, como vi nesta ultima semana para Fortaleza. Acredito que se uma empresa cobrar o justo, ela terá muitos passageiros, pois muita gente quer viajar, mas com esses preços, não dá!

  • Igor – Poa

    Gol sempre tá lotado!!!

  • Daniel Bazetto

    Lamentavel a sitaucao da aviacao mundial.

  • Roberta

    Tb percebi isso Diego! No meu caso o trecho q to acostumada a fazer sempre é o GIGx SSAx GIG e o preço da tarifa programada aumentou e muito!

  • JORGE KRUG

    Voo 7464 da GOL ontem 16/08-21:22hs. Galeao/Porto Alegre vários assentos vazios nas primeiras fileiras e não precisei pagar mais pelo assento do meio; Na ida danificaram minha mala e só fui ver quando estava no hotel, na volta tive que assinar um documento dando ciência que a mala estava danificada e isentando a GOL de qualquer ressarcimento. E para fechar com chave de ouro o voo atrasou + de 30 minutos pois não havia profissional para desconectar o "FINGER" da aeronave. Este é o pais da próxima copa do mundo mas já estou me sentindo "envergonhado" desde muito tempo.

  • JORGE KRUG

    E quando o dolar estava baixo? Também não tinham lucro? Ou sairam a gastar " A LA LOUCA"…

  • Igor Salles

    pelo preço do combustível