Pluna suspende todos os seus voos por tempo indeterminado (atualizado)

Leonardo Marques 5 · julho · 2012

A Pluna acaba de anunciar a suspensão de todos os seus voos por tempo indeterminado.

Ontem já havíamos notíciado aqui que a Pluna tinha suspendido todos os seus voos por 48h.  Mas o governo do Uruguai entendeu que a situação da Pluna estava muito comprometida e suspendeu todos os voos da companhia aérea por tempo indeterminado.

A Pluna vinha registrando prejúizos durante muitos anos. Em 2011 a empresa até conseguiu ter lucro, mas a situação voltou a piorar novamente em 2012. Com a saída do fundo argentino que tinha 50% do capital da empresa, a situação ficou insustentável.

Pelas informações dadas pelo governo uruguaio, fica a impressão que para a Pluna voltar a voar é preciso aparecer alguém que compre a empresa.

Veja o comunicado da Pluna:

PLUNA Líneas Aéreas Uruguayas S.A. anuncia que ha resuelto la suspensión de todos sus vuelos de forma indefinida, en función de que la situación económico – financiera de la empresa hace imposible asegurar una adecuada operación. La empresa asignará todos sus recursos disponibles para contactar a los pasajeros afectados por estas circunstancias a efectos de buscarle la mejor solución posible.

Os telefones da Pluna são:

Uruguai   +(598) 2401 5000
Argentina  +(5411) 4132 4444
Brasil  +(0XX11) 3711 9158
Chile  +(562) 595 2879
Paraguai  0800 – 112910
Madrid   902 906000

Atualização às 18:54 de 06/07/2012 – comunicado da Pluna:

Dica enviada pelos leitores Martini Coelho e Igor Parreira.

Com informações da Reuters, do Subrayado e do El País.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Rodrigoclt

    É uma pena, voei por ela algumas vezes para Santiago e gostei muito de seus aviões pequenos mas super silenciosos e confortáveis.

  • Valquiria Sarpa

    Já era hora!! Voei 1 semana atrás pela Pluna! Um vôo de 2h e meia de Santiago a Montevidéo em que a cadeira não reclinava nem aquele mínimo!

    Sem falar da desorganização dos horários!

    Terrível!!

    • Nirlene Alves

      No domingo (01/07/12) pela manhã foi terrível em BsAs. Os voos foram suspensos com a desculpa que era o tempo ruim. Pelo menos umas 500 pessoas foram prejudicadas. No final, apesar de tudo, um grupo conseguiu voltar para o Brasil. Espero que todos os demais passageiros da Pluna tenham muita Sorte.

    • Thiago A.

      O mais bizarro é que até o momento a Decolar e o Submarino Viagens ESTÃO VENDENDO PASSAGENS DA PLUNA. Pelo código de defesa do consumidor isso passa a ser crime, a partir do momento que uma empresa vende produtos ou serviços, sabendo que não terá condições de atender o cliente. Isso é estelionato! O PROCON precisa ver isso. Vai um desinformado lá agora e compra passagens e ai? O site da Pluna também tá todo coloridinho, como se nada estivesse acontecendo.

  • Juliana Carvalho

    Mas e quem já tem as passagens compradas? Eu e meu irmão estamos com passagem para sábado, de Buenos Aires pro Rio!

    • Thiago Castro

      O correto seria endossar em outra companhia.

      • Elson Zuck

        Endossar é devolver, acho q vc quer falar em REALOCAÇÃO em outra companhia, não é possível endossar (devolver) em outra companhia. Endossar é uma coisa, realocar passageiros é outra!

        • Rodrigoclt

          Acho que vc esta errado Elson, endossar é como se fosse transferir e não devolver. Quando vc endossa um cheque nominal, vc transfere a outra pessoa aquele título de pagamento.

          • Fernando Leite

            O Call center usa o termo endossar, ainda que seja realocar.

  • É uma pena…

    Já voei com eles e se realmente der adeus vai deixar muitos órfãos.

    Era uma boa opção pra voar pelo Mercosul.

  • Felipe Sant Anna

    Eu comprei passagem pra mim e para minha mulher, para o Chile em Agosto, será que vão devolver meu dinheiro???

  • Yago

    Uma dúvida, vou em novembro pra Buenos Aires e vou pela Pluna. Corro o risco de ter a viagem cancelada e não ser ressarcido caso a Pluna seja vendida?

    • Bruno Holtz

      Torça para não virar uma Spanair da vida. Se a coisa for nestes moldes, sinto muito…

  • Thiago Castro

    Avianca, compra logo a Pluna!!!

  • Guilherme Reis

    Pessoal, alguém conseguiu contato pelo telefone?

    Tentei várias vezes e não tive retorno.

    Tenho viagem marcada para Buenos Aires no Domingo.

    Por favor, postem novidades aqui.

    • Bernardo

      Guilherme, também tenho viagem marcada pro domingo pra Buenos Aires! O que vc está pensando em fazer??

      • Guilherme Reis

        Bernardo, você é da onde?

        Eu sou de BH, eu vou tentar falar lá hoje novamente. Se eu nao conseguir, vou até confins de noite e vou quebrar o pau lá, nem que eu seja preso eu vou sair com o meu problema resolvido.

        Meu e-mail é greisdepaula@gmail.com entre em contato depois.

  • Leandro

    Alguém sabe como devo proceder? Tenho passagens compradas para mim, minha esposa e meus dois filhos de BH para Buenos Aires, ida dia 09/07 e volta dia 16/07. As passagens foram compradas no Submarino Viagens.

    • Bruno Holtz

      Peça ressarcimento a quem lhe vendeu. É a sua melhor opção. E não confie muito na possibilidade de endosso. A ida pode até ser garantida, mas a volta não.

      • Diego

        Tbm Estou na mesma situação Leandro, potem acho dificil o submarino devolver a grana antes do dia do embarque.

  • Lembram da situação que ocorreu com a Mexicana em 2010? Até hoje não consegui receber a devolução de 2 passagens ida e volta para NY. Infelizmente quando isso ocorre eles dão calote em todo mundo. Recomendo ir atrás logo para tentar algo.

    Alguém mais aí passou pela mesma situação com a Mexicana? Alguma dica de como posso recuperar o dinheiro?

    • Adriano Andrade

      entrei na justiça contra Decolar. Estou esperando a sentença do juiz.

  • Thiago A.

    Eita, to sentindo que vou ter problemas pela frente. Tenho viagem marcada dia 06/08 para Assunção, pela Pluna, com conexão em Montevideu. Já tinha tido problema com a Pluna num voo para Montevideu que saiu de Campinas e na vola foi cancelado, em março. E agora isso!? To com hotel pago inclusive. Não sei se a galera aqui ja tentou mas o telefone do escritorio em Sao Paulo só fica na gravação e ninguem atende, fiquei meia hora esperando e nada. Comprei pelo Submarino Viagens, nesse caso de quem é a responsabilidade de trocar o voo ou me resarcir, a Pluna ou a Submarino Viagens? To em dúvida.

    • Gabriel Monteiro

      Amigo, a responsabilidade é de ambas, em 05/2011 passei por um problema com a Decolar, fiz a reserva de um hotel em Baires e sem explicações a Decolar cancelou a reserva sem me avisar nada, por sorte 2 dias antes da viagem eu entrei em contato com o hotel para confirmar a reserva, foi quando tive a péssima surpresa. Resumindo: A decolar fingiu que não sabia de nada, depois me informou que quem tinha cancelado era o hotel. Entrei com ação contra a decolar e mês passado ganhei a causa.

      No seu caso, acredito eu que o submarino viagens é tão responsável quanto a Pluna, corra atrás dos seus direitos.

      • Thiago A.

        Gabriel, obrigado pela ajuda. Meu caso é complicado e bem específico porque comprei as passagens com vale-viagem do Submarino em parceria com o HSBC Premier, do qual sou cliente. Tipo voce comprava um vale de 2000mil e ganhava 4000mil para comprar o que quiser no Submarino Viagens. Mas o vale tinha que ser resgatado todo de uma vez. E havia milhoes de regras de "não pode isso", "não pode aquilo", justamente por ser uma condição super especial. Inclusive as passagens foram resgatadas junto com uma reserva de hotel em Assunção, que no caso do Submarino é paga previamente. Vou ligar no Submarino e depois relato aqui o que ouvirei deles.

  • Kandice

    Como faz quem já tem passagens compradas? Eles devolvem o dinheiro? Ou será que voltam a operar até o final de julho?

  • Yasmin

    Acabei de fazer contato com o Call Center da Pluna em Sao Paulo. Eles disseram que o melhor a ser feito é ligar amanha a partir do meio dia quando eles tomarem uma posição oficial dos procedimentos. A moça me disse que não param de ligar, e pela opnião dela, vamos ser endossados em outra companhia aérea. Pelo menos isso, depois de tantos sustos !

    • Bruno Holtz

      Cuidado com este endosso. Aqui no Brasil, a legislação te dá este direito. O problema é a volta, que não te dá qualquer certeza. Muito cuidado nesta hora.

  • Mariana

    Comprei 1 passagem para o Chile agora no final do mês.. li algumas coisas pela internet, e se compraram por alguma agência, mesmo que online..acredito que o primeiro passo é contactá-la.

    Se não.. tem que tentar cancelar o cartão.. tb é uma opção

  • João Rodrigue

    Bom, a Avianca já estava de olho; agora deve estar pulando de alegria! Acho que eles assumem o grupo, aí tem menos perigo de calote do que no caso da Mexicana, que faliu mesmo (e eu fui uma das vítimas também…).

  • Vixi, tenho quatro passagens compradas pra outubro! Ferrou!

    • Lidia

      E eu tenho ida por Montevidéu e volta por Buenos Aires para novembro… Droga, me sinto como se tivesse tacado fogo em 3 notas de 100 dólares, pois comprei pelo site da Pluna em maio! 🙁

  • Feliciano Martins

    Agora a coisa ficou feia! É esperar pra ver.

    Valeu MD!

  • saulo

    Estou em Santiago e meu voo de volta é na segunda dia 09 de julho, será vão nos transferir para outra companhia?

  • Eduardo

    Consegui ligar lá e o atendente disse que estão realocando os passageiros para vôos de outras companhias aéreas. Sei não… Acho que minha viagem está indo pro saco. Viajaria no dia 14.

  • Carlos

    Para mim,só quando tem promoção grande da PLUNA,vou escolhar.Caso contrário,nada é bom na PLUNA,o avião é muito barulho e peqino,não confortável.Eu acho o preço é vantagem da PLUNA.Comparado outras linhas,ela não é digno exceto o preço com promoção.

  • Fernando Leite

    Viajei muitas vezes pela Pluna. Para mim era a melhor opção de Brasilia para Aeroparque Buenos Aires. Tinha passagens compradas para segunda feira, com volta no fim do mes. Liguei para o Call Center…. A verdade é que nada está certo. Pediram para ligar amanhã, a partir das 08 horas ou ir ao aeroporto para ver se poderiam viabilizar uma possibilidade de voar por outra empresa…. Acho dificil pois nao há um fundo financeiro de socorro para casos como este. Gostava da Pluna, ainda que da ultima vez tenha ficado mais de 4 horas aguardando em bsas e mais de 3 em montevideo. Lamento mesmo é por 800 pessoas estarem, a partir de hoje, recebendo seguro desemprego….Lamento, mesmo, 800 pessoas vitimas de uma péssima administração, de alguns incapazes e sabe se lá o que mais. Calcula-se que 8000 pessoas vao tomar um tombo, mas que resulta em +- R$ 8.000.000,00. O MP deveria agir bloqueando contas, arrestando aeronaves, etc…. Afinal, lamento Também ter sido enganado pelo governo uruguaio que comprou 25% da Pluna e nao sabe o que fazer, até agora.

    • Fabio Netto

      A Pluna realmente me atendeu bem e daonde moro era uma opção rápida e menos desgastante para chegar ao cone sul…… voos internacionais sem passar pelo Rio ou Sao Paulo…

      Vamos ver no que vai dar

  • Lucas

    Tenho um voo pro dia 17 agora e o que faço além de me desesperar?

    • Ana

      Também estou desesperada! É muita injustiça!!!! Onde está o respeito pelos usuários. Já falei com a ANAC e ainda não tem orientações a respeito….

      • Fernando Leite

        Tenho, ou tinha, passagens (3 pessoas) segunda, dia 09/07. Liguei no Call Center e pediram para ligar após as 15 horas. Acho que trocaram meu choripan por churrasquinho de gato.

  • beto

    meus palpites:

    . acho que darao prioridade para reacomodar em outras companhias quem foi pego já no meio da viagem;

    . reacomodar em outra cia significa que essa cia é que vai virar credora da pluna. como a pluna parece que vai pro espaço, acho que tem um limite pra que outras cias aceitem passageiros da pluna;

    . se eu tivesse comprado recentemente passagem da pluna com cartao, tentaria ja cancelar a compra com o cartao; nao correria o risco de pagar por algo que possa nao receber;

    . se comprou via agencia ou algum site, tb tentaria cancelar com eles.

    agora, quem quiser, pode tentar confiar na sorte e ver se alguma cia assume rapidamente a pluna, mas…

    eu tinha passagens da spanair, que faliu assim tb. como tinha comprado por outra cia aerea, eles me realocaram em outra cia pra alguns trechos. mas um trecho era só operado pela spanair e essa passagem virou pó. tecnicamente, virei credor da spanair pelo valor desse trecho, mas nao vou receber nunca nada de volta (como no caso da mexicana). virar credor de cia aerea falida (quanto mais se é de outro país, onde decisoes da justiça brasileira nao tem alcance na pratica) é o mesmo que perder tudo, é bom se conformar logo coma ideia.

  • Bernardo

    Gente, pelo amor de Deus, o que vcs acham que eu devo fazer??

    Eu tenho um voo pela Pluna de São Paulo a Buenos Aires, com conexão em Montevidéu, no domingo, dia 8 às 22:30!

    Eles tão dizendo que a greve vai só até sexta-feira! Mas, será que dá pra confiar nessa informação??

    Pela experiência de vcs, será que eu compro já uma passagem com outra empresa?

    Aí, como eu faço pra Pluna me reembolsar o valor?

    Obs: comprei no cartão de crédito (Visa) e dividi em 5 vezes.

    Por favor, gente, me ajudem, eu tô perdido, não sei o que fazer! Tenho que comprar essa nova passagem, se for o caso, rápido, antes que todas as outras empresas lotem!

    Minha viagem, hotel, passeios já estão todos pagos!

    MUITO OBRIGADO!

  • Juliana

    Pessoal, se alguém conseguir contato e tiver novidades posta aqui pelamordedeus!!! Eu tbm tenho viagem marcada pra agosto, e ainda comprei direto com a Pluna.

    E pensar que não comprei da Aerolineas Argentinas por medo que acontecesse algo assim… Fazer o que né. Espero que as coisas se resolvam.

  • Eduardo

    Estou tentando contato com o Submarino só q não atende(4003-8080). Se alguém souber de novidades agradeço.

    • Priscilla

      Eduardo,

      tenho vôo marcado para 09/07 com destino Montevideo, depois de muita espera no atendimento submarino/americanas/w2b, a atendendente informou que a cia (Pluna) não esta reacomodando os passageiros em outras cias, a única opção é o cancelamento das passagens e reembolso do valor pago, a efetivação dos trâmites só ocorrerá 72horas após a autorização do passageiro para este cancelamento.

      Infelizmente, tenho o pressentimento de que essa "briga" será longa e talvez esse reembolso nem ocorra.

      Qualquer novidade que possa ajudar quem está passando pela mesma situação, eu volto a postar aqui.

      Abraços.

      Priscilla

  • ATUALIZAÇÃO:

    Entrei em contato no chat e por telefone….

    HOJE NÃO SE CONSEGUE FAZER NADA. NÃO TEM COMO RECOLOCAR EM NENHUM OUTRO VOO EM NENHUMA OUTRA CIA.

    ELES PEDEM PARA TODOS LIGAREM A PARTIR DE 2ª FEIRA.

    REALMENTE ESTÃO TODOS OS VOOS CANCELADOS!!!!!!

    TODOS MESMO. DE HOJE, AMANHÃ, DAQUI UM MÊS…. NÃO IMPORTA, TODOS!!!!

  • Guilherme Reis

    Pessoal.

    Pelo amor de deus, se alguém tiver qualquer novidade, posta aqui.

  • Wesley

    Sinto dó das pessoas que vão passar por esse sufoco, mas realmente a Pluna foi a pior companhia aérea pela qual voei. Avião apertado, barulhento, super desconfortável, nem um copo d'água eles ofereciam. Não recomendava a ninguém a não ser que a promoção fosse realmente muito boa.

  • Débora

    Pessoal, acabo de ligar para a Pluna.

    O rapaz que atendeu disse para retornar a ligar amanha ao meio dia. Não conformada, entrei no chat online no site da pluna ( para pessoas com deficiencia auditiva) e a menina que atendeu foi muito atenciosa de me disse que eles irão reembolsar 100% do valor pago em dólares. Salvei todo o chat no meu pc. Como viajaria agora dia 11/07 pela Pluna, resolvi não arriscar e comprei outra passagem pela GOL.

    Se não reembolsarem irei entrar na justiça pedindo o reembolso + danos.

    De qualquer forma, se alguem puder, entrem no chat da Pluna para confirmar essa informação que tive.

    Muito Obrigada.

  • Alencar Jr.

    Como pode? Todas as vezes que voei Pluna os voos estavam cheios. Mesmo com seus defeitos, a Pluna atende várias cidades brasileiras fora eixo RJ-SP. Se nós brasileiros vamos perder caso ela venha parar de vez, será o caos para o Uruguai. Aquele execelente aeroporto ficará ocioso. Espero que isso seja resolvido logo.

  • Janaina

    Teria um voo pela pluna ( comprado via submarino viagens) para segunda feira (detalhe eu e minha familia toda) so que a unica alternatica em voos que seriam totalmente pela pluna sem conexões de outras companhias aereas será o reembolso do valor pago pelas passagens.E agora o que faço tenho hotel pago lá em Buenos aires????

  • Andre

    Pra variar no Submarino Viagens tá impossivel completar a ligação!

  • Luciana

    Pessoal, liguei pra Pluna em SP agora e disseram que somente depois das 15h eles terão um posicionamento sobre o que fazer com o pessoal que tem passagens compradas (colocar em outra cia aérea, devolver o dinheiro ou manter os voos)

    Se alguém tiver uma informação mais atualizada, por favor, nos avise!

    • Andre

      To com um funcionario do submarino viagens no telefone agora. ele me falou que foram notificados sobre o caso agora e estao verificando o procedimento, me deixando de aguardo na musiquinha , vamos ver…

    • Débora

      Luciana,

      Cada hora eles dão uma informação. Me disseram que vão reembolsar todos os passageiros…

      Ve se vc consegue entrar em contato pelo chat da Pluna.

  • Fernando Leite

    Prezado…. A greve acabou por que a empresa faliu e os passageiros que compraram passagens, eu e voce por exemplo, como não podem ver o avião, vão ficar vendo navios…. Lamento. Entre em contato com o Call Center 11.37119158 e BOA SORTE.

    • Rose

      O call center de BH nao atende, ja tentei varias vezes. Meu voo para o Chile é sabado. Acho que nao conseguiremos muita coisa, vamos na Fé!!!!

      • Fernando Leite

        Tente o de São Paulo. Boa Sorte.

  • Rodrigoclt

    O problema de entrar posteriormente na justiça é que vc vai ganhar mas pode nunca receber. Se a empresa realmente falir não vai ver o dinheiro nunca.

    A minha indicação é para quem comprou a passagem no cartão, ligue para o cartão e cancele pelo menos as parcelas que ainda não foram pagas.

    • Rodrigo, neste momento a Pluna é uma empresa estatal, 100% controlada pelo governo uruguaio. Não creio que haja esse risco

      • Rodrigoclt

        Denis aconteceu comigo contra a Varig, mas ela sendo estatal pode ser que seja diferente, apesar que se fosse no Brasil, sendo estatal a divida entraria em precatório, aí mesmo é que pode dizer adeus ao dinheiro, rs.

  • Luciana

    Sacanagem, entrei no chat agora e pra mim disseram que somente a partir de segunda terão uma posição (pelo telefone, me disseram que seria hoje às 15h)

  • Rodrigoclt

    Menos mau, ligue para o cartão e cancele as parcelas que ainda não foram pagas. Caso o cartão se negue aí pelo menos vc poderá processar o cartão. Pois processar a empresa aérea de nada vai adiantar, tenho um processo ganho contra a Varig quando ela faliu que nunca recebi.

  • carlos

    Bom dia, eu e minha família estamos com uma viagem de BH para Buenos Aires na sexta dia 13. Não consigo falar no callcenter. pretendo ir ao aeroporto hoje a tarde para resolver pessoalmente, já que não há loja da Pluna em BH. Minha pergunta é: necessito estar em BA no sábado pela manhã pois pegamos outro vôo para Santiago pela LAN e estou com medo da Pluna me enrolar dizendo que vai realocar e não conseguir. Como paguei por boleto seria mais prudente pedir ressarcimento? e em quanto tempo eles me reembolsam? obrigado

    • No seu lugar, eu compraria passagens por outra companhia e pediria ressarcimento, para não comprometer a viagem.

      • Débora

        Eu comprei as passagens pela gol. Ainda tem a tarifa programada.

  • Flávio Paz

    Galera, eles estão enviando um email com um telefone de contato para resolver o problema de quem está com passagens compradas.

    Departamento de Reacomodação B2W Viagens

    Horário de Atendimento: Das 09hs às 21hs

    Reacomodação:4003-6888

  • Rodrigoclt

    Comigo aconteceu exatamente isso com a Varig, quando foi comprada pela Gol, suspendeu todos os voos, eu tinha ida para Santiago no dia seguinte, fui ao aeroporto e me realocaram em um avião da Pluna, só que na volta fiquei desamparado em Santiago, me largaram lá sem nenhuma previsão de retorno, tive que comprar uma passagem na hora e paguei caríssimo.

  • Thomas H

    Se falir, vc entrará na massa falida e vai demorar mto pra receber (se a legislação do assunto for parecida com a nossa). Melhor esquecer e comprar outra passagem em outra cia. antes que aumente.

  • Guilherme Reis

    Pessoal.

    Acabei de conversar no chat da Pluna.

    Abaixo a transcrição da conversa, infelizmente, para os que viajam este fim de semana (como eu) acho que a situação melou mesmo.

    En conversación con Luana P.

    Guilherme Reis:

    [10:27] Ola

    [10:28] você fala portugues ou espanhol?

    [10:28] or speak english?

    Luana P.:

    [10:28] NAO

    [10:28] PORTUGUES

    Guilherme Reis:

    [10:28] ok Luana

    [10:29] o número da minha reserva é 22KR4L

    [10:29] meu voo esta marcado para domingo. qual a posição da pluna com relação ao meu caso?

    Luana P.:

    [10:31] SIM, SEI, INFELIZMENTE ANTES NAO TEM INFORMACAO

    Guilherme Reis:

    [10:31] o que devo fazer? quem devo procurar?

    Luana P.:

    [10:31] TODOS OS PASSAGEIROS QUE VAO NO FIN DE SEMANA ESTAO NA MESMA SITUACAO

    Depois da resposta acima, o chat foi fechado.

    Por favor, quem tiver mais notícias, poste aqui.

  • Thomas H

    A essas alturas, pra garantir a viagem é o melhor a fazer mesmo. Comprar uma nova passagem por outra cia. e depois brigar pelo reembolso. Não viajem estressados, curtam a viagem e depois briguem.

    • Débora

      Concordo plenamente! Comprei pela Gol e depois vou me preocupar com isso. 🙁

  • Bruno

    Ia viajar amanha eles falaram q não tem vaga em nenhum voo até dia 09, vou tentar correr atras do procon hj pra ver se eles me colocam em outra empresa. Vai se uma dor de cabeça viu, se eu consegui posto aqui.

  • Eduardo

    Consegui falar no Submarino, minha passagem é (ou era) para 02/08, falaram q só estão reembolsando quem tem voo hoje ou amanhã, que é para eu esperar.

    Muito fácil para eles falarem para eu esperar, já estou com hotel pago quero ver se ficarem enrolando e em cima da hora não conseguir nada.

  • vitor machel

    QUe triste, estava querendo pegar uma promoção para o Chile em baixa temporada, alguém sabe alguma outra empresa que geralmente faz promoções para américa do sul?

  • Débora

    En conversación con Ana Paula M.

    Ana Paula M.:

    [10:51] Bom dia, no que posso ajudá-la?

    debora:

    [10:52] oi bom dia

    [10:52] gostaria de saber como devo proceder para solicitar meu reembolso pois tenho um voo para o dia 11/07/2012

    [10:53] LOCALIZADOR DE RESERVA: AMADEUS: 6H3DMF

    Ana Paula M.:

    [10:53] Até Segunda-Feira, dia 09 de julho, a partir do meio dia, não temos nenhum tipo de informação, e nenhum tipo de procedimento. Por gentileza, entre em contato novamente, a partir dessa data.

  • Thiago Castro

    Bem, eu sempre achei que endossar era transferir para outra companhia, tipo endossar a passagem em outra empresa, como o Rodrigo falou. Mas o importante é que a idéia é a mesma.

    • Ricardo

      endossar é no sentido de passar a passagem para outra pessoa,nesse caso realocar é o termo correto.

    • Matheus Souza

      o termo ENDOSSAR é usado pelas companhias aéreas quando a empresa aérea que emitiu o bilhete não poderá honrar com o compromisso assumido com o passageiro, e portanto remarca o passageiro num voo de uma outra companhia.

      ou seja, o voo foi endossado

    • Gustavo

      Senhores, simples ver o "pai dos burros' o velho eh bom Aurélio..

      transferir a outrem a responsabilidade de…

    • Fernando Leite

      Decidido pela Pluna: Nem endossado, nem alocado, fomos é Enganados.

  • Felipe

    Fico com pena também do bom povo uruguaio. Como eles vão se virar com a falência da Pluna? Vão ter que se contentar com as limitadas opções da TAM, GOL e Aerolineas Argentinas!

  • Luciane

    Não sei o que é pior…ter comprado e ainda nao ter viajado e nao saber o que ocorrerá no futuro..ou já estar no destino e sem saber cmo voltará….Meu irmão foi pela PLUNA para Bs. As. dia 28/06 e teria que voltar dia 13/07 por eles tambem…..

  • Thiago Castro

    Um trecho da reportagem do O Globo de hoje:

    "A Pluna registrou prejuízo de mais de US$ 100 milhões entre 2007 e 2012 por conta da queda de demanda de passagens, consequência da desaceleração das economias da região, o alto preço de combustível e problemas de tráfego aéreo.

    — Não temos como continuar voando … Não há norma que permita ao governo colocar dinheiro dentro da empresa. A única maneira era com a capitalização do privado e o Estado colocando a sua parte — disse a fonte do governo.

    A PLUNA AINDA NÃO DEFINIU COMO IRÁ RESSARCIR OS PASSAGEIROS AFETADOS PELA SUSPENSÃO DOS VÔOS. (grifo meu)."

    http://oglobo.globo.com/economia/uruguai-liquida-

  • Aline

    Voei em março com eles e era pura desorganização, achei péssimo.

  • Raquel

    Acabei de falar com o chat:

    En conversación con Luana P.

    Luana P.:

    [11:03] BOM DAI

    [11:03] DIA

    Raquel:

    [11:03] olá, bom dia

    [11:03] Luana, gostaria de um parecer sobre o vôo que era previsto para o dia 16/07. Já quero agendar a nova data de vôo.

    Luana P.:

    [11:04] A PLUNA ESTA PEDINDO PARA OS PASSAGEIROS QUE LIGUEM NO DIA 9 DE JULHO QUE TEMOS TODAS ESSAS INFORMAÇÕES

    [11:05] ANTES NÃO É POSSÍVEL, POIS NÃO TEMOS AUTORIZAÇÃO

    Raquel:

    [11:12] pra todos os passareiros?

  • Ana Paula

    Voltei de Montevideo no dia 04/07, ao chegar no aeroporto que soube da greve. O pessoal da Pluna não tinha nenhuma informação, nos deram o telefone do call center para qualquer informação. Nos ofereceram traslado para hotel e alimentação para até o dia 06/07 que seria a data de volta dos vôos. Não aceitamos e ficamos no aeroporto para tentar comprar passagem em outra companhia, mas eles nos realocaram em um vôo da Tam para Guarulhos. Foi a nossa sorte!!

  • Janaina Carvalho

    Liguei no número fornecido pelo Submarino e ninguém atende. Mandei um email para o endereço reacomodacao@b2winc.com pra ter alguma informação. Eu e mais 3 amigos tinhamos passagens CNF-Montevideo em 31 de agosto.

  • Raquel

    Alguém tem mais alguma informação, além de aguardar até o dia 09/07?

    Comprei pela decolar.com. Será que terei problemas maiores?

    ABçs!

  • Michelle

    Meu voo é para Santiago na segunda-feira.

    Tambem entrei em contato com pelo chat e a atendente disse que so terao uma posição na segunda-feira.

    Mas a minha duvida no momento é: o que sera que fizeram com as pessoas que tinham voo ontem ou para hoje??? Alguem sabe???

  • BRUNO

    Voei pela Pluna a um mês para BsAs e não tenho nenhuma reclamação da empresa.

    Realmente fará muita falta, principalmente para quem está fora do eixo Rio/São Paulo.

  • Recebi um email da Submarino falando que vão solucionar, pedindo pra entrar em contato com o Call Center. Infelizmente ainda não consegui.

  • Ligia

    Tenho passagem comprada há um tempo para voo amanhã, ligamos no número indicado no site ontem e pediram pra retornar hoje de manhã. Hoje a informação foi que está tudo ok e o voo sairá amanhã… E agora? Será que dá para confiar?

  • Flávio Paz

    Nos conte o que vai acontecer com vc. Preciso saber o posicionamento deles fora do Brasil. Caso seja positivo, vou aceitar ser realocado. Boa sorte!

  • Raquel

    Tenho vôo agendado para o dia 16/07.

    Também estou desesperada!

  • Rodrigo Delgado

    Estou tentando desde 12h no (11)37119158 e só da "desligado".

  • Yago

    Tive a mesma resposta no chat da Pluna, ligar no dia 09. Recebi email da B2W para ligar, faz 17 minutos que estou na espera, tenho mais 25 minutos do meu horário de almoço, então vou contiuar. Antes eu tinha entrado no chat do submarino, era o 18 da fila, quando chegou no primeiro, deu uma msg que tinha excedido o tempo de permanência (PALHAÇADA!!!!!)

  • Infelizmente comprei direto no site da companhia. No meu caso acho q não tem jeito mesmo.

  • Débora Camilo

    Boa tarde!

    Assim que soube da notícia bateu o desespero… 3 meses organizando as minhas férias para não conseguir embarcar.

    Fechei um pacote pela CVC para o Chile, com a Pluna, fazendo conexão em Montevidéu, mas segundo orientação da agência é para ficar tranquila, pois os pacotes não sofreram nenhum tipo de alteração e que está tudo ok para o meu embarque.

    Viajo dia 12/07.

    Agora estou mais tranquila, alguém tem mais alguma novidade?

    Obrigada

  • Thiago

    consegui com muito custo falar com a submarino viagens, o atendente estava muito perdido e quando informei que tinha recebido um email do B2W sobre reacomodação ele foi verificar e disse que teria que esperar até segunda para um posicionamento (Pluna pode operar ainda os voos da proxima semana). = palavras dele. Só para lembrar viajo dia 12!

  • Lucas

    Anunciem qualquer novidades.

    Será que vão por as pessoas em outros voos?

  • Guilherme Reis

    Pessoal novidades.

    Através de uma conhecida que trabalha na Gol, ela conseguiu o telefone do balcão da Pluna em BH.

    Liguei para lá (31) 3689-2641 e a atendente Lorena me disse que não haverá reacomodação em outros voos e me orientou a enviar um e-mail para clientes.br@flypluna.com solicitando o reembolso.

    Já enviei os dados e solicitei confirmação até as 18:00hrs de hoje, caso contrário, irei até confins e acionarei a PM e o Juizado especial.

    Qualquer novidade vou informando, peço que façam o mesmo, por favor.

  • Andre

    Alguém conseguiu reembolso de passagens futuras?

  • Rose

    Estamos na mesma situacao, estamos de malas prontas para o Chile para irmos no sabado. Tambem iremos a Confis. Acho que ficaremos no prejuizo! É muita raiva!!!!

  • Carlos

    Mas olha só que beleza. Um exemplo de pax! ''Vou quebrar o pau lá''

    Primeiro que voce não vai quebrar nada uma vez que nem funcionário nao vai ter lá, e por fim, voce realmente deseja ter sua ficha cadastrada na PF?

  • Fernando Leite

    Nem um, nem outro.

  • Diego Araujo

    Eu voto em fazer uma vaquinha..rs

  • Patricio

    Gente, tenho voo Brasilia – Aeroparque para o 12/7 e volta para o 26/7. Como tenho que fazer para pedir alternativas ? O telefone tanto em SP como em MVD nao responde ninguem !!!!

  • Gustavo

    Comprei passagens de Porto Alegre para Orlando da American Airlines pelo Decolar, com escala em Montevideo em voo da TAM operado pela Pluna.

    Minha namorada ligou para a American Airlines e foi informada de que preciso solicitar o reembolso para a Decolar porque o voo de Porto Alegre a Montevideo não existe mais.

    Poxa, ainda tem companhias que fazem o voo. O Decolar, a American Airlines, a TAM ou a Pluna não teriam que me reacomodar nesse caso?

    Fico com medo de não pedir o reembolso e demorar muito para receber o valor, mas não queria perder as passagens que comprei numa boa promoção.

  • Nilson

    Governo uruguaio joga duro com os grevistas. Empresa no vermelho e ainda inventam de fazer greve? Agora todos perderam os empregos.

  • iara

    Ultima notícia:

    Minhas amigas tinham passagem para agora atarde saindo Curitiba para Buenos Aires! O voo foi cancelado e disseram que o unico que poderiam fazer era devolver o dinheiro, não hoje, claro!, e não houve possibilidade de colocarem-nas em outro vo o de outra empresa! E falaram a empresa FALIU!

  • Débora

    Pessoal,

    Segue os contatos para solicitar o reembolso.

    0800-8923080

    0xx11 3156-4040

    clientes.br@flypluna.com

    Pelo que o atendente de BH me falou que eles estao apenas reembolsando. Não serão realocados para outras cias aéreas.

    Agora é esperar ser atendido……………

  • Wilson Jr.

    Alguém com passagem de Gru p/ santiago no dia 15/07?

    O site da Pluna acabou de ser modificado aparecendo somente a mensagem da suspensão…

  • iara

    Minhas amigas receberam a noticia agora no aeroporto, o voo delas era as 14:50 que a empresa faliu e que a unica coisa que a pluna ira fazer será devolver o dinheiro( nao deram prazo)

  • Luciana

    Enviei email solicitando reembolso… pra falar a verdade, duvido que isso seja feito, mas… vou aguardar.

  • Tb tem (11) 3711-9158

    • Débora

      Consegui ser atentida pela Central do 0800.

      Pelo visto essa central é lá no Uruguai por causa do sotaque da atendente.

      Ela me informou que a Pluna está toda parada e que na segunda terá uma reunião do governo uruguaio para decidir como eles irão reembolsar os passageiros.

      Pediu para eu retornar a ligar na segunda pela tarde que, ai sim, terão orientações concretas. No momento tudo é boato.

      AFF ¬¬

    • Gabriela

      Alguém tem algum posicionamento da pluna para voos em setembro? Liguei durante mais de uma hora mas a ligação cai sempre.

      • Por enquanto está tudo cancelado, vamos ver o que acontece na segunda-feira

  • Estou no aeroporto de Santiago com mais uns 15 brasileiros e nosso vôo foi canceladO. A posição da Pluna? Procurem outra cia para voltar ao Rio… E mole?!

  • Lucas Grifa

    E o pior… Acabei de receber uma promoção do Grupon para Argentina/Peru… E advinha a companhia aérea: Claro… Pluna!!!

  • que tristeza…

  • rafael

    quem comprou passagens pela submirano, existe alguma lei que obrigue o submarino a reacomodar a gente em outra CIA?

    ou eles podem simplesmente devolver o dinheiro da passagem?

  • Thiago

    A minha foi comprada no submarino viagens – acredito que assim ainda tenha alguma chance de ser realocado em outra companhia.

  • Bruna

    meu voo seria amanhã…falaram pra eu cancelar pois não tem previsão, nem sabem se vão transferir!

    Cancelei e comprei com outra empresa…cancelar minha férias planejadas a tanto tempo, nem pensar!!! Falta de respeito!

    Niguem avisa nada!

    Só fiquei sabendo pq fui fazer check in on line e não deu!

  • Saulo

    Entrei em contato com a submarino viajens, pois tinha viagem agendada para dezembro CTB – BAS, e a atendente me falou que a Pluna está não reacomodara passageiros em nenhuma outra companhia, apenas estão oferecendo o reembolso integral.

    E também apenas para quem tem passagem agendada para esse mês ( 7 ).

    No meu caso, devo entrar em contato novamente no mês 8, e caso a empresa não volte a operar, será me enviado o reembolso integral.

    O prazo do reembolso é de 60 a 120 dias.

    Putz, tomara que a empresa volte a operar, senão já prejudica as férias.

    Alguém sabe se isso que ocorreu com a Pluna tem algo haver com o golpe de estado que tirou o presidente do Uruguay do poder recentemente? Afinal, a Pluna era 75% do governo.

    • Thiago

      O presidente deposto é do Paraguai.

    • Esqueça esse prazo de 60 a 120 dias. Cancelei uma passagem comprada no Submarino, recebi essa informação e só vi o dinheiro 11 meses depois,isso porque entrei com uma ação no Juizado Especial.

  • Alexandre

    Pessoal,

    Seguindo a informação do Guilherme Reis, liguei no guichê da Pluna em Confins e o atendente me informou que apenas segunda-feira terão resposta quanto ao futuro da Cia. No entanto, ele aconselhou que, para aqueles que não quiserem ou puderem esperar, solicitem o reembolso do bilhete por meio do email clientes.br@flypluna.com e por meio dos telefones: 08008923080; 011 31564040.

    • Alexandre

      Ah sim…o prazo para o reembolso é de 2 a 5 dias.

      • Mariana

        vc acredita nisso?

  • Andre

    Falei com a atendente Kelly do Sub Viagens agora. A informação que ela me passou é que a Pluna não vai mesmo realocar ninguém, só reembolsar. Detalhe que meu voo (em agosto) está confirmado no sistema deles, se eu pedir o reembolso agora terei que pagar multa! Só poderei pedir o reembolso segundo ela nessa segunda ou terça feira! brincadeira… Submarino nunca mais.

  • Alessandro

    Thiago Creio que no momento da operação ser finalizada para compra ou reserva venha a barrar o cliente ou usuário.

  • Diego

    Entrei em contato como submarino e eles falaram que iam me reembolsar, porem no prazo de 60 a 120 dias

  • vitor tozato

    Recebi a devolução normal no cartão!! Entrei em ctt com Decolar q foi quem vendeu!! Nda de problrmas, mas foi bem próximo de qdo quebrou.

  • Diego

    Débora, se eu fosse vc não ficaria tao trankila nao, pq se até lah a Pluna voltar ao normal tudo bem, mas se eles continuarem em greve, vc vai ter problemas, e a situação lah ta grave e indeterminada. To querendo cancelar meu voo que é 11/09 com medo de dar esse problema na semana do meu embarque.

    • A Pluna não está apenas em greve, ela suspendeu mesmo suas operações. Ou seja, a menos que o governo do Uruguai mude de ideia ou surja um parceiro/comprador, nunca mais veremos voos da Pluna.

  • Josiane

    Pessoal eu tenho duas passagens para o dia 23/07.. liguei lá e perguntei como ficaria a situação me informaram que vão fazer a devolução de 100% do valor em 30 dias, perguntei sobre a possibilidade de realocarem em outra empresa, mas a menina falou que não estão fazendo isso… já era minha viajem, pois como está muito perto da data as passagens das outras companhias está muito caro..

    O que posso fazer além de pedir o estorno já que serei prejudicada, afinal minha viajem terá que ser cancelada.

  • Felipe Sant´An

    Liguei para a Pluna agora e me disseram que segunda feira vai ter uma reunião com o governo uruguaio, para definir o que será feito. Foi solicitado que eu aguardasse até segunda. Agora ferrou minhas férias no Chile…

  • Olá.

    Estou em Buenos Aires nesse momento e meu voo de volta, pela Pluna, seria no dia 8, domingo, Às 10h00 da manhã. Como eu, há dezenas de turistas por aqui sem saber o que fazer. Os telefones do call center disponíveis não atende. Fui até o aeroporto e fiquei lá por umas duas horas. Não dão qualquer informação no balcão da empresa. Apenas uma papel onde tem anotado o número do call center informado na web.

    Estou sem saber o que fazer…

    Abraços

  • Wilson Jr.

    Acabei de receber a ligação do meu agente de viagens e ele acabou de falar com o pessoal da Pluna, e segundo eles não vão realocar ninguém, somente reembolso. Tinha a minha viagem programada para dia 15/07 e tive que pedir o reembolso.

  • Patricia

    Tenho passagem comprada de Curitiba para Buenos Aires, em agosto, as qual já foi inteiramente todas paga. Inclusive já paguei o hotel em tarifa que não permite o cancelamento. Para não sofrer maior prejuízo (perda do hotel) e garantir a viajem, optei por comprar passagens pela Gol, que agora opera voo direto de Curitiba a Buenos Aires, inclusive com tarifa menor do que eu já havia pago na Pluna. Agora, vamos ver se haverá reembolso … Fico pensando no que será, agora, daquele maravilhoso aeroporto de Carrasco, pois creio que maioria dos voos que operavam lá eram da Pluna. É uma pena, gostava muito da companhia aérea, pelo voo direto que tinha de CWB/MVD.

  • messias

    a pluna nunca foi confiável,sou operador e nunca recomendei aquela empresa,ela já deixou todo mundo na mão outras duas vezes,uma das quais a falecida varig assumiu administração.os voos geralmente atrasavam,as passagens ficava caras depois das taxas,e a única coisa boa que ela tinha eram as aeronaves novas.agora que a gol saiu de cena só se pode ir ao chile de latam,ou aerolineas argentinas.o preço hoje já estava bem mais caro que ontem.adeus passageiro,daqui a uns dias o velho busu vai voltar a ser cotado.

  • Vitor J. Nunes

    Só para elucidar: "O Estado uruguaio é o único administrador da Pluna desde meados de junho, quando o fundo de investimento que detinha 75% da companhia abandonou sua participação após se negar a capitalizá-la. Uma agência estatal controlava a fatia de 25% restante". Folha de SP

  • Raquel

    Gente… Alguém esta conseguindo falar com o Call Center da Pluna?

    Toda vez que eu confirmo a opção que quero, a ligação cai.

  • Gui

    Eu tinha um vôo de Buenos Aires para Brasília hj pela Pluna. Resumindo em poucas palavras o que eu escutei dos atendentes no aeroporto e do call center: senta e chora. Nem devolução, nem realocação.

  • Eduardo Caballero

    Também enviei o email, mas sei lá. Tinha passagem comprada para MVD agora dia 09/07, e de lá para BsAs (e a volta).

    Quase acabou com as minhas férias, mas comprei outras pela gol, foi o jeito. Mesmo com esses empecílios, bora viajar!

    Uma pena isso acontecer com a pluna, principalmente o pessoal do sul!

  • Fernando Leite

    Como segunda-feira não estarei em Buenos Aires para um período de Estudo na Universidade, aproveitarei o final de semana para redigir uma petição e segunda-feira eu protocolo na justiça. Indenização moral e patrimonial. Vantagens de ser advogado. Os jornais estão dizendo que 80.000 pessoas foram prejudicadas, está mais parecendo um golpe financeiro, afinal isso beira R$ 80 milhões.

  • Wallace Dutra

    infelizmente (pra mim, por nao ter esta experiencia da cia aerea) nao voei de pluna (fui pra montevideo pela gol mesmo) e desembarquei em carrasco.

    do cone sul, eh o aeroporto mais bonito sem duvida ^^

  • Barbara

    Eu recebi o meu reembolso da Mexicana e também meus amigos que iriam juntos tb.

  • Rairane

    Nao tive problema com a Pluna, estava com a passagem de volta de Buenos Aires comprada pro dia 05, e não tive grandes problemas, mudaram meu voo pra uma companhia bem melhor e cheguei em Belo Horizonte com pouco tempo de diferença. É realmente uma pena essa paralisação da Pluna, pois tinha as melhores tarifas para viajar pela América do Sul!

  • Vitor Borges

    Tinha 04 passagens de Madrid para Barcelona com a Spanair em Fevereiro, mas ela faliu 15 dias antes. Felizmente, havia comprado estas passagens com a CVC (nunca compro por agência). Eles me reembolsaram, mas precisei comprar com a Iberia de última hora, pagando 3 pelo preço de 4. Ou seja, quem comprou por agência tem alguma chance, vai da política de cada agência.

  • Felipe Menegassi

    Também comprei pelo Submarino os trechos IGU-MVD e MVD-IGU nos dias 10 e 15/07. O Submarino vai me devolver o dinheiro em até 60 dias e não me permitiu tentar ser realocado para viajar com outra companhia. Eu estou imprimindo toda a documentação que possuo para acionar judicialmente a Pluna e a Submarino.

  • Lara

    Não consegui contactar ninguém… os telefones não atendem e o email retornou, tampouco me ligaram.

    Ia com a Pluna dia 8/7 para um curso em Montevideo, o jeito foi comprar em cima da hora com a Gol (graças a Deus tinham passagens com preços razoáveis ainda) e depois lutar pelo reembolso.

  • Lara

    No meu caso falei com a operadora do cartão… eles reembolsam até 60 dias da compra não realizada (contestação)

    A Pluna lançou mais um comunicado, informando que dará prioridade para voos de 6 a 9 de julho, para passageiros voltando ao país de origem, enqto isso os outros devem aguardar um novo comunicado.

    • Mariana

      aonde vc viu isso?

      • Lara

        O comunicado está no próprio site da empresa, e já foi divulgado aqui

  • Mariana

    Galera,

    consegui falar de 1º pelo tel, e infelizmente pediram para esperar até terça-feira. Enquanto isso as passagens em outras companhias subiram absurdamente, como estou desesperada acabei comprando…acho que eles vao demorar 1 ano para reembolsar todos

  • Tiago

    Paguei as minhas passagens de ida e volta (Guarulhos – Córdoba), a vista no boleto bancário, e os telefones da Pluna estão impossíveis. Acredito que não verei a cor deste dinheiro mais.

  • Eduardo

    Parece que as coisas estão querendo melhorar:

    Gobierno asignó puente aéreo a BQB por el fin de semana

    http://www.subrayado.com.uy/Site/noticia/14085/go

    Só não falam a respeito dos passageiros que já tem passagem comprada, mas acredito que ao autorizar esses novos horários, o governo uruguaio já deve estar pensando em realocar alguns passageiros…

  • Celso

    Uma pena! Os vôos que fiz de BH para Montevideo foram ótimos, direto, aviões novos e confortáveis, pontualidade dez, pessoal a bordo super bacana! E preços ótimos!! Tomara que a situação se resolva!

  • Eduardo

    TAM atende clientes em code-share com Pluna

    http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/servi

  • Rafael

    Eu comprei passagens de BSB-SCL pela Pluna para amanhã, 07/07, pelo submarino viagens… nossos vôos foram cancelados e o submarino disse que a única opção é o reembolso… o submarino não está realocando ninguém em outros vôos… falamos várias vezes lá hoje e não tem jeito… apenas o reembolso com 60-120 dias.

  • Igor – Poa

    Tempos atrás premeditei isso sem querer aqui no MD e me ironizaram, porque coloquei em dúvida a índole desta cia que cancelava muitos vôos em POA sem dar explicação alguma.Vai ver já estavam com sérios problemas financeiros e explodiu agora.

  • Victor

    Alguém conseguiu alguma informação sobre reembolso ?

  • Janaina

    Consegui falar no chat do Submarino Viagens. Eles garantiram que o valor será restituído 100% mas tem que ligar na central pra pedir e a central claro está congestionada.

  • Yago

    Será que eu consigo algum tipo de resposta indo no aeroporto amanhã?

  • Fabricio Silveira

    Estou indo 3 feira para Santiago. Deixo meu contato para que possamos trocar informações.

    silveira.fabricio@gmail.com

    Em Porto Alegre, no aeroporto Salgado Filho, nada de ver alguém na Pluna. Sem informações.

  • Thiago

    Comprei pela Decolar para o dia 19/07, alguém conseguiu falar com o call center da decolar?? (fiquei muuuuito tempo escutando musiquinha…várias vzs – ta parecendo que não atendem de propósito)

    • Raquel

      Comprei pela decolar pro dia 16/07.

      Liguei e eles falaram que é para aguardar até Terça, pois até agora o meu voo não está cancelado. Mas, se por acaso houver o cancelamento, eles devolverão o dinheiro.

      A pluna deu um prazo de 30 dias. A decolar de 60 a 120 dias.

  • Lara

    Pena que é somente para voos entre Montevideo e Buenos Aires

  • Thiago Rodrigues

    Última notícia, que interessa especialmente àqueles que, como eu, deveriam retornar com a Pluna nesse final de semana:

    TAM, LAN e Aerolíneas Argentinas se encarregarão do retorno de passageiros
    http://m.elobservador.com.uy/noticia/227657/el-es

  • Kandice

    aonde tu conseguiu essa resposta? tem gente falando que demora horrores..

  • MARIANA

    Consegui falar com um atendente da pluna, diz ele que terça de manhã a empresa fará uma reunião para decidir o nosso futuro – se seremos relocados ou teremos nosso dinheiro de volta.

    Alguém me diz como alguém pode esperar até terça pra saber se vai viajar NA QUARTA?

    Que lástima…

  • André Pessoa

    Você tem salvo engano 6 meses para solicitar o estorno ao seu cartão de crédito. Se eu fosse você, faria isso imediatamente e já procuraria passagens em outra companhia.

  • Gustavo

    TAM atende clientes em code-share com Pluna:

    http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/servi

  • Silvia

    Vitor, como vc fez para receber o reembolso no cartão? Tb comprei pela Decolar e estou desesperada, porque preciso voar pra Buenos Aires dia 12/07!! Se puder me passar as informações eu agradeço muito!!!

    Meu email é sct.silvia@gmail.com

  • Gui

    Guilherme e Bernardo, eles só estão colocando em outros vôos os passageiros que já estão viajando e tem a volta marcada até segunda-feira. Já fui até lá, briguei, gritei (tive que entrar na fila pq a quantidade de gente querendo brigar era grande), liguei no call center e não adiantou nada. Tive que comprar outra passagem por outra companhia, só que como foi em cima da hora paguei o dobro do preço.

  • Lara
  • Diego

    Yago, consegui falar no chat do submarino e eles se prontificaram a devolver meu dinheiro de 60 a 120 dias depois q a pluna autorizar o reebolso.

  • Gui

    Gustavo, não é bem assim. O que me falaram no guichê da Pluna em Buenos Aires é que nenhuma companhia está aceitando realocar passageiros da Pluna, já que elas não tem a garantia de que vão receber uma vez que a Pluna tá quebrando.

  • Lara

    Consegui ligar no 0800, e a atendente me informou que agora não é possível pedir o reembolso e nem realocar os passageiros em outros voos. É necessário esperar áté segunda feira dia 09/07, após a reunião que acontecerá para decidir o futuro da empresa e dos passageiros lesados.

    Como conseguii comprar passagens pela Gol na sexta feira (ontem), minha viagem não foi prejudicada. Minha preocupação agora é com o reembolso, porém, como já disse acima, a operadora do cartão de crédito me garantiu que pode ser realizado o estorno.

    • Lara

      Ahh, minha viagem é de 8 a 12/07 de São Paulo para Montevideo

  • Gisele

    Estou no aeroporto de Montevideu agora e não há nenhum voo para o Brasil, nem pela Gol, Tam ou Aerolineas. Existem 40 funcionários dando assistência, mas todos já foram demitidos, os outros 860 funcionários estão fazendo o acordo com a companhia no piso inferior. O que conseguimos, eu e meu marido, pegar um BuqueBus para Buenos Aires e de lá um avião para São Paulo, mas só amanhã ás 16h00, eles não podem pagar nada, tdo por conta do cliente.

  • Gisele

    Sobre reembolso, os funcionários pedem para entrar com ação no Brasil, mas como a empresa era estatal pode demorar muito para receber, mas em off "se recebermos".

    O aeroporto está calmo, só não tem passagens para lugar nenhum, quem quer comprar está comprando para terça-feira e pagando $3000, quem como eu não quer pagar nada, irá de buque até Buenos Aires e de lá irá de Aerolineas para São Paulo.

  • Diego Nascimento

    Comprar passagens por outra companhia aérea quem já tinha comprado pela Pluna.

    E chover processos para Pluna, Decolar, Submarino Viagens…

    SIMPLES ASSIM 😉

  • Alexandre Fagundes

    Amigos, tenho passagens compradas pela Pluna e hotel reservado para a semana de 23 a 27/07. Se alguem sabe como resolver este meu problema, por favor, me mandem um email: isogab.engenharia@hotmail.com

    Alexandre Fagundes

  • Guilherme

    ola ,

    eu estou aqui nao pra reclamar

    e sim infotrmar

    eu estava trabalhando ate ontem na pluna de curitiba

    e a triste noticia nos veio , de uma forma

    muito estranho ,

    pois ninguem esperava isso

    mais eu so tenho que avisar a quem comprou as passagens para pluna tenha paciencia

    pois nenhuma compania esta aceitando passageiros pluna

    em virtude da falencia

    participei das reunioes de ontem

    e mesmo assim nao teve como

    o jeito é partir para procon

    Desculpa algo

    mais nao temos culpa desse transtorno

    • Guilherme, obrigado por compartilhar essas informações aqui no Melhores Destinos!

  • Alexandre

    Marina…infelizmente não acredito mesmo…mas quem me passou esta informação foi o funcionário da Pluna do aeroporto de confins.

  • Alexandre

    Kandice…foi um funcionário da Pluna no aeroporto de Confins/MG quem me deu esta info. Mas não acredito muito nela não…

  • Yago

    Depois de MUITO tempo na fila de espera do chat do Submarino, consegui uma resposta. A atendente disse que como a Pluna não está reacomodando, a devolução dos valores é integral, e já solicitou o estorno pra mim. E que o prazo de segurança é de 60 a 120 dias. Só NÃO esqueçam de pedir o número de protocolo e tirar print de tudo que ela falar. É isso aí, menos mal que a minha viagem é pra novembro e da pra juntar um pouco de dinheiro e viajar pela Tam. Difícil vai ser encontrar voos no mesmo horário que eu tinha comprado (que pra mim eram os horários perfeitos).

  • beto

    só pra constar: empresas estatais e governos também dão calote. só perguntar para quem investiu em títulos do governo argentino no passado ou, mais recentemente, títulos gregos.

    a empresa estar na mão do governo uruguaio agora não garante nada. além do mais, acho que seria difícil pro governo uruguaio justificar pros contribuintes uruguaios dar reembolso pra quem comprou passagem de uma empresa nem era estatal na época da compra da passagem.

  • beto

    débora, como comentaram, voo da pluna não vai ter mais. mas, me parece, o seu caso é diferente: vc comprou um pacote com a CVC que tem passagem pro Chile. nesse caso, a CVC deveria te colocar em outro voo pro chile com outra companhia. eu correria já pra pedir que eles fizessem isso, antes que os assentos acabem, vc nao deve ser a unica nessa situaçao.

  • beto

    e, pra quem interessar, este artigo em espanhol explica a quebra repentina da Pluna.

    Tem a ver com a quebra da Varig (que foi dona da Pluna um tempo) que deixou muitas dívidas trabalhistas. E agora alguns ex-trabalhadores da varig conseguiram uma sentença inicial cobrando da Pluna o que tinham a receber da Varig, usando o argumento que as 2 eram parte da mesma empresa.

    Isso assustou o governo uruguaio, pois achou que poderia vir uma enxurrada de processos similares de ex-empregados da varig e que a justiça no Brasil pudesse determinar o arresto de avioes da pluna quando no brasil.

    Pra evitar isso, o governo uruguaio achou melhor liquidar a companhia:
    http://m.elobservador.com.uy/noticia/227679/quieb

  • Sergio

    Pagamos encargos ao comprar passagens pelo submarino, decolar e outros. E quando acontece algo deste tipo eles apenas disponibilizam o reembolso. E todas as despesas como passeios, hoteis, ingressos que já pagamos? E o pior e a diferença do valor das passagens que teremos que pagar por comprar em cima da hora? No meu caso comprei novamente passagens pelo submarino passagens para tentar reaver na justiça essa diferença. E vocês? o que pensam em fazer? Consegui falar agora com a central do submarino e já solicitei o estorno das passagens da Pluna! Só para lembrar foram 3 dias deixando o tel no viva voz para conseguir falar com essa B2W, isso é uma vergonha!

  • Fernando Leite

    Bom, mandei um email para o governo uruguaio, escrevi no assunto: Pluna e escrevi uma unica palavra: Verguenza

    Quem quiser o email do presidente uruguaio é comunicacion@presidencia.gub.uy

    Acabaram com a empresa para nao honrar divida com a Varig, uma vergonha.

  • Gabriel

    Mariana, tbm tenho passagem comprada de Buenos Aires para BH quarta-feira!

    Estou hà 15 dias aqui na Argentina e o tel do Call Center saiu do ar!

    Amanha vou ate o Aeroparque de Buenos Aires para ter alguma noticia!

  • Gisele

    Consegui chegar no Brasil agora, tive que comprar uma passagem pela Gol pagando em dólares, a Pluna não conseguia acoplar nenhum passageiro, ninguém permitia, o q os funcionários da Pluna no aeroporto de Montividéu disseram: a empresa fechou, já fizemos acordo para receber por 5 meses o seguro desemprego.

    Duas passagens pela Gol custaram 660 dólares.

  • Wilson

    Bom dia gente…. To precisando de uma ajuda de vocês, já que nunca passei por essa situação e estou sem reação no caso. Meu vôo, pela pluna, sairia no dia 15/07 com retorno em 25/07 de buenos Aires. A única coisa que a pluna ta oferecendo e devolução do valor pago entre 60 a 120 dias. Eu aproveitei as milhas que tinha e comprei um novo vôo de volta pela tam, mas não tomei nenhuma ação quanto a ida. Vcs acham que o problema será resolvido antes do dia 15 ou me aconselham a comprar a ida também? Não sei o que fazer, ta muito caro as passagens e to com medo de encarecer ainda mais e fica no prejuízo. Vcs tem informacoes de alguém que tinha viagem ontem ou anteontem que foi realocado? Me ajudem a pensar!

    • Wilson, devemos ter novidades com relação à Pluna amanhã, mas não há muita esperança de que volte ao normal até o dia 15.

  • Daiana

    Comprei 2 passagens destino Buenos Aires para agosto pelo submarino e fiz o procedimento de reembolso integral sem problemas pelo call center. Agora é só aguardar de 60 a 120 dias.

  • Douglas

    Bom eu vou esperar até amanhã, já esperei até agora mesmo. Afinal creio que depois da reunião do Governo Uruguaio espero ter notícias + concretas. Tenho passagens para 01/08 e vou pedir estorno no cartão de crédito no máx. até terça-feira e comprar de outra empresa aérea.

  • Bianca

    Lucas, comprei passagens pela tam para esse mesmo dia, pra que já tem passeios e hotel pago é melhor a fazer

  • GABRIEL

    Pessoal, estou no mesmo barco . Mas comprei minhas passagens via DECOLAR o que obriga ( acho) o reembolso. Hoje mesmo ja liguei para eles e estou com o protocolo de cancelamento. Porem tive que comprar as precas em outra CIA Aerea , pois todo mundo esta migrando e esta um caos.. Espero que sejamos reembolsados.

  • GABRIEL

    Pessoal eu fiz meu cancelamento e estou no aguardo do reembolso . Imagina ficar no exterior sem poder voltar ao Brasil.

  • Carol

    O problema vai ser executar a sentença contra empresa estrangeira falida… O famoso ganha mas não leva… Nessas horas não adianta muito ser advogado não… Melhor mesmo era ser padre =) Começa a rezar…

  • Carol

    Idem

  • Syntia

    Estou na mesma situação,tinha passagens para o Chile para 19/07 e volta para 27/07,não consegui contactá-los por nnhuma das opções que oferecem.O jeito foi comprar novas passagens pela Latam com preços altíssimos e tentar receber o valor das passagens.A pergunta é:como fazer para enttar em contato com a Pluna já que os tel não atendem?

    • simone

      Douglas,

      Tenho encontrado resistencia para o cancelamento junto ao cartão de crédito.

      Ele me informam que o cancelamento ter que ser solicitado pela pluna. Mas a pluna faliu.

      Ainda não foi debitado a primeira parcela no meu cartão e minha viagem é, digo, era para novembro. Como devo proceder?

      Meu cartão é do banco do brasil.

      • Juliana

        Vc tem que abrir um pedido de desacordo comercial no cartão, por serviço não prestado.

        • simone

          Depois de inumeras tentantivas, ligando e falando com diversos, digo, diversos atendentes do bb. No sabado foi aberto um pedido de cancelamento, mas eles não me deram garantias que seria cancelado, pois preciso de um documento emitido pela pluna pedido o cancelamento da transação.

          E olha que enviei os meus etickets e vários link da net informando o que está acontecendo com a pluna.Acho que eles não entenderam a frase "

          • simone

            Frase " A Pluna Faliu"

  • Helena

    Consegui pedir meu reembolso na Decolar.com. A atendente disse que para ser reembolsada teria que pedir o cancelamento da passagem….Detalhe,ao fazer isso, terei que arcar com a multa pelo cancelamento?

  • Marta

    Trabalho na empresa Pluna na cidade do Rio de Janeiro no aeroporto do Galeão, garanto pra vocês que a empresa será fechada. Já estão demitindo os funcionarios, eu fui demitida ontem, e agora só estão ficando os funcionarios destinados a esclarecer as dúvidas dos clientes.

    • Marcellus Lima

      Sinto mais por voce perder o emprego do que por mim perder a viagem. Mas vc vai conseguir receber as indenizações pelo menos::: Espero que sim. Estou muito desapontado muito mais pela viagem do que pelo dinheiro!!

  • Ingrid

    Eu acabo de cancelar minha passagem, ia para Santiago no dia 20/07. A Decolar me disse que o reembolso ocorre entre 30 a 120 dias. Vou entrar no Procon de qualquer forma. Fui informada também que a Pluna disse que todas as passagens até 31 de agosto devem ser canceladas. Boa sorte a todos nós.

    • simone

      E para quem iria viajar depois de 31/08/12?

  • Marcellus Lima

    Olá pessoal. Sou mais um na multidão. Mais uma vítima da massa falida da Pluna. Liguei hoje para o call center de Sáo Paulo e fui informado que somente amanhã a Pluna divulgará um comunicado oficial sobre o que vai acontecer com quem tem passagem comprada e ainda não viajou. Tenho bilhetes CNF-AEP para o dia 19 com retorno dia 25 de julho e não sei mesmo o que fazer. minhas passagens foram compradas em março pelo site e pagas em abril, sem parcelas, tudo de uma vez. Tenho um apartamento alugado para esse período em Buenos Aires. Estou extremamente desapontado e com a sensação de que alguém deveria estar fazendo alguma coisa. Pela data da minha viagem, vocês acham que eu deveria esperar mais ou registrar isso no procon: Já pensei até em ir ao aeroporto de confins, mas acho que vou dar com a cara na porta!!! Continuem postando atualizações por favor. Abraços

    • Jean

      Olá Marcellus;

      Estava com data marcada exatamente para o mesmo dia que você (ida 19, volta 25), só que partindo de Porto Alegre.

      No meu caso, por estar bem mais perto geograficamente, ainda tenho a alternativa de ônibus (17 horas de viagem), o que certamente irei fazer para não perder as diárias do hotel.

      Eu mandei e-mails pra Pluna hoje e recebi de volta duas respostas distintas: 1ª) informando pra aguardar o pronunciamento oficial da empresa "nos próximos dias" sobre a devolução do dinheiro (secretaria.sao@flypluna.com) 2ª) Informando que o assunto deve ser tratado no call center (clientes.br@pluna.com), cujos números obviamente não respondem.

      Mas uma coisa é certa: não guardem esperanças de serem realocados, a empresa pelos contatos e pelos sinais que está emitindo nem cogita isso.

      O que me revolta é que a empresa era propriedade do Governo uruguaio, e eles estão se fazendo de desentendidos, como se nada tivessem a ver com a história, implementando um calote vergonhoso para o povo uruguaio.

      Vamos aguardar que devolvam os valores, o que acho muito difícil. Estou guardando os documentos para futura demanda judicial, assim que a empresa que suceder a Pluna botar suas patas em solo brasileiro vou ajuizar uma ação visando o ressarcimento dos valores e o pagamento de indenização por danos morais.

      Abraços

  • Marcellus Lima

    Estou indo AGORA para o aeroporto tentar algo no guichê da PLUNA .. se mais alguem de BH estiver na mesma situação, vamos fazer um motim lá e ver no que dá!!!

    • Diego

      Marcellus, assim que puder publique o que vc conseguiu no guiche da pluna, tbm estou na mesma situacao

  • Luciana

    Enviei um email solicitando cancelamento… mas nao tive nenhum retorno..

    • simone

      Eu também.

      • Luciana

        tentei cancelamento pela Amex, mas fui informada que eles nao tem permissão p fazer isso… aí lascou!

  • Emerson

    No guichê da Pluna em Curitiba me informaram que nenhuma outra cia aérea está aceitando os passageiros da falida.

    A coitada da atendente, que provavelmente não receberá seu salário, disse que o melhor é comprar outra passagem e depois buscar reembolso do governo esquerdista uruguaio.

    Liguei para a administradora do cartão hoje e se recusaram a cancelar o pagamento. Disseram que somente a Pluna pode cancelar. Alguém sabe como podemos cancelar esse pagamento nos cartões?

  • Débora Camilo

    Pois é, Beto, isso já está virando uma tormenta na minha vida…

    A primeira opção que a CVC me deu foi um voo sem escalas, onde eu teria que pagar 522 reais a mais.

    Não concordei.

    Depois sugeriram um novo destino.

    Também não concordei, afinal, minha viagem está programada e paga há mais de 4 meses.

    Por último, e que me deixou desolada foi a devolução do dinheiro pago pelo pacote… O que também não concordei.

    Agora, ficaram de me passar a resposta definitiva amanhã. dia 10/07.

    A única coisa que quero é ir para Santiago e acredito que a CVC irá responder de forma positiva a toda essa crise, afinal, é uma grande empresa.

    Estou confiando na competência da equipe que está tratando do meu caso.

    Obrigada pelas informações.

    Débora

  • simone

    Vale apena ajuizar uma ação agora???

  • simone

    Acho que vamos ter que literalmente pagar o pato.

    • Juliana

      Simone, liga no cartão e pede para abrir uma solicitação de desacordo comercial! Só diga isso! Com a Luciana deu certo!

    • simone

      Juliana,

      Vou esperar o prazo de 5 dias uteis.

      Caso o cartão não estorne, vou acionar o cartão na justiça.

      Valeu pela dica!

    • Luciana

      Simone, abra um pedido de desacordo coemrcial! é na hora!!! qdo desliguei o telefone já consultei minha fatura em aberto e estava la o estorno no valor certinho, inluindo IOF que paguei! vale a pena demais!

  • Rafael

    Ingrid,

    você ligou para a Decolar e eles garantiram o reembolso, é isso? Pq eu não consigo falar com eles nem por nada.

  • Geórgia

    Tinha passagens pela Pluna saindo de Porto Alegre para Buenos Aires, dia 25 e Julho e voltando dia 01 de Agosto para duas pessoas! Já comprei passagens pela GOL, caso contrário teria qque pagar o pato do apartamento alugado em BsSs..tento ligar no Call Center e nada…vou tentar estorno pelo cartão de crédio! Paguei 952 reais a vista…

  • Ludmila

    Viagem marcada para duas pessoas pela Pluna dia 16/07 até 23/07 de BSB para Santiago, compras feitas pelo site R$ 2.865. Acabei de ligar na Pluna e tb tive a informação que somente amanhã. No cartão HSBC também não fizeram o cancelamento, alegando que tem que ser a Pluna a solicitar o cancelamento. De qualquer forma já fiz uma juntada de documentação e vou entrar diretamente no Juizado, inclusive tb vou tentar através da justiça que o valor do cartão não seja repassado para a Pluna, uma vez que não tive o Serviço Prestado. No meu caso até agora perdi somente esse valor de R$ 2.865. Agendei outra viagem para outro destino.

    Infelizmente o nosso Brasil com seus órgãos reguladores deveriam estar atentos a esse tipo de Cia Aérea. Vivo ainda em um país de 3º mundo aonde quem paga o pato é só o consumidor e o pior é que não sinal de melhora. Boa sorte a todos.

  • Geórgia

    Estou tentando ligar para o Call Center e ou dá ocupado ou ninguém me atende! Tinha passagens de POA a Buenos Aires do dia 257 ao dia 018.. Não aguardei decisão da Pluna, comprei novas passagens pela Gol e entrei com pedido de estorno de compra pelo Cartão de Crédito! Estou no aguardo…Espero receber de volta meu dinheiro! Até nas férias a gnt tem que se estressar!

  • Jean

    Falei agora com o 0800 da Pluna.

    Em bom portunhol me foi dito:

    1) Não há nenhuma definição sobre o reembolso, relocação;

    2) A solução depende da deliberação do parlamento sobre a alteração na lei uruguaia que vai permitir uma liquidação diferenciada da Pluna.

    3) Após essa deliberação é que se vai definir algo sobre o reembolso.

    Ou seja, aqueles – que como eu – pagaram a passagem diretamente à Pluna muito dificilmente terão uma solução.

    Abraços

  • Juliano
  • Geórgia

    Liguei no call center, eles ainda não tem uma posição! Pedem QUE TODOS MANDEM EMAIL COM A RECLAMAÇÃO PARA O GOVERNO URUGUAIO CUJO ENDEREÇO SEGUE: AdmDocumental@mintur.gub.uy ( o A e o D são maiusculos mesmo, segundo a moca que me atendeu) VAMOS TODOS MANDAR EMAIL PARA QUE O GOVERNO TOME UMA DECISÃO!!

  • Luciana

    Gente, eu consegui! Graaaaaças a Deus!

    Liguei no Amex e abri um pedido de desacordo comercial, e já verifiquei a parcial da minha fatura e consta um estorno no valor da minha compra com IOF inclusos!

    • Luciana Martins

      Vc conseguiu o estorno das faturas que vc já pagou??

      • Mateus

        Voce tinha comprado direto com a pluna ? Por boleto bancario ?

        • Luciana

          Oi, comprei atravez de cartão de credito pelo site da pluna, e minha fatura já havia sido paga sim!

          • Luciana

            Gente, se alguem quiser detalhes, me mandem email que eu respondo! luciana.leime@gmail.com

            Tô mega feliz!!!!!

  • Bianca

    Você conseguiu o estorno com o cartão???

    • Lara

      Ainda não,pois estou viajando e faltam dados p anexar. Mas o prazo eh que de ate 60dias da compra… Nao sei se vou conseguirl, já que comprei direto no site daPluna, mas tentarei

  • Bianca

    Consegui passagens para uma data parecida com essa pela TAM, se você não quer prejudicar sua viagem compre logo, pois sinceramente você confiaria em viajar de Pluna em meio a todo esse tumulto?

  • Bianca

    as datas da minha passagem são 17/7 a 24/7! Ficaram 200 a mais que as da Pluna

  • Janaina

    Com muito custo consegui falar no chat on line do Submarino Viagens e eles me garantiram que em até 120 dias devolverão todo o dinheiro, inclusive com taxas. Ainda bem que pela primeira vez comprei pelo Submarino e não direto da companhia como sempre fiz. Minhas amigas que compraram direto pela Pluna não estão tendo o mesmo sucesso para realizar contatos.

  • Ronaldo

    vejam o que está no site da pluna: https://flyclub.flypluna.com/index.php?fuseaction

  • Nirlene Alves

    Não caia nessa….

  • Tania Lima

    Gente pior sou eu que comprei a vista as passagens,assim como tenho o hotel pago.Nâo sei que decisão tomar,se peço reembolso logo,ou se aguardo alguns dias por uma posição da Pluna.De qualquer forma,caso seja preciso optar pelo reembolso,pelo prazo que estão falando em e-mails anteriores,acho que terei que entrar com uma ação por danos morais e materiais.O que vcs me aconselham no meu caso específico de pagamento à vista????

  • Nirlene Alves

    No Aeroporto de Carrasco (Uruguai) não consta mais nenhum voo da Pluna.

  • Nirlene Alves

    Boa sorte Marta!!!

  • Rafael Bertola

    Eu aconselho a tentar cancelar o valor na operadora do cartão.

    Ligando na Pluna, pediram para entrar em contato com o Ministério do Turismo pelo email: admdocumental@mintur.gub.uy

    Dúvido que devolvam os valores..

    Perdi as minhas férias, devia entrar com uma ação contra eles mas não tenho idéia de como fazer.

  • Bianca

    Meu caso é o mesmo, já estava com o hotel pago e comprei novas passagens, não acredito que essa situação possa ser revertida, deve-se tentar o estorno no cartão de crédito por desacordo comercial

    • Mateus

      Pior que eu ngm, fiz o pagamento por boleto bancario… tambem ja comprei novas passagens.. e vou tentar o reembolso mass ja to desanimado. comprei direto do site…

  • Luciana

    Olá! muitos estão me mandando emails comentando que tentaram pedir desacordo comercial e a adm de cartão está informando que isso não poderá ser feito, ou que será analisado. Diante disso liguei novamente na adm no meu cartão e fui informada que cada análise depende do tempo da compra, a minha foi feita em junho e a fatura paga dia 01/07, então o repasse para a empresa ainda não foi feito, por esse motivo o meu foi feito e tive retorno durante a ligação.

  • Lara

    Eheh isso q farei as

    sim q chegar ao Brasil!!

  • Fer

    Tentei o Dsacordo e nao funcionou,ainda tenm 2 parcelas a pagar,estou indignado,falei na pluna e falaram para eu ir ate a loja em Sp mas tenho certeza que vai ser perda de tempo,processar?so se for a agencia,pq mesmo que a gente ganhe quando vao pagar isso?tenho passagem pra sexta agora e uma semana paga em vale nevado.Pais de merda esse que a agente vive

  • Bianca

    Eu li em um informativo da ANAC que o consumidor tem direito pelo menos do cancelamento das parcelas não pagas!

  • Renato

    Esta confusão toda porque dois ex-funcionários da Varig resolveram cobrar da Pluna dívidas trabalhistas milionárias. Enquanto isto a Varig continua voando como se não tivesse nada com isso e a nova dona aproveitando da quebra da Pluna.

  • Murilo

    Tbm comprei pela Decolar.com com destino para Buenos Aires, eu e meu amigo que vai comigo iremos até o Aeroporto no dia da viagem e vamos tentar embarcar…

  • Murilo

    Galera alguém aí comprou passagens para BUENOS AIRES no dia 12/07 saíndo de GUARULHOS?

    estou perdido sem saber oque fazer, mas eu e meu amigo de viagem vamos até o Aeroporto tentar pegar outro voô

    Por favor, quem tiver essa mesma viagem marcada e puder me ajudar dizendo oque vão fazer ficarei muito grato.

    Obrigado.

  • Juliana

    Murilo, se vc quiser mesmo viajar, vc tem que comprar as passagens por outra companhia! Não adianta ir sem passagem e tentar embarcar, pq não terá ninguém da Pluna lá.

  • Juliana

    Gente, o Amex está estornando os valores. No meu caso, comprei em

    Junho e ainda não pagaram a Pluna. A atendente falou pra eu pagar a fatira descontando o valor das passagens.

  • Ana Elisa

    Estou na mesma situação, e n consegui q o cartão estornasse o pagamento….

    O meu voo é hj…

  • Wilson Jr

    Saiu essa noticia:

    Operadoras de cartão de crédito – O Procon Porto Alegre notificou nesta quarta as operadoras de cartão de crédito, para que promovam o cancelamento ou o estorno dos valores pagos com passagens pelos passageiros da empresa Pluna. Para obter o reembolso, o consumidor deverá entrar em contato com a sua operadora, a fim de que esta efetue a devolução do despendido com bilhetes da Pluna.

    “Caso o consumidor não obtenha junto à empresa de cartão de crédito a devolução do que foi gasto com a Pluna, ele deverá comparecer ao Procon Porto Alegre, que fará abertura de um processo administrativo contra a operadora, podendo este último redundar em multa proporcional ao faturamento da empresa”, alerta a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira.

  • lucas de Freitas

    E aqui no Rio de Janeiro, será que funciona ir no procon? Dividi em 5 vezes, já me cobraram 2 parcelas e o Bradesco disse que n tem nada com isso, que eu me revolva com a Pluna. Que faço?

  • Wilson

    Lucas,

    Sinceramente não sei, pois isso é para porto alegre e sou de sP.

    Tabém comprei em 5 vezes e já paguei 3, as outras pedi o cancelamento por desacordo comercial, mas ainda não recebi resposta.

    Quanto ao reembolso é uma duvida ainda maior.

  • lucas de freitas

    Tb pedi cancelamento por desacordo comercial. Eles (bradesco) me pediram para enviar um e-mail para com os e-mails não respondidos da Pluna. To esperando pra ver no que dá…

  • Lara

    Acho que não se deve desistir…

    Eu consegui o estorno, a atendente me informou que era para pagar a fatura descontando o valor das passagens. Mas tive que ligar 2 vezes na operadora do cartão pq a primeira moça não sabia de nada e disse que esse problema eles não resolviam; liguei de novo e já fui esbravejando, mas a outra moça soube me orientar.

  • pedro

    putss tava na caraaa …eles estava dando passagens quase de graçaa!!!

    ajudou muita gente viajar !! haha

  • pedro

    tomara que vcs sejam ressarcidos e não tenham q entrar na justiça ….se a justiça brasileiraa e lenta vc imagina a uruguaia ……….

    olha sinceramente, não éra a melhor empresa do mundo não

  • antonio

    Que saudades da Varig. Estrela brasileira no ceu azul…, varig, varig varig!

    Pluna – o nome tem tem uma origem chique: PRIMERAS LÍNEAUS URUGUAIS DE NAVEGACIÓN AEREA.

  • Marcos Rodrigues

    Comprei dua passagens pela pluna com a decolar.com ao chegar no dia marcado para o voo fui informado que a compania não estava operando mais, procurei todos os tipos de informação no aeroporto enenhuma enconteri e não consegui canselar a compra o que fazer tinha assuntos inadiaves em buenos aires o que fazer. obrigado aguardu um resposta

  • talita barbosa lima

    oi galera

    se alguém puder me ajudar….

    comprei minha passagem na internet no cartão de credito em março foi um voo múltiplo chile x rio x Buenos aires sendo que os dois primeiros eu já utilizei, falta agora o voo p Buenos Aires que será dia 29/09 se alguém puder me ajudar desde já agradeço…..

  • Lara

    Talita, acho que a sua única solução é pedir o estono do valor deste trecho que vc não usará (pois a empresa faliu e acho quase impossíel vc ser colocada em um voo de outra companhia). Ligue na sua operadora de cartão de crédito e converse com eles sobre a possibilidade de contestação por desacordo comercial

  • greice

    gabriel, tambem comprei pela DECOLAR, vc conseguiu resarcimento?

  • greice

    bem pessoal, assim q comprei as passagens,

    dia 05/07/2012 , uma semana depois fiquei sabendo da falencia.

    comprei pela DECOLAR.COM e tao logo entrei em contato para evitar q fosse debitado no cartao.Me orientaram q seria ressarcida em ate 120 dias, ou ate terminar de pagar as passagens- dividi em 5 parcelas.

    Mas hj vendo mais atentamente, comprei as passagens no dia 05, sendo q dia 04 de julho a empresa ja tinha decretado falencia.ou seja, a DECOLAR dEVERIA ter inibido a funcao de compra deste companhia, evitando q novos clientes pudessem ter transtornos futuros e nao o fez!bem, esta claro q a DECOLAR agiu de MÁ FE!Pretendo acionar a Justica!

  • Davidson de Souza

    Incrível!

    A decolar.com nada avisou!

    Comprei um pacote em 24/04/2012 para embarcar hoje, 13/09/2012, com retorno para 17/09/2012 levei um susto quando entrei no Aeroporto Internacional do Rio e soube que a Pluna havia falido!

    Decolar.com, a gente se vê em uma das Varas Cíveis aqui do Rio. Até breve

  • Daniel

    A Submarino leva 120 dia p/ devolver o dinheiro. Alguém já recebeu? Ela é co-responsável pela viagem e se não devolver, é entrar na justiça, ganha fácil. Se vc comprou outra passagem, mais cara, para o mesmo destido, devido ao cancelamente, também poderá solicitar, judicialmente, essa diferença.

  • Lucas

    Fiz contato hoje com a Submarino e eles ainda não tem previsão de reembolsar os valores. Vou esperar mais um mês e se não houver novidades vou entrar com um processo judicial. Alguém recebeu algum valor?

  • gleiciene

    Lucas, tbm não recebi da submarino viagens, fez 120 dias, eu não vou esperar mais, vou entrar na justiça