Pedido de passaporte será simplificado a partir de dezembro

João Goldmeier 29 · novembro · 2017

O Governo Federal anunciou que os pedidos de emissão de passaporte serão simplificados a partir de dezembro. A medida, que será implementada gradualmente a partir do mês que vem, diminui o rol de documentos a ser apresentado junto ao requerimento.

Deixará de ser obrigatória a apresentação da certidão de quitação eleitoral, do serviço militar e do comprovante de pagamento da taxa de emissão, já que os agentes da Polícia Federal poderão consultar tais informações diretamente em um banco de dados da Casa Civil.

Permanecem obrigatórios a identidade (ou certificado de naturalização), passaporte anterior e CPF.

Vale lembrar que é só o comprovante da taxa que não precisa ser apresentado, mas os R$ 257,25 continuam sendo de pagamento obrigatório.

Autor

João Goldmeier - Editor
  • O comprovante de pagamento eu creio que não precisa faz tempo, apesar de aparecer no rol de documentos solicitados. Até porque você apenas consegue agendar uma data no sistema após o pagamento. Renovei o meu em setembro, não levei e não falaram nada.

    E já estava mais que na hora de abolir a certidão de quitação eleitoral e do serviço militar, haja vista que qualquer pessoa pode consultar essas informações online.

  • Guilherme

    Esse certificado de quitacao eleitoral eu levei e nem olharam, e olha que fui renovar o passaporte semana passada. O comprovante de pagamento eu nao levei, afinal ta no sistema que foi pago.