O que você acha dos sites das companhias aéreas brasileiras?

Leonardo Marques 8 · janeiro · 2009

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Já não é de hoje que quero escrever sobre os sites das companhias aéreas brasileiras, é impressionante como ainda deixam muito a desejar, especialmente o site da Webjet e da OceanAir.

O site da Webjet 90% das vezes que acesso ele não carrega, está sempre super lento e olha que tenho uma boa conexão adsl.  O da Oceanair vai na mesma linha, eu acesso todos os dias e praticamente nunca consigo entrar da primeira vez, o site sempre está muito lento e acabado desistindo de esperar abrir.

Essas duas companhias vendem passagens a preços  muito competitivos mas infelizmente pela péssima qualidade dos seus sites as pessoas estão deixando de comprar passagens com elas, quando será que vão perceber?

A Azul chegou com um site muito mais fácil de ser utilizado porém cheio de erros, muitos erros mesmo, mas como é o começo vamos esperar mais uns dois meses para saber se está bom, pelo menos todas as vezes que entrei nele estava no ar e rápido.

O site da TAM é o único que não tenho crítica a fazer, ele podia sim ser melhor mas o site funciona bem, está sempre com bom desempenho e nunca tive problemas com erro nele.

O site da GOL já foi o melhor site de companhia aérea no brasil, na minha opinião claro, mas assim como a companhia ele deu uma caída. Em 2008, por duas vezes eu deixei de comprar passagens aéreas na GOL por problema no site.

Da primeira vez o campo nome do passageiro não cabia meu nome completo, e olha que meu nome não é grande, aí o site tentava verificar meu CPF no site da receita federal e como meu nome estava diferente não permitia que eu comprasse, diante desse deslise absurdo eu optei comprar em uma outra empresa.

Meses depois fui comprar outra passagem na GOL e dessa vez conseguia fazer o processo de compra quase todo, mas depois de fornecer até os dados do cartão de crédito ele me mostrava aquelas letrinhas distorcidas(captcha) e quando eu digitava dava um erro genérico e mandava digitar novamente, mas não tinha solução. Falei então com a atendente online que fez um atendimento ridículo e não sabia me dar solução, perguntei onde poderia reclamar e ele me indicou o fale conosco no site, fui lá no fale conosco e reclamei mandado até o erro em anexo, 28 dias depois me responderam falando que era para eu falar com o atendimento online.

Enfim… as companhias precisam acordar e perceber que o site de uma companhia aérea hoje representa a empresa para os seus clientes, elas precisam ter o maior cuidado possível e impossível com a qualidade do site.

Ah… e o site da Varig? Que Varig?

E você, já teve problemas com esses sites ou eu que sou chato mesmo? Deixe seu comentário.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos