O que você acha dos sites das companhias aéreas brasileiras?

Leonardo Marques 8 · janeiro · 2009

Já não é de hoje que quero escrever sobre os sites das companhias aéreas brasileiras, é impressionante como ainda deixam muito a desejar, especialmente o site da Webjet e da OceanAir.

O site da Webjet 90% das vezes que acesso ele não carrega, está sempre super lento e olha que tenho uma boa conexão adsl.  O da Oceanair vai na mesma linha, eu acesso todos os dias e praticamente nunca consigo entrar da primeira vez, o site sempre está muito lento e acabado desistindo de esperar abrir.

Essas duas companhias vendem passagens a preços  muito competitivos mas infelizmente pela péssima qualidade dos seus sites as pessoas estão deixando de comprar passagens com elas, quando será que vão perceber?

A Azul chegou com um site muito mais fácil de ser utilizado porém cheio de erros, muitos erros mesmo, mas como é o começo vamos esperar mais uns dois meses para saber se está bom, pelo menos todas as vezes que entrei nele estava no ar e rápido.

O site da TAM é o único que não tenho crítica a fazer, ele podia sim ser melhor mas o site funciona bem, está sempre com bom desempenho e nunca tive problemas com erro nele.

O site da GOL já foi o melhor site de companhia aérea no brasil, na minha opinião claro, mas assim como a companhia ele deu uma caída. Em 2008, por duas vezes eu deixei de comprar passagens aéreas na GOL por problema no site.

Da primeira vez o campo nome do passageiro não cabia meu nome completo, e olha que meu nome não é grande, aí o site tentava verificar meu CPF no site da receita federal e como meu nome estava diferente não permitia que eu comprasse, diante desse deslise absurdo eu optei comprar em uma outra empresa.

Meses depois fui comprar outra passagem na GOL e dessa vez conseguia fazer o processo de compra quase todo, mas depois de fornecer até os dados do cartão de crédito ele me mostrava aquelas letrinhas distorcidas(captcha) e quando eu digitava dava um erro genérico e mandava digitar novamente, mas não tinha solução. Falei então com a atendente online que fez um atendimento ridículo e não sabia me dar solução, perguntei onde poderia reclamar e ele me indicou o fale conosco no site, fui lá no fale conosco e reclamei mandado até o erro em anexo, 28 dias depois me responderam falando que era para eu falar com o atendimento online.

Enfim… as companhias precisam acordar e perceber que o site de uma companhia aérea hoje representa a empresa para os seus clientes, elas precisam ter o maior cuidado possível e impossível com a qualidade do site.

Ah… e o site da Varig? Que Varig?

E você, já teve problemas com esses sites ou eu que sou chato mesmo? Deixe seu comentário.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Lizie

    Discordo qto ao site da TAM, tentei comprar uma passagem em dezembro e o site tava tão lento e travava tanto, q resolvi comprar pelo telefone! Aí sim, funciona!
    Em geral, o q menos tive raiva de usar até hj foi o da GOL! Pelo menos eu completei a compra, mesmo na época das promoções!

    • Lizie, é muito importante que vocês escrevam a experiências de vocês mesmo para ver se está de acordo com a minha. Eu mesmo já tive ótimas experiências com o site da GOL, como disse no post, tempos atrás eu achava ele o melhor site dentre as companhias aéreas brasileiras, mas isso antes de 2008.

  • rapaz, vc fez a deixa q eu precisava haha eu tenho um site que existe em função justamente disso: os erros em sites!

    O meu site é o http://quesitedemerda.blogspot.com

    E os sites das companhias aereas, claro, já foram topico haha. Eu já critiquei forte o site da TAM, o pior de todos.

    Já tive uns probleminhas com o site da GOL mas com a TAM tenho sempre!!! Acho que isso se deve ao fato de que sempre viajo com tam e gol. Nem o Submarino viagens escapou das criticas…

    olha os posts sobre eles:
    TAM: http://quesitedemerda.blogspot.com/2008/10/megaprhttp://quesitedemerda.blogspot.com/2008/12/promoo

  • achei mais 2 outros topicos , mas estavam no meu site pessoal (http://www.andersonbueno.net):

    Submarino Viagens http://smurf1s.blogspot.com/2008/10/site-submarin

    TAM http://smurf1s.blogspot.com/2008/10/site-da-tam-l

    antes eu colocava no meu site pessoal, mas tinha tanto problema, q daí surgiu a ideia do Que Site de Merda (http://quesitedemerda.blogspot.com), com otima colaboração dos sites de companhias areas eheehe (lixos)

  • Jener

    Sim, as páginas de vendas de passagens das empresas brasileiras precisam de várias melhoras. Quando acessei páginas do exterior eu vi que a usabilidade e recursos são bem melhores.

    Por exemplo, além do dia escolhido, elas mostram os dias anteriores e posteriores, tanto na ida como no retorno, com os preços, facilitando muito uma ótima escolha.

    É fácil as páginas não funcionarem, especialmente nas telas de compra, como aparecer telas em branco, e exigir o preenchimento de campos já preenchidos.

    Os problemas aconteceram na página da Gol, da qual eu comprei mais passagens, e na da Tam, com a qual eu não gostei de viajar.

    Na da Azul eu acho difícil achar as informações, como a atual promoção, da qual nada encontrei.

  • Os sites das companhias aéreas deixam muito a desejar, seja ela a companhia que for.

    Recentemente comprei passagens na British Airways e tudo funciona redondinho, inclusive em outros browsers que não sejam o IE.

    Há um tempo atrás, escrevi em meu blog uma série comparando as 2 principais companhias do mercado brasileiro, Gol e Tam, em uma série de quesitos.

    Na parte 2 dessa série (http://jeguiando.com/2008/08/20/gol-x-tam-parte-2/) eu trato dos sites delas.

    []'s Fábio

    • Fábio, eu vi esses posts que você fez. Eu assino o rss do jeguiando, mesmo você sendo meu principal concorrente no best blogs brazil 🙂
      Grande Abraço.

  • Felipe Braga

    Ótimo post. Apenas uma ressalva em relação ao site da TAM. O problema não é tanto a navegação, mas a capacidade do servidor. É horrível. É muito comum o erro no meio da compra, às vezes nem mesmo o site entra – dá erro de cara. A maior empresa aérea do Brasil deveria ter um servidor que à altura, o que não acontece. E o pior: em dezembro, ao tentar comprar uma passagem SP-Rio na promoção, tentei 8 vezes (!), sempre dando erro no momento da finalização. E o que a empresa fez? Debitou 8 vezes no meu cartão! O problema foi contornado, mas demonstra a desorganização desse serviço. Um abraço e continue atualizando!

    • A todos que comentaram aí sobre o site da TAM, pelo visto ele também tem muitos problemas, eles apenas não ocorreram comigo. Quem sabe não tem alguém delas lendo esse site aqui e pensa em melhorar.

  • Um dos melhores sites que eu ja vi, não do Brasil, digo, foi o da DELTA por sua interatividade e outras coisa mais. Mas falando dos nossos sites eles são muito pobres de interatividade e animação tornando-os infadonhos e muitas vezes não desperta interesse ao internauta por conhecer outros destinos que não os já divulgados. A empresa aerea tem a obrigação de ter abordo de sua aeronaves-algumas têm esse cuidado-informações turísticas nos destinos próximos ao destino ancora dando uma maior divulgação dos potenciais destas regiões desenvolvendo a economia e gerando fluxo turístico que muitas vezes não são atendidos por elas. Enfim tem muito a melhorar e tenho certeza que isti ira acontecer brevemente. Um abraço.

  • leonardo

    oi,rapaz, não sei se vc viu ou se isso aconteceu hoje, mais a trip ta com novo site, ta com um visual super legal, facil de achar tudo o que vc quer, so nao experimentei a compra de passagens. é isso ai

    abraços

    • leonardo, valeu pela dica, acabei de posta no site. Te mandei um e-mail.

  • leonardo

    voltando a este post, e nao sei se estou atrasado pq ja tem um tempo que nao confiro os sites das cias aereas, mais gostei muito do novo vizual do site da web jet. ta super bonitinho, o localizador de cidades ta mais normal agora, particulamente gostei, so espero que a compra de passagens esteja funcionando!!!!

  • Kuiken

    O site da Azul está ficando confuso. Sem falara no sinúmeros erros de português… ai ai ai

  • Amanda Oliveira Sant

    Olá! Pq não oferecem promoções no trecho Palmas/Brasilia. Não temos vôos direto portanto seria muito bom algumas promoções nesse trecho, ou até mesmo PMW para outras localidades!!!

  • Carina

    Bom… Não sei o que faz com achem o site da Tam bom. Voo todo final de semana, e, apesar de achar a Tam bem mais confortável, o seu site É UM LIXO, UM LIXO MESMO. NUNCA consigo resolver nada do que preciso e hj mesmo efetuei uma comprar de 4 passagens na Gol só pelo fato do site está LERDO e por diversas vezes INOPERANTE. Isso é um bom site??? Sem falar no telefone que NUNCA consegui uma informaçao por lá. Como pode uma empresa tão grande oferecer um serviço tão mediocre??? Enfim… Voar pela Gol pode não ser tão bom, mas pelo menos eu não passo a semana me desgastando com o "SITE LIXO DA TAM", e chego no mesmo destino desejado.

  • rogerio

    Tive problemas e continuo tendo pois ainda não fui resarcido de COBRANÇA EM DUPLICIDADE em compras de passagens no SITE DA AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS. Sistema com muitas falhas vc preenche todas as etapas do processo de compra inclusive dados de cartão e o sistema não conclui a compra, vc liga para op callcenter o atendente diz que a compra não foi feita em seguida se prontifica a efetuar a compra por telefone mesmo, vc passa todos os dados do cartão de novo e quando vem o comprovante via e-mail o valor vem dobrado pela compra, ou seja compra de passagem para mesma data, masmo intenerário, mesmo voo, mesmo horário, mesmo passageira mesmo código identificador e VALOR DOBRADO, depois para receber o valor cobrado a mais é uma novela

  • rogerio

    Site da Azul é um LIXO

  • Victor

    Sempre tenho problemas com o site da TAM. É simplesmente ridículo. Muitas vezes, depois de preencher 53 campos com informacoes e clicar no botao para finalizar a compra, tudo desaparece e eu sou enviado pra página inicial. Uma m*#%@!!!!