Anac atualiza normas para inspeção em aeroportos e lista de objetos proibidos nos aviões

Denis Carvalho 28 · novembro · 2011

A Agência Nacional de Aviação Civil(Anac) divulgou hoje uma atualização dos procedimentos de inspeção de passageiros nos aeroportos e uma nova lista de itens proibidos nas cabines dos aviões aeronaves.

As informações estão na Resolução 207 da Anac, disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União.  O objetivo, segundo a agência, é prevenir que armas, explosivos e outros produtos perigosos sejam introduzidos em áreas restritas de segurança dos aeroportos ou a bordo de aeronave. Os itens proibidos vão desde tacos de sinuca e golfe a isqueiros com mais de 8 centímetros.

A novidade em relação à última publicação, de agosto de 2010, é que a agência deixa expresso que agentes de segurança poderão solicitar ao passageiro que retire “algum tipo de vestimenta que possa ocultar item proibido”, como peças que cubram a cabeça, casacos e sapatos.

De acordo com a resolução, o passageiro pode pedir um local reservado durante a inspeção, para garantir privacidade. A lista de itens proibidos detalha objetos que trazem risco à segurança de voo e, por este motivo, só devem ser transportados por pessoas autorizadas.

Estão na lista armas de fogo e de ar comprimido, spray de pimenta, facas e objetos pontiagudos, tacos de golfe, explosivos e produtos químicos. Tesouras, facas e canivetes podem ser transportados desde que suas lâminas tenham comprimento inferior a 6 centímetros.

A lista também aponta objetos liberados, mas que podem ser proibidos em situações de elevado nível de ameaça, como saca-rolhas, bengalas, raquetes de tênis, isqueiros, fósforos e aerossóis.

A lista completa pode ser consultada no site da Anac ou no Diário Oficial.

Com informações da Anac, Diário Oficial e  Folha de S. Paulo.

Dica do leitor Luiz Henrique Cunha

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Ruan

    Liquidos, em voos domésticos, são permitidos?

    • Denis Martins

      Sim, a restrição é para voos internacionais

  • Pedro

    Daqui a pouco fica quem nem os Estados Unidos.

    Não pode levar nada, invadem sua privacidade, oferecem pessimos servicos…

    Ai na área de embarque existem restaurantes com facas, todos esses artigos a venda…

    Mas para quem acredita que aviões foram sequestrados e jogados contra torres por sequestradores com barbeadores e facas de cozinha…. ta de brincadeira, é logico que tinham armas e nunca vão admitir a falha de seguança.

    Isso tudo é para mascarar a incompetência, pois terrorista mesmo burla isso… nao tem dois anos que um nigeriano se queimou tentando fazer explosivo num voo para os EUA…..

    • Tf.moura

      E mais engracado eh quem acredita que os avioes foram realmente sequestrados e ficaram voando por 40 minutos assim na boa sem problemas.

      ¬¬

      • Tf.moura

        E eh claro que a segurança tem q melhorar mas o pior eh que a populaçao sempre reclama de seus direitos. Se poem restrições reclamam se não poem reclamam da mesma forma.

  • titobosco

    Humm ainda bem que o Acarajé nao entrou na lista. Pq isso quando bem feito cai como uma bomba no estomago de quem nao ta acostumado hehehehe

    • Viviane

      Hahahhaha!!

  • Jean Power

    Não entendo porque proibem liquidos em frascos com mais de 100ml para voos internacionais e voos domésticos são liberados, cada uma…

    • RABUGENTO

      Você pode levar até 10 frascos de 100ml na bagagem de mão dos voos internacionais.

      Basta levar cada frasco com um produto e fazer a mistura a bordo…

      Caso apareça fumaça eles descem no aeroporto mais próximo. 😉

  • Mateus

    kkkkkkkkkkk nunca tinha pensado nisso, n entra com faca mas pega uma de um restaurante… huahau

  • Marcus Simões

    Xiii… O que vai ter de neguim embaçando nessa fiscalização. Vai ser igual em Aruba. Lá vc tem que tirar seus calçados pra passar no detector de metais. Até ser for chinelo de dedo!!!

  • Thiago

    E quanto ao objeto mais perigoso que pode ser transportado pelo ser humano em um avião – o cortador de unhas – foi liberado?

    É possível matar alguém lentamente com ele…

  • josé luiz

    como vou andar se preciso de bengala ????vão me dar cadeira de rodas ????

  • RABUGENTO

    Acarajé só o da Cira de Itapoã….

  • RABUGENTO

    Putz!

    Noutro dia fizeram um teste em BSB sobre o uso de cadeiras de rodas e deu um atraso de 2 horas no desembarque….

  • RABUGENTO

    Tortura chinesa.

    Arrancar unha por unha…

    Sei que tem louco para tudo mas se quiserem fazer fazem e pronto.

    O avião do Pentágono ninguém viu, evaporou-se. Materialzinho fraco desses aviões fabricados hoje.

  • Karl

    Bengala pode.

  • Karl

    Não tem nada de engraçado. Ao que consta, os terroristas entraram na cabine com estiletes (desses usados para cortar papel), degolaram os pilotos na hora e assumiram o comando dos avióes.

    Todas essas medidas são chatas para os passageiros, mas quem não gosta da invasão de privacidade, tem a opção de não viajar de avião…

    Ah, experimente embarcar nos EUA e tentar achar uma faca depois de passar pela segurança. Isso não existe.

    • Pedro

      nao

      vai em Dallas,PHL, MIA, ja jantei nesses restaurantes e tem faca de carne!

      Ate parece que 5 pessoas com estilete de papel iam dominar um aviao com 100 pessoas para jogar num predio e todos iam ficar passivos….

  • eliane aparecida

    estas proibições é somente para transporte na bagagem de mao? Na mala posso levar tais produtos? e medicamentos liquidos?

    qto aos celulares, porta-moedas, etc, terei que retira-los da bagagem de mao ou nao precisa? ( voo doméstico). fico muito insegura com medo de pagar mico se me barrarem…

  • Margarida Moreira

    Neste mês passei pelo detector de metais em Fort. usando Por-pé, porque alarmou quando passei por duas vezes e na volta em Guarulhos tive que passar descalça pisando no chão gelado, sou uma Sra de 56 anos.

    Não tiveram nenhuma consideração, merecemos isso?

  • Denis Martins

    Eliane, fique tranquila que vc não paga mico, no máximo os policiais vão te pedir para fazer alguma coisa. Celular, porta, moeda, cinto e demais objetos metálicos você deposita em uma bandeja, junto com sua bagagem de mão. Daí você passa pelo detetor de metais. Na mala que você despacha pode sim levar muitas coisas – a lista completa está no site da Anac ou no da empresa. Líquidos eu não aconselho, a menos que estejam muito bem embalados – voltando de Porto Alegre, por exemplo, sempre tem muita gente trazendo vinhos e geralmente as garrafas chegam intactas!

  • henrique

    bebidas alcoolicas são permitidos? pode ser levado em bagagem de mão? ou tenho que jogar dentro da mala para os carinha la pegarem e jogarem de qualquer jeito e quebrar? hdsuhdush

    abraço;

    • Denis Martins

      São permitidas e vc pode levar na bagagem de mão desde que não ultrapasse o peso e o volume máximos permitidos pela Anac.

  • eliane aparecida

    Obrigada Denis, vou fazer tdo certinho pra nao apitar então!!! rsrsrsrs

  • eliane aparecida

    da próxiam vez ja leva um chinelinho na mão…rssss. mas vc está certa, fazem as pessoas passarem vexame, só que infelismente é um mal necessário.

  • Igor – Poa

    Bom até hoje é tudo muito relativo já passei com barbeador descartável, tesoura de unha, aerosol etc e fui barrado com coca 600ml daí discuti e passei com a coca!

  • Igor – Poa

    Pior foi uma amiga que embarcou para Orlando de pés descalços.O salto do sapato dela tinha metal, não deixaram levar o sapato dizendo que o salto era muito pontiagudo.Como a mala já havia sido despachada e o vôo já estava para decolar foi assim.Um vexame.Mais uma vez em Guarulhos.Quem ela ia matar com um sapato?

  • Igor – Poa

    No Santos Dumont me barraram 2x com Coca 600 ml na mão.

    Daí perguntei na área de embarque não tem para comprar? A moça respondeu SIM, então porque não posso entrar com uma?

    Daí liberaram, mas chamaram tal de supervisor que liberou.Aff.Ataque de coca cola com garrafa de plástico.