American Airlines muda seu visual após 45 anos

Denis Carvalho 17 · janeiro · 2013

A American Airlines apresentou hoje sua nova identidade visual, com novo logotipo e livery do Boeing 777. A mudança é a primeira de grande proporções desde 1968, quando o anterior foi adotado. O destaque nos jatos ficou por conta da bandeira norte-americana, estilizada  na cauda do jato. Os brasileiros devem ser um dos primeiros a ver de perto a nova cara da AA, já que o 777-300 será usado na rota de São Paulo a Dallas e deve chegar a Guarulhos no dia 1º de fevereiro,  já com a logomarca atualizada e a nova pintura da fuselagem.

A intenção da companhia é que a nova identidade visual seja gradualmente adotada na frota, que tem 950 aeronaves e deve receber mais 57 neste ano. A mudança chega em dos piores momentos da American Airlines, que devido à crise financeira desde 2011 entrou em concordata, solicitando “proteção” ao Capítulo 11 da Lei de Falências dos Estados Unidos. Desde então são comuns as notícias envolvendo possíveis fusões e companhias interessados em arrematar a AA, especialmente US Airways e  British Airways.

A nova marca foi apresentada em com um vídeo em um site especial, que contou um pouco da história da American, que foi fundada em 1934, e as logomarcas anteriores. Apesar de ter mantido as cores da bandeira. no novo logotipo a águia bem estilizada e desapareceram as letras “AA”.

Esperamos que a nova marca traga um novo tempo com serviços melhores da American, que é a companhia aérea que mais voos tem entre Brasil e Estados Unidos. Em nosso Rankinh de Companhias Aéreas, ela ocupa uma modesta 25ª colocação entre as 32 companhias que fazem voos internacionais saindo do Brasil. Com nota 6,3 é a pior empresa americana no ranking.

Gostou da nova cara da American Airlines? Preferia o visual clássico dos “silver birds”? Deixe sua opinião nos comentários!

Com informações da American Airlines do Panrotas

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Fernando Vieira

    Ao menos na foto ficou linda a pintura. Combina bem com o triplo 7. Tomara que a American além de uma bela pintura tenha também bons serviços, que andam bastante criticados.

  • Bruno Willames

    Ficou muito show.

    Mas ainda sou mais o nosso Brasilzão da AZUL:

    http://img.photobucket.com/albums/v647/Aeroentusi

    • Marina Pereira

      É verdade… a pintura da Azul é show de bola!

    • Gui Lopes

      Realmente a marca da Azul é muito boa, tem a cara do Brasil sem cair no patriotismo barato. Os serviços também são excelentes, tomara que em breve eles comecem a voar para o exterior (EUA talvez…) e incomodem Gol e TAM.

  • Daniel Vitor

    Particularmente não gostei. Preferia a pintura antiga! Mas tudo é uma questão de habito. Com o tempo vou me acostumando. É bonito, mas preferia o antigo! Pelo menos uma coisa nao mudaram, que são os aviões prateados. Que acho que é uma marca já da AA.

    • Matheus

      Estou com você,mas vai ser difícil se acostumar a não ver mais aqueles aviões prateados com as listras da cor dos EUA.

  • Joao Goldmeier

    Essa cauda ficou péssima, mas levanta a suspeita: seria um novo indício da fusão com a US Airways?

  • Rodrigo Oliveira

    Pra quem quiser já ver a nova pintura numa foto real:

    http://images2.jetphotos.net/img/4/8/6/5/76342_13

    • Kévin J. Dias

      Gente… com o render eu até tinha curtido, mas nessa foto achei muito feio!

    • Gui Lopes

      Pena que tiraram as listras, eram lindas…

  • Guilherme Ortale

    Ficou bem legal, gostei.

  • Adriano Marquez Leit

    O prateado lembra muito o usado pela russa Aeroflot. Mas ficou muito bonita.

    A propósito, pra quem assistiu ao vídeo: que decolagem do Galeão é aquela? hahahaha

    • Matheus Henrique Sou

      Hahahahaha

      Pensei a mesma coisa.. Que decolagem é aquela?

    • Matheus

      alguém me passa o link

      valeu

  • Marco Varlez

    Se mudarem o mais importante que são os serviços oferecidos aos cliente, aí sim será uma revolução… Se o serviço for bom, pode ser um avião roxo com uma foto do Barney que tá beleza…

  • Marcos Sobral

    Só falta mudar o serviço que é um Lixo.

    • Amaury

      Pra ser um lixo eles precisam melhorar um pouco o serviço deles.

    • Matheus

      na minha opinião se escolher voar no 777 da aa o voo é bom,claro que o serviço não é dos melhores mas não chega a ser um lixo

      • Maria Cecília

        Concordo com o Matheus, é agradável voar no 777 da AA, e não achei o serviço tão ruim assim, já fui para os EUA de Tam, Taca, Avianca e AA, só o serviço da Avianca achei um pouco superior, os outros estão no mesmo nível.

      • Amaury

        25 de 32 pra você é bom?

        • Matheus

          cara olha só,das empresas que voam aos EUA a American no 777 em minha opinião no perde em nada,talvez sua experiência não tenha sido boa mas não significa que a empresa é um lixo.

          • Amaury

            Com certeza nós não frequentamos os mesmos restaurantes.

  • Rodrigo Oliveira

    Falando em serviço, alguém poderia me dar opinião sobre qual a melhor companhia para voar sem escalas pra FRANKFURT?

    Apesar da TAM ter um serviço mais simples o Boeing 777 parece ser mais confortável do que as aeronaves das demais companhias gringas.

    • Bruno Willames

      Que eu conheça: Condor, Lufthansa e TAM.

    • DIEGO LOPES

      TAM 777

      LUFTHANSA 747 400 (GRU)

      LUFTHANSA A340 300 (GIG)

    • Rafael

      O serviço da Lufthansa é melhor mas os 747 são bem velhos. Os 777 são ótimos aviões, mas na TAM, apesar de novos, são terrivelmente mais apertados que os A330. Eu prefiro TAM saindo do RJ que vai no Airbus.

      • Matheus

        também,mas o A330 que saem de gig pra europa normalmente são novos como o 777

    • Matheus

      Eu escolheria a Lufthansa no voo GRU-FRA com o 747 apesar de serem velhos,voar num 747 é maravilhoso

      • Guilherme Ortale

        É realmente uma experiência muito legal voar no 747-400, mas o da lufthansa é muito apertado… eu não voltarei a viajar por ele, pelo 747-8 sim… vou denovo para Europa agora e vou no A340 ida pela Lufthansa e volta pela Swiss.

        No caso da pergunta acima, se puder escolher, vá do Rio pelo A340 de lufthansa, a melhor opção na minha opinião para esse vôo direto.

        Senão, por GRU os novos 777 da Tam (caso dê sorte de pegá-los) que chegaram em 2012 são melhores que os outros, mas ainda apertadíssimos…

        • Matheus

          em questão de conforto realmente o 747 da Lufthansa não é a melhor opção,mas para quem nunca voou em um como no meu caso vale a pena qualquer coisa.

          • Gui Lopes

            Voar num 747 tem gosto de clássico.

            Ainda lembro de uma viagem que fiz com meus pais quando criança, Roma – São Paulo, num 747 da Alitalia. Fiz foto na cabine e tudo 🙂

        • Tito Bosco

          Portanto que todos consigam passar sem sufoco nas partes mega-turbulentas da travessia. Eu acho o 747 mais robusto para tal.

  • Lucas Toledo

    Curti bastante

  • Juliano Araujo

    Curti mais o cenário carioca da decolagem aos 3:00 do vídeo 😀

  • Gabriel Nunes

    Pow, ficou muito bonito… Sou brasileiro, mas a bandeira americana ficou com um efeito muito legal. Acho que em uma parte do vídeo passa o galeão, estou errado?

  • Fabio

    Parece a PM do Rio . Muda pintura dos carros , troca as viaturas , reestiliza os uniformes e continua a mesma M

  • David Luz

    Eu e minha noiva pretrendemos passar a nossa lua de mel em Orlando. Vi que a AA está com preços excelentes para voar de CNF-MCO e estamos pensando em comprar as passagens por esse trecho. O problema é que moramos em Curitiba, então teríamos que pegar voo nacional até Belo Horizonte. Na ida não haveria problemas, pois iremos apenas com a bagagem de mão; já na volta é que mora o problema, pois imagino que iremos trazer pelo menos três malas com uns 80 quilos no total (apenas um palpite bem exagerado). Como funcionaria o excesso de bagagem no trecho CNF-CWB? Será que compensa pagar os 34 quilos de excesso de bagagem do exemplo? Pelos meus cálculos a diferença de preço das passagens fazendo os trechos CWB-CNF/CNF-MCO seria de cerca de R$1000,00 a R$1200,00 a menos do que fazer o trecho CWB-MCO.

    • gilmar costa

      Então David, veja com a cia, pois se for parceira eles honram a msm franquia de bagagem. Sou de Ctba tb e recentemente vim de Miami pela Avianca até SP e de lá pela Gol, eles horaram a franquia da bagagem e disseram q sempre fazem isso com as parceira. Mas confirme antes c a cia.

      • Guilherme Ortale

        Avianca é parceira da Gol ?

    • Guilherme Ortale

      David, se a diferença é tão alta assim, geralmente vale a pena pagar o excesso.

      E se por acaso tiver o Smiles Platinum, voando Gol já garante 10kg a mais de graça.

      Tanto para a Tam quanto para a gol o Kilo de Excesso de bagagem custa 0,5% do maior valor de passagem para o trecho.

      Você teria que ligar na Tam para saber o maior valor do trecho.

      Caso seja R$ 1.500,00 por exemplo, você vai pagar R$ 7,50 o kilo, vai te custar R$ 255,00 de excesso… o que valeria a pena, caso você não se importe de ter de sair bem antes de Curitiba para chegar em Belo Horizonte com tranquilidade para pegar o vôo, pois lembre-se, caso você atrase na ida para BHZ e perca o vôo da American, você terá que pagar o custo da remarcação que de última hora será uma nota.

      Eu fiz isso ano passado pois viajamos entre 5 pessoas e a diferença para sair de minha cidade para sair de GRU era quase R$ 500,00 por pessoa, ou seja R$ 2.500,00 total… no fim das contas pagamos R$ 170,00 de excesso de bagagem apenas para todos.

      Claro que nessas horas, vale tudo, botar casaco pesado em pleno verão, hehehe, ultrapassar um pouco o peso da bagagem de mão… eu trouxe bastante chocolate da suíça, então coloquei vários no bolso da calça para entrar no avião, hehehe…

    • Gui Lopes

      Olá David, não sei como funciona pela Gol. Mas pela TAM você consegue comprar excesso de bagagem já na reserva. Talvez seja uma boa.

      Abraço e boa sorte!

  • Wagner

    Tô nem aí se ela muda a pintura, eu quero é pagar mais barato, pq é um absurdo pagar mais que 1500 reais em uma viagem apertonômica para os EUA.

  • Gui Lopes

    Oi Denis, sem querer ser chato mas já sendo, as palavras "logo" e "marca" são sinónimas, logo o certo seria "logotipo" ou apenas "marca". "Logomarca" equivale a dizer "marcamarca" ou "logologo".

    Eu sei que você não é designer e não tem obrigação nenhuma de saber, é só uma dica mesmo para os próximos textos 🙂

    Sobre a nova marca, senti falta das listras e achei feio mudarem a cor da fuselagem: eram as dois elementos que mais davam personalidade aos aviões da American – e que os tornavam inconfundíveis nos aeroportos, mesmo sem o logo.

  • Adriel Junior

    Impressão minha ou eles deixaram a maior parte da fuselagem sem pintura para economizar no peso da tinta?

  • Andre Amorin

    Pena que cancelaram as promoções !!!

    Ontem tinha passagens para Orlando por U$ 659,00 em vários sites de vendas hoje já estão mais caras e no novo site da empresas também não tem nenhuma promoção disponível.

    Tomara que voltem atrás !!!!

  • Jonas S

    Pra receber gentileza, tem que ser gentil.

    Sempre viajei com a AA e o serviço foi sempre ótimo. Não espere receber sorrisos das aerovelhas se for mal educado. A quantidade de brasileiros sem noção nos vôos é alta. Dá até vergonha.

    Brasileiro insalubre é foda!

  • Jonas S

    Até onde eu sei, se compra direto na AA, o seu bilhete doméstico tem franquia de bagagem internacional.

  • Jonas Flesch

    É verdade. Tiro o chapéu para os trabalhos do David G. Neeleman. Voei recentemente na JetBlue aqui nos EUA e é muito parecida com a Azul: Bom atendimento, batatinhas free a bordo, jatos Embraer e um pouco mais de espaço a bordo que o normal.

  • David Luz

    Obrigado pelas respostas, pessoal. Foram bem esclarecedoras. Abraços!

  • Marcelo Levy Maia

    Eu definitivamente não gostei.A pintura anterior era sofisticada apesar do tempo que existe.Uma mudança drástica dessa de fato sugere um novo tempo para a companhia.

    Exagerada calda nas cries dos Estados Unidos sugere um patriotismo excessivo para uma empresa que voa o mundo inteiro, inclusive para locais onde a bandeira americana não é bem vinda.

    O metálico fosco substitui o brilhante, porém o que mais decepcionou foi o fim das listras.

  • Daniel Guimar&atilde

    O que a matéria não fala e foi abordado em outros sites é que a AA se viu OBRIGADA a mudar a pintura, já que os novos 777-300ER e todos os projetos de aviões novos como A350 não usam mais o Alumínio de Avição – material que, sem pintura, dava o ar "cromado" aos aviões da AA, apelidados de "silver birds".

    Agora que as aeronaves são/serão feitas de materiais como compostos e fibra de carbono, todos os aviões tem que ser pintados.

    Para a AA era necessário buscar uma solução e aproveitando o momento, mudaram o logo e o livery.

    Sinal dos tempos.

    Agora, ler gente reclamando da bandeira americana da cauda numa empresa chamada AMERICAN(!!!) Airlines me faz rir… rs rs

    Pensem que antes de mais nada, a empresa foca no público (patriótico) doméstico. E acho que todos sabem que os americanos amam a bandeira deles. E dane-se quem não gosta.

    Sinceramente, até queria que os brasileiros fossem mais assim com seus símbolos nacionais.

    • Tito Bosco

      Eu gosto do Saci Pererê, mas tenho culpa se a escola manda a galera organizar um haloween?

      • Daniel Guimar&atilde

        Eu não tenho nada contra o Halloween. A maioria de nossos feriados não são genuinamente nacionais e a má vontade contra o Halloween é só fruto de um anti-americanismo desinformado, já que o feriado nem é de origem americana…

        Pra mim, o absurdo foi forçar o dia do saci para 31 de outubro como forma de coibir o avanço das festas de halloween.

        Por acaso o feriado "carnaval" é uma invenção brasileira?

        Sei lá, eu acho anti-americanismo um negócio tão bobo…

  • Rodrigo Oliveira

    Mas um A340 ou um B777 não passam bem por essas turbulências?

  • Fred K. Chagas

    É, também tinha achado maneiro, mas nessa foto real… ficou um lance brilhozão… cafona, style americano mesmo, tipo aquelas cortinas estampadas que eles gostam… hum humm….

  • Fred K. Chagas

    senti um medo das TORMENTAS MESO ATLÂNTICAS no ar desse post… ("no ar", literalmente também…)

  • Fred K. Chagas

    falou bem. Sem querer ser mas já sendo. Tem taaaaanta coceira no… dedo pra chamar a atenção do cara? manda um email, rapá. Bom, vai ver tem menos de 20. Tá desculpado. As espinhas e o onanismo de box o desculpam…

  • Rodrigo M Donato

    Concordo contigo cara. Até hoje só viajei aos EUA por duas companhias aéreas, uma foi a finada Transbrasil, e a outra a AA. Não tenho do que reclamar do serviço de bordo, em minha opinião ele é muito satisfatório. Já com relação as aeronaves utilizadas pela companhia (diga-se um pouco velhas), fica devendo um pouco.