Melhores Destinos em Puerto Varas – Chile

Leonardo Marques 31 · maio · 2010

Quando recebi o convite para conhecer um dos destinos turísticos do Chile, confesso ter ficado com uma dúvida cruel. Todos os destinos (San Pedro de Atacama, Torres del Paine, Púcon, Puerto Varas), me pareciam ser maravilhosos, mas eu só poderia escolher um…Todas as dúvidas ficaram para trás, logo dentro do avião, quando então pude deslumbrar a vista maravilhosa do enorme Lago Llanquihue e o dos Vulcões Osorno, Pontiagudo e Cabulco. É de arrepiar! principalmente para os amantes da natureza.

Para chegar a Puerto Varas, eu, meu companheiro de viagem Daniel Brunet (Jornal o Globo) e querida guia Paula Lyon viajamos mais uma vez pela companhia aérea LAN. Saímos de Santiago e fomos até Aeropuerto El Tepual (Puerto Montt), cerca de 20 Km do nosso destino. Quem viaja por terra conta com saídas diárias do terminal da capital chilena, uma viagem com duração de, aproximadamente, 12 horas. Os viajantes que seguem de carro devem tomar a Ruta 5, conhecida como Panamericana Norte.

Ainda no aeroporto fomos recebidos pelo guia Victor, do Turistour. Victor é “quase um brasileiro”, fala super bem o português e ainda tem toda alegria, simpatia e cordialidade do nosso povo. De lá fomos direto para a cidade, e ainda durante o transporte, recebemos uma aula sobre a cidade e toda o história do local.

Puerto Varas é linda e encantora. Ela está localizada cerca de 1100 Km ao Sul de Santiago, na região dos Lagos Andinos. A cidade foi fundada por colonos alemães em 1854. Talvez seja por isso, que ela pareça ser desenhada a mão, com suas pequenas casinhas de madeira, todas iguais e de uma delicadeza à parte. As casas mais antigas são todas feitas de – alerce – árvore nativa da região. A cidade ainda tem como plano de fundo o cartão postal do lago Llanquihue com seus vulcões e uma gastronomia inigualável! Os turistas podem se preparar para viver um tour gastronômico.

Para os que gostam de carnes exóticas é fácil degustar variedades como a carne de cordeiro, javali. Já para os apaixonados por frutos do mar, lá é o lugar certo! Peixes, mariscos e salmão…e os vinhos! Sem comentários. Puerto Varas está encravada na maior região produtora de salmão “in natura” do Chile.

Por ser bem pequena, a cidade é um atrativo para os que gostam de caminhar, tirar fotos, sentar nas praças para namorar, admirar a paisagem, ou ainda lanchar em uma das diversas cafeterias espalhadas pelo centro. Não deixem de conhecer a Lojinha Vicki Jonhson, um empório onde você pode degustar maravilhosos chocolates, comprar iguarias, temperos ou regalos.

Nos arredores você ainda pode visitar centros termais e de sky, praticar pesca, rafting, trekking, passeios náuticos, cavalgadas, alpinismo, etc. E para os corajosos de plantão, durante o verão, o lago vira praia! A água chega próximo aos 15º graus.

Ficamos hospedados no Hotel Patagônico (haverá um post só para comentar sobre os hotéis e restaurantes). O Hotel é maravilhoso e conta com uma vista linda do lago e da cidade. Bem rústico, é uma ótima opção para casais. O local é bem romântico e acolhedor. Nas paredes do hotel, estão pintados lindos poemas de autores chilenos. Está cerca de 3 minutos, de táxi, do centro da cidade. 

Puerto Varas conta com uma rede hoteleira para todos os gostos e diversidade de preços, e a cada ano as entidades responsáveis pela divulgação local vem conseguindo conquistar mais turistas, inclusive os milhares de brasileiros.

OS PASSEIOS

Os dois dias que passamos por lá, foram bem corridos e cheios de atrações. No primeiro dia de atividades fomos a um passeio que nenhum turista pode deixar de fazer. A visita a Puerto Peulla. O passeio foi realizado pela TurisTour. Reserve um dia só para isso!

O passeio conta com uma parada nos saltos do Rio Petrohué, as águas deste caudaloso rio foram represadas depois das diversas erupções do vulcão Osorno originado o lago Todos los Santos. A água foi buscando seu caminho originando saltos e cachoeiras, de uma cor verde-esmeralda lindaaa!!!!. O lago batizado pelos jesuítas possui cerca de 36 Km de extensão e está dento do Parque Nacional Vicente Perez Rosales, que abriga bosques, lagos, rios e os três vulcões: Osorno, Tronador e o Pontiagudo. Logo depois, seguimos para o passeio de catamarã, cerca de 2h30 navegando sentido a pequena vila ecológica de Peulla. Esta, possui atualmente, somente 160 habitantes. Durante o passeio pode ser avistado com nitidez, dependendo do dia, o Vulcão Osorno e Pontiagudo, que ficam mais bonitos ainda ao entardecer, com o pôr-do-sol.

Lá você pode almoçar e retornar, ou ainda passar a noite no único hotel ativo do local, Natura Patagônia. encravado no meio do Parque Nacional de Vicente Pérez Rosales. A região é a porta de entrada entre a patagônia Chilena-Argentina.

O passeio saindo de Puerto Varas às 8:30 da manhã custa 22.000/ 90 reais por pessoa. Agora se você quiser pernoitar reserve 49.000 pesos/ 200 reais por pessoa. Vale a pena! A embarcação sai por volta de 10:30 da manhã e volta entre 15 e 16 horas da tarde.

Na programação de Peulla, você ainda tem a opção de escolher entre as atividades de Canoagem: 20000/ 80 reais; Cavalgada: 22000/ 88 reais; Jet Boat: 39000/ 160 reais, arvorismo: 96 reais ou passeio 4×4: 18000/ 72 reais. O escolhido foi o último. Nele nós tivemos a oportunidade de conhecer uma fazenda e animais exóticos. No trajeto cruzamos o rio Negro, a bordo do 4×4, e admiramos uma vista fenomenal do Lago de Todos os Santos. No passeio ainda está incluso navegar em uma pequena embarcação por cerca de 20 minutos, escutar o som dos pássaros, conhecer o lindo vale e se encantar com o local!

O passeio em si é demorado e cansativo, mas vale muitooooooo. É uma ótima opção para família. As crianças que lá se encontravam, adoraram o contato direto com os animais. Até eu virei cirança!
No dia seguinte conhecemos a charmosa cidade de Frutillar. Uma das 4 cidades localizadas nas margens do lago LLanquilhue, cerca de 30 minutos de carro, saindo de Puerto Varas. Ela possui a maior população de descendência alemã da região. A economia local, além da criação de salmão, baseia-se também em uma alta produção de algas, para a retirada da matéria prima proagar, destinada a exportação. (visite o site: http://www.proagar.cl/espanol/espanol.html). Na cidade você ainda encontra a fábrica da cerveja Colonos, que possui um alto consumo no país e a Fábrica de Cecinas Llanquihue (embutidos). Pena que estavam fechadas e não pudemos entrar.

Na cidade, não faltam locais para retirar lindas fotos de recordação. Você também não pode ir embora sem parar em uma cafeteria local e degustar um “ Kuchen” de nozes ou frutas e, tomar um delicioso capuccino. Fomos conhecer a cidade em um dia atípico. Pleno domingo! além do mais, Dia das mães, então, não tinha muita opção de visita. A visita pode ser feita com o TourisTour no valor de 13000 pesos/ 92 reais.

No mesmo dia seguimos rumo ao Vulcão Osorno, e a expectativa estava grande. Antes, fizemos uma parada no Club Aleman e fomos recebidos pela dona do local, Senhora Maribel que, em conversa nos disse que a culinária do restaurante é um misto da comida alemã e a típica chilena. A minha opção foi um delicioso salmão recheado com molho e batatas. O Restaurante é bem acolhedor e tem uma vista linda.

Para chegar ao Vulcão Osorno pegamos o Caminho da Enseada (rota 225), por cerca de 50 minutos. O vulcão está a 59 Km de Puerto Varas, com um fácil acesso. Na base do vulcão encontramos o centro de Ski e Montaña Osorno. Apesar de ficar aberto todo o ano, a época ainda não permitia a prática do sky, que começa nos próximos dias.

O local possui desde pistas para esquiadores de primeira viagem até as mais difíceis para os esportistas natos. A estação conta com uma escola de ski, loja de roupas, cafeteria e um excelente mirante com vista ao lago e ao vulcão Cabulco. Lá, além do sky você pode praticar snowboard, “voar” em uma tirolesa, ou ainda fazer um trekking até o alto da montanha.

Para ficar o dia inteiro na estação usufruindo tudo, adultos pagam 35 dólares e crianças 25. Agora se você estiver indo fora de temporada, como eu, e quiser somente admirar a paisagem de teleférico, até o primeiro ponto você pagará 15 dólares. Até o segundo ponto, ou seja, o topo, será cobrado 20 dólares/ 40 reais. (visite: http://www.volcanosorno.com).

O passeio pelo TurisTour para conhecer o vulcão sai a 16000 pesos/ 64 reais. Conhecer um vulcão ativo é algo que não se pode perder! Os passeios oferecem alimentação, transporte e guias bilíngües.
Até o próximo post!!!!

Esse post foi escrito por Renata Balthazar, que viajou ao Chile reprensentando o Melhores Destinos a convite do governo do Chile, da LAN e do Turismo Chile.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Frederico Naves

    Fantástico!
    Parabéns pelo Post.

  • Camille Panzera

    Uai, Léo, você não foi, não?

    Enfim, ótimo post, bem rico em detalhes. Uma boa oportunidade pra quem pensa em viajar, não tem taanto dinheiro e não sabe pra onde ir.
    E que fotos lindas, hein?

    Gostei que o rapaz representou meu time no Chile também. Haha.

    • Leonardo (Melhores D

      hehe, não fui, alguém tem que ficar escrevendo os posts, respondendo os comentários, respondendo os emails…. 😉 Na próxima semana faremos uma outra viagem para um destino bem interessante, será eu? Não né… infelizmente não tem como.
      Que viajou foi a Renata, qualquer dúvida é só perguntar aí que depois ela aparece aí pelos comentários.

  • Dá-lhe Brunet hahaha

  • Diego Paiva

    Ah Puerto Varas… uma das cidades mais lindas que já conheci! Recomendo a todos uma viagem pelos lagos andinos no Chile. Lugares com paisagens de tirar o fôlego, ótimos restaurantes, passeios incríveis… só tenho coisas boas para contar de quando conheci.

    Além dos peixes e frutos do mar mencionados, a cidade possui várias churrascarias perfeitas! A igreja também é linda, toda colorida e também no padrão alemão. =)

    A cidade é uma excelente opção de conexão entre o Chile e a Argentina (Bariloche para ser mais preciso). Pode se tanto fazer a travessia numa viagem que se chama Cruce de Lagos que no verão pode ser feita no mesmo dia, e no inverno é feita em 2 com pernoite em Peulla, no meio da floresta com o bosque inteiramente nevado…

    Há também a opção de ir de ônibus, são 6 horas de viagem passando por Osorno e logo em seguida pegando a estrada que corta a cordilheira dos andes até a cidade de Villa La Angostura, antes de chegar em Bariloche. A viagem é belíssima! Fui no verão e fiquei imaginando como deve ser no inverno com todas aquelas árvores cobertas de neve… fiz esse trecho pela empresa Andesmar.

    Posso dizer que sou um brasileiro apaixonado pelo Chile! Fui também a Pucón, Santiago, Viña del Mar e Valparaiso. Quero voltar com mais tempo para aproveitar ainda mais aquele país maravilhoso…

    Quem puder, vá ao Chile… não irá se arrepender!

    • Diego Paiva

      Esqueci, foi mal! É a empolgação…

      Parabéns pelo relato e pelas lindas fotos! Renata, quando estive em Puerto Varas não consegui ver o Osorno por conta do céu nubladíssimo… estou vendo que perdi praticamente o "melhor da festa". rs Serei obrigado a voltar… hehehe. Só não senti mais por que já tinha conhecido o vulcão Villarrica em Pucón.

      Me diga: O que são aquelas águas verde-esmeralda? É demais!!! Em Pucón tem a Laguna Azul também… SURREAL!

    • Camila Scari

      Olá Diego, estava lendo esse post, apesar de antigo…. E me interessei demais pelo destino de Puerto Varas, principalmente das suas dicas de viagem! Parece que vc conhece muito bem o Chile… Nunca estive lá e estou planejando uma viagem de uma semana a 10 dias com meu marido na segunda quinzena de Julho e gostaria de mais dicas de lugares e hotéis pra visitar passando por Puerto Varas e retornando para Santiago. Você menciona Bariloche, que parece uma ótima idéia! Mas se vc tiver mais dicas e puder me ajudar a montar um roteiro seria esplêndido!!!! Tenho opção de reservas em cidades diferentes pois não iremos de pacote turístico.

      Parabéns pelos comentários que com certeza serão muito úteis!

      Abraço.

  • Marcos Fonseca

    Realmente muito bom o post, parabéns !!!

    Não conhecia muito sobre Puerto Varas, meu interesse era em San Pedro de Atacama, mas lendo vi que realmente é um lugar muito bom para se conhecer, valeu o relato sobre o local, Puerto Varas entrará em minha lista de lugares a se conhecer.

  • Olha, parabéns é pouco pro que vocês merecem.
    É sempre difícil escolher um lugar pra viajar e ir assim, "no escuro". A gente procura informações na Internet, até acha, mas não é aquela coisa toda.
    Faz tempo que penso em ir pro Chile e agora graças a vocês, sei onde ir e o que fazer.

    PARABÉNS!
    Não desistam de postar aqui nunca, por favor hehehe

  • Quanto tempo ficaram lá?
    Tô pensando em ir na Sexta-feira 12/11 e voltar Segunda-feira 15/11…
    Quanto tempo leva do aeroporto de Santiago até Puerto Varas, 12 horas?
    E não tem vôos de Santiago pra Puerto Montt?

    Obrigado!

    • Diego Paiva

      Leonardo, se não me engano a Renata ficou 2 dias lá.

      Para te ser sincero, acho bem corrido já que a viagem é bem longa e você gastaria praticamente o dia 12/11 inteiro para ir e o dia 15/11 para voltar. E se encarar a viagem é bom fazer tudo de avião mesmo…

      Quem faz os voos é a Lan Chile, tem como você comprar todo o trecho de ida e volta, tanto pela LAN como pela TAM, que possuem parceiria uma com a outra.

      Puerto Varas possui uma infinadade de atividades e passeios para se fazer… se você decidir por ir em apenas um fim de semana verá muito pouco da cidade.

      Indico fazer uma viagem de 1 semana visitando Santiago, Puerto Varas e as cidades próximas… com ceerteza curtirá muito mais o que o Chile pode te proporcionar.

      Não sei como é o seu estilo de viagem, mas se quiser dicas de mochilão me avisa que te dou dica de albergue, passagens e tudo mais. Estive lé em janeiro deste ano.

      Uma curiosidade: O preço das passagens de ônibus no Chile são como as de avião aqui no Brasil, elas alteram de acordo com a temporada… e vale lembrar que lá possuem feriados nacionais diferentes dos nossos e por isso pode acontecer de não se encontrar passagens ao chegar lá. Além de que em Santiago existem 3 rodoviárias diferentes, é preciso ter bastante atenção quando comprar o bilhete.

      Os sites das principais companhias de ônibus do Chile:
      http://www.turbus.cl (maior empresa) http://www.pullmanbus.cl (segunda maior e preços bem competitivos)

      Todas as viagens de longa distância possui serviço de bordo com café da manhã, refeições completas e lanches durante o trajeto(incluso na passagem). Eles não param no percurso para os passageiros descerem como aqui no Brasil… somente para embarque e desembarque (não leva mais de 5 min.)

      Coisas de paíse de 1º mundo mesmo, excelente serviço, com um baixo valor para os clientes.

      Outra curiosidade(rs): Todos os ônibus possuem um painel que passa informações com o nome do motorista, o quanto tempo ele está dirigindo(não pode passar de 4h), velocidade do ônibus(se passar de 95km/h o motorista pode ser penalizado)e a temperatura, para que todos os passageiros possam acompanhar durante o trajeto.

      • Leonardo (Melhores D

        Foram 10 dias no Chile, mas uma pequena parte foi em Santiago.

      • Diego, muito obrigado pela atenção!

        Meu estilo de viagem já foi bem mochilão, quando era solteiro. Agora com a namorada procuro sempre dar um pouco de conforto pra ela 🙂

        Vou seguir sua dica e deixar o Chile pra quando eu puder pegar uma semana de férias.

        Grande abraço!

      • Geraldo Soares

        Boa tarde Diego,

        Gostei pacas dos teus posts. Estou indo para Chile pela segunda vez e agora quero ir para o Sul e Puerto Varas é um dos meus objetivos. Você tem como me dar dicas para mochileiro? A grana é pouco, mas a vontade é grande. Gostaria muito de saber sobre local pra dormir bem barato e seguro, se você conhecer algum alberque para mim seria melhor ainda. Nestes locais as pessoas quase sempre tem os mesmos objetivos.
        Fico no teu retorno e um forte abraço!

  • Julio

    Leonardo,

    Muito bom o relato.

    Verifique o trecho "(…) Pleno domingo! além do mais, Dia das mães, então, não tinha muita opção de visita. A visita pode ser feita com o TourisTour no valor de 13000 pesos/ 92 reais."

    Creio que 13000 pesos equivale a R$ 52 ou 23000 pesos equivale a R$ 92.

    Abraços

    • Leonardo (Melhores D

      Tem razão Julio, vou tentar descobrir.

  • Vitor

    Dá pra ir num dia e voltar no outro? Em relação ao tempo para conhecer o lugar.

  • Elenir

    Muito legal…" e são tantos camninhos pra se seguir, e lugares para se descobrir…"

  • Alisson Barone de Ma

    Caros Amigos,

    EU sou absolutamente fã de Puerto Varas e região. Já estive na cidade por duas vezes em apenas 1 ano !. Simplesmente maravilhoso e gostaria de deixar uma dica que pode ser interessante pra muita gente. Existe uma estrada que liga Bariloche (Argentina) a Puerto Varas (Chile). Existe a possibilidade de se fazer com barcos (travessia dos lagos), porém também dá pra ir a Bariloche e depois alugar uma carro e atravessar por esta estrada até o Puerto Varas e voltar para o Brasil através do aeroporto da ciade de Puerto Montt, cidade vizinha a Puerto Varas. Não sai caro e a viagem é maravilhosa. Um abraço a todos. Alisson Barone

  • Alisson Barone

    Caro Amigo,

    Concordo com você. O lugar mais lindo que já fui. Fui 2 vezes em apenas um ano de tanto que gostei. Uma recomendação: Restaurante Belas Brasas e peça por Jardin del Mar. Abraços

  • Carlos Henrique

    Olá estou indo conhecer o chile e após ler este post, fiquei decidido de ir conhecer a região dos lagos. Vcs me dão alguma dica de GUIA local para me acompanhar? E esta Paula Lyon é de lá? Parabéns pelo post.

  • Lila

    Estou indo em dezembro, vou ficar lá um mes, as duas primeiras semanas vou fazer um curso de espanhol em Santiago e depois do natal tenho 10 dias para passear. Quero passar o reveillon em Vina, mas estava na dúvida entre ir para Pucón ou Mendoza, o que vc acha?

  • Alisson Barone

    Amigo, Se interessar tenho algumas dicas pra vc que está indo pela primeira vez a Puerto varas e região. Se puder, fique no hotel Colonos del Sur. Fique enfrente ao lago Lhanquihue. É fascinante a visão que terá dos dois vulcões a sua frente: Osorno e Calbuco. Indico também o restaurante " Buenas Brasas ". Peça pelo prato Jardin del Mar(salada de frutos do mar) ou Paila Marina ( sopa de frutos do mar ). Todos dos pratos vêm com um pastelzinho e vinagrete. Não deixe de conhecer a cidade de Puerto Mont, Frutillar, Puerto Oktay, Osorno e ir a Ilha de Ancud ( parece que voltou a 200 anos no tempo). Um abraço e boa viagem. Alisson Barone

  • Alisson Barone

    Amigos, Cada 1000 pesos corresponde a R$ 3,75. Agora é so fazer a conta….um abraço. Alisson

  • Diego Paiva

    Eu sou muito suspeito pra falar, pois, gostei demais de Pucón e pretendo voltar lá muito em breve.

    Mendoza vale a pena se gostar muito de vinhos… mas como você pode ir às vinícolas chilenas durante a sua estada em Santiago, eu iria para Pucón mesmo.

    Em Pucón há a possibilidade de escalar vulcão nevado, ir em spa com águas termais, fazer cavalgada, rafting, tirolesa (canopy), rappel, dentre muitas outras opções de esportes radicais e outros nem tanto. Ficaria uma semana lá sem repetir nenhuma atividade e tenho certeza de faltaria coisas para fazer… é uma cidade incrível! 🙂

  • Gabriela

    Olá!

    Pretendo chegar a Puerto Varas no horário do almoço e passar duas noites por lá, saindo na manhã do terceiro dia.

    É possível fazer coisas legais nesse período? O que é imperdível?

    Muito obrogada!

  • Cris Alves

    Oi Diego,

    Adorei o post e gostaria da sua ajuda em me passar dicas de hospedagem baratas em Puerto Varas e Puerto Montt. Meu marido e eu somos "quase" mochileiros, gostamos de ficar em hotéis mais simples e baratos, apenas para tomar banho e dormir e gastar o tempo e a grana nos passeios… lembra de algum bom e bacaninha financeiramente? O Colonos Del Sur é lindo, mas ainda não dá pros nossos padrões… 😀 tks Cris Alves

  • spfc

    flamenguista tem um prazer enorme de escrever errado e denegrir a nossa imagem mundo afora.

  • Octavio Pessoa

    Olá, belo post !!!! passarei 5 dias em Puerto Varas justamente no mesmo hotel que vc ficou, Patagônico Puerto Varas. Li que vc ia fazer um novo post do hotel , chegou a fazer ? procurei e não achei 🙁

    parabens novamente pelo posto 🙂

  • Samuel Freccia

    Recomendo ao chegar em Puerto Montt alugar um carro e circular pela região toda: Chiloe-Ancud, Frutillar, vulcões, praias do lago, pinguineras, etc. Pode sair talvez um pouco mais caro, mas vale a pena pela flexibilidade ao fazer os passeios pois a região tem um clima muito inconstante. Não recomendo alugar carros pela Hunter Rent a Car de P. Varas. Reserve com antecedência com alguma do aeroporto. As conhecidas (avis, europa, etc) tem os mesmos preços.

    Em Puerto Varas recomendo hospedar-se no hotel Casa Kalfu, onde os proprietários Horacio (fala bem português) e Carmen dão dicas e excelentes roteiros para passear na região e aproveitar o dia conforme o clima e tempo. A Casa Kalfu também fica bem próximo ao centro e é muito aconchegante. Tem também Frutillar o Hotel Elun com quartos com vista para o lago que são também impressionantes.

    Voar pela Sky, às vezes pode ser mais barato, mas não possui tanta flexibilidade se você perder ou ter que remarcar algum voo. Você pode pagar quase uma nova passagem. A Lan tem essa flexibilidade e não paga nada se tiver algum contratempo.

  • nathalie

    ameiiiiiiiiiiiii seu post!!!!!!!!!

    em julho estarei la!!!!!!!!!!!!!!!

    amei suas dicas!!!!!

  • jose renna

    QUAL A MELHOR CIDADE PARA SE CONHECER: PUERTO MONT OU PUCON ?? TENHO 1 SEMANA EM OUTUBRO/2012 E NÃO SEI QUANTOS DIAS DEDICAR A CADA UMA. QUEM PODE ME AJUDAR??

  • Andréia

    Estou com a mesma dúvida…socorro, o que vc fez? Estou indo em setembro

  • Francisco

    Vou para Puerto Varas agora na primeira semana de janeiro. Você poderia me enviar, com mais detalhes, a viagem de carro até Bariloche? Como fazer para ir e voltar de carro? Quantos dias? Que documentos preciso apresentar na fronteira Chile/Argentina?

    Obrigada,

    Francisco

  • Francisco

    Gostaria de mais informações sobre o roteiro Puerto varas/Bariloche, de carro, em janeiro.

  • Hudson

    Olá,
    Estou pesquisando/planejando minha lua de mel. Será no fim de janeiro (30 jan a 8 fevereiro), e dentre os lugares, Chile me cativou. Gostaria de uma dica para aproveitar o roteiro. Percebi que a travessia dos lagos andinos é um pouco cansativa. Mas ao mesmo tempo sei que há lugares estupendos de belo na região. Qual o melhor roteiro para fazer. Estive pensando fazer Santiago (3 dias, aproveitando as primeiras noites de núpcias) – Puerto Varas (5,6 dias). Ainda, estava cogitando a possibilidade de encaixar Buenos Aires. O que acham? O que me sugerem? Fico no aguardo, grato,
    Hudson e Renata, Recife-Pernambuco

    • Cinco ou seis dias em Puerto Varas é muita coisa é melhor fazer 3 ou 4 dias lá e aumentar Santiago, onde tem bastante coisa para ver, como Viña del Mar e as vinícolas. Fora isso é um roteiro maravilhoso, vocês vão adorar com certeza!

  • M. Emilia Cortegoso

    Também gostaria muito da informação que o FRANCISCO te solicitou , estou indo para lá em março, poderia me dar as dicas de como chegar carro Puerto Varas a Bariloche.
    meu e-mail memiliacortegoso@gmail.com.

    agradecida

    Emilia

    • vania soares

      oi, vc fez o percurso de carro puerto varas bariloche?se fez , quais as dicas para nos ajudar?

  • Carmen Rita Venâncio de Carval

    Olá Leandro! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo ótimo post, bastante rico em detalhes e contendo dicas precisas que levarei comigo na viagem. Lendo o post vi que sua viagem a Puerto Varas se assemelha a minha, também passarei 2 dias no local e gostaria de seguir o itinerário que você realizou pela Turistour. O problema é que estou com dificuldade de fechar o pacote através do site da empresa, pois não acho nenhum que inclua as atrações apresentadas neste post, mas apenas passeios separados. Gostaria de saber como vocês conseguiram fechar esse pacote. Obrigada pela atenção, Carmen.