Melhores Destinos vai ao Chile

28 · maio · 2010

Uma parceria entre o governo do Chile, a companhia de aérea –  LAN e o Turismo Chile proporcionou no começo do mês, a oportunidade para alguns brasileiros residentes de norte a sul do país,  conhecer melhor o Chile. Dentre os convidados estavam os jornalistas dos principais jornais brasileiros, como Jornal O Globo, o Estado de São Paulo, Hoje em Dia, Correio Braziliense e revistas como a Top Destinos. É lógico que o nosso site não poderia ficar fora dessa!  O Melhores Destinos também estava presente. Fomos para um dos destinos turísticos do país – Puerto Varas. Além de jornalistas, havia também operadores de turismo do Brasil. Dentro os destinos que poderiam ser escolhidos estavam as cidades de: Púcon, Puerto Varas, San Pedro de Atacama e Torres Del Paine.

O país teve uma redução significativa de turistas brasileiros, cerca de 25%, depois do último terremoto de 8.8 graus de magnitude, ocorrido em 27 de fevereiro deste ano. Muitos brasileiros que tinham como destino certo visitar o Chile para conhecer: a Rota dos Vinhos, a região da Patagônia  e dos lagos Andinos, preferiram desfazer as malas e esperar mais um pouquinho. Houve uma queda de 64% das reservas turísticas e um prejuízo total ao país de cerca de 30 bilhões de dólares, ou 15% do PIB chileno, segundo estimativa da Eqecat, empresa especializada em avaliar riscos de catástrofes.

Agora o Chile vem se reorganizando e seu turismo se reestruturando. O convite feito teve como principal objetivo resgatar o maior público de turistas que o país possui, os brasileiros. A presença de jornalistas e de empresas de turismo, inclusive de outros países, poderá promover este resgate, afinal de contas são estes os principais divulgadores para o público alvo – turistas. Vale a pena comentar ainda que agora começa a temporada de inverno no país. O Chile está de portas abertas, mais do que nunca, para os turistas de todas as regiões do Planeta.

Nos próximos posts, vocês poderão saber um pouco mais do que se passou nesta viagem, desde a partida do Brasil, a chegada dentro do avião da LAN, até os mais luxuosos hotéis que tivemos oportunidade de ficar hospedados. Os locais visitados, a ida para Puerto Varas, os maravilhosos restaurantes, a deliciosa comida e os vinhos… Até a próxima!!!

Autor

- Renata Balthazar
  • Juliana

    Que ótimo! Essa série de posts veio em boa hora! Estou planejando uma viagem ao Chile em agosto!
    Vc visitou a capital?
    Aguardo ansiosamente pelos próximos posts! =)

    • Leonardo (Melhores D

      Juliana, quem fez a Viagem não fui eu, foi a Renata Balthazar que foi representando o Melhores Destinos, eu não poderia ficar tanto tempo lá. Sim, ela ficou um tempo em Santiago.

  • Juliana

    Léo…
    Por que alguns posts estão aparecendo na ordem errada? Esse, por exemplo, só apareceu agora, mas aparece como se tivesse sido publicado antes de outros 2 posts… (o do salão do turismo e o do visto americano)
    Isso sempre aconteceu e eu só percebi agora, o blog está doido ou meu computador q tá meio problemático? kkkk

    • Leonardo (Melhores D

      hehe, Jualiana, isso é proposital mesmo. Pra você entender… em uma manhã que publico 3 posts, eventualmente eu mudo a hora de algum para que fiquem em uma outra ordem. Estratégia…

  • Leonardo, como fazer para Melhores Destinos ser visto no meu blog vaconferi?

  • Luiz Henrique

    Será uma otima oportunidade para avaliar o turismo interno do Chile, conheço apenas Santiago e tenho muita vontade de conhecer novos pontos turistico deste pais.Aguardo seu relato detalhado!
    Abraços

  • Carolnl

    Nossa, que chique!
    Parabéns ao MD pelo reconhecimento!!!

    Conheci Puerto Varas há alguns anos, mas foi muito rapidamente, apenas um pernoite entre os lagos andinos e santiago…

  • nossa que maravilha! parabéns, quando não tiver tempo de ir a algum lugar pode me chamar que represento a MD com prazer heheeheh!!!

    • Leonardo (Melhores D

      hehe…

  • Frederico Naves

    Que bacana!

    Meu próximo destino será o Chile. Vai ser bom pegar algumas dicas e informações aqui.

    Parabéns Leo

  • Ferbrasilia

    Muito legal.. Espero que venham outras parcerias como estas né Leo?!?!

    • Leonardo (Melhores D

      Sim fernando, já vieram 🙂 na próxima semana teremos uma outra viagem muito interessante 🙂 Depois posto mais detalhes.

      • FLAVIA

        Leo, estou planejando fazer o circuito andino no comecinho de setembro e iremos passar por Santiago. Estou com um pouco de receio devido ao terremoto. Fiz algumas pesquisas e parece que há alguns lugares turisticos no Chile que nao estão abertos para a visitaçao. Tambem parece que há problemas no aeroporto para chegada e saída do país. O que vc tem a me dizer? Será que devo mudar meus planos?
        abraço

        • Leonardo (Melhores D

          Flavia, desconheço qualquer problema no aeroporto. Eu deixaria de ir pro Chile devido a problemas gerados pelo terremoto que teve no começo do ano. As coisas estão bem "normais" por lá.

  • Vitor

    Já estou com passagem comprada e hotel reservado! Vou em julho e pela LAN!!
    Pelo o que alguns amigos falam, o Chile é muito bonita e o país mais desenvolvido da America Latina. Vale a pena conhecer.
    Agora nessa época é possivel 'ver a neve', conhecer grandes vinícolas, e a exuberante capital, Santiago!

  • Kerinde Hilár

    eu tb talvez vou ao chile em outubro
    quero saber mais!

  • Raquel

    Acompanho sempre o site, mas é a primeira vez que escrevo.
    É muito interessante como o Melhores destinos está em sintonia comigo. Marquei viagem para Buenos Aires e alguns dias depois vocês postaram sobre lá, agora marquei viagem para o Chile (vou dia 04) e vocês postaram sobre lá.
    Espero que dê para ler os outros posts sobre a viagem antes de eu embarcar!

    • Leonardo (Melhores D

      Oi Raquel, essa semana teremos pelo menos 2 posts sobre o Chile.

  • cristiana

    que chik vou pro chile tambem

  • Ellen

    Nossa estou ansiosa pra ver os outros posts sobre o Chile.Nao demora nao!

  • Marcos Fonseca

    Será muito bom esses pots, em Julho estarei em San Pedro de Atacama, acredito que será muito útil um relato de como estão as cidades hj…. fico no aguardo !!!

  • FLAVIA

    com toda essa confusão do terremoto, está mais barato ir para o Chile e Argentina?