Melhores brinquedos para crianças durante viagens de avião não são os mais caros, aponta pesquisa

Por Denis Carvalho

Manter crianças entretidas durante uma viagem de avião é um dos maiores desafios dos pais. Além dos desenhos animados no sistema de entretenimento, muitos levam brinquedos para distrair os pequenos. A boa notícia vem de um experimento realizada pela British Airways. Pensando em auxiliar as famílias, a companhia aérea realizou um experimento que consistiu em reunir 30 crianças em um voo de duas horas com uma seleção de brinquedos. Os resultados foram surpreendentes e revelaram que os brinquedos mais baratos mantêm as crianças ocupadas por mais tempo.

Os passageiros-mirins, com idades entre dois e 10 anos, foram observados por 90 minutos pelo professor e apresentador de TV Robert Winston e por uma equipe de psicólogos educacionais. Massinhas de modelar e pulseiras (Loom Bands) estão no topo da lista e foram eleitos por 80% das crianças, que ficaram ocupadas por mais de 40 minutos durante o experimento. O resultado animou os pais: 70% afirmaram que levariam estes brinquedos em um vôo no futuro.

O brinquedo mais popular entre os pequenos de 2-5 anos de idade foi a massinha. Já o favorito entre os de cinco a 10 anos de idade foi o Loom Bands. Eternos clássicos, como brinquedos de montar e cartões no estilo do Super Trunfo, também marcaram muito esta faixa etária, mantendo-os entretidos durante uma média de 37 e 33 minutos, respectivamente.

800px-Playdoh

“Embora a vontade dos pais seja que seu filho adormeça, brinquedos de montar, como Lego, livros de adesivos e jogos de viagem também são uma ótima maneira de mantê-los envolvidos. Apresentar brinquedos diferentes em intervalos regulares é uma alternativa para mantê-los entretidos por mais de 90 minutos”, afirma o professor Robert Winston.

A psicóloga educacional Vivian Hill explica que “Os brinquedos que despertam a imaginação e incentivam a criatividade, ao invés de brinquedos estáticos, como bichos de pelúcia e bonecas, são comprovados para manter as crianças ocupadas por mais tempo”.

Lego

Veja as principais dicas da psicóloga para um voo sem estresse com as crianças:

• Tenha à mão bebidas durante a decolagem e a aterrizagem, para que os pequenos não sejam tão afetados pela pressão do ar, uma vez que as crianças sofrem mais com as consequências do que os adultos.

• Comprar novos brinquedos e jogos para o voo. Brinquedos mais recentes os entretém por mais tempo.

• Apresentar brinquedos diferentes em intervalos regulares. Envolvê-los e dá-los como presentes funciona muito bem.

• Concentre-se em atividades que incentivam a criatividade em vez de objetos estáticos, como bonecas e bichos de pelúcia.

• Fantoches de dedo e cartões de atividade são os brinquedos que podem entreter por muito mais tempo.

• Pense em jogos que você não precisa transportar. Jogos verbais, como adivinhações.

• Se for um vôo noturno, leve um pijama. Deixar as crianças prontas para dormir ajudará a evitar perturbar o seu padrão de sono.

Como a pesquisa foi realizada entre crianças britânicas, os resultados podem variar para as nossas.

E você? Quais brinquedos leva nas viagens com seus filhos? Quais os favoritos deles? Já teve alguma decepção com um brinquedo caro ou uma grata surpresa? Conte sua experiência nos comentários e participe!