Para qual programa de fidelidade transferir seus pontos do cartão de crédito: confira nossa pesquisa exclusiva!

Leonardo Cassol 29 · maio · 2015

Interessado em informações para aproveitar melhor os pontos de seu cartão de crédito na hora de transformá-los em milhas aéreas? O Melhores Destinos elaborou uma pesquisa exclusiva que mostra qual o programa de fidelidade nacional apresenta o melhor custo x benefício na hora de resgatar sua passagem para voos domésticos, além de apresentar dicas imperdíveis. Confira!

Você sabia que uma passagem aérea de ida e volta para uma viagem dentro do Brasil pode custar entre 8 mil e 100 mil pontos, variando da mesma maneira que o preço de uma passagem aérea paga com dinheiro? Na pesquisa descobrimos que a diferença do número de pontos necessários para resgatar uma passagem num mesmo trecho/data pode chegar 500%, se compararmos diferentes empresas aéreas. Isso acontece porque não existe um valor fixo para o resgate, o que pode trazer surpresas desagradáveis na hora de usar os pontos.

Para ajudar nossos leitores, analisamos a quantidade de pontos necessária para se resgatar passagens em voos domésticos entre as 15 cidades do Brasil com maior movimentação de passageiros, comparando igualmente os programas de fidelidade de TAM, GOL, AZUL e AVIANCA.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
• O número de vezes em que o programa de fidelidade ofereceu resgate com a menor quantidade de pontos entre as 15 cidades e 17 aeroportos pesquisados (235 possibilidades);
• A quantidade média de milhas necessárias para se resgatar uma passagem para as 15 cidades pesquisadas.

CIDADES PESQUISADAS:
Região Sudeste: 5 cidades e 7 aeroportos
Belo Horizonte
Campinas
São Paulo (Congonhas e Guarulhos)
Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão)
Vitória

Região Sul: 3 cidades e 3 aeroportos
Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre

Região Norte e Distrito Federal: 3 cidades e 3 aeroportos (Como a Região Centro Oeste possui apenas Brasília entre os 15 aeroportos mais movimentados do Brasil, consideramos o DF no âmbito da Região Norte, apenas para fins deste estudo).
Brasília (CO)
Belém
Manaus (NO)

Região Nordeste: 4 cidades e 4 aeroportos
Fortaleza
Natal
Recife
Salvador

RESULTADO DA PESQUISA
Quem se saiu melhor? Confira o ranking abaixo:

1o lugar: TAM Multiplus

elite-programas-milhas-tam-logo

O TAM Multiplus/Fidelidade ganhou em 13 das 15 cidades, oferecendo a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em 147 trechos pesquisados, de 235 possíveis. A média de pontos necessários para resgate de uma passagem com 10 dias de antecedência foi de 9.356 nos trechos pesquisados.
Outro diferencial da TAM é que sua tabela de resgate permite que uma passagem de ida ou de volta seja resgatada por até 35 mil pontos, enquanto as concorrentes podem exigir até 50 mil. Para os clientes cartões TAM Fidelidade Vermelho, Vermelho Plus e Black a TAM é imbatível, pois oferece uma tabela de resgate diferenciada, onde o valor máximo de resgate para um trecho é de 15 mil pontos.

2o lugar: GOL Smiles

elite-programas-milhas-gol-logo
O Smiles da GOL ficou na segunda colocação, oferecendo a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em 84 trechos pesquisados, de 235 possíveis. No entanto, a média de pontos necessários para resgate de uma passagem com 10 dias de antecedência foi de 12.937 pontos nos trechos pesquisados, 46,2 % a mais que a primeira colocada nesse quesito.

O Smiles oferece três vantagens importantes para seus clientes: a validade de 3 anos para as milhas, a computação de pontos transferidos do cartão de crédito para fins de progressão nos níveis Prata, Ouro e Diamante (na proporção de 15 para 1, onde 15 pontos do cartão de crédito somam 1 ponto de upgrade de nível do Smiles) e a possibilidade de reservar passagens com milhas, por alguns dias, antes de comprar. O maior problema do Smiles tem sido as constantes mudanças negativas nas regras do programa, muitas vezes sem sequer informar seus clientes.

3o lugar: Avianca Amigo

Avianca_2013
Apesar da terceira colocação, o Programa Amigo não ficou muito atrás do Smiles. O Amigo ofereceu a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em 52 trechos pesquisados, de 235 possíveis, sendo que a empresa opera em apenas 10 das 15 cidades do estudo. A Avianca ficou em primeiro lugar na média de pontos necessários para resgate de uma passagem com 10 dias de antecedência, com apenas 8.849 pontos por trecho.

O Programa Amigo enfrenta três limitações importantes: a pouca quantidade de bancos conveniados; o pequeno número de parceiros aéreos (que deve se resolver com a entrada da empresa na Star Alliance em julho de 2015) e a ainda restrita malha aérea da Avianca Brasil. Apesar disso, o Programa Amigo é o único que permite o acúmulo de pontos de uma família numa mesma conta, facilitando a vida de quem viaja acompanhado.

4o lugar: Azul TudoAzul

Azul
O TudoAzul decepcionou e ficou em último lugar nos dois critérios pesquisados. A Azul não conseguiu ganhar das concorrentes nem em Campinas e Belo Horizonte, seus hubs. O programa ofereceu a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em apenas 17 trechos pesquisados, de 235 possíveis, exigindo, uma média 15.839 pontos para resgate de um passagem com 10 dias de antecedência, 79% a mais que a primeira colocada.

A maior limitação do Programa TudoAzul é oferta restrita de assentos da Azul, que apesar de operar em 103 destinos, oferece pouca frequência e/ou opera com aeronaves com menor capacidade e, consequentemente, menos opções e maior custo para os consumidores. Apesar disso, a Azul também permite a computação de pontos transferidos do cartão de crédito para fins de progressão dos níveis Topázio, Safira e Diamante, na proporção de 15 para 1 (15 pontos do cartão de crédito somam 1 ponto de upgrade de nível do TudoAzul).

Importante: a quantidade de pontos para resgate de passagens nacionais tende a ser muito maior do que a apresentada na pesquisa em feriados, datas festivas e no período de férias escolares (julho, dezembro, janeiro e fevereiro), período onde os voos tem maior ocupação. Portanto, fique atento e valorize suas milhas. Pagar até 100 mil pontos para uma viagem de ida e volta dentro do Brasil não é um bom negócio, seja qual for o trecho. Com essa quantidade de pontos é possível ir e voltar duas vezes para os Estados Unidos, em vários programas de fidelização.

Além disso, o resultado da pesquisa precisa ser analisado numa perspectiva mais ampla. Não estamos afirmando que o programa A é melhor que o programa B e vice-versa. Mas a pesquisa indicou um padrão de custo de milhas por trecho, que se manteve igual nas 3 datas de consulta, em diferentes semanas. No entanto, para uma reflexão mais completa, é importante considerar também como funciona o acúmulo de pontos em cada programa, já que as regras são diferentes. Algumas empresas aéreas vendem facilidades na hora de transferir os pontos do cartão de crédito para o programa de fidelidade, mas criam dificuldades e um custo muito alto na hora do resgate. Fique atento e pesquise antes de transferir! Inclusive qual é o preço da tarifa paga, pois durante promoções de passagens pagas com dinheiro pode ser um bom negócio guardar as milhas para futuras oportunidades.

Para facilitar a sua vida, conheça as principais regras e diferenciais dos 4 programas de fidelidade nacionais. Elas definem a validade dos pontos, vantagens e restrições no seu uso.

Programas-fidelidade-milhas-regras

CONFIRA A PESQUISA EM DETALHES – VISÃO DE CONJUNTO
Confira a quantidade de vezes que cada empresa aérea ofereceu a melhor opção de resgate e a quantidade média de pontos necessários para viajar em cada região, nas tabelas a seguir.
Tabela2

Tabela3

CONFIRA AS MELHORES OPÇÕES DE RESGATE EM SUA CIDADE:

SUDESTE

Belo Horizonte

A TAM se mostrou a melhor opção para os mineiros que desejam viajar para todas as regiões, com exceção da Região Sul, para onde a GOL venceu a disputa. Destaque negativo para a Azul, que ficou na pior colocação em 12 das 16 opções pesquisadas, exigindo uma média de 11.367 pontos por trecho, 67% pontos a mais do que a TAM.

BeloHorizonte

Campinas

O custo do resgate de passagens saindo de Campinas se mostrou, na média, 13% maior do que de São Paulo (Congonhas/Guarulhos). Para quem voa de Campinas para outras cidades do Sudeste, a GOL se mostrou a melhor opção. Para o Sul, a Azul ganhou disparado. A TAM foi a melhor para as cidades do Nordeste.

Campinas

São Paulo

A GOL se mostrou a melhor opção para os paulistanos que desejam voar para as demais cidades do Sudeste e para o Sul. A TAM se mostrou a melhor para os destinos do Norte e a Avianca para o Nordeste. Destaque negativo para a Azul, que ficou na pior colocação em 6 das 14 opções pesquisadas, exigindo uma média de 16.438 pontos por trecho, mais do que o dobro cobrado pela Avianca.

SaoPaulo

Rio de Janeiro

Os cariocas e fluminenses encontram na GOL a melhor opção para viajar para as cidades do Sul e do Sudeste. A TAM se mostrou melhor para a Região Norte. Destaque negativo para a Azul, que ficou na pior colocação em 11 das 15 opções pesquisadas, exigindo uma média de 14.769 pontos por trecho, 85% a mais que a Avianca.

RioDeJaneiro

Vitória

A TAM e a GOL empataram quando o destino são as cidades da Região Sudeste e do Sul. Para o Norte e o Nordeste, a TAM se mostrou a melhor opção. Destaque negativo para a Azul, que ficou na pior colocação em 12 das 16 opções pesquisadas, exigindo uma média de 17.179 pontos por trecho, 84% a mais que a TAM.

Vitoria

REGIÃO SUL

Curitiba

A GOL se mostrou a melhor opção para os curitibanos que desejam voar para o Sudeste, Porto Alegre e Brasília. A TAM se mostrou a melhor para os destinos do Norte e Nordeste. Destaque negativo para a Azul, que ficou na pior colocação em 14 das 16 opções pesquisadas, exigindo uma média de 15.067 pontos por trecho, 75% a mais do que o cobrado pela TAM.

Curitiba

Florianópolis

A TAM se mostrou imbatível para quem mora em Floripa e deseja viajar para qualquer um das cidades pesquisadas, com exceção de Brasília, onde GOL e Avianca ganharam a disputa. Na média de pontos exigidas para resgate, a TAM também ficou em primeiro lugar, com 8.857 pontos por trecho.

Florianopolis

Porto Alegre

A TAM se mostrou imbatível para os gaúchos que desejam viajar para qualquer um das cidades pesquisadas, com exceção de Brasília, São Paulo e Curitiba, onde GOL e Avianca ganharam a disputa. Na média de pontos exigidos para resgate, a TAM também ganhou, com 8.625 pontos por trecho.

PortoAlegre

Brasília

A Avianca se mostrou imbatível para os moradores do Distrito Federal, onde possui seu principal hub. Quem deseja sair de Brasília para o Sudeste, Sul ou Norte encontra na Avianca a melhor opção e também o menor valor médio de pontos por trecho, 5.645. A GOL é a melhor opção para quem deseja voar para o Nordeste partindo de Brasília.

Brasilia

Belém

A TAM se mostrou imbatível para os paraenses que desejam viajar para qualquer um das cidades pesquisadas, com exceção de Manaus, onde a GOL venceu a disputa. Na média de pontos exigidos para resgate, a TAM também ganhou, com 11.438 pontos por trecho.

Belem

Manaus

A TAM se mostrou imbatível para quem deseja voar de Manaus para qualquer um das cidades pesquisadas, com exceção de Brasília e de Belém, onde a GOL venceu a disputa, e de Belo Horizonte, onde a Azul oferece a opção mais econômica. Na média de pontos exigidos para resgate, a TAM também ficou em primeiro lugar, com 11.875 pontos por trecho.

Manaus

REGIÃO NORDESTE

Fortaleza
A TAM se mostrou imbatível para os cearenses que desejam para qualquer um das cidades pesquisadas. Nos destinos da Região Sul, e em parte do Sudeste, a TAM empatou com a Avianca, que também ganhou na média de pontos necessários para resgate, com 9.250 pontos.

Fortaleza

Natal

A TAM se mostrou imbatível para quem deseja voar desde Natal para qualquer um das cidades pesquisadas, com exceção de São Paulo, Florianópolis e Brasília, onde a Avianca levou a melhor, e em Belém e Fortaleza, onde a GOL ofereceu a melhor opção. Na média de pontos exigidas para resgate, a Avianca ficou em primeiro lugar, com 8.875 pontos por trecho, apesar de voar para apenas 8 dos destinos pesquisados partindo de Natal.

Natal

Recife

A TAM se mostrou imbatível para os pernambucanos que desejam para qualquer um das cidades pesquisadas, com exceção de Natal, onde a Azul apresentou a opção com menor custo. Na média de pontos exigidos para resgate, a TAM também ficou em primeiro lugar, com 9.467 pontos por trecho.

Recife

Salvador

A TAM se mostrou imbatível para os baianos que desejam para qualquer um das cidades pesquisadas, com exceção de Belo Horizonte, onde a GOL apresentou a opção com menor custo em milhas. Na média de pontos exigidas para resgate, a TAM também ficou em primeiro lugar, com 8.375 pontos por trecho.

Salvador

Se a sua cidade não apareceu na pesquisa, lembre-se que você pode pesquisar a quantidade de pontos necessários para resgate no site das empresas aéreas.

METODOLOGIA DA PESQUISA

  • Foram selecionadas as 15 cidades com os 17 aeroportos mais movimentados do Brasil, de acordo com a ANAC e Infraero;
  • Foi considerada a menor pontuação disponível em voos diretos entre as localidades, ou com escala ou conexão com intervalo máximo de 150 minutos de duração, para evitar comparações com voos com conexões com duração muito longa;
  • Voos com conexão foram sinalizados com “*”, considerando o limite de até 150 minutos estabelecido na metodologia da pesquisa;
  • Voos na madrugada, com decolagem entre 00h e 05h foram sinalizados com “^”;
  • A pesquisa foi realizada no dia 16/05/2015 (sábado), com voos para o dia 26/05/2015 (terça-feira, dia útil), sendo que todos os voos de/para determinada cidade foram pesquisados sempre na mesma data, para evitar comparações entre as empresas em dias diferentes. A pesquisa havia sido realizada anteriormente em outras duas datas também no mês de maio de 2015, seguindo os mesmos critérios, e não foram notadas diferenças significativas em seu resultado, especialmente no que se refere a diferença de pontos entre as empresas aéreas.
  • Nas cidades que são servidas por mais de um aeroporto, como São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), a pesquisa considerou voos com origem todos os aeroportos ao mesmo tempo, uma vez que não foi observada diferença de pontos significativa na variação destes aeroportos.
  • A pesquisa no Fidelidade TAM e no Smiles foi realizada sem utilizar o login, considerando, respectivamente, o status de cartão branco na TAM e cartão Smiles na GOL, para que os benefícios da tabela diferenciada de resgate para cartões vermelho na TAM ou a promoção de desconto para cartões Smiles Diamante ou Clube Smiles na Gol não gerassem uma distorção na comparação com as demais empresas aéreas.
  • Os dados pesquisados foram registrados em imagens e estão disponíveis para avaliação das companhias aéreas, leitores e demais interessados.

DICAS PARA QUEM VAI CONVERTER OS PONTOS DO CARTÃO DE CRÉDITO EM MILHAS

  1. Aguarde as promoções que oferecem bônus para transferências de pontos do seu cartão de crédito para os programas de fidelidade. É possível ganhar entre 10% e 100% de bônus sobre o valor transferido.
  2. Fique atento às promoções de resgate promocional de passagens. É possível resgatar passagens a partir de 2 mil pontos nos períodos promocionais.
  3. Pesquise os trechos e datas desejados no site das empresas aéreas e verifique a quantidade de pontos necessários em cada uma delas. A quantidade de pontos necessária pode variar até 500% de uma companhia para outra. Finais de semana se mostram o melhor período para emitir passagens resgatadas com milhas.
  4. Lembre-se de que a quantidade de pontos necessários para a viagem pode variar a qualquer momento, a critério da companhia, inclusive no período necessário para que os pontos resgatados do cartão de crédito sejam disponibilizados no programa de fidelidade da empresa aérea, o que pode levar de 2 a 15 dias.
  5. Cuidado com a validade das milhas. Geralmente, na conta do programa de fidelidade da empresa aérea, os pontos vencem após 2 anos a contar da data de transferência. Alguns programas permitem recuperar milhas vencidas, mas isso custa caro.
  6. Lembre-se: você fica sabendo de todas as promoções aqui no Melhores Destinos! Curta o Melhores Destinos no Facebook, no Twitter ou ainda baixe o APP no seu celular, ou a extensão do Melhores Destinos no Google Chrome e fique sabendo das promoções em primeira mão.

Gostou da pesquisa, mas ficou curioso para saber o resultado dessa comparação quando se deseja viajar com milhas em voos internacionais? Aguarde, em breve, uma nova pesquisa exclusiva aqui no Melhores Destinos.

Quer saber qual o melhor cartão para acumular pontos? Confira o Ranking de Melhores Cartões de Crédito para acumular milhas aéreas publicado e atualizado pelo Melhores Destinos. Tem alguma dúvida não abordada nesse artigo? Deixe o seu comentário e participe!

O Melhores Destinos é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas e artigos de interesse de seus leitores. Ele não vende nenhum produto ou serviço e possui total isenção em seu conteúdo editorial. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada programa de fidelidade.

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Meus parabéns MD pela excelente e inédita pesquisa que vejo no gênero. Um excelente trabalho e uma importante referência para quem deseja transferir seus suados pontos ganhos em troca de uma passagem.

    E sobre a Azul, não me surpreende o mal resultado. Fui por muitos anos fiel à empresa, sendo cliente Safira desde que ela começou com o tier. Entretanto as sucessivas mudanças (negativas por sinal) de regras na acumulação, além da oferta limitada de assentos, o faz ser um programa pouquíssimo atraente.

    • Antonio

      O programa (ao meu ver) ainda é bom pois foi pioneiro ao oferecer desconto com pontos, que nesse caso foi útil pra mim em vários trechos fora de promoção. Nesse caso em específico o programa oferece bastante vantagens.

    • William Schweickardt

      Carlos, percebo que sabes bastante, e os atendentes do Smiles são confusos. Ou me persuadiram à confusão.

      Eu emiti, por pressão, vários trechos de POA ao Rio por 12 mil milhas ida e volta, na terça-feira última. Porém, hoje percebi que há ida e volta por 8 mil pontos.

      Assim, se eu solicitar cancelamento de passagem hoje as milhas são devolvidas integralmente, parcialmente ou não existe isso?

      Nunca fiz isso, mas a diferença é que eu ”ganharia” 16 mil milhas de volta pela nova tarifa.
      Se fosse possível eu o faria já.
      Obrigado

      • Olá William,

        Eu não sei bastante, sei um pouco pq sou passageiro freqüente. 🙂

        Para cancelar um bilhete prêmio, eu sei que geralmente há um pagamento de uma taxa, que tentei buscar no site do Smiles o valor e não encontrei. Mas há um tempo atrás eu sei q era algo em torno de R$50 por bilhete.

        Em relação às milhas, quando o bilhete é cancelado, elas são retornadas integralmente à sua conta, com o tempo de validade original delas. Portanto, se fizeste a emissão do bilhete no último dia de validade e o cancelas 1 semana depois, essas milhas acabam se transformando em milhas vencidas (tendo q pagar uma taxa para que possas renová-las).

        • William Schweickardt

          Liguei novamente lá e me explicara, ótimo atendimento inclusive, fiquei impressionado.
          É cobrado uma taxa e as milhas voltam na hora, no meu caso não compensaria. Emitir com milhas é sempre bom finais de semana, percebi isso. rs agora é tarde, na próxima já sei.

          Obrigado meu caro.

          • Tu sabes qual valor da taxa q o Smiles está cobrando atualmente para alteração/cancelamento de bilhete prêmio?

          • William Schweickardt

            de R$ 5,00 a R$ 120,00 dependendo do trecho e valor pago em milhas. Att.

  • Luiz Fernando Sacagnhe

    O smiles está decepcionante , comete um estelionato ,uma vergonha de programa não consigo emitir uma passagem sequer de Ribeirão Preto ( minha cidade ) para qquer destino internacional pela gol ( simplesmente não temos essa opção ) , já pela aerolineas só aparece um trecho possivel o da ida e a volta ? Voltamos a pé ? Vergonha , vergonha de programa , Smiles não vê uma milha a mais da minha conta !!!

    • isaias

      O SMILES quando faz suas promoções voando pela gol ate a America do Sul, compensa. Mas de acordo com o Luiz Fernando, realmente os voo para os trecho citados acima realmente são ridículos, quando você consegue achar e só a ida, Cade a volta “Ridículo” essa situação, não sei porque a gol não acaba com a parceria com a Aerolineas. e para os EUA piorou impossível voar.

    • Ricardo Moreira Lima

      Concordo plenamente.A gol linhas aéreas INTELIGENTE, pensa que o consumidor é BURRO.

    • RICARDO MOREIRA LIMA

      A gol linhas aéreas INTELIGENTE pensa que o CONSUMIDOR É BURRO

      • simone

        concordo.

  • Alexandre

    Os resultados batem com a minha impressão para voos nacionais, mas se levarmos em conta internacional, tenho minhas duvidas se o resulta se confirma. Tem um resultado internacional ? Tem pessoas que juntam apenas para internacional, e essa seria uma boa comparacao.

  • Breno Vieira

    Muito boa o post/pesquisa, MD.

    Como vcs fizeram toda uma análise baseada em dados, acredito que não viram pessoas defendendo um ou outro programa.

    Pessoalmente, concordo com a colocação, mas gostaria de lembrar uma coisa para todos:

    Faça uma busca da sua cidade para a(s) cidade(s) que tem mais interesse.

    por exemplo, a Azul apesar de ter ficado em último pode ser interessante caso queira ir exclusivamente para Orlando ou Fort lauderdale. Houve algumas boas promoções por 15mil/trecho. Menos que as outras cobram.

    Isso é só um exemplo. Além disso considere a quantidade de vôos que a companhia faz da/para a sua cidade!

    Mas no geral a classificação do post é bem coerente! Parabéns de novo MD!!!

    • Rosangela

      Breno, acredito que as promoções da Azul foram mais frequentes nesse início de venda dos vôos para EUA, mas consegui emitir Curitiba-Orlando com 32 mil pontos na Tam. É questão de ficar atento (principalmente ao MD xD)

  • Roberto Ribeiro

    Excelente pesquisa. Já faz tempo que também cheguei a conclusão que o TAM fidelidade é melhor, imbatível quando se precisa de uma passagem na véspera. Espero que não mude suas regras como vem fazendo o Smiles, na verdade poderia agregar as boas opções que os outros oferecem, principalmente na validade das milhas e opção família, ai seria imbatível. Valeu MD.

    • Breno Vieira

      Concordo plenamente.
      Dos 4 programas, considero o mais estável/confiável.

    • Era exatamente o que ia dizer, a Tam é disparado o melhor programa para mim que mora em Natal para as cidades do Sul e Sudeste.

  • Pedro de Vasconcellos Costa

    Excelente iniciativa!! Gostaria de sugerir uma matéria sobre como fazer a revalidação dos pontos do programa Iberia Plus (regulamento confuso e ambíguo) adquiridos via promoção de transferência de milhas da Tam para o LeClub Accor e posteriormente para o Iberia Plus que teve grande repercussão no MD e cuja validade dos pontos transferidos terminará em DEZ/2015 para os leitores do MD que aind anão utilizaram os mesmos

  • Kelly Tomaz

    Li essa pesquisa e fiquei de fato encantada com a forma que foi feita, DEVE TER DADO UM TRABALHÃO!!! Parabéns ao MD que além de proporcionar acesso a passagens promocionais, permite acesso a informações muito úteis em que podemos não gastar nossas suadas milhas em vão.
    Sucesso a equipe.

  • Márcio

    Excelente matéria. Eu sempre preferi o Smiles, na verdade desde 1995, quando nasceu, mas de uns dois ou tres anos para cá, e depois de decepção após decepção, eu acabei por dar preferência a Azul e, apesar de fora da pesquisa, por não ser do do Brasil, ao AAdvantage. Tudo é uma questão de oportunidade. Recentemente transferi 70 mil pontos do BB para a Azul, que se transformaram, na promoção da época em 140 mil pontos e que troquei por 4 passagens ida e volta de CNF para FLL na alta temporada, onde a Azul estava ofertando bilhetes a 15 mil pontos por trecho, foi mesmo um achado. Nunca foi-me muito simpático o programada da TAM, mas depois deste tópico, tenho de rever minha posição a respeito.

    • Márcio

      Somente complementando: a emissão que fiz pela Azul, acabou ficando por 15000 pontos transferidos do BB cada trecho de ida e volta CNF-FLL. Mas como disse, é uma questão de oportunidade, não é sempre assim.

    • Raquítico

      Ok, ok. 15 mil é, em tese, um número excelente. Mas você viu quanto sairiam em Reais esses trechos a que você se referiu? Ou seja, saindo do argumento em tese para a realidade do caso concreto… você tem os números aí?

      • Márcio

        Não me lembro, mas acho que seriam uns R$ 2000,00 ida e volta. Ou seja, usei 15000 pontos do cartão para não gastar R$ 2000,00 Como foram 4 bilhetes, foi cerca de R$ 8000,00 de economia. Mas que fosse a metade, R$ 4000,00 ja seria excelente, mesmo porque, pontos bons são os pontos gastos, e não os que ficam na conta. Abs.

        • Raquítico

          Acho que mais acima você disse que eram 15k por trecho, não? Se for isso, aí seriam 30k de milhas versus R$ 2k. Numa referência padrão de 10k de milhas por R$ 300, sua conta seria: R$ 900 versus R$ 2k. De qualquer forma, uma excelente compra!
          Fiz a pergunta em razão: (1) dos excelentes preços que pulularam por aí recentemente; e (2) de um achômetro meu de que uma parcela considerável dos consumidores de milhas não faz essas contas. Por fim, ótimo! Você não faz parte dessa parcela considerável, hehehe

  • ronald

    Muitos
    elogios ao trabalho, me identifiquei com o detalhamento e a
    metodologia. Peço liberdade para complementar com um ponto de vista:
    Apenas colocar em ordem de classificação de forma absoluta, sem a
    poderação de uma nota, não me parece justo e leva o leitor ao
    equivoco de considerar o SMILES semelhante ao TAM, proporia uma nota.

    O
    Smiles está muito inferior ao TAM e sem esta quantificação o
    leitor não sente a realidade das dificuldades enfrentadas quando
    lidando com estes planos. Por exemplo: a postura do SMILES em alterar
    duas vezes no mesmo ano a tabela de resgate de pontos internacional e
    a estratégia adotada pelo SMILES para oferecer os trechos das suas
    parceiras internacionais a preços inferior do que seus trechos tem
    que ser negativamente quantificada. Tente por exemplo emitir um
    trecho para Santa Cruz de La Sierra, tem voo a 80.000 milhas, se você
    for diamante eles cobram 78.000. Isso acontece, pois o voo é voo
    GOL, mas se o voo for da Aerolineas Argentinas você consegue (para
    outra cidade) por 10.000 milhas. O Melhores Destinos é a única
    únião que temos para reclamar destas faltas de razoabilidades, por
    isso gostaria de pedir esta oportunidade de contribuição.

    Basicamente
    a estratégia da GOL com seu plano SMILES tem sido, com uma boa
    estratégia de marketing, atrair o incauto que longamente acumulou
    milhas, são diversas e constantes ofertas, mas que quando vão ser
    utilizadas demonstram que foram apenas ludibriosas.

    Voltando
    ao tema do aumento da tabela de voos internacionais, ninguém junta
    50,000 milhas em um mês, é um processo contínuo. Por isso não é
    justo você aumentar a tabela de emissão sem aviso prévio.

    Judiricamente
    falando trata-se de um contrato de adesão, e que não tem muito como
    lutar contra ele. Por isso, faço meus elogios mais qualificados ao
    eterno tapete vermelho da TAM.

    Voe
    TAM, junte pela TAM e só se não der passe para o segundo colocado
    da lista.

    Abraços

    Ronald

  • Cleivson Siqueira de Arruda

    Só um detalhe, rolou um ctrl+c ali, copiaram a descrição de Fortaleza pra Recife e Salvador, falando que a Tam é imbatível para os cearenses.

    • Obrigado, Cleivson. Vamos corrigir, foi na hora de postar. No estudo o texto está correto.

  • Bruno Pinho

    Trabalho fantástico. Parabéns !!!!!

  • Lucas

    Parabéns pelo trabalho e pesquisa!

  • Régis

    No caso da Azul, como transferi pontos ganhando o dobro em duas oportunidades, ainda considero um bom programa. Consegui resgatar assentos em vôos entre SDU e POA por 9000 pontos em duas oportunidades, o que na prática me custou 4500 cada trecho.

  • Julio Brandao

    Parabéns ao MD pela pesquisa!

  • Mônica

    Realmente o SMILES já foi um programa bom, hoje eu o colocaria em último lugar. Depois que lançaram o tal do Clube Smiles, que “vende” milhas a rodo, não é possível encontrar trechos Brasil e América por 10 mil pontos… sempre mais que isso… Péssimo!!!

    • você viu a promoção Smiles semana passada? foi sencaional

      • Mônica

        Sim André, realmente a promoção de semana passada do Smiles foi sensacional. Porém, isso só ocorre 1x por semestre e olhe lá… Estou em busca de um trecho GRU – SSA que na Tam está por 9 mil pontos e no Smiles está por 15 mil… antigamente se achava por no máximo 10 mil pontos esse trecho, e depois de lançado o Clube Smiles foi que as coisas pioraram.

        • Mas Se você for ver 15 mil x 21 a cada 1000 milhas = R$315,00 reais, e na TAM 9 mil milhas R$70,00 = 630 reais comprando no mercado vc compra TAM a R$35,00 fica a R$315 também, saí ao mesmo preço! A vantagem é que você com o clube smiles compra 1000 milhas a 21 reais

  • Alexandre, estamos rodando a pesquisa internacional. Em breve vamos publicar.

    • gigio

      opa, valeu Leonardo!

    • Ernesto Lippmann

      Tambem tive esta dúvida. Parabens pelo trabalho!

  • Emerson Calil

    Parabens a toda equipe, que mesmo com os ultmos dias bem agitados com posts de promoções, fez esse brilhante trabalho. Vale ressaltar que a tabela da TAM para emitir passagens para crianças de 2 a 11 anos concede um desconto em relação aos adultos, o que nunca vi em outros programas de milhagens . Exemplo: Em trechos GRU-MIA sai 20.000 pontos/trecho para adulto e crianças 15.000 pontos/trecho.

    • Fábio Viana

      Também percebi isso Emerson. Estive recentemente pesquisando alguns trechos domésticos e enquanto para adulto era cobrado 10.000 pontos para criança ficava 7.000.

    • Muito boa observação, Emerson. Obrigado!

  • lucas

    Na boa nunca transfiri nenhum ponto para o TAM FIDELIDADE, é melhor mandar para a british airways. TAM INfidelidade

    • Vinicius

      E?
      Comentário desnecessário. O post fala sobre Milhas de Passagens NACIONAIS.

  • Comprar passagens com pontos+R$ costuma ser o pior custo benefício, especialmente pq ocorre 2 fenômenos com isto:
    1- A qtde de pontos para resgate é preestabelecida e geralmente em torno de R$50/1000;
    2- O sistema geralmente oferece passagens mais caras ao selecionar essa opção, tornando o resgate ainda pior.

    Eu nunca recomendaria utilizar os pontos dessa forma. A maneira menos pior são menos os resgates integrais por pontos.

    • Tulio Nunes

      Carlos, na Azul isso não é bem assim. O sistema não mostra passagens mais caras e na última vez que usei, gastei 500 pontos e ganhei desconto de R$45,00. É como se a companhia me pagasse R$90,00 por cada 1000 pontos. Eu recomendaria fortemente a utilização de milhas+reais nas compras de passagens na Azul (que na minha opinião é a melhor companhia aérea do Brasil). Concordo com o MD que o TudoAzul não é o melhor dos programas de milhas, mas passei algumas milhas pra ele quando fizeram promoção de 100% de bônus.

      • Bom raciocínio, Tulio! Tem que fazer conta e ver se vale a pena sempre. Mas nas demais empresas, como disse o Carlos geralmente o desconto não compensa.

    • MOACYR LOPES DOS SANTOS

      Permito-me discordar. Ontem tive um desconto de R$ 150,00 em um passagem, que saiu de R$ 390,00 para R$ 240,00 utilizando-se 1000 pontos apenas. A viagem é daqui 5 dias. Pode ser que você não deu sorte, mas costumo conseguir descontos generosos na Azul nesta opção. Um abraço.

      • É isso aí Moacyr, a opção pontos e dinheiro da Azul é diferenciada hoje, oferecendo descontos mais generosos que as concorrentes, com poucos pontos.

  • Jonatas

    Excelente post, parabéns mesmo. O programa da Azul chega a ser assustador, mas como também transferi pontos ganhando o dobro (na Azul), quando eu olho a tabela de pontos necessários eu divido por 2 e aí vejo que ou não ficou muito ruim ou que é um excelente negócio. Por exemplo: RioxMiami por “15000” ida e volta. Demais não é mesmo? Em pesquisa que fiz aleatoriamente no início do ano no TudoAzul Viajanet, cheguei a ver México por “19000” ida e volta ou Europa por menos de “40000” ida e volta.
    Lendo o post chega-se a conclusão que na média o TAM é melhor, porém, o melhor mesmo é estar com milhas certas, na hora certa e no programa que será o mais certo para o momento.

  • Luis

    Muito boa a pesquisa, parabéns! Discordo, porém, de um ponto muito importante e que muda a ordem que vocês colocaram. Qual companhia aérea é mais fácil conseguir milhas? É a Gol! Eu viajo duas vezes por semana e é muito mais fácil eu acumular milhas na gol do que na tam. É praticamente impossível alcançar o maior status da tam. Você teria que viajar de três a quatro vezes por semana. Enquanto que com a Gol eu alcanço o maior status viajando duas. Ou seja, se é mais fácil ganhar smiles do que múltiplus, fica “mais barato” ou mais fácil viajar pela Gol gastando mais milhas do que pela Tam, gastando menos milhas. O que comprova isso é que se formos vender 10.000 milhas da Tam, elas valem mais do que 10.000 milhas da Gol.

    Abs!!

    • Fernanda

      Discordo Luis, as passagens da categoria “promocional” da Gol, que muitas vezes não tem nada de promoção, não pontuam. As passagens da Tam na tarifa básica, pontuam sempre 500 pontos o trecho. Para quem faz viagens curtas e baratas, o acúmulo na Tam é muito mais fácil. Meu exemplo: compro CGH-CWB na Tam e como compro com antecedência, pago em torno de R$190 ida e volta, com as taxas. Pontuo 1000 pontos por viagem. Na gol, não pontuaria na categoria promocional ou pontuaria 380 pontos na categoria programada, que dificilmente chega a custar tão pouco.

  • Diego

    Esse ano vou para Bariloche/San Martin de los Andes início de Setembro e para Ushuaia/El calafate em dezembro, incluindo natal e ano novo. Tudo por 10.000 milhas o trecho. Comprei as milhas com essas promoções pontuais, resultado: ida e volta por R$ 400,00 em média (sem taxas), saindo de Belém (onde os preços das passagens tendem a ser mais caros). Comprei Belém-SP na promoção da semana passada por 8.000 milhas ida e volta. Smiles, sabendo usar, na minha opinião, ainda é muito superior aos outros programas nacionais. A TAM mantem um programa mais regular. Smiles, eu diria, é 8 ou 80; hoje está 20.000 o trecho, amanhã sai promoção e deixa por 4.000, por exemplo. Minha crítica para o smiles é com relação ao quesito “respeito ao consumidor”, que chega a ser ridículo.

    • Vinicius

      O que você falou não é coerente e não representa uma realidade real.
      Ou seja, vc está iludido com uma promoção da GOL isolada e única da GOL que vc achou que se deu bem quando na verdade foi algo extremamente isolado e pontual. Isso não é saber usar.

      • Cem Paciência

        É… ele deve ser um beócio que não sabe dar valor às milhas dele…
        Nada disso! Não! Ele não está iludido com UMA promoção isolada da Gol! Ele está usando o programa a favor dele!!! Se a p* do programa MORDE E ASSOPRA, você vai adquirir e utilizar as malditas milhas quando? Quando ele está mordendo? Só se você for… bem deixa para lá…
        Resumindo0: pesquise, pesquise e pesquise!!!
        Resumindo0,1: o trabalho do MD foi para a MÉDIA. Para o SEU caso particular, a realidade pode ser, e provavelmente será, outra!!!

        Resumindo1: só tem que ir na boa, meu chapa!!!
        Resumindo2: não seja cirúrgico e se dê mal!!!
        Resumindo3: conheça a vírgula do regulamento e seja feliz!!!

  • Gustavo Sousa Accacio

    Excelente trabalho MD. Vou testemunhar a favor do Smiles. Tenho feito excelentes viagens, envio de milhas do cartão e tb compras ( de milhas) no Smiles. Viajei ou vão viajar de CNF para: VIX 4.000 pontos (IDA E VOLTA), NVT 10.000 (IDA E VOLTA), THE agora no próximo feriado 11.000 (IDA E VOLTA), SSA 12.000 (IDA E VOLTA),PUJ no carnaval 2016 indo sexta e voltando quarta de cinzas 30.000 (IDA E VOLTA), nesse final de semana houveram passagens para América do Sul por 10.000 (IDA E VOLTA) a vontade, só não aproveitou que não quis. Milhas do cartão transfiro quando aparece campanha com 30 ou até 40% de bônus, comprar 40.000 milhas por R$ 1.200,00, manter as 40.000 na sua conta e enviar 80.000 para outra pessoa é ruim? A milha saiu por 0,015 ( promoção em março), significa dizer que os bilhetes para Punta Cana no Carnaval 2016 saíram por R$450,00 cada. Concordo na afirmação que está difícil emitir voos com parceiros mas daí a comentarem nos post que não existe nada de bom no Smiles? Pode melhorar, claro, mas na minha opinião tem mais qualidades que defeitos.

  • Wander

    Mudando para o cartão da TAM em 3… 2… 1…. rs

    • philip

      O cartão da TAM não vale a pena, ele acumula 1,5 milha / US$, mas vc não ganha bonus para transferir (de aniversário em outros bancos é 30%) e expira rápido as milhas pq logo que vc gasta já vira milha.

  • Carlos Eduardo Mariz Neves

    Acho muito legal o estudo, mas discordo das conclusões. Não que eu ache o Smiles melhor que o Multiplus ou qualquer outro. A questão central é que viajar com milhas é OPURTUNIDADE. Não há como dizer que esse ou aquele programa é melhor. Por exemplo: eu não observei na pesquisa se vocês levaram em consideração as promoções com bônus, compra de milhas, bônus em transferência entre clientes, etc. O segredo para viajar barato é não ter data fixa, apareceu a promo PEGA! Os valores com milhas das passagens são muito voláteis. Ex. Punta Cana no Smiles tem desde 30.000 ida e volta até 80.000, depende da data. No Multiplus é a mesma coisa, tem Roma ou Frankfurt desde 60.000 ida e volta até 120.000. O Multiplus tem sido bem mais comedido em bonificações nas transferências de pontos, o Smiles e a Azul são mais agressivos, porém na média as passagens do Smiles precisam de um valor maior de milhas para emitir. Bom, são muitas variáveis e a minha opinião é essa, não tem um programa melhor que o outro, depende do momento e do objetivo.

  • Fábio Viana

    Olá Pessoal, boa tarde!
    Não entendi a parceria da Azul com a ViajaNet. Será que poderiam explicar melhor? Tenho um crédito na Azul e estou restrito a utilizá-lo apenas em voos locais visto que não pretendo ir aos EUA. Tenho como utilizar esse crédito para outros destinos internacionais através do ViajaNet?

  • Wander

    Sobre o SMILES eu posso resumir a minha experiência pessoal assim: nunca acumulei tantas milhas e voei tão pouco usando-as. A quantidade de milhas necessários por trechos vem aumentando muito nos últimos anos. Aí eles ficam fazendo umas promoções pra vc comprar milhas, que não vão te levar a nenhum porque cada vez vc precisa acumular mais e mais milhas. Furada total..

    • Mônica

      Concordo, e esse aumento de milhas por trecho deve-se ao Clube Smiles… ficou pior!!

  • Nathachi

    Olá, eu sempre quis entrar nas milhas da gol, mas tenho a dúvida se será cobrado algo no meu cartão… se é apenas o uso normal dele que me faz acumular pontos.. caso possam me esclarecer sou grata.

    • Emerson Calil

      Não ha qualquer tipo de cobrança no seu cartão de credito

      • Nathachi

        Obrigada!

    • DOUGLAS DE SOUZA

      Olá Nathachi, não é cobrado nada a mais em seu cartão não… Você apenas passa a utilizar o cartão, ai consequentemente Você passa a ganhar pontos. Mas para isto Vale a pena conferir com o seu cartão se Ele ganha pontos. Depois de uma certa quantidade de pontos em seu cartão, ai sim Você vai escolher o programa de milhas que achar mais interessante e entrar em contato com o cartão solicitando a transferências de seus pontos para um determinado programa. Porém antes de tudo Você tem que se cadastrar em algum programa de milhas.

      RESUMINDO:

      1> Ligue para o seu cartão para verificar se Ele acumula pontos

      2> Cadastre-se em algum programa de milhagens (Gol, Tam, Azul ou Aviança)

      3> E caso tenha os pontos necessários para transferência ligue para seu cartão novamente e transfira para um dos programas que Você cadastrou e achou mais interessante…

      Abraços!!!

  • Luís Boghossian

    Muito boa a pesquisa, parabéns! Discordo, porém, de um ponto muito importante e que muda a ordem que vocês colocaram. Qual companhia aérea é mais fácil conseguir milhas? É a Gol! Eu viajo duas vezes por semana e é muito mais fácil eu acumular milhas na gol do que na tam. É praticamente impossível alcançar o maior status da tam. Você teria que viajar de três a quatro vezes por semana. Enquanto que com a Gol eu alcanço o maior status viajando duas. Ou seja, se é mais fácil ganhar smiles do que múltiplus, fica “mais barato” ou mais fácil viajar pela Gol gastando mais milhas do que pela Tam, gastando menos milhas. O que comprova isso é que se formos vender 10.000 milhas da Tam, elas valem mais do que 10.000 milhas da Gol.

    Abs!!

    • Luís, o foco do estudo (inclusive o título) é em quem tem milhas no cartão de crédito, cujo valor de conversão básico tem a mesma paridade 1 ponto cartão = 1 ponto Smiles ou 1 ponto TAM Fidelidade e assim por diante (exceto os cartões exclusivos Smiles Bradesco ou BB, TudoAzul Itaucard e TAM Itaucard). Nesse caso, é importante olhar se o custo de resgate é o mesmo. Em relação ao acúmulo por voos, o artigo faz essa menção nos últimos parágrafos de que o resultado tem que ser avaliado numa perspectiva mais ampla. O que defendemos e abordamos é que o consumidor fique atento e pesquise. E também que ajudar a dar transparência na diferenciação dos programas.

      • Luís Boghossian

        Tem razão, Leonardo! =) Não me atentei ao título e nem a este critério. Pensei apenas no acúmulo de milhas por voos.

  • Neto

    No final, quando fala de Recife e Salvador, se refere a “cearenses”.

  • Rafael Fernandes de Carvalho

    Fica a dica para o Tam Fidelidade. Nas lojas Tam sempre consigo melhores tarifas para resgate que na internet. Minha namorada já conseguiu emitir com uma diferença de 20 mil pontos entre o site e a loja.

    • Olá Rafael, no seu caso era um voo internacional? O que ocorre é que a TAM não oferece as opções de voos internacionais de todos os parceiros no site, apenas os voos próprios ou com compartilhamento, então pode dar uma diferença de pontos grande mesmo. Se for um voo doméstico, aí seria uma importante pista para investigarmos o motivo. Estaria a TAM favorecendo o canal Loja TAM para resgate de passgens com milhas?

      • Rafael Fernandes de Carvalho

        Voos nacionais mesmo. Perguntei a eles o motivo uma vez e eles me disseram que era porque o sistema deles (da loja) era melhor que o do site.

  • Leonardo Neves

    Fala moçada do bem,

    Muito cuidado com suas milhas no programa da TAM Fidelidade. Em 02 anos elas expiram e a empresa não te envia sequer um comunicado, seja contendo seu extrato de pontos ou avisando que suas milhas estão próximas de vencer.

    Se você é daqueles incrédulos, pesquise sobre isso no Reclame Aqui. E se você tiver uma queda pela tragédia, ou é daqueles que frequenta velório de estranhos, confere lá também, garanto que lágrimas não faltarão.

    Uma pena que só percebi essa prática recentemente, depois de perder 60.000 pts. 🙁 Vamos combinar, eita prática mesquinha! Isso é capitalismo sujo, desrespeito ao consumidor e total falta de transparência. Pronto, falei.

    A dica é ficar ligado pra não passarem a mão na suas tão suadas milhas. Malditos pickpockets virtuais! Com esse dólar a 3 e tantos, eu, recém casado, estimo que só acumularei pontos suficientes pra comemorar na Europa as minhas bodas de ouro.

    • s3ph1r

      Desculpa intrometer… mas… é a pessoa que tem que ficar de olho em suas milhas.. não é o programa que tem que ficar o tempo todo alertando a pessoa da validade de suas milhas..

      Não acho uma injustiça… até por que o regulamento está disponível para consultas em todos os programas..

      Se o programa tem validade de 02 anos, é você que tem que acompanhar suas milhas pelo extrato e não eles tem que ficar atrás de você para gastar as milhas…

  • Fábio, na parceria do Azul com o ViajaNet, basicamente eles consultam passagens no valor pago e fazem uma conversão disso para um valor em milhas. Geralmente não é uma conversão vantajosa, mas em caso de promoções de passagens na tarifa paga, podem oferecer resgates interessantes. Segue link com informações mais detalhadas: http://tudoazul.viajanet.com.br/

    • Fábio Viana

      Ok Leonado. Muito obrigado pelas informações. Vou dar uma olhada no site.

  • Carlos, respeito seu ponto de vista. Nós mencionamos nas dicas as promoções como boas oportunidades de acumular e resgatar pontos. Mas nem todos tem flexibilidade de datas e, nessa pesquisa, identificamos um padrão diferente de custos entre as rotas mais voadas do País, e isso é uma informação relevante para o consumidor padrão. Claro que há excessões e destacamos isso no artigo, comentando que a pesquisa não era uma avaliação do melhor programa, e que isso deve ser considerado numa perspectiva mais ampla.

  • vinicius

    Excelente trabalho!! Parabéns
    MD já é uma referencia para quem gosta de economizar e curtir sua viagem. Parabéns

  • Victor Santos

    Prefiro transferir tudo para o Le Club da Accor e economizar no hotel. É muito mais fácil achar passagens baratas e com horários e dias melhores, e sem a canseira que é comprar com milhas.

  • Promoção não é regra, é exceção. Por isso a Azul fez jus ao último lugar.

    • Breno Vieira

      Concordo!!!

  • Você resumiu bem o Smiles, 8 ou 80, e na maior parte do tempo, fica acima dos 80.

  • Oxente, sério isso mesmo??
    Nas lojas Tam Viagens eu tenho a impressão que além de cobrarem mais pontos, ainda vão cobrar tarifas pelo atendimento humano.

    • Jose Neto

      Isso de menos pontos é verdade. Cotei uma viagem ida e volta pra Europa em 2014 pelo atendimento telefônico por 80 mil. Na loja que cotei estava 70 mil. Os R$ 40,00 paga de todo jeito, seja no telefone, seja na loja.
      Sem contar q na loja o pessoal parece ser mais atencioso e não corre o risco da ligação cair. hehe. E você tendo certo conhecimento dos voos quer montar já ajuda bastante.

      • Breno Vieira

        Boa dica então.

    • Rafael Fernandes de Carvalho

      É sério, agora as vezes aqui no meu caso eles fazem o seguinte, moro em João Pessoa, então eles pegam um voo saindo de Recife e voltando pra JP, minha namorada já fez REC-POA, POA-JP por 9 mil pontos todos os trechos.

  • Allan Konigsberg

    Parei de transferir para as nacionais há algum tempo. Pros EUA transfiro direto pra Delta. Pra Europa, Iberia ou TAP. Smiles foi bom, hoje é péssimo.

  • Italo

    Ultamente tive muitas alegrias com o Smiles e não acho o programa nem um pouco ruim, mas é verdade que comprar passagens em cima da hora quase sempre não é uma boa alternativa, por isso tenho Smiles e Multiplus pois uso a Tam para passagens mais em cima da hora e adquiro as milhas pelo km de vantagem e pelo Smiles tenho o Bradesco Smiles Master Platinum e é muito bom. Nessa promoção do fim de semana emiti For-Rj ida e volta por 6 mil já para 12 de junho, Noronha por 8 mil em agosto e Santiago por 10 mil em setembro, essas promoções do Smiles são únicas e excelentes. Em novembro emiti For-Mcp por 6 mil ida e volta e Rio de Janeiro em dezembro por 9 mil ida e volta, entre outros trechos, não entendo por que as pessoas falam tão mal do smiles, sempre consigo essas molezas sem nenhum problema.

  • mel

    Faltou um dado q simplesmente invalida toda essa comparação. Você tem que gastar mais pontos do cartão para converter em milhas do Multiplus em comparação com milhas do Smiles. Se você gastou 1500 dólares no cartão, isso gera 1500 pontos no Smiles, mas apenas 1000 no Multiplus, que converte 1,5 dólar em 1 ponto! Somando ao longo de um ano, você vai ter muito menos pontuação pro Multiplus, portanto não merece o 1o lugar.

    • Italo

      Mel,
      Depende muito do cartão, o meu paga 2 milhas por dólar, consequentemente a cada 1500 dólares eu recebo 3000 milhas.

  • Felipe Lazaretti

    Emiti ontem para Fort Lauderdale por 15M o trecho em outubro, sem nenhuma promoção aparente.

    • Breno Vieira

      É, esse valor é meio frequente, por isso comentei.

      Já vi algumas promoções nesse valor.
      Acho um dos trechos interessantes do Tudo Azul (para orlando e/ou fort lauderdale).

  • Mel, em qual banco há essa diferenciação? Pelo que sabemos a cotação é a mesma para Smiles e Multiplus!

  • A Sartorato

    Quero perguntar para o MD se voces sabem em quantas regiões se divide o Brasil.
    Voces sabiam que no Brasil existe uma região denominada “CENTRO OESTE”?
    Por que fazer pesquisa só para 4 regiões?
    Abraços

  • Mel, nos baseamos na conversão padrão dos principais cartões nacionais, como os dos bancos Itau, Santander, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, HSBC etc, que é de 1 pra 1 seja qual for a empresa aérea. Se o seu cartão oferece uma conversão diferente entre os programas, leve isso em consideração, mas ciente de que é algo que contraria o padrão de mercado. Avalie, inclusive, trocar de cartão, pois existem muitas opções convenientes, com resgate idêntico.

  • Corrigimos. Obrigado!

  • Eduardo Soares

    alguém sabe se existe algum site ou app em que a pessoa coloque o destino e ele pesquise automaticamente nos programas de milhagem nacionais? Há muito tempo existia um assim internacional, mas não existe mais. Fica a dica aí para algum programador ganhar dinheiro rsrs

  • Carol Rosa

    Parabéns MD! Isso sim é trabalho sério e dedicação aos leitores! Fiquei impressionada com a pesquisa, achei muito bom e esclarecedor. Obrigada.

  • A Sartorato, nós explicamos no texto que a região Centro-Oeste, possui apenas Brasília na lista dos 15 maiores aeroportos nacionais, por isso foi unida com a região Norte.

  • Ferreira

    Parabéns pela pesquisa, muito útil!

  • Estava pensando nisso enquanto escrevia o artigo, Eduardo… É uma ótima ideia!

    • Eduardo Soares

      não sei se é tecnicamente possível, mas seria ótimo! Leonardo, aproveitando que vc é do MD, uma outra sugestão: o que vc acha de mobilizar os internautas através de um daqueles abaixo-assinados pedindo que os preços das passagens sejam obrigatoriamente apresentados já com todas as taxas? Na União Europeia é lei, para estimular maior competição, nos EUA não sei se é lei, mas muitos sites já apresentam preços completos. Quando vamos comprar algo no supermercado o preço é final não é? por quê com as aéreas seria diferente? Um exemplo da distorção causada: cia A oferece SP – Miami a 500 dólares voo direto, a cia. B 500 dólares também, mas com uma escala. A propaganda das duas empresas dá a impressão que o preço é o mesmo, mas se adicionar as taxas da empresa B provavelmente vai ser maior (mais aeroportos = mais taxas).

      • Eduardo, você tem razão em cobrar isso, mas essa prática só se viabiliza mesmo se houver uma Lei. Tecnicamente existem algumas dificuldades: os aeroportos cobram taxas de embarque diferentes. Dependendo de onde você faça conexão, há uma taxa diferente. Cada canal de venda também cobra uma taxa. Isso torna a divulgação do preço mais complexa, pois dependendo do voo escolhido as taxas mudam. Mas certamente seria bem mais transparente!

        • Eduardo Soares

          olha só um trecho da lei da UE:

          Reservar em linha: preços claros

          Quando reserva um voo pela Internet, o preço total do bilhete deve ser claramente indicado desde o início (incluindo todos os elementos obrigatórios como as taxas e sobretaxas) para que possa comparar os preços das diferentes companhias e fazer uma escolha com conhecimento de causa.

          Para além do preço final, devem ser indicados de forma inequívoca os seguintes elementos: preço do bilhete, taxas, sobretaxas e outros encargos (como a sobretaxa de combustível ou as despesas de segurança).

          Quaisquer suplementos adicionais devem ser claramente indicados e sugeridos unicamente a título de opção.

          http://europa.eu/youreurope/citizens/travel/passenger-rights/air/index_pt.htm

  • Wandem

    MD que trabalho jornalístico de elevado nível!!!

  • Thatiana Fernandes

    Isso só pensando em acumular voando. Acredito que pra maioria das pessoas, como é para mim, o maior acúmulo vem do cartão de crédito. E por isso essa pesquisa é tão válida: por cartão de crédito tanto faz, 10 mil pontos indo pra TAM serão os mesmos 10 mil pontos indo para gol.

  • Fernando Gama

    Interessante descobrir que não tem mais a região centro-oeste no Brasil. Onde devemos nos encaixar agora? Norte + DF? hahahahah

    • Fernando, apenas o aeroporto de Brasília, dentre os da Região Centro Oeste, ficou dentro do critério de corte da pesquisa. Para não deixar a Região com apenas 1 cidade, agrupamos com as 2 cidades da Região Norte, apenas para fins estéticos, conforme foi mencionado no artigo. Por favor, não interprete mal, afinal sempre que possível divulgamos promoções de Cuiabá, Goiânia, Campo Grande etc… Vamos tentar aumentar a abrangência no próximo estudo.

  • Edgard

    o problema é que a cotação dos pontos não parece ser lá mto vantajosa, como deu pra ver num artigo do MD sobre programas de fidelidade de hotéis…

  • Julio Zaminelli

    Parabéns MD, obrigado por mais esse bom serviço prestado aos viajantes brasileiros. Sugiro que em uma futura pesquisa, comparem os programas de fidelidade estrangeiros com os nacionais para podermos avaliar os melhores quanto à emissão de passagens internacionais.

  • Paulo César

    Showww. Que matéria bem feita . Muito bom mesmo.

  • philip

    Vejo um monte de gente falando dos programas estrangeiros, ok podem ter até conversões vantajosas, mas daí você transfere e fica amarrado. Isso sem contar com o fato que as nacionais dão sempre bonus para conversão do cartão.

  • Fernando Gama

    No problem !! Estava mais brincando !

  • Ernesto Lippmann

    Parabens pelo trabalho, é a melhor avaliação de programas de fidelidade que vi até hoje. Deve ter sido realmente trabalhoso!

  • SIMONE

    PARABENS A EQUIPE MELHORES DESTINOS QUE PONTUOU A TAM COMO A MELHOR. PORQUE NÃO INDICO A NINGUEM PARA TRANSFERIR OS PONTOS PARA O SMILES. JÁ ESTOU TENTANDO A DIAS UMA PASSAGEM COM ELES, NOS VOOS DA GOL A QUANTIDADE DE MILHAS É EXORBITANTE E, TENTO EM COMPANHIAS PARCEIRAS QUE ELES MESMO OFERECEM E DIZ QUE NÃO TEM VOOS DISPONIVEIS ATÉ ANO QUE VEM. IMPOSSIVEL NÃO TER UMA VAGA.

  • Elias

    Poderia ter uma pesquisa dessa em relação aos trechos internacionais, até mesmo para comparação com destinos nacionais!

  • simone

    concordo viajar para os Estados Unidos com a Gol ou parceiras esquece. não troco mais nada para o smiles, diz que nas parceiras não tem voo disponivel.

  • Rafaela

    Parabéns à Toda Equipe MD pela matéria excelente, super explicativa e com muitas informações sobre os Programas de Ponto! Vocês nos ajudam muito na hora de fazer certas escolhas na hora de viajar, aproveitando vantagens, grandes promoções e potencializando as milhas! Mais uma vez, Parabéns!!!

  • Elias, estamos trabalhando na pesquisa de trechos internacionais. Devemos publicar em 2 semanas.

  • Carmen Bello

    Parabenizo a MD pela iniciativa, muito boa a pesquisa e esclarecedora.
    Gostaria de acrescentar que na comparação do Site da Tam com a Gol, no site da Tam também ganha, na rapidez e agilidade. Tenho pontos nas duas empresas, e Penso que a Gol precisa investir em melhorar o Site e deixa-lo mais rápido.

  • Almir Jr.

    Bom dia Leonardo, me tire uma dúvida por gentila.

    Tenho meus pontos no programa Santander Esfera, e quando preciso utiliza-los para compra de passagens aéreas, simulo as cidades o programa me apresenta os valores de todas as empresas e opto por aquele que pede menor numero de milhas.
    Desta forma não é melhor manter as milhas no próprio cartão??
    Grande abraço e Parabéns pelo trabalho de vcs.

  • Almir, os pontos do Santander Esfera são usados pra comprar passagens na tarifa paga, dessa forma são convertidos em dinheiro. Se a passagem paga estiver com preço bom você fará um bom negócio, mas se tiver caro ou se houver grandes promoções com milhas, você ficará prejudicado. Minha recomendação é pesquisar antes de transferir qual a melhor opção em função do destino que desejar.

    • Almir Jr.

      Leonardo, Fico agradecido por sua gentileza em me responder.
      E Vamos as contas, Rsrsrs…

  • Márcio

    Sim amigo, foram 15 mil por trecho e assim 30 mil ida e volta. Contudo, tem de se levar em conta de que, como recebi 100% de bonus, na realidade, uttilizei 15 mil pontos do cartão para cada passagem, o que torna, como voce bem notou, uma excelente troca. Em tempo: o Itau esta fazendo a mesma pormoção de 100% de bonus para o TudoAzul, infelizmente, ha muito tempo não utilizo o cartão deste banco, priorizo outros com melhor relação de conversão. Como disse antes, milha/ponto bom, são as milhas/pontos gastos. Abs.

  • Roberto Cid Pereira

    TAM em primeiro lugar? Que baita furada. O programa multiplus tem que transferir de pingado os pontos e ainda tem que pagar para transferir!

    • Cleber Rosa

      O KM de Vantagens cobra isso, nao o Multiplus.

      • Diogo

        MD, já está desatualizado o comparativo. Hoje fui tentar emitir um voo nacional e a quantidade máxima mudou de 35 mil para 50 mil. Pelo jeito a tam resolveu copiar o Smiles. Péssima notícia.

  • Diogo, a tabela continua a mesma. Duas hipóteses: alguns destinos, como Manaus, por exemplo, oferecem voo em classe executiva, que pode custar mesmo 50 mil. Outra coisa que pode ter ocorrido, são conexões com mais de 4 horas, que tarifam 2 vezes, por erro do sistema. Se puder conta pra gente o que ocorreu.

  • Marcony Lemos

    Caros, eu não conhecia o Melhores Destinos. Fiquei impressionado com o site. Muito bom! E também com a qualidade da pesquisa. Acho que nunca foi feito nada parecido no Brasil. Parabéns! De verdade! Já adicionei o Melhores Destinos nos meus sites favoritos.

  • Rosenilde

    Parabéns

  • Ramos Isaque

    Olá galera tudo bem ? Permita-me por favor esclarecer alguns pontos.
    A questão a medida que as passagens vão se esgotando e aeronave vai sendo preenchida a gol elimina vendas por pontos, e abre só cachê ou milhas+ Money, a TAM mantém alguns assentos porém a qualidade de milhas exigidas dobram, absurdamente, eu Adquiro muitas passagens compradas com milhas, porém priorizo a gol, eu acho que o,sistema de milhagem da Tam é muito complicado, vc voa e suas milhas vão para uma empresa terceira chamada de múltiplos que vc não consegue falar no tel com eles, já a gol vc voa e 2 dias seguintes suas milhas estão lá para vc as vê.
    Durante pelo menos 10 anos voei de Tam, e hoje só de gol,ou em último caso Tam, quase nunca avianca e alguns trechos por falta de opção azul, a Tam nunca acredita na sua fala como cliente fidelidade ela sempre tem razão e por isso me levaram quase 20 mil milhas, a gol eu sou diamante e sou tratado com respeito.

    Sem falar que a seguranças de aeronaves boeng é bem mais segura que a aérea Que dá airbus!!

    • Ramos, o sistema da Gol/Smiles não “elimina venda por pontos”. Ela vende até o último assento, cobrando mais milhas para isso, da mesma maneira que a TAM e suas concorrentes. Como foi explicado na pesquisa e pode ser confirmado no site das empresas, a tabela de resgate de um trecho doméstico com pontos pela TAM vai até 35 mil e da Gol até 50 mil.

  • Thiago Rezende

    Entre os programas nacionais, qual vocês consideram a melhor ou menos pior para voos internacionais? Multiplus talvez?
    Hoje estou utilizando a Smiles e assino o Club Smiles, mas ainda não vi grande vantagem, exceto na em algumas tarifas nacionais. Este mês que voei Rio a João Pessoa por 8.000 mais R$ 43,00 ida e volta.

  • Elias Alisson Meneses

    Leonardo, ok, li no no artigo que normalmente é mais barato emitir passagens prêmio em fins de semana. Mas sabe dizer ser a mesma lógica das emissões pagas vale para as prêmio, ou seja, que normalmente não vale a pena emitir com muita antecedência?

  • Elias Alisson Meneses

    Leonardo, ok, li no no artigo que normalmente é mais barato emitir passagens prêmio em fins de semana. Mas sabe dizer ser a mesma lógica das emissões pagas vale para as prêmio, ou seja, que normalmente não vale a pena emitir com muita antecedência?

  • Vitor Cunha

    Excelente iniciativa, nesse caso dá para ver muito bem porque alguns programas de fidelidade são bons para uns e péssimos para outros. Um dos melhores posts que já li aqui no MD. Parabéns!

  • Bridget Loans

    Você precisa de um empréstimo ? Oferecemos todos os tipos de empréstimos a juros de 3% rate.if você estiver interessado, contacte-nos hoje por e-mail para mais informações. e-mail: sharon_solution@hotmail.com