Lucro líquido da Smiles cresce 65,3% e atinge R$ 98,6 milhões

Denis Carvalho 10 · novembro · 2015

O programa de milhas Smiles divulgou o balanço do terceiro trimestre deste ano com números bem positivos. A empresa, que é controlada pela GOL, teve lucro líquido de R$ 98,6 milhões no trimestre, ganho 65,3% superior ao do mesmo período no ano anterior.

O faturamento bruto do Smiles cresceu 45,3% e chegou a R$ 445,8 milhões, enquanto a receita líquida subiu 55,9% e chegou a R$ 359,1 milhões. O lucro operacional registrou crescimento de 79,7% e atingiu R$ 122,7 milhões.

O programa divulgou ainda alguns números relativos ao acúmulo de milhas no trimestre. O acúmulo de milhas, exceto as acumuladas em voos da GOL, cresceu 24,4% em relação ao mesmo período do ano passado e chegou a 11,6 bilhões.

O resgate de milhas também cresceu, mas de forma mais moderada 8,9% em relação a 2014, com resgate 10,76 bilhões de milhas, o que gerou a emissão de 1,2 milhão de passagens aéreas ou produtos resgatados.

O Smiles destacou ainda como pontos importantes no período a nova parceria com a Royal Caribbean e o acúmulo e resgate de milhas na Korean Air.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Arnold

    O que adianta! Só está bom para eles!

  • Thiago Castro

    Parabéns ao Smiles pelo lucro. Pra ajudar, já pedi o cancelamento do meu BB Smiles e vou cancelar o clube Smiles tb. Usar o Smiles agora só quando valer muito a pena ou qdo eu viajar de Gol.

  • PC YNVEST

    Post desnecessário do MD. Não nos acrescenta em nada.

    • Thiago Castro

      Não precisa ser ranzinza assim. Se não acrescenta não precisava nem entrar no post, muito menos comentar. O assunto tem sua relevância, já que estamos falando de mercado de aviação no Brasil.

      • PC YNVEST

        O foco do MD é promoção de passagem, Thiago.
        Mercado financeiro é outra coisa. Esse balanço saiu dia 04/11 se não me engano.
        É engraçado ler que pessoas tomam suas decisões de compra de milhas vendo o resultado do 3TRI de uma empresa.
        Tem uma máxima do Lírio Parisotto que diz: “Nunca compre nada que voe.”

    • Lucas R. Martins

      Pra mim acrescenta e muito. Vejo milhas aéreas como ativo de investimento, e o Smiles com esse lucro todo e ao mesmo tempo sendo eleito o pior programa de milhas do Brasil. Continue assim MD!

      • PC YNVEST

        Milhas = ativo de investimento.
        Rende quanto ao mês?

        • Hermes Hs

          Rende passagens! Qualquer valor gasto, em uma bala, é um valor investido! A bala rende prazer de degustação! Gastar é investir!Investimento não é só no que se tem rendimento! Investimento se tem um retorno, financeiro ou não…. nesse caso uma viagem, que trata-se tbm de um retorno financeiro, quando vc vai calcular se o valor em milhas gasto, valeu a pena na mesma proporção para o valor de uma passagem!

          Além de tudo, isso, é um investimento financeiro, pois existe o comércio de milhas através do Clube Smiles e compra e venda com descontos em várias promoções!!! Bora para o PRONATEC!!!!

          • Henry

            Bala comprada no Smiles Shopping deve vir com o formato de supositório.. fica mais apropriado para as atitudes do programa….rsrsrs

          • PC YNVEST

            Hermes Hs, vc não respondeu quanto rende ao mês esse tipo de investimento.

          • Henry

            Colega… não sei quanto rende, mas com certeza é um rendimento negativo…não concorda ???

          • Leonardo BH

            Atualmente já não é bom negócio mas nos bons tempos do pague contas rendia mais de 100% em um ou 2 meses. Gerava a milha com custo

          • Vinícius

            Caro Leonardo, nunca consegui negociar milhas Smiles por mais de R$ 250,00… Qual empresa compra por R$ 350,00?

          • Leonardo BH

            Não através de empresas e sim vendendo diretamente para o passageiro.

          • Bons tempos esse do Pague contas, eu usava o do Itau, era de graça, e rendia muitos pontos, hoje em dia o itau não presta como cartão de crédito para acumular milhas, tem tarifa, tem IOF e o dólar não ajuda.

          • Hermes Hs

            Para uma pessoa como vc que não entende que investimento não é só aquilo que rende financeiramente não tem como explicar. Não precisa ser muito inteligente, mas o mínimo possível… e pelo que parece não dá para perder tempo! Vc compra tenis, calças, sapato? Qual seu retorno? Foi um dinheiro investido ou oque? Enfim… não perderei mais tempo com uma pessoa de tamanha inteligência como vc.

          • PC YNVEST

            Cara teimoso, esse Hermes. E pior, ignorante.
            Milha não é investimento, meu amigo. Ponto.
            Vc vende um carro e compra tudo de milha?

          • Hermes Hs

            correto.. isso mesmo!

          • Lucas R. Martins

            O Smiles quer que você pense assim!

          • PC YNVEST

            O Smiles não quer nada. Apenas divulgou seu balanço trimestral. E isso interessa a investidores e ao mercado financeiro. Pra quem viaja isso não tem relevância nenhuma.

      • Vinicius

        hahahahahhaha cada uma que eu leio por aqui.

    • Helio S.

      Em primeiro lugar, escreva “não ME acrescenta em nada”, pois o senhor não tem legitimidade para falar em nome de todos os leitores. Em segundo, respeito sua opinião, mas discordo: a mim acrescentou e muito na decisão de abandonar esse programa de milhas que só visa o lucro enquanto piora as condições aos clientes!

    • Hermes Hs

      Primeiro: Está relacionado a Gol/Smiles – segunda maior cia aérea do país;

      Segundo: Relacionado 100% ao Smiles, programa de milhas polêmico nos últimos meses, dado a diversas alterações negativas!

      Terceiro: Serve como termômetro, para sabermos que “estamos” dando lucro a eles, mesmo sem merecerem!

      Quarto: Se achamos que está ruim, podemos tomar nossas ações para que eles sintam no bolso o descontamento do cliente e no sentido inverso tbm! Se alguém, acha que está bom, pode continuar dando lucros a eles!

      —-Concluo que desnecesssário e improdutivo, foi seu comentário, uma vez que, PRA QUEM ACOMPANHA, e parece que não é seu caso, tem tudo a ver com o público do MD!

      Sinto, mas é a minha opinião e de muitos, eu acho!

      • Henry

        Aí galera.. vamos brigar não.. todo mundo já sabe e percebeu que o Smiles é uma m—–….
        E deixa o MD divulgar que eles estão lucrando para cima da gente..
        A coisa mais saudável do mundo é uma empresa dar lucro… mas não precisava enganar pessoas para fazer isso…
        Acho que ninguém é contra o lucro.. mas sim contra o enriquecimento ilícito…..

      • PC YNVEST

        “Ações para que eles sintam no bolso”;….patético. Que ação vc vai tomar? Nenhuma. E que tome, será apenas uma agulha no palheiro. Resumindo: vc vai engolir esse programa tosco guela abaixo.

        Divulgar balanço trimestral é importante para quem investe na empresa e que precisa aumentar ou diminuir posição financeira.
        Pra vc que quer ir apenas a Miami comprar Victoria Secret não faz a mínima diferença.

        • Henry

          Também acho que uma agulha no palheiro não faz diferença alguma…
          Já um palitinho de fósforo acesso, dá pra tacar fogo na boa…

          • PC YNVEST

            kkkkkkkkk.

        • Hermes Hs

          Bem se vê que vc não sabe o que é investimento mesmo! Nem mesmo para que serve uma divulgação de um dado financeiro deste para o consumidor!

          Ex: Unimed Paulista, se tivesse seu balanço publicado para os consumidores….com esse resumo é claro, pq não é qq um que analisa balanço, mas um resumo da saúde financeira da Empresa, muitos consumidores teriam caído fora antes…

          Enfim, talvez não adiante muito explicar, pq como vc diz… isso só serve para investidor de ações né!! Foi mal minha colocação!

          • PC YNVEST

            Smiles é uma empresa de capital aberto, dessa forma, obrigada a divulgar seus balanços trimestrais e anuais.

          • Hermes Hs

            Isso aí. Vc tá “SERTUUUU”!

        • Hermes Hs

          Isso aí, por isso que o país tá desse jeito, pq muitas pessoas pensam que só o voto dela não terá efeito, ser for diferente, e todo mundo pensando assim, só sobra Dilma e Aécio na parada.

          Mas concordo com vc, só eu não faz diferença!! Vc tá certinho amigo. Aplausos!

          • PC YNVEST

            De viagem pra politica. Toma um Gadernal antes de dormir.

          • Hermes Hs

            É, difícil para alguém que não tem um raciocínio minímo, correlacionar as duas situações!!! Mas já tomei, seguindo seu conselho!

          • PC YNVEST

            Difícil não é. Apenas desnecessário, assim como divulgar balanço financeiro em blog de viagem. E aí, comprou mais milhas analisando o balanço da Smiles? Só uma pessoa super inteligente como vc pra associar coisas tão distintas. Parabéns.

          • Hermes Hs

            Isso mesmo. Vc tá certo!

        • Guilherme

          PC Ynvest, discordo da sua opinião. A divulgação de resultados do Smiles, ainda que obrigatoriamente, por ser uma empresa de capital aberto, parece, a mim, importante. Demonstrando que a estrategia de ter se tornado uma comercializadora de milhas, ao invés de um programa de fidelidade, gerou números mais positivos faz com que eu continue a repensar o acumulo de milhas neste programa. Mas, esta eh a MINHA opiniao e, dentro da democracia, tenho direito a ela. Assim como o Hermes Hs e você.

  • Moisés Felix

    Obrigado MD, por nos deixar cientes do desempenho das administradoras de programas de fidelidade, o que nos dá base para decisão de onde alocar nossas bonificações em uma empresa que tenha a responsabilidade de obter crescimento sem deixar de apresentar vantagem para os clientes.

    Conforme os números mostrados é fato que o Smiles tem focado apenas a maximização do seu resultado, sem a preocupação de mantar seus clientes fidelizados. A longo prazo (ou não), essa situação irá gerar uma grande redução dos clientes da empresa.

    Após emitir meu último bilhete nesse programa, estarei concentrando minhas pontuações no Multiplus (o que já deveria ter feito a muito tempo).

    • José Barbosa

      Verdade! Acredito que a curto prazo mesmo. Espero ver o mesmo balanço daqui a um ano.

    • Márcio Sampaio

      O resultado mostra aumento no resgate de milhas. Ou tem gente torrando o saldo para abandonar o programa (como eu fiz) ou efetivamente ainda possuem grande base de clientes fidelizados (lembrando que eventualmente fazem boas promoções para América do Sul).

      Realmente só saberemos o impacto das mudanças mais a frente.

      • Jorge Pizarro Esteves da Costa

        A notícia cita um aumento do número de milhas resgatadas, mas com a tabela inflacionada do Smiles aposto que o número de viagens realizadas caiu

        • Henry

          Matou a charada..
          A coisa é simples..
          Você compra 1.000 milhas no dia 10/11/2015.. pelo preço de R$ 70,00… com estas 1.000 milhas, na data da compra, o Smiles teria que te entregar 1 kilo de bala… então.. em princípio, o Smiles tem que te entregar 1 kilo de bala..
          Aí, o Smiles aumenta a tabela de resgate.. e diz que para retirar 1 kilo de bala, vc precisa de 2.000 milhas…
          Como vc só tem 1.000 milhas, só vai poder comprar meio quilo de bala..
          Então… o Smiles só vai ter que comprar no mercado meio quilo de bala..
          Como ele te vendeu o valor equivalente a 1 quilo de bala, o lucro dele aumentou significativamente…
          Se nós observarmos a tabela de resgate de milhas deles nos últimos 2 anos, dá para perceber que na verdade eles estariam te entregando apenas 250 gramas de bala…

        • Henry

          Eles foram tão ardilosos que é o único programa de fidelidade no Brasil em que as milhas tem validade de até 5 anos (clientes Diamante)…
          O cara pra ser Diamante, como eu, tem que transferir muiiiitos pontos de cartão..
          E eu me achava tranquilo porque minhas milhas não iam expirar…
          Assim como eu, muitos se garantiram nisto… posso esperar tempo para minhas emissões..
          Aí, os espertalhões, foram lá e desvalorizaram minhas milhas, aumentando a tabela de resgate em quase 400% …
          Dar lucro assim é fácil…

  • Roger

    MD quando posta algo sobre o Smiles deve rolar até aposta no escritório sobre a quantidade de gente falando mal do programa. O lucro baseado em posts sobre o Smiles já deve ter ultrapassado os das promoções!

    • Tiago Sampaio

      é uma indignação muito grande por parte da maioria, pois é a junção de propaganda enganosa, descaso, falta de respeito com o consumidor. Uma empresa que personifica o que tememos.

    • Oi Roger, nós não lucramos nada com isso, apenas cumprimos nossa obrigação de informar

      • Carlos Souza

        Desculpa Denis, mas isso parece encomendado. Não agrega em nada pra quem quer viajar, não informa nenhuma promo de passagem ou hospedagem…muito menos dá dicas sobre o que fazer em determinado destino.

        • Jorge Pizarro Esteves da Costa

          Não acho encomendado. Um post encomendado ressaltaria qualidades e benefícios de uma empresa aérea ou de um programa de fidelidade, o que não é esse caso. Ninguém vai comprar passagens ou se associar ao Smiles porque o programa dá lucro. O máximo que isso pode sinalizar é que comprar ações pode ser um bom negócio. Talvez no curto prazo, porque no médio com a queda na fidelização dos clientes o valor de mercado da empresa deve cair

          • YuriBF

            Ações SMLE3 caindo 6,1% nesse exato momento. Realmente um ótimo negócio no curto prazo… not!

          • Alex

            mas a bolsa está “barata” de maneira geral, quem quiser diversificar a carteira fica a dica !

          • PC YNVEST

            Enfim uma mente pensante.

        • Carlos, nós nunca fazemos posts pagos ou “encomendados” – e nesse caso nem consigo imaginar a quem interessaria pagar para publicarmos isso. Nós recebemos esse balanço do Smiles e decidimos compartilhar para que os leitores que acumulam milhas tivessem um panorama de a quantas anda o programa. Deixamos as conclusões a cargo de cada leitor – e ai pode estar o problema. Mas preferimos não emitir opinião nesse caso, para que ninguém nos acuse de sermos tendenciosos contra ou a favor do Smiles ou outro programa.

          • André Felipe

            Denis Carvalho, releve essas críticas.
            É possível perceber que não é encomendado. Vocês estão ajudando os milheiros a tomarem decisões. Saber do lucro é informação importante para que possamos saber a saúde financeira de onde estamos botando nossas milhas. E até mesmo para a gente fazer uma análise crítica sobre a mercantilização do mercado de milhas.
            Isso agrega para quem vai viajar, basta a pessoa ter senso e interpretar os dados.

        • Hermes Hs

          Não agrega, então sai do MD e vai para um outro que agregue algo! Se não agrega pq se deu o trabalho de ler? Do título, vc sabe do que se trata, mas… elu e comentou….. Mas não agrega! esqueci!

          • Carlos Souza

            Ui santa….se doeu? Não tem capacidade de argumentar, questionar e discutir independente de opinião….guarde o dedinho rs. Você deve fazer coisa melhor com ele à noite né?!

        • Thiago Castro

          Só se fosse encomendado pelo Multiplus para nego meter o pau no Smiles. kkkkkk É cada uma….

          • PC YNVEST

            Multiplus divulgou balanço e não saiu uma linha por aqui.

        • Henry

          Eu acho que tem pertinência sim com o mundo das milhas/passagens, emissões…
          E, de quebra, dá para dar uma ideia do que o Smiles faz com nosso dinheirinho que enviamos pra lá, via pontos do cartão e/ou compra de milhas…
          Quanto a: “…muito menos dá dicas sobre o que fazer em determinado destino….” respeitosamente vou discordar do colega..

          Pelo menos 1 destino vc sabe que seus pontos/dinheiro não devem embarcar:
          Para o programa Smiles….

        • PC YNVEST

          Multiplus divulgou balanço trimestral e não saiu uma linha por aqui. Estranho, não?

      • Yuri

        Acredito que o lucro que ele falou foi no sentido de mais acesso ao site, que é uma das formas de ganho de vocês. Não em ganho no sentido de post pago

        • Roger

          Exatamente, Yuri.

      • Henry

        Também acho que o MD deve informar sim…
        Logo no início tem este comentário do MD:
        “…A empresa, que é controlada pela GOL,…..”

        Sempre disse aqui que o Smiles é provedor de grana para financiar os rombos da Gool…
        Se a Gool dá um lucro na casa de R$ 1 bilhão e blau e se o Smiles transferiu para lá, mediante, compra prévia de passagens, quase estes R$ 1 bilhão, então, se o Smiles não tivesse feito a compra prévia de passagens na Gool, o prejuízo da Cia. aérea teria sido pra lá de R$ 2 bilhões e já teria quebrado…
        Então, com apenas uma cajadada, eles vão conseguir matar dois coelhos: quebrar a Gool e o Smiles junto….
        Só falta mesmo rebatizar para Varig….

      • Roger

        Denis, nós sabemos que o lucro faz parte do negócio, é o trabalho de vcs e não há nada de mau nisso. Faz parte do jogo.
        A minha observação e crítica foram mais direcionadas ao público mesmo, já que, se o Smiles é um programa tão ruim, pq não simplesmente ignorá-lo e partir para a concorrência? Qual a necessidade de “queimar” o programa? Para mim ele continua sendo útil, apesar de não direcionar meus acúmulos para ele.

  • Tiago Sampaio

    Culpa do governo ou dos clientes do club smiles (que a cada post dizem que irão cancelar a adesão e seu cartões de crédito) ?

    • Thiago Castro

      Já pedi o cancelamento do cartão, agora falta o Club Smiles….

      • Assim que chegar a anuidade do meu cartão Smiles tb será cancelado com todo prazer, e nem faço questão de mais um ano de anuidade grátis. E o meu Clube Smiles só vou cancelar quando pulverizar todo o saldo de milhas.

        • Thiago Castro

          Club Smiles cancelado!!! Falta só “passar a régua” no cartão.

  • Diogo Marxx Ramirez

    Melhor negócio do mundo: vender milhas que não servem para nada. Mas também é óbvio que este é um negócio que não se sustenta por muito tempo.

    • Henry

      É… desde os tempos dos Faraós que construir pirâmides é um baita negócio…
      Antigamente eles construíam pirâmides físicas..
      Hoje são pirâmides financeiras..
      O último que sair, apaga e paga a conta da luz….rsrs..

  • Jorge Pizarro Esteves da Costa

    Acho uma matéria relevantes, pois se trata de uma empresa com muitas críticas entre os leitores do MD. Dá pra perceber agora que todas as medidas prejudicando o consumidor estão engrossando o bolso dos acionistas

    • Henry

      Você tem razão… eles realmente só visam o lucro..
      Mas.. não se esqueça que a coisa mais fácil do mundo são empresas darem lucro real e no balanço aparecer prejuízo, assim como, dar prejuízo e sair um belo balancete dando lucro…
      Acho que não tem muito tempo, tem uma empresa chamada Brasil, que a sua CEO falou que estava indo de vento em popa, que tava tudo bem e o seu “diretor econômico financeiro” (Sr. Manteiga), disse que iríamos ter superavit de “um vírgula alguma coisa por cento” do PIB…
      E hoje vemos o atual diretor econômico, Sr. Levou Nas Costas, informar que teremos um deficit pra lá de dois por cento do PIB..
      A coisa mais fácil do mundo é maquiar resultado em balanços..
      E, antes que alguém fale que são auditados, blá.. blá.. blá.. não faz muito tempo, as agências de risco, de auditoria, etc etc informavam a solidez do mercado financeiro global e em 2008 tivemos uma quebradeira geral…. só que rodaram a máquina de fazer dólares / euros e injetaram no mercado…
      Embora o valor de uma ação tenha componentes especulativos, o mercado já percebeu que o Smiles é provedor de grana fácil para a Gool e que essa estrutura não é sustentável, porque as pessoas que foram enganadas estão espalhando isso para as outras..
      Na próxima data de “malhação do Judas” é muito provável que ele seja substituído por aviões cor laranja com uma comandante topetuda conduzindo….rsrs

      • André

        Muito bom!!!rsrsrs

      • Jorge Pizarro Esteves da Costa

        Sim, essa estratégia deles só funciona no curto prazo. O principal ativo de um programa de relacionamento desse tipo são seus clientes, e com tantas iniciativas prejudiciais ao consumidor o Smiles está perdendo fidelizados.

      • Fernando

        Zardox! !!

  • Carlos Souza

    Desculpa , mas isso parece encomendado. Não agrega em nada pra quem quer viajar, não informa nenhuma promo de passagem ou hospedagem…muito menos dá dicas sobre o que fazer em determinado destino.

    • Thiago S

      Pelo amor de Deus, vamos pensar gente! Numa semana o Smiles é eleito o pior programa de milhas no Brasil. Na seguinte, o anúncio de lucro disparando. Qual a conclusão? O SMILES ESTÁ ESFOLANDO SEUS CLIENTES EM TROCA DE LUCRO! Não tem uma crise que justifique tantas medidas ruins seguidas! O MD não quis dizer isso claramente, mas basta raciocinar um pouco! O pior é que esse mimimi besta está desviando o foco da discussão!!!!

      • Thiago Castro

        Verdade!!!!! rs

      • Henry

        Ichi… bota Deus nisso não.. deixa ele ocupado com o Oriente Médio….antes que não reste mais lugares bonitos naquela área para viajarmos…

  • Hiroshi Kubo

    Será que o resgate de milhas não cresceu 8,9% pela quantidade de milhas necessárias para emissão de passagens?
    Será que no ano anterior não teve mais 1,2 milhões de passagens aéreas ou produtos resgatados?

    • Jorge Pizarro Esteves da Costa

      Também acho que a troca de passagens deve ter diminuído pela inflação da tabela do Smiles

  • Bruno

    Pena que não detalha o quanto ganharam com milhas vencidas, pois já venceram as milhas da primeira grande promoção de transferencia com bonus dobrado válidos por 6 meses feita em fevereiro, e na última semana antes do vencimento o site ficou fora do ar, as passagens sumiram, os preços foram às alturas, e dava erros na emissão. Sei de gente que perdeu muitas milhas e de muitos com milhas empacadas no Smaules.

  • Bruno

    Metade da receita extra é proveniente das milhas vendidas com validade de 6 meses e não utilizadas e a outra metade da emissão das passagens que estão custando até 10x mais que antes.

    • Henry

      Perfeito…

  • Mas agora que as pessoas que acreditaram e compraram milhas do smiles e se arrependeram provavelmente não devem nem querer ouvir o nome desse programa.

  • Bruno

    A receita aumentou 55℅
    O lucro aumentou 80%
    O resgate só aumentou 9%
    O que isso significa?
    Estão vendendo milhas que ninguém consegue usar

  • Moraes

    Na conta simples, daria que a média de resgate é de 8900 milhas pro produto ou passagem aérea. Seria bom saber só sobre passagens, que é o principal atrativo. Achar passagens a menos de 10k tá cada vez mais complicado. As boas promoções nas parceiras também tão minguando.

    • Henry

      É… logo logo eles vão fazer convênio com empresas de ônibus, barcas Rio Niterói…
      Acho que até, parafraseando a propagando da Smirnoff, o cartão Smiles olhou para o Vale Transporte e falou:
      “… eu sou você, amanhã….” rsrsrs

  • EIion Tallet

    O MD virou política só pode, cada dia que divulga algo sobre esse programa faz com que eu e muitos usuários sinta cada vez mais raiva de participar dele… Lamentável, o que era um atrativo para que muita gente conseguisse viajar pagando menos (slogan do blog) virou a meu ver uma piada… De mal gosto…

    • Thiago S

      Pelo amor de Deus, vamos pensar gente! Numa semana o Smiles é eleito o pior programa de milhas no Brasil. Na seguinte, o anúncio de lucro disparando. Qual a conclusão? O SMILES ESTÁ ESFOLANDO SEUS CLIENTES EM TROCA DE LUCRO! Não tem uma crise que justifique tantas medidas ruins seguidas! O MD não quis dizer isso claramente, mas basta raciocinar um pouco! O pior é que esse mimimi besta está desviando o foco da discussão!

  • Raimundo Gomes Braga

    Achei interessante o Post, é informativo!
    Mas creio que esse crescimento do smiles é insustentável.
    Como o dolar subiu, a transferência por cartão de crédito caiu, então crescimento foi baseado na venda de milhas.
    A venda de milhas nas mais variadas formas foi é baseada na grande maioria em regras que apostam na desatenção e no pouco discernimento do cliente, buscando ludibriar o cliente, com regras desvantajosas que acabam sendo na maior parte das vezes desvantajosas ao cliente.
    Logo ao se sentir lesado, o cliente não vai mais querer repetir essas operações.
    O nome smiles passou a ser incompatível com o comportamento do cliente…

  • Michel Picinin

    Só quero ver no ano que vem como estará o Smiles! O foco em lucro a todo custo é visível! BTW, achei o post útil! 😉

  • Fabio

    Smiles é uma piada de mau gosto.

  • Alan Rodrigo de Almeida

    O Smiles está criando milha do nada. Vendem muito (e muito caro) mas depois vão ter que honrar. Daí o que vão fazer? Aumentar a quantidade de milhas para resgate, algo que com a mudança no regulamento já depende única e exclusivamente da vontade do Smiles. Se eles quiserem cobrar 50000 milhas em um trecho Galeão Guarulhos, já podem. Do ponto de vista comercial o Smiles é um sucesso. Do ponto de vista do consumidor, como disse o Fabio, é uma tremenda piada de mau gosto.

  • kleber silva

    O LUCRO PODE SER ATÉ LEGAL.PORÉM ACHO IMORAL POIS É UM LUCRO EM CIMA DO PREJUIZO DE MUITOS.
    VAMOS VER O FINAL DESSA NOVELA NO QUE VAI DAR.

  • Henry

    Pessoal… dá uma olhadinha na notícia fresquinha que o MD postou agora pouco sobre a Multiplus…
    Passagens para Miami por 17.000 milhas o trecho… Rio => Paris, por 28.000 milhas…
    Isso é um belo “balanço” para quem tem milhas lá…

  • Jun

    Mas também… cobrando horrores de milhas dos clientes para emitir um trechinho… só tinha que dar lucro. Se não desse lucro a custa dos clientes, era melhor fechar as portas. Os clientes que pagam o pato…

  • brunofranca

    Achei relevante. Não é só promoção de passagem, pois também tem guias de locais, comparativos de milhas, notícias sobre fusões e incorporações de empresas aéreas.

  • Raoni Fonseca Duarte

    Eita post que está rendendo comentários fervorosos… Independente de gostarem ou não do Smiles ou da utilidade do post, ao menos respeitem quem não compartilha da mesma opinião e sejam felizes usando suas milhas ou se livrando do Smiles ?

  • Amom

    Eu quero ver se vai manter esse lucro com a debandada de clientes. É mais fácil quebrar!

  • Ana

    Tanto lucro e tanta exploração do usuário!!! Estou há dois meses tentando resgatar milhas voadas com parceiros (COPA), através do site do smiles, e a solicitação não se efetiva. Tentei pelo telefone e fui informada que desde agosto a referida página não funciona. Já entrei no Reclame aqui e a resposta deles (Smiles) é de que o problema está na Parceira. Até poderia, se a vantagem de resgate não estivesse sendo amplamente divulgada no site do Smiles. O que fazer??????

  • Luis

    Quem gostar de contribuir o dinheiro pra essa ridiculo Smiles,pode continuar.Agora os investidores do Smiles estão fazendo uma festão!

  • gui vargas

    Abandonei o smiles faz tempo. Desisti de tão ruim que é esse programa de milhagem. Sugiro que vendam suas milhas pra empresas tipo maxmilhas.com.br. Tenho 140 mil milhas que não consigo usar de jeito algum. Não é a toa que foi avaliado como pior programa de milhagem. Smiles = lixo.

  • Jachsonvile

    Primeiro fazem “promoções” de milhas num bom preço, prometendo voos nacionais em contrapartida, pra depois empurrar a quantidade de milhas pra estratosfera. Tudo devidamente “legalizado”, com um asterisco ao lado da promessa de passagens. Que se preparem, pois tem o dia da caça e depois tem as quedas (nas vendas), coisa que será inevitável, como já vêm ocorrendo.

  • edu beche

    Por isso passou de melhor a pior programa de milhagem.
    Ela, TAM, Multiplus, GOL desejaria que fossem substituídas por algo que seja decente para o consumidor. A Etiópia tem duas boas companhias, na Ásia você compra passagem para o outro dia pelo preço de tres meses antes. Lucro só do lado do dono…

  • Anibal

    Na minha opinião isso é efeito do exagero de promoções que fizeram… muitos caíram, alguns gastando pouco (meu caso), outros muito. Por gastando me refiro a tanto R$ (clube) quanto milhas dos bancos.
    Mas o Smiles se queimou de forma definitiva, e com certeza os próximos balanços vão mostrar a debandada que vai rolar. Sem falar na crise, com dólar a R$ 4, a circulação de pontos será com certeza bem menor!
    To feliz, torrei as poucas milhas que tinha ali, estou zerado e nunca mais Smiles!

  • Roger

    Tiago, não concordo que eles ajam com falta de respeito ao consumidor (propaganda enganosa e descaso idem). Penso que a frustração desses clientes está ligada a expectativas de promoções nos moldes que havia há tempos atrás e que são irrealistas no cenário atual.