Leitores estão insatisfeitos com o TAM/Multiplus Fidelidade

Leonardo Marques 06/10/2010 às 10:26h 268

Nos últimos meses temos recebido muitas reclamações de usuários do TAM Fidelidade/Multiplos Fidelidade. Como o foco do site não é ficar reclamando das companhias aéreas, nós sempre evitamos esse tipo de post, mas a medida que os casos se repetem fica inevitável postar. Já fizemos posts aqui reclamando de cobrança duplicada no cartão de crédito por parte da TAM, da dificuldade dos clientes Smiles em receber pontos de voos na Airfrance e hoje o assunto é o TAM Fidelidade.

As principais reclamações são:

- O passageiro voa TAM e não tem os pontos creditados, para conseguir receber esses pontos depois é preciso até enviar por fax uma cópia do bilhete. O pior é que muitos viajam e nem checam seu extrato depois para confirmar se receberam os pontos.

- Desaparecimento de pontos. Nos últimos dois meses foram muitas reclamações desse tipo. Hoje mesmo recebi mais uma: um leitor do site tinha 10.000 pontos em tem zero.

- Dificuldade de emitir passagens. Alguns leitores mandam e-mail decepcionados com o a fato da empresa divulgar como um diferencial do TAM Fidelidade: Fácil porque não há restrições de assentos nem datas na América do Sul. Ou seja, com 10.000 pontos, você já ganha um trecho para qualquer lugar na América do Sul e pode viajar até mesmo em feriados. Isso não tem acontecido.

Hoje recebemos um e-mail da TAM com uma “promoção” para emissão de bilhetes internacionais. Essa promoção promete mais facilidade para emissão de passagens em troca de um número maior de milhas.

Nós sabemos que essa situação não é generalizada, tem vários casos de leitores satisfeitos com o programa. Mas e você? Como tem sido a sua experiência com o TAM Fidelidade / Múltiplos Fidelidade? Depois de fazer uma viagem você checa seu extrato para ver se os pontos foram creditados?

  • Cássio Reis

    Não tenho nada a reclamar do TAM Fidelidade. Julho do ano passado, fiz 7 trechos pela TAM, porém quando voltei, fui verificar os pontos ganhos e não tinha os pontos de um trecho, porém pelo site mesmo, apenas coloquei o e-ticket e automaticamnte registrou o voo que estava faltando. Quanto a emissão de bilhetes, em Agosto, peguei 3 trechos (com a promoção de 4.000 pontos), e foi rápido e fácil, sem problema algum.

    • Taissa

      Não receber meus pontos automaticamente acontece sempre! Já mandei email ameaçando ir ao Procon. Quanto aos pontos sumirem, acontece também, mas acho que é problema no site: no dia seguinte, os pontos voltam a aparecer normalmente. Para resgatar, estou tentando para viajar no fim do ano, mas está muito difícil!

    • Mariana

      Ao ler essa mensagem, infelizmente, me identifiquei. Sempre viajo de TAM, porém na última vez tive enorme problema na emissão dos bilhestes. O site da empresa não finalizava a compra acusando que meu dados estavam errados, porém não estavam, ou seja, erro no sistema da empresa. Liguei pra lá e me informaram que nada poderia ser feito. Falta de respeito com o consumidar não prestar nenhum tipo de assistencia, nenhuma tentatva de resolver o problema.
      Ah, cobrança duplicada no cartão de crédito já é rotina para os consumidores da empresa.

      O consumidor espera melhoras TAM.

      • Germano

        E além da cobrança duplicada eles passam meses pra te compensar, e vc liga e eles não te dão prazo nenhum é simplismente um abuso, eu não consigo entender como essa empresa entrou na star aliance.

    • https://www.facebook.com/breno.oliveira.18488 Breno Oliveira

      Cara como voce fez pra registar os pontos que estavam faltando? Estou tentando pelo site, mas ta bem complicado.
      Obrigado!

  • Paulo

    …muito caro as passagens da TAM e fica dificil trocar os pontos.

  • Lino Salvatore Bordi

    Eu viajo pouco. Mas possuo um número TAM Fidelidade. Só que o problema que tive com ele é o seguinte: sempre que tento acessar o site através dele para comprar uma passagem, não consigo efetuar a compra da passagem. Se eu entrar sem login, como qualquer outra pessoa, o bilhete é facilmente disponibilizado.

  • Andrea

    Não tive nenhum desses problemas relatados com o programa fidelidade da TAM, mas não gostei do modo que a TAM resolveu unificar seu programa fidelidade com os de outras cias. A promessa de uma multiplicidade de benefícios é falaciosa pois diversos dos supostos estabelecimentos que procurei sequer conhecem o programa (ou então treinaram mal seus funcionários). Além disso, a transferência de pontos de um programa para outro é lenta e burocrática. Sinto como se fosse um tipo de propaganda enganosa.

  • http://www.viagemeviagens.com Clarissa Comim

    Eu gosto muito do programa, nunca tive problemas e sempre voo TAM ;)

    • http://twitter.com/MaayJulice Mayra

      Concordo com você, Clarissa !

      Nunca tive problema algum com o TAM Fidelidade, e é a empresa aérea que mais gosto.

      Algumas vezes os pontos sumiram, sim, do extrato, mas foi erro do sistema, eles me informaram isso e horas depois já estava tudo normal.

      Normalmente entrego meu número Fidelidade no check-in, mas como não faz diferença alguma na vida, preencho o formulário de solicitação no site e eles creditam os pontos em, no máximo, 2 horas ! Foi assim em todas as vezes que fiz ! Nunca precisei mandar fax algum…

      Eu meio que ignoro o Multiplus também, mas fiquei contentezinha com a parceria… Já ganhei 10mil pontos pelo Ipiranga e pude transferir, também sem problema e os créditos chegaram antes dos 15 dias previstos.

      Já com o Smiles vivo me estressando… Levaram 6 meses para me devolver meu número Smiles, porque é simplesmente IMPOSSÍVEL recuperar o número pelo site, e quase 3 meses para creditar míseras 1800 milhas por 6 (SEEEEEIS) trechos que fiz ! Mantenho só pra, se um dia eu ganhar mts pontos, porque quase nunca voo pela Gol.

      TAM é bem bom =)

      • http://www.123i.com.br Rafael Guimar&atilde

        Você está feliz até precisar ter que trocar por passagens FORA do Brasil, mesmo que seja América do Sul. Aí seus pesadelos começarão, pode acreditar.

        A mentira começa quando é falado que não há restrição para emissão de trechos dentro da América do Sul. O atendimento via telefone ou na loja te informa que não tem disponibilidade naquele dia, você acessa na hora e vê que tem disponibilidade mas pagando!

  • http://ogaveteiro.wordpress.com/ Viviane

    Estou muito insatisfeita com o Tam Fidelidade. Estou tentando comprar passagem p/ mim desde segunda feira e não estou conseguindo. Aparentemente é um problema com o site do Múltiplos que não consegue autenticar a senha de resgate. Mandei um e-mail reclamando na segunda e até agora nada de resposta.

    • sisi

      Bate aqui colega o

      Estou na mesma situação. Depois que o tam fidelidade convergiu pra esse multiplus, eles inventaram uma senha do multiplus pra resgatar os pontos. Só que nunca me informaram que senha é essa, e quando eu tento resgatar o site está com problema, sempre diz pra tentar mais tarde.

      Já estou há duas semanas tentando efetuar essa compra, mas ninguém resolve, responde email, ou qualquer coisa do tipo. O pior é que eu acho que meus pontos vão expirar =(

      E agora como faz pra ter acesso a essa senha do multiplus?

      • http://ogaveteiro.wordpress.com/ Viviane

        Então, Sisi, essa senha do multiplos é a mesma q vc usa para logar no site da tam. A única diferença é q ao invés do número do seu cartão fidelidade, vc deve colocar seu cpf no "número multiplos". Eu consigo encontrar as passagens, mas na hora de resgatar ele diz q o site está tendo dificuldades para autenticar a senha de resgate e pede para tentar mais tarde. Só que esse "mais tarde" já faz mtos dias… =(

  • Angélica Masc

    Já tive que ficar ligando pra TAM pra os pontos serem creditados, algumas vezes.

    Ainda nao troquei meus pontos por passagens, mas tbm acompanhei os comentários aqui no blog reclamando da dificuldade!! Fiquei apreensiva :/

  • Lorena

    Olha, passei pelo problema dos pontos que somem do nada e ninguem te avisa. Eu tinha quase 40.000 e quando fui ver, estava com 18.600. Até reclamei para eles, pois antigamente recebia uma newslette informando quantos pontos iriam expirar nos próximos 90 dias. De repente parei de receber e agora eu entendi o porque.

    Mas consegui mais pontos e irei viajar no feriado. Se der algum problema, vcs irão saber!! rsss

    • Marcelo Barros

      A minha pontuação some constantemente já abri uma reclamação no fale com o presidente, e nada. Vou parar de acumular milhas na TAM e concentrar no SMILES, muito mais eficiente.

  • Thiago

    Também não tenho do que reclamar do serviço TAM Fidelidade.

    Sempre que voei meus pontos foram creditados corretamente e na única vez que quis resgatar os pontos consegui sem problemas. Resgatei duas passagens ida-e-volta Porto Alegre/Fernando de Noronha por 40.000 pontos.

    Acho que por ser um destino com pouco assentos exigiu certa paciência/antecedência na escolha das datas, mas mesmo assim o serviço deles me parece entregar o que promete.

    Concordo que pode não ser a experiência de todos, mas de repente esse post serve pra motivar o pessoal que teve boas experiências a falar também.

    • Jobson Magalhaes

      Também fiz Bsb-Natal-Fortaleza-Bsb só com milhas (4 mil p/trecho) para esposa e filhos em setembro/2010. Tranquilo, voos diretos, durante o dia. Bem atendido com o serviço de bordo. Quanto ao Multiplus, ignoro. Uso o site e a senha de resgate do TAM Fidelidade.

  • ROSINARA

    Emitir passagens internacionais na TAM, é milagre!!! Fazer com que a pontuação seja creditada corretamente.. está muito díficil. Fiz um vôo LISBOA-BARCELONA com a TAP, em abril/2010 e só essa semana creditaram os 1.000 pontos após enviar repetidamente o cartão de embarque e passagem a cada solicitação. Particularmente estou muito insatisfeita com o programa de milhagem, e só piorou desde que entraram na Star Alliance. Na minha percepção é problema de infra-estrutura de TI, ou seja, baixos investimentos em tecnologia acabam repercutindo no cliente final.

  • igor

    Mandei um e-mail reclamando que não recebia meus pontos demorou 3 meses pra vir resposta dizendo que se eu tivesse perdido a senha era fazer um procedimento de recuperação.

    Respondi o e-mail dizendo "pelo amor de Deus pelo menos tentem ler o e-mail, pois o que pedi que não tem nada a ver com a resposta" demorou mais 3 meses dai veio a resposta dizendo que tinham expirado os pontos devido ao tempo para recuperá-los!

    Não penso em usar isso tão cedo!Mas sobre não pontuar tive problemas no Smiles da GOL e no programa TudoAzul (valor em reais) também!

    Simplesmente você faz ckek-in com seu cartão e os pontos ou valores não aparecem!Isso virou mania!

  • Onizes Araujo

    Sou uma das vítimas desse desacerto do programa Fidelidade da TAM, com sumiço de pontos. Há uns 3 meses atrás eu tinha no extrato do site mais de 9.000 pontos e há uns dias atrás vi uma quantidade reduzida.

    Reclamei, mas não adiantou.

    Adotei agora a prática de imprimir os extratos todos os meses e passar a controlar mais essa movimentação.

  • Rodrigo Junqueira

    Estou tendo problema com o TAM Fidelidade há cerca de 3 meses já. Quando recebi a proposta, fui informado que receberia 4.000 pontos de bônus devido ao meu tipo de cartão, a serem creditados depois de confirmado o pagamento da última parcela da anuidade (no meu caso em Julho). Não consegui até agora os pontos, cada mês eles vem com uma desculpa diferente. A última que me deram foi que havia ocorrido um problema no sistema, e que agora em Outubro a situação seria normalizada. Estou bem insatisfeito nesse sentido.

  • rodrigo

    Fiz uma viagem Manaus-Brasília e só recebi a pontuação da volta, mesmo tendo preenchido o meu número do TAM Fidelidade durante a compra da passagem e no momento do check-in.

    A pontuação do trecho de ida só consegui depois de ter solicitado pelo site, ter ligado umas 5 vezes para a central de atendimento (o que é algo extremamente desgastante, visto que não possuem atendimento online – chat), ter esperado mais de 40 dias e depois de enviar reclamação para o "Fale com o Presidente".

    Após tanto insistir, recebi uns míseros 1000 pontos pelo trecho MAO-BSB (foram 2,5 horas de viagem!).

    O pior é pensar que se eu quiser usar esses pontos para emitir bilhete para outra pessoa ainda terei que pagar 10% de multa… Por isso hoje prefiro trocar a cerveja Xingu e balas Toffees da TAM pelo amendoim com Sete Belo da GOL!

    Ou seja, no final das contas o programa Smiles é mais vantajoso que o TAM Fidelidade… Não dá pra ser fiel assim.

  • Daniel

    Tenho tido problemas frequentes com o Fidelidade TAM. Principalmente em voos das parceiras. Não adianta informar o número do fidelidade TAM na Star Alliance, na LAN: invariavelmente dá problema. Na minha última viagem, mesmo tendo indicado o Fidelidade na United, e tendo aparecido o número no cartão de embarque, só foram computados os pontos da volta. Os da ida não! Na minha viagem pela South Afriacan, idem: mas nenhum trecho foi computado. Na viagem pela LAN, idem. Invarivelmente uma coisa sempre funciona: A TAM NUNCA CREDITA OS PONTOS QUE FORAM VOADOS NAS PARCEIRAS, mesmo que sejam enviados o cartão de embarque, o eticket, e, como no caso da SA, nem com a confirmação da companhia de que o trecho tinha sido efetivamente voado.

  • Carlos

    Fiz uma viagem para o EUA em setembro e quando voltei, fui consultar meus pontos e para minha surpresa, estou com -34.000. Isso mesmo. A pontuação está negativa!!! Tanto lá, quanto no site da TAM Fidelidade.

    Absurdo!!!

    • Carlos

      Ah, vale ressaltar que já viajei várias vezes com milhas e não tive problemas.

      O único problema foi agora com a questão das milhas negativas.

  • http://www.moisesribeiro.com Moises Ribeiro

    Tive problema recente com a emissão de passagens através

    do programa de pontos. Cheguei ao cumulo de ter que ir pessoalmente ate o aeroporto para poder fazer a emissão, pois nenhum dos canais de atendimento resolveu.

    Resultado: minha passagem foi emitida À MÃO pelo atendente.

  • rodrigo

    No mês passado (14/09) eles resolveram corrigir um problema de processamento do sistema que ocorreu no início do ano (07/03).

    Um voo Curitiba-Fortaleza havia sido duplamente pontuado, e agora fiquei com 2500 pontos a menos.

    Essa é a descrição no extrato: "ESTORNO VOO TAM JJ 0 3335 GRU CWB ERRO DE SISTEMA DE 07/03/2010".

    Provavelmente isso ocorreu com outros leitores aqui…

  • Joyce Felizardo

    Tive um problema recentemente com o créditos de pontos do Fidelidade… no momento do check-in apresentei o meu cartão fidelidade e fui informada que a pontuação já estaria sendo creditada… quando retornei de viagem verifiquei o meu extrato no site e simplesmente não constava nenhuma informação sobre estes pontos. Tive que fazer todo o processo de encaminhar os cartões de embarque e os e-tickets e ainda estou aguardando um retorno deles sobre o crédito (o prazo que eles dão é de 30 dias… o que eu acho um exagero!).

  • rafael

    Estou tendo serios problemas com o tam fidelidade,

    ha mais de um mes eu tento trocar as datas de dois trechos que emiti, ida e volta.

    Eles informam que para que não tenha que haver pagamento de multa, os trechos não podem ser alterados, mas as datas sim, caso haja mudanca de trecho(voo para o mesmo lugar, mas com partida e chegada em aeroportos diferentes)

    Quando liguei a primeira vez, me disseram que caso eu optasse por pagara a multa, eu facilmente conseguiria trocar as datas

    mas nem isso eu estou conseguindo, mesmo tentando a opcao de pagar a multa(10% de pontos do valor gasto= 4.000 pontos)

    A data do bilhete esta se aproximando e ate agora nada, espero sineramente que a tam comece a disponibilizar uma quantidade maior de assentos para os voos com destino aos EUA.

  • Gustavo

    Péssima. O programa só dá vôos em horarios absurdos, que acabam com uma velocidade sem igual, e que não têm a menor possibilidade de ser comprado caso não decole de SP. O Smiles ou até o programa da Azul são muito melhores.

  • Rebeca

    Eu já fui cobrada por duplicidade no cartão de crédito ao comprar a passagem da TAM em uma promoção. O site estava dando erro e não completava, e achava que não estava sendo cobrado o cartão, mas fui cobrada duas vezes. Solicitei o cancelamento e me enrolaram muito e não me deram nenhum posiciosamento a respeito do cancelamento, até que resolvi remarcar a passagem e terminei pagando o dobro em um trecho, acbou que nem ficou sendo promocional a minha passagem. Quanto aos pontos sempre fui computada nos pontos das viagens que fiz pela TAM. Acho que eles deveriam fazer mais promoções como a GOL e também diminuir o preço das passagens.

  • Paulo

    Eu voei em Maio os trechos POA-GIG-OPO e LIS-GIG-POA, pela TAM nos trechos nacionais e pela TAP nos internacionais. A TAP é cia. parceira da TAM há anos. Eu já enviei 2 vezes cópias dos bilhetes e dos cartões de embarque. Até o momento, o Fidelidade só me creditou 1.000 pontos referentes ao trecho GIG-POA!!!

  • Lorena Botelho

    Tenho problemas na emissão de passagens pois afirmam terem assentos ilimitados para américa do sul e na realidade se vc não usar milhas tem assento e usando milhas não. Propaganda enganosa. Além de estão colocando milhas para vencer das quais acabei de emitir 15 mil milhas e as que estavam para vencer não computaram. Possuo tb o cartão de crédito tam fidelidade que a pontuação está entrando a menor no extrato e não aparece no saldo.

  • Felipe

    Fiz uma viagem aos EUA em Marco, comprei passagem na TAM, apresentei o fidelidade no embarque e o trecho foi computado como 0 pontos. Reclamei em Marco mesmo e até hoje meu pedido está "em análise". :-( Liguei lá ontem, e eles falaram qeu está em análise e nao dá para eu fazer nada além de esperar. :(

    Já mandei comprovante, liguei varias vezes, nada…

  • Rafael SP

    Bom dia!!

    Há algum tempo descobri o Melhores Destinos e passei a acompanhá-lo, mas desta vez vou escrever ,pois me identifiquei muito. Sou inscrito no fidelidade TAM desde 2005 e até julho deste ano nunca tinha tido problemas, mas no dia 02 de julho emiti uma passagem para Europa em classe executiva com 50000 pontos, a partir daí minha conta começou a entrar em parafuso, alguns dias aparecia zerada ou com uma pontuação menor do que eu realmente tenho, os pontos somem simplesmente, depois de mais três meses reclamando na central TAM e na central Multiplus o problema ainda persiste, minha conta está defasada em quase em mais de 30000. Agora é possível ver o extrato Multiplus pelo site do Multiplus, com CPF e senha, que é a mesma do tamfidelidade, quando entro lá aparece um extrato louco com vários resgates e acúmulos para o mesmo bilhete, extrato que não bate com o extrato do site da TAM, ligo quase que semanalmente, eles falam em problema na atualização e que será resolvido em 5 dias úteis, vou continuar insistindo, pois não vou perder 30000 pontos assim do nada, por causa da incompetência da área de sistemas da TAM.

  • glaucio

    tenho tido varios problemas com o tam fidelidade, tive que esperar 6 meses para conseguir os ponto da viagem que fiz no final do ano… agora solicitei os pontos de uma viagem p/ portugal, prometeram 30 dias isso foi em julho e até hoje nada…. em abril fiz ida e volta cnf/ igu com conexao no rio de janeiro, e nao ultimo trecho rio/cnf nao registram minhas milhas……. muito chato isso

  • Daniel

    Já faz tempo que não vôo de TAM por problemas que tive anteriormente: cobranças indevidas, roubo de bagagens, etc… Como tinha acumulado uns pontos no fidelidade, transferi tudo para combustível grátis no km de vantagens do Ipiranga e já faz tempo que não pago combustível!

  • http://www.olhosaovento.blogspot.com Danillo

    Minha tia fez uma viagem para Portugal e não creditada as milhas, mandei um e-mail reclamando e eles demoraram 4 meses para resolver. E na TAM para vc ganhar 100% de milhas em um vôo doméstico você precisa pagar uma tárifa super cara, diferente da GOL que vc sempre ganha 100% comprando na tárifa programada sem precisar pagar um absurdo. Em questão de programa de milhagens sou muito mais GOL.

  • Augusto

    Ultimamente tenho tido muitos problemas com o TAM/Mutiplus Fidelidade, toda vez tenho que ficar tentando logar várias vezes para os meus pontos aparecerem, e também tive problemas de pontuar, nunca consegui solicitar pelo site, sempre tenho que ligar na TAM (o que é triste). Já no Smiles nunca tive nenhum problema, somente de pontuação, mas solicitando pelo Fale Conosco, rapidinho foi pontuado =) E outra, as promoções do Smiles realmente aparecem, a da TAM, você tem que ficar procurando, e dificilmente aparece em datas boas =( Acho que a TAM só entrou na StarAlliance porque eles precisavam de alguém na América do Sul, não tem condições…!!

  • Lucilene

    Eu tenho uma relação de amor e ódio com a TAM hehehehehe. Geralmente dá tudo certo, já consegui emitir passagem para NY e Miami com pontos para 8 pessoas para o mesmo dia e mesmo vôo (tudo bem que eu madruguei no aeroporto hehehehe, e emiti separado a ida e a volta) e sempre recebi meus pontos direitinho.

    Mas a minha mãe já ficou sem receber pontos em duas viagens diferentes, e uma vez tive o maior problema no embarque, fiz o check in junto com o meu marido, minha filha (que na época tinha 10 meses), minha mãe e minha cunhada. Estávamos voltado de Fortaleza para Brasília. Minha mãe embarcou com a minha bebê e minha cunhada, e eu e meu marido fomos devolver o carro que tínhamos alugado. Quando voltamos correndo, não nos deixaram embarcar, sendo que a porta do avião ainda estava aberta e a minha bebê estava lá dentro. E o pior é que estávamos com a bolsa da minha filha com fraldas mamadeira, comidinha, casaco, e nem a bolsa quiseram entregar para a minha mãe. Minha filha passou 3 horas dentro do avião com fome, porque não comia o sanduiche da TAM, e chegou em BSB completamente suja de xixi porque não tinha uma fralda para trocar e ninguém do avião estava com criança que pudesse doar uma. Eu fiz o maior escândalo, briguei, chorei e não adiantou nada. Morri de raaaaiva. Tive que pegar o vôo seguinte e ainda fazer escala em Teresina.

  • João

    De fato.

    Trechos voados pela TAP em Junho e até hoje, depois de dezenas de tentativas, não foram creditados.

    O atendimento da TAM via internet nem toma conhecimento dos nossos pedidos.

    O fale com o presidente tb não retorna nossos pedidos.

    O atendimento do Twitter tb sequer se dignou a responder dizendo que recebeu meus dados.

    Só p/ constar, o atendimento da Gol via Twitter resolveu uma pendência de crédito de pontos para mim em incríveis 1h30min. Parabéns ao atendimento da Gol.

    • igor

      Atendimento da GOL por Twitter tem facilitado!

  • Pedro

    Tô esperando computarem meus pontos dos trechos BSB-CNF-LIS-ORLY e PRG-LIS-CNF-BSB pela TAP/TAM até hoje. Voei em junho… e a mulher do guichê da TAP em Praga nem sabia o que era TAM.

    • igor

      È uma praga mesmo! hehehehe

  • fernanda

    Em dezembro do ano passado emiti 2 bilhetes aéreos Floripa-Bs As com os pontos multiplus da TAM. Não pude viajar e fui informada de que receberia sem problemas 90% dos meus pontos de volta, ou seja, 18 mil pontos. Até hj estou esperando. Já tentei no 0800, emails, fale com o presidente e eles não me dão nem um prazo pra creditarem os meus pontos!!! Agora abri um processo na Anac e no Procon pra ver se funciona. Tenho ligado todos os dias lá e sou tratada com o maior descaso. Q raiva!!!!

  • http://blog.ademar.org/ Ademar

    Ano passado tentei emitir um bilhete São Paulo Ushuaia, que devia ser possível usando 10k pontos. Era baixa temporada (início de junho) e 2 meses antes da viagem.

    O atendente não encontrou bilhete disponível e confessou que trabalhava a 8 meses emitindo bilhetes e nunca tinha conseguido um assento livre nas companias parceiras da América do Sul. Ou seja, só consegui emitir o bilhete até Buenos Aires no voo da TAM, o trecho até Ushuaia eu tive que pagar do bolso.

    Faz algum tempo que não voo TAM, não sei como estão as coisas desde então.

  • Eduardo

    Realmente e uma missão impossível trocar os pontos nas datas e destinos que escolhi, mesmo com muuuota antecedência ( Europa)

  • Alessander Palma

    Sim, problemas demais, os pontos somem pelo menos uma vez por semana (o saldo zera e depois volta), bilhetes que não são creditados e, no meu caso, o pior de tudo, pontos transferidos pelo cartão que caíram no "vácuo", o cartão diz que mandou e o Multiplus diz que recebeu, mas não aparecem no extrato e querem apenas 30 dias para análise. Enquanto isso, meus pontos estão indo pro Smiles, fazer o quê, pelo menos eles aparecem – e rápido.

  • Tiago Couto

    Desde junho venho solicitando pelo site os pontos de uma viagem e nunca recebo retorno.

  • Luciana

    Eu emiti uma passagem de ida e volta pra Argentina por pontos. Aconteceu um imprevisto durante a viagem e tive que voltar um dia antes. LIguei pro meu pai, que estava no Brasil, ele foi a uma loja da TAM cancelar minha volta, fez isso, e eu comprei a volta com dinheiro. Pela regra do programa, eles tinham que me devolver 90% dos pontos, isso é, 9000 pontos. 1 mês depois, nao tinham devolvido. Quando liguei lá pra reclamar, eles me falaram que a passagem nao foi cancelada e tinha perdido a validade, isso é, eu dancei nos 9mil pontos, por erro ou má fé de funcionário da TAM!!

  • Gio

    Depois que a TAM se uniu ao Multiplus, o serviço se tornou uma verdadeira B****.

    Antes funcionava direitnho, agora é uma novela para tudo, desde receber os pontos até realizar qualquer tipo de resgate.

  • sergio

    Na mudança para o tal "multiplus" sumiram com 20.000 pontos meus! Já reclamei na Tam e no tal "multipluls" e até agora nada de resolverem para onde foram os meus pontos.

    Desse modo, adotei a política da "multipla infidelidade", ou seja, não viajo mais de TAM. Com grandes sorrisos (Smiles) para todos!

  • Leandro

    Mês passado fui resgatar meus pontos, até onde sabia tinha 5000 pontos, transferi do meu cartão mais 6000 e qual minha surpresa ao acesar o site e descobrir que meu saldo era de -2800 pontos, iso mesmo "menos 2800" meus pontos eram negativos. Foi um mês de ligações diárias a TAM, ao Multiplus, mails ao "Fale com o Presidente" a Multiplus e apenas 24 horas antes de meu vôo é que me liberaram meu asento e exigi que fosse dentro da promoção. Pra quem tiver paciência isso rende uns R$ 5.000,00 de indenização por dano moral.

  • JALs

    Infelizmente também tenho tido problemas com o Multiplus fidelidade. Pontos expirando, não consigo resgatar. Os atendentes ficam jogando a bola uma para a outra. Erros de sistemas. 30 dias para solução, até lá mais pontos expirando. Só faltam dizer: A culpa é sua, por acreditar em nós. Fico triste como uma empresa do tamanho da TAM, está sofrendo com uns erros ridículos de sistemas.

  • igor

    Sempre que liguei ou enviei e-mail fui tratado com descaso, as vezes pergunto uma coisa e respondem outra nada a ver!Estou atrás dos meus ponto desde a páscoa e nada!

    Outra dia na GOL, xinguei pelo twitter, chat e e-mail… até me ligaram e resolveram o problema que era smiles… na TAM não estão nem aí… um a mais outro a menos não faz diferença…

  • http://agostinho.tumblr.com Paulo A Teixeira

    Meu unico problema com a TAM nada tem haver com o programa de fidelidade, mas acho importante relatar.

    Tentei por 3 dias consecutivos emitir passagens: GIG x BSB / BSB x GIG para Mim, Esposa e Filha de colo (9 meses) na época. Fazia todo o processo de reserva quando submetia para reservar propriamente. Aparecia um erro, mandando eu tentar novamente mais tarde. No ultimo dia de tentativa resolvi tentar sem a minha filha de colo. E foi de boa, tentei novamente com minha filha e o mesmo erro.

    Vejo isso como a maior falta de respeito… O Sistema não emitia passagens por causa da criança de colo. Até entendo que o voo poderia estar com um limite atingido de crianças de colo, mas o sistema deveria informar com uma mensagem E deveria ter essa informação no site aberta a todo mundo ler. Se é que foi esse o caso. Eu testei outros horários na época e deu no mesmo. Por essas e outras, eu só viajo de GOL. Pode ter atrasos, pode ter o que for… mas eu sempre embarco com minha filha e sou muito bem tratado. Com smiles ou dinheiro a GOL te trata da mesma forma. Uma coisa que aprendi e constatei quando minha filha nasceu é: "Quer agradar o Homem ou a Mulher, trate bem seus filhos." Mecheu com o direito ou bem estar da minha filha perdeu total credibilidade comigo.

    Minha próxima viagem, será do Rio para Foz, será de TAM, mas por que a empresa optou por TAM, pois por mim eu iria de GOL.

    Concordo com a questão de um dos amigos, "Como é que uma empresa como a TAM conseguiu entrar na Star Aliance".

  • http://www.jtcnews.com Jorge

    Durante dois meses, minha conta tinha ficado com valor abaixo do esperado (tinha mais de 50000 pontos). Há 2 semanas, ficou zerado! Somente agora voltou ao normal.

    Mas foi revoltante, principalmente que foi a epoca em que mais estava precisando.

    Este multiplus deveria mudar para "multidecepção". Lamentável que tenham conseguido piorar o serviço.

    E estorno de pontos então? Você preenche um formulário para, ao final, ser informado que deve enviar um email pra lá….

    • http://agostinho.tumblr.com Paulo A Teixeira

      Jorge, eu tenho um número do Tam Fidelidade, e no multiplus eu nem consigo logar… na tela de resgatar senha… pede o ID do usuário e senha.. e se você não tem o ID do multiplos (meu caso) como faz?

      Tenho pontos a tranferir do Ipiranga para a TAM, to até com medo de tranferir.

      • http://agostinho.tumblr.com Paulo A Teixeira

        Corrigindo, na tela de resgate de senhas pede: ID do Usuário e E-mail.

  • Leonardo

    Estou insatisfeito ,pois nunca tem trecho para 4mil pontos ,para os dias que eu quero viajar de BSB para Teresina ou Porto Velho.Um absurdo!Uma propaganda enganosa dessas , inclusive já simulei com bastante antecedência um resgate e só tinha de 10mil a 15mil pontos por trecho….

  • Paola Gomez

    Eu ja tive inúmeros problemas com a TAM, de todas as natureza… Foram tantos problemas que parei de voar com a TAM e só voo de GOL, que além de ser mais barata, já consegui emitir bilhete smiles com 1 hora antes de voar! Agilidade total! Foi excelente! Já o fidelidade, sem mais comentários…

  • Vanessa

    Nossa, isso me intriga mais que o enigma da pirâmide. A TAM não tem condição prática de entrar em uma aliança com BOAS cias áreas. Chega a ser uma piada…

    • Claudio

      Estamos sendo tratados como idiotas.

  • Luciano

    Insatisfacao total. Toda vez que viajo em alguma cia Star, acontece o mesmo: os pontos nao aparecem, envio os comprovantes, recebo o e-mail que tudo será resolvido e… NADA! Já fazem mais de 6 meses que espero os pontos da volta dos EUA aparecerem, já as da viagem do mes passado, acho que só os verei em 2014!

  • GUSTAVO

    Apesar de preferir a tam mil vezes, o smiles é muito melhor e mais generoso.

  • G. E. Dorow

    Desde maio espero pontos adquiridos na parceira TAP. Até hoje só me pedem mais 30 dias e mais 30 dias, inclusive no fale com o presidente, que hj já perdeu qualquer diferencial. Desde lá nunca mais fui pela Tam e percebi que a Gol está bem melhor. E tds com quem comento tmb acham isto, inclusive mais segura até. TAM não quero mais e nem parceiras para exterior contando com pontos.

  • Amanda F.

    fiz uma viagem com a Tap em junho e na ocasião do check in apresentei o meu fidelidade tam para a pontuação.

    Os pontos não entraram e qd eu liguei pra Tam me orientaram a fazer o pedido de inclusão pelo site, enviando bilhete e cartão de embarque.

    Esse pedido foi feito no final de junho e até hoje meu pedido não foi nem processado. Já liguei pro atendimento normal, e pro fale com o presidente e nada acontece!

    No último contato a atendente me confessou q esse setor de fidelidade tava com um atraso de mais de 60 dias, e que eles estavam treinando pessoas pra tentar acabar com as pendencias, mas q ela n tinha como me dar uma previsão…

    Enfim, até hoje continuo sem a minha pontuação! Estou muito insatisfeita!

  • G. E. Dorow

    Ah, sim!!!! Este mais tarde pego toda hora tmb!

  • G. E. Dorow

    Concordo. E este fala presidente simplesmente voltou ontem para o mesmo setor q já estava!

  • Bruno

    http://www.reclameaqui.com.br/781847/tam-linhas-a

    E ainda não tive nenhuma resposta! A TAM já foi boa!

  • lycurgo tostes

    Sei que estou sendo repetitivo ao ja exposto por outras opiniões, mas em suma o multiplus piorou e MUITO o relacionamento do cliente com o programa de fidelidade da TAM. Comigo já aconteceu (mais de uma vez) de "sumirem" 40.000 pontos da minha conta, regressaram após 10 dias, após eu ter me estressado via fone; creditaram pontos em trechos comprados (LDB/SDU) que posteriormente foram debitados alegando que a tarifa não permitia creditação e o PIOR DE TUDO, a imensa confusão que ficou entre a relação FIDELIDADE/MULTIPLUS:são vários numeros (um para o fidelidade, outro para o multiplus), várias senhas de acesso (uma para cada programa), assinatura eletrônica e ainda a tal senha resgate ! CONFUSÃO TOTAL !!! e a TAM ainda tem a cara de pau de dizer que o multiplus chegou para facilitar a vida do usuario ! kkkkk

    • ivone soares fernand

      Que é isto que leio !!!! acho que eu estou tbm em uma roubada, pois tenho ou tinha lá 25mil pontos q transferi de meu catão, e tbm por passagem de iv d miami , até agora n me mandaram + nada para eu saber qd vence , e ainda jogaram 1.200 milhas na Tap sem eu saber de nada, eu ovi uma conversa que os computadores dela entram em pani e perderam td , agora nós e pagamos por isso ,ah ñ , pois faço um sacrificio danado para ajuntar as milhas e agora essa !!! ah n . tem que dar um geito . ou procuramos nossos direitos .

  • Matheus

    Srs. minha opinião é a seguinte toda falha começa se a atendete no aeroporto não digita os seus pontos, mas na maioria das vezes o que eu faço e colocar no site da tam o e-ticket e normalmente funciona, quando isso não ocorre eu abro um tickect no fale com o presidente e até hoje todos os problemas foram resolvidos.

    Quanto ao site da Multiplus esse é uma porcaria. Tente pedir senha! Não funciona direito. Para dizer a verdade nem olho mais ele. Mas pelo site da TAM tudo funciona.

    Controlo as mihas milhas direto o que eu verifiquei que eles estavam alterando alguma coisa no site e que as meus pontos que faltavam para upgrade estavam aumentando e não batiam com as datas que estavam informadno no site o dia que iriam expirar para upgrade, o que fiz foi abrir um chamado no fale com o presidente e tudo se resolveu.

    bom espero ter compartilhado a minha experiencia com todos, a minha sugestão fica sempre abram chamado para tudo, mesmo que demore que é o caso da TAM e Smiles vulgo GOL.

  • MARCIO

    Eu estou com muitos problemascom a TAM desde que se uniu com o multiplus

    Ja dei mais de 10 telefibenas tanto para a TAM (Fale com o presidene) como para o multiplus

    Os problemmas sao

    -pontos nao creditdos de viagens – desde mnaio sem soluçao

    -passagem emitida e cancelada e os ponto nao retornam a conta – reclamaçao desde julho

    -pontos de parceiros voados nao lançados- reclammaçao desde agosto

    Tenho dois filhos e duas noras que tambem estao com problema com o multiplus. Com todos que converso, tem reclamaçao sobre saldo

  • Juliana

    Eu também Cassio,jamais tive problemas com a TAM. E também na falta da pontuação, fiz tudo pelo site.

    Verdade seja dita, que ao passar de TAM Fidelidade para Multiplus o saldo de pontos por algumas vezes ficou zerado ou foi diminuido, mas ao consultar via telefone o saldo estava correto.

    E ao menos,na minha conta ja normalizou.

    Sds

  • Izildinha Nunes

    Eu concordo com todos, eu tEntei alterar a data de um voo de Brasilia para SP, tentei pelo telefone o atendimento foi pessimo além do tempo de espera, como estava em Palmas a trabalho, fiz o cancelamento la mesmo, no aeroporto enquanto esperava meu voo de volta a Brasilia… não explicaram que não podia fazer o cancelamento de um trecho. Moro em Brasilia, como ia visitar a familia em SP, tentei alterar esse voo que tinha reserva para um dia, mas disseram que não tinha horario, então canceli só um trecho, viajei pela Gol, mas quando fui checar minha volta a Brasilia esse trecho tb estava cancelado, comprei pela GOL. Então pedi devolução dos pontos no fidelidade, disseram além de descontar 2.000 pontos tinha que esperar. Estou a mais de 30 dias esperando e nada. É a maior dificuldade falar com a Tam, todas as vezes que tentei não consegui. E vejam quando liguei lá para ressarcimento disseram que tinha que ir a loja de onde fiz o cancelamento. Como? Se fui a Palmas a trabalho nem sei se volto pra de novo, eu estava no interior de SP, e o atendente muito grosso, disse que então deveria ir ao aeroporto. Fiquei muito brava…. isso é uma afronta. Estou a mais de trinta dias esperando o ressarcimento dos pontos. Ah.. só para voces saberem, fiquem duas horas na fila da loja da TAM no aeroporto de Brasilia para fazer esse pedido. Isso sim é que um bom atendimento ao cliente. Ja com a Gol nunca tive esse problema. Eu uso as duas companhias pois viajo muito a trabalho… e prefiro a Gol. E tem mais a Azul também é outra anuncia um preço, voce vai lá pra efetuar a compra e ta muito mais caro.

  • Raul

    Perdi 6000 pontos do nada e nao devolveram.

    Antes disso tentei troca-los por passagens, mas era impossivel de achar uma aceitavel.

    Resumindo, pra mim nao valeu a pena nao.

  • Emília

    Eu sempre verifico meu extrato. Mas uns dois meses atrás não consegui emitir meu bilhete com um cartão de crédito, daí fiz uma nova tentativa com outro cartão. Resultado, veio nas duas faturas o valor do bilhete. Liguei p TAM e eles resolveram no mês seguinte.

  • Mari Pavesi

    Também não tenho reclamações com o TAM Fidelidade não, ontem mesmo peguei uma passagem com 4.000 pontos para o sábado do feriado de Finados e não enfrentei nenhum problema para fazer a reserva.

  • Mari Pavesi

    Não é não querida, eu uso uma senha para acessar o TAM Fidelidade e eles me mandaram uma outra para o Multiplus pelo correio, eu tb quebrei a cabeça até entender isso, mas, depois que "aprendi" onde usar cada senha, as coisas estão funcionando bem

  • graziela

    È vergonhoso o que a TAM está fazendo com seus clientes.

    Fiz uma viagem a Europa em março, no chek in já fiz o crédito das milhas. Até hoje, outubro, ainda tenho "batalhado" para creditar estas milhas. Ligo semanalmente, já enviei por fax, por email os bilhetes pra conferência do vôo e até agora nada. Não são nem capazes de dar uma expplicação…apenas que o sistema teve erro. Nunca mais compro um bilhete pela TAM e ainda vou entrar com processo de publicidade enganosa.

  • alessandra fran&cced

    Ihhh…

    Tenho 20.000 pontos pra transferir,mas já tô até preocupada,diante do exposto…

  • Fabio Baeumle

    Sou 100% satisefito com o Fidelidade TAM (agora Multiplus). Viajo pouco de avião mas centralizo todos meus gastos com cartão de crédito então acumulo muitas milhas. Pelo que li muitos tem problemas em conseguir lugares em voos internacionais, eu nunca tive porque sempre procurei emitir a passagem exatamente no primeiro dia que é possível, ou seja, se é voo dentro da América do Sul, 3 meses antes, e se for para a Europa, 6 meses antes. Estou indo agora no dia 02/11 pra Frankfurt com milhas e minha esposa no dia 20/12 para Lima, ambos com milhas e sem nenhum problema para emitir as passagens!!!

    • http://www.dicadopedro.com Pedro

      como tu mesmo disso, é porque tu viaja pouco…

      se tu viajasse mais, e em cias aéreas parceiras…aí tu veria o que é dor de cabeça com eles…sem falar quando tu entra em contato pelo telefone, e depois de esperar meia hora pra falar com alguem, quando tu vai resolver o problema, a ligação misteriosamente cai…

  • http://www.dicadopedro.com Pedro

    Meus pais viajaram de TAP final de julho…mais de 2 meses atrás…até hoje ainda não receberam os pontos. Processo do meu pai tá correndo ainda lá, e o da minha mãe, depois de 2 meses, me informaram que nem foi aberto!!!! Sendo que 1 mês atrás eu liguei e tava aberto…uma confusão!!!

    E também tenho a impressão que me "roubaram" pontos, eu tava crente que tinha 17950 pontos antes de me transferir 5000 do banco do brasil. Agora entraram os 5000 do banco do brasil e tenho os mesmos 17950 pontos, mas isso não tenho como provar, infelizmente.

    • Delano

      Se os pontos de uma empresa parceira só forem solicitados após a realização do vôo, eles sempre demoram muito, e mais, não informam qual o prazo para que os pontos sejam creditados.

      Além da obrigatoriedade de enviar a cópia do cartão de embarque, ficamos a mercê do prazo que a TAM bem entender.

  • suzana

    Essa tam é uma m….desde julho entro emcontato pelo site,por telefone…para incluirem meu email,para que eu possa ter uma senha de acesso,hrhrhrhrhrhrhrh e até hoje nada foi resolvido,é uma enrolação,falta de respeito total.Um bando de incompetente,já até desisti.Infelizmente.

  • Bia

    Fiz uma viagem para Orlando e me creditaram 200 pontos ao invés de 5000 na ida…a volta está correta, mas já mandei e-mail, vários longos telefonemas e nada, está sempre em análise/……..

  • NBlatt

    Estou tentanto crédito de pontos de viagem realizada desde abril e embora tenha enviado os bilhetes scaneados conforme solicitaram até hoje não recebi retorno.Já enviei vários emails e a resposta é que a solicitação está em análise.

  • Leyla Abrantes Marqu

    A TAM dificulta ao máximo a troca de milhagens por passagens. Promoção então,nem pensar!! Nunca tem o trecho ou a data que você quer, mesmo que voc^etente logo após o lançamento da "promoção". Muitas vezes acho até que essas promoções de milhas reduzidas são propaganda enganosa.

  • Augusto Costa

    Pelo menos até agora não tenho do que reclamar… esse ano emiti seis passagens de ida e volta, em datas distintas… nessa promoção das 4.000 milhas da TAM. e nunca tive problemas com pontos que sumiram nem débitos em duplicidade… e espero que continue assim. Abraços a todos os leitores! Excelente Blog!

  • Cyber

    Há quase um ano atrás pedi o reembolso de um bilhete prêmio não utilizado e até hoje a TAM, apesar da troca de vários e-mails, não creditou os pontos e/ou a taxa de embarque :-( Pior que não é possível falar com este setor por telefone. Quando posso direciono meus pontos para o Smiles, que não penaliza a emissão de bilhetes com poucas horas/dias de antecedência.

  • Nathalie

    Não estou satisfeita nenhum pouco! Não consigo emitir passagens por milhas.. ora é a assinatura eletrônica, ora é o programa multiplus, ora é o endereço… Fora a confusão entre multiplus e o programa fidelidade. Há 2 dias tenhos ligado na TAM e nada de resolver meu problema.

  • Claudio

    Minhas milhas NUNCA são creditadas. A TAM tem tratado os clientes com desrespeito. Não creditam as milhas com esperaca que voce desista. Alguns vôos meus a TAM ainda não creditou e realmente não tenho mais esperança. O "Fale com o presidente" não adiante absolutamente nada. Minhas reclamações com eles foram respondidas com "passaremos seu e-mail para o fidelidade". Se eu estou falando com eles é porque o fidelidade não resolveu. Outro problema é o fato de a TAM pontuar passagens compradas separadamente como se fosse uma só (se o vôo é no mesmo dia). Viajo pro exterior todo mês praticamente e nunca usei a TAM devido ao fato de não terem consideração pelo cliente.

  • Wagner

    Exatamente o que aconteceu comigo. Vôo frequentemente de Curitiba a Confins. Infelizmente não há vôo direto pela TAM. Então o que ocorria era a pontuação de cada trecho. Exemplo: CWB-SAO 1000 pontos e SAO-CNF 1000 pontos. Perdi alguns pontos nesses estornos também.

  • Lauro Barbosa

    A mudança para o Multiplus foi feita enquanto eu estava aguardando o período para a devolução de 10.000 milhas, de uma passagem prêmio que não usei e pedi o ressarcimento das milhas, e ainda tinha mais de 2.000 milhas na conta. Conclusão da trapalhada deles: Hoje estou com mais de 13.000 pontos NEGATIVOS e não consigo resolver a situação. Na última ligação me pediram 15 dias úteis para darem uma resposta.

  • http://falandofrancescomfrancis.ning.com Francis Mary Soares

    Que bom saber que não é só comigo…..também não estou insatisfeita, já voei 4 vezes pela TAM e nunca tive meus pontos creditados…..sempre chega extrato no meu e-mail e sempre consta 0….não entendo? Com os Smiles a mesma coisa, já voei mais vezes com a Gol e nada….nunca reclamei, pq sempre achei que seria o caso da classe do meu voo não fazer parte, no caso da TAM….mas com os smiles, realmente não sei qual é o mistério….por isso, quando posso, viajo pela Azul, que tem se mostrado uma grata surpresa….pena não ter voos internacionais, e temos que ficar reféns deste monopólio Gol-TAM!

  • Luis H

    Recentemente fiz um voo, CGB – MAO e depois MAO – BSB… e levei mais de 30 dias pra conseguir o trecho de ida creditado, e o trecho de volta uns 10 dias, pois foram comprados em datas diferentes…

    Foi bem dificil, trabalhoso e burocratico…

  • Rosemarie

    Pois é, essa lista de reclamação é bem grande… e vou deixar também a minha. Sempre deu preferência para a TAM, e sempre gostei do atendimento e os pontos eram creditados automaticamente. Porém, em maio deste ano, viajei para Porto Seguro, dei meu cartão Fidelidade no Chec In, como sempre, e me pareceu normal. Uns meses depois fui verificar, e nada de pontos, e para conseguir teria de achar o bilhete… enfim…. eu não guardei….

    Estou trocando de companhia…

    Deve estar avendo uma falha bem grande no departamento da Fidelidade, e isso repercute mal para a Empresa… o que se promete, deve-se cumprir… Quem sabe eles se apercebem.. enfim sempre foi uma das Boa Companhia Aérea.

  • juliana

    realmente, canso de enviar minhas passagens ou reservas por fax, e-mail ou correio… mesmo assim ainda tem trechos de cia associadas que não consigo pontuar…

    Tive uma passagem que venceu por informação errada e tb tenho dificuldades de trocar pontos…

  • Júlio Cesar

    O Leo neste assunto é fera. Há tempos perquiri ele a respeito da TAM FIDELIDADE e do SMILES e ele me respondeu acentuando os "prós" e "contras" de ambos. Em virtude disto tenho muito mais pontos no Smiles. Tenho ponto no TAM Fidelidade mas confesso não ter feito uso dos mesmos, mas tenho amigos que reclamaram muito. Não se trata de falar mal das empresas, mas elas sabem que este site é ponto de referência para milhares de seus usuários, então se reportar às denúncias aqui, nada mais é do que nos auxiliar nas escolhas certas e, de quebra, fazer as empresas corrigir seus erros. Parabéns.

  • Mariana

    Eita, fiz uma viagem internacional e não chequei os pontos! Vou fazer isso agora mesmo!

  • Hildo H

    Não sou passageiro da TAM, nem passo meus pontos Smiles para esta empresa aerea, mas sim para a Gol, onde me sinto bem satisfeito.Agora, como sou assiduo leitor dos Melhores Destinos, acho de bom alvitre que o blog levante os problemas enfrentados pelos turistas. Bons empreendimentos devem ser mostrados a midia, mas da mesma forma, promessas não cumpridas ou lesa-passageiros deve ser tornado publico, para que todos saibam onde foram parar os seus direitos.Nada como os Melhores Destinos, por sua seriedade e transparencia para enfrentar estas empresas que regularmente não vem cumprindo o que inicialmente prometeram.Parabens.

  • jose augusto amorim

    eu também cobro da tam a devolução de valor de passagem lançado em duplicidade no meu cartão, e logo após o próprio funcionário da mesma ter-me informado pelo e-mail interno do site da companhia que a operação de pagamento havia sido interrompida antes do envio à operadora do cartão. se não me ressarcirem nos próximos 15 dias, estarei ingressando com ação no juizado especial.

  • Carlos Augusto Gomea

    Comprei um pacote na submarino viagens em 2009, para duas pessoas voando TAM, nao creditaram meus pontos, e qdo veio a fatura do cartao, havia duplicidade na cobrança. tentei resolver, a submarino empurrava pra TAM a tam pro cartao, detalhe, processei os tres e ganhei 8.500,00. Sem contar q se vc fizer uma pesquisa de viagem pra Europa, a TAM é a mais cara de todas, com diferenças de ate 600,00

  • Luiz Carlos

    Pessoal! Verdade seja dita! Voei Porto Alegre/Rio de Janeiro ida e volta, aproveitei as milhas do cartão de crédito, não paguei nada, consegui as passagens nos dias e horas escolhidos por mim (de graça). Por favor gente, vocês querem voar sem custo e ainda reclamam? Só falta ainda reclamar que não comeram bem em um vôo de 1 ou 2 horas! Comam em casa se também não podem pagar um lnche antes de entrar no avião. Eta Povinho hein?

    • Carlos Eduardo

      Povinho? Povinho eh voce que se ilude achando que ta voando de graca!! eu nao sei se tem alguem te bancando, mas eu pago anuidade! eu compro no cartao! eu pago pelas minhas viagens p poder ganhar pontos…

      entao nao eh de graca…

      se a TAM pensa q nem vc (q esta nos fazendo um favor em dar bilhetes premio) nao tem problema…continuo bombando com meu Smiles Ouro, ganhando milhas adoidado!

    • Rossicleide

      Povinho nada é uma pena que pessoas igual a vç se ilude c. pouco, vç não ta viajando de graça mane, para isso acontecer vç adquiriu um cartão, pga suas contas, e ainda paga unuidade que não deve ser barata, e tem mais p. vç adquirir 20000 pontos tem que comprar muito, ainda vem c. essa ladainha de viajar de graça. e uma pena que além de conformado foi ta bancando o eterno desinformado é uma pena.

  • RABUGENTO

    Acredito que a fusão da TAM com a Multiplus até agora só causou transtornos.

    Temos que verificar tudo no site da TAM pelo menos uma vez por semana e até agora não consegui acessar o Multiplus.

  • Carlos Eduardo

    Isso pq vc voou em tarifa Flex…pagando mais caro!

    melhor voar Gol mesmo, mais barato e no MAO-BSB vc acumula no minimo 1201 milhas!

  • Leonardo (Melhores D

    Bom… 110 comentários, quase todos negativos. Pelo visto a situação é mais comum do que parecia…lamentável.

    Só espero que eles vejam todas essas reclamações e ao invés de acharem ruim, tomem providências para acabar com esses problemas.

  • Érika

    Há 2 meses, eu e meu marido, cancelamos uma viagem para os EUA e pedimos o reembolso dos pontos, eles deveriam descontar os 10% por termos cancelado e nos devolver o restatnte, estamos aguardando até hoje, entre idas e vindas ao aeroporto na agência da TAM, e diversas ligações, nada de nos devolverem os pontos. Estamos com férias marcadas pra novembro e não conseguimos nos programar, pq a TAM simplesmente não se organiza!! Lamentável!!

  • http://letrasemfoco.blogspot.com sinara

    Fiz uma viagem internacional e realmente os pontos não foram creditados. Liguei e eles resolveram o problema, mas é péssimo termos queficar perdendo tempo indo atrás de resolver problemas que não deveriam acontecer.

    DETALHE: a Tam ficou de creditar um valor para minha irmã e nunca o fez! minha irmã não consegue nem falar com eles! ficou no prejuízo! péssimo atendimento! ela disse que nunca mais viaja pela TAM.

  • Sonia Arakaki

    Quem já não teve problemas com a TAM ?…rs

    Meus pontos em viagens não são registrados. Acredito no estabelecimento da confiança para a manutenção de uma relação saudável, portanto, até por uma questão de princípios, posso até pagar um pouco mais caro, mas não viajo mais de TAM. A TAM não tem compromisso com seus clientes. Ponto negativo prá ela.

  • Vanessa de Arruda

    Infelizmente este tema – TAM Fidelidade – tem sido uma tortura para mim nos últimos meses… em abril deste ano viajamos para os EUA sendo que os vôos domésticos foram operados pela TAM e o vôo Internacional pela United – companhia parceira. No retorno, em maio, para pontuação nos solicitaram os bilhetes, enviamos, recebemos confirmação da TAM por e-mail que documentação foi recebida no entanto, se passaram 04 meses e não recebemos a pontuação. Em 20/09, em contato com Atendente Antonia me garantiu que os pontos estariam ok até 24/09, novamente não ocorreu. Em novo contato, me informaram que nãi tinha nenhum processo registrado, que eu teria que enviar a documentação novamente a aguardar o prazo de 30 dias para análise. Perguntei a Atendente? Só pode ser brincadeira não é? Então acionei o Fale com o Presidente esta semana… mas até agora NENHUM RETORNO!

  • Fábio

    Acabei de acessar a minha pontuação e o site informa que houve um erro na pontuação Multiplus… agora, a pontuação está zerada!!! Nada mudou!!! :(

  • http://www.confrariadovasco.com.br Rodrigo Quintiliano

    De 2006 até hoje, viajo 2 ou 3 vezes por anos utilizando o pontos do programa "TAM Fidelidade", ou seja, entre 12 3 15 viagens e nunca tive problemas, sempre consegui os voos nas datas que eu queria, PORÉM…

    Depois que mudaram o programa para "MULTIPLUS Fidelidade", só tive dor de cabeça, pois antes da mudança eu tinha 9.800 pontos, que sem explicação viraram 3.600. Reclamei e em vez de melhorar piorou, já que baixou para 2.200. Nova reclamação e novo descenso, agora constava 0(ZERO) pontos. Aí fiz uma reclamação no "reclameaqui". Entraram em contanto comigo dando 15 dias para normalizar os pontos e para a minha surpresa meu saldo ficou com INCÍRVEIS -2.200, isso mesmo, NEGATIVO!!! Só esta semana, depois de mais de 2 meses de reclamações, os meus pontos foram devolvidos. Aí reclamei dizendo que tinha perdido 2 meses da promoção, então eles mandaram um email explicando que vão prorrogar a promoção justamente pq muitas pessoas estão reclamando que praticamente perderam o prazo da promoção por um erro deles.

    Agora só resta esperar para ver se esta mudança no sistema não será prejudicial ao programa.

    S.V.

  • Pryscilla

    É, pessoal. Apesar da TAM ser uma das melhores companhias para se viajar dentro do Brasil (falo a nível de conforto e bom atendimento no voo) anda realmente deixando muito a desejar, principalmente no que se trata do multiplus. Acreditam que até hoje eu NUNCA consegui visualizar meu extrato do multiplus? Sempre que eu coloco os dados eles dizem estar incorreto e bloqueiam minha senha. Já liguei pra lá reclamando, eles desbloqueiam, mas, quando eu tento novamente, acontece a MESMA coisa. E além disso desde que o multiplus começou a vigorar meus pontos na TAM e no +Cultura SUMIRAM! Não consigo mais visualizar nem nos sites das respectivas empresas. E meus pontos estava MUITO longe de vencer. E, também tive muitas dificuldades recentemente, ao tentar comprar duas passagens para o feriado de finados com forma de pagamento ''boleto bancário'', fiz mais de três reservas mas, ao final da transação, NUNCA gerava boleto, apenas gerava o código da reserva. Ao ligar para o atendimento os funcionários pareciam não saber o procedimento, até mesmo o próprio supervisor.

    Depois de muita dor de cabeça, acabei conseguindo comprar, mas estou imensamente decepcionada com a TAM. Jamais pensei que fosse ter tantos problemas com uma companhia que eu julgava ser a melhor do Brasil.

  • Juliana Neiva

    Genteee, estou assustada com a quantidade de reclamações! Felizmente, eu nunca tive problemas com a TAM! Inclusive consegui milagrosamente pegar uma passagem pros EUA através das milhas menos de um mês antes da viagem! (Viagei agora em Agosto, pouco depois dessa mudança para o multiplus!)

    Tudo bem que eu tive que ficar em lista de espera por causa da falta de assentos da ida e tive que viajar em um vôo diferente da minha amiga, mas o atendimento deles foi ótimo e a paciência dos atendentes também!

    Eles procuraram milhões de trechos e datas diferentes, tentando encontrar uma vaga pra mim! kkkkkk

    Fui pela united e voltei pela continental e comprei a ida em um cartão fidelidade e a volta em outro! E tudo correu sem problemas!!

    Já sobre o SMILES eu não posso opinar, nunca retirei nenhuma passagem por esse programa de fidelidade. Estou juntando meus pontos no cartão e pretendo usá-los em breve! E pelos comentários, acho que vou transferir para o Smiles mesmo kkkk Não quero correr o risco!

    Uma pena que estejam acontecendo todos esses problemas com a TAM… Se fossem poucas pessoas, nem diria nada, pois problemas acontecem… Mas pela quantidade de reclamações, a TAM deve tomar providências com urgência!

    • Juliana Neiva

      Erro bizarro de português hahahah

      ** Viajei e não viagei !!!

      É isso q dá escrever rápido e não revisar o conteúdo… kkkkk

    • mth

      Oi Juliana, não espere ser diferente no Smiles. Acumulo milhas nos dois programas.Há dificuldades de marcação de Assento, Vôo que não cassa…vai muito da época e da sorte. No tempo da Varig (saudades) sempre conseguia viajar mesmo com pouca antecedencia;hoje tem mais gente vijando e isto reflete na corida p/ as milhas.

      Tente fazer duas contas/programas diferentes de milhagens. Quando dá pago tudo no cartão.

      Abç

      • Juliana Neiva

        Pois é mth, com essa história de milhas, até um chocolate eu tou comprando no crédito para juntar mais milhas! kkkkk

        O problema é a dúvida na hora de transferir as milhas do cartão de crédito para o programa de fidelidade… Fica difícil saber em qual deles vc tem mais chances de conseguir a passagem.

        Até agora eu tive muita sorte com a TAM, já consegui pegar várias passagens mesmo com pouca antecedência. Fazendo algumas concessões, claro, mas nunca fiquei sem minhas passagens.

        Abraços

  • Samuel

    se isso tá ruim vai ficar ainda pior!!!!!!

  • LeoLima

    Fidelidade piorando muito mesmo! Passagem pra NYC, com milhas, só emitindo com 6 meses de antecedência, ainda assim, só disponibilizam voos em dia de semana. Nada de voos sab e dom (ida) ou sexta ou dom (volta).

    Parece que a Star Aliance fez mal pra TAM, que voa muito bem (precisamos dizer), mas dificulta muita a recompensa de seus clientes fieis.

    Me corrijam, mas tenho a impressão que o acúmulo de pontos via cartões de crédito vulgarizou as milhas e os programas de milhagem, que só pioram.

    • Juliana Neiva

      Oi leolima! Na realidade, eu emiti passagens para NY e Boston com menos de um mês de antecedência!! E no dia exato que eu queria! Só não no vôo que queria, mas o que importa é que eu consegui viajar! kkkkk Às vezes as empresas parceiras da TAM disponibilizam algumas vagas remanescentes de última hora, é bom ficar de olho!

      Eu tive que ficar em lista de espera, renovando a cada 24h, por uns 3 ou 4 dias, mas consegui! Foram 3 passagens ida e volta! Mas tivemos que viajar em vôos diferentes na ida. Não é impossível! Só é meio difícil…

  • Dudu

    Solicitei pontos voados na Airchina (companhia parceira Staralliance) no início de julho e até agora a da Tam não creditou os pontos. Lamentável.

  • Gustavo Igreja

    Eu sempre confiro se creditaram meus pontos. E o que me irrita e me faz cada vez mais viajar em outras companhias é que vc não consegue acumular milhas na TAM. Mesmo que vc não pague barato em uma passagem, eles sempre conseguem te enquadrar numa categoria teoricamente promocional que te dá direito a poucas milhas. Poucas mesmo. Já cansei de viajar pagando R$ 300 reais num trecho e ganhando 200 pontos de milha. 200 pontos?!?! 200 pontos?! por R$ 300 a passagem?! Só pode ser sacanagem com o consumidor! Ou seja, o programa de milhas da TAM, para mim, faz tempo tornou-se uma piada. Não é diferencial. E, ainda por cima, se precisar marcar uma viagem, reze, meu filho, reze. Não vai ter vaga no dia que vc quer. Mesmo que vc tente seis meses antes (voo internacional) ou três meses antes (nacional). Já passei por isso umas cinco vezes. Todas com o mesmo nível de "satisfação". Gol dá um banho na TAm em termos de milhagem.

  • Tanise

    Comigo aconteceu pior: além dos meus pontos desaparecerem estou devendo 2000 pontos. isto é um absurdo, uma falta de respeito com os consumidores

  • Sara Cota

    Isso é verdade, fui resgatar em setembro para viagem internacional em novembro (ou seja 2 meses antes) e a atendente me informou que teria que pagar 20.000 pontos + 435,00 + tx.de embarque. porque nao tinham mais acentos promocionais. como preciso de viajar em novembro tive que fazer essa opção. e tive que pagar os 435 a mais. achei uma absurdo visto que tinha "direito" a passagem para america latina por 10.000 cada trecho.

  • Luiz Guilherme

    É difícil fazer estas generalizações… Neste ano eu emiti com pontos fidelidade 2 passagens de ida e volta para Santiago (chile), emiti no início de maio para voar final de junho e a duas semanas emiti 1 ida e volta Buenos Aires para voar no final de novembro. Fora tantas outras vezes dentro do páis. Nunca tive problemas com o TAM Fidelidade.

  • http://www.jtcnews.com Jorge

    Paulo, salvo engano, o ID do multiplus é o seu CPF. Agora a senha não me recordo. Posso dar uma olhada em casa, onde anotei estes dados.

    De qualquer forma, só soube destas informações depois que liguei para lá (0300 313 7474).

  • mth

    Já tive problema com pontos ano passado. Viajei com minha familia p/ Europa pela Tap e na contagem de pontos meus filhos ganharam pontos diferentes e tive que entrar em contato com o site.

    Agora minha frustação é que Cia estendeu sua promoção p/ o mes de Outubro Brasil 4.000 milhas, gastei 10.000 p/ cada um, perdi e não posso reclamar.

  • Elane

    Recentemente aconteceu uma situação semelhantes com minha mãe. Ao transferir or pontos do cartão para o cartão fidelidade Tam, os pontos sumiram sem que ela tivesse recebido nenhuma instrução de como efetuar esse pagamento. Um pouco mais de organização seria bem-vinda.

  • Lucas

    Também já tive um milhão de dificuldades com o Tam Fidelidade! No início do ano viajei para a Alemanha com uma companhia parceira, a Swiss. Sabendo que eles são enrolados, guardei até comprovante de bagagem. Isso foi em fevereiro. Passei 6 meses para conseguir resgatar meus pontos, pois sempre a Tam me enrolava.

    Logo quando voltei, ainda em fevereiro, liguei no atendimento por telefone e a mulher me mandou ir na loja Tam mais próxima, que me informou ser uma na Rua Augusta. Cheguei lá era uma Tam viagens que não mexia com Fidelidade. Voltei ao telefone, expliquei e a mulher disse que só poderia resolver passando todos os comprovantes por e-mai, escaneados. Fiz isso, escaneei Comprovante de passagem, ou o chamado e'ticket, e os meus cartões de embarque. Enviei a primeira vez. A Tam me retorna dizendo "Senhor, por favor anexe, junto aos cartões de embarque, o e-ticket". Achei que tivesse tido algum problema e enviei de novo. Volta a reposta: "Senhor, precisamos que anexe, junto ao e-ticket, os cartões de embarque". Aí já comecei a achar que era piada com a minha cara, e por pelo menos mais uns cinco e-mails, escrevia no corpo da mensagem "por favor, prestem atenção aos anexos, pois tudo o que vocês me pedem está anexado". Ainda assim não consegui resgatar meus pontos. Só fui ter sucesso em Julho, quando consegui encontrar o regulamento e o contrato do Tam Fidelidade – que, aliás, é muito escondido no site, imagino que propositalmente. Peguei o contrato, destaquei em Negrito as partes que diziam que eles eram obrigados a me dar os pontos, coloquei em cor diferente e anexei junto aos comprovantes uma última vez. Nesse e-mail tive que ameaçar e escrevi que ali estava o contrato que eles mesmos criaram, e que, se não fosse dessa vez, entrava com um processo. Milagrosamente meu caso foi submetido a avaliação. Recebi os pontos, mas tudo me tirou paciência e durou 6 meses!

  • Rossicleide

    Vç ta c. muita sorte querida então ajoelha e reza e agradece, pque não é sempre q. isso acontece.

  • INES M ALBUQUERQUE

    Realmente, depois que passou a existir a MULTIPLUS para essa questão de pontuação da TAM tudo se tornou um caos. Minha pontuação oriunda do Banco do Brasil, 34 mil pontos, havia desaparecido e foi preciso reclamar por 3 vezes. Atualmente eles informam que consta referida pontuação mas não é possível visualizar. Outros recentes voos também nao foram pontuados embora eu ja tenha reclamado. Estou aguardando respostas. Nem sempre é possível visuzlizar todo o menu no site da multiplus e o atendimento é muito falho. Infelizmente meu tempo é escasso e difícil dispor de tempo livre para cuidar dessas questões – outro fator que me prejudica muito -mas já tenho em mente fazer uma reclamação formal para a TAM, na primeira oportunidade. Somente esse ano fiz 6 voos domesticos e 4 internacionais sendo que em dezembro terei mais 8 trechos internacionais. Então já pode imaginar…Sugestões sempre são bem-vindas. Grata pela oportunidade de expressar meu problema, o que evito de todo o modo para não desperdiçar inutilmente meu tempo, mas no caso da multiplus tem sido realmente muito difícil. É lamentavel que uma empresa como a TAM em referência à qual tenho uma grande admiração por seu fundador tenha se associado com a MULTIPLUS, ainda que seja apenas para efeitos de pontuação.

  • Luciana

    Olha!

    Tínhamos averiguado a milhagem… e umas duas semanas após tinha 30.000 milhas a menos… o funcionário falou que as milhas obtidas de trechos nacionais só valiam por 6 meses… eu achei que tinha visto errado.

    Lendo esse post acredito realmente que sumiram com nossas milhas…

    Que chato!

    Vamos ficar mais atentos com as milhagens… geralmente deixamos acumular ao longo do ano pra podermos viajar pro exterior nas férias…

  • Paulo Ceza Pereira d

    Não creditaram meus pontos… Viajei de Guarulhos/ Lisboa em 19/07/2010 de Lisboa/Varsovia pela TAP cia Parceira da TAM.

    Na volta de Munique/ Guarulhos em 02/08/2010 pela TAP cia parceira da TAM,remeti cópia dos

    bilhetes, estou sem resposta e sem creditos até

    hoje.Pretendo deixar de viajar pelas cias citadas.

  • http://www.vaconferir.blogspot.com Walter F Leite

    Leonardo, os resultados estão chegando, são as melhorias que a TAM FIDELIDADE já está fazendo em decorrência (acho que sim) das muitas reclamações aqui vistas pelos seus leitores, veja o e-mail que recebi:

    Para facilitar o crédito de seus pontos disponibilizamos um canal em nosso site para atender você com maior agilidade. Por meio deste canal, você poderá preencher os dados do voo e creditar seus pontos automaticamente. Veja como é simples:

    Para facilitar o crédito de seus pontos disponibilizamos um canal em nosso site para atender você com maior agilidade. Por meio deste canal, você poderá preencher os dados do voo e creditar seus pontos automaticamente. Veja como é simples:

    • Lara

      Tambem recebi esse mail, mas….nao consigo acessar pela internet. Minha senha esta bloqueada e ninguem sabe explicar porque e nem resolver o desbloqueio! E entao? O que fazer?

  • Marcos Campêlo

    Então você deveria ter jogado ou começar a jogar na mega sena, pois você é um sujeito de muita mais muita sorte.

  • Lara

    Eu viajei em junho pela Continental que tambem da o direito de credito no tam fidelidade, e agora em outubro ainda nao consegui incluir os meus pontos. Pela internet esta bloqueado, ja telefonei e nao resolveram. Mandaram ir na loja. Fui. Nao resolveram. Disseram que era somente por telefone. Liguei novamente, fui muito mal atendida e nao resolveram meu problema. Voltei na loja. Liguei de novo. E ainda nao consegui resolver, continuo sem saber como fazer e meus pontos…..NADA!

  • Eudis Maria Campos d

    Hoje, pela quarta vez enviei email para alteracaocadastral@multiplusfidalidade.com.br para alteração de email.Datas enviadas :13/09/2010,21/09/2010, 05/09/2010

  • Dirriba

    O meu maior problema é que o meu TAM fidelidade qdo cadastrei usei o CPF do meu pai, pois ainda não tinha o meu. Anos se passaram e até hj não descobri como atualizar para o meu CPF pessoal heheh

  • FERNANDO RIBEIRO

    O cartão fidelidade TAm é um assunto de polícia, pois não é a primeira vez que viajo ao exteiror e ao dar o cartão fidelidade Tam ao funcionário para pontuação, esta não ocorre. Em duas oportunidades tive de enviar cartões de embarque e até os bilhetes aéreos meses depois para provar viagens e até agora nada de pontuação. Uma verdaderia afronta ao cnsumidor!!!.

    EnvieI, ao sítio Tam FALE COM O PRESIDENTE, duas vezes anexados os bilhetes e os cartões de embarque, os quais a maioria das pessoas não são obrigados a gurdá-los e os joga fora, mas guardei pois sabia que iria novamente ter problemas na pontuação.

    " Ilustres senhores seguem cópias de documentos solicitados para pontuação.

    Florianópolis Rio

    Rio Lisboa

    Lisboa Porto

    Porto Rio

    Apesar de sempre passarmos os cartões no embarque, a pontuação não é feita no momento e às vezes, não é nem efetivado pelo sistema TAM.

    A Gol está com cartão de pontuação que pontua no mesmo instante e já mostra pontuado.

    Passageiros:

    1) FERNANDO RIBEIRO Documentos enviados há um mês Fidelidade = 034157180.

    2) NORVINDA SANTOS RIBEIRO – Fidelidade: 023505867

    3) SELENE MONTENGERO – Fidelidade: 024169500.

    Não smos os primieros a reclamar dete cartão de fidelidade que não é nada de fidelidade, pois no monemto de pontuçaõ a empresa não ratifica o que anuncia!!!

    LAMENTÁVEL. E A RECLAMAÇÃO VIA TELEFÔNICA OU FALE COM O PRESIDENTE NADA RESOLVEM!!!!

  • Florisvaldo

    Eu, particularmente, não tenho conseguido nem mais ver os meus extratos, eles modificaram o site, passaram para esse multiplus e ficou muito mais difícil. Tenho tido dificuldades para ver meu extrato, e o engraçado é que uso sempre mesmo ligin e senha e diz que algo está errado, aí eu tento por mais de três vezes e é bloqueado. Não sei mais o que fazer, tenho 24.000 pontos guardados, precisando viajar e não sem o que fazer, acho que não vou mais enviar meus pontos do cartão de créditos, vou deixar expirar mesmo.

  • Beatriz

    Estou tendo agora problemas só para emitir minha passagem premio. É uma confusão. Vc tem que ir no Multiplus, fazer uma senha de resgatedepois tem que ir no site da Tam fazer o resgate! Daí vc pensa! Ehhhh! Consegui! Conseguiu nada! Qdo vc coloca sua senha, o site emite um erro dizendo

    que não consegue validar a senha de resgate multiplus (já vi outras pessoas reclamando desse erro na internet).

    Depois chega um email dizendo que sua senha foi bloqueada. Ué! Mas se o site da Tam não consegue fazer conexão com o multiplus, como sua senha foi bloqueada?

    Tem 1 dia que eu to tentando emitir 1 simples passagem e não consigo!

    E ainda tem mais!

    No começo do ano viajei com a TAM.

    Só entrou a milhagem da ida da viagem.

    Quando eu ia no site pedir a pontuação dizia que o voo nao existia (OI?)

    Dai liguei pra lá e eles creditaram.

    Estranho né?

    Nesse mesmo voo meu esposo nunca teve suas milhas creditadas.

    Mto triste.

    Prefiro o Smiles.

  • Pingback: Leitores do Melhores Destinos reclamam e a TAM responde

  • Fernando

    Vejam o absurdo que o Programa TAM Multiplus Fidelidade fez comigo: Após uma determinada transação com a Cia. aérea, minha pontuação deveria alcançar 40 mil pontos. Ao checar meu extrato, contudo, vejo o seguinte saldo: "-40.000". Minha primeira reação foi imaginar que o "-" era simplesmente um hífen, algo que estaria, por exemplo, no lugar do sinal de ":". Afinal, não faria o menor sentido a TAM cometer um erro tão absurdo como me atribuir um saldo negativo em vez de positivo.. Ledo engano: após um voo de ida para a Europa (mais o bônus de meu cartão vermelho), vejo que meu novo saldo passa a ser de -31.000 (isto é: -40.000+9.000). Ou seja, a TAM teve a capacidade de transformar meu saldo positivo em negativo!!!! Imaginem se os bancos passassem a fazer isso também… Num dia vc tem 40 mil reais positivos e no dia seguinte passa a dever 40 mil!! Absurdo, não?? Ainda mais porque, até onde eu saiba, a TAM não empresta pontos para ninguém… Mas o pior não foi isso… O pior foi ligar para a TAM, explicar a situação e ouvir o operador explicar que a Companhia pode demorar até 20 dias úteis para resolver o problema!!! Ou seja, a empresa comete um erro absurdo e totalmente desprovido de sentido e eu tenho que ficar até quase um mês sem poder usar meus pontos?? Lamentável!!!

    • JOAO FLORES

      LOGICO EMPRESA É ASSIM , TODA EMPRESA TEM SEUS REGULAMENTOS E REGRAS , E LOGICAMENTE QUE TODA EMPRESA TAMBEM PASSA POR ESSE ERRO DE SISTEMA, MAS VC QUERIDA NÃO É NENHUMA EXCESSAO VAI TER QUE ESPERAR O PRAZO COMO TODO MUNDO, O QUE EU GOSTO DA TAM É QUE ELA TRATA TODO MUNDO DE FORMA IGUAL E ENTENDO QUE TODA GRANDE CIA PASSE POR ISSO DEVIDO A MUITA DEMANDA DOS CLIENTES QUE MESMO FALANDO MAL DA CIA AINDA VOAM NELA, ESSE POVO HIPOCRITA QUE NEM SABE O QUE FALA

      JOAO FLORES

  • olon jr

    Eh ridicula o que a TAM esta fazendo !! Um desrespeito ao cliente , para nao falar um roubo !!! Alem de nao pontuarem a volta de minha viagem pra Orlando , ha duas semanas simplesmente apagaram os pontos da ida e quando vou no canal de atendimento que eles deram aparece que meus voos ja estao pontuados !! Ja mandei dezenas de e-mails e eles nem sequer respondem aquelas respostas padrao de sempre (obrigado por escrever, iremos analizar blablabla….)!! Tambem em um voo para lisboa com a TAP nunca pontuei apesar de enviar tudo escaneado por e-mail e perder todo tempo tambem !!Alguma coisa tem de ser feita , devemos nos unir e ir aos direitos do consumidor !! Basta !!

  • JOAO FLORES

    VOCES SAO TODOS REDICULOS

    1º NINGUEM É OBRIGADO A VIAJAR COM A TAM, VCS VIAJAM POR QUE QUEREM

    2º SE A TAM É UM LIXO , ISSO SE REFLETE TAMBEM AOS CLIENTES

    3º OS INCOMODADOS QUE MUDEM DE CIA POR QUE NINGUEM É OBRIGADO A VIAJAR COM A TAM

    4º EU GOSTO DA TAM , E AO CONTARIO DE VCS EU SEI SIM MEXER A INTERNET E NUNNNNCA DEU PROBLEMA

  • André

    joão, então escreve seu nome certo e desliga esse CAPS LOCK!

  • Isabel

    Transferi recentemente 60.000 pontos do meu cartão de crédito para o Multiplus. No site da Multiplus diz que não é necessário tranferir os opontos para o Fidelidade. No entanto essas milhas não aparecem quando acesso o site da TAM. Após várias tentativas fui informada no 0300 da Multiplus que está havendo uma divergência no sistema e que eles esperam que até amanhã esteja normalizada. Gostaria de saber se mais alguém teve esse problema.

    • JOÃO FLORES

      Realmente não é necessario transferir seus pontos para tam, por que automaticamente seus pontos Mulitplus sao Tam e vice versa.

      eu aconselho vc ir numa loja tam ou no aeroporto para emitir seu bilhete , realmente o site da Tam esta com problemas e não tem uma previsão para normalizar.

  • JOÃO FLORES

    ENTÃO ANDRÉ

    EU ESCREVO COMO QUISER , NÃO É VC QUE VAI ME ENSINAR A ESCREVER E ESSE É O MEU NOME , E OUTRA NÃO ESTOU FALANDO COM VC , NEM PEDI A SUA OPINIÃO ENTAO VAZA .

  • JOÃO FLORES

    Nossa vcs fazem muita confusão em questão disso é muito simples,

    1º Seu numero multiplus será sempre o seu CPF

    2º Sua assiantura eletrônica da tam será a mesma assinatura para o site multiplus , então

    é só entra no site do Multiplus – Minha conta – numero multiplus (colocar o CPF ) – Assinatura eletrônica ( a mesma da Tam ). Simples não tem segredo

    Eu particularmente achei bem mais facil de visualizar meus pontos , olha que nem presica ser um gênio para saber usar o site do multiplus ,

    É só pensar um pouco.

  • JOÃO FLORES

    minha filha assim nunca vc vai conseguir um retorno com essse e-mail errado, vcs falam mal pra caramba da Tam, como vc quer que altere algum dado se vc manda para o e-mail errado

    o e-amil não é esse que vc Eudis escreveu (alteracaocadastral@multiplusfidalidade.com.br)

    O certo é alteracaocadastral@multiplusfiDElidade.com.br

    o povo que gosta de falar mal das empresas porém nunca mandam nada certo.

  • JOÃO FLORES

    Então porque será que sempre quando vc liga já não tem vaga quando vc quer ? Por que simplesmente a Tam é a melhor o as passagens acabam rápido, vc gosta de criticar a Tam porém ainda viaja com ela , eu não entendo esse povo, simples vai de Gol segunda classe

  • Fernando

    O Tam Fidelidade virou uma enganação, principalmente quando voce quer viajar para fora do país.

    Eles simplesmente nao estao disponibilizando nenhum assento para classe economica em voos para Orlando.

  • Alexandre

    Reclamações

    Esse múltiplus apareceu só para confundir.

    É praticamente impossível fazer upgrade de pontos na Tam. Deve-se ir à uma loja e pagar a diferença em dinheiro.

    Estou tentando há vários dias cancelar um bilhete emitido com pontos mas não existe esta opção no site. O telefone não atende quando se trata desta opção. Se tivesse como resolver isso no site seria tudo muito mais simples.

  • EDSON TENORIO MADRUG

    No dia 21.06.2010 requeri na loja da TAM o reembolso do pontos nao utilizados para Miami ,MEU TAM FIDELIDADE E 25621091, venho a 120 dias tentando recuperar esses pontos ,protocolo 31706041, e a unica resposta e que deu problema ,e que pedem urgencia para resolver a cada semana telefono e eles informam que pediram urgencia,viajo mensalmente pela TAM para Miami, mas nao consigo recuperar esses pontos nao utilizados de 120.000.,qual procedimento devo adotar

  • Miguel

    A tam que era uma empresa que sempre respeitou os consumidores esta pessima, sumiram 9.000 pontos no dia 30 as 21:00hrs, no exato momento que ia resgatar os pontos por passagens, acontece que neste mesmo dia 30 esses pontos iriam prescrever, so que a prescrição aconteceria somente no dia 1ª ja que era ate o dia 30, tento a 25 dias uma resposta da tam/multiplus e somente passam de um atendente a outro. Estou indignada! Todos lesados devem entrar na justiça para requerem seus direitos, pois so assim, teremos melhores atendimentos e respeitados!

  • Fernando

    Gostaria de adicionar que o problema que relatei à TAM no dia 3 de outubro e que resumi aqui no site no dia 14 de outubro ainda não foi resolvido. Por dezenas de vezes já entrei em contato com o Multiplus Fidelidade por telefone e meu saldo continua negativo. Os atendentes todos concordam comigo e me dizem que o problema vem atingindo outros clientes, mas nunca me dão uma solução definitiva. Isso sem contar as vezes em que a ligação foi interrompida no meio ou as situações em que eu falava mas os atendentes não me ouviam..Tentei ir pessoalmente a uma loja da TAM no aeroporto, mas também não adiantou.. Lamentável!!! Acho que vou ter que gastar tempo e energia e ir ao Procon reclamar…

  • Rodrigo

    Pessoal normalmente eu falo horrores do (in)Fidelidade Tam, pois sempre tive os maiores problemas com ele. Mas quando algo ocorre certo tbm temos que falar, vou fazer um cruzeiro e precisei tirar uma passagem (apenas 1 trecho) de volta de Roma – Rio de Janeiro, para 4 pessoas. Liguei paa a Tam e fui para o Ramal específico da Europa, fui extremamente bem atendido, e emiti todas as 4 passagens por pontos da Tam pela Tap (staralliance), com apenas 100 reais de taxas e 30 reais de uso do call center para cada passagem.

    Até me espantei, primeiro com a cordialidade, segundo por ter as datas e inclusive com vários horários diferentes, pois primeiro ela me ofereceu pela manha, mas como o navio atracava mais tarde preferi a noite e tbm tinha.

    Emiti com 30000 milhas cada trecho, pois é baixa temporada, é bem verdade que ainda tem bastante tempo, pois a passagem foi para o final de março, mas mesmo assim vale o comentário que DESSA vez a Tam superou minhas espectativas.

  • jair moraes

    me identifiquei no comentario relacionado ao quesito de senha pois esqueci a minha e nao consigo uma nova no multiplus acho que esse nao funciona

  • http://www.mackvideo.com.br Júnior

    Incrível, absurdo, lamentável!!! Esse e mail é para ALERTAR a TAM da incrível FALTA DE SABEDORIA que fez se unindo (fundindo) a esse execrável e inútil pseudo-programa Multiplus Fidelidade. Acontece que NUNCA tive qualquer tipo de problema de pontuação com a TAM. Enviava várias passagens por e mail e SEMPRE fui atendido.

    Acontece que agora, com esse novo formato, ora não consigo acesso ao site Multiplus, ora não consigo DE FORMA ALGUMA, por mais que ligue, mande e mails, mande bilhetes de passagens, ser atendido!

    Então, TAM, vamos ver quanto tempo vai aguentar ver sua imagem sendo DENEGRIDA por conta disso. Basta entrar no RECLAME AQUI e confirmarão o que estou falando. Muitas e muitas pessoas estão nessa mesma situação. Eu já cansei de tentar convencer a vocês!! Quem sabe a pressão da opinião pública faça vocês acordarem!! Abaixo o Multiplus Fidelidade, que não entende nada de ADMINISTRAÇÃO de programas de pontos!!!

    Só para entenderem o descaso com os clientes: me mandaram um e mail em branco, depois me mandaram um com o número do processo dizendo que já havia sido creditado (como se eu fosse obrigado a saber esse número), respondem o que não perguntei no e mail e fingem que não é com eles. Enfim, estou falando com PORTAS!!!

    Desde o final de agosto tento incluir passagens para pontos fidelidade. TENHO CERCA DE 15 vôos entre nacionais e INTERNACIONAIS que NÃO FORAM COMPUTADOS. Liguei, liguei, mandei diversos anexos por 3 vezes e NADA!! É piada ou brincadeira de mal gosto!

    Quem sabe, de agora em diante, eu só viaje de GOL. Pelo menos lá o sistema de PONTUAÇÃO FUNCIONA!!!

  • Hugo

    O 'sistema' e os funcionarios da TAM nao entendem como funciona o propio sistema de troca de pontos: Troquei 50 mil pontos para adquirir bilhete ao Norte de Africa (ida e volta desde fortaleza, em temporada baixa). Fiz a troca+reserva pelo telefone e correu tudo bem. Tive que pagar pessoalmente as taxas das diversas etapas em uma agencia, e logo emitiram as passagens. Ate ai tava tudo otimo. Um dia antes de viajar, solicitei alteração de data pelo telefone (para alguns dias depois). Tudo bem de novo, fizeram na hora e ao perguntar se havia que pagar alguma diferença disseram-me que nao, mas que devia ir a Tam para emitir o bilhete de novo. Foi ai que começou a problema. Agora o 'sistema' pedia mais 50 mil pontos para emitir, e os funcionarios, incluida a supervisora, achavam mais ou menos razoavel,

    raciocinando, com total desconhecimento, que devia-se faturar trecho a europa e depois a africa por separado. Quando mostrei que a Tabela de destinos era clara (america do sul-africa norte 25 mil ida, 25 mil volta) e lembrei que antes nao havia tido problema, eles começaram a duvidar. Conclusao: achei péssimo o 'sistema' de informatica da Tam, e achei muito pobre o nivel de raciocinio e conhecimento dos funcionarios. Finale: ainda estou aguardando a definição do 'gestor', um funcionario de alta patente da empresa, para um asunto trivial. Lamentavel, Fidelidade Tam

    complicou tudo para mim.

  • Thais

    Olá, muito pertinente o tema, pois eu tinha 45 mil pontos e agora tenho só 15 mil, detalhe, não usei e nem expiraram, esses pontos sumiram!!! Liguei no péssimo atendimento da multiplus e ninguém soube me explicar, ficaram de me retornar a ligação e já faz mais de 30 dias.

    Resultado, vou deixar de usar a tam e passar a usar só gol, porque palahaçada tem limites!

  • Rogerio G Silva

    Quero também compartilhar a minha experiência com esses programas de fidelização. No dia 14/09/2010, fiz a transferência de 5.000 pontos acumulados no Programa Km de Vantagens da Ipiranga para a TAM/Multiplus fidelidade pagando a quantia de R$ 50,00. Esse procedimento foi feito por meio do site https://www.kmdevantagens.com.br/Lmultiplus.asp. Depois de esperar cerca de 15 dias corridos e os pontos não serem creditados, liguei para Ipiranga Km de Vantagem no nr. (11) 3038.5555 e fui orientado pelo atendente para ligar no nr. 03003137474. Ao ligar para esse nr, verifiquei que se tratava da Multiplus Fidelidade e ao expor o assunto, o atendente solicitou que eu esperasse 15 dias úteis. Retornei a ligação no dia 09/10/2010 e, ao expor o assunto, a atendente da Multiplus Fidelidade registrou a minha reclamação sob nr.1-255073361, e solicitou que eu aguardasse a verificação. No dia 25/10/2010, sem obter qualquer sucesso, liguei novamente para a Multiplus Fidelidade para solicitar um posicionamento e a atendente solicitou o aguardo de mais 5 dias úteis. Passado esse tempo e sem obter qualquer resultado positivo ou informação, entrei em contato com a Ipiranga Km de Vantagem no dia 12/11/2010 para solicitar o ressarcimento dos R$ 50,00 pagos no dia 14/09/2010 e o extorno dos 5.000 pontos para o programa Km de Vantagens. Nessa ocasião, fui informado que receberia cópia da reclamação em meu endereço de e-mail, o que não ocorreu. No dia 18/11/2010, liguei novamente para Ipiranga Km de vantagens para solicitar uma posição e a atendente disse que estaria processando a reclamação, em caráter de urgência. Diante do exposto, fico me perguntando: 1) Como a Ipiranga espera estabelecer um programa de fidelidade com o cliente diante de um fato como este? 2) Até quando a TAM, que zela pela sua imagem pública como estratégia de negócio, manterá a parceria com a Multiplus Fidelidade, empresa essa que suponho já estar com a imagem comprometida no mercado que atua? 3) Ao observar a quantidade de reclamações sobre assuntos da mesma natureza, não seria o caso de uma Ação Civil Pública pela Promotoria competente do Ministério Público?

  • fernando

    Depois de mais de um mês de descaso e atendimento deficiente por parte da TAM e do Múltiplus Fidelidade, o problema acabou sendo solucionado depois que publiquei minha reclamação em um site que se dedica a dar publicidade a reclamações de consumidores: http://www.reclameaqui.com.br

  • Marcos

    Concordo. estou tentando resgatar para marco/2011 e nao encontro… horrivel.

  • Eduardo

    A TAM simplesmente se recusa a creditar milhas de companhias parceiras.

    Fiz um voo em março deste ano, Recife-Paris, pela TAP. Desde então, tenho tentado creditar a pontuação no Fidelidade TAM. Já recebi inúmeras respostas protocolares de que meu processo está sendo analisado, mas não chegam à conclusão nenhuma e ainda dão como desculpa uma transição de sistema que se revela eterna (aliás, o tal Multiplus Fidelidade é um primor de ineficiência, bloqueou minha senha indevidamente e não me possibilita obter uma nova on line).

    Fiz outra viagem a Europa no dia 29 de junho pela TAP, também estou tentando pontuar no Fidelidade TAM, porém sem sucesso.

    A TAM simplesmente ignora as próprias regras de crédito de milhas e faz questão de eternizar os processos, sem oferecer solução adequada. Só recebo mensagens automáticas que são absolutamente ineficientes e revelam o pouco caso que a empresa demonstra com o cliente. Além do mais, ela desrespeita completamente a rede Star Alliance, bem como a parceria que já tinha com a TAP antes do ingresso em tal rede.

    Pois bem. Contando com a viagem Recife/Paris que fiz em março, bem como com esta agora em julho (Recife/Berlim, Lisboa/Natal) e ainda uma passagem Budapeste-Lisboa, no âmbito da segunda viagem, a TAM me deve mais de 30 mil pontos, pois tenho o cartão azul. Eu já poderia ter o status Fidelidade vermelho, se a TAM seguisse as próprias normas e não ficasse me cozinhando em banho-maria.

    Sonho com o dia em que a TAM vai me tratar com respeito e creditar os pontos, em respeito não só ao meu status de cliente, que parece não ser o alvo preferencial da empresa, mas ao menos para se adequar às regras da Star Alliance, da qual ela se orgulha tanto em fazer parte.

    Lamentavelmente, o Programa Fidelidade TAM tem se revelado uma piada de mau gosto.

  • Evandro

    ESTOU COM O MESMO PROBLEMA E O ENDEREÇO É INCORRETO, MESMO QUANDO ESCRITO CORRETAMENTE.

    Já faz mais de dois meses que estou tentando solucionar essa mierda.

    Haja paciência.

  • FABIO CUNHA

    Estou com problemas de pontuação desde 21/10 aonde sumiu 15.000pontos. ja liguei varias vezes e o que a atendente diz é que vai falar com a supervisão. Até hoje não creditaram os pontos alem de ter vencido um lote de pontos dia 10/11 aonde eles dizem que não vou perder tais pontos por ja ter uma analise dos pontos que ja sumiram. Vamos ver até onde isso vai dar!!!

  • cleverson sathler

    Para passagens no Brasil e America do Sul, o proprio programa da TAM indica que nao tem restricao de data , porem quando o desejo for viajar para USA e Europa, esquecam programas de milhagem, mesmo com 6 meses de antecedencia, nao consigo emitir uma passagem ida e volta para Miami, e olha que tenho flexibilidade de datas, me proponho a chegar em qualquer cidade dos USA , posso viajar na baixa estacao, mas nao adianta, vc nao consegue montar uma viagem. acredito que eles irao esperar ate o ultimo momento, e colocarem a disposicao somente aquilo que nao vendeu.

  • Eduardo

    Não é bem assim.

    O site multiplus bloqueou minha senha, que estava correta, sob a alegação de que eu tinha falhado em três tentativas seguidas. Sendo que isso jamais ocorreu.

    Considerando, ainda, que, desde a implantação desse novo sistema, a TAM deixou de pontuar as milhas relativas a voos das companhias parceiras, sequer respondendo as solicitações ou enviando mensagens automáticas de "análises" intermináveis, só posso concluir que o Fidelidade TAM, hoje, é um desastre. O impressionante é que a TAM não se preocupa com sua imagem.

    • Eduardo

      Ah, só mais um adendo:

      A julgar pelos comentários neste post, vc, João Flores, é, sem sombra de dúvida, funcionário da TAM. Tudo bem se vc veste a camisa da empresa, mas não adianta negar o óbvio: a TAM tem revelado uma ineficiência espantosa.

  • Gustavo Xavier

    Conseguir trocar os pontos por passagens internacionais é uma verdadeira epopéia. Apesar de a TAM dizer que não existe um número limite de assentos para o FIDELIDADE conseguir estas passagens internacionais é muito difícil, principalmente passagens para os EUA. Sempre juntei pontos para fazer viagens internacionais, porém, como não estou conseguindo emitir bilhetes, estou revendo a minha fidelidade com a TAM.

  • Carla

    Olha, isso não aconteceu comigo.

    Fiz três trechos pela Lan em meados de setembro, informei o numero TAM Fidelidade no check in da Lan e os pontos foram creditados em 1 mês na conta TAM.

  • JOHN

    A Multiplus é uma brincadeira. Não consigo entender de que se trata!!JOHN

  • JOHN

    Nada é de graça. Para conseguir voar um trecho vc tem que gastar 10.000 USD (approx. R$16.500) no cartão!!!

  • Robinson

    A Tam Fidelidade era muita boa. Depois que passou para Multiplus Fidelidade, não consigo fazer mais nada. Pontos não entram, nao consigo resgatar pontos. Acho bom a TAM começar a se preocupar.

  • alexandre

    Tenho o Fidelidade TAM desde a época que a Varig dominava o mercado de aviação nacional, e minha adesão foi motivada principalmente pela facilidade do programa, um trecho igual a 1.000 pontos, 10.000 pontos igual a uma passagem sem restrições. Até o surgimento do Multiplus nunca tive problemas, cheguei a viajar para Santiago do Chile no carnaval e tudo funcionou perfeitamente, só que de uns anos pra cá o atendimento piorou, e muito. Primeiro a TAM começou a emitir passagens promocionais com pontuação reduzida, de 200 pontos por trecho por exemplo, depois apareceu o Multiplus e meu extrato virou uma bagunça, nada batia com nada, sem falar que dificilmente conseguia “logar” no site do Multilplus para conferir meu extrato ou solicitar um esclarecimento, e quando a muito custo e reclamação conseguia, as informações não tinham consistência com a verdade. Neste ano aproveitei uns pontos que tinha no Smiles, conquistados por meio de viagens a trabalho, e fui a Belém, tentei o retorno usando uma parte dos meus pontos da TAM e não consegui por deficiência do sistema da empresa, foi a gota d’água. Paguei o retorno do bolso e mergulhei de cabeça no programa Smiles, hoje só viajo Tam se for obrigado pela minha empresa ou por falta de alternativa de horário. Em um momento de baixa temporada quando os astros se alinharam e consegui coordenar a pontuação do Multiplus, torrei a pontuação (a 10.000 por trecho, sem esperar por promoções) numa viagem com toda a família para Porto Alegre. Tirando a cerveja servida na TAM, no resto TAM e Gol estão muito parecidas, resta torcer para não pegar um assento ruim em um vôo lotado em quaisquer das duas companhias aéreas. Da última vez que viajei com a família, pra Belo Horizonte, e procurei um diferencial de conforto, experimentei a Azul, foi excelente, o atendimento foi ótimo, o preço muito bom e o avião não tem o terrível assento do meio, e além disso, amendoim por amendoim, as crianças adoraram o fornecimento ilimitado de batata frita da Azul.

  • Juliana

    Desde que a TAM mudou para o multiplus, demoro HORAS para conseguir acessar meu extrato de pontos, o site da multiplus sempre dá algum erro e o da TAM não, ou seja, não é problema do meu PC. O que adianta ter pontos e não conseguir resgatá-los….

    A TAM, com isso, só está perdendo cada vez mais usuários…

  • Alexandre Lima

    Sempre tive ótimo atendimento pela TAM, voei regularmente e já resgatei várias passagens no programa Fidelidade, porém, na migração do

    Tam Fidelidade para o Multiplus começaram as dores de cabeça. Eu deveria possuir por volta de 30.000 milhas hoje, no entanto possuo saldo negativo de 1840 pontos e a cada vôo este saldo negativo aumenta. Já solicitei ao Multiplus o acerto do saldo desde novembro e até o momento nada.

    Paquei o mico de oferecer passagens a minha familia para o Natal e não pude honrar.

    Não voarei mais Tam até que eles possam acertar todos os problemas.

  • olivier

    boa noite, pessoal

    tenho sempre problema com o tam multiplus fidelidade, quando viajo com a compania Tam não houve nenhum problema, entretanto quando escolho outra compania aliada a tam fidelidade tenho sérios problemas para pontuar. Nunca foi efetivado estas pontuações no Tam fidelidade ou multiplus fidelidade que este último aliás nunca conseguir entrar

  • Pingback: Leitores do Melhores Destinos relatam muitos problemas com TAM e Webjet

  • wande resende

    estou desde agosto de 2010 atrás de 36.000 pontos que a TAM NAO CREDITOU NA MINHA CONTA, e pior, quando reclamado diz que ja mandou o multiplus creditar e o multiplus diz que nao recebeu a ordem, cada um dizendo que a culpa é do outro Nem o "presidente" me respondeu…

  • Kaline

    Tenho o mesmo problema. Eu tinha 7 mil pontos e eles sumiram do nada após a porcaria do sistema do multiplus.

    Mandei um email a TAM e ao Multiplus. A Tam nem respondeu e o multiplus diz que o problema era porque eu tinha um numero tam fidelidade e nao um "numero multiplus".

    Incompetência no atendimento. Total. Estou muito insatisfeita, mas a quem recorrer neste caso? =/

    Abraço,

    Kaline

  • Daniel

    O atendimento telefônico da TAM absolutamente NUNCA funcionou comigo. Todas as vezes que tentei usar (sem sucesso) aconteceu o seguinte:

    1- o atendimento eletrônico pede meu número fidelidade. Digito e ele acusa que o número é inválido. Digito novamente e transfere para o atendente;

    2- atendente digita meu fidelidade, o sistema aceita, e me transfere novamente para o atendimento eletrônico para digitar a senha.

    3- Atendimento eletrônico diz que a senha é incorreta e bloqueia minha senha

    4- Ligo novamente para a TAM para desbloquear a senha

    5- TAM informa que desbloqueou a senha e pede para tentar novamente.

    6- Volta para o item 1

    No fim das contas desisto e vou na loja emitir mesmo, sendo que da última vez estava no interior dos EUA e precisei emitir uma reserva. Gastei pelo menos uns 100 reais de telefone, não resolveu nada (nem a TAM de NY resolveu) e tive que pedir para minha irmã ir à loja da tam no brasil para emitir. Resultado: dor de cabeça, perda de tempo e dinheiro para todos. A impressão que dá é que a TAM não saiu ainda dos anos 80, assimilou nenhuma tecnologia de lá pra cá.

  • PEDRO

    O QUE A TAM ESTA FAZENDO COMIGO É UM ABSURDO, ESTOU A 10 MESES TENDADO TROCAR MEUS PONTOS POR PRODUTOS OU SERVIÇOS DA TAM, E NADA VC LIGA PRA UM LIGA PRA OUTRO MINGUEM SABE RESOLVER O SEU PROBLEMA TENHO 37.000 PONTOS E VOU PERDELOS POR QUE A TAM É UMA EMPRESA SEM RESPONSABILIDADE. NÃO TA NEM AI PRO CLINTE. ELES A TAM, SÓ QUEREM O NOSSO DINHEIRO. VC ACHA QUE UMA EMPRESA DESA SE PREOCUPA-SE COM AS PESSOAS, PRA ELES( TAM ) AS PESSOAS SÃO PEÇAS QUE SE PODE MANIPULAR TROCAR BRINCAR.EMPRESA DE MERDA ISSO QUE ELA É

  • Paulo

    Essa firma MULTIPLUS FIDELIDADE , e e um caso de policia,é so dar uma busca na internet par ver o nr de pessoas ludibriadas, recomendo a todos recorrerem a JUIZADO ESPECIAL CIVEL, PELO MENOS PARA CUMPRIREM O QUE PROMETEM.

  • Isadora

    Olha, sinceramente, já voei pela TAM, utilizando o TAM Fidelidade e nunca obtive problemas, nem pelo Multiplus Fidelidade.

    Os pontos não somem de um dia pro outro simplesmente, a questão é que os pontos tem prazo de validade, se vc consumidor não ficar atento e anotar, você fica com essa impressão de que seus pontos sumirão. A Multiplus não deixa de ser um empresa do Grupo TAM, assim, pode até ser q durante a transição da base de dados de fato nem todos os pontos tenham carregados, mas também tenho certeza de que muitos dos pontos de que as pessoas estão reclamando que "sumiram" é que venceram e elas nem se deram conta.

  • paulo

    Boa tarde, anexe o maior numero de copias e provas de email etc, e vá ao juizado especial civel,da sua cidade e ou bairro ( pequenas causas) ingresse com ação, não necessita advogado. É rapido e voce faz valer seus direitos. São inumeras as reclamações da empresa MULTIPLUS .

  • Matheus Ferreira

    Estou com o mesmo problema de todos aqui. Sumiram 15 mil ponto da minha conta TAM/MULTIPLUS em outubro de 2010 e até hoje não obtive resposta de nenhuma das Empresas. Já abri vários protocolos de reclamação por email, telefone, twitter, e até agora nada. Pretendo procurar o PROCON/DF e talvez o Juizado Especial Cível.

  • Artur

    A TAM costuma sim não computar os meus pontos. Hoje tenho por volta de 60.000 pontos, mas deveria ter mais de 80.000. Como não tenho muito tempo, acabo deixando pra lá e acabo perdendo tudo. O site também é muito confuso e não abre tantos vôos com assentos para uso por parte dos clientes fidelidade. E quando abrem, já estão esgotados.

  • BRUNO

    a TAM dificulta ao máximo o crédito de pontos voados, principalmente nos trechos internacionais com parceiros STAR ALIANCE. Fiz uma viagem pela TAP com uma tarifa elegível para pontuação e fiz um upgrade para a executiva. A pontuação, apesar de informar o meu número fidelidade no checkin, não foi creditada automaticamente. Tive que mandar fax e e-mail com cópia da reserve, cópia dos cartões de embarque e até hoje, quase um ano depois, o caso não foi resolvido.

    Inicialemnte vieram com a informação que o bilhete se tratava de cortesia (por que fiz o upgrade), contestei tal afirmativa e indiquei que havia sido feito o upgrade de um bilhete pago. Após 4 meses, vieram com a resposta que o bilhete foi emitido em tarifa não pontuável no fidelidade. A questão é que a tarifa é pontuável sim! trata-se da tarifa "V"… Essa questão já está virando caso de polícia. Será que só com uma ação criminal por publicidade enganosa é que eles vão providenciar a regularização dessa "palhaçada" (desculpem-me os palhaços) que estão fazendo com a nossas contas?

  • CLEVERSON SATHLER

    QUANDO SE DIZ ACIMA QUE TEM PASSAGENS COM UM NUMERO MAIOR DE PONTOS NO TAM FIDELIDADE, FALTOU UMA PALAVA QUE EH MAIOR, OU SEJA SOMENTE COM UMA ENORMEMENTE MAIOR DE PONTOS VC CONSEGUE EMITIR UMA PASSAGEM PELO TAM FIDELIZADA.eh uma grande falta de respeito ao consumidor esse procedimento do tam fidelidade. posso dizer que a proporcao de assentos com 20000 pontos para os estados unidos, por exemplo, eh insignificante, pois acompanhei de perto nos ultimos 6meses e soh vi num dia, uma data. emite meus bilhetes por companhias parceiras, americanas, que talvez tenham mais respeito ao consumidor e mantiveram os 20.000 pontos. acredito que temos que optar pelo smiles, que ainda mantem o que esta escrito.

    o TAM fidelidade eh progaganda enganosa.tenho sugerido aos amigos tentar o smiles, porque desacreditei na TAM.NAO RECOMENDO .

  • http://www.celsodossi.blogspot.com Celso

    Acabaram de roubar todas minhas milhas do programa TAM Fidelidade. Deixaram apenas 1000 milhas. E o pior: usaram para trechos Fortaleza – Boa Vista, sendo que nunca pisei em Roraima.

    Já reclamei com a empresa e não obtive resposta.

    Nunca passei por coisa parecida, tô chocado.

  • Luis Carlos F&eacute

    Senhores,

    Pelo que vi nos comentários, acho que sou mais uma vítima do "Conto do Vigário". Adquiri um cartão Tam Fidelidade, já comprei várias passagens e até hoje nem cadastrar minha senha junto a Tam consegui, quanto mais contabilizar minhas milhas. Certo fez minha filha que optou pelo Smile, já viajou por conta dos créditos adquiridos e ainda me deu um tchauzinho, só não me chamando de otário devido ao respeito. Tô saindo fora da Tam. Fui.

  • Maria

    Daniel,

    Obrigada por escrever, pois vc descreveu exatamente a situação na qual me encontro… Porem, ainda nao bloqueou minha senha, so fiz duas tentativas. Então me parece por enquanto mais rápido ir direto pra loja.

    No mais, que poderiamos tentar? Vale a pena uma ação em conjunto dos consumidores? Houve isso contra a Coelba no Carnaval passado: Todas as contas de luz tinham consumo dobrado, injustamente. A Empresa perdeu.

  • http://www.boletimjuridico.com.br Robério Borge

    Aconteceu situação semelhante comigo. Fiz um voo UDI-RBR, com duas conexões. Sugundo as regras do fidelidade, eu teria direito a apenas 1.000 pontos. Entretanto, ao verificar meu extrato, foram lançados os 1.000 pontos, porém, logo, em seguida, foram debitados outros 1.000, restando saldo zerado da viagem. Abri três chamados e todos eles foram indeferidos sob o fundamento de que os pontos haviam sido creditados. O problema só foi solucionado 30 dias depois que entrei em contato com o "Fale com o Presidente". Resultado: perdi, no mínimo, umas três ou quatro horas do meu tempo. Ao que parece, os funcionários são completamente despreparados para o atendimento aos clientes. Por essa e por outras migrei para a laranja, voando TAM somente em casos de extrema necessidade.

  • http://www.boletimjuridico.com.br Robério Borge

    Pelo comportamento, agora já tenho certeza de que é funcionário da TAM.

  • Daniela Thys

    infelizmente me identifico com a mensagem. Sinceramente acho que nao existem empresas parceiras pois os lugares nos voos nunca aparecem no momento da emissao. o pior eh que quando vamos fazer a consulta de disponibilidade sempre aparecem lugares disponiveis. eles desaparecem no momento da compra….como mágica.

    Nao transfiram seus pontos do cartao para a TAM!!!!!

  • Daniela Thys

    exato!!!

  • JOAO FLORES

    não sou funcionario da Tam, mas ao contrario de vcs eu sei ler toda regra e procedimentos da empresa na qual eu uso , se vcs não tem esse costume então vcs não tem o direito de reclamar sem saber do basico.

    lamentavel tudo isso ….

  • JAIRA

    Estou a 3 meses tentando emitir uma passagem para Orlando para maio/11 e eles só me oferecem classe executiva , pois não tem mais disponibilidade na econômica e ano passado eu viajei para Miami e tive que emitir pela executiva porque a desculpa deles era a mesma , é palhaçada o que eles fazem com os clientes !

  • Mateus Britto

    Quis aproveitar os pontos, a newsletter TAM de março2011 diz que tenho 28.700 pontos, o Multiplus só contabiliza 10.000. O extrato é incompleto, faltam voos.

    Fui verificar a conta na TAM, que repete o "número oficial" do Multiplus, mas diz que tenho 18.500 pontos para upgrade. O extrato também é incompleto, mas informa mais voos que a Multiplus, invalidando os "10.000".

    Já reclamei à TAM e Multiplus e ainda estou

    aguardando resposta.

    Mateus.

  • Antam

    O que vc pode esperar de uma empresa que terceriza seus serviços,,,,,,

    serviço de TERCEIRA

    OU SEJA..

    NIVELADO DE ACORDO COM O PERFIL DE CLIENTE.

  • http://pedaladas.wordpress.com Rodrigo Chia

    O tempo passa e a TAM, aparentemente, não resolve o problema. Eu deveria ter hoje 41.700 milhas (pontuação conferida com extrato do PRÓPRIO SITE DA TAM), mas para o TAM Fidelidade / Multiplus tenho apenas 16.000!

  • Janaina

    Gente, o meu caso é muito pior. Simplesmente o meu extrato junto à TAM/Multiplus está negativo. E não é pouco não. São -39.000, como se fosse possível emitir bilhete fiado. O correto seria 37.000 (positivo). Já reclamei várias vezes por e-mail e telefone (desde novembro/2010) e até agora não recebi uma única respostas. Além disso, observei em meu extrato vários resgates de pontos em 2011 que eu não efetuei. Sei que muitas pessoas continuam satisfeitas com o programa, mas vale a pena ficar de olho. A sensação é de impotência.

    • Leonardo Marques

      Oi Janaína, sei de dezenas de casos como o seu… postei isso aqui no ano passado mas pelo visto a "festa" continua.

  • Ruy A Gutierres

    A TAM é desonesta. Seus funcionários são treinados para enganar e desrespeitar os passageiros. A TAM não merece a mínima confiança de qualquer pessoa que esteja pensando em voar.

  • Ricardo Leon Pascual

    O site da TAM é o menos amigável que existe. Vc entra com o nº Fidelidade e assinatura eletrônica, cai numa 2ª tela que mostra o teu CPF e pede novamente a "assinatura eletrônica". Depois da 3ª tentativa a tua assinatura eletrônica é bloqueada.

    Dizem pelo telefone que para entrar no extrato tem que ser pelo Multiplus que tem outra assinatura eletrônica.

    Para resgatar pontos vc tem que acessar com outra "senha de resgate" de 4 números.

    Haja complicação!

    Aliás, os sites das companhias aéras são pouco amigáveis em geral, mas o da TAM é absurdo.

  • Deborah da silveira

    E só pra esclarecer ao Carlos Eduardo, que parece uma pessoa muito tosca, uma passagem emitida pelo Fidelidade nao é de graça, é paga cada vez que se opta por utilizar a TAM, ao invés de companhias muitas vezes mais baratas.

  • MAGNO STEFANI CEZAR

    Bom, simplesmente estamos eu e minha esposa pendurados no telefone há mais de duas horas e não conseguimos ser atendidos no fidelidade multiplus. A TAM deve ter um acordo com a operadora de telefonia para receber o valor das passagens que quero emitir com os pontos no gasto com o telefone. Brincadeira a parte é um absurdo isto, mas pelo visto não é novidade a enrolação quando se quer utilizar pontos.

  • MAGNO STEFANI CEZAR

    Não sei de pontos em programa de fidelidade mas estes dias viajei com a Avianca e o espaço entre bancos é maior, além de servirem um lanchinho quente gostoso. Só por isto vou fazer meus próximos voos com esta empresa pois o Multiplus é enrolado e a Gol é apertada.

  • Fabricia

    Eh estou na mesma situacao que vc, faz mais de 3 meses que minh pontuacao esta negativa, e nada e ninguem conseguem resolver esse problema… Pior é que todas as viagem que faco nao pontuo, pois abate do meu saldo que esta negatvo. Voo toda semana a trabalho e venho evitando ao maximo voar pela TAM, pois só me traz for de cabeca e raiva dessa cia tao desorganizada e sem respeito algum pelo cliente.

  • Samuel

    O Multiplus Fidelidade é propaganda enganosa. Estou tentando a dias resgatar alguns pontos que estão bem perto de vencer e não consigo. Da noite para o dia, pasmem!, todos os produtos do Shopping Multiplus – Pontofrio ficaram indisponíveis no estoque!!! Já fiz diversas tentativas de contato por e-mail e telefone, pra Multiplus e pro Pontofrio, e o problema persiste. Na minha opinião, isso é uma prática desonesta com aqueles que estão com pontuação perto de vencer. Os prazos de resposta são absurdos. Hoje mesmo fiz um contato e a atendente informou que o prazo de análise era 30 dias! Até lá meus pontos já expiraram. Me sinto lesado! Pensando seriamente em nunca mais viajar pela TAM.

  • fabio

    Estou tentando comprar passagem para 4 de setembro utilizando os pontos do Multiplus Fidelidade, mas um erro informa que a compra só é permitida a partir de 3 meses antes do voo. Hoje é dia 7/6 e está, portanto, dentro do período válido para resgate.

    Tentei com várias origens, destinos e datas e o problema só ocorre para voos em setembro (qualquer dia de setembro).

    A mensagem de erro é a seguinte:

    "A data da partida solicitada não está correta. As datas atualmente válidas estão compreendidas entre 3 horas e a próxima 3 meses. Altere as suas datas e volte a tentar ou contate-nos para obter mais informações. (10032)"

    Mandei mensagem para lá e me responderam o seguinte:

    "Informamos que estamos cientes desta mensagem e trabalhando para restaurar a melhor experiência de compra no site.

    Como solução, propomos o resgate de pontos em Loja TAM de aeroporto. Neste resgate informamos que a taxa de emissão ficará isenta. Para tal precisamos que nos informe qual a loja TAM de aeroporto de sua preferência para efetuar o resgate dos pontos e pagamento das taxas de embarque, assim enviaremos a autorização para emissão do bilhete mediante disponibilidade."

    Reclamei que o aeroporto mais próximo daqui fica a 100 km, o que seria muita "sacanagem" por conta de um erro deles. Estou sem resposta.

  • Katarina

    Um erro de sistema seria exceção (é com ç ok sr. João?),mas o que vem ocorrendo e´um completo desrespeito e desorganização por parte da empresa.Infelizmente,nem sempre temos opções suficientes de trechos e horários para "escapulir" da Tam!!!O que nos torna "reféns" da incompetência deles(me perdoe se o sr for funcionário da pontuação da Tam…afinal,tanta defesa…impossível não imaginar isso).

    Também tenho vôos que não foram pontuados!

  • Andres Maggessi Bell

    Prezados Senhores,

    Moro no RJ e adquiri passagens para Porto Alegre pela TAM para minha esposa, com ida dia 10/06 e retorno dia 21/06. Em virtude da paralização dos aeroportos devido ao vulcão, o vôo de ida foi adiado para o dia 13/06, 3 dias depois. Para honrar os compromissos assumidos em Porto Alegre, houve a necessidade óbvia de também alterar a data da volta para o dia 24/06, ou seja, 3 dias após a data original. Para nossa surpresa e indignação, a TAM nos cobrou multa de 10% para a remarcação da volta. Ligamos para o serviço "Fale com o Presidente", onde a atendente, com grosseria, disse que não haveria jeito e a multa teria que ser paga porque o adiamento não é problema da TAM. Ótimo. Não é problema da TAM nem nosso. Então, por que motivo a tAM acha que tem o direito de faturar encima de um fato alheio à vontade de todos? Adiar a volta também seria natural e não traria prejuizo a ninguém. Cobrar por isso é se aproveitar de uma situação irremediável, por pura má fé. Um absurdo!

  • Flavio Araujo

    Estou na mesma situação de muitos, desapareceram 42000 pontos do meu extrato e pior, fiquei com saldo de -8429 pontos!!!!!!!!!Como é possivel ficar com saldo negativo em uma companhia que é extremamente dificil emitir bilhetes com pontos, e tentar falar com eles é praticamente perda de tempo, hoje tentei ligar no tel do multiplus do site e pasmem , a telefonista diz que o numero nao existe!!!!!!!!!!!

  • Ricardo Da Costa Cam

    Quanto a tam chega ser ridiculo, estou desde 2008 tentando resolver esse problema de receber minhas milhas e simplesmente a compania ignora, sendo que na maioria das vezes nao temos como viajar sem ser por essa vergonha Nacional, somos obrigado por nao termos tantas opcoes de companias aereas, alem de nao mandarem minha senha, nunca computaram nenhuma milha desde 2008 quando fiz uma viagem para indonesia…..A mesma coisa acontece com multiplos que de fidelidade nao tem nada, estou tentando nesse momento a 5 dias receber uma senha tanto para mim quanto para minha mae e ela nao chega na minha caixa de e-mail e niguem pode fazer nada, o mais engracado e que as ofertas ilusorias continuam chegando na mesma caixa de e-mail……Isso e uma Vergonha, vou continuar tentando e depois escrevo denovo, falando sobre minhas tentativas frustras ou nao de pelo menos ter uma explicacao ou respostas.20/06/2011

  • Eduardo

    O site Multiplusfidelidade nunca funciona. Estou tentando recuperar minha senha e não consigo. Já liguei várias vezes pra lá e ninguém resolve meu problema.

  • Marcos Aur;elio

    Pessoal,

    Vou compartilhar a minha experiência com a Multiplus de forma resumida pois já se passou um tempo. Como muuitos, quando a Multiplus começou, o meu saldo de aprox. 30.000 virou instantaneamente -17.800.

    Como já tinha uma relação longa com a TAM, sempre controlei os meus pontos (inclusive a validade), não esquentei de inicio. Abri uns chamados, transferi mais pontos e achei que o problema iria se resolver afinal "pontos negativos" falam por isso só que está absurdamente errado :)

    De lá para cá, tive uma coleção de chamados durante uns 8 meses que só resolveu quando utilizei o "fale com o presidente" apesar de sabermos que soma e subtração não são operações tão complexas como juros bancários, tributos etc.

    Sou especialista na área de informática, assim não acredito mais em erros, pois tive "diversos" e sempre operações retirando mais pontos. Como multas a mais cancelamento de viagens entre outras. Ex.: 15.000 que retornava 10.000 mas a multa era "1500" :)

    É como um vendedor de frutas que sempre erra o peso para a mais.

    Agora eu imagino que eu faço parte da minoria da população que efetivamente controla os seus pontos. Quanto a multiplus está ganhando com tantas "operações erradas"? Acredito que muuito.

    Alguém teve alguma operação errada positiva? Nunca ouvi falar e olha que ouvi este problema de amigos próximos.

    Apesar de um ganho imediato está sendo as custas da credibilidade, confiança e imagem de uma empresa que se propõe a unicamente cuidar dos pontos e da TAM.

    Ontem, após meses que superei estes "erros", fui fazer uma remarcação de passagem que teve como multa 1.000 pontos.

    Foi feito as segunte operações básicas:

    +20.000 (estorno)

    -20.000 (remarcação)

    -1.000 (multa)

    Não precisar ser muito esperto para saber que o meu saldo final deveria ser apenas 1.000 a menos. Porém, tham!!! Estava menos 11 mil pontos :)

    Na mesma ligação tive a felicidade de perguntar o saldo para o atendente e ai tive está surpresa. O mais interessante é que ele tentou argumentar que estava certo. Outro "erro" (subtraindo é claro).

    Hoje, fiquei pelo menos um hora abrindo de novo um reclamação no "fale com o presidente".

    Uso o Smiles tanto quanto a TAM, nunca tive nenhum problema de saldo no Smiles.

    Recomendo muito a todos, se passarem pontos para a TAM/Multiplus cuidarem do saldo.

  • Francisco das Chagas

    No dia 15/08/2011 necessitei fazer uma aquisição de passagens com o uso de 20000 pontos. Para minha surpresa fui informado que possuía somente 3000 pontos. Tinha certeza absoluta que tinha mais de 30000 pontos. Tirei o extrato detalhado, e, para minha surpresa verifiquei que haviam comprado, sem meu consentimento, duas passagens no trecho Marabá/PA-Brasília-Goiânia com 15000 milhas cada. Fiz reclamação à TAM e a devolução das milhas, porém até a presente data não recebí uma resposta daquela empresa. A TAM não soube informar como conseguiram efetuar a compra usando minha senha. Tal fato demonstra a insegurança do sistema que pode ser acessado por pessoas de índole duvidosa.

  • Marcelo

    LEvando em consideraçao q a TAM transporta milhoes de pax/dia 227 comentários negativos, penso eu q ñ significa mto ! Ano passado fiz 3 internacionais, mtas nacionais, resgatei 8 trechos na promoçao de 4 mil, todos com exceçao de um trecho MAD/GRU q ñ creditaram meus pontos e pela propria web eu resolvi! TO vendo gnt fala q paga anuidade de cartao, q gasto 16mil etc…acho q todo cartao no Brasil se paga anuidade, e outra…tenho ctz q o dinheiro gasto no cartao ñ é todo em compra de passagens nem com parceiros TAM, ñ acho q seja uma justificativa de q ñ este voando Free ! vc q alega q ñ está voando grátis, tb ñ pode dizer q estaria pagando uma tarifa cheia ñ é verdade !? Enfim, todos programas e Cias tem seus prós e seus contras!

  • Luiz Carlos

    Vale a pena uma ação, Maria, falo por experiência. Não percam tempo tentando resolver com eles, principalmente o multiplus, simplesmente acione no pequenas causas, é certeza de vitória, tem muita jurisprudência.

  • Luiz Carlos

    Xará, você é um completo idiota. Parece a Marta dizendo relaxa e gosta, que acha que as pessoas só viajam para passear, como ela, você é bastante arrogante e age como se todas as experiências fossem iguais as tuas. O nome disso é "cabresto". Deve ser petista…

  • Luana

    Bem, estou tentando recuperar minha senha de acesso do multiplus e recebo por e-mail uma nova assinatura eletrônica para poder acessar minha conta e mudar para a senha que quiser. Simplesmente já solicitei 5 vezes porque a nova assinatura que recebo por e-mail é inválida. Tentei ligar para o número informado e ele sNÃO EXISTE!

  • Rolando

    Também perdi 30.000 pontos, comuniquei o fato na mesma semana que percebi que desapareceram, me informaram que havia outra reserva, pedi para bloquear, nada aconteceu… Estou ja tentando uma resposta para o caso, mas minha conta continua no negativo, tenho mais uns 40.000 pontos no cartão, mas desse jeito não volto para a TAM. Uma total falta de respeito. Será que existe a possibilidade de se ir ao Procon ou outro orgão para fazer valer os direitos?

    Mandaram um email dizendo que iriam resolver em 3 dias, isso a mais de uma semana, até agora nada.

  • Antonio Carlos Macie

    NÃO ACREDITO NESTA EMPRESA E A CADA VIAGEM QUE FAÇO VEJO QUE DEPOIS MEUS PONTOS DIMINUÍ.TENHO PRESTAÇÃO PAGANDO MAS SE TIVER DUPLICIDADE DE PAGAMENTO PROCESSO A TAM COM EXIGÊNCIA DE TUDO QUE TENHO DIREITO.

  • Dourival Sena

    Bem meu caso e muito grave ha 30 dias atras fui fazer um reserva de passagem para Brasilia como ia eu e minha esposa ia gastar 20.000 pontos, a Tam estava em promoção de 5.000 pontos por trecho,mais tive uma supresa desagradavel no site da Tam informou saldo insuficiente como eu tinha 72.000 pontos entrei no site do multiplus verifiquei que alguem entrou na minha conta e resgatou 65.000 pontos,em passagens de Brasilia para Imperatriz-ma liguei no tam fidelidade me passaram para o multipus que me infornaram que foi registrado a denuncia que em 10 dias me daria retorno liguei apos 10 dias me diseram que e 10 dias uteis liguei apos 10 dias uteis me informaram que ainda estava em analise não me deram um prazo certo, apos tanta denuncia acho que vou procurar a justiça.

  • ARY DE ALMEIDA

    Tomem cuidado.Verifiquem normalmente os extratos TAM Multiplus.Em 14/e 17/10/2011,emitirem bilhetes totalizando 75.000 pontos em nome de pessoas as quais desconheço. Mediante reclamação datada de 12/11/2011,só prometeram averiguação após 10 dias,o que acho um absurdo tanta morosidade.Caso desejasse viajar de imediato,como ficaria !!!. Alem de pontos não creditados.

  • Shirley

    Olá,

    realmente, o Tam Multiplus Fidelidade já foi um bom programa.Vejam vcs: em setembro, usaram de forma fraudulenta, 10.000 pontos meus do Programa. Liguei para a TAM duas vezes, e em seguida pediram que eu ligasse no "Fale com o Presidente". Alguns dias depois, recebi um e-mail que dizia que eu teria que redigir uma carta de próprio punho constando que não emiti esses pontos. Em seguida, reconhecer a firma da assinatura da carta e enviar para a TAM. Até hoje, nada resolvido!

  • Sergio Henrique

    Eu particularmente nunca tive qualquer problema com o fidelidade. Sempre emiti as passagens sem qualquer problema (Nunca usei para voos internacionais). Na verdade fiquei chateado foi porque emiti uma passagem para uma ex-namorada e ela nunca pagou minhas milhas de volta! Nem pra dar um problema nessa hora, e o site cair!!!

  • Eleonora

    O Programa Multiplus Fidelidade simplesmente sumiu com 25.300 pontos que transferi do cartão de crédito para as milhas da TAM. E o pior, aparece no extrato que os pontos foram extornados e ninguem diz o porque e onde estão meus pontos. Neste processo de verificar os pontos e passagens percebi tudo o que reclamam neste site. O autor do texto tenta contemporizar porque é parceiro da TAM na venda de passagens, mas não pode fechar os olhos para este desrespeito com o consumidor. Estou indignada.

  • Regina Junqueira

    Daniel, me identifiquei com sua bronca "legítima". Comigo aconteceu semelhante no trato com a "incompetente" Multiplusfidelidade". Ela me bloqueou a assinatura eletrônica sem motivo algum. E não se consegue nem contactar por telefone a empresa para resolver as pendências. É uma droga mesmo…

    REgina.

  • ARY DE ALMEIDA

    Em 12/11/2011,ao verificar meu extrato de milhagens TAM FIDELIDADE,para minha surpresa constatei no dia 14/10/2011 EMISSÃO DE BILHETE PREMIO Convite 0000002-1 -17492908 = 30.000 Pontos.No dia 17/10/2011 EMISSÃO DE BILHETE PREMIO Convite 0000002-1-17520108 =15.0000 Pontos.No mesmo dia 17– EMISSÃO DE BILHETE PREMIO Convite 0000002-1 -17515666 =30.000 Pontos. totalizando 75.000 pontos sem que tivesse usado,transferido a outrem ou autorizado alguém a resgatar para emissão de passagens.Embora tenha de imediato feito reclamação gerando o protocolo nº 821627439 datado de 12/11/2011- pela qual a atendente pediu que aguardasse um resposta em 10 dias,mas até aqui nada. Já pediram inúmeras declarações sendo uma delas hilariante:Declaração de próprio punho no qual seja aceita devolução dos pontos surrupiados ou seja:O óbvio.Sem falar que aumentaram a quantidade de milhas necessárias para viagens.Acho uma grande sacanagem mudarem as regras da pontuação já adquirida.São meus direitos. Seria mais honesto a partir da mudança e não dos pontos adquiridos anteriormente.Cartão TAM Fedelidade Itaú.

  • maria

    Adquiri passagem aérea por meio de cartão de crédito, também estou tentando reaver o valor dessa cobrança indevida,em duplicidade, realizada pela TAM.

  • angelo

    Eu acho que a ideia da Multiplus é dificultar ao máximo a vida do usuário para que as milhas expirem e eles ganhem alguma coisa em cima disso.

  • Dagmauro Sousa Morei

    Infelismente, me vejo nesse comentário.Transferi meus ponto, porém não consigo trocar por passagem, são inumeros os obstáculos encontrados, desde o bloqueio da senha de resgate até a assinatura eletronica, é brincadeira!

  • ANDREA

    1 semana tentando trocar milhas por passagens e simplesmente , aparece essa mensagem:

    Um erro ocorreu no banco de dados central.

    ******Tente novamente mais tarde ou entre em contato com nossa central de atendimento 4002-5700 ( capitais ) ou 0800-570-5700 ( demais regiões ). (4002 [0])******

    Ligo para o call center e a solução é comprar por eles e pagar taxa de 30,00…

    Se o site está com problema essa compra teria que ser feita sem custo adicional pelo call center

  • Luciane

    Eu tive a pontuação errada positiva, mas não com a multiplus, só direto com a TAM. Ganhei a pontuação de um mesmo trecho 3 vezes em um voo e duas vezes em outros dois.

  • Fabio Silva

    SIMPLESMENTE UM LIXO, UM DESCASO TOTAL. ESTOU A MAIS DE 1 SEMANA TENTANDO CADASTRAR UM SIMPLES ENDERECO DE E-MAIL NESSA PORCARIA DO MULTIPLUS PARA CONSEGUIR A BENDITA SENHA DE RESGATE, E NINGUEM RESOLVE NADA, NADA, NADA, EXATAMENTE O QUE ALGUNS FALARAM ACIMA: TENTAM DIFICULTAR AO MAXIMO PARA VC NAO CONSEGUIR RESGATAR. A QUEM PODEMOS RECORRER OU RECLAMAR, SERA??!! ESTOU DISPOSTO A FAZER CAMPANHA CONTRA ESSA DROGA DE MULTIPLUS. FICAR HORAS NO TAL DO 0300 NAO ADIANTA NADA, NINGUEM RESOLVE NADA, SÓ ENROLACAO.

  • joaquim

    Sempre tive problemas com o TAM FIDELIDADE, desde a época do cadastro. Primeiro eles começaram a dizer que eu não possui o cadastro lá, isso depois de eu ter pontuado em vários voos. Como eu tinha o cartão provisório, de papel, insisti nisso e eles acabavam confirmando a existência do cadastro, mas pediam para informar os voos de novo. Isso aconteceu umas 5 vezes, até meu cadastro virá definitivo. Agora eles não estão reconhecendo vários pontos de viagens. Desde 2009 possuo o cartão e me informaram hoje que apenas em dezembro de 2011 eu comecei a pontuar, o que é um absurdo, viajo pelo menos uma vez por mês pela TAM, desde outubro de 2010. REcebo alguns e-mails do interativo@tam.com.br e neles consta um saldo até 09/01/2012 de 36000, mas liguei para lá e eles informaram que não reconhecem este e-mail e que eu só tenho 7000 pontos e isso porque acabei de transferir 5200 do meu cartão de crédito. Isso é um absurdo. Estava planejando uma viagem para América do Sul com meus pais, esposa, irmã e cunhado, contando com os pontos informados no e-mail, e agora não poderei mais ir.

  • CELIO JAVOSKI GOMES

    MENSAGEM DE ERRO AO EFETUAR COMPRA

    -CLIENTE FIDELIDADE Nº

    CPF:

    Estou tentando emitir um bilhete com milhas pelo site da TAM.Consigo logar , marcar a passagem e resgatar as milhas.Porém no momento de pagar a taxa de embarque, clicando no botão “PAGUE AGORA”, o sistema faz um “loopping” para se inserir novamente os dados do comprador e do cartão de crédito, apesar destes dados já terem sidos lançados corretamente.Isto ocorre inúmeras vezes e eu não consigo emitir o trecho.

    Ou ocorre a seguinte situação após clicar o botão ‘COMPRE AGORA”, aparecendo a seguinte mensagem: “NUMERO DE VERIFICAÇÃO INVÁLIDO.VALIDE SEU COMANDO E TENTE DE NOVO.”

    Já tenteio procedimento em outros computadores e por várias vezes e acontece a mesma coisa.Bem como já utilizei outros navegadores de Internet, acontecendo a mesma coisa.

    Só consigo emitir a passagem pelo “call Center” da central de atendimento TAM, no telefone nº 4002-5700, porém é cobrado uma taxa de R$30,00(trinta reais).

    Creio que o problema é só com a minha conta fidelidade, pois conheço outras pessoas que emitiram normalmente bilhetes pelo site e só pagando a taxa de embarque da viagem.

    Solicito solução para este problema.

    Atenciosamente!!!

    Célio

  • Alexandre

    A TAM alterou os critérios para resgates de pontos recentemente, porém não deu publicidade ao fato. Agora há restrição de assentos para obtenção de passagens-prêmio do programa Multiplus. É preciso registrar que passagens-prêmio são PAGAS, e não gratuitas como alguns acreditam. Portanto, não deveria haver discriminação de qualquer natureza para obtenção dessas passagens. Essa regra é nova, mas vinha sendo adotada para passagens internacionais. A meu ver, essa regra fere o CODEC.

  • Antonio Junior

    Pessoal depois do meu último resgate de pontos, juntei 19.500 pontos multiplus. Agora olho no meu extrato e tenho 18.500 pontos. Ou seja ganhei um bonus de -1000 pontos. E olhem que eu ainda tinha 1.000 pontos, ou seja minha pontuação é de 20.500 pontos. Eu cheguei a consultar e ver com meus olhos esses pontos. Os levaram de mim. Vamos fazer uma campanha: #devolvamospontosdoantonio*

  • raimundo neurivan

    Estou insatisfeito com o gerador do número múltiplo. Não consigo entrar. No site da TAM consigo gerar meu nº fidelidade e nº assinatura eletronica, mas quando chega a hora do nº multiplos não consigo. já recebi novos números pelo o email, infelizmente não deu certo e fui bloqueado. Tentei manter contato pelo telefone e nunca dá certo. Fazer o que!

  • Nicole

    No dia 1º de Fevereiro, por volta das 3h da madrugada, entrei no site da Multiplus Fidelidade e me deparei com uma promoção que decidi aproveitar. A promoção anunciava o resgate de pontos Multiplus para pontos do A/Club (Programa de fidelidade da Rede Accor de hotéis) na proporção 1 por 1 (parece-me que, fora da promoção, a proporção de resgate era de 2 pontos Multiplus para 1 ponto AClub).

    Para aproveitar a promoção, fiz imediatamente o regaste de 12.000 pontos Multiplus por 12.000 pontos AClub, já com a intenção de utilizá-los para gerar descontos em hotel em uma viagem que faço em abril (a iniciar-se no dia 02/02). Tenho comigo o e-mail de confirmação da transação que diz:

    "Obrigado por escolher a Multiplus Fidelidade.

    Seus pontos A|Club serão creditados em até 15 dias úteis.

    Consulte seu saldo em http://www.a-club.com

    Produto Quantidade

    12.000 pontos A|Club 1

    Um abraço,

    Multiplus Fidelidade"

    Em poucos dias, recebi e-mail do AClub confirmando que haviam sido creditados em minha conta 6.000 pontos (ou seja, apenas a METADE do que resgatei). Entrei em contato com a Multiplus e a atendente me informou que os primeiros 6 mil pontos eram creditados em 15 dias. Mas que os outros 6 mil, a título de "bônus", seriam creditados num prazo maior, de 30 dias. Aguardei esse prazo, e nada. Entrei em contato novamente com a Multiplus (número de atendimento: 1-983584547) , questionando por que só a metade dos pontos que resgatei haviam sido creditados. Para minha grande surpresa, o atendente me informou que a promoção havia se encerrado no dia 31/01, e portanto, como minha transação havia sido efetuada às 3:00 do dia 1º/02, eu não havia sido contemplada por ela. Como assim, se a promoção AINDA ESTAVA ATIVA NO SITE DA MULTIPLUS?? Como assim, se eu fiz a transação normalmente, sem nenhum problema, e inclusive recebi na hora o e-mail CONFIRMANDO O RESGATE DE 12 MIL PONTOS ACLUB??? Indignada, abri uma reclamação solicitando que fossem creditados meus outros 6 mil pontos, e o atendente me informou que o prazo para a responta era de 30 (!!!!) DIAS. É legal um prazo tão longo para resposta à uma reclamação? Pedi a ele que fosse dada prioridade ao meu caso, uma vez que eu havia feito o resgate no primeiro dia de fevereiro, esperando que os pontos fossem creditados em 15 dias (como, de fato, me foi informado), e intencionando usá-los na viagem em abril. Ele disse que nada poderia fazer, o prazo era esse. Estou inconformada, pois, devido a um erro da empresa, estou com a viagem que tanto planejei prejudicada. Hoje é dia 05/03 e, com certeza, não conseguirei reaver esses pontos a tempo. Absurdo! Não sei qual agência regula esse tipo de serviço (programas de fidelidade). Será que terei que apelar para o Procon?

  • Denis Martins

    Nicole, escreva uma carta relatando com detalhes tudo o que ocorreu, junte todos os comprovantes, e-mails, protocolos, etc e procure imediatamente o Procon mais próximo de sua casa. O Procon faz um trabalho inicial de conciliação, ou seja, ele entra em contato com a companhia, pede informações e muitas vezes isso basta para agilizar o processo todo e colocar fim à demora por burocracia ou descaso!

  • George

    Já vai fazer um ano que brigo com a TAM / Multiplus fidelidade. O Procom não adiantou e vou entrar na justiça. Em abril do ano passado tinha 157.000 pontos e de repente 153000 sumiram por estarem "vencidos". Tentei falar com eles dezenas de vezes por telefone e poe e-mail e só conseguia respostas protocolares e absurdas. Pedí a gentileza de alguem com um mínimo de inteligência e boa vontade falasse comigo. Não adiantou nada. E olhe que em outubro de 2010 eu só tinha cerca de 80.000 pontos e resgatei em janeiro cerca de 40.000. Como podem vencer 153000 em abril. Eles simplesmente não nos dão a devida atenção. E o pior é que os PONTOS não são PRÊMIO, eu pago mais caro as passagens para voar só com a TAM e não ter o trabalho de controlar vários "fidelidades". Em resumo para a TAM e MULTIPLUS não temos como reclamar.

  • Newton Krause

    Não consigo acessar meu extrato MULTIPLUS FIDELIDADE TAM, a mensagem que aparece é que o número multiplus ou a senha não conferem, já liguei para lá, ficaram de mandar numero por e-mail e até agora nada, isso já faz mais de dois meses.O acesso é difícil e a comunicação mais ainda.

    Possuo o cartão TAM FIDELIDADE Itaú Mastercard e não o estou mais utilizando por esse motivo.

    Newton

  • Leo

    Fiz uma viagem para assunção no fim de dez/11, e até agora não consegui minha pontuação correta!

    Creditaram 4700 pontos, e do nada fizeram um estorno de 2700 pontos alegando que estava errado, acontece que voei com outras pessoas, e elas receberam 4700 pontos do voo!

    Essa TAMerda é um desrespeito com o consumidor.

  • Silvia Regina Sandov

    Gostaria de saber porque , que os pontos que se deixa no cartão fidelidade ,somem.Eu tinha 30.000 pontos e zeraram sem nenhum aviso.estava inclusive querendo fazer um cartão de credito TamSe me responderem agradeço. pelo Banco Itau ,inclusive até me procuraram para isso, mas tenho medo ,porque no meu cartão visa pelo santander , não há vencimentos de pontos e tbem não pago tarifa nenhuma ,ou melhor estou isenta pelo valor que gasto mensal com meu cartão.

  • Denis Martins

    Silvia, a menos que os pontos tenham vencido, isso não pode acontecer. Cobre uma explicação da TAM!

  • Adalberto Valente de

    Fui vítima de email falso onde ao tentar resgatar pontos, capturaram meus dados e fizeram compra de passagens da TAM, não consegui resgatar os referidos pontos. Agora novamente no último dia 15/06, fizeram resgate de passagens através da TAM. Analisando o meu extrato de pontos observei que no mesmo dia entraram com solicitação de nova senha. Não sei mais o que fazer?

  • edilene

    daniel:

    A sua descrição é o que eu e o meu marido temos passado nesses dias. É un inferno. A gente passa horas na linha e não consegue resolver nada com a TAM pelo telefone. A vontade é de desistir desses pontos …

  • Marjorie

    Esse programa de milhagem é uma enganação mesmo…eles aumentam a quantidade de pontos aleatoriamente e não informam o consumidor de madeira clara e objetiva os assentos disponíveis e os que já foram vendidos pelo programa de milhagens. Isso é um absurdo e uma verdadeira publicidade enganosa. A TAM deveria ser multada em um valor significativamente alto para obster-se de promover estas práticas abusivas.

  • Elisete Rodrigues de

    Sou cliente da TAM há anos e desde que sistema de resgate passo a ser controlado pel MULTIPLUS FIDELIDADE eu simplesmente não consigo mais lidar com a minha pontuação.

    Este no fui vítima de roubo por duas vezes. Primeiro sacaram 50 mil pontos da minha conta e gastaram em um posto de gasolina. Me pediram para fazer um procedimento registrando em cartório a declaração de não reconhecimento e com base nesse doc. o meu crédito seria devolvido. Isso ocorreu em março. Procedimento feito e pontos creditados imediatamente, tudo bem. 

    Porém, para minha surpresa, em junho tive 45 mil pontos novamente resgatados indevidamente. Lo-gi-ca-men-te segui o mesmo procedimento e aguardei o retorno do site. Para minha surpresa o procedimento feito, embora correto, não bastou. Eu tive que enviar cópia dos meus documentos para fazer atualização cadastral porque as ocorrências de resgates indevidos pareciam bem recorrentes com os clientes. Feito o procedimento eu NUNCA, veja bem, NUNCA obtive resposta. Nem mesmo se o email chegou devidamente. Paralelo a isso eu fiquei aguardando que minha pontuação fosse devolvida e foi aí que minha saga começou.

    Todo o procedimento realizado em 2012

    Dia 15 de junho eu dei entrada com a declaração – NUNCA OBTIVE RESPOSTA

    Dia 18 de junho fiz atualiação de cadastro com envio de documentos – NUNCA OBTIVE RESPOSTA

    Dias 20, 27 e 28 de junho pedi esclarecimentos por email – NUNCA OBTIVE RESPOSTA

    Dia 02 de julho entrei em contato por telefone sob o numero de protocolo 11427158454 – foi-me informado que o procedimento de devolução seria realizado e eu deveria aguarde 30 DIAS.

    Dias 09 de agosto entrei em contato por telefone novamente sob o número do protocolo 11488925971 – para minha surpresa o procedimento acima não havia sido realizado e eu tive que aguardar 30 DIAS NOVAMENTE.

    Hoje, dia 30 de agosto sob protocolo 11579747101, só para me certificar novamente, entrei em contato por telefone e após 20 minutos de ligação com o atendente DESCOBRI QUE O PROCEDIMENTO ACIMA NÃO TINHA SIDO REALIZADO.

    Pedi para falar com o supervisor e adivinha?????????????? A LIGAÇÃO CAIU. E não consegui ligar mais.

    Agora vamos aos prejuízos.

    Dia 20 de junho eu consultei as passagens para Vitória, para onde pretendo ir dia 6 de setembro e eu gastaria 6.000 pontos multiplus por trecho. 

    Em julho o valor permaneceu

    Em agosto o mesmo trecho estava custando 10.000 pontos multiplus.

    Final de agosto o mesmo trecho está custando 15.000 pontos múltiplus.

    Agora me acompanhe:

    Considerando que iríamos minha mãe e eu eu gastaria em junho e julho 6mil pontos, para emitir as passagens seria 24.000 pontos ida e volta.

    Em agosto eu gastaria 40.000 pontos ida e volta.

    Em setembro (se ficar pronto) eu devo gastar uns 60.000 pontos ida e volta.

    Se fosse pagar do eu bolso?

    Em junho eu gastaria cerca de R$360,00 reais com taxas aeroportuárias. Isso 2x eu gastaria R$720,00 para as duas.

    Em agosto o trecho estava custando cerca de R$520,00 ou seja. Ida e volta para as duas eu gastaria 4xR$520,00 = 2.080,00.

    Hoje eu consultei as passagens e pasmem. Cerca de R$1.100,00 SEM AS TAXAS. Isso para mim e para minha mãe sairia por 4x R$1.100,00 = R$4.4000,00 SEM AS TAXAS.

    Quer dizer… eu gastaria 24.000 pontos Multiplos para fazer uma viagem de ida e volta com minha mãe e ainda me restaria 36.000 pontos para usar em outra oportunidade.

    Hoje se vocês me devolverem, nem usando toda a pontuação eu consigo emitir ida e volta e cogitar pagar quase R$4.500,00 de passagem NEM PENSAR.

    Pergunto???? Quem vai arcar com esse prejuízo????

    Para ajudar, dia 10 de agosto eu fui ao PROCON fazer a reclamação, e sabe o que descobri???? A Multiplus não tem CNPJ registrado. Eles encaminharam a reclamação para a TAM. Ou seja.

    O PREJUÍZO É ÚNICO E EXCLUSIVO MEU!

  • Naifa

    Por favor preciso urgente de jurisprudências, ou casos semelhantes de furto de milhas da Multipllus. Tiraram 25.000 milhas e até agora não devolveram, entrei com ação e preciso fazer meu recurso.

  • IZY FEIJO

    O PROBLEMA QUE MUITOS TEEM , EH QUE NAO SE CADASTRAM CORRETAMENTE, EMAILS ANTIGOS, FONES ANTIGOS, ENDERCOS ANTIGOS, AE QUEREM RECEBER SENHAS IMEDIATAMENTE, EXISTE UMA COISA CHAMADA PACIENCIA, QUE RARAMENTE AS PESSOAS TEEM, GARANTO QUE SE A PESSOA SE INTERESSA MESMO, NAO PERDERA, NEM DEIXARA DE GANHAR COM A MULTIPLUS. BASTA VC ACOMPANHAR SEUS EXTRATOS PELO CANAL MULTIPLUS, E SABER QUE A DURACAO DOS PONTOS TEM 2 ANOS..

  • Felipe Wainer

    Desde abril estou tentando recuperar os meus pontos de viagem aos USA, e ate agora NADA. Não lhe dão a minima. Você e desrespeitado em todos os sentidos. Por isso que as empresas estrangeiras são mais aceitas , pois cumprem com a palavra e ~são HONESTAS. De nada adianta fazer ofertas , quando sabemos que tudo e uma lorota.
    Nunca devemos esquecer que quando os grandes caem, a queda e mais dolorida e de difícil recuperação.Temos vários exemplos no Brasil.
    Tenho dois processos pendentes sem resposta de números: 55299102 e 55299196.
    Quero meus pontos integrais. Nada tenho a ver com acordos entre as companhias.