Latam vai suspender voos diretos que ligam o Rio de Janeiro ao Recife, Salvador e Fortaleza!

Leonardo Cassol 22 · fevereiro · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Má notícia para os cariocas e fluminenses! A Latam vai suspender a partir de 25 de março as operações diretas entre o Aeroporto do Galeão e as cidades de Fortaleza, Recife e Salvador. Com a mudança, os passageiros que quiserem viajar com a Latam entre essas cidades terão de fazer conexões em Brasília ou em São Paulo.

Se você tem voo marcado com a Latam nessas rotas e ainda não foi avisado, é bom procurar a cia, para que a surpresa não seja ainda mais desagradável. Além do maior tempo de viagem, algumas conexões ficaram bem longas. Os passageiros afetados têm direito a reacomodação ou reembolso sem custos.

A companhia informou que está em contato com os passageiros e agências de viagem impactados para informar as alterações. Destacou ainda que a quantidade de voos diários e diretos entre Guarulhos e as cidades de Fortaleza, Salvador, Maceió e Natal foi aumentada – e uma nova frequência diária entre Congonhas e Recife foi criada.

Os cariocas já tinham perdido grande parte dos voos internacionais que a Latam operava entre o Galeão e destinos na Europa e Estados Unidos, além de uma drástica redução de frequência para outros destinos nacionais. Felizmente, os voos diretos entre Rio de Janeiro e São Luís ou Natal permanecem inalterados. Além disso, a GOL e a Avianca continuam oferecendo ligações diretas e sem paradas para quem embarca no Rio de Janeiro com direção a essas capitais nordestinas!

A Latam está cada vez mais concentrada no mercado de São Paulo, mantendo apenas Brasília como segundo hub (centro de operações) doméstico.

Agradecemos a contribuição dos leitores Jorge Frutuoso e Leandro Mota.


Atualização:

A assessoria do aeroporto do Galeão nos procurou com a seguinte nota:

O RIOgaleão opera uma quantidade expressiva de voos a cada semana  para Salvador (70), Recife (70), e Fortaleza (50) o que garante que a demanda existente continue sendo atendida. Os voos para essas capitais têm importância estratégica, uma vez que são centros emissores e receptores de turistas. De toda forma, a concessionária está em contato permanente com as demais companhias aéreas nacionais – GOL, Avianca e Azul – para que elas continuem incrementando o volume de passageiros dessas rotas e aproveitem oportunidades de aumento de frequência, como essa substituição de voos da Latam. A GOL, por exemplo, instituiu o RIOgaleão como hub (centro de distribuição de voos) e vem readequando sua malha aérea em todo país para aumentar a oferta de assentos com destino e a partir do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Já a Azul, desde o final de 2017, opera 60 voos mensais para Recife.”

“O RIOgaleão informa também que registrou um aumento do interesse das companhias aéreas pelos voos internacionais a partir do RIOgaleão. A partir de outubro, por exemplo, a Air France passará a operar mais três frequências semanais, totalizando 10 voos, no Boeing 777-200 ER rumo à Paris (França). Em março, a própria Latam adicionará mais um voo para Montevidéu (Uruguai) passando a operar seis voos semanais. Já em julho, a Aerolíneas Argentinas operará um voo semanal para Córdoba e a GOL terá dois voos por semana para Mendoza, ambas cidades na Argentina. Além disso, novas companhias aéreas internacionais passaram a operar no RIOgaleão recentemente. A Amaszonas Línea Aérea realiza, desde janeiro deste ano, voos para Assunção (Paraguai) quatro vezes por semana e a SKY, desde dezembro passado, opera três voos semanais com destino à Santiago (Chile).”

Seria muito bom ver essas rotas aproveitadas por outras companhias!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Economista, apaixonado por viagens, aviação e milhas! Especialista em programas de fidelidade do Melhores Destinos