Latam vai suspender voos diretos que ligam o Rio de Janeiro ao Recife, Salvador e Fortaleza!

Leonardo Cassol     22 · fevereiro · 2018

Má notícia para os cariocas e fluminenses! A Latam vai suspender a partir de 25 de março as operações diretas entre o Aeroporto do Galeão e as cidades de Fortaleza, Recife e Salvador. Com a mudança, os passageiros que quiserem viajar com a Latam entre essas cidades terão de fazer conexões em Brasília ou em São Paulo.

Se você tem voo marcado com a Latam nessas rotas e ainda não foi avisado, é bom procurar a cia, para que a surpresa não seja ainda mais desagradável. Além do maior tempo de viagem, algumas conexões ficaram bem longas. Os passageiros afetados têm direito a reacomodação ou reembolso sem custos.

A companhia informou que está em contato com os passageiros e agências de viagem impactados para informar as alterações. Destacou ainda que a quantidade de voos diários e diretos entre Guarulhos e as cidades de Fortaleza, Salvador, Maceió e Natal foi aumentada – e uma nova frequência diária entre Congonhas e Recife foi criada.

Os cariocas já tinham perdido grande parte dos voos internacionais que a Latam operava entre o Galeão e destinos na Europa e Estados Unidos, além de uma drástica redução de frequência para outros destinos nacionais. Felizmente, os voos diretos entre Rio de Janeiro e São Luís ou Natal permanecem inalterados. Além disso, a GOL e a Avianca continuam oferecendo ligações diretas e sem paradas para quem embarca no Rio de Janeiro com direção a essas capitais nordestinas!

A Latam está cada vez mais concentrada no mercado de São Paulo, mantendo apenas Brasília como segundo hub (centro de operações) doméstico.

Agradecemos a contribuição dos leitores Jorge Frutuoso e Leandro Mota.


Atualização:

A assessoria do aeroporto do Galeão nos procurou com a seguinte nota:

O RIOgaleão opera uma quantidade expressiva de voos a cada semana  para Salvador (70), Recife (70), e Fortaleza (50) o que garante que a demanda existente continue sendo atendida. Os voos para essas capitais têm importância estratégica, uma vez que são centros emissores e receptores de turistas. De toda forma, a concessionária está em contato permanente com as demais companhias aéreas nacionais – GOL, Avianca e Azul – para que elas continuem incrementando o volume de passageiros dessas rotas e aproveitem oportunidades de aumento de frequência, como essa substituição de voos da Latam. A GOL, por exemplo, instituiu o RIOgaleão como hub (centro de distribuição de voos) e vem readequando sua malha aérea em todo país para aumentar a oferta de assentos com destino e a partir do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Já a Azul, desde o final de 2017, opera 60 voos mensais para Recife.”

“O RIOgaleão informa também que registrou um aumento do interesse das companhias aéreas pelos voos internacionais a partir do RIOgaleão. A partir de outubro, por exemplo, a Air France passará a operar mais três frequências semanais, totalizando 10 voos, no Boeing 777-200 ER rumo à Paris (França). Em março, a própria Latam adicionará mais um voo para Montevidéu (Uruguai) passando a operar seis voos semanais. Já em julho, a Aerolíneas Argentinas operará um voo semanal para Córdoba e a GOL terá dois voos por semana para Mendoza, ambas cidades na Argentina. Além disso, novas companhias aéreas internacionais passaram a operar no RIOgaleão recentemente. A Amaszonas Línea Aérea realiza, desde janeiro deste ano, voos para Assunção (Paraguai) quatro vezes por semana e a SKY, desde dezembro passado, opera três voos semanais com destino à Santiago (Chile).”

Seria muito bom ver essas rotas aproveitadas por outras companhias!