LAN e TAM terão nova base de voos nacionais e internacionais em Fortaleza, Natal ou Recife

Denis Carvalho 17 · abril · 2015

Senhoras e senhores, façam a suas apostas! O Grupo LATAM Airlines, formado pelas companhias LAN e TAM, anunciou hoje formalmente que vai ter um centro de voos internacionais e nacionais – conhecido como hub – na região Nordeste no ano que vem. Três cidades estão no páreo: Fortaleza, Natal e Recife, e um estudo técnico dos aeroportos definirá a vencedora, que terá o privilégio de ter voos diretos para a América do Sul e Europa.

Segundo informou a Latam, o principal objetivo é ampliar a atuação das empresas do grupo em voos entre a América do Sul e a Europa, considerando a posição geográfica estratégica da região Nordeste. A notícia confirma a intenção divulgada pelo grupo há três anos.

Os critérios para a definição da cidade vencedora são: localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda, que ofereça uma melhor experiência ao cliente. “Fatores como competitividade de custos, atrelada a uma infraestrutura adequada, serão determinantes para a concretização desse projeto”, informou a Latam.

O grupo revelou que serão realizados contatos com as autoridades para viabilizar os requisitos necessários que permitirão a escolha de uma das três capitais. A presidente executiva da TAM,  Claudia Sender, destaca que alguns fatores, como a existência de infraestrutura adequada e a competitividade de custos, vão nortear esta definição e serão determinantes para a concretização desse projeto, pois trarão as bases necessárias para o sucesso da iniciativa.

A previsão é que essa definição seja realizada até o final de 2015, para que logo em seguida tenha início a implementação do hub. A estimativa é que o início das operações ocorra em dezembro de 2016.

O grupo destacou que independentemente da cidade escolhida , o novo hub resultará em melhor conectividade para todo o centro-norte do Brasil. Hoje, a oferta da aviação nacional está mais concentrada no Sudeste, no Sul e em Brasília. O projeto, segundo a Latam, trará oportunidades de novos voos, destinos, rotas e conexões para toda a área ao norte do Distrito Federal, especialmente as Regiões Norte e Nordeste.

“O projeto ampliará a capilaridade das operações das empresas do grupo no Brasil, na América do Sul e no mercado internacional, aumentando principalmente os destinos atendidos na Europa. Também reforçará a liderança do Grupo na América Latina, incrementará a conectividade oferecida aos clientes e otimizará a cobertura do fluxo de passageiros e de carga de/para o Brasil com outros mercados”, afirma a presidente.

As operações do novo hub serão realizadas com a frota que o Grupo Latam já tem contratada, sendo que não será necessário haver encomendas adicionais de aeronaves.

O plano presume que o hub opere destinos na Europa e também voos internacionais na América do Sul, além das operações dentro do Brasil. Esses destinos serão definidos ao longo do processo de implementação. A iniciativa possibilitará tornar o Nordeste do Brasil uma referência geográfica de atratividade e conectividade internacional, fomentando o desenvolvimento da região.

“O Grupo Latam definiu o aeroporto de Guarulhos como o seu principal hub internacional, e o novo hub no Nordeste vem complementar de maneira estratégica os objetivos do Grupo. O Hub Nordeste oferece tempo significativamente menor de voos na ligação entre a Europa e o Brasil, na comparação com São Paulo e Rio de Janeiro, e gera ainda melhor distribuição de conexões e horários, proporcionando melhor aproveitamento das aeronaves e aumentando a produtividade, além de proporcionar mais e melhores opções para o cliente”, informou a Latam

A corrida já começou e é difícil apontar uma favorita. Natal acaba de receber um novo e moderno aeroporto e Recife teve o seu terminal eleito o melhor do País na semana passada. Fortaleza não fica atrás, já que é uma cidade maior que as duas concorrentes, com mais de 2,5 milhões de habitantes! De todo modo, a notícia é excelente para todo o País, já que vai distribuir melhor os voos nacionais e internacionais e abrir caminho para um aumento na rede aérea, mais voos e mais passagens baratas!

E ai, qual a sua favorita? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Abner Torres

    Agora sim! Que venham todos para FORTALEZA!
    🙂

  • Marcos

    Espero que o novo aeroporto de Natal finalmente venha a servir para alguma coisa diferente da que já oferecia o antigo. Não é moleza encarar uma hora de viagem (sem trânsito) e 120 reais de táxi só para chegar até lá.

    • Egerton De Lima Pinheiro

      Natal ou fortaleza.

    • Abner Torres

      Então Fortaleza ganha nesse item. O Aeroporto de Fortaleza é MUITO bem localizado! A maioria dos pontos de interesse ficam em uma distância menor que 20 km do aeroporto, do centro da cidade são 9 km e o acesso é fácil.

      • Marie

        o Aero de Fortaleza é bem localizado. em 15 minutos tranquilo eu to em casa e moro perto do centro da cidade!

        • Thais

          Espero que o incentivo no combustível dado pelo governo de Fortaleza ajude a nossa cidade nesse ponto. Porque o aeroporto mesmo, com puxadinho e nem previsão de reforma.

      • Anita do Vale Palmeira

        Como Natal é uma cidade significativamente menor que Fortaleza, enfatizo que as distâncias são semelhantes. Ocorre que o Natalense não se acostumou ainda com a distância do novo aeroporto e com o fato de que fica na Zona Norte da cidade, a qual é menos favorecida e ainda sofre com a infraestrutura oferecida para o fluxo de veículos. Espero que o governo do estado do RN possa ajudar a concluir as obras de acesso ao novo (e bonito) aeroporto para que Natal se mantenha na disputa.
        Na última semana, representantes da TAM se reuniram com o secretário de turismo do RN para discutir essa possibilidade.
        Qualquer que seja a escolhida, todos os nordestinos serão beneficiados. Ótima notícia.

        • Igor Chianca

          Até hoje tento entender o pq da construção desse novo aeroporto. O Augusto Severo supria bem a necessidade de Natal e já tinha toda uma infraestrutura ao redor pronta, pra mim não faz ao menor sentido.

          • Tito Bosco

            INteresses economicos é claro.

          • Marcos

            Pesquise e certamente verá próximo ao aeroporto a fazenda, imóvel, empreendimento ou curral eleitoral de algum político beneficiado pela construção do aeroporto. É sempre assim.

          • cezar

            Superfaturamento e dinheiro nos bolsos. Simples assim.

          • Adilson Ednei

            faz toda diferença sim o aeroporto de parnamirim so tem 5 mil metros quadrados de área para garga e descarga enquanto o novo aeroporto tem 50 mil infraestrutura é a palavra chave, alem do que os correios querem colocar um centro de operações de carga internacional no nordeste e Natal sera eleita justamente por este fator. o augusto severo sim é erá ótimo, mas apenas no ponto de vista da logistica do passageiro outros investimentos nunca seria possivel.

        • Glaucio

          Amigo, o aero de vocês é lindo. Mas as distâncias jamais serão semelhantes. O aero de Fortaleza fica a 6km do centro. Uns 9km da orla da cidade, onde se concentra a hotelaria. Mas se Fortaleza não ganhar torço por Natal! Hehe.

      • MARCOS SOBRAL

        O de Recife fica a 3 Km do centro.

        • Abner Torres

          Então é uma boa também!

      • Nick felix

        #TeamFortaleza
        Somos a capital brasileira mais próxima da europa, temos o centro de eventos, praias maravilhosas, o Beach Park, sem falar do povo alegre, hospitaleiro e todo o reconhecimento da copa do mundo.
        E outra, sol o ano inteiro!
        Fortaleza se garante, e vai meter a peia nas outras.

        • Marcelo Sá

          Manja bem de geografia… sqn Natal fica mais proximo da europa?

    • Leandro

      Realmente o aeroporto de Natal ficou muito longe da cidade!! Mais longe que Guarulhos e 1h de viagem sem trânsito. Eu que fui a passeio me senti incomodado, imagine quem mora na cidade e precisa utilizar o aeroporto constantemente…

    • Anita do Vale Palmeira

      Marcos, existe uma linha de ônibus interurbano que leva do Midway Mall até o aeroporto internacional por R$2,50, sem paradas. Salvo engano, é a linha “L”, da empresa Trampolim da Vitória. O site da empresa disponibiliza os horários de partida do ônibus. Claro que não é tão confortável quanto ir no carro próprio ou em um táxi (há ressalvas nesse ponto), mas é muito barato, principalmente se comparado ao valor pago em corridas de táxi, além de que você não vai ter que importunar ninguém para lhe deixar “do outro lado da ponte”. Vale a pena experimentar.

      • Amanda

        Tem paradas sim, e muitas – como qualquer outra linha! E ainda vai por dentro de São Gonçalo, o que faz demorar ainda mais!

      • Marcos

        Obrigado pela dica, Anita. O problema é que a maioria dos voos promocionais chega e sai de Natal de madrugada. Creio que não tenha essa linha nesse horário, mas vou checar.

      • Bruno

        Onde esse onibus para? Pois cheguei antecipadamente no midway em relaçao ao horário tabelado do ônibus da Trampolim, esperei mais de 30 min depois do horário marcado e não vi esse ônibus.

      • Não aconselho ninguém a tentar a sorte com esse ônibus que leva ao aeroporto. Na prática ele não tem horário certo, não tem sinalização em que ponto ele para, o entinerario é muito longo e você correrá p sério risco de perder o seu voo .

    • Braulio Soares

      Imagino a felicidade dos taxistas de Natal com esse areo-rural-porto

  • Márcio

    Acho o Recife bem mais interessante. Trata-se da maior região metropolitana do Nordeste, tem o melhor aeroporto do país, localização estratégica na região estando próxima de capitais menores como João Pessoa, Maceió e Natal e ainda fica muito perto de Porto de Galinhas, uma das praias mais bonitas do Brasil.

    • Albino

      Concordo integralmente. O aeroporto é dentro da cidade e já foi eleito várias vezes como o melhor do Brasil. Hoje está subutilizado, teria total condições de receber esse HUB. Torcerei para que seja o escolhido.

    • slorenzato

      Caso a Lan/Tam necessitem de um terminal exclusivo, o aeroporto de Recife tem o terminal antigo/terminal sul para ser reformado e utilizado.

    • Lucas

      Errado, maior RM do NE é a de SSA. O aeroporto de Natal foi construído com o objetivo de se tornar um hub, curiosamente nos renders do aeroporto tinha a própria Latam como base operacional, que coincidentemente foi construído no período da fusão da Lan Chile e da TAM. Essa briga tá mais pra FOR x NAT do que REC.

      • Jean Fábio

        Concordo… a briga vai ficar entre Natal e Fortaleza.

        Estou na torcida por Natal…

      • Douglas

        Não é SSA não. É Recife que tem mais RM do NE. Mas a parte deste detalhe Recife reúne melhores quesitos para a TAM que Salvador, que não foi nem cogitada. Fortaleza, talvez. Apesar que o aeroporto em si é bem simples. Mas tudo agora é vantagem para TAM. Que ganhe o HUB quem tiver melhor negociação.

    • Fred

      Apesar de concordar que Recife e Fortaleza são cidades maiores e com aeroportos mais perto do centro, acredito que a distância aeroporto-cidade não seja um ponto preponderante para a escolha, tanto é que a maioria dos grandes aeroportos do mundo são afastados do centros e das cidades. Acredito que Natal possui uma boa indicação, principalmente pela dia localização geográfica, uma vez que como todos nós sabemos, é o melhor ponto para se voar para a Europa, como pretende o grupo Lantam, tanto é que na segunda guerra, para ter melhor autonomia de ataque na Europa, os EUA instalou sua base militar aqui. Assim, até para futuros voos para a América do Norte, Natal se mostra como um excelente Hub, ainda mais se levarmos em consideração o novo aeroporto que é um dos mais modernos do país e possui uma das maiores pistas, o que possibilita receber aviões de grande porte como o A 380 (maior avião do mundo na atualidade) o que tenho quase certeza que os aeroportos de fortaleza e recife não tem.

    • Daniel Lins

      Recife é favorito pq o Estado de Pernambuco vem recebendo investimentos pesados no polo naval, petroquímico e automobilístico. O RN e o CE não têm a menor chance!

    • Douglas

      Sem mencionar o porto digital, Porto de Suape, em breve fábricas da Jeep e Fiat. Se for outra cidade além de Recife será por falta de boa negociação do governador.

    • Douglas

      Recife sempre foi vista geograficamente estratégico para o NE inteiro.
      Agora é pura negociação dos governos.

  • Leandro

    Queria que fosse aqui em Salvador, mas já que não estamos entre as opções, voto em Fortaleza!

    • Douglas

      Lógico, como um bom baiano vc jamais gostaria de perder território pra gente. Sem surpresas na sua escolha.

  • Roberto Rocha

    O aeroporto de Recife é o melhor e mais indicado para o nordeste.

    • LUIS

      Baiano não vota em nada que seja para Pernambuco. Se fosse por voto, esse Hub vem para Fortaleza, pois a Bahia tem o maior número de eleitores, e todos, votam no Hub em Fortaleza. Os baianos são nossos amigos.

    • LUIS

      FORTALEZA é a maior capital, mais populosa, e, principalmente, mais desenvolvida, de todas do Nordeste. Fortaleza detém o maior PIB das capitais, tem maior infraestrutura, maior competitividade, tudo que a LATAM precisa, para a escolha do HUB. A RMF é menor que a de Recife apenas em 50.000 habitantes, coisa insignificante, mas os pernambucanos falam tanto que a RMR é maior, porque eles não aceitam que Fortaleza passou de Recife, em todos os quesitos, inclusive, em população, tamanho, desenvolvimento, PIB, etc etc…..

  • Sérgio Phereira

    Que venham pra Natal, capital mais próxima da europa. mas vai ser dificil concorrer com Recife, devido a bancada política ser mais forte.

    • Anita do Vale Palmeira

      Concordo em partes. Henrique Eduardo Alves (ex-deputado federal do RN) acabou de assumir o Ministério do Turismo. Isso pode influenciar bastante.

      • Polly Medeiros

        Natal tem grandes chances, devido o aeroporto ser muito grande pra quantidade de voos e ainda ter muito espaço para crescer, sem precisar se preocupar com congestionamento aéreo.
        Agora vamos torcer para Henrique Alves não ficar de birra pq perdeu pra Robinson nas eleições e fazer de tudo para o aeroporto não vir para Natal.

  • Jacy Queiroz

    Recife no páreo. uhuuu

  • Pessoal, sabemos que esse post vai mexer com os brios de muita gente, mas vamos manter a cordialidade nos comentários, ok? Seja qual for a cidade escolhida, o certo é que o novo HUB será muito importante para o Nordeste e para todo o Brasil!

    • Bruno Bastos

      Denis, fica tranquilo que, tirando os xiitas, a maioria dos nordestinos conhece e adora os estados vizinhos. Vai dar briga não 😉

      • Thais de Fátima

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Bruno, por enquanto está nota dez a discussão. Interessante ler os argumentos de cada cidade. A disputa vai ser boa, pois as três cidades mereceriam!

      • Caco Nogueira

        Isso é verdade, a gente do Nordeste se entende muito bem e não fica de mimimi com o povo do sudeste que tem um rei na barriga!!

    • MARCOS SOBRAL

      Denis, qualquer nordestino que já tenha feito um voo internacional pela Tam vai ficar feliz com uma partida do Nordeste. Agora o tempo de voo para o HUB será de, no máximo, 1:30, diferente de antes, onde se pegavam voos de até 5 horas.

    • Miquéias

      O aeroporto de SGA/Natal já foi concebido para operar como hub, haja vista as suas características técnicas. Para se ter uma ideia é um dos poucos aeroportos brasileiros capazes de receber o maior avião comercial do mundo, o A-380. http://www.portal2014.org.br/midia/site/1-1522012131415-SAO%20GONCALO%20DO%20AMARANTE.pdf

  • Felipe

    Recife, claro!

  • Endson

    Recifee! Com Certeza!

  • Caio

    Torcendo por Fortaleza por ser mais perto de Belém e ter vôos bem baratos entre as cidades.

  • Márcio

    Abrem para comentários e não publicaram o meu anterior 🙁 Apenas mencionei o porque acho Recife mais interessante, sem em momento algum ter desmerecido os terminais de Natal e Fortaleza. Vai entender…

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Para não ter briga, Juazeiro do Norte. #prontofalei

    • MARCOS SOBRAL

      Cajazeiras é melhor.

      • MOACYR LOPES DOS SANTOS

        Marcos, Parnaíba, para não ter briga.

      • MOACYR LOPES DOS SANTOS

        Falando sério, Natal é privatizado e está subutilizado, acho que é o favorito, além de ser o mais perto da Europa.

    • Caco Nogueira

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei JDO

  • Laerte Oliveira

    Será sensacional se o volume de vôos Fortaleza – Bogotá aumentar. Se Recife começar a ter vôos pra capital colombiana também, seria mais que espetacular.

  • Guilhe

    Excelente notícia. Além do maior desenvolvimento na região vai abrir muitas opções e desafogar um pouco GRU. Poderiam aproveitar a proximidade e criar novas rotas pro caribe.

  • Márcio, entender é bem fácil: quem posta como anônimo precisa ter o comentário aprovado manualmente por nossa equipe e isso pode demorar alguns minutos. Faça seu cadastro no Disqus preenchendo um formulário ou com uma rede social e seus comentários passarão a ser postados diretamente.

    • jorge moraes

      A Latam está achando que o Brasil é os Estados Unidos, pra comportar vários HUBs internacionais. Com certeza será um tiro no pé da empresa. Se ela já escolheu GRU, como seu hub, está história de hub no Nordeste, me parece papo pra conseguir reduzir ICMS e colocar um ou outro voo internacional lá, mas HUB de jeito nenhum. Puro show pirotécnico, em tempos de dolar nas alturas.

  • Dario

    Nào tem comparação, Recife é a capital do Nordeste e tem o melhor aeroporto! Viva!

  • Leone Almeida

    Também concordo com a parte que é muito bem localizado. Fortaleza é longe de quase todo o Nordeste. Pra quem quiser um voô internacional morando em Natal/Maceio/Jampa/Aracaju, toma um onibus ate recife e so vai..

    • Laerte Oliveira

      Maceió apoia Recife nessa! Seria bom demais!

      • eduardo

        Fortaleza tem uma mega estrutura hoteleira, hj não existe baixa estação o ano todo ocupação acima de 70%, ficamos próximos do Norte onde a demanda por voos vem crescendo muito, e o objetivo e tbm suprir esta região que geograficamente fica mais próxima de Fortaleza.

    • Matheus Gama

      O objetivo não é somente o Nordeste, mas também o Norte.

      Dentre as três, Fortaleza é a mais intermediária entre Nordeste e Norte.
      Nada é tão longe quando tratamos de transporte aéreo, um voo de Maceió à Fortaleza dura, no máximo, uma hora, não é muito.
      Recife tem, sim, a melhor infraestrutura aeroportuária para atender tais demandas, mas o aeroporto de Fortaleza passa por uma mega ampliação que o tornará um dos melhores e mais modernos do país.
      Destaco, também, que Recife recebe diariamente uma maior quantidade de voos que Fortaleza, e, por isso, torna-o menos propício para tornar-se uma central HUB, já que não passa por ampliação(quero dizer que, se Recife for a escolhida, o aeroporto tornará-se muito cheio, podendo transformar-se num caos).
      Com a ampliação do atual TPS de Fortaleza, sua capacidade aumentará muito, visto que passará a ocupar uma área de mais de 130.000 m², tornando-o, dentre os 3, o mais apto para tal malha.

      Quanto à localização aeroporto-cidade, Recife e Fortaleza ganham de Natal. O aeroporto de Fortaleza está literalmente no meio da cidade, assim como o de Recife está a poucos minutos da região onde se concentram os hotéis.
      Enfim, não depende só disso, mas em tais quesitos Fortaleza e Recife saem a frente, com vantagens de Fortaleza (mais próxima do Norte e da América do Norte/Europa e também pela sua estrutura aeroportuária, que será a melhor).

    • Rodrigo

      Moro em João Pessoa/PB e em 1h30 de carro ou 2h de ônibus estou no aeroporto de Recife, são somente 120 km entre as duas capitais – mais perto que isso impossível. Então se o HUB for em Recife é melhor para todo mundo…… E esse novo aerporto de NAtal é muito longe da cidade!!!!

  • Adriana Maria Azevedo

    Torcendo muito por Natal. Mas já fico contente se der Recife 🙂 Sem desmerecer Fortaleza, que fique claro.

  • Bruno

    Pela posição estratégica, infra-estrutura e potencial de crescimento, coloco todas as minhas fichas em Recife. Inclusive, posso apostar que concomitante com esta escolha, será anunciada a construção da segunda pista em Guararapes.

  • Breno Vieira

    – Acho que se fosse pelo aeroporto em si, a preferência seria Recife, Fortaleza e depois Natal.

    – Pelo destino mais turístico ficaria com Fortaleza, Natal e depois Recife.

    – Pela quantidade de gente que viaja, ou pelo “desenvolvimento”, acho que Recife ou Fortaleza.

    – Detalhe que Fortaleza já tem alguns vôos direto pra Europa pela Tap e Lufthansa se não me engano.

    De qualquer forma, há uma boa quantidade de vôos entre os 3 aeroportos e com certeza será melhor do que ir pra São Paulo ou Rio pra ir pra Europa. É totalmente contra-mão. Faz mais sentido vôo do Rio pro Nordeste e depois pra Europa do que o contrário.

    • Thiago Colver

      Concordo inteiramente!

      E que Fortaleza ganhe! rs

    • Daniel Pessoa

      Fortaleza tem TAP pra Lisboa, não tem Lufthansa. Recife tem TAP e um vôo semanal pra Frankfurt pela Condor.

      Você explicou bem as vantagens e desvantagens de cada uma. Já morei em uma das três que estão no páreo e conheço muito bem as outras duas. Apostaria em Recife. Adoro Fortaleza, mas tem o fator que ela fica a 500km da capital mais próxima. Recife e Natal têm mais proximidade, e Recife é bem mais “central” por ter várias cidades médias e grandes ao redor: além da própria metropolitana, João Pessoa, Caruaru, Maceió, Campina Grande, Natal são próximas.

      Como principais vantagens de Natal são o fato do Aeroporto parecer ainda subutilizado e o Lobby que o Henrique Eduardo Alves com certeza fará.

      • Breno Vieira

        Jurava que Fortaleza tinha vôo direto pra Frankfurt.
        Pelo menos já teve eu acho. hahaha

        Realmente, queria que fosse Fortaleza (apesar de morar no Rio, sou de fortaleza), mas apostaria em Recife.

        • Marcus Aguiar

          tem sim, as terças, sextas e domingos. pela condor

        • Caco Nogueira

          Fortaleza tem pra Frankfurt, mas é pela Condor… tbm tem voo para Milão pela Meridiana e para Praia no Cabo Verde pela TACV, além dos voos para Buenos Aires (GOL), Miami (TAM), Bogotá (AVIANCA)… Fortaleza tem que ganhar esse HUB.

          • J Renato Falcão

            Recife tem, Frankfurt, pela Condor, Cidade do Panamá pela Copa, Miami pela Americam, Lisboa pela TAP, Buenos Aires pela TAM, Cidade da Praia pela TACV. E em breve Milão pela TAP e Lagos pela GOL.

      • Fellipe Amorim

        Fortaleza também tem um voo semanal da Tam para Miami, num 767 novinho. Além dos voos charters de Milão e Amsterdam

      • Louis

        Fortaleza tem vôo toda sexta da condor pra Frankfurt, assim como Recife também tem. E Também tem o vôo direto da tam de Miami. E os da TAP pra Lisboa.

    • Albino

      Recife tem vôos da Tap e da Condor (subsidiária Lufthansa). Fortaleza tem da Tap e da TACV.

    • Douglas

      Recife atualmente tem vôo direto para Portugal (TAM), Cabo Verde (TACV a partir de julho), Alemanha (Condor) e (American e TAM com escalas) e Buenos Aires (temporário pela TAM).
      Há ainda o hub da empresa Azul em Recife.

    • J Renato Falcão

      Galera, turismo não é só lazer não! Existem turistas para todos os tipos de necessidades. Tem turista de lazer, tem turista de negócios, tem turista de eventos, tem turista de estudos, tem turista de saúde… Recife Ganha!

  • Bruno Bastos

    Gostaria muito que fosse REC, mas vejo Natal como favorita. Tem um aeroporto novo, pista grande, capacidade pra receber o aumento de demanda internacional bem maior que aqui. Ótima notícia pra nós nordestinos.

    • Breno Vieira

      Você acha que das 3, Natal tem o melhor aeroporto?

      Devem ter feito uma boa reforma, porque da ultima vez que passei lá (anos atrás), era um aeroporto bem simples…

      • Bruno Bastos

        O aeroporto novo dizem que tá muito bom, e acho que o potencial de crescimento dele é maior pq REC e Fortaleza estão mais saturados. Minha opinião claro, n sou adivinho

        • Breno Vieira

          Legal, não sabia não. Realmente o de Fortaleza já tem vôo pra Europa, pra Bogotá, …

          Não sei se suporta muito mais não. hahaha

        • Albino

          Recife não está saturado, muito pelo contrário, está subutilizado. E a pista de REC tem 3.300m contra 2.545m de FOR.

          • Jefferson

            300 metros da pista de REcife são inuteis, por ser área de escape!

      • Igor Chianca

        Natal inaugurou um novo aeroporto que fica em São Gonçalo do Amarante, uma cidade na grande Natal e desativou o Augusto Severo, o antigo que foi provavelmente o que você foi

        • Breno Vieira

          Deve ser.

      • sigma7777777

        Agora há o aeroporto novo para fins comerciais e o anterior será utilizado pela aeronáutica.

    • Igor Chianca

      Cara, discordo pq Natal não tem nem de longe a mesma demanda de Recife. O aeroporto é novo e tal, mas fica MUITO longe da cidade, o acesso a ele é meio complicado e caro, diferente de Recife que dá pra ir até de Metrô. O aeroporto de Natal é organizado, mas não sei… Até a praça de alimentação é bem pequena se comparado ao Guararapes.

      • José Gustavo Rego Alves

        Não se esqueçam que o objetivo é fazer HUB. Ou seja, conexão.
        Não precisa ter necessariamente uma demanda grande na cidade escolhida

        • Rodrigo

          Mas para ser um HUB é interessante que a cidade seja atraente de alguma maneira.

        • Marco

          Concordo com você, lendo os comentarios, vejo que muitos acreditam que haverá muita procura pelas cidades como destino final. O que não é o caso e deixa bem claro que querem fazer um HUB a moda de Panama.

      • Bruno Bastos

        O José Gustavo disse o que penso, pra quem vai fazer conexão tanto faz se o aeroporto é dentro ou fora da cidade e infraestrutura de lojas se providencia, basta haver passageiros em trânsito

  • Thiago Colver

    Torcendo muito por Fortaleza. Conexão Slz – For. Que notícia boa!

    Fortaleza o/

  • Ronilson

    Recife vai levar com certa tranquilidade. Aeroporto de Fortaleza não chega perto.

  • Igor Chianca

    Pra mim me parece mais certo que será Recife, que já conta com uma boa infraestrutura, tem uma boa demanda e tem uma posição geográfica mais estratégica já que fica em uma posição mais central no Nordeste, facilitando pra quem vem de outros lugares do Nordeste, como de João Pessoa, Maceió, e até de certa forma Natal e Campina Grande. (eu preferia que fosse Natal, mesmo sabendo que dificilmente será kkkk)

  • Eduardo

    Ótima notícia, o Aeroporto de Recife conta com uma excelente infra, foi o mais bem avaliado do país em pesquisa realizada durante a Copa do mundo com estrangeiros. Aliando a boa infraestrutura, a localização dentro da cidade e a a 6ª maior densidade populacional dentre as regiões metropolitanas do país (perde apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Distrito Federal e entorno), acredito que Recife tem boas chances de ser a escolhida. Entretanto, o peso político também influi bastante e o atual governo é oposição em relação ao palácio do planalto. Aguardo anciosamente o resultado.

  • Hermes Hs

    Gostaria muito que fosse Fortaleza, porém, em questão de transporte público para o aeroporto deixa muito a desejar. Por exemplo não existe uma linha de ônibus executivo que te leve ao centro ou as praias centrais na região de Iracema e outras. Infelizmente isso está na mão do governo, que não parece se importar muito. Só tiveram linha executiva durante a Copa é depois acabou. Ou vc pega táxi, ou a inviável jornada de dois ônibus para chegar a Aldeota, por exemplo, a principal região turística de Fortaleza. Com o detalhe de ter de sair fora do aeroporto bem distante para a Jornada impossível. Só uso táxi quando vou para lá, pois não há opção. No mais o aeroporto é razoavelmente de bom para ótimo.

    • Breno Vieira

      Concordo, isso é muito ruim!!!

      Apesar de que o aeroporto é bem próximo à cidade. Mas deixa a desejar nisso.. No Rio tem, Curitiba tem, BH tem, quase todo aeroporto tem onibux executivo..

      E acho táxi em Fortaleza bem caro =/

    • Michel Soares

      Existe uma linha 066 – Aeroporto-Aldeota (algo assim) que passa dentro do Aeroporto. Lembra o que acontece em Foz do Iguassu onde o ônibus também entra no terminal do aeroporto.

      Os taxis não são caros. Possuem preço justo.

      A distância do Aeroporto da zona hoteleira é muito pequena (claro q isso é relativo e depende do referencial) não considero inviável, principalmente se for utilizado fora dos horários de pico. Esse é meu ponto de vista como morador.

      E vale lembrar que como o colega acima lembrou, a escolha é de um HUB, ou seja, para conexões onde não interessa muito se o aeroporto fica perto ou longe da cidade, facilidade de acesso, etc.

  • André Felipe

    Acho que é uma tentativa da TAM em aumentar suas receitas em moeda estrangeira, que ajudam mais que a combalida fonte de receitas em real. Infelizmente, a TAM está muito atrasada quando o assunto é descentralização dos vôos. Copa Airlines, American, Delta, TAP, Air Europa e Air France agradecem a lentidão dela.

  • sigma7777777

    Acho que Natal é melhor, por poder atender também a Paraíba. Além disso possui voos regulares de Fortaleza e da Bahia. Acho que Fortaleza tende a ficar com os voos para os EUA.

  • Renata Karine Leite Neves

    Logisticamente Recife leva grande vantagem. É a mais central entre as capitais do NE, tem o melhor aeroporto, tem vários polos de desenvolvimento em implantação, o que atrai executivos (refinaria, fabrica da Jeep, Novartis…). Se o governo do estado for esperto e fizer uma desoneração no querosene, Recife leva o hub sem maiores dificuldades.

  • Leandro Alves

    Apostaria FORTALEZA, alem do inccentivo do ICMS do combustivel, que fez a unica cidade da tam no ne com voo miami direto, tem a questao do aeroporto regional Aracati que a TAM EXECUTIVO deve tomar de conta.

    • Igor Chianca

      A grande questão de Fortaleza ao meu ver é a distancia para as demais cidades do Nordeste, fica a 10 horas de carro de Recife, 8 horas de João Pessoa, 6 de Natal, a menos que se faça uma conexão via aérea não se torna muito interessante, ao contrário de Recife que mais próxima a outras cidades maiores do Nordeste, aumentando assim a demanda para os voos.

      • Fernando

        Porém lembre-se que não trata apenas de locais próximos. O aeroporto tbm será Hub para a região Norte. Você acha que Recife fica mais perto de Belém, Manaus e São Luiz do que Fortaleza (que alias além de estar centralizada entre as regiões é tbm a capital mais próxima para a Europa)?

      • Caco Nogueira

        Mas ninguém vai pegar um carro de REC pra FOR pra só então pegar o voo internacional…. pra isso existem as conexões… e FOR está perto de THE, SLZ, BEL, JPA, JDO… Mas enfim… sendo voos para nós do Nordeste, quem ganhar já é uma vitória, pq vc sair de FOR com destino a Madrid, por exemplo, descer pra GRU, depois subir de novo pra Europa é um absurdo de perca de tempo e dinheiro!!

        • Igor Chianca

          Justamente isso, só é mais vantajoso ir pra Fortaleza por via aérea e essa conexão pra lá, nem sempre é $$vantajosa$$ (digo isso pq já peguei voo JPA-FOR e quase sempre ta um pouco salgado o preço), claro que tem casos que a conexão nem faz tanta diferença no preço do que pegar um voo direto, mas no geral dá uma diferença considerável. Por isso que acho que do ponto de vista do consumidor, e também da empresa, já que terá mais passageiros, Recife é uma melhor opção. Mas vamos esperar o que a Tam decidirá

  • Eduardo Carrá

    Eu acho que o aeroporto de Recife vai sair na frente em relação as outras duas cidades, maaaaas, claro, minha torcida tá para a minha cidade, Fortaleza, que preenche todos os requisitos. Fortaleza tem um aeroporto que está crescendo, é das três capitais a mais próxima da Europa e mais central entre região norte e nordeste

  • MARCOS SOBRAL

    Este é um movimento natural que começou há 3 anos quando a Tam cancelou rotas saindo do Rio de Janeiro. Durante mais de uma década a TAM não tinha sequer um voo internacional saindo do Nordeste. Todos os nordestinos tinham que voar para o sul, em um movimento conhecido como “descer para subir”. As empresas estrangeiras começaram a abrir rotas diretas do Nordeste (Condor, Air Europa, TAP, Alitalia, Air Caboverde, Copa, American Airlines, etc). Isto fez com que rotas alimentadas por conexão no sul do Brasil secassem. Diferente de São Paulo, o Rio de Janeiro não tem demanda local para tantos voos internacionais. Tardiamente a TAM toma esta decisão. É muito mais lógico um carioca tomar a ponte aérea de 1 hora e viajar através de Guarulhos ou Campinas, do que um nordestino viajar até 5 horas para pegar uma conexão no Galeão.
    Em outras palavras: qualquer uma das três opções (Natal, Fortaleza ou Recife) será excelente para nós, já que teremos apenas uma conexão de 1~2 horas. O que é impraticável é o jeito que estava.

  • Sérgio Phereira

    Dificilmente a decisão será por aspectos técnicos. Pois bem, sabemos como funciona o nosso Brasil..Tudo na base da politicagem.

  • MARCOS SOBRAL

    Rapaz, vota em Recife que fica mais perto.

    • Abner Torres

      kkkkkkKkk… Penas que não é uma eleição…

      O MD poderia abrir uma enquete… Vai que a TAM/LAN leva isso em consideração!

    • Matheus Gama

      Kkkkkkkkk, todo mundo quer ver o aeroporto de sua cidade tornando-se ainda mais importante.

  • Tiago Cardoso

    E Belém porque não entra na rota? Praticamente o mesmo tempo de vôo pra Europa, rota mais curta pro Caribe, pra América do Norte e até pro Peru e Chile.
    Pra Europa até concordo com o Nordeste, mas pra América Central e do Norte o hub deveria ser Belém!

    • Carlos

      Pq o Valor de Cães tem uma pista minúscula amigo. Não seria viável aviões de maior porte.

  • Helio Paiva Neto

    Natal, pela localização geográfica estratégica, que é o que realmente importa em um Hub

  • jp

    Acredito que quem leva essa é Recife, preferia Natal por ter um grande potencial a crescer e quem sabe o novo Ministro do Turismo não ajudar na escolha, além disso, essas reclamações de distância não vejo muito isso, ir de táxi é caro, mas tem ônibus a 2,50 no que gostei muito. Por fim, Fortaleza fica entre as duas, mas não é a favorita eu acho.
    Ou investe em um novo aeroporto ou leva a experiência e a eleição de melhor aeroporto.

  • Roberto Alencar

    Recife tem melhor infraestrutura aeroportuária e foi eleitomelhor aeroporto pelos passageiros em pesquisa realizada pela ANAC.

  • Adriano Destorac

    Recife ganha fácil, aeroporto na divisa do bairro mais conhecido pelos turistas (boa viagem), o melhor aeroporto do país e a Azul já vem investido cada vez mais em vôos aqui, o que mostra seu potencial. Em favor de fortaleza só tem a população mesmo, pq o aeroporto é horrível. Quanto a cidade linda de Natal não vejo motivos para se quer está na lista.

  • Julianna

    Nenhum bate a localização e o aeroporto de Recife (melhor aeroporto do Brasil)!

  • MARCOS SOBRAL

    Apesar de ser de Recife, acho que será em Fortaleza. Motivo: Fortaleza já tem um voo internacional da TAM para Miami. Já tem equipe para isto. Montar em outra cidade seria manter duas infraestruturas em duas cidades distintas.

    • marco queiroz

      Ja ta quse certa a escolha de fortaleza.a tam ja instalou a base de nanuntencao dad aeronaves em aracati aeroporto rehional a 140km de fortaleza. Faltando apenad detalhes burocraticos com o governo estadual

  • Tito Bosco

    Ainda bem que Salvador nem entrou na lista. Eu opto por Recife. O melhor aeroporto do NE e quiçá do Brasil em todos os aspectos.
    O de Fortaleza é otimo pela localizacao e tem uma certa insfraestrura. Já o de Natal, sem condições.

  • Onilson Júnior

    Lembre-se que no Brasil a política fala mais alto e até a data da escolha do HUB, o ministro do turismo será Henrique Alves, de Natal. Isso vai pesar muito na escolha.

  • Braulio Soares

    Independente do escolhido, TEM QUE TER voos direitos das capitais do Nordeste para lá, senão, muda pouco… Pois se for para pegar as atuais conexões horríveis entre as capitais do nordeste para chegar em Fortaleza/Nata/Recife, vai continuar ficando mais confortável ir para GRU em voo direto.

  • Rodrigo

    Na verdade, Recife é maior do que as duas outras cidades citadas. Ocorre que em Recife há uma conurbação (junção de várias cidades, sem áreas de separação entre elas, causadas quando a cidade cresce demais e alcança a área da cidade vizinha). A região metropolitana do Recife tem 3,88 milhões de habitantes, pouco mais que Fortaleza, que tem 3,81 milhões. A diferença é que na RMR essa população está num espaço bem mais concentrado (1.403 hab/km2) e em Fortaleza as coisas são mais distantes, estão espalhadas numa área maior de região metropolitana (densidade de 659 hab/km2).

  • Felipe

    Moro em Fortaleza, mas:

    1. Natal tem possibilidade muito maior de expansão pois há terreno em volta pra isso.

    2. Recife tem mais vôos internacionais, melhor transporte público e melhor posição geográfica em relação ao restante do nordeste.

    3. Tanto Natal como Recife tem pistas muito maiores do que Fortaleza, o que favorece muito mais a circulação de grandes aeronaves, inclusive as cargueiras, que precisam de muita pista.

    4. Qualquer das cidades que for escolhida vai beneficiar toda a região com melhores conexões nacionais e a descentralização dos internacionais (alguns vôos é claro!) de GRU.

    Depois de pesar todas as questões acima, acredito que Recife seja a mais adequada, pois Natal não tem muita demanda e o aero fica longe da cidade; e quanto à Fortaleza o terminal não tem capacidade e pistas (na minha opinião) adequadas para um hub do porte que a LATAM quer.

  • chicog

    NATAL, sem dúvida, pela melhor posição geográfica e por ter (ainda) bem menos caos no trânsito do que Recife e Fortaleza.

  • Rafael Santiago

    Excelente! Como nordestino já estou bem animado com a notícia… Como Natalense aumenta ainda mais a torcida pela minha cidade… Temos bons diferenciais: Aeroporto novinho em folha com excelente estrutura e previsão de crescimento maior que os concorrentes além de Natal ser a melhor localização geográfica pois é o ponto mais próximo da Europa. De qualquer forma a região toda vai ganhar com esse novo HUB.

  • Hugo

    Será o Recife, por várias razões: 1) maior região metropolitana do nordeste. Fortaleza tem mais habitantes apenas por uma questão territorial. 2) Maior poder aquisitivo da população. 3) melhor localização geográfica, eqüidistando entre Fortaleza e Salvador, além de estar a poucas horas de carro de Maceió, João Pessoa e Natal. 4) excelente infra-estrutura hoteleira e em plena expansão. 5) O Recife possui uma estação de metrô aeroporto conectado ao embarque. 6) indiscutivelmente o melhor aeroporto do Brasil eleito por diversas fontes. 7) capacidade do aeroporto ainda suporta grande aumento da demanda sem fazer nenhuma obra, visto que suporta 15 milhões de passageiros por ano e movimenta 5 milhões ao ano.

  • Raphael Bezerra

    Natal, sem dúvidas, mais bem localizado geograficamente e com otima estrutura

  • Ramon

    Acredito que Recife seria a opção mais interessante, visto que facilitaria o acesso daqueles que moram em outras cidades próximas como João Pessoa, Natal, Maceió bem como os de cidades de porte médio do interior da Paraíba e Pernambuco (Campina Grande, Caruaru, Garanhuns), sempre esquecidas, mas com muita gente que se desloca bastante para viajar. Além disso, há muitos voos diretos e de baixo custo que ligam Fortaleza e mesmo Natal à Recife, o mesmo não ocorre para quem mora nas outras localidades que falei no inicio do comentário à Fortaleza. Voto em Recife =)

    • Fernando

      Mas lembre-se que não trata apenas de locais próximos. O aeroporto tbm será Hub para a região Norte. Você acha que Recife fica mais perto de Belém, Manaus e São Luiz do que Fortaleza (que alias além de estar centralizada entre as regiões é tbm a capital mais próxima para a Europa)?

  • Walfredo Dantas

    Recife e Fortaleza são excelentes capitais, e contam com significativos itens que legitimam suas participações nessa seleção. Mas Natal, indiscutivelmente, contempla a condição de melhor escolha para os propósitos do hub. Sem desmerecer as outras dignas concorrentes, e muito menos apelar para argumentos pequenos e irrelevantes numa discussão dessa envergadura. Bom, que os notáveis no assunto tomem a melhor decisão. Qualquer que seja a cidade escolhida, ganhará o Nordeste, o Norte, e mais ainda a população dessas regiões que poderão viajar com mais conforto, rapidez, e esperamos, economia. Parabéns LAN TAM, pela decisão!!!!

  • Hugo

    8) possui área própria da infraero Para expansão do terminal de passageiros quando necessário. 9) O Recife possui várias rotas internacionais dentre as quais voo direto para Miami pela American Airlines, que faz parte da Star Aliance. A TAM poderá concorrer de forma direta com esta aliança. 10) desculpe Natal, o aeroporto é belíssimo, mas não comporta o volume. É muito pequeno. 11) O aeroporto de Fortaleza é bom mas o dos Guararapes é muito superior. 12) o Aeroporto de Recife fica dentro da cidade. Não precisa nem medir distâncias porque ele já está lá, pretíssimo do centro e conectado ao metro, como falei

    • s3ph1r

      Só uma correção, no seu ponto 9) A American Airlines faz parte da Oneworld (ela quem criou a aliança), e a TAM faz parte da Oneworld. Então nada de concorrência aqui.

  • Paulo Oliveira

    Moro em BH e acho ótimo um hub no Nordeste. Para quem mora em MG, GO, TO, BA e tudo que fica ao norte de São Paulo isso é ótimo. Já pega o voo doméstico no sentido da viagem e não tem que subir metade do Brasil de novo. Serão boas horas a menos!

  • Sérgio Phereira

    Se depender de política, não precisa nem dizer qual estado é mais forte ! Tomara que Pernambuco não tome do RN, como aconteceu com Fernando de Noronha no passado.

  • James Cassiano

    Natal seria ótimo, em decorrência da proximidade da Europa e tendo em vista o fechamento do Aeroporto Augusto Severo, que permanece bem estruturado.

  • Wallace Souza

    Recife é o melhor e vai ser escolhido. O aeroporto de Natal é muito mal localizado, absurdamente distante da capital e com obras inacabadas!

  • Jefferson

    Sou de Fortaleza, acho uma ótima notícia para a região. Quanto à cidade a ser escolhida, uma série de fatores podem influenciar. A favor de Recife e Natal, com certeza o aeroporto (Natal possuindo melhor localização geográfica). Já Fortaleza, além boa localização, tem demonstrado boa articulação no campo político. O Governo vem trabalhando numa política de isenção de ICMS sobre o combustível de aviação, item que compõe boa parte do custo de operação dos vôos (assim conseguiu recentemente o Vôo da Gol para Buenos Aires e o da Avianca para Bogotá). Enfim, seja qual for a escolha estarei feliz. Claro que torcendo por Fortaleza, mas se isso não acontecer as duas outras cidades são muito próximas (como se diz por aqui: “é um pulo”).

  • Cleiton Luz

    Vocês esquecem do NORTE, conforme fala a TAM: “O grupo destacou que independentemente da cidade escolhida , o novo hub
    resultará em melhor conectividade para todo o centro-norte do Brasil.
    Hoje, a oferta da aviação nacional está mais concentrada no Sudeste, no
    Sul e em Brasília. O projeto, segundo a Latam, trará oportunidades de
    novos voos, destinos, rotas e conexões para toda a área ao norte do
    Distrito Federal, especialmente as Regiões Norte e Nordeste.”

    O que valerá na escolha é a conectividade com o Norte e NE. Não acredito que a infraestrutura aeroportuaria será o diferencial, já que isso pouco influencia. O diferencial será a questão econômica. Acho que Fortaleza ou Natal será escolhida, e acredito que Fortaleza leva vantagem por ser uma cidade maior e oferecer uma mão de obra um pouco mais qualificada para as atividades e deverá dar uma boa isenção de ICMS. Ademais, o aeroporto de Fortaleza está sendo reformado, nada que uma PPP não possa adiantar, já que o HUB só funcionará a partir de 2016 mesmo.

  • wicttor

    O problema é que o Dois de Julho não tem mais como crescer já que foi construído na saída da cidade onde hoje é a cidade de Lauro de Freitas. A cabeceira da pista fica diretamente em cima de centenas de residências já.
    O Aeroporto de Salvador tem a entrada de aeroporto mais bonita do Brasil, se não, uma das mais bonitas do mundo com aquele bambuzal.

    • Douglas

      Não. O problema é que não é geograficamente bem posicionado no NE. E aeroporto em si esta muito mal tratado. Quando passei por lá tive uma experiência horrível de sujeira, aparelhos ultrapassados e velhos, um check in caindo os pedaços, revista de segurança mal posicionado e improvisado e uma sala de espera apertada e suja. Meu voo era para Madrid.

  • Ana Patricia Leal

    Se for por posição geográfica é óbvio que Natal é a melhor opção. Porém, sabemos que o novo aeroporto é péssimo e tem muita mais envolvido..

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Formalizaram, ponto. Agora é de cada governo procurar maiores incentivos para atrair. Bobos é que os gestores da LATAM não são…

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    E o post parece que vai bater recorde……

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Tirando a briga regional por qual cidade será a vencedora, acho que será uma grande sacada da Latam. ao meu ver, eles poderão concentrar todos seus voos para a Europa saindo do aeroporto escolhido, fazendo de lá um grande HUB, mandando seus voos de Santiago, Lima, Buenos Aires, SP, RJ, etc para lá, e de lá para a Europa, aumentando a taxa de ocupação dos voos.

    A mesma coisa no sentido inverso. por exemplo, de lá para Lima e de Lima para Miami por exemplo.

    #vaidarcerto #onordestemerece

  • Ed Barroso Rodrigues

    A TAM já tem seu aeroporto de manutenção de aeronaves no Ceará, Aeroporto de Aracati, então acho provavel que o hub venha para Fortaleza, que cede incentivos maiores e a ampliação do aeroporto internacional vai deixa-lo capaz de aumentar bastante o numero de voos em 2016.

  • Alberth Amorim

    Creio que Recife ficaria mais “centralizada” tendo em vista a vasta quantidade de voos entre SSA, FOR, NAT, AJU, THE, SLZ e outras capitais naconais (com ou sem conexões) e a curta distancia entre MCZ e JPA. O aeroporto fica no centro da cidade, é ligado com estação de metrô integrada com um terminal de ônibus. Não vejo “motivos contra” a escolha de Recife como esse HUB da Latam.

  • Renato

    Sem duvida RECIFE, será contemplada com todas as avaliação positivas sobre estrutura e suporte e principalmente com o melhor aeroporto avaliado do Pais vamos só aguardar.

  • Marcelo Santos

    Welcome to Recife

  • Emerson Medeiros

    Disse tudo !

  • lvcivs

    Deve ficar entre Recife e Natal, com Fortaleza como azarona.

    O aeroporto novo de Natal foi feito já com essa concepção de hub, possui bastante espaço para expansão e já tem uma pista longa, como Recife. Pesa contra a falta de infraestrutura ao redor.

    O de Recife é muito bom, bastante premiado, com uma pista longa como a de Natal e ainda há espaço para a TAM crescer no terminal atual.

    O de Fortaleza está com uma expansão em curso, mas pesam mais coisas contra que a favor. O terminal não é tão grande quanto o de Recife, a pista é 500m menor que a de Recife e Natal e sua ampliação não é tão simples devido ao aeroporto estar cercado pela cidade.

    Se fosse para este ano, apostaria em Recife, como é para o ano que vem, aposto em Natal.

    • Felipe

      Penso como você, pois pra mim pista maior faz a diferença quando o assunto é hub internacional. Além disso área para expansão também conta muito

  • Thiago Queiroz

    O Aeroporto de Natal seria perfeito se não fosse extremamente longe da cidade. Acredito que Fortaleza está em melhor posição, são N fatores favoráveis, contudo, Recife recebe muito mais voos que as outras duas e seria uma boa pedida pela facilidade em conexões, enfim, se a escolha fosse fácil já teriam se decidido…

  • Eduardo Mignani Góes

    Acho que vai pesar nesse caso não é a distancia do aeroporto pro centro da cidade e sim a facilidade do aeroporto para conexões. O Hub nada mais é do que um aeroporto centralizador de vôos e que oferece rapidez na conexão entre os mesmos. Como exemplo Viracopos, que não tem tanto o que oferecer, é longe pra kct da cidade, porém é rápido e eficaz nas conexões. Assim como Atlanta e Bogotá, onde já estive. A cia aérea não tá preocupada em que vai “descer” no aeroporto e sim quem vai circular pelo mesmo. Por isso acho q Natal é mais adequado, pois recebe menos passageiros que as demais e tem um aeroporto novo e pouco utilizado, o que seria perfeito para uma “alocação”…

    • Cícero

      O aero de Natal é distante do centro e tem um acesso que dá vergonha. Mas a posição geográfica é boa e pode crescer sem precisar fazer desapropriacoes. Lembrando que os maiores aeroportos do mundo são distantes da cidade. Mas tem estrutura completa ao redor. Oslo por exemplo, tem varios hoteis há poucos metros do aero, sem falar numa estação de trem embaixo do estacionamento. É uma pena que tomam o exemplo dos outros mas praticam errado….Mesmo Natal sendo a menor, acho que é a favorita.

    • Renato

      Se eles forem pensar só em quem esta de conexão faria sentido, mais como a intenção é lucro acredito que vão considerar tanto para conexão quanto para trecho individual também.

  • Carlos Eduardo Mariz Neves

    Recife pela centralidade e pelo aeroporto. Só falta o governador acordar e dá um empurrãozinho com uma desoneração do querosene…

  • Adriano Israel

    Gostaria que fosse NATAL, por morar nas redondezas. Mas sendo Recife ou Fortaleza, desde que tenham passagens mais em conta, estarei satisfeito!

  • Everardo Neto

    Sem dúvida alguma Nata-RN é a melhor opção por inúmeros fatores como localização geográfica, Infraestrutura Hoteleira, Novo Aeroporto moderno com padrões internacionais, incentivo fiscal (REDUÇÃO DO ICMS), Apoio político (MINISTRO DO TURISMO HENRIQUE EDUARDO ALVES), Recentes negociações com as empresas aéreas para expansão da malha aérea, opões gastronômicas singulares… ou seja tem fatores de sobra para ser a contemplada sem falar nas belezas e particularidades que só Natal tem sendo detentora 7x de melhor cidade para se fazer turismo no Brasil.

    A noiva do sol se destacando mundialmente.

  • Roberto Lourenço

    Acredito que vai dar Recife, pela melhor situação geográfica com um raio de alcance em mais 3 capitais, além dos polos regionais. Ademais é o melhor aeroporto do Brasil e fica próximo aos hotéis da cidade e do centro ( em torno de 3km ).
    Fica a 300km de Natal, 120km de João Pessoa, 250km de Maceió, 60km de Porto de Galinhas ( hoje um dos grandes destinos turísticos internacionais ), Caruaru 120km e Campina Grande 250km.
    Natal tem o novo Ministro que embora sem força nenhuma junto a Dilma, pode querer perturbar e trazer para o lado dele. Vale salientar que o aeroporto atual é super-moderno, entretanto é longe e seu deslocamento da cidade a ele ou vice-versa é uma outra etapa da viagem.
    Fortaleza tem um aeroporto já antigo e não tem uma população com poder aquisitivo suficiente para segurar esta demanda.
    Portanto vencendo qualquer dos 3 ganharemos nós que moramos aqui, pois evitaremos aquela viagem demorada a SP/RJ.

  • HC

    RECIFE, o aeroporto é dentro da cidade, moderno e fica entre as outras duas selecionadas.

  • Ma

    Recife.
    Praticamente dentro de Boa Viagem, onde ficam a maioria dos hotéis, perto do Centro, estrutura ótima, ponto de ônibus com ônibus com ar condicionado que vai até o centro, perto do metrô com integração.

  • Cidadão

    Acho que seria bem viável fazer um bom hub regional numa capital do nordeste, e de lá partir alguns voos para Europa e América do Sul. É muito desestimulante para o passageiro sair do nordeste para Guarulhos, e depois pegar um voo para a Europa e passar por cima do nordeste de novo

  • sigma7777777

    Mas já está sobrecarregado. É preciso distribuir melhor os voos pelo nordeste.

    • Douglas

      Não esta sobrecarregado não. De onde você tirou essa?

    • J Renato Falcão

      Como pode um aeroporto com movimentação de 7,2 milhões de passageiros e tendo uma capacidade de 16 milhões de passageiros estar sobrecarregado? Além disso o Terminal A, esta desativado, se utilizá lo, a capacidade do Guararapes/Recife sobre na hora para 24 milhões de passageiros!

  • Gabriel De Brito Nunes

    Sou de Recife, conhecendo os três aeroportos, diria que fortaleza estaria fora da disputa por duas razões, não ser central para os outros estados do nordeste e por não ter infraestrutura.
    O de Recife é um aeroporto muito bom quanto a infraestrutura, contudo o fato de está dentro da cidade que é bom por um lado, o impede de ampliar e para ser HUB precisa-se de vagas de estacionamento de aeronave, acredito que Recife tenha apenas 4 ou 5 hoje em dia, e uma ampliação fica muito difícil, a menos que tirem a aviação executiva e a aeronáutica, o que eu acho muito pouco provável.
    O de Natal/São Gonçalo é ideal para ser HUB e ele foi projetado para isso, a ideia original se não me engano era tornar Natal como HUB da América do Sul, lembrando o que foi durante a guerra com o “Trampolim da Vitória”, o fato de está muito distante da cidade não acho que será um ponto fraco, pelo contrário, lembrem-se, será aeroporto de conexão, ou seja, as pessoas não precisão se deslocar para o centro da cidade, apenas ter estrutura para receber aeronaves, estacioná-las, de ampliação, de infraestrutura aeroportuária de uma forma geral, que se por uma lado o aeroporto ainda não tenha, tem capacidade de proporcionar rapidamente e com baixo custo.

  • Gabriel Nnunes

    Esquecendo quem é melhor!!

    Parabéns ao grupo LATAM, já era em tempo, nós não aguentamos mais gastar pelo menos 7h a mais por trecho em nossas viagens para a Europa. Saindo de Recife, são 3h30min de ida até Sampa, mais conexão, levando em consideração que passamos por cima de nossas cidades depois, são mais 3h30min de sampa ao destino.

    Só para não esquecer a disputa, Recife ganhou um voo para Buenos Aires recentemente, talvez seja um teste!

  • Dantas

    Recife é mais central !!!!

  • Paulo

    Recife por está no centro do NE, bem como, mais perto de outras grandes cidades como Maceiò 240 km, João Pessoa 110 km e Natal 290km. Sendo assim outras regiões ganharão força para a empreitada. Sem contar que o aero de PE foi recentemente escolhido como o melhor do Brasil

  • Douglas

    Recife ou Natal porque moro em João Pessoa/PB.

  • Gentil Meireles

    Obviamente, o interesse é voltado ao público estrangeiro, que vem ao Brasil para turismo, e tem que enfrentar o caos da Conexão em GRU ou GIG. Ponto ultra positivo à economia de todos os estados do Nordeste. Ponto negativo para os brasileiros, que terão, ainda mais, que curtir praia clara e quente em outro País, em razão da inflação surreal já existente, e que ainda mais acontecerá, no litoral nordeste.

  • joselito

    Embora reconheça a importância das duas outras capitais, penso que o novo aeroporto de Natal já foi construído exatamente na intenção de se atender a uma maior demanda aérea, inclusive para aeronaves de grande porte e de cargas. Portanto, considerando também a localização estratégica em que se encontra localizado o Estado do Rio Grande do Norte, acredito que Natal seja a melhor opção.

  • Hugo

    Vocês precisam entender que para ser um hub vale mais a estrutura aeroportuaria que qualquer outra coisa. Por definicao, um hub é um concentrador de voos. Portanto, a intencao é que os passageiros vindos de outros locais circulem dentro da área de embarque. Eles não vão desembarcar Na cidade. Por isso, o Recife sai disparado an frente.

  • Alynne Roberta Moura Lucena

    Tomara que venha para NATAL, e que seja reativado o antigo aeroporto, que é super bem localizado. Agora vamos ver se o novo Ministro do Turismo, que é Norte-Rio Grandense, vai dar uma forçinha para tentar amenizar o trágico aeroporto de SGA. Que é muito longe e muito perigoso.

  • Thullyo

    Terá mais emprego no meio da aviação. 🙂

  • Hernando Jr

    Belo Horizonte continua como uma “ROÇA” mesmo…. oh trem viu!

  • Flavio Vecchi

    Se considerarmos o que os aeroportos dessas cidades oferecem hoje, o de Recife ganha disparado dos demais, em todos os quesitos.
    Basta saber se as obras, já atrasadas, mudarão esse cenário !!!!

  • MagnoMacedo

    Aeroporto de Fortaleza apesar de não haver terminado a reforma tem uma área gigantesca que ainda pode sr utilizada, fica a poucos minutos de tudo, junto com Natal são as Capitais mais próximas da Europa, Temos uma das 7 prais mais bonitas do Mundo (Jericoacoara), a Praia do Futuro é a melhor estrutura de praia do Brasil para turismo e não tem problemas com tubarão.

  • Ana Paula

    Bem estou na torcida para que seja em Natal, pois moro aqui. Apesar do novo aeroporto ser bem longe da cidade. Mas aproveitarei também se for em Recife, só deixar o carro lá e viajar feliz. O que importa mesmo no final é viajar.

  • Carlos César

    Sou de Recife mas acho que vai dar Natal. Motivos:

    – O atual Ministro do Turismo, Henrique Alves, é de Natal e é o principal responsável pelo novo aeroporto de Natal, que, por ser longe e em região pobre, é detestado pela maioria dos usuários. Acredito que ele vai querer aproveitar sua gestão à frente do Ministério do Turismo para viabilizar esse hub da LATAM e com isso demonstrar que acertou ao construir um novo aeroporto. Ao contrário, se ele não conseguir esse hub aí vai ficar comprovado que o novo aeroporto era realmente desnecessário, causando uma enorme mancha na vida política dele;

    – O aeroporto de Natal tem uma pista enorme (a maior dos três que concorrem), além de ter MUITA área para expansão de sua estrutura, se necessário;

    – Uma das principais reclamações dirigidas ao novo aeroporto é a distância e o tempo que se leva para chegar/sair dele, só que os acessos até o aeroporto nunca foram construídos, então se e quando fizerem isso um dos principais problemas desaparecerá;

    – Geograficamente, Natal está no meio das três cidades que concorrem, ou seja, voar de Recife ou de Fortaleza para Natal nunca dá mais que uma hora;

    – Natal é a capital mais perto da Europa e de Fernando de Noronha (destino que pode vir a ser procurado pelos visitantes);

    – O atual governador concedeu uma generosa isenção de ICMS sobre o querosene de aviação, ou seja, reduziu os custos do abastecimento.

    Dessa forma, seja por critérios políticos (o empenho do Ministro do Turismo e do Governador) seja por critérios técnicos, acho que dá Natal.

  • Marcelo Marinho

    Eu moro em Parnamirim, onde era localizado o antigo aeroporto de Natal, trabalhei no antigo e trabalho no novo aeroporto de Natal………….Acredito que Natal seria a melhor opção porque o “NOVO” aeroporto de Natal tem plena condição de atender a demanda, ela não é sobrecarregada com voos como a de Recife e Fortaleza são, ela é afastada de Natal sim, aproximadamente 25 km em que precisa de melhoras em vias de acesso, estão finalizando a principal e a outra precisa de melhorias mas isso, com incentivo do Governo do estado espero que melhore………..A área em que foi construindo o novo aeroporto tem pleno espaço para crescer mais ainda com um novo terminal se for o caso apesar que ele seja grande o bastante para atender a demanda, fora o incentivo da diminuição do combustível aéreo e também por Natal ser uma cidade com estrutura para atender pessoas com seus leitos de hotéis, restaurantes, shoppings e vias públicas…….Acredito e espero que seja Natal mas se for eleito Recife ou Fortaleza também estarei feliz porque vai ser no NOSSO Nordeste beneficiando a todos nós!

  • Breno Vieira

    Sabia que tinha vôo pra Frankfurt.

    Fortaleza tem poucos, mas tem vôo direto pra:
    América do Sul (Argentina, Colombia),
    Europa (Lisboa, Frankfurt),
    América do Norte (Miami, …),
    África (Cabo Verde).

    Vamo lá Fortaleza!!! Só falta Ásia, Oriente Médio, Oceania, …

    hahhaaha

  • Gustavo

    Melhor experiência ao cliente, melhor estrutura, melhor custo beneficio. Alguém tem dúvida que esse lugar é Recife?

  • Gabriel Nnunes

    Além disso o fator distância não é importante para um HUB.

  • Eduardo

    Recife tem maior região metropolitana, melhor aeroporto e maior poder aquisitivo, além de ser mais central no Nordeste.

  • Anderson

    2 coisas:

    1.
    Não interessa distância da cidade para o
    aeroporto. Será um hub de conexão. Ou seja: os voos internacionais desta base dependerão
    quase que exclusivamente da ocupação gerada via conexão no terminal, e não dos
    passageiros que vierem da cidade (seja de trem, metrô, táxi, asa delta ou jegue!).

    2.
    Dizer que o hangar em Aracati (CE) é vantagem
    para FOR é errado. O hangar de Aracati é da TAM Aviação Executiva, empresa de
    táxi aéreo da Família Amaro, que não pertence nem tem relação com o Grupo
    LATAM! É simplesmente outra empresa, com nomes “irmãos”, mas outra empresa, de
    outro dono, etc.

  • James Richard

    Recife já foi eleito o melhor aeroporto do Brasil e tem toda uma infraestrutura ao redor do aeroporto. O metro tem uma ligação por uma passarela com uma esteira até o aeroporto, próximo a praia de Boa viagem e também do centro da cidade.

  • Hugo

    Acho o Recife bem mais interessante. Trata-se da maior região metropolitana do Nordeste, tem o melhor aeroporto do país, localização estratégica na região estando próxima de capitais menores como João Pessoa, Maceió e Natal e ainda fica muito perto de Porto de Galinhas, uma das praias mais bonitas do Brasil.

  • Hoberth

    FORTALEZA é claro

  • Carlos Cartaxo

    Oi a todos. Estou participando deste grupo pela primeira vez e acho que nós nordestinos devemos manter-nos unidos nessa discussão, mesmo porque isto ainda vai demorar muito e vai prevalecer ,provavelmente,o aspecto político. Sou de Fortaleza e por comodidade prefiro que seja aquí mas reconhecendo os valores que as demais cidades tem. Para mim o importante é que tenhamos mais oportunidades de vôos mais baratos ,(pois, é muito comum vôos promocionais para a europa bem mais baratos saindo do sudeste do que aqueles que saem de outras regiões mais proximas do hemisfério norte), tornando-os mais cansativos e enfadonhos. Acredito que a região nordeste como um todo se beneficiará. É importante permanecermos unidos.

  • Gabriel Nnunes

    Vou apresentar os pontos positivos e negativos de cada aeroporto segundo meu posicionamento.

    FORTALEZA

    -Pontos Positivos:

    * Existência de voos internacionais atualmente, nenhum pela LATAM;

    * Boa área de estacionamento para aeronaves atualmente;

    * Possibilidade de ampliação das vagas de estacionamento para aeronaves;

    * Possibilidade de construção de uma segunda pista (fator importante para a segurança de compromissos);

    * Relativa proximidade com a área turística e financeira da cidade (9km);

    * Cidade e estado com importância estratégica no Brasil.

    * Proximidade e existência de voos diretos com a região norte

    -`Pontos Negativos:

    * Relativa distância entre as principais cidades do Nordeste;

    * Aeroporto com infraestrutura deficitária;

    * Aeroporto não conseguiu evoluir para a Copa do Mundo;

    RECIFE

    -Pontos Positivos:

    * Existência de voos internacionais, inclusive Recife-Buenos Aires operado pela TAM(pode ser um teste);

    * Infraestrutura Aeroportuária de qualidade (ganhou o prêmio de melhor terminal do Brasil);

    * Proximidade com a região turística (Boa Viagem, 3km);

    * Cidade e estado com importância estratégica para o Brasil;

    * Nome reconhecido internacionalmente;

    * Centralizada em relação as principais cidades do nordeste;

    * Ligação direta com Fernando de Noronha;

    – Pontos negativos:

    * Poucas vagas para estacionamento de aeronaves;

    * Impossibilidade de construção de uma segunda pista (fator importante para a segurança de compromissos);

    * Não há área de desapropriação para ampliação;

    * Os locais de possíveis ampliações são difíceis: Aviação Executiva (um pouco mais possível) e a Base Aérea (bem mais difícil);

    NATAL

    -Pontos Positivos:

    * Aeroporto novo;

    * Aeroporto com um bom sítio aeroportuário (possibilidade de área para construção é bem infinita);

    * Boa infraestrutura aeroportuária;

    * Proximidade de duas principais capitais do Nordeste Recife e Fortaleza (cerca de 4h de carro);

    * O ponto mais próximo da Europa

    * Redução do ICMS em querosene;

    * Henrique Eduardo Alves como Ministro do Turismo (não acredito que irá fazer tanta diferença para a LATAM, eles querem condições e não apoio político);

    -Pontos Negativo:

    * Distante da cidade (não vejo grandes dificuldades, pois o HUB é para conexão e dificilmente se conhece a cidade quando se faz conexão, este não é o interesse principal);

    * Aeroporto ainda em fase de testes.

    Minha opinião é que Natal deve ser a escolhida pensando-se a longo prazo, contudo, dependendo da logística de aeronaves, a curto prazo, o aeroporto de Recife teria mais condições atualmente de receber estes voos.

    • Petr Veliky

      A TAM mantém um voo aos sábados entre Fortaleza e Miami.

  • Clovis

    Não conheço o novo aeroporto de Natal, mas realmente essa distância complica. O de Fortaleza fica longe também. O do Recife é bem central, a 10 minutos da orla de Boa Viagem e a 20min do centro.

    A cidade tem a maior região metropolitana entre as 3 cidades. Do Recife há voos com mais ou menos uma hora para Fernando de Noronha, Maceió, Fortaleza, João Pessoa, Salvador…. aliás entre Recife e João Pessoa são menos de 2 horas de carro.

    Em 2h de carro chega-se em Porto de Galinhas. Aqui há o novo consulado americano que atende o Norte e Nordeste.

    O interior de Pernambuco tem vários pólos econômicos importantes como Gravatá, Caruaru e Garanhuns. Há o pólo industrial e naval de Suape além da famigerada refinaria Abreu e Lima , e recentemente importante fábrica da Fiat se instalou, inclusive com capacidade instalada superior à de Betim-MG, além da cervejaria Itaipava.

    Ou seja, não tem para onde, essa já é do Recife!

  • Rômulo Neri

    Levando em consideração a localização geográfica e a estrutura já existente, bem como a quantidade de vôos internacionais já em operação, aposto no aeroporto de Recife.
    Além desses aspectos, como já foi comentado, tem vários estados menores próximos, como SE, AL (onde resido), PB e RN.

  • Leo

    Recife é a maior das três (não Fortaleza), além de mais importante. Seu aeroporto além eleito o melhor do país, é praticamente dentro da praia de Boa Viagem, 5 Km no máximo. Vai dar Recife!

  • Leandro

    Recife é a mais centralizada, levando em conta a média das distâncias e a densidade da população ao seu redor.

  • Bruno

    ‘Os critérios para a definição da cidade vencedora são: localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda, que ofereça uma melhor experiência ao cliente.”

    Melhor Localização Geográfica: Natal

    Infraestrutura aeroportuária: Não sei

    Potencial de desenvolvimento: Natal (pista recebe A-380 e a concessão do aeroporto de natal prevê crescer de 6 milhões de passageiros para 11 milhões)

    Além do esperado Lobby do ministro do turismo e considerar tbm q trata-se de uma empresa privada que fará o impossível para ganhar mais dinheiro.

  • Guilherme Andrade

    Quando é que vão entender que o hub precisa ser central entre.as duas regiões, Norte e Nordeste?? Bingo: Fortaleza possui a melhor localização nesse sentido!!! Ou alguém acha que os manauras e os moradores de Belém vão fazer conexão em Recife, podendo descer em Fortaleza?? Que fique bem claro: Fortaleza é sim a mais central entre as capitais do Norte e do Nordeste!!!

  • Marco

    Acredito que será Natal, pois é uma aeroporto novo e com espaço para expandir. Não menosprezando os outros candidatos, mas por serem aeroportos encravados en zonas urbanas densas, pessoalmente vejo seus potencias de expansão limitados ou nulos. Para operar como um HUB eficiente e confortavel é presciso instalções modernas, confortaveis e principalmente pistas que possam agilizar operações de pousos e decolagens de forma simutanea.

  • Raimundo Neto

    Fortaleza reúne as melhores condições para atender a implantação deste novo HUB (distribuídor de conexões)..
    A proximidade geográfica com a Europa e América do Norte proporcionam a melhor porta de entrada para os voos internacionais.
    Vale ressaltar que das 3 capitais, Fortaleza é a que fica mais próximo de toda região norte.
    Espero que a escolha por critérios técnicos venha sinalizar Fortaleza como a cidade de maior potencial.
    Torcemos por esta escolha.

  • Lucas Amorim

    Um fato que me faz ter confiança em Fortaleza é que esse é um projeto pensado para longo prazo. O nosso terminal tem condições de ter seus problemas resolvidos com o término das reformas, portanto esse não pode ser um critério diferenciador. A TAM também sabe que em um prazo de dois anos FOR e REC estarão também concedidos para iniciativa privada, o que diminui a chances de NAT. Outro fato a favor de Fortaleza é que já concentra vazios voos para o N/NE (MAO, BEL, SLZ, THE, NAT, REC E SSA) o que já faz ampliar as chance de sucesso pois seria a cidade que menos precisaria criar voos. Ao passo que Natal só tem ligação com FOR. Enquanto que Recife com FOR, AJU e SSA.

    Parece bem evidente a preferência da TAM por Fortaleza, acho que dessa vez não será diferente.

  • Caco Nogueira

    Que venha para FORTALEZA porque de posição geográfica estamos muito bem localizados perto da Europa e Caribe/USA.

  • Mariana

    Recife!!! 🙂 bem melhor localizado para atender todo o nordeste!

  • Caco Nogueira

    realmente, concordo…. um absurdo fazer um aero tão distante… isso com certeza vai ser um ponto significativo na escolha da nova cidade. Para mim a escolhida deve ser Fortaleza, caso contrário torço por Natal… só não ganhe Recife please!

    • Daniel

      P q nao Recife? Inveja mata, ne’?

      #TimeRecife

  • Caco Nogueira

    Acontece que temos que pensar no Norte do país… o grupo LATAM não tá preocupado com SSA ou MCZ pq são relativamente perto do eixo Rio/São Paulo… estão preocupados com o norte do país e nesse quesito FOR está bem na frente. além de ser uma cidade mais atrativa do ponto de vista da gestão e infra-estrutura de turismo…. porém se NAT ganhar ficarei muito feliz pq é perto do Ceará!!

  • Caco Nogueira

    Mas SSA já é muito perto do eixo Rio/São Paulo quando comparada com as opções… Que ganhe FOR.

  • Rodrigo Leal

    Acho que da Fortaleza…

  • Carla

    Acho que Natal seria a melhor opção, por possuir um aeroporto que atende ao propósito e por se situar numa posição geograficamente estratégica, ficando próxima das capitais Fortaleza e Recife, e de quebra ser muito próxima também da Europa, proporcionando menor tempo de voo e conforto aos passageiros.

  • Bruno Bastos

    kkkkkkkkkkkkkkkk tubarão, um ícone pernambucano

  • Lucas Amorim

    Um fato que me faz ter confiança em Fortaleza é que esse é um projeto pensado para longo prazo. O nosso terminal tem condições de ter seus problemas resolvidos com o término das reformas, portanto esse não pode ser um critério diferenciador. A TAM também sabe que em um prazo de dois anos FOR e REC estarão também concedidos para iniciativa privada, o que diminui a chances de NAT. Outro fato a favor de Fortaleza é que já concentra vazios voos para o N/NE (MAO, BEL, SLZ, THE, NAT, REC E SSA) o que já faz ampliar as chance de sucesso pois seria a cidade que menos precisaria criar voos. Ao passo que Natal só tem ligação com FOR. Enquanto que Recife com FOR, AJU e SSA.

    Parece bem evidente a preferência da TAM por Fortaleza, acho que dessa vez não será diferente.

  • Leonardo Peres

    Natal

    Motivos:

    1 – Posição geográfica estratégica para os voos que chegam e parte da Europa. É a capital que possui a menor distancia entre a Europa, permitindo assim encurtar o tempo de voo e distribuição dos mesmos para as varias regiões do Brasil.

    2 – Aeroporto Novíssimo, possuindo pista de pouso e decolagem de 3.000 x 60 m , 1ª pista no país projetada para o pouso de aeronave tipo F (A -380).

    3 – Aeroporto com escalabilidade, possui ainda vários níveis de expansão. A capacidade de processamento da 1ª fase de implantação será de 6,2 milhões de passageiros/ano atendendo a demanda prevista para o ano de 2024, Na 2ª fase de implantação a capacidade deverá ser ampliada para 11 milhões de passageiros/ano, demanda esperada para o ano de 2038.

    4 – O Estado possui redução do ICMS para conbustivel de aviação. Antes era de 17% e agora foi reduzido para 12% e pode chegar a 9% para as empresas áreas que aumentarem a oferta de voos internacionais para Natal.

    Em relação ao Aeroporto ser longe; no caso do hub LAM TAM, isto não influencia, visto que quem utiliza hub, (Conexão), não desembarca na cidade, não sai do Aeroporto.

    Exemplo prático: Passageiro de Santiago/Chile, Bogotá/Colombia e Palmas/TO com destino a Europa. Qual dos três aeroportos possibilitaria menor tempo de voo para o passageiro, consequentemente menor custo para a empresa? Resp. Natal

    Exemplo prático 2: Passageiros Europeus e Africanos com destinos a diversas cidades do Brasil, qual permite melhor distribuição do ponto de vista geográfico? Resp. Natal

    OBS: Para voos para a América do Norte e Central, acredito que, pelo bom senso, as empresas aéreas criem um hub em alguma capital da região Norte, provavelmente em Manaus.

    Opinião pessoal: Na minha opinião, a melhor conformação de hubs para as empresas aéreas no Brasil, seria nas cidades de Natal, Manaus, Brasília e Curitiba. Eu acabaria com as partidas de voos internacionais dos Aeroportos do Rio e São Paulo, deixaria apenas para voos regionais. Acredito que com isso o haveria melhor distribuição do turismo nas diversas cidades do Brasil e melhor facilidade de locomoção para os passageiros.

    • Bruno Aguiar

      Concordo com o amigo nos pontos apresentados do aeroporto de Natal. Discordo somente no mencionamento de Curitiba devido à proximidade a São Paulo onde já se tem toda uma estrutura instalada para tal necessidade. E quanto ao uso de Manaus está descartada também pelo fato de o grupo utilizar o aeroporto de Lima no Peru como HUB para o hemisfério norte. Abraço.

  • Leonardo Peres

    Em relação a distribuição de hubs e a partidas/chegadas de voos internacionais no Brasil acredito que o melhor seria a concentração de todos os voos internacionais nas seguintes cidades.

    Natal: Todos os voos da Europa, Oriente médio e Africa com exceção da Africa do Sul.

    Manaus: Todos os voos para a America do Norte e Central e America do Sul supra equatoriana.

    Brasília: América do Sul sub equatoriana, principalmente Peru e Bolivia.

    Curitiba: Voos para o Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolivia e Africa do Sul.

    • Tony

      Parabéns Leonardo, essa discussão toda foi muito interessante. Parece que a maioria não entendeu o conceito do HUB. É um terminal de transbordo e no caso da LATAM certamente reunirão todos os passageiros da América do Sul com destino à Europa, com exceção de São Paulo que tem demanda própria. Não importa se o aeroporto é longe ou perto da cidade. Podemos imaginar como uma roda de bicicleta.

      Vão conseguir aumentar horários cruzando o Atlântico sem aumento da quantidade de aeronaves, pois o voo intercontinental vai ser só o tempo de cruzar a poça d’água.

      Lógico que a cidade que ganhar o HUB sempre acaba faturando uns trocados pelos impostos e alguns passageiros que aproveitam para fazer um stopover na ida ou na volta. Aí a prefeitura terá que ser eficiente em seus departamentos de turismo. Como Dubai e Amsterdam fazem muito bem.

      Aproveito para te corrigir sobre HUB Sul em Curitiba. Impossível devido às condições climáticas, tamanho da pista e altitude. Um 767 não consegue decolar a plena carta, tanto que o AA0203 faz Miami – Curitiba – Porto Alegre – Miami.

  • Luciano Medeiros

    A escolha já foi feita: o hub será em Natal, cujo novo aeroporto foi concebido exatamente para atender a essa proposta. A LATAM só criou essa “disputa” para barganhar condições mais vantajosas com o consórcio privado Inframérica, que construiu e explora o aeroporto natalense em regime de concessão.

  • Bruno

    O ponto que mais irá interferir nessa escolha não é a localização do aeroporto em relação ao centro da cidade. Afinal, mais de 90% de quem irá fazer uso desse HUB não irá desembarcar na cidade. Irá utilizar somente o seu aeroporto para se conectar a outros voos. O que irá pesar nessa escolha meus amigos, é o potencial de desenvolvimento que o aeroporto tem a oferecer, incentivos fiscais e etc. Belezas naturais, tempo de deslocamento e tamanho da cidade é o que menos irá pesar. O grupo LATAM irá escolher aquele aeroporto que apontar que mais irá lhe trazer rentabilidade, economia de custos e um horizonte de prosperidade. Sou nordestino e nasci em uma dessas três cidades. O que importa é que todos iremos ganhar com isso, principalmente o nordeste. Cansei de ver intrigas quanto às sedes da copa do mundo. Isso só nos faz ser pequenos e egoístas.

  • Mailton Correia

    Ter um aeroporto dentro da cidade, neste caso é ponto negativo, a finalidade do HUB é justamente ter uma área com infraestrutura para ampliação e modernização para o futuro. Serão questões técnicas que determinarão qual vai ser HUB do Nordeste. O aeroporto de NATAL já foi projetado para este fim. Ampliou em 10 vezes a capacidade de armazenamento em relação o aeroporto anterior e pode ser ampliado 100 vezes em relação a estrutura atual. Graças a distância ao centro urbano. Não é a capacidade hoteleira, ou ser mais bonito, ou até mesmo esta dentro de centro turístico que vai determinar o HUB. Fatores com acessos, porto, ferrovias e menor custos de implantação do projeto deverá determinar a cidade beneficiada.

    • Miquéias

      Com todo respeito às demais capitais, mais eu aposto em Natal, haja vista que o aeroporto já foi concebido para operar como hub. É só verificar as especificações técnicas. Para se ter uma ideia, o aeroporto de SGA/Natal é o único das três capitais que tem capacidade para receber o maior avião comercial do mundo, o A-380. Possui uma pista de 3.000 m X 60 m, podendo ser construída outra pista com as mesmas especificações. É um aeroporto com grande capacidade de expansão. http://www.portal2014.org.br/midia/site/1-1522012131415-SAO%20GONCALO%20DO%20AMARANTE.pdf

  • Essa reforma em Fortaleza nunca termina…

  • Rodrigo Alves Braga

    Carlos, SBBE tem uma pista com 2.800m (06/24) e uma com 1.830m (02/20), enquanto que SBFZ tem 1 com 2.545m (05/30)… lembrando que por anos Belém foi ponto de escala técnica para as companhias aéreas que faziam a rota Brasil/EUA, ou seja, nada mais plausível que transformar Belém no hub do norte/nordeste pra américa do norte!

  • MARCOS

    Em se tratando que a finalidade do HUB é para encurtar a distância dos vôos para a Europa, Natal é a melhor opção, além do que justificaria a construção do novo Aeroporto, que está praticamente sub-utilizado.

  • Leonardo Peres

    Obrigado pela correção, não conhecia esses detalhes do aeroporto de Curitiba.

    E quanto na “teoria” a possibilidades das saídas dos voos internacionais para os paises da America do Sul ser do aeroporto de Porto Alegre, é possível?

    Pois deve ser muito chato um gaúcho ou catarinense ter que pegar um voo para São Paulo para depois sair voltando para Buenos Aires, igual para nos nordestinos, que na maioria das vezes temos que pegar um voo para São Paulo ou Rio, para depois ter de voltar horas tudo de novo em direção aos EUA/Europa.

  • João Bosco Távora Galindo

    É muito bom para o Nordeste , mas acho que deve ir para Natal , pois é o ponto mais central do Mundo , sem contar que temos o ar mais puro do Mundo , temos 400 km de costa litorania , a população é a mais receptiva do País , o Aeroporto é considerado um dos mais modernos do País , a distância é compensada com uma vista de quase 260 º para o Oceano Atlântico na descida da Ponte Newton Navarro , sem contar com sua infra-estrutura hoteleira , que hoje é a segunda maior cidade em números de leitos , perdendo apenas para a cidade de São Paulo .

  • Ricardo Aguiar

    Em primeiro lugar, sou de Recife e moro em Fortaleza fazem 10 anos. Recife tem um ótimo aeroporto (vem ganhando boas referencias atualmente) mas o transito da cidade esta péssimo e custo de vida (principalmente para turistas) caríssimo! Fortaleza apresenta um aeroporto em reformas, desde a copa, para modernizar o arcaico Pinto Martins atual. Os engarrafamentos são em menor numero, horário e extensão em relação a Recife, a cidade apresenta ótimas, variadas, diárias e baratas opções para turistas, apesar do atendimento péssimo generalizado.

  • Juninho De Abreu

    A TAM eh uma empresa privada, e só escolhera a cidade que rola mais grana e também tenha a melhor localização geográfica, não só em relação a Europa, mas em relação as outras cidades da região Norte e Nordeste. Atlanta e o maior hub de voos domésticos dos Estados Unidos e JFK os de voos internacionais. Nestas cidades também existem várias centros de distribuição de varias empresas. Por que as empresas aéreas não só transportam paxs , mas muita carga também. Então , quem tiver a melhor posição equidistante entre dois ou mais pontos dos centros financeiros e melhor infraestrutura, rodovias, portos e muito dinheiro rolando leva o HUB.

  • Thiago

    Torço por Recife. MAs ao passar em Natal a poucos dias, reconheço o novo aeroporto tem uma otima estrutura. Caso Recife não leve, minha segunda opção é Natal.

  • Ítalo Teixeira

    Recife atualmente é a cidade mais desenvolvida pois, está localizada em dois grandes pólos industriais Suape e Goiana. Suape o pólo petroquímico e Goiana o pólo automotivo com a fábrica da Fiat, Jeep e demais agregadas. Único aeroporto do Brasil com metrô para o centro da cidade e demais bairros. Além da excelente localização do seu aeroporto. Que vença o melhor! Somos brasileiros, nordestinos e somos iguais.

    • Israel

      Com toda certeza

  • Israel

    Recife com toda certeza, pois tem o melhor aeroporto do Brasil, Pernambuco inaugurou o polo automotivo, ou seja com absoluta certeza o índice de crescimento ser maior, fora que Recife tem o maior PIB dentre as três cidades.

  • Anselmo Carvalho

    Sou do Recife e concordo que no Nordeste nos entendemos bem. Seja qual for a escolha ficarei satisfeito, pois será melhor do que por São Paulo. Minha preferência é pelo Recife… Sabe porquê?
    Vejamos:
    – É a capital do Nordeste (cultural, econômica, política e social – do litoral ao sertão);
    – Em até uma hora de voo vivem 80% da população do NE (7 capitais – mais de 40 milhões de pessoas). Saindo de Natal, João Pessoa ou Maceió dá para ir até de carro ou ônibus;
    – A rodoviária é interligada ao aeroporto, pelo metrô;
    – Na última reforma do aeroporto projetaram movimentação de mais que o dobro da demanda atual. Ou seja, não há necessidade de novas ampliações pelos próximos 10 anos. Mas, se caso precisar, há o espaço ocioso do antigo terminal já construído.
    – Esse novo hub atenderá os países e estados ao norte de São Paulo e, portanto, o Recife encontra-se no meio do caminho destes com a Europa/África e costa leste dos EUA.
    – Finalmente, abriga dezenas de consulados, alguns até com status de embaixada. Se a cidade está sendo de localização estratégica para vários países certamente também será para a Latam.
    Basta o governo fazer certinho o dever de casa e apresentar os atrativos.

  • Tom kasanski

    Acredito FOR deve ser a escolhida. Mais próximo da Europa e EUA. Maior PIB do Nordeste. Cidade mais populosa das três. O triplo da rede hoteleira de REC. Cidade mais turistica do NE. Mais próxima dos estados do Norte, principalmente AM e PA.

  • J Renato Falcão

    O Hub da Tam precisa de um fluxo constante de passageiros para ser viável! Recife ganha fácil, pelos seguintes motivos: 1- Já é o aeroporto mais movimentado entre os 3 concorrentes! 2- Também é o melhor localizado para o público do Nordeste, afinal somente uma Capital (São Luiz) fica a mais de 80 minutos de voos a partir do Recife. 3- Recife conta com uma estrutura que as concorrentes não contam e que por si só já atraem muitos passageiros. Recife é o maior Polo de TI do Brasil, o Polo Médico do Brasil depois de SP, é o terceiro Polo gastronômico a terceira cidade com mais Consulados (inclusive o Americano), é a quarta cidade na hierarquia Federal, (Atrás de Brasília, Rio e SP) sendo sede de alguns Órgãos como: TRT 5 Região, II COMAR, CINDACTA III, Sudene, Chesf, Comando Militar do Nordeste… 4- Recife possui um forte comércio, já que é o centro de uma RM de 4 milhões de habitantes e que possui uma zona de influência que abrange os Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e sul do Ceará! Dois dos seis maiores shoppings do Brasil estão em Recife, inclusive o maior fora de São Paulo! 5-Pernambuco tem um parque industrial e tecnológico em crescimento, com o desenvolvimento dos Polos de Suape, Petroquímico, Offshore, Naval, Gesseiro, TI, Construção Civil, Automotivo, Farmacoquímico, Turístico, Moda e Confecção, Energético, Alimentos e Bebidas… A escolha do Aeroporto do Recife ainda beneficiaria diretamente Capitais como João Pessoa e Maceió, já que é grande o fluxo de passageiros dessas cidades que se deslocam com carros ou táxis para utilizar o terminal recifense! O terminal e constantemente citado como o melhor do Brasil e ao contrario do que muitos pensam, o aeroporto tem muito espaço para crescer. Existe atualmente um Terminal (A) desativado com metade da capacidade do atual Terminal (B) e existe espaço para a construção de um novo Terminal (C) com o dobro da capacidade do Terminal atual. Realocando a Base Aérea, temos espaço para uma segunda pista de Pousos e Decolagens tão grande quanto a atual que vale lembrar é a maior do Nordeste! O Aeroporto do Recife é o único integrado ao metro, esta a 3 km da Rede Hoteleira de Boa Viagem e a 11 km do Centro da Cidade!

  • Enio Britto

    O aeroporto de Natal é privado, tem ampla área de expansão e é o mais moderno de todos. Quanto a localização, é o mais próxima da Europa e África, por esse fato os norte americanos escolheram Parnamirim como base na 2 Grande Guerra. O Aeroporto antigo sempre foi militar e vai ser uma escola de aviação. Sempre tem um idiota potiguar que parece que torce contra o desenvolvimento. O Novo aeroporto não tem culpa se o governo não fez ainda os acessos devidos, após terminar a via expressa e os viadutos necessários terminará o problema. Não existe isso de longe para ser HUB, quem vai usar vai de avião e não de carro. Os passageiros irão trocar de aeronaves por conexão e não depende de localização próxima a praia ou centro da cidade. Se fala em lugar feio, Natal é linda! E o preconceito com a Zona Norte é imensa, nesse sentido torço pro desenvolvimento da região.

    • Miquéias

      Concordo com você Ênio. Se realmente forem levadas em consideração as qualidades técnicas o Aeroporto de Natal/SGA é o mais indicado, haja vista que desde a sua concepção foi criado para operar como HUB, a localização, sendo o mais próximo dos continentes europeu e africano. É um aeroporto privatizado, operado pela Inframérica, a mesma que opera o aeroporto de Brasília. Dos três concorrentes, é o único que possui condições de receber o maior avião comercial do mundo, o A-380.

  • Jessé Filho

    Na minha opinião, Natal tem melhor localização, é pioneira na “aviação no Brasil”, foi até base pros EUA na 2º Guerra Mundial, tem dois Aeroportos, um o novo único capaz de receber os maiores aviões do mundo, aeroporto novo e moderno, cidade com maior número de leitos e tal, rede hotelaria ótima, cidade do NE mais procurado por turistas do exterior e do Brasil, ótima estrutura entre muitas e muitas coisas!!!

  • Miquéias

    As qualidades técnicas do Aeroporto de Natal são inegáveis quanto às demais concorrentes. É tanto que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) através de sua assessoria de imprensa divulgou nesta segunda 25/05/2015 que o aeroporto de Natal foi o escolhido para implantar o seu CTI, Centro de Tratamento Internacional. O CTI é uma divisão dos Correios que centraliza todo tipo de encomendas e correspondências vindas do exterior e servirá para atender as demandas do norte, nordeste e centro-oeste.

    O
    CTI é uma divisão dos Correios que centraliza todo tipo de encomendas e
    correspondências vindas do exterior. São três unidades da CTI no
    Brasil: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Conforme a assessoria de
    imprensa do órgão, a unidade quer a empresa quer instalar em Natal
    serviria para atender às demandas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. –
    See more at:
    http://falarn.com/correios-tera-centro-de-atendimento-internacional-em-sao-goncalo-do-amarante/#sthash.Kf4cPKCz.dpuf

    O
    CTI é uma divisão dos Correios que centraliza todo tipo de encomendas e
    correspondências vindas do exterior. São três unidades da CTI no
    Brasil: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Conforme a assessoria de
    imprensa do órgão, a unidade quer a empresa quer instalar em Natal
    serviria para atender às demandas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. –
    See more at:
    http://falarn.com/correios-tera-centro-de-atendimento-internacional-em-sao-goncalo-do-amarante/#sthash.Kf4cPKCz.dpuf

  • Dynho Bernardo

    Recife é destaque Norte-nordeste, em algumas coisas também a faz destaque nacional como seu aeroporto que tem a terceira maior pista do Brasil, atrás apenas do Galeão e Guarulhos, é considerado o melhor do Brasil mesmo passando por reformas, além dos grandes investimentos do Estado também são diferenciais. Bem localizado na cidade e no Nordeste e é um dos únicos aeroportos a serem ligados ao metrô, se não me engane só ele e o Salgado Filho-RS tem essa vantagem. Perfeita escolha para hub.

  • TC

    Saiu no Folha de São Paulo.

    ” O governo decidiu qual será o quarto aeroporto do pacote de concessões: Fortaleza. Recife e Natal perderam a disputa. Deve ser um hub da TAM para a Europa.”

    http://painel.blogfolha.uol.com.br/

  • TC

    Saiu no Folha de São Paulo.

    ” O governo decidiu qual será o quarto aeroporto do pacote de concessões: Fortaleza. Recife e Natal perderam a disputa. Deve ser um hub da TAM para a Europa.”

    http://painel.blogfolha.uol.co

  • TC

    Saiu no Folha de São Paulo.

    ” O governo decidiu qual será o quarto aeroporto do pacote de concessões: Fortaleza. Recife e Natal perderam a disputa. Deve ser um hub da TAM para a Europa.”

    http://painel.blogfolha.uol.com.br/

  • Jefferson

    Recife sai derrotado na disputa pelo Hub do Nordeste, diz jornal

    Recife perdeu a disputa pelo hub (centro de conexões de voos) da TAM para Fortaleza. As cidades disputavam, além do hub, a escolha para serem incluídas no pacote de concessões que a presidente Dilma Rousseff deve lançar em junho. O aeroporto de Natal também estava na disputa.

    As informações foram publicadas nesta quinta-feira (28), na coluna painel da Folha de São Paulo. O anuncio ainda deve ser feito oficialmente quando a presidente Dilma Lançar o pacote de concessões.

    • Jorge

      Boa tarde. Essa notícia foi plantada pela imprensa do sudeste e já foi negada:

      TAM informa a Robinson que notícia da Folha de S. Paulo foi plantada
      Postado por Alex Viana em Debate

      29

      mai

      A TAM negou já ter escolhido a cidade que vai sediar o novo hub
      da companhia. Uma nota na coluna Painel, da edição desta quinta-feira
      (28) do jornal Folha de S. Paulo, afirmava que a empresa aérea já havia
      escolhido Fortaleza e que Natal e Recife estavam fora da disputa.

      Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a Gerência de
      Relações Institucionais e Governamentais da TAM informou ao governador
      Robinson Faria que continuava o estudo de viabilidade da instalação do
      hub. De acordo com o representante da companhia, a empresa está na fase
      das reuniões técnicas e a previsão é que a definição só seja informada
      no fim deste ano.

      O objetivo da TAM é que o hub opere destinos na Europa e também voos
      internacionais na América do Sul, além das operações dentro do Brasil. O
      investimento disputados pelas três capitais nordestinas alcança o valor
      de US$ 1,5 bilhão. Segundo a companhia, o novo hub traz oportunidades
      de novos voos, destinos, rotas e conexões para o Norte e Nordeste.

      Os critérios para a definição das cidades são: localização
      geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de
      desenvolvimento, e ainda, que ofereça uma melhor experiência ao cliente.

  • adilson ednei

    o que esta em questão não é o aeroporto mais bonito, nem o mais perto da cidade e sim sua infra-estrutura sua capacidade logística e outros fatores em questão. o novo aeroporto de Natal foi planejado para este fim, todo moderno e equipado, com uma área de 50 mil metros quadrados de área para carga e descarga e uma pista moderna que sinalizada para aviões de grande porte, fator este que levou os correios a escolher Natal como o novo centro de operações internacional de carga e tratamento de objetos internacionais do Brasil, não é somente a questão estar ou nao perto da cidade ou ser ou nao ser bonito a questão é infra- estrutura, modernidade e logística. Recife já tem o porto de suape já é uma grande cidade, e Fortaleza ta fora de rota. Natal esta no meio de grandes capitais, nada mais justo que seja Natal.

  • Jefferson

    Prefiro crer no velho ditado: onde há fumaça, há fogo…

    Ademais, trata-se de informação relevante para o mercado, só pode ser divulgada em momento oportuno.

    Primeiro o Governo deve divulgar Fortaleza como sendo o 4º aeroporto do pacote de concessões de infraestrutura (em breve). Na sequência a TAM confirmará a cidade como o novo HUB.

    Parafraseando Didi Mocó: Aguarde e confie.

  • Eduardo Souza

    Que venha para Recife pois já tive o privilegio de utilizar duas vezes o serviços do aeroporto e são de ótima qualidade, sem filas no check-in, sem problemas para estacionar o carro e uma vasta opção de voos.

  • Alberto Netto

    Acredito que Recife ganha..porque tem o maior polo industrial em relação as duas Natal e For, a cidade com o maior numero de consulado fora do eixo Rio SP, PIB..Recife e a cidade de negócios . Numero de populacao não quer dizer nada…que adianta Fortaleza te 2,5 e não ter industria , e não gerar negócios. Tudo deve ser levado a serio. Se for assim Natal melhor que Fortaleza, tem um terminal zero bala…mas também não tem indrustia.

  • Rômulo Medeiros

    As três cidades representarão bem o nordeste, e certamente já está sendo uma disputa muito acirrada, visto o interesse das três em receber esse investimento. Mas particularmente eu acredito que Recife vence, por alguns “fatores” já previstos.

  • Jefferson

    Eu espero que dê errado essa história de HUB nordestino da LATAM, ou se não der errado, que fique no Rio Grande do Norte!

  • Alex Queiroz

    #Fortalezacomcerteza
    Fortaleza a cidade do sol, de belas praias com pessoas alegres e hospitaleiras.
    Super torço por essa cidade linda e porque não dizer cidade iluminada.
    Vai que é tua FORTALEZA!!!

  • Leonardo Peres

    “Duvido que a Latam se submeta a uma espera por desapropriações” Publicação: 2015-10-21

    http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-duvido-que-a-latam-se-submeta-a-uma-espera-por-desapropriaa-a-esa/327624

  • Oscar Bento

    Acho que Natal leva vantagem nesse novo segmento, pela posição estratégica, por aproximar do continente norte americano e africano, por ter um aeroporto, gigantesco e privatizado, e finalmente, um povo receptivo.