Greve cancela voos entre Brasil e Argentina

Denis Carvalho 9 · junho · 2015

Voos entre Brasil e Argentina estão sendo afetados hoje pela greve de 24 horas de condutores de ônibus, trens, caminhões, aviões, barcos e metrô para exigir melhores salários no país vizinho.
Pelo menos 15 voos das companhias brasileiras TAM e GOL devem ser cancelados ao longo do dia. A maioria parte dos aeroportos de Guarulhos e do Aeroparque, em Buenos Aires.

A TAM informou que “há possibilidade de remarcação da data da viagem para os próximos 15 dias sem qualquer custo, de acordo com a disponibilidade de assentos. Há também a possibilidade do passageiro realizar a mudança do destino, sem multas, sujeito às diferenças tarifárias correspondentes”.

Segundo a companhia, os clientes devem entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4002-5700 (capitais) e 0300-570-5700 (demais localidades). Na Argentina, o telefone é 0810-333-3333.

A GOL orienta seus passageiros dos voos que partem ou se destinam para o aeroporto de Aeroparque a entrarem em contato com o SAC 0800 704 0465, no Brasil, ou pelo telefone 0810 2663 131, na Argentina”. “Os clientes impactados estão sendo contatados pela companhia para reacomodação em outros voos. Os que preferirem, poderão remarcar suas viagens sem taxas”, diz a companhia

A Aerolineas Argentinas informou que a greve poderá alterar sua operação. Voos que partiam ontem para os EUA e Europa foram antecipados (para sair antes da meia-noite, início da greve). Outros que decolariam hoje foram atrasados para sair após a meia-noite. Voos para o Brasil não estão na lista divulgada pela companhia.

Confira lista de voos da TAM entre Brasil e Argentina que foram cancelados:

Data Voo Horário previsto De – Para
09/6 JJ8014 7h15 São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Aeroparque
09/6 JJ8009 11h05 Buenos Aires/Aeroparque – São Paulo/Guarulhos
09/6 JJ8010 11h10 São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Aeroparque
09/6 PZ722 17h25 São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Ezeiza
09/6 JJ8008 18h15 São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Aeroparque
09/6 PZ723 19h00 Buenos Aires/Ezeiza – São Paulo/Guarulhos
09/6 JJ8015 22h10 Buenos Aires/Aeroparque – São Paulo/Guarulhos

Confira lista de voos da Gol que foram cancelados:

Data Voo Horário previsto De – Para
09/6 G3 7680 8h15 São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Aeroparque
09/6 G3 7681 11h50 Buenos Aires/Aeroparque – São Paulo/Guarulhos
09/6 G3 7682 12h20 São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Aeroparque
09/6 G3 7683 15h50 Buenos Aires/Aeroparque – São Paulo/Guarulhos
09/6 G3 7684 18h25 São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Aeroparque
10/6 G3 7683 22h40 Buenos Aires/Aeroparque – São Paulo/Guarulhos

Com informações do G1 e Folha de S. Paulo

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Luiz Jorge Bolognesi

    Vou amanhã no voo PZ722 até Ezeiza. Ate amanhã normaliza será?

    • Marcio K.

      Acompanhe as noticias, e se não tiver greve recomendo que chegue cedo ao aeroporto, muitos que perderam os vôos de hj vão querer embarcar amanhã.

  • Camila Cacais

    Estou em BUE com volta marcada hj mas meu vôo náo aparece na lista dos cancelados. MD tem alguma info adicional?

    • Manu_Floripa

      no radio escutei que pediram para entrar em contato com a Cia Aerea

      • Camila Cacais

        Os vôos estão realocados para amanha. Já esta resoolvido.

    • Oi Camila, o melhor é ligar para a companhia o quanto antes!

  • Cidadão

    Será que não dá pra mandar esses voos pra Montevidéu e seguir com esses passageiros de barco?

    • Camila Cacais

      A greve é geral dos transportes. Os aeroportos estão fechados. Os portos tambem. A situação só se normaliza a partir da meia noite.

  • Juliana

    Tinha um voo ontem a noite (21h) pela Aerolíneas para voltar ao Brasil e foi cancelado. A greve é hoje, não ontem. Me colocaram em um na quarta. Não podia ficar até quarta e por isso tive que comprar uma passagem da Gol para voltar ontem. Absurdo. Eles são parceiros e deviam ter me realocado para o voo da gol. Nem os custos para permanecer eles pagam.

  • Marcos

    Taí uma coisa que gostaria de saber e quem puder esclarecer desde já agradeço. As alianças entre as aéreas, como Gol e Aerolíneas, obrigam que passageiros sejam realocados por outra da aliança? No caso da Juliana cabe algum recurso ou reembolso? Contra quem?

    • Thiago Mesquita

      Na verdade, em caso de realocação, a empresa é obrigada a colocar em qualquer voo para o seu destino, não importa se a outra empresa é parceira ou não. Mas essa é a lei doméstica, não sei em que isso muda pra uma empresa nacional mas em esfera internacional.

  • Thiago Mesquita

    Pagam mesmo não, tô me lascando aqui em Mendoza pagando hotel e comida. Mas a Gol não perde por esperar qdo eu chegar em Fortaleza.

  • Thiago Mesquita

    Tô em Mendoza, e graças ao remis que me levou a alguns passeios, fiquei sabendo a tempo que o voo que iria me levar até Buenos Aires da Aerolineas Argentinas tinha sido cancelado. Entrei em contato com a AR, que me orientou a contactar a Gol, já que minha passagem tinha sido comprada pelo Smiles. Assim entrei em contato e tomei conhecimento que também o voo AEP-GRU da Gol havia sido cancelado. Assim pude remarcar todos os 3 voos (em GRU embarco para Fortaleza), mas ao solicitar o auxílio material, a atendente do Smiles disse que não estava disponível. Óbvio que saí do sério, passei 3h no telefone (entre 21h e meia noite) pra confirmar a remarcação desses voos, e na discussão ela chegou inclusive a dizer que voo comprado com milhas não dispoem de auxílio, que só possui no tarifado. Um absurdo total! Assim estou eu aqui, pagando hotel com tarifa cheia e contando literalmente as horas de embarcar e finalmente chegar em Guarulhos. Assim que chegar a Fortaleza procurarei o Juizado Especial pra processar essa porcaria de empresa.

  • Marcos

    Thiago, desejamos sucesso na sua viagem de retorno ao Brasil. Guarde todos os recibos desses gastos extras, números de protocolo de atendimento, porque com certeza a cobra vai fumar … ah se vai. Um abraço. A propósito, você usou o Skype ou algo do tipo para bancar essas 3 horas no telefone?

    • Thiago Mesquita

      Obrigado, Marcos! Sim, estou guardando todos os recibos pra procurar meus direitos. A ligação pra central do Smiles era um número 0810, que me parece ser semelhante a 0800. Pelo menos foi o que disseram no hotel que eu tava, liguei de lá mesmo e não me cobraram nada.

  • Camila

    Fui afetada pela greve e o comportamento da Aerolíneas Argentinas foi menos do que exemplar. Profissionais irritados e nada gentis, não estavam nem aí se você não fala espanhol, eles falam a 180km/h e você que se dane. Os voos apareciam nas TVs como “on time”, em vez de cancelados. Você só descobria na hora em que ia despachar a mala que o avião não ia sair. Algumas pessoas só conseguiram ser remarcadas para três dias depois! O site não dizia nada sobre a greve no dia 8 e você podia tranquilamente fazer o check-in, só para chegar no aeroporto e descobrir que não ia voltar. E eu ainda tive que ir naquele fim de mundo do Ezeiza, que é quase no Chile de tão longe. Tive a infelicidade de escolher essa companhia, que além de cancelar um vôo e não ter a decência de nos remanejar para voos de outras companhias (havia um monte deles pro Rio), ainda me negou o direito de ficar em um hotel por conta deles. Acredite: jamais viaje pela Aerolíneas. Você vai se arrepender horrores. PS: o café que eles servem no avião é um insulto às papilas gustativas. Se tiver a coragem de viajar com eles, não o beba.