Ryanair, LAN e Virgin querem fazer vôos domésticos no Brasil

Leonardo Marques 3 · fevereiro · 2010

Três grandes companhias aéreas internacionais (Ryanair, LAN e Virgin) estão interessadas em criar companhias aéreas para fazer vôos entre cidades brasileiras. Para que fique claro, o foco dessa empresas não é fazer vôos do Brasil para outros países, a idéia é voar dentro do Brasil concorrendo com GOL, TAM, Azul e as demais companhias aéreas nacionais.

Hoje isso é complicado de ser feito devido a legislação não permitir que uma companhia aérea nacional tenha menos de 80% do capital, mas está em fase final de aprovação no congresso uma lei que permitirá que companhias aéreas internacionais tenham até 49% do capital das companhias aéreas nacionais.

Com essa mudança, novas companhias aéreas devem ser criadas no Brasil e as existentes deve receber um volume bem maior de capital do exterior.

LAN
A LAN é uma das maiores companhias aéreas da América do Sul. Ela tem sede no Chile e tem várias companhias aéreas em outros países como a LAN Argentina, LAN Peru e LAN Ecuador. Seus diretores já manifestaram interesse em lançar um LAN Brasil, mas aguardam essa mudança na lei para analisarem o modelo mais adequado.

Ryanair
A Ryanair é um companhia de baixo custo da Europa, ela é famosa por vender passagens por preços muito baixos, como R$20, e também pelas polêmicas como a idéia de transportar passageiros em pé. No Brasil ela está em conversa com a Webjet. Não se sabe qual seria a idéia, mas pela filosofia da empresa é certo que a empresa oferecia passagens mais baratas do que temos hoje e, cortaria o possível e o impossível para reduzir custos. Na Europa a Ryanair, vende passagens muito baratas mesmo, mas para tudo tem taxa extra, até mesmo para levar bagagem.

Virgin
Nos últimos meses, não se falou muito na criação da Virgin Brasil, mas desde 2008 que o dono do grupo Virgin, Richard Branson, tem dito que pretende lançar uma companhia aérea no Brasil. Como a lei ainda tinha e tem essa limitação de 20% de capital externo, eles devem estar aguardando a aprovação dessa lei para dar continuidade ao projeto.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Pedro

    Já tava mais que na hora da concorrência aumentar aqui no Brasil. Estou torcendo para que dê tudo certo.

  • Lucas

    Mais concorrência, melhores preços, espero. Muito boa notícia.

    Resta saber quanto tempo demoraria pra isso sair do papel. Duro ter que esperar qlqr coisa do congresso.

    2012? Sonhando muito alto? 🙂

  • Marcelo

    É possível que Lan não crie uma empresa no Brasil porque li na internet, em sites confiaveis, que a Tam está querendo comprar uma parte da Lan que é pertencente ao presidente eleito recentemente no Chile e que estaria vendendo sua participação na companhia para poder se dedicar totalmente ao seu cargo.

    • Leonardo (Melhores D

      Marcelo, eu também tenho essa mesma informação. É possível sim que a TAM compre parte da LAN. Essa pode ser uma boa estratégia para evitar a entrada da LAN no Brasil. Mas é claro que eu prefiro ter um LAN Brasil. Vamos torcer…

  • Capitão publi

    Léo vc já sabe a minha opiniao nao precisa nem comentar mais nada sobre companhias como GOL neste país e mesmo a TAM…tomara que estas companhias entrem arrebentando e que esta lei seja aprovada.

  • Capitão publi

    Desta forma, dinheiro barato do exterior e de risco virá para o Brasil, aumentando assim os subsidios para voar para todo o país a custo baixo.

  • Caio Ricardo

    Ryanair no Brasil seria ótimo!!

  • Elizeu silva

    Zeu-sp

    JÁ demorou para que esse projeto seja aprovado.

  • Gustavo

    Vamos torcer, né?! espero que dê tudo certo. O Brasil realmente precisa de mais concorrência…

  • Demorou demais para abrir um espaço para a livre concorrência.
    Meu voto fica com a Ryanair.
    Meu irmão mora na Inglaterra e conhece praticamente a Europa inteira viajando com as passagens promocionais na Ryanair, que cutam 1 libra. E daí se você tem de pagar uma taxa extra para comer um hamburger??? O preço da passagem compensa.

  • Tiago

    Seria interessante ter mais opções de vôos, mas prefiro que não baixem muito as passagens. Se atualmente os aeroportos já se parecem com rodoviárias, com gente mal educada por todos os lados, imagina com preços ainda mais acessíveis?

  • Roberto Ellery

    O maior problema é que a nossa infra ja não comporta direito as CIAs que temos, imagina mais três CIAs desse porte aqui. Não tem "estrada" e nem parking slot para todos esses aviões.

  • Saulo

    Oba. vai abrir novas vagas para pilotos e co-pilotos temos muito desempregados, isso vai ser muito bom…

  • marijan wehrens

    Seria optimo!!

  • Henrique de Andrade

    Mas, como essas empresas conseguiriam espaço para operar? Os grandes aeroportos brasileiros já estão todos loteados para TAM e GOL! A Infraero tem a prerogativa de rever quando quiser esses espaço concedidos?

    ps. a Virgin deve estar mesmo de olho no Brasil, esse ano montou uma equipe de formula 1 e um dos pilotos será brasileiro!

    • Leonardo (Melhores D

      Henrique, os aeroportos estão realmente no limite, aliás, acima do limite. Não sei o que será feito mas vão apertar a infraero.

  • Joe Silva

    Hahaha, ja tinha lido algo a respeito da Ryanair transportar passageiros de aviao em pe, mas e mesmo comico nao acham? Mas aqui no Brasil ja consigo imaginar as pessoas reclamando e dizendo que isto e "um absurdo" como esta companhia gananciosa e cruel tem coragem de fazer isto c/ a gente, blablabla, etc., enquanto se esquecem que a passagem custou uma pechincha justamente por isto. Acho que p/ um trecho curto, tipo ate uma hora e meia de duracao estaria ok, valeria a pena se for barato, mas veja la, acho que eu evitaria contar p/ os outros que havia viajado desta forma… rsrsrsr! Mas vamos torcer p/ acontecer!!

  • Se formos levar em consideração os preços das passagens agora no Carnaval, tomara que venham todas as empresas do mundo, pq a demanda a cada ano aumenta, e os preços vão na mesma proporção.

  • Alexandre Souza

    A primeira pergunta é: será que a Tam e Gol vao deixar barato? As duas tem o monopolio das viagens por aqui. segundo: será que as estrangeiras vao aguentar o custo Brasil? aqui o combustivel é caro, altos impostos. mas seria ótimo, pelo fato nao haver grande concorrencia hoje. Seria então uma versão aérea do tipo Abertura dos carros importados, onde na epoca só haviam carroças e com a liberação dos importados melhorou os veiculos.

    • Leonardo (Melhores D

      Alexandre, acho que a GOL e a TAM já estão preparadas para enfrentar a concorrência, eu acho que tem sim espaço pra outras companhias. O que acho que falta mesmo é aeroporto.

  • ligia

    Já era tempo de se quebrar esse monopolio TAM /GOL. Que venha não só essas mas todas pq aumenta a cada dia o nº de passageiros, mas os preços não são atrativos. Resta saber se não haverá nas escondidas um acerto a respeito dos preços. Tomara que isso sai logo da teoria e venha p/ pratica

  • adriano rotta

    a presença de novos concorrentes no setor aéreo brasileiro só beneficia quem os utiliza,pois obriga as companhias ja existentes a se adequar a esse mercado competitivo,mudando suas estratégias de gestão.

  • Danillo

    O que virou essa história, afinal algo deu proseguimento? Pois webjet foi comprada pela GOL.