Ryanair, LAN e Virgin querem fazer vôos domésticos no Brasil

Leonardo Marques 3 · fevereiro · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Três grandes companhias aéreas internacionais (Ryanair, LAN e Virgin) estão interessadas em criar companhias aéreas para fazer vôos entre cidades brasileiras. Para que fique claro, o foco dessa empresas não é fazer vôos do Brasil para outros países, a idéia é voar dentro do Brasil concorrendo com GOL, TAM, Azul e as demais companhias aéreas nacionais.

Hoje isso é complicado de ser feito devido a legislação não permitir que uma companhia aérea nacional tenha menos de 80% do capital, mas está em fase final de aprovação no congresso uma lei que permitirá que companhias aéreas internacionais tenham até 49% do capital das companhias aéreas nacionais.

Com essa mudança, novas companhias aéreas devem ser criadas no Brasil e as existentes deve receber um volume bem maior de capital do exterior.

LAN
A LAN é uma das maiores companhias aéreas da América do Sul. Ela tem sede no Chile e tem várias companhias aéreas em outros países como a LAN Argentina, LAN Peru e LAN Ecuador. Seus diretores já manifestaram interesse em lançar um LAN Brasil, mas aguardam essa mudança na lei para analisarem o modelo mais adequado.

Ryanair
A Ryanair é um companhia de baixo custo da Europa, ela é famosa por vender passagens por preços muito baixos, como R$20, e também pelas polêmicas como a idéia de transportar passageiros em pé. No Brasil ela está em conversa com a Webjet. Não se sabe qual seria a idéia, mas pela filosofia da empresa é certo que a empresa oferecia passagens mais baratas do que temos hoje e, cortaria o possível e o impossível para reduzir custos. Na Europa a Ryanair, vende passagens muito baratas mesmo, mas para tudo tem taxa extra, até mesmo para levar bagagem.

Virgin
Nos últimos meses, não se falou muito na criação da Virgin Brasil, mas desde 2008 que o dono do grupo Virgin, Richard Branson, tem dito que pretende lançar uma companhia aérea no Brasil. Como a lei ainda tinha e tem essa limitação de 20% de capital externo, eles devem estar aguardando a aprovação dessa lei para dar continuidade ao projeto.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos